Вы находитесь на странице: 1из 4

SOPECE Disciplina: Antropologia Curso: Direito 4 e 5 anos Prof Claudia Gouveia Atividade de grupo realizada em sala de aula.

. Fonte: LAPLANTINE, Franois (1996) Aprender Antropologia. 9 edio. So Paulo, Editora Brasiliense. Terceira Parte. A Especificidade da Prtica Antropolgica Tpicos 1 e 2. (pgs. 149-155) 1. 2. 3. 4. Como definir a abordagem antropolgica de base? Em que consiste a etnografia? Como descrever a busca etnogrfica? Quais materiais chamam a ateno da abordagem etnolgica e o que ela privilegia? 5. A etnologia tem algum objeto prprio? 6. Quais as influncias da Antropologia sobre outras disciplinas? Respostas: 1. Observao direta dos comportamentos sociais a partir de uma relao humana. 2. Em impregnar-se dos temas de uma sociedade, seus ideais, suas angstias. 3. Como errante. Tentativas e erros devem ser considerados como informaes, bem como o imprevisto. 4. Materiais residuais considerados indignos pela atividade cientfica, privilegiando o que secundrio nos comportamentos sociais (abordagem microssociolgica), interessando-se pelo pequeno e cotidiano (gestos, expresses corporais, hbitos alimentares, higiene, etc.). 5. No. Ela tem uma abordagem, um enfoque particular. Diferenas de vida e pensamento existem em toda e qualquer sociedade. 6. Ajudou a renovar as cincias humanas contemporneas, mostrando novos terrenos de investigao e convencendo-as de que no deve haver objeto tabu. Assim, as cincias das religies consideram o cristianismo ao nvel das multides annimas; a arquitetura passou a se preocupar com a cultura material resultante do habitat popular; a arqueologia a estudar no somente palcios e templos, mas tambm o conjunto do ambiente construdo, mesmo o mais humilde, visto que tambm expressa a cultura que se pretende compreender. Fonte: SHIRLEY, Robert Weaver (1987) Antropologia Jurdica. So Paulo, Editora Saraiva. Captulo I O que Antropologia? (pgs. 1-8) 1. O que Antropologia? Quais algumas das suas subdivises? 2. Como se desenvolveu a Antropologia?

3. Qual a diferena entre o papel do missionrio e do antroplogo? 4. Quando surgiu a Antropologia como cincia e profisso? Fale de Boas e Malinowski. 5. Descrever a observao participante. 6. Fale do etnocentrismo. 7. Desde a dcada de 30 at o presente quais alguns dos antroplogos e suas linhas de pesquisa que ajudaram a desenvolver a Antropologia? 8. Qual o interesse recente dos antroplogos? Respostas: 1. Cincia social (e natural), cuja funo de enorme alcance quase um campo sem fronteiras. Subdivises: Fsica, estuda a gentica humana, fisiologia e biologia; Arqueologia, pesquisa origem e evoluo da raa humana da biolgica a social; lingstica, deriva do estudo de lnguas no escritas e contribui para Psicologia, Histria e natureza do conhecimento humano. 2. Com o estudo dos povos sem tradio escrita, obrigando antroplogos a tentar entender lngua, economia, religio, mitologia, leis como partes de um todo e no como fragmentos estanques, tornando-se generalista ao invs de especialista. 3. Missionrio ensinava ideologia e f europias a povo no-europeu, pragmtico, procura conhecer povo para mud-lo e domin-lo. Antroplogo aprende o que o povo tem a ensinar a si e a sua sociedade. 4. No comeo do sculo XX, com Boas nos EUA participando da 1 grande expedio antropolgica com finalidade cientfica, para quem Antropologia devia ser rigorosamente cientfica; e Malinowski foi o criador do mtodo cientfico fundamental na antropologia, a observao participante, vivendo 4 anos nas Ilhas Trobriand estudou aspectos da vida dos melansios como prticas econmicas e de trocas, relaes familiares, religio, mito e poesia. 5. Requer longo perodo de convivncia com povo estudado, implica em observar a outra cultura, envolvendo-se na vida diria do povo, aprendendo sua lngua e aceitando seus costumes. 6. Crena firme na verdade da prpria cultura de algum. Idia de que a prpria cultura ou crena de cada um so a verdade ou a maneira superior de lidar com o mundo. Antropologia ensinou que falso, pois culturas so iguais, nenhuma possui o monoplio da verdade e que todas merecem respeito. 7. Sapir com a lingstica; Mead com personalidade e cultura; Firth na Antropologia econmica; Lvi-Strauss com a anlise estrutural do parentesco. 8. Pelo fenmeno urbano, envolvendo instituies urbanas com igrejas, fbricas, escolas de samba, povos ignorados pelas outras cincias sociais como favelados, mendigos, pichadores, etc. Fonte: DAMATTA, Roberto (1987) Relativizando; Uma Introduo Antropologia Social. Rio de Janeiro, Rocco. Terceira parte. Tpico 1. O Trabalho de Campo na Antropologia Social (pgs. 143-150)

