Вы находитесь на странице: 1из 173

}\ 1(^5 2)

O Comrcio e a Cidade:
As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Thas Bacchi Orientador: Professor Manuel Correia Fernandes


Mestrado em Interveno no Patrimnio Arquitetnico - FAUP

Thais Bacchi Orientador: Professor Manuel Correia Fernandes

O Comrcio e a Cidade:
As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na vivncia da cidade

THAIS BACCHI DISSERTAO APRESENTADA FACULDADE DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO PARA A OBTENO DO GRAU DE MESTRE EM ARQUITETURA. REA DO MESTRADO: INTERVENO NO PATRIMNIO ARQUITETNICO

PORTO
2008

fr\?f.l*$
Registo n'J..

Aos meus amados pais, Aroldo e Snia.

Agradecimentos^ Agradeo a todos que apoiaram e contriburam para a concluso desta pesquisa. Aos meus pais, por me proporcionar a realizao deste mestrado, por acreditarem em mim e por todo apoio e carinho que me deram ao longo dos dois anos do curso. s minhas irms e familiares, pelo carinho, incentivo e compreenso nos momentos de ausncia. Ao professor Manuel Correia Fernandes, pelo conhecimento, dedicao e confiana depositada em mim desde o momento que aceitou ser meu orientador at a concluso do trabalho. Aos demais professores da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, que contriburam para a minha aprendizagem atravs das aulas durante todo o ano letivo. Ao engenheiro Joaquim Almeida, por todos os documentos e informaes disponibilizadas, pelas entrevistas concedidas e por toda ateno e boa vontade em me ajudar. Ao Sr. Miguel Amorim, Sr. Luis Mesquita e Sra. Paula Siqueira, pelas entrevistas, documentos e informaes disponibilizadas. Aos funcionrios dos arquivos e bibliotecas, que me acompanharam nas pesquisas e nas buscas de documentos. A todos os meus amigos, especialmente Mara e Ana Lusa, pelo apoio, pelas palavras de incentivo e pela reviso final do texto. Um carinhoso agradecimento a Tiago Andr, pelo apoio e companheirismo incondicional, por todo carinho, pacincia e compreenso. Pela dedicao e disposio em me ajudar em todos os momentos desta trajetria.

ndice

Resumo Abstract

01 03

1_ Introduo 1.1_ Apresentao 1.2_ Objetivos do estudo 2_Transformaes na vivncia da cidade 2.1_ As grandes superfcies como espao "pblico-privado" 2.2_ Comrcio no Porto: conceitos e dimenses 3_ Arquitetura das "grandes superfcies multifuncionais" na cidade consolidada 3.1_ Ferramenta de reabilitao urbana 3.2_ Reflexos na paisagem e tecido urbano 3.3_ Abordagens de interveno 4_ Concluso Referncias Bibliogrficas

04 05 07 08 09 21 64 65 91 142 152 160

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Resumo Este trabalho pretende estudar fenmenos urbanos que muitas vezes ocorrem alheios aos olhos da sociedade ou at mesmo dos arquitetos, porm esto intimamente ligadas arquitetura. Entende-se que o papel da arquitetura na realidade atual vai alm do projetar exigindo que haja estudo, anlise e compreenso dos processos ocorridos na cidade e na sociedade durante as ltimas dcadas para que se possa preservar e reabilitar a cidade de forma positiva e eficaz. A sociedade emergente apresenta uma leitura dos "espaos" profundamente diversa dos moldes tradicionais, reflexo da vida e da cidade contempornea que se expande e articula rapidamente diante das novas dinmicas urbanas trazidas pela alta mobilidade e comunicao. Exige-se, ento, que esta nova leitura e forma de vida sejam sabidas para que se possa intervir na cidade consolidada de forma a adequ-la s novas condies urbanas e conect-la s centralidades em expanso. O apreo pela multidisciplinaridade motivou o estudo da relao entre o comrcio, a arquitetura e a vida na cidade emergente, composta pela cidade consolidada - centro; baixa; "downtown" - e pela

cidade em desenvolvimento - periferia. Este trabalho estuda o papel da arquitetura e dos equipamentos comerciais no desafio da reabilitao dos centros degradados. O nmero das Grandes Superfcies Multifuncionais (GSM) como os shoppings e os complexos multifuncionais cresce a cada dia, se tornando o principal cenrio de uma parcela significativa do quotidiano dos citadinos. Pretende-se refletir sobre a capacidade da arquitetura na criao de uma "cidade artificial" suportada pela sociedade de consumo e ao mesmo tempo promotora de dinmicas sociais no domnio espacial e urbano.

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Abstract This work aims to study urban phenomena that are many times abstract to the eyes of society and even architects, though they are intimately connected to architecture. Indeed, the role of the architecture is more than " t o project", as it demands a proper study, analysis and comprehension of the processes that occurred in the city and in the society during the last decades which is fundamental to further preserve and rehabilitate the city in a positive and effective way. The emergent society analyses the "spaces" in a profoundly distinct approach from the traditional "moulds", consequence of the life and contemporary city that expands and quickly articulates through the new urban dynamics brought by the high mobility and communication. Therefore, it is required that this new analysis and way of living are known so that it is possible to intervene in the consolidated city aiming to prepare it to the new urban conditions and to connect it to the development centers. The interests in multidisciplinarity motivated the study of the relation between the commerce, the architecture and life in the emergent city, formed by the consolidated city - the centre; " d o w n t o w n " and by the city in development - periphery. This work studies the role of architecture and commercial equipments in the challenge of rehabilitating degraded centers. At present, the number of Large Multifunctional Surfaces (LMS) such as shopping centers and multifunctional complexes increases every day, becoming the primary scenario of a significant part of the citizen's quotidian. It is our objective to reflect on the capacity of the architecture to create an "artificial city" supported by the consumer society that is also promoter of social dynamics in the spatial and urban domain.

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

i_ Introduo

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

1.1_ Apresentao Este trabalho tem como assunto principal o estudo da incluso das Grandes Superfcies Multifuncionais (GSM) tais como: shoppings, galerias e complexos multifuncionais nos centros das cidades. Analisa a evoluo comercial sofrida pelas cidades em desenvolvimento e estuda as contribuies para a revitalizao dos centros urbanos. A entidade que aqui se denomina como cidade entendida como "cenrio fsico da sociedade", conceito j adotado por Leonardo Benevolo em A Cidade e o Arquiteto. A cidade resume-se a uma espcie de registro das sociedades que a habitaram no passado e a um cenrio da sociedade presente. Ambas deixam os seus "vestgios", crenas e costumes, materializados atravs de construes, demolies e transformaes que ocorrem ao longo dos anos. O estudo e reflexo da relao entre o comrcio e a habitao das cidades so fundamentais, visto o comrcio ser uma das principais atividades impulsionadores do desenvolvimento ao longo da histria e ter um papel de extrema importncia para o intercmbio social nas cidades. A atividade comercial tem atravessado um processo de mudana nas ltimas dcadas. Algumas das principais causas destas transformaes resultam da globalizao das informaes, da comunicao, da internacionalizao dos produtos, da alta mobilidade entre as pessoas em todo o mundo e ainda das transformaes econmicas, sociais e geogrficas, onde esto inseridos comerciantes e consumidores. O presente trabalho ir analisar as transformaes arquitetnicas relativas ao comrcio e sua importncia para a reabilitao e vivncia da cidade. A cidade do Porto ser objeto de estudo devido diversidade de GSM presentes no centro da cidade, tendo como objetivo identificar o contributo destes novos equipamentos comerciais, a importncia para a habitabilidade e a qualidade de vida urbana.

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

1.2_ Objetivos do estudo

Identificar as relaes existentes entre a inovao do comrcio e a gesto do centro histrico, ou seja, qual o papel do comrcio para a habitabilidade da "baixa" e sua revitalizao social e econmica. Como todos estes fatores favorecem a integrao do ncleo histrico no processo de desenvolvimento urbano, de forma que garanta o equilbrio entre este e os demais plos comerciais.

Compreender o fenmeno das GSM no centro da cidade consolidada, "Baixa", devido ao fato de ser uma rea de valor patrimonial, histrico e arquitetnico, podendo restringir as possibilidades de interveno. Comumente so zonas com maior dificuldade de acesso de veculos, estacionamento, inexistncia de espaos livres passveis de construo e inovao do territrio, devido aos seus formatos urbansticos tais como ruas estreitas e declives acentuados.

Analisar alteraes estticas e de uso do solo sofridas pela cidade do Porto atravs do estudo das obras selecionadas, buscando compreender os "novos edifcios" no que refere concepo arquitetnica, luminosidade e utilizao dos espaos.

Relacionar casos de outras cidades que possuem situaes semelhantes, identificando as vantagens destes empreendimentos de modo que estes exemplos possam contribuir para a compreenso do sistema.

Destacar a importncia do planejamento urbano e comercial, para que no sejam realizadas intervenes desordenadas que descaracterizem e desvalorizem o conjunto arquitetnico.

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

2_Transformaes na vivncia da cidade

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Este captulo de "Transformaes" voltado para os fenmenos e espaos da cidade. Tem como objetivo principal evidenciar as novas formas de interpretar e viver os espaos pblicos pela comunidade e refletir sobre as ligaes e as interdependncias entre os espaos de circulao, comrcio e lazer no contexto da cidade real e da cidade artificial, vivida dentro de edifcios. Num segundo momento relata como os novos formatos comerciais se transformaram ao longo de sua histria, focando os processos passados pela cidade do Porto, mostrando as relaes que este fenmeno tem com as dinmicas sociais, mudanas do estilo de vida, hbitos e movimentos da sociedade contempornea. O terceiro e importante ponto que ser abordado so as formas que os novos formatos comerciais podem ser inseridos na cidade consolidada, no qual sero feitas anlises a respeito da interveno no contexto urbano. 2.i_ As grandes superfcies como espao "pblico-privado" Os espaos pblicos citadinos so os locais onde se realizam as relaes entre os habitantes e onde se exerce a cidadania e as relaes de poder. So os espaos materializados em forma de ruas, praas e parques, nos quais as pessoas se encontravam, trocavam informaes, deslocavam-se livremente e transportavam bens de consumo. No passado, os trs principais usos da cidade eram realizados simultaneamente no mesmo espao, local de encontro, comrcio e circulao. As pessoas andavam a p at onde precisassem ir, encontravam pessoas, comercializavam, conversavam medida que passeavam e contemplavam as vistas. A partir da industrializao no sculo XX estas condies comearam a mudar, as noes de comunicao, comrcio e trfego alteraram-se radicalmente, com a insero das bicicletas, bondes

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade eltricos e carros o que permitiu uma significativa expanso da cidade provocando uma mudana no uso dos espaos pblicos. A cidade como lugar de encontro e de comrcio j no coexiste pacificamente com o trfego de veculos, perdeu-se o equilbrio dos usos do espao, podendo-se agora designar "espao pblico" no s as ruas e praas, mas todo espao que pode ser construdo e apropriado pelo homem. As reas comerciais, os equipamentos culturais, as estaes de trem e reas de uso coletivo que permitam o encontro e a circulao de pessoas, dando sentido cidade em sua forma fsica, social e cultural. A cidade como lugar de comrcio sofreu grandes mudanas no sculo XX, um processo gradativo que passou das feiras para as lojas, supermercados e finalmente a centros comerciais cada vez maiores e muitas vezes afastados do centro e mesmo aqueles localizados no corao da cidade, se fecharam neles mesmos deixando de fazer parte da vida pblica. So numerosos os exemplos que hoje se enquadram como espaos pblicos que no passado no tnhamos em conta tais como reas comerciais compostas por ruas e praas, condomnios residenciais, complexos universitrios e culturais convertidos em animadores e articuladores de reas urbanas. Embora sejam muitos os exemplos como estes, todos os dias manifestam-se sobre as cidades os efeitos negativos das novas dinmicas de desenvolvimento urbano com tendncias polarizadoras e privatizadoras. A "vida pblica" dos locais de comrcio tomou-se estritamente controlada, todas as atividades e interaes humanas passam a ser reguladas por guardas e cameras de segurana. Verificam-se os efeitos negativos nas formas como se pretendem fazer "cidade" a partir de parques temticos, cidades empresariais, condomnios fechados de habitao separados por classes sociais, praas e monumentos protegidos por grades e produto do urbanismo comercial, da submisso ao mercado e da obsesso por competitividade. Observa-se com preocupao a forma como se instalam

10

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

"ilhas muradas" em zonas da cidade plenamente equipadas, devido aos medos e receios do contato e da mistura entre as pessoas, marcadas pelas desigualdades e injustias sociais. O direito ao espao pblico em ltima instncia o direito de exercer a cidadania de todos aqueles que vivem e querem viver nas cidades. O sculo XX mudou decididamente esta condio de uso da cidade. Os avanos tecnolgicos e as oportunidades de comunicao entre as pessoas tomaram-se acessveis, comeando pelo telgrafo, depois o telefone, o celular, o email e a internet. A alta mobilidade individual seja atravs de veculos prprios ou outros meios de transporte e o desenvolvimento de formas baratas de viagens a longa distncias produziram novas oportunidades de conhecer pessoas, transformando completamente o papel tradicional da cidade. Esta nova maneira de "viver" a cidade combina a segregao social e a privatizao em conjunto com a descaracterizao do urbanismo funcionalista, um retrato lamentvel do movimento moderno, no qual a cidade do intercmbio e da diversidade cultural substituda pela nova cidade emergente, em que as peas, os produtos e a arquitetura dos objetos ganham espao. "Uma cidade fragmentada que tende a ser fisicamente desperdiada, socialmente o potencial segregada, economicamente pouco produtiva, culturalmente miservel e politicamente ingovemvel. a negao da cidade, que na prtica nega das liberdades urbanas, a promessa de justia e os valores democrticos".1 A cidade atual sofre trs processos negativos simultneos:
1

BORJA, Jordi e MUXI, Zaida. El espado pblico: ciudad y udadana. Barcelona: Electa, 2003. p. 29

11

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Dissoluo: ocorre medida que se difunde uma urbanidade desigual, com a debilitao dos centros das cidades; Fragmentao: verifica-se com a combinao do capitalismo desregrado e as polticas pblicas de setorizao, a multiplicao de espaos dispersos, monovalentes que se relacionam com o transporte rpido, o consumo e o cio; Privatizao: observa-se com a vulgarizao de guetos segundo classes sociais, o surgimento dos condomnios fechados, as favelas e a transformao dos espaos pblicos em espaos comerciais privados, como os grandes centros comerciais. Os trs processos trazem grandes custos sociais, contribuem para a escassez da cidadania e dos espaos pblicos e reduzem a capacidade de integrao cultural, o que acentua ainda mais as desigualdades e marginalizao social, alm de dificultar o governo do territrio. Mas existem tambm as foras e tendncias reconstrutoras da cidade que trabalham em sentido contrrio, tais como o capital fixo, as empresas de servios, as ofertas culturais que atraem agentes econmicos e profissionais, as diversas oportunidades de trabalho e a imagem da cidade em si. A cada dia torna-se mais comum a sada do ambiente urbano em busca de ar puro e de um local tranquilo e seguro para residir, no s pelos altos ndices de poluio das cidades, mas tambm porque o espao aberto visto como perigoso. Nas grandes cidades aumentam os shoppings e os condomnios residenciais nos quais as ruas de acesso perderam o carter pblico e passaram para as mos de polticas privadas. As justificaes dos promotores de urbanizao apelam tanto insegurana como ao retorno natureza. Com o passar do tempo beneficia-se deste conceito de vida, da mudana de hbitos e crescente conscincia ambiental "vendida" aos cidados que neste momento so vistos simplesmente como consumidores, produto do capitalismo e da especulao imobiliria.

12

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

O espao urbano visto hoje com temor, local que no protetor nem protegido. Em alguns casos encontram-se ocupados pelas supostas "classes perigosas" formadas pelos imigrantes, pobres ou marginalizados. Local onde se verificam os problemas sociais, econmicos e polticos, onde aumenta o medo de uns, a marginalizao de outros e a violncia urbana sofrida por todos. Muitas vezes a maior vtima a populao da suposta "classe perigosa" que devido inrcia do sistema vive nestes espaos pblicos, nos quais a pobreza instalada os faz ainda mais pobres. Inicia-se a busca pela cidade que tenha concentrao de populao e de atividades, mistura social e funcional, capacidade de auto-governo e participao cvica, com identificao simblica. Cidade como lugar de encontro, de vida, de troca de informaes, de conhecimentos, de cultura e de comrcio. Cidade de lugares e no unicamente de circulao. O processo de mudana que as cidades esto passando um tpico recorrente, destaca-se a segregao social, a desordem instalada nas portas das cidades, por exemplo, nos bairros perifricos conflituosos, os centros histricos degradados e o caos instalado devido ao congestionamento de automveis. Entretanto, ao valorizar as caractersticas da cidade e da vida urbana acima citada, produz-se uma corrente positiva em prol da cidadania, recuperam-se os centros urbanos e se atribui valor de centralidade a velhos bairros populares, que ganham nova identidade seja ela cultural, turstica ou comercial. Inicia-se assim uma poltica urbana ativa, com aumento gradual de residentes e usurios, mantendo reas de carter popular. A incerteza instalada em relao cidade fruto da degradao e do desaparecimento dos espaos pblicos seguros e integradores. Nasceu a nova cidade com infra-estruturas projetadas que

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade


i
>..

B
' ' .

- '
' , .

'-

/Vm

; . . ,

, ';

fr

>

1. Centro da cidade de Amsterd Holanda. Foto: Acervo pessoal da autora. 2. Trafalgar Square Londres Reino Unido. Foto: Mark Hillary Fonte: http://urbanidades.arq.br/2007/06/espacos-publicos/ 3. Curitiba Brasil Foto: Sam Emerick. Fonte: http://urbanidades.arq.br/2007/06/espacos-publicos/

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

fragmentam o territrio, porm proporcionam as relaes sociais. Os parques temticos e grandes centros comerciais fazem analogias aos centros urbanos tradicionais para a classe mdia consumista. Assim, a cidade se desenvolve de forma desordenada, atropelada pelos promotores que competem entre si para realizar grandes empreendimentos, centros comerciais, complexos de escritrios ou gigantescos loteamentos residenciais, que se instalam separadamente uns dos outros, atribuindo cidade carter cada vez mais fragmentado, desagradvel e ineficiente. Ao contrrio do que poderia ser se houvesse planejamento urbano. "O espao pblico um conceito jurdico (mas no unicamente): um espao submetido a uma regulao especfica por parte da administrao pblica,

proprietria que possui o domnio sobre o solo e que garante a acessibilidade a todos e fixa as condies de utilizao e de instalao de atividades."2 O pargrafo acima define o conceito de espao pblico de maneira formal, porm com o passar dos anos a expresso adquiriu uma conotao moderna que se entende como o espao de contato entre as pessoas, de expresso comunitria, animao urbana, com uma dimenso scio-cultural muito importante para a cidade. Resulta da separao formal entre a propriedade privada urbana e a propriedade pblica, que normalmente supe reservar este solo livre de construes. Na cidade histrica, tradicional, a memria urbana definida pela imagem que permite aos cidados identificar-se com seu passado e presente como uma entidade cultural, poltica e social, marcada com monumentos e espaos privilegiados ao longo de seus tecidos.

BORJA, Jordi e MUXI, Zaida. 1 espado pblico: udady ciudadana. Barcelona: Electa, 2003. 29p.

15

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade A versatilidade da cidade e o comportamento das pessoas fazem com que mesmo os espaos que no so juridicamente pblicos possam desenvolver tal funo, uma vez que as pessoas os utilizem desta forma. Verificam-se facilmente muitos espaos sejam eles abertos ou fechados, amplos ou estreitos, sendo interpretados genuinamente como espaos pblicos. So reas que pertencem comunidade, de uso coletivo e multifuncional. Possuem a caracterstica de centralidade que lhe atribuda devido s suas acessibilidades. A intensidade e qualidade das relaes sociais que proporciona a fora de integrao de grupos e comportamentos, a capacidade de estimular a identificao simblica, a expresso e a integrao culturais, so as mais relevantes caractersticas que podemos qualificar os espaos pblicos. No que se refere s qualidades formais deve contemplar aspectos como a continuidade no espao urbano, a generosidade de sua forma, de seu desenho e de seus materiais e a adaptabilidade a usos diversos atravs do tempo. O que se est verificando uma tendncia a dar nova simbologia por meio da privatizao de espaos pblicos, criando espaos com funes de centralidade urbana, que reconstroem s vezes com bastante xito a densidade da vida urbana, mas que ao privatizarem destorcem definitivamente os usos e a percepo destes espaos uma vez que o submete a funo comercial. O problema est na descaracterizao simblica devido utilizao excessiva da funo comercial. Na tentativa de ocultar a realidade se supe que a soluo seria "limpar" da cidade os espaos pblicos inseguros substituindo-os pelas zonas privatizadas consideradas protegidas, locais super controlados que imitam a realidade. A busca pela segurana leva a fechar os espaos pblicos, criando um mundo ideal, porm fictcio, onde todos se conhecem e so iguais. Mas a privatizao dos espaos pblicos tende a gerar a perda dos direitos citadinos j adquiridos por algumas minorias sociais, tnicas ou sexuais. Enquanto que

16

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

a caracterstica mais importante de um espao pblico a diversidade de funes e de usurios. o que garantir cidade ser multifuncional e ter potencialidade evolutiva. Esta caracterstica deve ser preservada uma vez que ela mantm a essncia do espao utilizado por todos sem excluir nenhum dos grupos. Um espao rico e iluminado, frequentado tanto pelas mulheres como pelas crianas e grupos minoritrios, que por sua vez no se sentiriam oprimidos ou renegados. essa apropriao dos espaos pelas mltiplas parcelas da sociedade, sejam eles de diferentes raas, gnero, religies ou nvel cultural que confere o direito a cidade e a cidadania. Que tornam os espaos pblicos indicadores de qualidade urbana e um importante instrumento urbanstico para: Interligar tecidos das cidades; Valorizar as infra-estruturas; Melhorar a qualidade de vida das periferias; Renovar antigos centros urbanos; Criar novas centralidades.

