Вы находитесь на странице: 1из 4

TEORIA DA GESTALT

termo alemo gestalt = boa forma; a forma como um todo.

Tem-se conhecimento das partes atravs do todo; no o contrrio. S atravs da percepo da totalidade que se percebe, decodifica e assimila uma imagem ou um conceito. os conjuntos possuem leis prprias e estas regem seus elementos; o crebro percebe relaes entre os elementos e cada elemento considerado uma unidade. A unidade pode resumir-se em um nico objeto que se encerra em si mesmo ou fazer parte de um conjunto de elementos que relacionados fazem parte de um todo. -> painis de elementos repetidos nas instalaes. o crebro, quando age no processo de percepo, segue certas leis que facilitam a compreenso das imagens e das ideias. os elementos constitutivos so agrupados de acordo com as caractersticas que possuem entre si.

4.1.

Leis da Gestalt

4.1.1. Pregnncia da forma


forma => caracterstica essencial dos objetos. Refere-se: - aos limites das massas - aos corpos tridimensionais limitados por superfcies bidimensionais - s superficiais por contornos unidimensionais, como por exemplo, as linhas. pregnncia a capacidade de perceber e reconhecer formas.

alta pregnncia = regularidade = rpida assimilao baixa pregnncia = irregularidade = lenta assimilao -> mais aspectos a serem explorados -> a simplicidade o modo como se organizam os elementos e a estrutura total que define claramente o lugar e a funo de cada um dos detalhes do conjunto. o grau de simplicidade afeta a percepo de uma configurao como a figura e a rapidez com que ela percebida. Quanto mais regular, mais rapidamente esta assimilada. J as formas complexas levam mais tempo para serem decifradas e quanto mais cores diferentes forem acrescentadas forma, maior ser a dificuldade em interpreta-las. Numa composio mais complexa, existem mais focos de ateno, mais aspectos a serem explorados possibilitando diferentes pontos de vista e interpretaes do observador. Mas conforme aumenta a complexidade da composio, as formas tornam-se mais difceis de serem decodificadas e, consequentemente, mais difceis de serem entendidas.

ambientes complexos contm um maior numero de informaes que geram estmulos e mantem a ateno, ou seja, fatores que sao considerados como valores estticos numa composio.

4.1.1.1. Lei da pregnncia aplicada arquitetura


forma tem como propriedades: formato, tamanho, textura, cor, posio, orientao e inercia visual. Museu Guggenhime em Bilbao -> baixa pregnncia
no possvel resumir sua forma com poucos elementos geomtricos, j que ele apresenta um alto grau de complexidade, com muitos elementos arquitetnicos diferentes e vrios princpios ordenadores envolvidos. Sua complexa estrutura composta por adio de volumes curvilneos, contraste de formas, cheios e vazios, unificados pelo revestimento em chapa de titnio. seu grau de complexidade no se d apenas pelos vrios componentes, mas pela composio de elementos que formam sua estrutura.

Pavilho de Portugal para a Expo 98 -> alta pregnncia


possvel defin-lo como dois retngulos e uma linha. podese dizer que o projeto de Siza de uma extrema simplicidade em termos perceptivos, pois para mantar a estrutura da composio, articula um numero mnimo de elementos.

A percepo e a compreenso de uma composio dependem da maneira como se interpreta a interao visual entre os elementos positivos e negativos dentro do campo visual. as vezes a relao figura-fundo to ambgua que dificulta a compreenso espacial.

4.1.1.2. Lei da Pregnncia aplicada iluminao

o uso de efeitos de iluminao sobre um objeto ou um espao tambm facilita ou dificulta a delimitao das formas.

4.1.2. Proximidade e Semelhana


Proximidade
o ser humano tende a integrar todos os elementos ticos prximos uns dos outros, percebendo-os como um grupo e no como elementos prximos. -> painis de elementos repetitivos.

Semelhana
esse principio baseia-se em objetos com alguma caracterstica visual semelhante (formato, tamanho, cor, textura ou orientao) tenderem a pertencer a um mesmo grupo. A igualdade de uma dessas caractersticas constituiu um fator organizador.

o A semelhana um fator mais forte de organizao que a proximidade. A simples proximidade no basta para explicar o agrupamento de elementos; necessrio que estes tenham qualidade em comum.

4.1.2.1.

Lei da proximidade e semelhana aplicada arquitetura

os elementos que geram o ritmo de uma composio podem ter importncias equivalente (atravs de dois ou mais elementos que se repetem regular e uniformemente) ou podem ter nveis diferentes de importncia atravs da repetio irregular de dois ou mais elementos, alterando, inclusive, algumas de suas caractersticas como, por exemplo, forma, tamanho, orientao ou distncia.

Em um edifcio, cada elemento tem um tamanho determinado, porm, percebemos o tamanho de cada elemento em relao s outras partes e ao todo de sua composio.
a hierarquia um fator poderoso de unificao, permitindo uma inteligibilidade de um padro visual.

4.1.2.2.

Lei da proximidade e semelhana aplicada iluminao

O principio de proximidade e semelhana no necessariamente precisa ser esttico. A iluminao nos oferece flexibilidade. -> sombras variam com o horrio.

4.1.3

Princpio da continuidade
descreve a preferencia pelos contornos contnuos e sem quebra, ao invs de outras combinaes mais complexas.

Tende-se a agrupar em uma figura as formas que se manifestam em uma direo continua ou em um determinado alinhamento. Toda unidade linear tende a se prolongar na mesma direo e com o mesmo movimento.

4.1.3.1. Lei da continuidade aplicada arquitetura


projetos de Le Corbusier e Mies Van de Rohe: no se veem ornamentos que rompem com a direcionalidade da reta ou do arco. Neles, os elementos arquitetnicos no so interrompidos ou seccionados.

Na arquitetura, este principio se sobressai quando se rompe com a continuidade da forma esperada que um edifcio tenha, e esse elemento de interrupo se torna um grande foco de ateno, pois contrastante e diferente do resto da composio. a descontinuidade pode aparecer no so em linhas em volumes, ams em texturas, material e cores.

4.1.3.2. Lei da continuidade aplicada iluminao


exemplos de projetos de iluminao que rompem com a continuidade so mais complexos de execuo, j que a luz no muda sua trajetria. So mais comum projetos que apresentam continuidade.

4.1.4. Fechamento
Esse principio aplicado quando tendemos a ver uma figura completa mesmo quando parte da informao esta faltando.

4.1.4.1. Lei do Fechamento aplicada arquitetura


-> centro cultural Jean Marie Tjibaou

4.1.4.2. Lei do Fechamento aplicada iluminao


noite, possvel usar a iluminao para esconder partes da construo ou enfatizar outras partes; no revelar o todo. E assim nossa mente completar a forma. na iluminao do paisagismo tambm se v este mesmo principio.

Вам также может понравиться