1. O que trabalho de campo ou pesquisa de campo na Antropologia? 2. Qual a postura do funcionalismo que provocou a revoluo funcionalista? E o que fez a mudana de atitude? 3. Qual a base do trabalho de campo como tcnica de pesquisa? 4. Descreva como se d o crescimento da Antropologia? 5. Qual o ponto de partida da Antropologia? Respostas: 1. Modo caracterstico de coleta de dados para reflexo terica. Vivncia longa e profunda com outros modos de vida, com outros valores e outros sistemas de relaes sociais. Experincia controlada atravs da comparao de uma sociedade com outra e pela convivncia com o mundo social. 2. Postura que arrancou o pesquisador da poltrona e ps para viajar. Esta mudana de atitude transformou a disciplina, levando estudioso a contatar diretamente com pesquisados, obrigando-o a entrar num processo relativizador 1 de todo conjunto de crenas e valores familiares. 3. Buscar novos dados sem intermediao de outras conscincias (cronistas, viajantes, historiadores ou missionrios que passaram pela regio). 4. A partir das lies aprendidas em outras sociedades, culturas e civilizaes. Aprendendo a ouvir e ver todas as realizaes humanas pde juntar a pequena tradio da aldeia perdida na floresta a grande tradio democrtica fundada na compreenso e na tolerncia que forma a base da verdadeira perspectiva da sociedade humana. 5. A posio e o ponto de vista do outro; estudando-o por todos os meios disponveis, usando dados histricos, fatos econmicos, material poltico, tudo deve ser includo no processo de entendimento de uma forma de vida social diferente.

Fonte: MELLO, Luiz Gonzaga (1987) Antropologia Cultural. Iniciao, Teoria e Temas. 4 edio. Petrpolis, Editora Vozes. Parte II Teoria Antropolgica. Captulo V Antropologia: Teoria e Histria. 2.4 Perodo de Crtica 1. Quando tem incio este perodo e por que o mais fecundo da Antropologia? 2. Qual o motivo para se temer que a cincia antropolgica no tivesse continuidade? 3. A partir disto qual a reformulao ocorrida na Antropologia? 4. Como descrever a etnografia nesta poca? Como Boas contribuiu para o trabalho etnogrfico? 5. A pesquisa de campo, muito importante no EUA, teve um grande representante na Inglaterra. Quem foi ele e qual o seu papel para a pesquisa de campo? 6. Neste perodo muitas frentes de estudos foram abertas. Quais os novos campos abertos?
1

Relativismo doutrinar que faz depender, a verdade, do indivduo, ou do grupo, ou do tempo e lugar. Aurlio.

Respostas: 1. Inicia-se em 1900 e foi fecundo porque os padres iniciais da Antropologia foram criticados, propondo-se novas abordagens. 2. Os povos primitivos, seu objeto de estudo preferido, estavam ameaados de extino. 3. Como os povos, antes objetos de estudo, comeam tambm a fazer estudos antropolgicos, a realidade scio-cultural toma novos rumos, sendo analisada por olhos diversos, tornando a crtica mais autntica. A Antropologia deixou de servir ao imperialismo e colonialismo europeus. 4. Preocupada com o desaparecimento dos povos primitivos os estudiosos procuraram se empenhar em coletar e registrar dados sem preocupao terica havia nesta poca literalmente apenas a etnografia, que a descrio destes povos. A contribuio de Boas foi sistematizar os registros dos elementos da cultura, buscando compreender o fenmeno cultural e elaborar uma teoria a seu respeito. 5. Malinowski foi o maior e mais metdico pesquisador de campo, seu mrito ao que parece foi instituir a pesquisa de campo como parte essencial na formao do antroplogo. 6. Os estudos dos pases do terceiro mundo abriram a reflexo sobre suas prprias culturas. Os novos campos de estudo foram sobre a Antropologia urbana, a cultura popular, o folclore e os efeitos da urbanizao patgena sobre as manifestaes desta cultura, a cultura de massa.

Вам также может понравиться