Na obra Novos Espaos Urbanos os autores Jan Gehj e Larz Gemzoe descrevem quatro tipos de cidades que atriburam diferentes usos arena pblica e aos seus espaos pblicos aps as transformaes iniciadas no sculo XX. a. Cidade Tradicional: onde ainda existe um equilbrio entre as trs funes da cidade - lugar de encontro, comrcio e circulao - particularmente na Europa existem muitas cidades formadas na Idade Mdia sob a premissa da circulao de pedestres e que preservam essa essncia at os dias de hoje. Veneza um dos exemplos mais conhecidos de cidade que permanece intacta e funcionando de maneira tradicional.

17

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

b. Cidade Invadida: so cidades que foram gradativamente perdendo suas reas livres, ruas e praas devido invaso do trfego de veculos e estacionamento. A diminuio do espao fsico seguido de problemas como sujeira, poluio sonora e visual, fazem com que a circulao de pessoas seja cada vez mais difcil e perigosa, obrigando os pedestres a transitarem entre veculos estacionados ou em movimento tamanha a falta de espao, o que os impede tambm de desenvolver qualquer outra atividade social ou recreativa nestes locais fazendo com que elas desapaream, permanecendo somente atividades pedonais mais necessrias ou utilitrias. c. Cidade Abandonada: so cidades onde a vida nos espaos pblicos se extinguiu, onde a cultura do automvel se desenvolve h muito tempo e a tradio urbana debilitada. Municpios que no foram projetados para pedestres, possuem um mar de asfalto com vagas de estacionamento dividindo os edifcios no centro, tornando invivel caminhar, pois as distncias so muito grandes, no h caladas, no h residncias e o ambiente feio, sujo e inseguro. Todos os usos so dependentes dos automveis e subordinados aos motoristas, o que torna as crianas, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais dependentes para qualquer deslocamento. Outro problema que se desenvolve nestas cidades onde impossvel andar de bicicleta ou caminhar como parte da rotina diria o elevado nmero de habitantes com sobrepeso ou condies fsicas deficientes. Muitos tentam combater estes problemas atravs de meios alternativos, como academias de ginsticas, atividades fsicas em clubes ou mquinas em casa, porm para a parcela da populao que no possui oportunidade ou no tem motivao para ingressar destas atividades, o problema se agrava a cada dia. na Amrica do Norte que se encontra o maior nmero de exemplos destas cidades. d. Cidade Recuperada: como respostas ao crescente empobrecimento dos espaos pblicos e da vida urbana, nos ltimos 40 anos, muitas cidades comearam a se esforar para proporcionar aos pedestres melhores condies de circulao. Inspiradas nos centros comerciais, os shopping

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

mails, particularmente dos Estados Unidos, as primeiras reas para pedestres da Europa foram implantadas na dcada de 50, muitas vezes em circunstncias de reconstruo de zonas destrudas pela guerra. Assim como outras intervenes realizadas nas dcadas de 60 e 70 baseadas no mesmo conceito, poca em que inmeras praas tranquilas e ruas de pedestres foram construdas nas cidades europeias. Ampliao de caladas, inovao do mobilirio urbano, flores e rvores em conjunto com o incentivo aos transportes pblicos, bicicletas e planejamentos que limitavam os acessos dos veculos marcaram uma virada no que diz respeito ao trfego das cidades e melhoraram as condies para os pedestres em muitas vias. Durante este perodo, os conceitos para os novos espaos pblicos foram ampliados e passaram a ter um foco mais amplo, criando espaos e condies favorveis para passeio, garantindo oportunidades de realizar atividades sociais e recreativas. Mas foi em 1980 que em Barcelona se solidificou o conceito de espaos pblicos com uma poltica voltada para a recuperao da cidade que tinha seus espaos conquistados pelos carros. Esta poltica, em termos de ideia e formulao arquitetnica, desempenhou um papel importante para as propostas posteriores, cada vez mais espaos urbanos de qualidade foram recuperados ou criados, a fim de proporcionar agradveis cenrios para todos os tipos de vida pblica. A poltica de melhorar as condies da vida urbana um fenmeno predominantemente europeu, mas tambm so encontrados esforos em cidades como Curitiba, no Brasil, e Portland, nos Estados Unidos, o que mostra que h cidades em todas as partes do mundo se esforando para retornar seus habitantes aos espaos pblicos. Um conjunto de aes que rene mudana nos padres de trfego, segurana, sade pblica, reduo de rudos e poluio, fortalecimento da cidade como sede democrtica da sociedade.

19

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade :\

)-&Jtil Ji^iF^V/
m*xf~-'* ' afcjXfvW Ir r ; /'^;V* ^
T^
. . .

mm I

* *

-"
4. Pessoas no ma// Tquio-Japo Foto: Rudolf Ammann 5. Barra World Recreio Rio de Janeiro Brasil Fonte: http://images.google.com 6. Estacionamento do Shopping Bangu Rio de Janeiro Brasil Fonte: http://images.google.com 7. Citt Amrica Barra Rio de Janeiro Brasil. Fonte: http://images.google.com

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

2.2_ Comrcio no Porto: conceitos e dimenses Cidade do Porto A Cidade do Porto uma das cidades mais antigas do mundo e tambm conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta. Desde cerca de 200 a.C. que se designava Portus vindo mais tarde a tornar-se capital do Condado Portucalense, ou Portucale, Reino que mais tarde deu nome a Portugal. Teve origem em um povoado pr-romano, situado na regio litornea do territrio Portugus, ao sul tem como limite o Rio Douro e a oeste o Oceano Atlntico. Possui rea mdia de 41,50 Km2 onde residem 227.970 habitantes (2006)3. O Porto centro de uma grande rea metropolitana com 1,9 milhes de habitantes, levando em considerao a populao dos oito municpios adjacentes que formam um grande aglomerado urbano de forte crescimento demogrfico. A morfologia onde se localiza a Cidade do Porto formada por uma srie de plataformas, as quais possuem os pontos mais elevados na rea da Areosa (164 m), Campanh (159 m) e Bofim (157 m ) 4 . Excluindo o vale do Douro, onde os declives se apresentam geralmente superiores a 10o, as demais reas da cidade situam-se em regies com declive inferior a 2. O Rio Douro um dos protagonistas da histria da cidade, assim como agente moderador do relevo e elemento vivo na paisagem e na vida dos habitantes. fundamental para a populao ribeirinha e toda sua rea circunvizinha, pois h sculos serve como veculo de comunicao, intercmbio cultural entre povos e tambm como ligao entre as relaes comerciais, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural e econmico das comunidades. Alm de ser o principal motivo da construo do lindssimo

3 4

Instituto Nacional de Estatstica dados de 2006. RAMOS, Lus A. de Oliveira (dir). Histria do Porto. Porto: Porto Editora Lda. 680 p.

21

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

e invulgar conjunto de pontes que liga o Porto cidade de Vila Nova de Gaia, servindo de marco da engenharia dos diversos perodos de tempo nos quais foram construdas. No que refere temperatura, verifica-se uma amplitude trmica anual de cerca de 11o C, com temperaturas entre os 30 C e os 22o C. Apesar de uma temperatura mdia amena, j foram registrados valores mdios inferiores a o C nos meses de Dezembro e Janeiro, assim como valores mdios superiores a 30 C nos meses de Julho e Agosto. Depois desta breve anlise do estado climtico da regio do Porto faz-se compreender as favorveis condies fixao das comunidades residentes no permetro da cidade durante os ltimos 3000 anos. Detentora de um riqussimo conjunto arquitetural dentre os principais monumentos esto a S, o Palcio da Bolsa, A Igreja de So Francisco, o Palcio do Freixo, a Torre dos Clrigos, o Teatro de So Joo, a Cadeia da Relao e a Casa do Infante. uma cidade repleta de tradies, hbitos e costumes que marcam afetivamente a vida daqueles que nela vivem. Valor Histrico e Patrimonial No incio da dcada de 90, despertou-se o interesse de apresentar uma candidatura da Cidade do Porto Patrimnio Cultural da Humanidade, por parte da Cmara Municipal. Pretendeu-se com este processo conhecer melhor a Cidade do Porto. Divulg-la queles que nunca a visitaram, despertar a curiosidade, o interesse e a vontade de entender esta realidade to autntica. Aos que j a conhecem, mostrar algo mais: o rigor da histria, os mecanismos da recuperao, a riqueza dos monumentos e novas imagens ainda desconhecidas, dentre as infinitas paisagens urbanas que a Cidade do Porto proporciona.

22

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

T A

Viana do Castelo

s^?

\y*^x,Vila Real Braga Bragana J

OL_l^
Aufiro

Vleu

Guardai

Pvoa de Varzim

L^

:
A

/ ( Coimbra / Leria r' /Lo. Santarm Carteio Branco ^-w* 1 "rtalegreV Matosinhos
Val0090

***** MJJ10 /Canavwas A - / Baio ^ /

<^Port<T> Vila Nova<ondomar deGaia

J
0

V^
\

vori
Beja

Setbal

<^T\)

<~\ rk/"^
"\j

<T

8. Mapa de Portugal com a localizao da cidade do Porto 9. Mapa da regio da cidade do Porto com as cidades vizinhas

far0

^--^s-

73 J-3

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade A rea objetivo desta classificao um tecido urbano e social vivo, sujeito a transformaes e impactos, fazendo parte do todo que a Cidade do Porto e sua rea Metropolitana. Inclui especialmente parte da cidade interior ao traado da muralha Fernandina, zonas correspondentes ao seu tecido de origem medieval, situadas nas freguesias de So Nicolau, S, Vitria e Miragaia, denominada por Centro Histrico do Porto, tambm conhecida como Baixa. Na delimitao da rea Proposta para Classificao pretende-se distinguir o tecido mais antigo e uniforme isento de quaisquer intruses estticas e valorizado pela enorme densidade de peas notveis da arquitetura e do desenho urbano. Na delimitao de rea de Proteo, onde j houve incluses de edifcios que desaconselham a classificao como Patrimnio Mundial, incluiu-se como um conjunto de obras notveis que contribuem para valoriz-la, enquanto zona envolvente da rea a classificar, permanecendo, portanto, como rea de proteo ao Centro Histrico do Porto. O Centro Histrico constitudo essencialmente por propriedades particulares e por espaos pblicos. um aglomerado urbano riqussimo no que diz respeito ao valor histrico, artstico, cultural e arquitetnico. O processo de candidatura teve incio em 1993 at que, sem incidentes, em 5 de Dezembro de 1996, anunciou-se O Centro Histrico da Cidade do Porto classificado Patrimnio Mundial da Unesco. Decidiu-se por unanimidade pelo Comit do Patrimnio Mundial da Unesco reunido no Mxico, a incluso do centro do Porto no restrito grupo das cidades protegidas por este organismo e a que j pertenciam as cidades portuguesas de vora e Angra do Herosmo.

24

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

10. Passeio da Foz. Fonte: Acervo pessoal da autora. 11. Jardins do Palcio de Cristal Fonte: Acervo pessoal da autora. 12. Rio Douro e Ribeira Fonte: Wikipdia. 13. Vista noturno do Rio Douro e das margens do Porto e Vila Nova de Gaia. Foto: Thomas Hirsch. Fonte: Wikipdia

25

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade Assim, o Porto entrou para o pequeno grupo de cerca de 40 cidades histricas classificadas em todo o Mundo, como Patrimnio Cultural da Humanidade, justificada pelas seguintes razes: - um tecido urbano estabilizado de elevado valor esttico; - uma rea em que se sobrepem projetos urbansticos de pocas to variadas como a Romana, a Medieval e a dos Almadas (sculo VIII a.C); - Dentro do Centro Histrico do Porto encontram-se importantes valores arqueolgicos, os quais demonstram a presena humana j no sculo VIII a.C; - O Centro Histrico do Porto tem um conjunto de monumentos e de edifcios que representam por si s valor de arte Romnica, Gtica, Maneirista, Barroca, Neo-Clssica e obras de perodos mais recentes com importante significado arquitetnico; - Uma arquitetura civil, caracterstica, rica, variada e adequada s condies geogrficas e sociais do local com um vertente tradicional e outra erudita; - Uma relao estvel e coerente com o meio natural e urbano envolvente; - Um tecido social e institucional ativo que faz desta rea um Centro Histrico vivo e saudvel da Cidade do Porto; - suportado por uma operao de recuperao assente nos princpios da preservao de valores patrimoniais e sociais. Trata-se da classificao de sistema em constantes transformaes e funcionamento de suas atividades vitais, habitao, comrcio, gesto e culto. Nasce assim, a responsabilidade, o compromisso, a

26

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Limite da Area Proposta para Classificao Muralha Fernandina rea Proposta para Proteo Fonte: PORTO. Cmara Municipal do Porto. Comissariado para a renovao urbana da rea da Ribeira Barreto CRUARB. Porto a Patrimnio /Mundial: Processo de candidatura da cidade do Porto classificao pela UNESCO como patrimnio culturaldahumanidade. 2aed. Porto: Cmara Municipal do Porto, 1996.183 p.

27

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

vontade de manter viva a herana, a cultura, a memria e a sabedoria da cidade e de seus valores patrimoniais. 5 Evoluo Comercial _ Feiras Na Idade Mdia, as feiras constituam os principais locais de trocas de bens e mercadorias. Acredita-se que a primeira feira-mercado do Porto tenha funcionado nas proximidades do edifcio religioso (S) e relacionava-se com o aougue, comercializando produtos como hortalias, pes, e animais tais como bois, cabritos, entre outros. Nesta poca as feiras aconteciam em recintos pblicos nos quais se incidia um controle e superviso por parte das autoridades municipais que cobravam taxas aos vendedores e garantiam as condies de salubridade das mercadorias, os pesos e as medidas. medida que a oferta de mercadorias aumentou, correspondendo a um aumento da procura, o Porto se destacou no cenrio regional por ser visitado por um nmero crescente de pessoas para fazer compras. Uma vez verificado o escoamento da maior parte da produo da cidade, comeou a surtir reflexos importantes no setor produtivo, o que fez como que a feira comeasse a ganhar peso e a contribuir para o desenvolvimento econmico de maior significado, assim como, para o desenvolvimento da cidade e sua afirmao no contexto regional e nacional. Eram muitos os tipos de feiras, feiras francas, feiras especializadas, feiras anuais, bi-anuais, mensais, semanais e dirias. Algumas muito organizadas e outras onde no se distinguia entre o feirante, o vendedor ambulante e o comerciante com estabelecimento fixo, tamanha a confuso. Ter sido a mais
5

PORTO. Cmara Municipal do Porto. Comissariado para a renovao urbana da rea da Ribeira Barreto - CRUARB. Porto a Patrimnio Mundial: Processo de candidatura da cidade do Porto classificao pela UNESCO como patrimnio cultural da humanidade. 2" ed. Porto: Cmara Municipal do Porto, 1996. p. 36

28

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

importante feira uma que teve incio em 1721 no espao livre da poca entre o Largo dos Ferradores (Carlos Alberto), o Carmo e a Praa da Nossa Senhora da Graa (parte da atual Parada Leito). Acontecia nos dias 25, 26 e 27 de Julho, com o passar dos anos foi ganhando proporo e se estendendo a diversos locais, ao mesmo tempo se subdividindo em especialidades, dando origem a muitas que existiram no sculo XIX. As feiras impulsionaram o desenvolvimento econmico do Porto, muitas das praas e arruamentos foram marcadas atravs de suas ocupaes assim como influenciaram a fixao de determinadas especializaes do comrcio fixo em certas zonas da cidade, alguns deles se mantm instalados at os nossos dias nos mesmos arruamentos. Tiveram significativas consequncias ao nvel urbanstico, no que se refere preservao de vastos espaos livres. Lojas_ Estabelecimento Fixo Nesta poca os produtores estavam normalmente ligados aos estabelecimentos comerciais que tinha uma grande variedade de produtos, o que dificultava o enquadramento e hierarquizao do comrcio. As lojas e tendas vendiam os produtos de luxo da poca, provenientes dos mais diversos locais. um momento que representa a juno da vida pblica com a vida privada, na qual o comrcio serve de fronteira. Assistia-se a uma diversidade funcional que juntava o comrcio no piso trreo e os espaos residenciais nos pisos superiores. Os ofcios assumem papel importante com sua organizao interna prpria, tal como arteso e aprendiz. Uma simples categoria de habitantes no incio que mais tarde leva a identificar muitos pela designao da profisso aps o nome, em seguida, verifica-se claramente a instalao de unidades de um mesmo ofcio distribudas em proximidades entre si, normalmente numa rua ou em um conjunto de ruas de uma zona. Entende-se essa forma de distribuio de um mesmo ofcio como uma natural

29

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

solidariedade entre os indivduos de uma mesma profisso, contudo tambm interesse das autoridades urbanas uma vez que favorvel ao controle fiscal dos ofcios. Vantagem tambm para os ofcios uma vez que lhes era mais fcil o reconhecimento da concorrncia e para os consumidores, pois diminuam as deslocaes na busca de produtos, sendo que estavam em sua maioria concentrados numa mesma rua. Como exemplo dessas ruas no Porto, tem-se a Rua da Ferraria (atual Rua do Comrcio do Porto), como rua dos ferreiros, a Rua da Ourivesaria (designada mais tarde como Rua S. Nicolau e depois extinta devido abertura da Rua Nova da Alfndega), como rua dos ourives, Rua dos Pelmes, onde se instalaram aqueles que trabalhavam com o couro. Relativamente aos estabelecimentos fixos que se instalavam nos edifcios do Porto tinham tipologias semelhantes entre si, visto que os lotes so estreitos e compridos de uma maneira geral, as lojas ocupavam normalmente rs do cho e primeiro piso ou somente rs do cho, correspondente a uma metragem quadrada de cerca de 50 a 100 m2 conforme as condies locais. Mercados Paralelamente tipologia comercial anterior existiam os mercados que devido a uma poltica de extino das feiras, tambm chamadas mercados avulsos das reas centrais das cidades, tinham como finalidade abrigar as feiras que no fossem transferidas para a periferia em espaos preconcebidos, os quais funcionariam todos os dias da semana. Com a poltica centralizadora e em alguns casos preocupao com as questes de salubridade as feiras foram proibidas em 1841 6 , devendo todos os vendedores integrar-se no Mercado

FERNANDES, Jos Alberto. Porto Cidade e Comrcio. Porto: Cmara Municipal do Porto. 1997. p. 55.

30

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

15. Levantamento topogrfico 1892 Fonte: Arquivo Histrico da Casa do Infante - Porto 16. Foto Area de 1932 Fonte: Arquivo Histrico da Casa do Infante Porto 17. Foto Area de 1939 Fonte: Arquivo Histrico da Casa do Infante Porto

31

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade do Bolho (ver figuras 15,16 e 17), permitindo-se apenas a permanncia do comrcio no fixo na Ribeira e no Mercado do Anjo. A partir da muitos outros mercados foram surgindo como, por exemplo, o Mercado do Peixe, o da Aguardente e o do Campo 24 de Agosto. Os mercados congregavam muitas vezes os interesses da burguesia, do clero e da nobreza. comum a verificao de elementos da arquitetura religiosa como torres unidas ao mercado urbano em galerias abertas com arcadas. Assim, uma das mais importantes transformaes que a Cidade do Porto sofreu quanto ao comrcio no final do sculo XIX, foi o declnio do comrcio ambulante e a migrao das feiras para reas perifricas da cidade, ou muitas vezes, a adequao para uma forma de comrcio mais organizada como os mercados, numa fase intermediria at o comrcio fixo. Com isso, o comrcio fixo afirma-se juntamente com a urbanidade de uma cidade industrial com dimenses formais, economia crescente e uma sociedade capitalista emergente. Galerias Lojas idnticas que compunham galerias fechadas atravs de uma cobertura mista de metal e vidro separando os pedestres dos carros. Tipologia comercial que marcou o sculo XIX em toda a Europa e tem como principais exemplos as cidades de Paris, Londres e Milo, com suas respectivas galerias: Galeries de Bois (1786), The Burlington Arcade (1819 - ver figura 19) e Gallerie Victtorio Emanuele li (1865 ver figura 18 e2o). O modelo galeria desenvolveu-se passando da esfera privada para a esfera pblica, uma tipologia arquitetnica de comrcio que se torna um instrumento de planejamento urbano, pois passa a ser considerada parte fundamental da cidade moderna apropriando-se tambm de valores sociais. Em

32

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

"iitUiUii

toWHWMftt

19. Burlington Arcade. Foto: Thomas Hosmer Shepherd 1827-28. Fonte: http://en.wikipedia.0rg/wiki/lmage:Burlington_Arca de_by_Thomas_Hosmer_Shepherd_1827-28.JPG

18. Galeria Vittorio Emanuelle. Foto: Acervo pessoal da autora.

20. Galeria Vittorio Emanuelle Fonte: http://www.if.ufrgs.br/cafe-sci/Galeria.html

33

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

muitos casos so utilizadas com o objetivo de renovar o centro medieval atribuindo caracterstica de inovao ao centro das cidades. As galerias tinham a funo de conexo de espaos urbanos da cidade com os espaos de consumo, porm em finais do sculo XIX, com a expanso das cidades, os pedestres comearam a ficar impossibilitados de percorrer grandes distncias o que levou ao declnio desta tipologia comercial. Armazns Comerciais A "Baixa" e a "rua comercial" constituam quase a totalidade de comrcio antes espalhado por toda a malha urbana, era um produto da nova sociedade industrial. Com base entre o fabrico, a venda, o aparecimento de novos produtos era um local de intenso trnsito de pessoas favorecendo fortemente a emergncia de novos comrcios e servios. Para tal contriburam no s as condies de acessibilidade que possui, mas tambm fatores estticos, boa adequao urbanstica, imagem de modernidade, entre outros fatores. Em meados do sculo, a Praa Nova (atualmente Praa da Liberdade) era o centro de reunies de negociantes e, sobretudo de intelectuais, constituindo o mais importante centro da vida portuense. Aps a inaugurao da esttua equestre de D. Pedro IV, aumenta ainda mais o seu prestgio e riqueza simblica. Deste modo, a Praa e suas ruas prximas, constituem a rea mais comentada da cidade, o espao de maior acessibilidade, o local privilegiado para o encontro entre pessoas, logo onde a circulao de potenciais clientes mais intensa o que gera o interesse do comrcio retalhista. Com a melhoria das relaes exteriores com pases como Frana, Alemanha, Inglaterra e Brasil, facilitam-se as exportaes de mercadorias, que possibilita o aumento da variedade de linhas de produtos da cidade, a especificao do comrcio e a introduo de novas formas comerciais.

