Вы находитесь на странице: 1из 2

Comunicao

A comunicao eficaz fundamental para o trabalho em equipe e muitas vezes sua ausncia responsvel por diversas dificuldades encontradas no dia a dia de um grupo de trabalho. Mensagens incompletas, mal compreendidas, comunicaes indiretas ou atravessadas so uns dos principais problemas.

Se pensarmos na Comunicao como uma habilidade e uma atitude, podemos defini-la como: Capacidade de ouvir, de compreender o contexto da mensagem e expressar-se com clareza e objetividade. Argumentar com coerncia utilizando o feedback de forma adequada, garantindo a compreenso e o entendimento da mensagem.

Isso o que chamamos de uma Comunicao Assertiva, ou seja, adequada aos envolvidos na comunicao e ao contexto daquela mensagem.

Mas devemos ter o cuidado de no confundir assertividade com crueldade, ou seja, importante transmitirmos a mensagem correta, mas devemos tambm nos colocar no lugar do outro nesses momentos e imaginar como receberamos aquela mesma mensagem da forma como seria dita. bom lembrar que ser um bom comunicador no significa ter a competncia de um grande orador, mas ser assertivo na comunicao de suas ideias.

Exemplo: Imagine que voc tem um chefe que deve dispensar um funcionrio. Se for um mitigador [que
d margem dupla interpretao], ele dir algo como: "a empresa infelizmente est tendo que fazer um corte de pessoal e, por motivos que no me foram explicados, voc est na lista. Lamento muito". Um chefe cruel, sentenciar: "voc est fora, cara, no temos lugar para um incompetente como voc". Enquanto o assertivo provavelmente diria algo assim: "Estou comunicando seu desligamento da empresa porque a expectativa que a empresa tinha de voc diferente da que voc tem a oferecer".

Assertividade depende da situao?


Sim. Algumas pessoas so altamente assertivas no trabalho, com os colegas de equipe e muito pouco assertivas em casa ou com os amigos, quando se mostram agressivas ou tmidas. Se fizermos uma reflexo sobre a nossa vida poderemos encontrar situaes e lugares onde somos ou deixamos de ser assertivos.

Fonte:

MUSSAK, Eugenio. O que comunicao assertiva. Texto publicado em 20 de Maro de 2010 e disponvel em http://blogs.estadao.com.br/papo-de-lider/o-que-e-comunicacao-assertiva/ Material Informativo do Programa de Identificao de Potenciais PIP - 2011 Governo de Minas. Material didtico ASSERTIVIDADE - PAZ CURY Consultores Ltda.

Podemos ser assertivos com umas pessoas e no com outras?


Tambm verdade. Quantos de ns somos muito assertivos com os amigos e nada com os nossos pais ou irmos! Quantos perdem a capacidade de assertividade diante de figuras de autoridade, por exemplo! O mesmo pode ocorrer com os nossos subordinados ou filhos que manipulam os nossos sentimentos. Por isso importante refletirmos tambm a respeito das pessoas com as quais conseguimos ou no, ser assertivos.

Algumas habilidades e atitudes individuais so fundamentais para uma boa comunicao, como:

Atitudes
Demonstrar ateno sua expresso corporal (olhar direto, sorriso, gestos) e das demais pessoas. Valorizar a assertividade e a prtica do feedback. Reconhecer a importncia da clareza e objetividade da comunicao. Apresentar disponibilidade para ouvir.

Habilidades
Esclarecer seus pontos de vista, sempre que se fizer necessrio. Comunicar-se continuamente com os demais da equipe e fazer de sua rotina ouvir, fazer perguntas, dar informaes, verificar e dar retorno.

A importncia de uma boa comunicao

A verdade sempre ser prefervel e ela no pode ser substituda por nada. A assertividade tem compromisso com ela e, bom lembrar, tambm tem compromisso com a elegncia, por isso a importncia da forma.

Вам также может понравиться