34

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Devido ao desenvolvimento econmico o poder de compra aumenta e o comrcio retalhista torna-se dominante, passando a ser uma das atividades capazes de custear os altos valores que o solo urbano adquire. Podendo-se assim dizer que a sociedade capitalista tem efeitos significativos na reorganizao do espao urbano. O setor secundrio tambm tem grande importncia nesta poca, pois o principal impulsionador do comrcio retalhista. O novo centro vem adquirindo crescente prestgio face expanso da cidade do Norte, com uma procura maior e uma oferta mais diversificada, afirma-se como espao moderno, de ruas largas e retilneas, polarizado pela praa de importante significado histrico e social e pelos notveis edifcios pblicos que o rodeiam, dentre eles a Cmara Municipal. Em 1864 o Porto tinha 85.256 habitantes, um espao urbanizado que se estendia at ao Marqus e Lapa e era uma cidade em franca expanso urbana. 7 Os contrastes formais e funcionais aumentavam medida que a cidade passava por reorganizaes estruturais, tais como construo de grandes fbricas e afirmao de reas residncias nas periferias. A rea ocidental, por exemplo, apresentava fixao de estrangeiros, sobretudo britnicos, enquanto que na rea oriental eram evidentes os reflexos da fixao de emigrantes recm-chegados do Brasil. 8 O desenvolvimento dos transportes e a competitividade entre os usos do solo por uma localizao de elevada acessibilidade, levou a que muitos moradores libertassem antigos espaos residenciais para que fossem ocupadas pelo comrcio. Assim, a parte central da cidade, expandia-se para

7 8

ORTIGO, Ramalho. As Farpas "A vida provincial", tomo I. Lisboa, 1887, pp. 159,160. DINIS, Julio. Uma famlia inglesa. Porto, Figueirinhas, 1978, p.42.

35

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

alm do permetro amuralhado, tais como as ruas de Santo Antnio, Clrigos, Hortas e a Praa Nova (atual Praa da Liberdade). Com a chegada da eletricidade em 1894, os antigos trens puxados por mulas so substitudos pelos comboios e implantadas diversas linhas que proporcionam um grande avano nas ligaes entre importantes pontos longnquos da cidade e da regio. Sendo que em 1897, ocorre a chegada do comboio a S. Bento, fortalecendo o significado da Baixa como grande centro de comrcio e o principal do Norte de Portugal. Desde a segunda metade do sculo XIX at ao princpio do sculo XX a populao da Cidade do Porto mais que dobrou, passando de 85.256 para cerca de 190.000 em 1911 9. Consequncia de um conjunto de fatores dos quais os principais so o aumento do crescimento populacional e o aumento da migrao causada pela atratividade da cidade industrial. Este "inchao" populacional gera muitas "reaes" fsicas e sociais na cidade, produz consequncias no setor urbanstico, em relao imagem e organizao da cidade e tambm alteraes formais, sociais e econmicas de grande importncia. Para atender a demanda populacional, transformaes tais como, intensa ocupao dos edifcios do centro histrico enquanto que na periferia comeam a lotear os terrenos marginais s ruas que so abertas, as antigas quintas e tambm a utilizar os espaos vazios no interior dos quarteires, as chamadas "ilhas". Diante deste panorama, os antigos moradores do centro histrico comeam a transferir-se para reas mais afastadas do centro, devido facilidade de alugar ou vender seus imveis e devido tambm incompatibilidade com a nova vizinhana e o super aproveitamento dos edifcios.

FERNANDES, Jos Alberto. Porto Cidade e Comrcio. Porto: Cmara Municipal do Porto. 1997. p. 53.

36

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Nesta poca, muitas das grandes avenidas do Porto foram abertas, como a Rua de Ferno de Magalhes e algumas de suas transversais, a Rua de Gonalo Cristvo, Avenida de D. Pedro V, prolongamento da Rua de Cames e da Avenida da Boa Vista. Porm em muitos casos, essas aberturas sacrificaram extensas reas verdes e riquezas arquitetnicas, como edifcios e palacetes, em pr do crescimento populacional e das necessidades urbansticas da cidade. Assim a cidade moderna, capitalista e industrial cresceu e desenvolveu juntamente com a evoluo no sistema virio, para que pudesse atender a expanso urbana, possibilitar o afastamento entre o local de trabalho e de moradia da populao que j no estava concentrada no centro. A relao do homem com os artigos de comrcio mudam radicalmente a partir da segunda metade do sculo XIX, quando se d a emergncia da cultura de consumo marcada pelo desenvolvimento do capitalismo econmico. Perodo associado ao desenvolvimento do domnio pblico no espao edificado. Com o nascimento da sociedade de consumo desenvolve uma nova forma de encarar o comrcio, no final do sculo XIX inaugurou o primeiro "grand magazin" em Paris, Le Bon March 1870 (ver figura 24). Totalmente diferente do comrcio tradicional eram edifcios que se desenvolviam atravs de vrios pisos com grandes escalarias que os uniam. Possuam espaos de circulao e de estar com coberturas de vidros e clarabias que ofereciam iluminao natural e remedia ao espao pblico. Somente na primeira dcada do sculo XX os Grandes Armazns aparecem no Porto tais como, as casas de brinquedos, de papel de parede, de artigos de eletricidade e de instrumentos de medio, os oculistas e os consultrios de dentistas. Uma crescente diversificao que acompanha o aumento de

37

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade proprietrios estrangeiros e de nomes sugestivos como "Chie Parisiense", "Bazar do Louvre", "Bazar de Paris"10, merecendo destaque os Armazns Hermneos e os Armazns Nascimento. "Os Armazns Hermneos situados no mesmo local onde cinco anos antes o Teatro Baquet sofreu um incndio. Constitua em Santo Antnio, um estabelecimento de dimenses anormais para a poca, onde se podia circular livremente, entrando e saindo, sem nada ter de adquirir e sem ser abordado pelos funcionrios. Era a novidade do sculo, motivo de comentrios e burburir. Nestes grandes armazns se encontrava grande variedade de produtos, entre os quais incluam tecidos, roupa, mveis, relgios, objetos de ouro, luvas, chapus, louas e candeeiros." " O edifcio dos "Armazns Nascimento" (ver figuras 21, 22 e 23) que hoje conhecido como sendo da FNAC, na Rua de Santa Catarina, foi encomendado a Marques da Silva, um dos mais prestigiados arquitetos portuenses, por Antnio Nascimento, um prspero industrial de marcenaria com fbrica no Freixo, intitulado o maior produtor de mveis da Pennsula Ibrica. Era inteno do industrial construir um grande armazm de decorao de interiores. Marques da Silva, depois de ter feito uma longa viagem pela Europa para observar estabelecimentos congneres, apresentou o primeiro estudo dos Grandes Armazns Nascimento em 1914. O edifcio, contudo, s foi inaugurado em 1927. A sorte ter andado arredia do laborioso industrial que viu a fbrica do Freixo destruda por um incndio em 1934. Antnio Nascimento foi assim obrigado a vender os armazns em 1939. Depois dessa data e at aos anos setenta, funcionou l o Caf Palladium. Este nome manter-se-ia nas Galerias Palladium, um pronto-a-vestir que ter durado at meados dos anos oitenta. Atualmente convivem naquele espao duas multinacionais, uma de vesturio e outra de produtos culturais.

10 11

FERNANDES, Jos Alberto. Porto Cidade e Comrcio. Porto: Cmara Municipal do Porto. 1997. p. 88. FERNANDES, Jos Alberto. Porto Cidade e Comrcio. Porto: Cmara Municipal do Porto. 1997. p. 88 e 89.

38

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

21. Detalhe do edifcio da FNAC. Foto: Carlos Romo. Fonte: http://cidadesurpreendente.blogspot.eom/2005_04_01_archive.h tml 22. FNAC Santa Catarina, antigos Armazns Nascimento. Foto: Acervo pessoal da autora.

23. Detalhe do edifcio da FNAC. Foto: Carlos Romo. Fonte: idem 21. 24. Le bon Marche Paris 2006 Foto: Arnaud Malon Fonte: http://en.wikipedia.0rg/wiki/lmage:B0n_March %C3%A9.jpg

39

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

O interior dos grandes armazns foi, entretanto descaracterizado. Restou para a memria do presente, a fachada do edifcio que Marques da Silva concebeu. O conceito implantado pelos "department store" na virada do sculo XX tornou os ambientes comerciais em locais de divertimento e passeio, ocultando os propsitos comerciais atrs dos elaborados edifcios que encenavam uma cidade. O comprador era induzido a passear tranquilamente atravs dos agradveis ambientes do estabelecimento e usufruir de seus servios sem ter qualquer obrigatoriedade de compra. O comprador moderno era um individuo autnomo que estabelecia pouca interao verbal com os vendedores, a no ser que fosse ele a sentir necessidade. A base do comrcio passou da qualidade para o marketing do produto. A valorizao da imagem atribuiu necessidade do desenvolvimento de uma marca visual, investimentos na apresentao dos produtos, criao de vitrines atraentes e criativas, construo de edifcios comerciais com valor arquitetnico que fosse inovador e singular. Os locais de comrcios deixaram de ser palco apenas de compras e passaram a realizar eventos sociais, concertos, o que atribua valores agregados s marcas. O modelo dos grandes armazns teve grande impulso nos Estados Unidos, sendo propulsor da expanso do "downtown", nos meados do sculo XX, assim como de reas perifricas, desenvolvendo

um papel alternativo para o crescimento destas zonas. Centros Comerciais Em meados do sculo XX a super populao do centro histrico e das reas pericentrais, a maior mobilidade das pessoas atravs de veculos privados, aumento gradativo dos sistemas de transportes

40

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

pblicos e ainda os baixos custos do solo na periferia, impulsionaram o xodo da populao para reas mais afastadas do centro nas dcadas de 50 e 60. J nos centros histricos, iniciou-se uma queda no crescimento populacional, devido ao fato dos edifcios estarem no limite de sua ocupao e no estarem aptos a abrigar novas pessoas, obrigando-os a buscarem outras solues de alojamento. Este processo desencadeou alteraes urbansticas na cidade do Porto, abriram-se novas ruas e avenidas que potencializaram o crescimento urbano e melhoraram as condies de circulao da populao. A malha viria tomou-se mais densa juntamente com a mancha construda. Antigas aldeias e freguesias antes pouco habitadas ou de propriedade de agricultores so cada vez mais ocupadas por famlias registrando diminuio das reas verdes. Neste cenrio a renovao emblemtica da cidade industrial e capitalista ganha fora, devido necessidade de abertura de uma avenida que simbolizasse o Porto moderno e marcasse o centro como referncia da cidade, d-se a abertura da Avenida das Naes Aliadas e por fim a Avenida dos Aliados (ver figuras 25, 26, 27 e 28), como consequncia tem-se algumas alteraes formais dos espaos do centro. 12 Com o avano do sculo a existncia de um nico centro de comrcio e servios coloca a questo de circulao e trnsito de pessoas como prioridade no planejamento urbanstico. A fim de evitar uma expanso catica da cidade surgem diversas propostas como a proibio de estacionamento em diversas artrias virias, criao de parques de estacionamento e separao de trfegos.

12

FERNANDES, Jos Alberto. Porto Cidade e Comrcio. Porto: Cmara Municipal do Porto. 1997. p. 98.

41

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade No Plano Diretor da Cidade do Porto de 1962, tambm conhecido como Plano Auzelle
13

contempla a implantao de ligaes rpidas entre o centro e a periferia como a Via de Cintura Interna do Porto (VCI), a construo da Ponte da Arrbida para trfego de viaturas (concluda em 1963), viadutos e tneis entre outras grandes transformaes na rede viria e do tecido urbano. Aps a inaugurao da Ponte da Arrbida e o incio da construo da VCI, concretiza-se o desenvolvimento da zona ocidental da cidade com a deslocao de muitas atividades que antes eram desenvolvidas no centro tradicional para a regio da Boa Vista atravs desta nova ligao rodoviria. Devido ao elevado custo das propostas e ausncia de recursos financeiros por parte do municpio, torna-se incapaz de dar sequncia aos projetos definidos, refletindo numa pequena alterao no panorama urbanstico da cidade. Paralelamente, o centro comea a apresentar sinais de exausto e o conflito entre os pedestres e os veculos cada vez maior, devido dificuldade de acesso e estacionamento por parte dos automveis. Em 1974, alteraes polticas abriram o pas para os mercados internacionais e contriburam para um aumento dos rendimentos familiares, o que contribuiu para as mudanas no comrcio. Um conjunto de sucessivas alteraes no cenrio econmico, social e fsico contribuiu para o rompimento de um modelo monocntrico e criao de um sistema mais complexo em que aumentou a importncia do automvel nas deslocaes na qual fez da Boa Vista a porta de entrada para um novo conceito, o de centro comercial, tornando estes espaos preferncia de localizao dos novos e maiores complexos centros que foram construdos a partir da dcada de 70.

PORTO. Cmara Municipal do Porto. Piano Director da Cidade do Porto. Porto. CM.P., 3 vol., 1962. Este plano tambm conhecido por "Plano Auzelle", do nome do urbanista coordenador convidado, o francs Robert Auzelle.

13

42

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

27. Avenida dos Aliados. Foto: Alexandre Pereira. Fonte CMP Gabinete de Comunicao Social

25. Levantamento fotogrfico de 1892 Porto. Fonte: Arquivo Histrico da Casa do Infante Porto 26. Foto Area de 1939 Fonte: Arquivo Histrico da Casa do Infante Porto 28. Foto da Antiga Praa Nova atual Praa da Liberdade Fonte: http://oalquimista.blogspot.com/2008/03/asfeiras-e-os-mercados-do-porto-antigo_07.html

43

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Comeando pelos hipermercados, novas galerias comerciais e centros comerciais, com alteraes importantes na dimenso, localizao, estratgia de venda, que contriburam com a tendncia de concentrao empresarial e bruscas modificaes na organizao do comrcio durante este sculo. Pequenas galerias como a do Centro Comercial Invictos e Centro Comercial Dalas com novas tcnicas de vendas - franchising e lojas de descontos comeam a surgir no Porto, com horrios de atendimento mais amplos, abertos aos domingos e noite, permitindo a utilizao ao abrigo da chuva e do sol, com estacionamentos e um pequeno ou mdio aglomerado de lojas a disposio do pblico. Com a alterao na estrutura do comrcio os estabelecimentos localizados no antigo centro da cidade comearam a perder a sua quota de mercado, o que influenciou de modo fulcral a vitalidade do centro da cidade. Shopping _ Perifrico Foi em 1927 com a construo do Country Club District (ver figura 31) pelo empreendedor J. C. Nichols que se originou o termo Shopping Center para designar os empreendimentos planejados e voltados para a populao motorizada. Ainda sem padronizao de tipologia dominante eram blocos de lojas que surgiram medida que avanava a populao motorizada nos Estados Unidos, tinha suas vitrines voltadas para a rua, caracterstica que evidenciava que o comrcio tradicional era uma referncia importante. Por ser um produto inovador no mercado despertou-se o interesse dos investidores gerando uma forte concorrncia em busca do monoplio da inovao. Na dcada de 50 crescem os estudos e as teorias sobre os shoppings aspectos como cultura, hbitos de consumo, transportes, circulao, pblico alvo, renda e concorrncia comeam a ser levados em conta. Inicia-se a estandardizao do shopping

44

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

29. Mapas de Evoluo da Intensidade de Ocupao Retalista nos anos 1882,1910 e 1938. Fonte: FERNANDES, Jos Comes. Centro Histrico do Porto: dar futuro ao nosso passado. Porto: Associao de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, 1983.130 p. 30. Mapas de Evoluo da Intensidade de Ocupao Retalista nos anos 1972,1991 e a terceira imagem mostras os principais traados de 1882 a 1991. Fonte: idem 29.

45

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

center regional com duas tipologias principais, uma com o corredor de compras retilneo denominada Strip e a outra na qual os corredores formam uma praa interna denominada Cluster, porm ainda com suas reas de circulao e corredores (mail) abertos e descobertos, sem climatizao. Com a inaugurao do Southdale Center em Edina (ver figuras 32 e 33) no subrbio de Minneapolis em 1957 deu-se o incio da fase do shopping center padro, modelo que se difundiu por todo o mundo, como uma grande construo fechada com estacionamentos em volta, que tinha como principal inovao o fechamento e climatizao das reas de circulao, mail. Victor Gruen autor do projeto de Edina conhecido como o inventor do modelo "shopping mail", ele acreditava que este modelo comercial era um veculo capaz de criar uma nova cidade, livre dos congestionamentos de automveis no qual seria possvel conciliar o carro e os pedestres. O mail seria de uso coletivo onde as pessoas poderiam usufruir destes espaos como se fossem pblicos, ruas e praas, locais de circulao e permanncia como uma alternativa ao centro degradados das cidades. Um conceito que tem algumas semelhanas com os espaos pblicos tradicionais como forma de suprir as necessidades da sociedade. Porm, um favor de grande relevncia que os difere o fato do shopping no ser capaz de proporcionar relacionamento entre as pessoas como se verifica no cenrio da cidade, no permitir a troca de informaes ou desenvolvimento de laos sociais duradouros, j que o principal objetivo o consumo e no a vida pblica. Sob esta tica, estes formatos comerciais comearam a ser vistos como produtos muito rentveis, animando empreendedores imobilirios a se dedicarem a este mercado, construindo e administrando grandes redes especializadas em shopping center durante as dcadas seguintes no s nos Estados Unidos como na Europa. Os espaos comerciais fechados tomaram-se uma tendncia no cenrio europeu, medida que o crescimento suburbano necessita de equipamentos comerciais que sirvam as novas reas em desenvolvimento.

46

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

A entrada de Portugal e Espanha na Unio Europeia em 1986 coincidiu com esses processos de mudana das estruturas comerciais do pas. Os mercados econmicos se abriram a investimentos estrangeiros. 14 Mas foi na segunda metade da dcada de 80 que iniciou o desenvolvimento dos centros comerciais, nomeadamente os Shoppings, em Portugal, quando em 1985 inaugurou em Lisboa o primeiro centro comercial de escala regional, com rea de 39.000 metros quadrados. Um conceito norte americano amplamente difundido em muitas cidades do Ocidente so estruturas apelidadas de "caixas com paredes brancas num mar de estacionamento" 15 . O comrcio acompanha a tendncia de descentralizao da populao e da residncia induzida pelo aumento dos preos da habitao, alterao do uso do solo na cidade e pela lgica de expanso, atravs da criao do novo centro de servios e escritrios na rea da Boa Vista e da inaugurao do Shopping Braslia em outubro de 1976, cuja extenso era muito considervel para a poca e, portanto veio a potencializar uma srie de empreendimentos semelhantes nos anos seguintes. O pioneiro Shopping Braslia (ver figuras 34, 35 e 36) foi certamente o mais conhecido centro integrado do comrcio do norte do pas, tambm o mais antigo da Pennsula Ibrica, contemplava estabelecimentos diversos como escritrios de companhias de produtos financeiros, seguros, bancos, imobilirias, transportadoras, joalherias, boutiques, discotecas, bares, restaurantes, sales de beleza, entre muitos outros. Alm de um grande parque de estacionamento e servio de segurana permanente. Tinha cerca de 15 mil frequentadores dirios, entre portugueses e estrangeiros, sete dias na semana das 10 s 23:30 horas, com mais de 250 comerciantes instalados.

14

BALSAS, Carlos Jos Lopes. Urbanismo Comercial em Portugal e a Revitalizao do Centro das Cidades. Lisboa: Gabinete de Estudos e Prospectiva Econmica do Ministrio da Economia, 1999.171p. Dados de Verbeek 1996. 15 SILVA, Domingos Antonio Almeida da. Os Shoppings Center's no Grande Porto: Novas Dinmicas Urbanas. 2006. 256 f. Prova Final de Licenciatura em Arquitectura, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Porto, 2005/2006.

47

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

31. Country Club Plaza Kansas City Estados Unidos da Amrica. Fonte: http://www.rte50.com/2007/06/country-club-pl.html 32. Southdale Edina Estados Unidos da Amrica. Foto: William Seaman Fonte: Minneapolis Star http://www.minnescraper.com/forum/viewtopic.php?p=4322i&sid=co5db6b869f85 29efgbce85ie788a6i9 33. Southdale File Fonte: Star Tribune - idem

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Aps o referenciado protagonista Shopping Braslia, a implantao de uma ampla rede rodoviria, colaborou para o surgimento de vrios outros shoppings na periferia, pois alteraram as noes de tempo-distncia no s entre casa-compras, mas tambm casa-trabalho para os habitantes que possuem automveis, entre locais fisicamente longnquos. Entre 1980 e 1995, registrou-se em Portugal um aumento de 72% no nmero de automveis privados l6 e de acordo com Barreto, 55% das famlias portuguesas possuem um automvel.17 A difuso dos shoppings comeou pelas cidades costeiras se estendendo mais tarde para as capitais de distritos no interior. Este fenmeno veio associado introduo de novas tecnologias e do planejamento estratgico, que foi substituindo a forma tradicional de planejamento a curto prazo, caracterstico dos comerciantes que associava a gesto das empresas s experincias pessoais e aos ensinamentos de geraes anteriores. Aos poucos alteraes de gesto vo sendo inseridas na formas de trabalho como a gesto de estoques, a exposio dos produtos, abordagem nas vendas, estratgias de "marketing" e

"merchandising", recursos estes ganham importncia juntamente com os investimentos nas novas tecnologias e manuseamento da informao sobre produtos e mercado, com vista reduo de custos e competitividade com as novas formas de comrcio. Na busca constante de melhorar a rede rodoviria de distribuio de trfego, manifesta-se o interesse da implantao do Metro como uma alternativa de auxiliar e melhorar a distribuio da generalidade da populao para que optem pela utilizao do transporte pblico. Tambm como

16

BALSAS, Carlos Jos Lopes. Urbanismo Comercial em Portugal e a Revitalizao do Centro das Cidades. Lisboa: Gabinete de Estudos e Prospectiva Econmica do Ministrio da Economia, 1999.171p. Dados de ACAP1996, Quadro 55. 17 Idem 16. Dados de 1995.

49

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

35. Planta Topogrfica n 634/1972.15 de junho 1972. In Licena de Obra Na 54/1974. Cmara do Porto e Planta Piso 3. Processo 1/99. Setembro de 1972. In Licena de Obra Na 54/1974. Cmara do Porto.

36. Corte Longitudinal. Processo 1/99. Desenho n 13. Fevereiro de 2000. In Licena de Obra Na 54/1974- Cmara do Porto. Fonte: Projetos fotocopiado de SILVA, Domingos Antonio Almeida da. Os Shoppings Center's no Grande Porto: Novas Dinmicas Urbanas. 2006. 256 f. Prova Final de Licenciatura em Arquitectura, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Porto, 2005/2006.

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

resposta a uma crescente dificuldade de circulao na cidade do Porto, devido ao grande volume de trfego e um sistema inadequado, torna a situao ainda mais crtica em certos pontos. Adotam aes conjuntas como integrao do metro com transportes rodovirios interurbanos, contribuindo com as ligaes complementares rede e reduo de excessivo nmero de terminais rodovirios, como ocorreu na Avenida da Boa Vista e face a Avenida de Frana, projetada pelo arquiteto Souto Moura. Este conjunto de medidas proporcionou a implantao dos diversos shoppings nas reas perifricas do Porto e da cidade de Vila Nova de Gaia, como o Shopping Cidade do Porto (ver figura 45), Arrbida Shopping, Gaia Shopping (ver figura 38), Norte Shopping (ver figuras 43 e 44), Centro Comercial Parque Nascente e Dolce Vita (ver figuras 39, 40, 41 e 42). Os shoppings de carter perifrico encontram-se localizados a primeira coroa da conurbao da Grande Porto (ver figura 37), constituda pelos concelhos perifricos, localizados na envolvncia prxima dos limites administrativos da cidade do Porto (a norte pela Estrada da Circunvalao e a sul pelo Rio Douro), na envolvente da cidade consolidada. Transformando-se em estruturas cada vez mais isoladas, rodeadas de imensos estacionamentos, voltadas para si mesmas e recriando suas verses prprias de cidade de acordos com temticas variadas. Estes modelos de empreendimento aproveitam quase sempre as situaes de limites administrativos, o que os permite usufruir de uma acessibilidade privilegiada junto lgica do automvel, como tambm aproveitar as grandes extenses de reas livres com menores valores fundirios e vantagens na implantao de projetos sem restries de espao.

51

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

37. Foto de Satlite da cidade do Porto com a localizao dos empreendimentos perifricos e em cidades vizinhas. Fonte: Google Earth

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

38.Gaia Shopping_Caia. Fonte: Http://www.lifecooler.com/PortugaI/compras/GaiaShopping 39.40.41.42. Shopping Dolce Vita _Porto. Fonte: http://www.dolcevita.pt/galeria_centro.aspx?param=6xaQnimFh6ShlR4NKdOwDMOIte nDPaOqXphnPWylBMAitlBwfh4Pe7zerEfucW40v8uCgEs05qsM4iBPZIBzny+9JqqWU>a 8VZTOD3cq+kc+TNxKGTPXxbe3wluvWhLpLVC/QxPptlEhOB9TAJgiUBCZI+wHKLZltxD8 edVaHMI= 43.44. Norte Shopping Matosinhos. Foto: Filipe Freitas Fonte:Google Earth 45. Cidade do Porto_Porto. Fonte: h t t p : / / w w w . t d imobil iaria.pt/portf olio Detail. asp?id=33&sector=centroscomerciais8ipais=&localidade=

53

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Em muitos dos casos os grandes empreendimentos comerciais ento inseridos em um complexo de atividades formado por equipamentos de servios, escritrios e habitao, que interligam as vrias partes envolvidas de interesse comum. Quando h carncia de quaisquer das partes, normalmente a empresa responsvel oferece no mesmo empreendimento a implantao desta juntamente o shopping na mesma iniciativa, o que torna o investimento para o cliente muito conveniente. H ainda outro perfil de shopping na periferia que aposta na implantao do empreendimento em reas pouco povoadas da cidade, como o caso do Maia Shopping, nestes casos verifica-se o desenvolvimento destas reas, com construes de habitaes, equipamentos de servios e apoio a populao. Gerando dinmicas urbanas, centralidades onde as pessoas, moram, trabalham e usufruem de espaos de lazer e convivncia, gerando uma nova realidade de cidade policntrica. Manifestou-se no Porto um processo de "Revoluo Comercial" j assistido em outras cidades europeias que resultado de um conjunto de fatores, dentre eles as "modernas" formas de compras, crescente dependncia da utilizao do automvel, diminuio das deslocaes motivadas pela aquisio de produtos, dependncias dos horrios de trabalho, exigncias de conforto climtico e esttico por partes dos consumidores. Shopping _ "downtown"

A primeira modificao trazida pela "Revoluo" deu-se com a implantao de hipermercados, a segunda pela inaugurao de grandes armazns comerciais nas zonas perifricas. Pode-se dizer que estas modificaes no geraram impactos negativos na rea central, enquanto que a terceira e grande modificao dada pela migrao de grandes superfcies comerciais para a periferia trouxe consequncias e reflexos para o futuro da Baixa.

54

O Comercio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

46.47. e 48. Fotos do ViaCatarina - Porto. Fonte: Acervo pessoal da autora.

49. 50. e 51. Fotos do Porto Gran Plaza - Porto. Fonte: Acervo pessoal da autora.

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade Com as modificaes no tecido comercial, crescimento e desenvolvimento da Cidade do Porto, iniciaram o xodo da populao do centro para outras reas. O que fez com que houvesse uma descentralizao e expanso econmica, devido ao processo de industrializao, juntamente com o desenvolvimento dos transportes ocorrido de meados-finais do sculo XIX a meados do sculo XX. A Baixa consolidada comeou a apresentar sinais de decadncia, alterao do uso do solo, diminuio do nmero de estabelecimentos, alguns edifcios passaram a ser ocupados por profissionais liberais, enquanto outros se encontram literalmente abandonados. Esta realidade trouxe altos nveis de degradao aos edifcios, danos devido falta de manuteno nos telhados, clarabias, redes de guas e esgotos. As infiltraes, umidades, grandes reas expostas s intempries e variaes climticas fazem como que os desmoronamentos comeassem a acontecer com certa frequncia, pois as construes so geralmente encaixadas umas nas outras, o que faz com que o processo se propague parcela a parcela. Apesar deste cenrio, alguns empresrios da iniciativa privada acreditaram no futuro da Baixa e iniciam os investimentos na ltima dcada do sculo XX. Em 1989 aprova-se o projeto para construo de um centro comercial nomeadamente Shopping Center, na Rua de Santa Catarina, empreendimento com 38.000 metros quadrados de rea bruta. Inaugurado em Setembro de 1996 o Via Catarina Shopping (ver figuras 46, 47 e 48) conta com 100 lojas, restaurao com decorao temtica e 700 lugares sentados e estacionamento para mais de 500 veculos. O centro tradicional de compras ganha um grande aliado contra a desertificao desta zona da cidade na medida em que o shopping funciona noite e desempenha um papel de complementaridade com os espaos de comrcio tradicional. A partir da inicia-se uma mudana de "fisionomia" da Baixa, uma vez que comeam a ser implantados empreendimentos que fazem um contraponto com outros plos de desenvolvimento da

56

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

cidade em que h elevada concentrao de centros comerciais e shopping, nomeadamente a Boa Vista. O Via Catarina um grande passo para a revitalizao to merecida e esperada da Baixa. Em Novembro de 2007, mais de 10 anos aps a inaugurao do Via Catarina abre o segundo centro de lazer e comrcio da Baixa do Porto, o Shopping Porto Gran Plaza (ver figuras 49, 50 e 51), com rea locvel de aproximadamente 20.000 metros quadrados, oferta de 80 lojas dentre elas moda, lazer, restaurao, bens e servios de consumo e mais de 420 vagas de estacionamento. Localizado na Rua Fernandes Toms e acesso atravs da Rua de Santa Catarina, o empreendimento tem um projeto com traos contemporneos visando trazer nova dinmica ao centro da cidade. Estes empreendimentos oferecem estacionamentos privativos e esto situados em uma regio largamente assistida pelos meios de transportes pblicos tais como metro, autocarro e eltrico, o que favorece a acessibilidade dos visitantes, consumidores e turistas. Possui grande proximidade entre si alm de estarem intimamente ligados as lojas "de ruas" o que considerado um grande contributo, pois funcionam de forma a um complementar o outro. Complexo Multifuncional _ "downtown"

Com intervalo de menos de 3 meses da inaugurao do Porto Gran Plaza, nasce em Janeiro de 2008 na antiga Pedreira Trindade, localizada na Rua Heris e Mrtires de Angola esquina com a Rua Alferes Malheiro, o mais recente empreendimento comercial da Baixa, o Trindade Domus (ver figuras 55, 56, 57). Um edifcio multifuncional com cerca de 18.000 metros quadrados que integram 35 lojas, incluindo restaurao, cerca de 10.000 metros quadrados de rea locvel para escritrios e mais de 500 vagas de estacionamento.

57

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade Dentro do contexto de "Revoluo Comercial" os trs ltimos empreendimentos citados demonstram a fase que a cidade do Porto est vivendo desde o final do sculo XX. So sinais do incio de um ciclo de inovao e investimentos no centro das cidades que uma tendncia em toda a Europa. Medidas urbansticas em conjunto com inovaes comerciais tais como: - adio de vias para pedestres; - estruturao do trnsito para melhor circulao; - implantao de mobilirios urbanos adequados; - desenvolvimento de projetos de culturais e recreativos; - implantao de equipamentos comerciais modernos e atrativos; - remodelao e modernizao do comrcio tradicional; - programas de policiamento intensivo; So aes que tornam a Baixa um local agradvel, onde as pessoas gostem de estar, de ver e serem vistas, de passear, de se encontrar e se divertir para alm de fazerem compras, reafirmam que a Baixa pode ser um local capaz de atualizar-se e voltar a fazer parte da vida das pessoas. Para alm das GSM citadas acima se encontra em andamento uma grande obra de reabilitao e revitalizao de um quarteiro da Baixa do Porto com frentes para a Praa da Liberdade, Estao de So Bento (Praa Almeida Garrett) e para o Largo dos Lios, o qual ser denominado neste trabalho como Complexo das Cardosas (ver figuras 52, 53 e 54).

58

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

52. 53. e 54. Fotos do Complexo das Cardosas Porto. Fonte: Acervo pessoal da autora.

55. 56. e 57. Fotos do Trindade Domus - Porto. Fonte: Acervo pessoal da autora.

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

,"i

s ,-* _
'

T'\
' .

ft
\

(D) r
;
'

Vi

1
V . " .

' . J ' r
M
Grandes Superfcies Multifuncionais

o*
/

. . .

. . . K.

>

'j=.

w ^
mk

Hf-*>i
Cultura e Lazer (~\ 16-Cadeia da Relao 17 - Mercado Ferreira Borges 18-Casa do Infante 19 - Palcio da Bolsa 20 - Cooperativa Arvore 21 -Galeria Miguel Bombarda Grandes Superfcies Multifuncionais A. ViaCatarina B. Porto Gran Plaza C. Trindade Domus D. Complexo das Cardosas

1 Capela das Almas 2 - Mercado do Bolho 3 - Igreja da Trindade 4 - Paos do Concelho 5 - Estao de S. Bento 6 - S Catedral 7 - Pao E piscopal 8 - Seminrio g - Casa dos 24 10 - Igreja de S. Loureno (Grilos) 11 - Convento de S. Joo Novo 12 - Igreja da Misericrdia 13 - igreja e Torre dos Clrigos 14 - Livraria Lello 15 - Reitoria da Universidade do Porto

1 - Teatro Nacional do S. Joo 2 Cinema Batalha 3 - Teatro S da Bandeira 4 Rivoli 5 - Coliseu e Cinema Passos Manoel 6 - Cof Magestic 7 - Ateneu Comercial do Porto 8 - Caf Brasileira 9-CulturGest 10-CafCuarany 11 - Caf Aviz 12 - Caf Ceuta 13 - Auditrio Nacional Carlos Alberto 14-Caf Progresso 15 - Caf ncora D'ouro

60

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

O projeto de reabilitao do quarteiro prev a implantao de hotel de grande qualidade no edifcio de maior valor arquitetnico, o Edifcio das Cardosas, a reabilitao do "miolo" do quarteiro com a implantao de um amplo parque de estacionamento subterrneo, uma grande rea comercial locvel e ainda uma praa, espao pblico de lazer instalado acima da rea comercial. Alm de reabilitar os edifcios que compe os limites do quarteiro, realizando a remodelao dos pavimentos do rs do cho para serem utilizados como reas comerciais e os pisos superiores como unidades habitacionais. Como forma complementar do plano de reabilitao e revitalizao do quarteiro sero realizadas intervenes nos arruamentos e no espao pblico que o rodeia. Nascem ento os complexos multifuncionais que unem e um s edifcio ou em um conjunto edificado diversas atividades vitais para a dinmica do quotidiano na cidade tais como: comrcio, trabalho, habitao, lazer, estacionamento, estaes de metro e ainda o espao pblico na sua essncia, rodeado por um conjunto arquitetural de elevado valor histrico e cultural.

61

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

59. Foto de Satlite da cidade do Porto com a marcao das GSM perifricas e das GMS na Baixa do Porto. Fonte: Google Earth.

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

63

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

3_ Arquitetura das "grandes extenses comerciais" na cidade consolidada

64

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Neste captulo sero estudados quatro Grandes Superfcies Multifuncionais (GSM) presentes no centro da cidade do Porto, conforme as categorias: Shopping: a. Via Catarina b. Porto Gran Plaza

Complexo Multifuncional: c. d. Trindade Domus Complexo das Cardosas

Os empreendimentos acima citados foram selecionados devido s suas localizaes e excentricidades no que se refere ao tema em estudo. Sero analisados segundo a abordagem de interveno arquitetnica, valor esttico, componente inserida na cidade consolidada e quanto ao contributo para a reabilitao e revitalizao da regio e do permetro no qual esto inseridos. A anlise referente utilizao de equipamentos comerciais como ferramentas de reabilitao urbana inicia-se com citao de experincias estrangeiras na interveno urbana e gesto de centros histricos, em especial Estados Unidos da Amrica e Reino Unido. 3.1_ Ferramenta de reabilitao urbana As GSM generalizaram-se por quase todo o mundo, depois de serem um modelo aplicvel em diversos contextos. Seu significado ganha novos contornos e uma forte importncia nos centros urbanos, porm sua propagao deixa marcas no tecido urbano e no territrio da cidade consolidada.

65

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Os modelos multifuncionais aplicados aos centros histricos das cidades desempenham a funo de suprir as carncias locais por terem um formato diversificado composto por galerias comerciais, edifcios de escritrios, habitao e estacionamento, situados em locais de conexo rpida aos transportes pblicos como estaes de metro e/ou comboio. Os novos formatos comerciais conseguem adaptar os edifcios aos novos usos e necessidades desta sociedade, transformando-se em um instrumento de "devoluo" de qualidade de vida, conforto e comodidade ao o centro histrico degradado e desertificado. O universo do consumo alterna "passage" com coberturas envidraadas, ruas pedonais a cu aberto, escadas rolantes, elevadores e conexes rpidas. Interligam lojas, grandes reas de restaurao, zonas de estar e de lazer, onde os espaos pblicos e privados se misturam e se complementam a cada esquina. O comrcio configura-se em um forte elemento de atrao de massas, fomenta a vida pblica e devolve "downtown" a condio de centralidade dando vida cidade, ou seja, revitalizando.

A revitalizao urbana compreende a melhoria da componente fsica, socioeconmica, cultural, histrica e poltica do centro das cidades. O objetivo principal normalmente aumentar ou melhorar a habitabilidade e a sustentabilidade da comunidade local atravs da atrao e aumento das oportunidades de emprego, comrcio, recreio e lazer e da garantia de mais e melhores servios de apoio aos diferentes grupos sociais que a residem, trabalham, fazem compras ou simplesmente visitam as reas centrais das cidades (ver quadro da pgina 67).18

Department of Landscape Architecture and Regional Planning University of Massachusetts (Estados Unidos da Amrica). O Urbanismo Comercia/ e as Parcerias Pblico-Privado para a Gesto do Centro das Cidades, Ensinamentos da Experincia Estrangeira. Amherst, 2000.119 p.

66

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

O quadro a seguir evidencia as importncias da revitalizao do centro das cidades.

Melhoria da imagem da cidade

- 0 centro a rea que normalmente cria nos visitantes as primeiras impresses sobre a cidade

Utiliza os edifcios existentes

- Contribui para um crescimento urbano sustentvel atravs da reutilizao do edificado existente

Cria um esprito de comunidade

- Garante uma localizao central para projetos que podem afetartoda a comunidade

Promove

variedade

nas

ofertas

do

- Quanto mais lojas existirem numa mesma rea mais pessoas se juntam para l comprar - Reduz os custos com segurana e salubridade e desencoraja vandalismo

comrcio a retalho Previne o declnio urbano

Perpetua o carter e a histria da cidade

- Contribui para que os sinais do passado possam ser retidos e a histria possa ser preservada para as geraes futuras

Promove a atividade econmica

- As atividades econmicas localizam-se onde as pessoas se deslocam e onde o dinheiro gasto, assim aes de revitalizao podem potenciar uma fileira

19

Idem 18. Adaptado de Community Assistance Center (1999) Learning to Lead: A Primer on Economic Development Strategies. C15: Downtown Revitalization; Pginas da Internet: http://edd.cted.wa.gov/cac/learnlead.htm

67

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

econmica j existente Cria riqueza e investimento localmente - Promove atividade econmica dentro da comunidade, a qual pode ser tambm contribuindo para que reinvestida os localmente no

consumidores

necessitem de se deslocar s localidades vizinhas para realizarem as suas compras Aumenta as oportunidades de emprego - Cria novos empregos e valoriza os indivduos mais empreendedores Contribui para que o centro recupere o estatuto de local de compras na cidade - Atrai consumidores de fora da cidade

Nos dias de hoje necessrio compreender o patrimnio histrico como um organismo vivo em constante transformao que seja capaz de integrar-se ao desenvolvimento da cidade ativamente e no seja condenada a condio de museu na qual muitas vezes tem a tendncia. Estados Unidos A revitalizao urbana nos Estados Unidos iniciou-se h muitas dcadas, aps passarem por diversas experincias possuem agora estratgias mais organizadas que se encontram divididas em quatro grupos principais de interveno: a. pedonizao das ruas comerciais principais; b. reconverso de edifcios histricos em lojas de especialidade, restaurantes e locais de lazer;

68

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

c. construo de centros comerciais nos centros das cidades; d. construo de empreendimentos de usos mistos que vo desde hotis e palcios de congressos at terminais de transportes. Nos Estados Unidos predomina a idia de que o desenvolvimento comercial passa pelo retorno ao centro da cidade, em que o contexto urbano ou citadino o principal objetivo, tambm denominado pelos americanos como "sense of place". Este desenvolvimento abrange uma grande variedade de formatos e solues comerciais. Entre estas vrias solues comerciais e urbansticas destacam-se os chamados

desenvolvimentos temticos ou "destinos comerciais" que consistem em conjugar num mesmo quarteiro, reas de recreio e de lazer, restaurantes, lojas de retalho especializado, unidades residenciais e lojas alimentares. Esta tendncia resulta tambm do fato do comrcio, dito tradicional, ser importante na habitabilidade do centro das cidades. Assim, nos Estados Unidos, as ruas principais de muitas cidades que outrora estavam vazias e muitas delas em completa decadncia urbana, esto sendo revitalizadas e ocupadas com negcios lucrativos que atraem muitos consumidores e residentes. Por outro lado, tem-se verificado que h intervenes urbanas que destroem bairros inteiros e no apenas quarteires para construir estes "destinos comerciais" com o objetivo de revitalizar o comrcio urbano. Estas novas reas temticas tendem a atrair classes de consumidores com possibilidades econmicas mais elevadas, os quais compram em cadeias nacionais e internacionais especializadas. Estes planos de ao levantam preocupaes quanto s reas que supostamente deveriam ser revitalizadas e esto sendo destrudas.

69

O Comrcio e a Cidade: As " g r a n d e s superfcies m u l t i f u n c i o n a i s " na reabilitao e na paisagem da cidade

O artigo "Initiative for a Competitive Inner-City" escrito por Michael Porter revela que o poder de compra nos centros das cidades duas a seis vezes maior que nos subrbios20, o que desencadeou a tendncia do regresso dos supermercados e das cadeias alimentares para as reas centrais das cidades norte americanas21. Porm, a falta de lotes para construo, a dificuldade em fazer emparcelamento quando h lotes disponveis, a dificuldade de implantar determinados usos nos lotes pr-existentes e compatibiliz-los s necessidades modernas dos futuros estabelecimentos condicionam o

desenvolvimento comercial dos centros das cidades. Por ltimo, outra tendncia muito importante o tirar partido dos chamados nichos de mercado. A aposta nestes passa por estratgias de desenvolvimento comercial especializadas em que os centros das cidades competem em reas e segmentos do mercado que no esto abrangidos pelos estabelecimentos dos centros comerciais ou pelos prprios hipermercados. Estas estratgias so normalmente dirigidas a um determinado grupo de clientes atravs da venda de produtos especficos ou atravs da criao de um ambiente de compras que no pode ser encontrado nos centros comerciais mais perifricos. A procura e a aposta no desenvolvimento de nichos de mercado nos centros das cidades Americanas esto sendo vivamente implementadas com resultados francamente positivos.22

20

Department of Landscape Architecture and Regional Planning University of Massachusetts (Estados Unidos da Amrica). O Urbanismo Comercial e as Parcerias Pblico-Privado para a Gesto do Centro das Cidades, Ensinamentos da Experincia Estrangeira. Amherst, 2000.119 p. Dados de CIC & Pricewaterhouse Coopers (1999) The Inner-City Shopper: A Strategic Perspective. ICIC: Boston. Tambm disponvel em http://www.icic.org/. 21 Idem 20. Dados de: Lavin, Marilyn (1999) Problems and opportunities of retailing in the US "Inner City". Journal of Retailing and Consumer Services, 7: pp.47-57. 22 Department of Landscape Architecture and Regional Planning University of Massachusetts (Estados Unidos da Amrica). O Urbanismo Comercial e as Parcerias Pblico-Privado para a Gesto do Centro das Cidades, Ensinamentos da Experincia Estrangeira. Amherst, 2000.119 p. Dados de Milder, N. (1997) Niche Strategies for Downtown Revitalization. Downtown Research and Development Center: Nova Iorque.

70

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Providence _ Rhode Island _ Estados Unidos23 A cidade de Providence a capital do estado Americano de Rhode Island, o menor estado dos Estados Unidos. Assim como outras cidades americanas, Providence viu o seu centro urbano sofrer grandes transformaes nos ltimos 30 anos. Sofreu tambm de um modo muito acentuado as consequncias da suburbanizao Americana do ps-guerra, mas conseguiu na ltima dcada, devido tambm liderana e empatia do seu presidente da cmara, estabelecer parcerias de revitalizao e desenvolvimento urbano com o sector privado que mudaram radicalmente a imagem da cidade.24 Providence foi denominada uma das cidades mais habitveis nos Estados Unidos (City Livability Award) pela Conferncia de Presidentes de Cmara (United States Conference of Mayors) em 1994. Entre os principais projetos levados a cabo encontram-se o "WaterPlace Park" e o "River Relocation Project" (Ver Figura 60). Trata-se de dois projetos que restituram cidade a possibilidade de desfrutar de cursos de gua cobertos por pontes devido a problemas de poluio e de outros espaos pblicos de recreio e lazer nas suas margens. 25 Para alm de outros projetos em frentes urbanas ribeirinhas, o centro de Providence no foi tambm esquecido. Uma srie de projetos urbanos foi implementada para melhorar a habitabilidade no centro e atrair residentes e visitantes. Entre eles destaca-se a designao de "the Main Street

Department of Landscape Architecture and Regional Planning University of Massachusetts (Estados Unidos da Amrica). O Urbanismo Comercial e as Parcerias Pblico-Privado para a Gesto do Centro das Cidades, Ensinamentos da Experincia Estrangeira. Amherst, 2000. pp. 53 e 54. 24 Idem 23. Dados de Motte, Mark e Weil, Laurence (2000) Of Railroad and regime shifts. Downtown Renewal in Providence, Rhode Island. CITIES, 17(1): pp.7-18. 25 Idem 23. Dados de Balsas, Carlos (1999) City Center and Waterfront Revitalization in the USA, Lessons from Brownfield and Festival Marketplace Developments. Proceedings of the "35th international Planning Congress 'the Future of Industrial Regions' of the International Society of City and Regional Planners (ISoCaRP)". Gelsenkirchen (Alemanha), 17 a 20 de Setembro, 1999: pp.81-86.

23

71

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

60. e 61. Fotos da Cidade Providence Estados Unidos da America. Fotos: Carlos Balsas. Fonte: Department of Landscape Architecture and Regional Planning University of Massachusetts (Estados Unidos da Amrica). 0 Urbanismo Comercial e as Parcerias PblicoPrivado para a Gesto do Centro das Cidades, Ensinamentos da Experincia Estrangeira.

,
^. 1 'litum
9 - * " " " *

.".'Ijfi jMiit

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Program" para o eixo da Broad Street, os grandes investimentos no tratamento dos espaos pblicos e por ltimo a valorizao da cultura como um vetor privilegiado na revitalizao e regenerao urbana do centro da cidade (ver figura 61). De modo a tirar partido da existncia de universidades e institutos de renome internacional na cidade, e.g. Brown University e Rhode Island School of Design, a cmara delimitou uma rea da cidade onde deu subsdios e privilgios especiais a jovens e artistas que quisessem viver no centro da cidade. 2 Esta medida, juntamente com a implementao de um novo plano de urbanizao feito pelo conceituado arquiteto e lder do movimento Novo Urbanismo -Andrews Duany - contribuiu de modo decisivo para o sucesso urbano registrado em Providence na ltima dcada.27 Europa Devido ao elevado nmero de pases que compe a Europa, as condies histricas, geogrficas, culturais e econmicas destes diferentes pases so fatores que condicionam muito os processos de planejamento e intervenes urbanas. Experincias mostram uma grande diversidade em termos de natureza, timing, internacionais. A revitalizao comercial est normalmente associada revitalizao urbana e a programas de melhorias dos transportes, dos espaos pblicos, da segurana e do ambiente urbano de uma forma ampla complementam as aes integradas nas cidades europeias. processos, escalas e tipos de interveno de revitalizao entre os cenrios

Idem 23. Dados de Schamess, Gil (1996) Lofty plans for artists: here's a way to help spur downtown revitalization. Planning, 62(8): pp.16-19. 27 Idem 23. Dados de the Providence Plan (tPP) (1995) Designation as an Enterprise Community. TPP: Providence.

73

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade Reino Unido O Reino Unido o pas que mais tem produzido investigao na rea de revitalizao urbana e comercial, pois o pas que mais sofreu com o desenvolvimento comercial na periferia das cidades a seguir aos Estados Unidos. 28 Muitos esforos em conjunto com instituies pblicas, privadas e at de carter voluntrio e/ou cvico foram realizados para desenvolver aes de gesto voltadas para a revitalizao do centro das cidades29, conforme os exemplos a seguir. Reading _ Reino Unido Localizada a noroeste de Londres, Reading um municpio com cerca de 120 mil habitantes que nos ltimos 30 anos passou de uma cidade industrial (indstria de lmpadas, cerveja e biscoitos) a uma cidade moderna baseada no desenvolvimento de empresas de software, finana e servios. Aps uma proposta para a construo de um grande centro comercial na zona perifrica da cidade, em 1989, Reading foi uma das primeiras cidades a designar um gestor para o seu centro. Atualmente as atividades baseiam-se em parcerias entre comerciantes, investidores, prestadores de servios, imprensa, poltica e a autarquia local para o desenvolvimento e implantao de uma gesto com um perfil de interveno estratgica, os quais se renem periodicamente para avaliar e definir metas. Um conjunto de aes fez de Reading um caso de sucesso no que diz respeito revitalizao do seu centro urbano atravs de medidas diretamente ligadas revitalizao comercial, tais como: telecomunicaes, alta

Idem 23. Dados de O Reino Unido o pas que possui mais centros comerciais (1.300 centros comerciais) a seguir aos Estados Unidos, ver: British Council of Shopping Centres (1998) The Shopping Centre Industry - Its Importance to the UK Economy. BCSC: Londres, p.3. 29 Idem 23. Dados de Evans, Richard (1997).

74

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

- pedonizao da rua principal; - implementao de parques de estacionamento perifricos (park and ride); - instalao de um circuito de cmaras de vdeo de segurana, entre outros; - construo de um grande centro comercial adjacente ao centro tradicional da cidade (ver figura 63). O shopping denominado "The Oracle" (ver figura 64) um dos dez maiores centros comerciais de todo o Reino Unido, inaugurado em 23 de Setembro de 1999. Possui trs pisos e cerca de 90 lojas, com rea superior a 76.000 metros quadrados e 2.300 espaos de estacionamento. Uma equipe de mais de 50 arquelogos trabalhou em escavaes arqueolgicas, de 1996 a 1998, no local onde foi desenvolvido o Oracle. Encontraram diversos objetos que atualmente fazem parte de uma coleo de mais de 65.000 peas provenientes da "Oracle Projeto de Escavao", incluindo cermica, metal, telha, tijolo, ossos e peles de animais. 3 Dados recentes mostram que este empreendimento est atuando como um catalisador de investimento para a cidade. Para alm desta estratgia de revitalizao urbana, h a destacar os esforos da cmara municipal em promover parcerias para a reconverso de edifcios antigos em usos mistos de comrcio no piso trreo e habitao nos pisos superiores. Por ltimo, tambm importante realar o papel importante que o gestor do centro da cidade tem na coordenao de todos os projetos respeitantes ao centro da cidade e na monitorizao regular dos progressos atingidos. 31

30

Idem 23. http://en.wikipedia.org/wiki/The_Oracle,_Reading 31 Idem 23. Oracle (1999) e Balsas, Carlos (2000). Quin, Simon (2000) Reading Town Centre Monitor 2000. Reading Town Centre Management: Reading (fotocopiado).

75

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

62. Foto da Cidade Staines Estados Unidos da America. Fotos: Carlos Balsas. 63. Foto externa do shopping na cidade de Reading - Estados Unidos da America. Foto: Carlos Balsas. 64. Foto do Shopping Oracle na cidade de Reading - Estados Unidos da America. Foto: Carlos Balsa.

Mnn
A w ^ t i 1

W^r^ ndHfcp ^L"jjjji3 53^^^

Fonte: Department of Landscape Architecture and Regional Planning University of Massachusetts (Estados Unidos da Amrica). O Urbanismo Comercial e as Parcerias PbiicoPrivado para a Gesto do Centro das Cidades, Ensinamentos da Experincia Estrangeira. Amherst,
2000.119 p.

76

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Staines - Reino Unido Staines situa-se no subrbio de Londres, prxima ao aeroporto de Heathrow, possui cerca de 90 mil habitantes que iniciaram os esforos para a gesto do centro da cidade em 1998 com uma viso estratgica e o seguinte lema: "encorei/ar os potenciais intervenientes

pblicos e privados a trabalharem em conjunto para planear, revitalizar e manter o centro da cidade com benefcios para todos os residentes, investidores, utilizadores e visitantes"32 Os setores que ganharam prioridade no planejamento das intervenes no centro de Staines foram: o desenvolvimento comercial, trfego e acessos, qualidade ambiental, segurana e promoo. Com a abertura de dois novos shoppings no centro da cidade, nomeadamente o "Two Rivers Shopping Centres" em 1998, verifica-se mais um exemplo em que os centros comerciais fomentam a revitalizao das reas centrais. Exercem um papel de motor de desenvolvimento para a economia local, atraindo mais pessoas para o centro da cidade e contribuindo decisivamente para melhorar a oferta comercial (ver figura 62). Para alm destes dois novos centros comerciais, que tambm incluem a construo futura de um complexo de recreio e lazer com 10 salas de cinema, lojas comerciais, restaurantes e uma academia de ginstica. O fechamento da rua central ao trfego automvel, a melhoria da acessibilidade para idosos e deficientes motores atravs do sistema shopmobility, assim como a melhor limpeza das ruas, a instalao
32

Idem 23. McClurg-Welland, Ian (1999) Commercial Monitoring Scheme. Staines Town Centre: Staines.

77

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

de um circuito de cmaras vdeo de segurana, a realizao de atividades de promoo e marketing e a avaliao dos progressos registrados atravs da realizao de relatrios plurianuais encontram-se entre as principais atividades de gesto do centro da cidade de Staines.33 Frana O fenmeno das grandes extenses comerciais perifricas aconteceu tambm nas cidades francesas nos ltimos 20 anos, levando ao declnio muito acentuado do comrcio tradicional no centro das cidades. Deve-se tambm ao fato das autoridades locais se terem focado no planejamento fsico dos novos formatos comerciais, assim como nas intervenes de revitalizao urbana e no nos componentes econmicos, o que levou a incoerncias nas organizaes e logstica dos estabelecimentos em muito locais. Acredita-se que preciso dedicar mais ateno a um planejamento de integrao econmica e urbanstica para que o comrcio do centro entre em um sistema de complementaridade para com o comrcio da periferia para que amplos possam se desenvolver.34 Nasceu assim a Federao Nacional dos Centros de Cidade com o objetivo de promover a habitabilidade das cidades, melhorar a imagem urbana enquanto local agradvel para viver e passear, de modo a atrair visitantes e consumidores.35

Idem 23. McCIurg-Welland, lan (1999) Management Business Plan 1999-2001. Staines Town Centre: Staines. Idem 23. Ver por exemplo: Pron, Ren (1998) L'urbanisme commercial la Franaise. Les Annales de la Recherche Urbaine, 78, Maro: pp.5-11; e tambm: Bonneville, Marc e Bourdin, Virginie (1998) Planification Urbaine et Dveloppment Commercial. Les Annales de la Recherche Urbaine, 78, Maro: pp.13-19. 35 Idem 23. URBED (1997) Town Centre Partnerships - Survey of Good Practice. Association of Town Centre Management: Londres, P-434

78

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Alemanha A Alemanha passou por um processo parcialmente diferente de outros pases europeus. Apesar de muitos dos seus centros urbanos terem sido destrudos durante a Segunda Guerra Mundial o pas possui fortes associaes com uma mentalidade que apoia o desenvolvimento de um centro urbano destinado aos pedestres e aos ciclistas, conseguindo responder s necessidades do comrcio tradicional sem que fossem necessrias grandes alteraes.36 Munique _ Alemanha O projeto do centro comercial "Cinco Ptios" (tambm chamado CttyQuartier - ver figura 65) finalizado em maro de 2003, est localizado em uma das superfcies mais antigas da cidade de Munique anteriormente pertencente cruzada trimestre, que teve uma posio muito especial ao longo dos sculos. Devido influncia clerical no passado, encontram-se nesta zona grandes distritos de mosteiros Agostinos, Jesutas, Carmelitas e Teatinos, o que caracterizava uma atmosfera especial complementada com o Frauenkirche, o cemitrio Kollegiatstifts e casas ao redor da igreja e do Hospital Salvator Rochus. O projeto integra a possibilidade de conservao e o desenvolvimento comercial e urbanstico. um bom exemplo de como valorizar um edifcio histrico com intervenes modernas no centro tradicional de uma metrpole. Atravs de projetos como este nascem pequenos bairros que se desenvolvem atravs de grandes espaos urbanos pela composio de um programa variado contendo empresas, restaurantes, comrcio e habitao. Um espao urbano vivo que se desenvolve em conjunto com a cultura instituda pelo contexto no qual se encontra inserida.

Idem 23. URBED (1997), p.6.

79

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

65. Fotos do CityQuartier em Munique - Alemanha. Fonte:HERZOG e MEURON. El Croqui the monumento e intimidad. Madrid,n. 129, 2006.

80

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

JS^

WaJ&L.
66. Quarteiro do CityQuartier antes e depois da obra. 67. Cortes

Pilios y fMHft ' Coy3 and passai!

Nucm conttiucciOAM I H M tutor*

68. Plantas das novas construes, ptios e passeios do CityQuartier em Munique Alemanha. Fonte: HERZOG e MEURON. El Croqui the monumento e intimidad. Madrid.n. 129,2006.

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Os Cinco Ptios so a simbiose entre tradio e modernidade, um marco arquitetnico para o desenvolvimento estvel e a reinterpretao da cidade. O quadro familiar elegante e fachadas externas preservadas criam o acesso ao novo habitat no corao do centro da cidade. Localizado a apenas alguns metros de distncia de um excelente sistema de transporte pblico com metro, nibus e eltricos, assim como de diversos parques de estacionamento para automveis particulares. A velha cidade descobre novamente a vida atravs das passagens e ptios para fazer compras, passear e desfrutar os espaos. A arquitetura dos edifcios histricos entra em harmonia com os novos materiais e formas em vidro e ao que seguem as passagens e os ptios com coberturas transparentes. As intervenes (ver figuras 66, 67 e 68) realizadas neste equipamento comercial condizem com as tradies da cidade de Munique devido comunicao de seus tpicos ptios para reunio e convivncia das pessoas nas reas urbanas, interligadas s passagens no apenas para se viver, mas para desfrutar dos espaos.37 O que a priori poderia ser visto como um problema se transformou em uma mais valia para o projeto. A interveno nos edifcios existentes trouxe a possibilidade da criao de um local extico com uma sucesso de formas e espaos inesperados que constituem um complexo totalmente novo e que abriga restaurantes, cafs e lojas, cortados inusitadamente por ptios que interligam a cidade consolidada. O shopping contribui para a inovao comercial e arquitetnica do centro da cidade de Munique e a interveno e originalidade do projeto arquitetnico transformaram um simples passeio em um shopping numa agradvel experincia urbana.

37

Idem 23. http://www.fuenfhoefe.de/index.php?SESSIONID=835525a28bfodi3de69446af8dcod9a5&Action=showHome

82

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Espanha Segundo o relatrio do Primeiro Congresso Europeu de Comrcio e Cidade realizado em Mlaga, em 1999, a Espanha est buscando solues de carter preventivo ao declnio econmico e urbano do centro das suas cidades. Tendncia que no se limita aos centros, mas se estende a nvel regional e local. Ao nvel central, a Direccin General de Comercio Interior organismo dependente do Ministrio de Economia y Hacienda, coordenou e publicou em 1998 trs estudos sobre a temtica da revitalizao comercial das cidades: Centros Comerciales Abiertos, Gerentes de Centros Urbanos, e Comercio y Planeamiento Urbano - Recomendaciones para la ordenacin de las actividades comerciales en el planeamiento municipal. Ao nvel regional, vrios entidades governativas tm aprovado e recomendado programas e metodologias para a revitalizao comercial do centro das cidades. Dois desses exemplos so os Programas de Orientacin para los Equipamentos Comerciales da Generalitat de Catalunya e a Medologa de Trabajo para la Revitalizacin Comercial de los Cascos Histricos da Consejera de Industria, Comercio y Turismo da Junta de Castillla y Len. Ao nvel local encontramos ainda cidades como Barcelona e Santiago de Compostela, que desde h alguns anos a esta parte tm vindo a exercer esforos para revitalizar as suas reas comerciais. Em Barcelona de destacar todo o apoio que tem sido dado revitalizao da rede de mercados pblicos, quer no centro da cidade quer no centro dos bairros mais perifricos.38

Idem 23. Ver por exemplo: Balsas, Carlos (1998) Quality of Life and City Center Commercial Activity, a Southern European Study. International Journal of Iberian Studies (UIS), 11(2): pp.3747. E tambm: Gonzalez, Roman (1999) Estratgias de Desarrollo Comercial En La Ciudad Histrica de Santiago de Compostela. Artigo apresentado na conferncia: "Comrcio, Cidade e Qualidade de Vida". Coimbra, 7-8 de Julho.

83

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Sucia Assim como outros pases citados, a Sucia j possui uma associao de gesto do centro das cidades que tem como objetivo dar incentivos para a promoo da revitalizao dos centros. As atividades de gesto do-se atravs de parcerias pblico-privadas e colaboradores nas quais j foram registradas mais de 50 aes em todo o pas.39 Itlia Pases como a Itlia que possui muitas reas e edifcios de valor histrico, cultural e arquitetnico, o que dificulta ou at impossibilita a adaptao s transformaes dos formatos comerciais, torna as cidades obrigadas a desenvolver novas formas de revitalizar e preservar os seus centros.40

Concluso
A ideia central desta seo realar a tendncia das sociedades a regressar aos contextos citadinos, cidade consolidada. As intervenes de requalificao e de revitalizao dos centros das cidades tm contribudo muito para a efetivao desta tendncia e para a criao de uma imagem positiva e promoo e integrao das diferentes funes urbanas: comercial, residencial, servios, recreio e lazer, 24 horas por dia. Com base nesta premissa realizou-se uma pesquisa voltada para diversos pases europeus, porm com maior enfoque nos Estados Unidos e Reino Unido no que se refere s prticas de revitalizao e gesto dos centros urbanos, centrado na importncia dos novos formatos comerciais, nomeadamente as
39

Idem 23. Forsberg, Hakan et ai. (1999) Town Centre Management by Co-operation, Evidence from Sweden. CITIES, 16(5): pp.315-322 40 Idem 23. Department of the Environment, Transport and the Regions (1998) Urban Exchange Initiative. Pginas da Internet: http://regeneration.detr.gov.uk/uei/index.htm

84

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

GSM. Apesar da grande diversidade de programas de interveno, a estratgia comum maior parte das cidades o desenvolvimento de uma gesto pr-ativa das reas comerciais atravs do estabelecimento de uma nova organizao e tendo por base parcerias de colaborao e de coordenao de recursos, entre os principais agentes da cidade. A cada dia as mudanas e as transformaes so mais rpidas e intensas, devido capacidade de deslocao, internacionalizao do capital e tambm aos novos hbitos de consumo e de lazer. Deste modo, torna-se relevante no s para a sobrevivncia das cidades, mas para a prosperidade de seus habitantes, trabalhadores, compradores e utentes, que as cidades se transformem positivamente, de modo a atrair novos plos criadores de riqueza e modernizar os servios e as atividades j existentes. Aps a realizao de estudos de caso, verificou-se que a ao de revitalizao de centros urbanos uma tarefa global, que normalmente alcana o sucesso mais facilmente quando realizada atravs de parcerias entre os setores pblicos e privados, juntamente com o envolvimento das comunidades locais, investidores privados, organizaes no governamentais e cidados em prol dos interesses comuns. O desenvolvimento comercial e dos formatos comerciais, quanto arquitetura, metragem quadrada e tipologia so tambm dados importantes, pois tiveram contribuies diretas para o declnio dos centros urbanos tradicionais a partir de suas implantaes na periferia de muitas cidades. Encontramse no papel de elemento inovador do centro urbano, que fomenta o desenvolvimento e as atividades. As inovaes tecnolgicas e comerciais trazem mais valias como o aumento da diversidade de ofertas, competitividade e diminuio dos preos. O comrcio dito "tradicional" deve atingir uma posio de concordncia com os centros comerciais, quanto forma de funcionamento, horrios e estratgias, para que possam coexistir em um sistema de complementaridade no qual cada um tem as suas particularidades e vantagens. Assim podero se transformar em aliados no combate desertificao dos centros urbanos, contribuindo para a revitalizao e transformao dos centros em zonas agradveis e

85

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade atrativas para consumidores e visitantes realizarem compras e passeios em diversos tipos de comrcio que se complementam. Principais Caractersticas das Parcerias com e sem Sucesso Parcerias com Sucesso Consenso parceria Respeito e confiana entre os parceiros Liderana de um indivduo ou grupo de indivduos Empenho em interesses crticos Objetivos irreais sobre a necessidade da Parcerias sem sucesso Histria de conflitos entre os principais envolvidos Manipulao ou dominao de um parceiro Inexistncia de objetivos claros

desenvolvido de um modo claro e aberto Tempo para constituir a parceria Mandatos e agendas comuns Desenvolvimento de modos de trabalhar comuns e flexveis Boa comunicao Tomadas de deciso colaborativas e Falta de comunicao Desequilbrios de poder e controlo Prazos irreais Agendas paralelas Diferentes filosofias e modos de trabalhar

Idem 23. Moote, Ann (1995), pp.3-4.

86

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

consensuais Gesto organizacional efetiva Benefcios potenciais a alcanar excedem as possibilidades de recursos e de tempo

Porto _ Portugal Assim como os demais pases estudados, Portugal est no crculo dos pases que se preocupam com a recuperao de suas cidades e est se esforando e tomando medidas concretas para reverter este quadro. Diversas organizaes governamentais foram criadas ao longo dos anos a fim de frear o processo de desertificao do Porto e promover a recuperao dos edifcios, introduzindo novas condies de conforto, segurana e habitabilidade. Hoje, a cidade do Porto conta com a Porto Vivo, SRU - Sociedade de Reabilitao Urbana da Baixa Portuense S.A., uma empresa de capitais pblicos do Estado (I.N.H.) e da Cmara Municipal do Porto, que tem como misso conduzir o processo de reabilitao urbana da Baixa Portuense, luz do Decreto-Lei 104/2004, de 7 de Maio. Criada em 27 de Novembro de 2004, a SRU tem a funo de orientar e elaborar o processo de interveno na cidade consolidada. Atua como mediador entre as partes, tais como, proprietrios e investidores, proprietrios e arrendatrios e caso seja necessrio, toma a seu cargo a operao de reabilitao de acordo com os meios legais que lhe foram conferidos. Uma das estratgias de interveno a delimitao de uma rea prioritria denominada de ZIP (Zona de Interveno Prioritria). Quarteires selecionados devido aos seus estados crticos avanados constituram assim as primeiras experincias deste modelo na rea Crtica de Recuperao e

87

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Reconverso Urbanstica do Porto. A Porto Vivo o rgo motivador das populaes, instituies e agentes econmicos em torno de um processo de reabilitao urbana, que pretende aproveitar as oportunidades que a Baixa e Centro Histrico do Porto possuem. O estudo realizado por instituies, agentes locais, potenciais investidores e parceiros em torno do processo de planejamento estratgico definiu um programa de aes e uma zona de interveno para os prximos anos. De acordo com a metodologia que foi definida pelo estudo, sero criados e dinamizados trs grupos de trabalho, que venham a assumir a responsabilidade pela reflexo estratgica e o planejamento de aes a desenvolver em trs reas distintas: a. Atividades econmicas e turismo; b. Espao pblico e segurana e c. Cultura e animao urbana. A Zona de Interveno Prioritria, identificada na figura 69, compreende uma rea com cerca de 500 hectares, cujos limites extremos so, a sul, o rio Douro, a norte, a Praa do Marqus/Constituio, a oeste, a Rua da Restaurao/Carvalhosa e, a leste, o Bonfim. A ZIP engloba o Centro Histrico do Porto (classificado como Patrimnio da Humanidade), a Baixa tradicional e as reas substanciais das freguesias do Bonfim, Santo Ildefonso, Massarelos e Cedofeita, correspondentes ao crescimento da cidade nos sculos XVIII e XIX. ACRRU (rea Crtica de Recuperao e Reconverso Urbanstica): -10 km2 - 8 freguesias. EDIFICADO: -18.000 edifcios; -30% anterior a 1919; -30% anterior a 1945;

88

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

- insalubre e consumidor de energia; -10.000 alojamentos devolutos em 47.000. POPULAO: - Desertificao; - Perda de 50% da populao em 40 anos; - Perda de 50.000 habitantes em 20 anos ndice envelhecimento elevados: 2,3 vs 0,7 AMP; - Desemprego superior a 10%; - Elevada percentagem de reformados e pensionistas; - Arrendatrios com rendas muito baixas. 80% centro histrico e 50% coroa central. INFRAESTRUTURAS: - Falta de estacionamento nos prdios; - Frequentes engarrafamentos; - Elevado nvel de poluio atmosfrica; - Desajustada rede de saneamento; - Escassa rede de gs natural. ECONOMIA - Perda de sinais vitais; - Espiral de declnio; - Populao sem capacidade econmica e investidores sem confiana.42

42

http://www.portovivosru.pt/destaque_02.php acessado em 15 de setembro de 2008.

8?

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade HttMWlCMK

| Zona de Interveno Prioritria | Area de Interveno Prioritria | Quarteires em obra | Quarteires com documento estratgico 1 Quarteires com projeto base de documento estratgico aprovado | Quarteires com projeto base de documento estratgico em curso | Processo em curso 69. Planta estratgica da Porto Vivo - SRU com a ZIP (Zona de Interveno Prioritria) e a marcao dos quarteires que fazem parte das interveno a curto prazo. Fonte: SRU.

90

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

3.2_ Reflexos na paisagem e tecido urbano Aps a realizao das anlises e constatao dos reflexos positivos, da importncia da modernizao e da inovao do comrcio para a revitalizao e reabilitao dos centros das cidades, levanta-se a preocupao quanto s diversas maneiras que essas intervenes podem ser realizadas e interpretadas no contexto urbano. Ao longo dos sculos as cidades se transformaram e mudaram de acordo com a cultura e costumes de seus habitantes. medida que as sociedades sentiram necessidade, realizaram aes que favoreceram o seu dia-a-dia, beneficiando e contribuindo para a adaptao humana no quotidiano urbano e diferentes ritmos de vida. Nesta seo ser estudada uma regio do centro do Porto que est situada no permetro da ZIP. uma zona de elevado valor patrimonial, histrico e cultural onde se localiza o principal eixo comercial da Baixa, configurando assim a razo pela qual foi selecionada como rea de estudo. Encontram-se inseridas nesta rea quatro Grandes Superfcies Multifuncionais que sero os focos de anlise deste trabalho: a. ViaCatarina; b. Porto Gran Plaza; c. Trindade Domus; d. Complexo das Cardosas.

91

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

70. Planta da Baixa do Porto com a localizao das quatro Grandes Superfcies Multifuncionais em estudo. Fonte: Cmara Municipal do Porto.

92

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

ViaCatarina Shopping O ViaCatarina Shopping foi a primeira GSM implantada em 1996 na rea de estudo. Nesta data a Rua de Santa Catarina j constitua um dos principais eixos comerciais do centro, porm, com a tipologia de comrcio tradicional predominante que se constitua na instalao de lojas a nvel do rs do cho, em alguns casos, no segundo pavimento e habitaes nos demais pavimentos superiores. Atravs do estudo e da anlise de mapas e fotos registrados nos sculos XIX, XX e XXI se pode verificar as transformaes sofridas por este quarteiro da cidade no que se refere a: - vazios urbanos; - evoluo construtiva; - tipologia e dimenso das edificaes; - densidade ocupacional (ver figuras de 71 a 76). Nos mapas produzidos at finais do sculo XIX j havia registros de edificaes na regio do ViaCatarina Shopping, como algumas das construes mais notveis da poca, porm ainda no havia prdios na localizao que hoje se encontra o centro comercial (ver figuras de 71 a 76). As primeiras evidncias foram encontradas em mapas produzidos em 1892, nos quais aparecem as divises dos lotes, suas construes e jardins. Pode-se a verificar que o lote em estudo possua desde ento uma dimenso atpica em relao aos subsequentes, com uma largura superior metragem quadrada dos outros lotes do mesmo quarteiro.

93

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

71. Mapa 1813


f,

74. Mapa 1844 3 ";'' ' * ' " / '> '?"' f--M! tf-MXl_i ivllr^l

73. Mapa 1833 76. Mapa 1939 Fonte: Arquivo Histrico da Casa do Infante Porto

94

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Conforme o levantamento fotogrfico realizado em 1939 v-se claramente as construes realizadas at princpios do sculo XX, assim como os acrscimos construtivos realizados no lote do ViaCatarina, onde permaneceu durante 110 anos a sede de um dos maiores jornais do Porto, "O Primeiro de Janeiro". O imvel foi construdo para albergar um famoso casino portuense, passando depois para a propriedade do jornal. Nota-se atravs das coberturas que a construo original com o alado voltado para a Rua de Santa Catarina possui um estilo arquitetnico diversificado do restante do corpo edificado, que se destaca pelo bom aproveitamento do "miolo" do quarteiro e por sua grandiosidade e densidade ocupacional (ver figuras 76 e 78). O jornal foi obrigado a vender o imenso patrimnio para sobreviver, ato consumado em 1989, com a mudana de suas instalaes para a Rua de Coelho Neto, n 65. A ltima remodelao foi realizada pelas empresas do Grupo SONAE, na ltima dcada do sculo XX, entre 1989 a 1996, perodo da construo do shopping at a data de sua inaugurao. Fotos areas e de satlite mostram a composio arquitetnica que marca a paisagem urbana, destacam-se quanto escala das edificaes adjacentes e trazem a modernidade inerente em reas perifricas da cidade para a Baixa do Porto, sem desconsiderar os valores e memrias que esto impressos na arquitetura mpar e no conjunto arquitetnico local (ver figuras 77 e 79). A construo do centro comercial se deu no lote que antes era ocupado pelo jornal, citado anteriormente, juntamente com alguns lotes adjacentes. Os projetistas do ViaCatarina optaram por resguardar a fachada original do palacete de nmero 362 que fazia parte da composio do conjunto arquitetnico local, adaptando-a ao novo edifcio construdo no interior do lote (ver figura 83). J os edifcios dos lotes adjacentes foram demolidos em sua totalidade, sendo que o novo projeto contemplou novas fachadas recuadas e integradas no gigantesco corpo edificado de cerca de 38.000 metros quadrados (ver figura 82), o que proporcionou a valorizao do edifcio central e uniu parte da fachada original que foi mantida e revitalizada com estrutura metlica e vidro (ver figuras 80 e 81).

95

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Trnsito de Pedestres Trnsito Intenso de Pedestres e Consumidores Circulao e Acesso de Pedestres e Consumidores Circulao e Acesso de Veculos

77. Mapa 2008

78. Mapa entre 1958 -1970

79. Mapa 2008

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

80. Foto da antiga fachada do Jornal O Primeiro de Janeiro. Fonte: BROCHADO, Alexandrino. Santa Catarina: histria de uma rua. Porto: Edio do Alexandrino Brochado, 1996. 76 p. 81. Foto da atual fachada do ViaCatarina Shopping. Foto: Acervo pessoal da autora.

82. Foto area da Rua de Santa Catarina mostrando o afastamento do shopping. Fonte: Google Earth. 83. Foto da fachada do ViaCatarina. Acessos e constraste entre o elementos construtivos. Foto: Acervo pessoal da autora. 84. Foto da area da restaurao do Via Catarina com vista para o trio de entrada. Foto: Acervo pessoal da autora.

97

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade Devido a este e outros cuidados a implantao deste empreendimento no interferiu na estrutura espacial da movimentada rua pedonal. Mantiveram-se os acessos ao shopping com as dimenses originais do antigo prdio, assim como as modestas entradas laterais, o que surpreende os visitantes atravs de uma sensao de amplitude aps entrarem no shopping, que no sugerida anteriormente atravs de seus alados (ver figura 84), principalmente quando passam pelo hall de entrada que possui p direito triplo e visualizam todos os pisos do shopping. Com 100 lojas, 700 lugares em sua rea de restaurao temtica e mais de 500 vagas de estacionamento, o centro comercial da Baixa proporciona todo o conforto assim como qualquer shopping da periferia e ainda oferece outras vantagens por estar integrado ao espao pblico tradicionalmente comercial. Ao caminhar pela Rua de Santa Catarina os pedestres quase no distinguem as ruas do shopping das ruas verdadeiramente pblicas, pois comeam a desenvolver percursos alternativos, atravessamentos ortogonais e ligaes de uma rua para outra atravs dos corredores do shopping como acontece entre as Ruas Fernandes Toms, Santa Catarina e Formosa, onde h acesso de veculos ao parque de estacionamento e acessos secundrios de pedestres. A implantao de um shopping que se ajusta nos limites irregulares e estreitos do lote, mantendo o recuo padronizado pelas edificaes laterais, encontra alternativa para o obstculo de haver poucas reas disponveis para construo quando verticaliza o edifcio solucionando as questes de parques de estacionamentos muito necessitadas nessa zona (ver figuras 85 e 86). Com uma tipologia praticamente padronizada nos shoppings malls, o ViaCatarina se desenvolve em quatro pisos, um grande trio central com forma retangular fechado com uma cobertura metlica e envidraada, que possibilita a entrada de iluminao at o piso inferior onde est localizada uma pequena fonte.

98

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Os trs primeiros pisos so constitudos por lojas, interligadas por escadas rolantes, escadas e elevadores, sendo o quarto e ltimo piso a rea de restaurao que utiliza o artifcio de uma decorao temtica que reconstri a arquitetura tpica das casas do Porto nas fachadas de cada restaurante, trazendo uma sensao de conforto e harmonia com o entorno e com sua localizao geogrfica. Atravs de uma interveno bem sucedida, a insero do ViaCatarina no centro do Porto contribuiu para que a Rua de Santa Catarina seja uma das poucas ruas do comrcio tradicional a acompanhar a modernizao ocorrida em outras centralidades da cidade, como a Rua de Cedofeita e a Rotunda da Boavista. Ajudou a atrair outras lojas de qualidade que puderam compor a diversificao do comrcio na zona, podendo-se concluir que o shopping e a rua funcionam em conjunto e complementaridade. Inquritos realizados no centro do Porto em 200743 mostram que 50% dos entrevistados se deslocam para a Baixa para fazer compras, passear e ver montras, o que torna o comrcio um importante fator de captao de pessoas para a regio (ver grfico da pgina 101). Outro dado fornecido pela pesquisa no que se refere aos locais de compras, diz que os entrevistados dirigem-se na maioria das vezes Rua de Santa Catarina quando vo s compras na Baixa. Este fato se pode atribuir parcialmente modernidade das lojas, qualidades estticas, arquitetnicas realizadas neste eixo comercial que produz o efeito positivo no pblico (ver grfico da pgina 101). Um dado interessante a observar que esses estudos foram realizados em 2007 antes da abertura de dois novos empreendimentos de grande envergadura, o Porto Gran Plaza e o Trindade Domus, que se localizam num raio inferior a 500 metros do Shopping ViaCatarina, o que sugere que os

PORTO. CB Richard Ellis. Reabilitao da Zona da Avenida dos Aliados e Envolvente. Porto, 2007. 91 p.

99

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade investimentos na Rua de Santa Catarina a transformaram em um eixo de grande movimento e trnsito de pessoas, tornando-a polarizadora no s de lojas de grande insgnia mas tambm destas GSM.

Principal motivo pelo qual os inquirido* se deslocam Baixa

Trabalho Faier compras Passear ou ver montras De passagem Outros motivos Turismo H 1 % Tomar refeies 11

|33%

Espao Comerciai da Baixa mais frequentado pelos inquirid

Sa Catarina

52%

Fonte: CB Richard Ellis

100

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

85. Foto area da Baixa do Porto. Destaque para a diferena de escala entre o shopping e o restante do tecido urbano. Foto: Telmo Cunha. Fonte: www.skyscrapercity.com

86. Foto area da Baixa do Porto. Foto: Telmo Cunha. Fonte: www.skyscrapercity.com

87. Foto interna do ViaCatarina. Foto: Acervo pessoal da autora. 88. Foto do acesso de veculos e do acesso secundrio de pedestres pela Rua de Fernandes Toms. Foto: Acervo pessoal da autora.

101

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

FICHA TCNICA

Nome do Empreendimento: ViaCatarina Shopping Programa: Edifcio comercial num total de 38.000 m2 Localizao: Centro da cidade do Porto, em parte do quarteiro definido pelas ruas Sta Catarina, Fernandes Toms e Formosa Gesto da Promoo: Sonae Sierra ING Real Estate Arquiteto responsvel: Jos Quintela da Fonseca Comercializao: Sierra Management Portugal - Gesto de Centros Comerciais, S.A. Estacionamento: 581 lugares Componente comercial: ViaCatarina Shopping rea Bruta Locvel de Retalho: 11.903 m2 Lojas: 99 Lojas ncora: Zara, Bonjour, Worten, H81M e Sportzone rea de influncia: 1,2 milho de pessoas a uma distncia de conduo de 30 minutos

102

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

ViaCatarina Shopping M

_._T*r
89. Planta do Piso 1 92. Fachada Principal

93. Corte Transversal

91. Planta do Piso 5


Fonte: ARCH/TCTI. Lisboa: Editora Triforio, n 40, fev./mar. 1998.

93. Fachada do Edifcio B Food Court

94. Detalhe da fachada do edifcio da restaurao

103

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade Porto Gran Plaza Centro Comercial

O Shopping Porto Gran Plaza foi inaugurado em Novembro de 2007 na Rua Fernandes Toms com acesso pela Rua da Alegria e Travessa das Almas. o segundo empreendimento com grande superfcie comercial da Baixa do Porto. Foi construdo num conjunto de lotes no qual o principal abrigava uma antiga Fbrica de Sedas da cidade, fundada em 1.855 por Francisco Jos Nogueira, que funcionou at 1920. Nos mapas produzidos at finais do sculo XIX j havia registros de edificaes no quarteiro do Porto Plaza, como algumas das construes mais notveis da poca, situadas nos lotes voltados para a Rua da Alegria, porm, ainda no havia prdios na localizao onde hoje se encontra a fachada principal do centro comercial (ver figuras 95, 96e 97). Nos mapas datados de 1892 (ver figura 98) podem-se verificar as primeiras divises dos lotes da zona. Acredita-se que os lotes voltados para a Rua da Alegria eram residncias com dimenses e tipologia arquitetnica tpicas da cidade do Porto, algumas com jardins no interior. No levantamento fotogrfico realizado em 1939 (ver figura 99) verificam-se claramente as transformaes sofridas pelo tecido urbano e as novas construes realizadas at princpios do sculo XX que sacrificam as edificaes pr-existentes, unificam os lotes e alteram a escala de elementos construdos no interior do quarteiro, como o caso da construo da grande Fbrica de Sedas citada anteriormente. Depois dos longos anos de atividade, a Fbrica foi desativada e todo o conjunto construdo foi abandonado no corao da cidade at que surgiu a oportunidade de aproveitar essa localizao estratgica para a construo do Porto Gran Plaza. Um grande centro de comrcio e lazer, com rea

104

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

pyfe.

v/v- ju}.

- BVT

i t k

It i

fc/

94. Mapa 1813

97. Mapa 1844

95. Mapa 1829

98. Mapa 1892

96. Mapa 1833 Fonte: Arquivo Histrico da Casa do Infante Porto

99. Mapa 1939

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

locvel de aproximadamente 20.000 metros quadrados, com 80 lojas dentre elas moda, lazer, restaurao, bens e servios de consumo e mais de 420 vagas de estacionamento. Por se localizar na Rua Fernandes Toms, com acessos secundrios pela Travessa das Almas e Rua da Alegria, regio largamente assistida pelos meios de transportes pblicos tais como metro, autocarro e eltrico, este

empreendimento possui muitas favorveis acessibilidade dos visitantes, consumidores e turistas. Alm de ter um projeto com traos contemporneos que desperta a curiosidade das pessoas devido ao fato de se destacar na paisagem urbana, pela escala e pela diversidade, traz uma nova dinmica ao centro da cidade. O Porto Gran Plaza trouxe mais movimento e trnsito de pessoas para a Rua Fernandes Toms, segundo alguns lojistas do comrcio tradicional, pois relatam que anteriormente no havia nenhum fator atrativo s pessoas, como uma loja ncora, por exemplo, e atualmente o acesso secundrio ao ViaCatarina e o acesso principal ao Porto Gran Plaza possuem grande proximidade entre si e esto quase alinhados na Rua Fernandes Toms, o que gera um fluxo facilitado e praticamente intuitivo de pessoas, ao mesmo tempo que esto intimamente ligados s lojas de rua, sendo um contributo para a cidade (ver figura 100). O partido do projeto do Shopping Porto Cran Plaza mescla formas diversas de intervir no conjunto edificado, pois classifica as edificaes que compe a rea de modo que sejam: - parcialmente conservadas; - reconstitudas; - inteiramente demolidas.

106

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Trnsito de Pedestres Trnsito Intenso de Pedestres e Consumidores Circulao e Acesso de Pedestres e Consumidores Circulao e Acesso de Veculos

100. Mapa de 2008 com fluxograma do entorno.

101. Mapa entre 1958 -1970

102. Mapa 2008

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

103. Foto da Fbrica de Sedas. Fonte: 104. Foto do Porto Gran Plaza - Rua da Alegria, Fonte: Monografia de Jos Victorino Ribeiro. Acervo pessoal da autora. ' | Construo Nova rea Demolida

105. Foto da Fbrica de Sedas em obras de ampliao para a Tecelagem Mecnica e para a implantao da Tinturaria.. 1 0 6. Foto do Porto Gran Plaza. Fonte: Fonte: Monografia de Jos Victorino Ribeiro. Acervo pessoal da autora.

108

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Atravs das figuras 113 e 114 percebe-se o estado de conservao em que as construes se encontravam quando se iniciaram as intervenes. Verificam-se: - mudanas realizadas no alado dos edifcios que hoje pertencem ao setor administrativo e ao acesso do parque de estacionamento; - cuidados com a recuperao dos elementos que se encontravam degradados, como a reconstituio das esquadrias e dos vos para produzir uma concordncia entre o ritmo dos elementos "vazios" e "cheio"; - a relao de escala e o alinhamento dos traos arquitetnicos relativamente edificao lateral; - modificao do revestimento original em azulejo de um dos prdios. Na comparao das duas fotografias registradas atravs de uma vista area (ver figuras 110 e 110) se verifica a remoo das coberturas e parte do alado das construes da lateral direita do shopping que permite abrigar a instalao dos equipamentos necessrios para o centro comercial. A edificao localizada esquerda do shopping, onde se encontra no rs do cho o acesso estao do metro Bolho e os demais pavimentos esto totalmente devolutos, entregues s intempries e aos agentes degradantes, pois no possuem sequer uma cobertura, ainda que se encontrasse danificada. As intervenes realizadas na lateral esquerda do shopping, que possui um acesso pela Travessa das Almas, se assemelham s intervenes executadas na Rua da Alegria (ver figuras 103,104,105 e 106) no que diz respeito ao ritmo e espaamento dos vos, porm esta fachada no foi recuperada e sim totalmente construda. Possui traos arquitetnicos semelhantes casa da esquina do quarteiro, (pertencente Metro do Porto) tais como janelas, materiais e alturas proporcionais s demais edificaes antigas da travessa.

109

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Construo Nova rea Demolida 107. Foto Fbrica de Sedas, 1964. Fonte: Cedida pela Sra. Laura Teixeira de Pinho Rocha que nasceu e morou nas instalaes da fbrica com seu tio Antnio Fernander Duarte at o fechamento. 108. Foto da fachada do shopping, 2008.

110. Foto da zona da Baixa antes da contruo do Porto Gran Plaza com marcao das reas alteradas. Foto: Manuela D.L Ramos.

111. Foto da fachada do Porto Gran Plaza. Fonte: http://dias-com-arvores.blogspot.com

110

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Construo Nova rea Demolida 112. Fachada Lateral do Porto Gran Plaza - Travessa das Almas. Fonte: Acervo pessoal da autora.

113. Fachada do Porto Cran Plaza antes das obras. Fonte: Sra. Dora - lojista na Baixa.

114. Fachada do Porto Cran Plaza atualmente. Fonte: Acervo pessoal da autora.

Wr_
( . : - L.Jt:LJ * ' ,

WL v

J
H

""T" n i l 4

115. Fachada do Porto Cran Plaza antes das obras. Fonte: Sra. Dora - lojista na Baixa.

116. Fachada do Porto Gran Plaza atualmente. Fonte: Acervo pessoal da autora.
111

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade Atravs da comparao de fotos tiradas na Rua da Alegria em 1964 e em 2008, nas quais aparece parte da fachada da antiga Fbrica de Sedas, atualmente do Shopping Porto Gran Plaza, verifica-se que foram feitas intervenes a nvel das caixilharias, porm manteve-se a estrutura original, o que no trouxe alterao paisagem local, mas melhorou a aparncia da edificao existente que estava devoluta e com aspecto muito degradado. O recuo, assim como a largura do lote do Shopping Porto Gran Plaza, um fator muito marcante na paisagem urbana, pois se distingue claramente dos padres das edificaes existentes na Rua Fernandes Toms, as quais possuem normalmente uma calada de 1,50 metros e o alado das construes faceadas s caladas. O shopping tem um recuo muito maior que o padro espacial da cidade (ver figura 122), apesar de ser atpico no centro do Porto. No caso deste lote especificamente se verifica nos registros histricos que nunca possuiu construes, esteve sempre ocupado com jardins e vegetao natural, dos quais se manteve apenas a rvore centenria, araucria, que est protegida (ver figuras 101 e 110). A arquitetura do Porto Plaza utiliza os grandes letreiros de comunicao visual com ampla visibilidade para fixao do nome do shopping, uma caracterstica muito utilizada nas GSM perifricas, para que sejam vistos a longas distncias pelos motoristas, pois na maioria das vezes localizam-se em vias rpidas ou auto-estradas, agora inserida na cidade consolidada. De acordo com as fotos, notria a diferena entre as dimenses destes novos letreiros e os tpicos do Porto, assim como a escala dos banners e outdoors de publicidade utilizados (ver figuras 124 e 126). Referindo-se ainda escala, as dimenses dos acessos ao Porto Plaza diferenciam-se um pouco dos vos de acesso que se utiliza na maioria das lojas de rua. Com trs portas de cerca de 3 metros de largura cada uma, totalizam cerca de 6 metros de abertura, enquanto que os vos normalmente

112

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

apresentam cerca de 0,80 a 1,50 metros, o que transmite uma sensao de grandiosidade na edificao, ao mesmo tempo em que se sugere um estabelecimento de alto fluxo de pessoas (ver figura 123). O shopping se desenvolve em quatro pavimentos que se conectam atravs das escalas rolantes, escadas e elevadores, alm dos pavimentos subterrneos que possui o estacionamento e uma loja ncora. O trio central e suas reas de circulao tm formas orgnicas e circulares, e tambm o desenho dos pavimentos e o partido adotado para os elementos de comunicao visual e mobilirio, tais como, cadeiras, placas indicativas, cestos de lixo, vasos de plantas entre outros que sugerem o formado do casulo do bicho da seda. Alm das reas locveis, o projeto do centro comercial aposta em muitas reas de circulao, de estar e de convivncia, a comear pela grande esplanada instituda na fachada principal, com bancos e rvores que podem fazer uma analogia com as praas em reas pblicas da cidade. As escadas que vencem o desnvel entre o acesso e a calada servem de bancos para os visitantes e funcionrios que passam suas horas de almoo na Baixa e tambm para os fumantes que so obrigados a sair dos estabelecimentos para fumar um cigarro. Nos corredores do shopping se desenvolvem reas de estar aconchegantes ao abrigo da chuva e do vento que recebem calorosamente os raios solares de inverno, o que proporciona uma agradvel sensao (ver figura 129). Um detalhe interessante do projeto est na composio do ltimo piso do edifcio, em que possui uma grande rea destinada a um ginsio na parte interna e quatro lojas de alimentao voltadas para uma rea externa que compe uma grande esplanada com visibilidade para a cidade do Porto. Uma rea ampla, com vista privilegiada que recria locais de lazer e diverso da cidade dentro do centro comercial (ver figura 125).

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

122. rea de estar dentro do shopping.

123. Acesso ao shopping,

H l ; Ml ill 1
122. Foto area do shopping mostrando o afastamento frontal. Fonte: Google Earth. 124. Comunicao Visual. 125. Terrao.

126. Praa - Espao Pblico na entrada do ambiente Privado.

127. Espao Pblico,

128. Comunicao visual interna.

129. Parte interna do shopping.

114

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Porto Gran Plaza

117. Planta do Piso -1

118. Planta do Piso o

120

Planta do Piso 2
~ 1

fc^ ^

jy.

119. Planta do Piso 1 Fonte: Administrao do Centro Comercial.

121. Planta do Piso 3

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade FICHA TCNICA

Nome do Empreendimento: Porto Gran Plaza Programa: Edifcio comercial num total de 38.000 m2 Localizao: Centro da cidade do Porto, em parte do quarteiro definido pelas ruas Fernandes Toms, Alegria, Firmeza e Travessa das Almas Gesto da Promoo: Martifer Arquiteto responsvel: Jos Quintela da Fonseca Comercializao: Ferreiros e Almeida Estacionamento: 420 lugares Componente comercial: Porto Gran Plaza rea Bruta Locvel de Retalho: 19.500 m2 Lojas: 80 Lojas ncora: Virgin Active Health-Club, Media Markt e Minipreo. rea de influncia: 1,2 milho de pessoas a uma distncia de conduo de 30 minutos

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Trindade Domus

O centro comercial Trindade Domus encontra-se numa localizao de grande prestgio na cidade do Porto. Nos mapas mais antigos da cidade, produzidos em 1813 j constavam as primeiras construes feitas no local como se pode verificar nas figuras (ver figura 130). Levantamentos topogrficos datados de 1892 registram as antigas divises do lotes e os arruamentos existentes na poca (ver figura 134). Atravs de uma pesquisa pormenorizada em busca dos registros das construes que foram executadas no terreno que hoje se situa o centro comercial, foram encontrados projetos de reforma de uma residncia deste quarteiro (ver figura 136), evidenciando a existncia de edifcios do sculo XIX que certamente faziam parte do conjunto arquitetnico de grande valor cultural e patrimonial da historia portuense. Nos mapas de 1982 e 1939 (ver figuras 134 e 135) se observam as construes no quarteiro do Trindade Domus, antes e depois da abertura da principal avenida da cidade, Avenida dos Aliados. Projeto que marca a valorizao e simbolismo da rea central da cidade. De acordo com a cronologia descrita abaixo se verifica o histrico da rea do Trindade Domus: 1958: ltimos registros de construes nos lotes do centro comercial atravs de fotos areas da cidade do Porto; 1968: registros de atividade no local que ficou batizado como Pedreira da Trindade. Adjudicado pela Cmara do Porto um projeto de construo de um edifcio na Pedreira da Trindade, ao arquiteto Bento

O Comercio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

//ST
.-li ,pti - ^

1 133. Mapa 1844

?r

132. Mapa 1833 Fonte: Arquivo Histrico da Casa do Infante Porto

135. Mapa 1939

118

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Lousan. Nos anos 8o, sob a gesto de Paulo Vallada, a autarquia rescindiu o acordo e o caso seguiu para a Justia (19.03.1968 - ver foto do edifcio abandonado, figura 137); 1989: Acrdo do Supremo Tribunal condena a Cmara a indenizar o arquiteto. Em 1990, a autarquia, gerida por Fernando Gomes, acorda a reformulao do projeto com Bento Lousan (15/02/1989); 1992: Cmara aliena, em hasta pblica, o terreno da pedreira por 6,48 milhes de euros ao nico comprador: o empreiteiro Marinho Tavares (05/03/1992); 1992: Inicia a construo do edifcio pelo consrcio Euro-Jafip, que resulta da associao de Martinho Tavares e uma empresa francesa. A concluso estava prevista para finais de 1994 (08/06/1992); 1995: Cmara do Porto autoriza, por proposta de Fernando Gomes, o consrcio a hipotecar parte do edifcio em construo Caixa Geral de Depsitos no valor de trs milhes de euros (14/11/1995); 1996: Construo do prdio na Trindade pra devido falncia da empresa francesa (06.1996); 2000: A Cmara, liderada por Nuno Cardoso, toma posse administrativa do prdio. Em Dezembro, aberto o parque de estacionamento (14/11/200); 2001: Marinho Tavares compromete-se com a autarquia a concluir o prdio em 21 meses. Em Outubro, a Cmara vende a parcela municipal no empreendimento da Trindade ao empreiteiro por 6 milhes de euros (03/05/2001); 2002: Comeam a ser colocados andaimes no edifcio, mas as obras nunca arrancaram (25/01/2002); 2004: Cmara licenciou projeto para a Pedreira da Trindade (01/10/2004 - figura 138 - publicado no Jornal de Notcias editado a 2 de Outubro de 2004);

119

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

/.''/r

w-/iV

'Md

^ ^ / H f t - B ^

3D

riS&i

m
0^7fcA-'
J

JF^*
.Sftwv ^ - J U A , *

136. Projeto de reforma de um edifcio localizado no terreno do Trindade Domus com data de 23 de novembro de 1911. Fonte: Arquivo Histrico da Casa do Infante Porto.

137. Edifcio da pedreira inacabado. Fonte:


http://portuense.blogspot.com/2004/09/pedreira-datrindade.html?showComment=1095700740000

138. Fotos do Edifcio em obras para a instalao do Trindade Domus - 2006. Fonte:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=307522

120

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Trindade Domus

PISO i

W72

rj 1

" T)

[MEr

139. Planta do Piso 1


PISO 2 a 5

140. Planta dos Pisos 2,3,4 e 5

Fonte: Jones Lang LaSalle.

121

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

2008: Inaugurao do Trindade Domus, edifcio que est dividido em Trindade Domus Gallery, composto pela galeria comercial e lojas voltadas para a rua e o Trindade Domus Office, composto pelos quatro pisos de escritrios de diversos tamanhos (23/01/2008 - figuras 139 e 140). O projeto desta GSM se difere dos estudos de caso descritos anteriormente por ser um edifcio multifuncional que abrange no somente a funo comercial, como lojas, restaurantes, mas tambm outras atividades fundamentais para a vida na cidade que se baseiam em servios como reas de escritrios e estacionamento de veculos. um complexo multifuncional que contribuiu em primeiro lugar para a melhoria esttica da zona, pois reabilitou um edifcio que transmitia uma imagem de degradao e descuido do centro do Porto, como se pode verificar na cronologia descrita anteriormente. Em segundo lugar um investimento de grande envergadura com elevado potencial de atrao de negcios e valorizao do territrio no centro da cidade. O empreendimento conta ainda com a localizao estratgica da rede de transportes pblicos, como a paragem do metro na estao Trindade e diversas linhas de autocarros, a poucos metros de distncia, o que contribui para alta circulao de pessoas. O projeto conta com um flexvel programa de necessidades composto por: Parcela Sul do Edifcio: Pisos -3 e -2: parque de estacionamento; Piso -1: parque de estacionamento e lojas voltadas para a rua; Piso o: galera comercial; Pisos 1,2,3,4 e 5: escritrios;

122

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Parcela Norte do Edifcio: Pisos -3, -2 e -1: parque de estacionamento; Piso o e 1: galera comercial; Pisos 2,3,4 e 5: escritrios;

O programa abrangente e diversificado conta com 2.389 metros quadrados de lojas com acessos externos. Os pavimentos destinados aos escritrios, segundo, terceiro, quarto e quinto, compem o Trindade Domus Office, espaos destinado a arrendamento para autnomos, consultrios, empresas de diversos ramos de atividades, que se encontram em estado de open space e esto subdivididos em salas de cerca de 50 a 1.500 metros quadrados por piso. Enquanto que alguns empreendimentos se desenvolvem a fim de atender as necessidades quotidianas de perfil familiar, esta GSM tem um carter mais direcionado a atividades desempenhadas por adultos, apesar de possuir uma loja de prendas como loja ncora, no contendo rea de estar ou lazer para o pblico infantil. composto por cafs e restaurantes que assumem papel de locais de lazer e descontrao estilo "happy hour" para os adultos, assim como o health club. A regio da Trindade at o final da Avenida dos Aliados uma rea que vem passando por grandes transformaes estticas ao longo dos anos, mudanas que exigiram a demolio completa ou parcial de muitos edifcios. Encontra-se atualmente uma zona composta por edificaes de grande escala, ou seja, grandes dimenses de seus alados, assim como altura, caractersticas que fazem como que a implantao desta grande extenso comercial neste local especfico no seja impactante para a paisagem da cidade (ver figura 144). Diferente se o mesmo empreendimento tivesse sido construdo na freguesia da Vitoria ou Miragaia, por exemplo, onde os arruamentos so estreitos, os lotes so normalmente profundos, de acordo com as dimenses tradicionais da cidade do Porto.

123

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade O projeto possui traos da arquitetura contempornea, com linhas retas, grandes aberturas envidraadas e elementos estruturais revestidos de pedra e alumnio. No acesso galeria existe uma marquise em estrutura metlica e uma cobertura tensionada feita em vidro. Um projeto desenvolvido na sua maioria nos limites do terreno, porm com um leve recuo ao nvel do rs do cho nos locais de acesso s lojas de rua e um recuo um pouco mais acentuado no acesso galeria, em que se desenvolve uma espcie de esplanada que "abraada" pela edificao. um projeto que contribui com a renovao e requalificao da Baixa atravs de investimentos privados, que no tm a pretenso de competir com o monumental conjunto de edifcios de altssimo valor arquitetnico, cultural e histrico da cidade do Porto. FICHA TCNICA Nome do Empreendimento: Trindade Domus Gallery Programa: Edifcio multifuncional que combina escritrios e rea comercial, num total de 18.045
m2

Localizao: Cruzamento da Rua Heris Mrtires de Angola com a Rua Alferes Malheiro, na freguesia de Santo Ildefonso, Porto. Gesto da Promoo: Eiffage Comercializao: Jones Lang LaSalle. Estacionamento: 453 lugares pblicos Componente comercial: Trindade Domus Gallery rea Bruta Locvel de Retalho: 5.809 m2 em galeria + 2.389m2 em lojas de rua Lojas: 25 Lojas satlite, 7 restaurantes, 3 lojas ncora Lojas ncora: Froiz, Active Life, Casa das Prendas rea de influncia: 75.000 pessoas Componente de Escritrios: rea Bruta Locvel de Escritrios: 10.365 m2

124

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

PJCWTIjtBL^B Bi 1 ^k. ^^M' - ^ i M ^ U r ^ H

| ^ ? | ^ ' H ^ H : I m^Kpft
TSsffT
BIT"
:

H".' 1 " j "


* ' , i "j

i / ^^ LnSjrffsHU (K "^T^^T^^rir ,L
Wmm v Tf m^
W&W' Mfi&O ^k' M i lm

r IfT
*-L

till

''

/# f **

5 -Ir ^P ' 141. Foto area da regio 1 1 ' 1 \ # //p v X / ' f 7*3 do Trindade Domus. ^&'^'-&?**%/ Fonte: Google Earth. - i l _ _ W - f i * 2 ? ^ * l jff* ^ *J w
J " ! _ ^ A-J?"

SLtr . # ^ M L J R : ff KSS
> ' # L

r P. ^ ^ ^ / ^ ^ ^

BHiX

Trnsito Intenso de Pedestres e Consumidores Circulao e Acesso de Pedestres e Consumidores Circulao e Acesso de Veculos

142. Imagem com a edificao adjacente ao edifcio para mostrar a escala construtiva do entorno. Fonte: Acervo pessoal da autora.

143. Imagem da edificao do Hospital da Trindade, em frente ao Trindade Domus, prdio de 3 pavimentos, com linhas retas e cores neutras. Fonte: Acervo da autora. 125

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

144.Fotos areas marcao dos edifcios de grande porte que esto na rea de entorno do Trindade Domus. Fonte: Folheto publicitrio da empresa Abacus. 145. Foto area entre 1958 a 1970 com o local do Trindade Domus sem construo. Fonte:
FERNANDES, Jos Alberto. Porto Cidade e Comrcio. Porto: Cmara Municipal do Porto. 1997. p. 98.

Trindade Domus

I Eixo (Avenida dos Aliados) de maior valor patrimonial, cultural e turstico da c i d a d e do Porto. 146. Foto area da Baixa do Porto. Fonte: Google Earth.

126

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Complexo das Cardosas A interveno no quarteiro onde est situado o Palcio das Cardosas, o qual ser referido neste trabalho atravs de "Complexo das Cardosas", o nico estudo de caso ainda no concludo. Foi selecionado para compor este trabalho sobre Grandes Superfcies Multifuncionais por se tratar de um projeto multifuncional assim como o caso do Centro Comercial Trindade Domus. Porm possui caractersticas e especificidades que contribuem para que seja um projeto ainda mais abrangente do ponto de vista da interveno no patrimnio arquitetnico, da diversidade do programa de atividades e da complexidade das questes envolventes. O Complexo das Cardosas est num quarteiro delimitado a norte pela Praa da Liberdade (Rua dos Clrigos), a sudeste pela Praa Almeida Garrett (voltada para a Estao So Bento) e Rua das Flores e a sudoeste pela Rua de Trindade Coelho e pelo Largo dos Lios (ver figuras 147). um dos mais marcantes da Baixa, situado no limite do burgo medieval, entre o centro histrico e a Avenida que representa a principal centralidade cvica, social e cultural da cidade. A presena da sede da Cmara Municipal, a norte da avenida, agrega mais prestgio arquitetnico regio. No extenso conjunto arquitetnico que compe o quarteiro encontram-se interessantes composies de construes de imveis com os mesmos princpios tipolgicos, porm com volumetrias e poca de construes distintas. Grande parte das edificaes localizadas na Rua de Trindade Coelho e Largo dos Lios datam do sculo XIX, levantadas aps a demolio do Convento dos Lios e abertura do ltimo arruamento conforme se verifica na figura 152. Alguns edifcios revelam matrizes originais dos sculos XVII e XVIII muitas das quais sofreram ampliaes ou modificaes nos sculos seguintes.

127

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

t f * \ * VkiAM- iC- ';'"


r-^fr

I .. 147. Mapa 1813

>'' v\~ ^ 5 150. Mapa 1844

^1

148. Mapa 1829

M
128

149. Mapa 1833 152. Mapa 1939

Fonte: Arquivo Histrico da Casa do Infante Porto

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

O Palcio das Cardosas foi construdo entre o final do sculo XVIII e meados do sculo XIX e desde ento sofreu diversas intervenes e ocupaes de usos distintos. Devido aos fatores apontados quanto evoluo histrica da zona, as construes que integram o conjunto urbanstico apresentam um valor arquitetnico mpar, com diversidades morfolgicas e formais que valorizam o conjunto edificado (ver figuras 159,160 e 161). Apesar de todas as caractersticas acima citadas, o Palcio das Cardosas, de grande visibilidade e nobreza arquitetnica, encontrava-se em grande parte devoluto at ao incio das obras, assim como os demais edifcios de carter habitacional predominante. Com exceo do uso comercial desempenhado a nvel do rs do cho, o atual estado da maioria dos pisos superiores de abandono, alm da intensa ocupao do interior do quarteiro por anexos que muitas vezes possuem vrios pisos (ver figuras 152, 153 e 154). A iniciativa de desenvolver um plano de interveno no Complexo das Cardosas partiu da Porto Vivo, SRU, que tem como misso promover a reabilitao e reconverso urbana da Baixa Portuense. Aps a definio da Unidade de Interveno do Quarteiro das Cardosas em 2005, da elaborao e aprovao do Projeto Base de Documento Estratgico entre Janeiro de 2006 e Fevereiro de 2007, que deu origem ao Documento Estratgico final, baseado num exaustivo levantamento e diagnstico de 42 parcelas que compe o Quarteiro das Cardosas, estabeleceram-se as diretrizes para a reabilitao e revitalizao do conjunto. 44

Documento Estratgico do Quarteiro das Cardosas - Porto Vivo SRU- Junho 2007.

129

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

.K
158. Convento dos Lios e Praa Nova (atual Praa da Liberdade) em 1794. Fonte: Documento Estratgico do Quarteiro das I Cardosas.

bu^, ^v-

Wu

4 I)

P^P*^BT

lyjrT,

159. Edifcio do passeio das Cardosas ao fundo e convento dos Lios antes da demolio
1833. Foto: Vilanova. Fonte: http://nucleoap.blogspot.com/2008/01/edifidos-do-porto-em-1833-porvilanova.html 160. Praa Nova em 1931. Fonte: http://oalquimista.blogspot.com/2008/03/as-feiras-e-os-mercados-doporto-antigo_07.html

161. Edifcio das Cardosas no incio do sculo XX. Fonte: Arquivo Histrico da Casa do Infante Porto. 162. Edifcio das Cardosas - 2008. Foto: Acervo pessoal da autora.

130

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

A proposta de interveno baseia-se em quatro premissas de grande relevncia: comercial, habitacional, servios e estacionamento, as quais se devero complementar para que o plano de interveno seja eficaz. Comrcio: a estrutura comercial presente no Complexo das Cardosas est atualmente instalada em praticamente todos os pisos trreos e por vezes no primeiro piso. Possui uma tipologia de carter tradicional voltada para as pessoas que circulam nesta zona e beneficiada pelo movimento gerado pela Estao de So Bento. A proposta de interveno baseia-se em criar condies que possam elevar significativamente o nvel da oferta e conferir-lhe maior diversidade de produtos, de forma a reforar a componente comercial com aes tais como: - manter a ocupao nos primeiros dois pisos do edifcio (trreo e primeiro) quando possvel e desejvel permitindo-lhes ligao com a parte interna do quarteiro; - instalao de comrcio com oferta de produtos de nvel mais elevados, proporcionando apoio quotidiano populao que vir a residir no quarteiro, pois se pretende que possua nveis de consumo mais elevados do que a populao residente atualmente; - qualificao e diversificao dos ramos de atividade, tais como incluso de lojas direcionadas ao turismo, comrcio de suvenirs, vesturios e produtos pessoais e culturais, levando em considerao a instalao da unidade hoteleira proposta; - aumento da oferta de unidades de restaurantes, cafs e confeitarias que sejam condizentes com o perfil do pblico que se pretende atingir, usufruindo do espao pblico requalificado da envolvente urbana e beneficiando-se da implantao de um novo espao de lazer no interior do quarteiro;

131

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

- implantar lojas que tirem proveito da instalao comercial no trreo e primeiro piso dos edifcios permitindo o aumento da rea til e criando espaos mais amplos com configuraes interessantes, que componham o quarteiro de forma diversificada; - reforar a atratividade do quarteiro devido conexo e complementaridade das atividades desenvolvidas dentro e fora do quarteiro (lojas, restaurantes e praas), suportadas pelo estacionamento pblico em subsolo previsto no interior. Estima-se que a requalificao da zona, assim como a remodelao do perfil de mais de 40 unidades comerciais atraia um novo pblico no s para o comrcio local como tambm para as habitaes na Baixa, abrangendo os segmentos mdios e altos que atendam os futuros consumidores, habitantes e visitantes da regio.

Habitao: suportada pela funo comercial, pretende-se que a funo habitacional seja uma caracterstica marcante no quarteiro, que dever instalar-se nos pisos superiores da maioria das edificaes. O projeto aposta na remodelao de cerca de 50 unidades de habitao adaptandoas para as tornar atraentes e compatveis com as novas unidades do mercado imobilirio, tais como: - associao (emparcelamento) de edifcios que possibilite a criao de unidades habitacionais amplas e confortveis, tendo como pblico alvo famlias de pequena dimenso, classe mdia-alta ou alta, em geral com idades mais elevadas;45 - aproveitamento das duas frentes dos edifcios para que os moradores possam desfrutar os novos espaos interiores e reas pblicas com elevada qualidade e segurana;

45

PORTO. CB Richard Ellis. Reabilitao da Zona da Avenida dos Aliados e Envolvente. Porto, 2007. p. 24.

132

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

- implantao de solues concretas para as questes de acesso verticais s moradias, assim como possibilidades de acessos independentes; - valorizao comercial dos imveis com tipologia T2 predominante (67% do total dos fogos) 4 6 , devido essencialmente ao elevado valor arquitetnico do conjunto edificado e valores sociais, culturais e simblicos agregados a esta zona em algumas dcadas passadas em especial; - diferenciao deste quarteiro designadamente pelos que optam pela segunda residncia no Porto ou por camadas populacionais que utilizam os transportes pblicos diariamente, devido excelente acessibilidade s estaes de metro, comboio, autocarros e eltrico.

Servios: um fator de valorizao e requalificao do quarteiro, nomeadamente pela implantao de uma unidade hoteleira de standard elevado (4 ou 5 estrelas) no edifcio do Palcio das Cardosas (e parcelas adjacentes), que ter o perfil de city hotel, com cerca de 100 quartos, dignos da arquitetura do Palcio. A instalao do hotel contribuir para a vitalidade e atrao de pessoas que estabelecero uma relao direta com os espaos coletivos envolventes e interiores do quarteiro, medida que gera um fluxo de entrada e sada de hspedes nacionais e estrangeiros, e tambm visitantes e utentes de seus servios, como bar, restaurante, salas de conferncias e reunies. Considerando o volume e categoria dos turistas hospedados nesta regio e no alojamento hoteleiro proposto, que ser de um segmento alto ou muito alto, poder suprir a oferta do comrcio de elevada qualificao a se instalar no quarteiro, destacando-se ourivesaria e joalheria que um ramo tradicional da Rua de Trindade Coelho. Haver tambm pblico para os cafs e confeitarias de requinte.

PORTO. CB Richard Ellis. Reabilitao da Zona da Avenida dos Aliados e Envolvente. Porto, 2007. p. 24.

133

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Alm do hotel a proposta contm mais dois tipos de equipamentos de servios que esto divididos em: - escritrios de profissionais liberais de carter convencional, que se podem associar aos habitantes do mesmo quarteiro ou da zona, assim como ao fcil acesso s redes de transportes pblicos, variam de 11,00 m2a 109,00 m 2 ; 47 - "casa atelier" ou tambm chamados "escritrios-atelier" destinados a jovens artistas, profissionais liberais e outros que busquem um espao aberto, "open space", junto cidade histrica, variam de 21,00 m2a 68,00 m \
48

Estacionamento: a funo de parque de estacionamento ser implementada em 3 ou 4 pisos subterrneos no interior do quarteiro, que dar suporte ao comrcio funcionando como parque pblico durante o perodo diurno, enquanto que no perodo noturno estar direcionado para os residentes e hspedes do hotel. Considera-se que a oferta de estacionamento uma exigncia das famlias e da sociedade atuais sendo indispensvel para a viabilizao da habitao e comrcio no quarteiro. Calcula-se uma oferta superior a 250 vagas que permitir at 3 lugares por habitao, dependendo da metragem da residncia. O projeto dividido em trs partes devido forma e intensidade das intervenes propostas:

47 48

PORTO. CB Richard Ellis. Reabilitao da Zona da Avenida dos Aliados e Envolvente. Porto, 2007. p. 24. http://www.portovivosru.pt/destaque_02.php acessado em 15 de setembro de 2008.

134

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Palcio das Cardosas Ao longo de sua existncia, o edifcio do Palcio das Cardosas sofreu diversas intervenes, algumas delas profundas. O projeto prope a reconfigurao da implantao do edifcio, assim como sua volumetria, funcionalidade e organizao, o que resultar na reconstruo da fachada das traseiras de forma que proporcione maior profundidade ao corpo do edifcio e a demolio de parte da construo que pertencem ao Palcio. O projeto de adaptao do edifcio do Palcio, juntamente com mais 5 construes adjacentes, para o funcionamento de um hotel prev a conservao da fachada e exige diversas modificaes nas divises internas para que se torne vivel a instalao de infra-estruturas modernas e flexveis relativamente aos seus programas de necessidade e tambm no que diz respeito aos setores de telecomunicao, eletricidade e segurana. Conjunto Edificado Devido ao atual estado de conservao das construes perifricas, suas ocupaes e estratgias traadas, as intervenes das edificaes perifricas sero de diversos nveis, dependendo de cada situao individual. Estimam-se intervenes de reabilitao ou reconstruo profundas atravs do recurso do emparcelamento das unidades, prximas de construes novas, para que possam ser implantadas novas tipologias arquitetnicas, novos acessos verticais e reas molhadas (cozinhas e casas de banho) no s em reas internas dos edifcios, mas tambm em reas das traseiras que compe a estratgia do "miolo" do quarteiro. Com exceo das unidades que receberam manutenes peridicas ou remodelaes

135

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade recentemente, podero sofrer apenas intervenes pontuais para repor o estado de conservao original. Para alm das adequaes que satisfaam as exigncias de carter arquitetnico, sero realizadas intervenes que satisfaam a segurana estrutural, combate a incndio, conforto termohigromtrico, conforto acstico e instalaes complementares necessrias tais como, eltricas, hidrulicas, sanitrias, telecomunicaes, segurana, aquecimento, ventilao, gs e transporte de pessoas e mercadorias. " M i o l o " do Quarteiro O plano de interveno para esta rea passa-se pela demolio total das construes existente no "miolo" do quarteiro (ver figuras 155,156 e 157), que at o incio das obras encontrava-se totalmente ocupado com anexos das construes principais que foram sendo construdos ao longo dos anos. Estas construes estavam em um avanado estado de degradao, sub-ocupadas funcionando como depsitos das atividades comerciais a que estavam ligadas e no possuam instalaes de combate a incndios. O projeto prev a construo de um parque de estacionamento subterrneo de trs ou quatro pisos (ver figuras 180 e 181), uma superfcie comercial e ainda uma rea de estadia para a comunidade, os quais sero construdos com todos os cuidados tcnicos de forma a salvaguardar as edificaes perifricas, sem que haja danos ou deformaes. Assim como se prev a instalao de sistema de ventilao e iluminao adequadas nas caves. Na parte superior do parque de estacionamento est prevista a superfcie comercial que ser ocupada por uma nica loja de grande insgnia com cerca de 2.000 metros quadrados e uma rea de convvio a qual a populao poder usufruir.

136

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

O projeto prev ainda um conjunto de acessos para pedestres e veculos que faam a ligao entre o interior do quarteiro e as ruas circundantes (ver figuras 167 e 170). Para isso ser necessrio a demolio parcial ou integral das construes existentes no piso trreos dos edifcios onde esto previstos estes acessos. Atravs destas aberturas ser estabelecida uma franca ligao entre o espao pblico e o interior do quarteiro. Alm das intervenes citadas acima, pretende realizar requalificao do espao pblico exterior ao quarteiro para que os objetivos do projeto sejam atingidos. Estas requalificaes esto baseadas em obras de modernizao de infra-estruturas tais como setor eltrico, telecomunicao, gs,

abastecimento e drenagem de gua. Aps a anlise do programa de necessidades e abrangncia do projeto do Complexo das Cardosas considera-se uma interveno de grande envergadura que se baseia na reabilitao do patrimnio arquitetnico e da envolvente urbana, conservando seus valores culturais e histricos atravs de aes de interveno, conservao e restauro na medida do possvel. Aps a execuo do projeto o quarteiro funcionar como um grande complexo multifuncional, onde os habitantes tero a possibilidade de morar, trabalhar, fazer compras e se divertir em um local que une o conforto e a modernidade da vida urbana moderna com a beleza, o encanto e a memria que esto presentes na arquitetura dos edifcios, nas ruas e nas tradies da cidade do Porto.

137

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

163. Edifcio das dardosas 164. Prga de AlmeidaGarrett

16. EstaSqSo Bento

167. Praa de Almeida Garrett

166. F<jto area do Complexo das Cardosas e entornb. Fonte: Google Earth.

168. Praa de Almeida Garrett com viiso para a Rua das Flores

172. Edifcio que dar 170. Edifcio que dar 171. Edifcio incendiado acesso ao interior do 169. Fachada voltada para a c e s s o ao interior do eabandonado. quarteiro - So o Largo dos Lios quarteiro - Lios Bento

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Complexo das Cardosas

173. Planta das Parcelas Existentes

174. Projeto de Interveno marcao dos acessos

175. Projeto de Interveno-Planta de Uso

176. Projeto de Interveno - Emparcelamento das unidades

Fonte: Documento Estratgico de Interveno do Quarteiro das Cardosas Porto Vivo SRU Junho 2007. 139

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Complexo das Cardosas

177. Fachada voltada para a Avenida dos Aliados

180. Corte Esquemtico AA' projeto de parque de estacionamento e unidade comercial. EE3

JXDO

ZZ3
178. Fachada voltada para o Largo dos Lios.

3 M M I-

;|

181. Corte Esquemtico BB' projeto de parque de estacionamento, unidade comercial e rea de uso pblico.

179. Fachada voltada para a Estao So Bento.

Fonte: Documento Estratgico de Interveno do Quarteiro das Cardosas Porto Vivo SRU Junho 2007.

140

F
O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

FICHA TCNICA Nome do Empreendimento: Quarteiro das Cardosas Programa: Quarteiro que contm atividades multifuncionais combina escritrios, reas comerciais, estacionamentos, habitaes e rea de convvio pblico Localizao: Entre a Praa da Liberdade (Rua dos Clrigos) Praa Almeida Garrett (frente para a Estao de So Bento e Rua das Flores) e Largo dos Lios (Rua de Trindade Coelho), Porto. Gesto da Promoo: Porto Vivo - SRU em parceria com a iniciativa privada Comercializao: Porto Vivo - SRU e empresas privadas Estacionamento: 260 lugares pblicos Localizao do Comrcio a Retalho: rs do cho dos edifcios (em alguns casos nos pavimentos 1 e 2) + na loja no interior do quarteiro Lojas: cerca de 50 Lojas Lojas ncora: Hotel e uma loja de grande insgnia no interior do quarteiro com cerca de 2.000 m2 Componente de Servios: 50 unidades de servio, 1 unidade hoteleira rea de influncia: 615.000 pessoas - distncia automvel de 15 minutos

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade 3-3_ Abordagens de interveno Esta seo relacionada com as abordagens de interveno compe o captulo sobre Arquitetura das "grandes superfcies multifuncionais" na cidade consolidada visa fazer reflexes sobre as vantagens oferecidas pelas intervenes que so realizadas na cidade com o passar dos anos. Ponderar sobre os valores intrnsecos nas formas da cidade existente, suas construes, seus tecidos consolidados, buscando encontrar a linha muito tnue que divide os impactos benficos e malficos das subtraes e adies realizadas na paisagem urbana. Memria "Tal como as pessoas, as sociedades e os povos possuem uma memria coletiva que constitui parte essencial da sua identidade como grupo e cuja perda poder causar graves perturbaes. Sabe-se que esta memria coletiva constitui um quadro de referncia fundamental para o equilbrio psicolgico necessrio para reagir s mudanas que constantemente se prefiguram nas nossas cidades". 49 Sabendo-se que a memria e identidade coletiva dos grupos e povos esto impressas nos monumentos, nas casas e nas ruas de suas cidades como forma de perpetuar as sociedades histricas, torna-se imprescindvel ter muita prudncia ao intervir no s com os monumentos famosos e venerados, como tambm com os "monumentos no intencionais". Edificaes que adquiriram seu valor de forma involuntria, por vezes devida a sua localizao no contexto urbano, por integra um conjunto arquitetnico de valor, por fazer parte da histria de alguma personalidade local ou simplesmente por fazer parte da memria da vida de povo, de uma cidade, de uma nao.

49

SALGUEIRO, Teresa Barata. A cidade em Portugal: uma geografia urbana. 3 ed. Porto: Afrontamento, 2001.433 p.

142

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

A nova Carta de Atenas, publicada por Le Corbusier em 1943, apesar de fazer referncias importncia de salvaguardar os edifcios e conjuntos urbansticos de valor cultural, destacava a necessidade de construir novas cidades que respondessem aos direitos fundamentais do indivduo e da sociedade atual como habitao, trabalho, circulao, recreao, de forma a no sacrificar a qualidade de vida das populaes. A renovao urbana inspirada nestas ideias foi uma prtica muito utilizada nos Estados Unidos e em vrias cidades europeias no ps-guerra. reas mais ou menos vastas foram demolidas, estruturas existentes foram substitudas para dar lugar s vias rpidas, parques de estacionamentos, edifcios de escritrios e habitao, adaptando as cidades herdadas s necessidades da vida moderna. Estas aes abriram "cicatrizes" eternas no tecido urbano que se solidificaram junto s novas construes com o passar dos anos. A cultura da requalificao foi ganhando espao em relao

cultura da renovao e da demolio a partir das dcadas de 60 e 70 quando perceberam que o desenvolvimento no era sustentvel e ainda teria uma factura ecolgica a pagar, o que contribui para o aumento de muitas publicaes a favor da cidade existente. Enquadramento no territrio Segundo a Recomendao de Nairobi (1976) relativa salvaguarda dos conjuntos histricos e sua funo na vida quotidiana, deve considerar-se que os conjuntos histricos e o seu enquadramento formam um patrimnio universal e que "a sua salvaguarda e integrao na vida coletiva (...) devem

143

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

constituir uma obrigao para os governos e para os cidados dos estados em cujos territrios se encontram". 50 Reconhece-se como conjunto histrico ou tradicional "todo o grupo de construes e de espaos (...) que constituam um estabelecimento humano, tanto em meio urbano como em meio rural, e cuja coeso e valor so reconhecidos do ponto de vista arqueolgico, arquitetnico, pr-histrico, histrico, esttico ou sociocultural". Merecendo meno especial os antigos bairros urbanos e os conjuntos monumentais homogneos, e entende-se por salvaguarda "a identificao, a proteo, a conservao, o restauro, a manuteno e a revitalizao dos conjuntos histricos ou tradicionais e o seu enquadramento". 51 O enquadramento nos tecidos histricos da cidade consolidada merece destaque devido s caractersticas da densidade e da escala das novas edificaes que causam impacto na paisagem da cidade existente, pois frequentemente desestruturam o enquadramento e os valores dos monumentos adjacentes. Podendo gerar uma das (ou as duas) seguintes situaes: - destruio da envolvente de um monumento para torn-lo mais visvel; - colocao de edificaes cuja volumetria ou esttica agridem o monumento; O documento 52 salienta ainda a necessidade de acompanhar as intervenes com atividades de animao, sendo fundamental manter as funes existentes, em particular, o comrcio e o artesanato, e

50

CUNHA, Maria Lusa S. Oliveira e. A interveno na Cidade Existente. Millenium Online: janeiro 1999. Disponvel em: <http://www.ipv.pt/millenium/pers13_6.htm>. Acesso em 06 outubro 2008. 51 CUNHA, Maria Lusa S. Oliveira e. A interveno na Cidade Existente. Millenium Online: janeiro 1999. Disponvel em: <http://www.ipv.pt/millenium/pers13_6.htm>. Acesso em 06 outubro 2008. 52 Recomendao de Nairobi, 1976.

144

O Comercio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

criar outras novas, assim como utilizar os edifcios ou conjuntos protegidos para no se transformarem em reas sem vida, servindo apenas como um cenrio visitado apenas pelos turistas. No que se refere ao enquadramento esttico dos casos de estudo deste trabalho verifica-se que apesar das obras terem sido implantadas em reas prximas e fortemente edificadas, seus projetos levaram em considerao os valores da envolvente, de forma a no agredirem o entorno constitudo por conjuntos edificados tpicos, no que diz respeito escala e a densidade. Assim como contriburam para a permanncia das atividades comerciais tradicionais existentes e a chamada revitalizao funcional, uma vez que conservam as caractersticas funcionais originais da zona (comrcio) aumentando sua capacidade de atrao tanto para residentes como para visitantes. Apesar de trazer estas mais valias para o quotidiano das pessoas, as novas edificaes no fazem parte do patrimnio arquitetnico da cidade do Porto, portanto, no deixam de ser novas "peas" acrescentadas vida da cidade. Entende-se patrimnio 53 tanto como a obra-de-arte, a runa, o lugarambiente, os ncleos urbanos chamados centros-histricos, ou seja, a cidade antiga ou a cidade consolidada. No incio dos anos 8o o escritor Campos Venuti 5 4 afirmava que "se vivia uma gradual passagem da cultura da expanso para a cultura da requalificao das cidades, a qual se processava atravs de um desenvolvimento urbanstico de carter qualitativo e j no quantitativo".

AGUIAR, Jos. A cidade do futuro j existe hoje. ATIC Magazine. Lisboa, n 24, nov. 1999. VENUTI, Giuseppe Campos. Urbanismo y austeridad. Madrid: Siglo XXI, 1981.

145

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade Sociedade Em 1986 (em Toledo) surge a Carta Internacional de Salvaguarda de Cidades Histricas (ratificada em 1987 pela Assembleia Geral do Icomos), que se aplica "s cidades e aos centros ou bairros histricos com o seu enquadramento natural ou construdo que, para alm da sua qualidade de documento histrico, exprimam os valores das civilizaes urbanas tradicionais. (...) Os valores a preservar so o carter histrico da cidade e o conjunto de elementos materiais e espirituais que exprimem a sua imagem". Destacam-se destes elementos a morfologia urbana, a tipologia e o aspecto dos edifcios, as relaes da cidade com o seu enquadramento e as diversas funes adquiridas pela urbe. 35 Dois dos casos estudos anteriormente deixam a desejar quando analisados sob a perspectiva da Carta Internacional de Salvaguarda de Cidades Histricas. Preservar o conjunto de valores materiais e espirituais expressos atravs da tipologia e aspecto dos edifcios e suas relaes com a cidade, so caractersticas que no esto presentes na obra do Trindade Domus Gallery, aparece somente nas fachadas secundrias do Porto Gran Plaza, porm no aparece na fachada principal da construo. Apesar de terem proporcionado aos habitantes do Porto paisagens urbanas mais favorveis do que as edificaes degradada e inacabada que estavam "decorando" a Baixa at as suas respectivas aberturas, os estilos arquitetnicos que compe suas edificaes nada tem em comum com a tipologia de suas envolventes. So obras com perfis contemporneos, com linhas retas, planos envidraados que no possuem elementos materiais ou espirituais comuns a histria ou a memria dos portuenses. Apesar desta constatao nada impede que a populao veja com bons olhos modificaes estticas como estas, assim como apoie iniciativas desta natureza como uma evoluo natural da cidade,

55

CUNHA, Maria Lusa S. Oliveira e. A interveno na Cidade Existente. Millenium Online: janeiro 1999. Disponvel em: <http://www.ipv.pt/millenium/pers13_6.htm>. Acesso em 06 outubro 2008.

146

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

como um organismo vivo, capaz de se transformar e adaptar as tendncias e necessidades da sociedade emergente. Por isso a interveno destas reas no se pode fazer sem a participao dos habitantes e utilizadores que devem ser beneficiados com o processo. A Carta de Salvaguarda das Cidades Histricas cita que " o melhoramento do habitat deve constituir um dos objetivos fundamentais da salvaguarda" e que a "a participao e a implicao dos habitantes de toda a cidade so indispensveis ao sucesso da salvaguarda (...) e nunca se deve esquecer que a salvaguarda das cidades e bairros histricos respeita, em primeiro lugar, aos seus habitantes". Sabendo-se que no h regras para a realizao da interveno no patrimnio e para a renovao urbana, as condies locais da cidade e do pas em questo devem ser levadas em considerao, assim como os meios legislativos e financeiros inerentes em cada caso, a fim de manter e revitalizar os centros histricos devido aos valores culturais que transportam, a identidade social que expressam e a memria coletiva que trazem ano aps ano, ou seja, a memria do povo, da sociedade. Identidade Realizar intervenes na cidade existente exige cuidados e estudos mais profundos do que a criao ou produo de novas reas urbanas, uma vez que deve tomar como um dado econmico e cultural as atividades que a estrutura fsica da cidade suporta e reflte. Como defende Franoise Choay56, hoje j no se trata s de salvar as cidades histrico-monumentais de primeira instncia, importa tambm

(...) il faudrait l'heure actuelle, dans toutes les grandes villes d'Europe, sauver de la destruction laquelle les romet la modernisation, les tissus banaux difis la fin du XlX sicle et encore au dbut du XXe, ceux que G. Prec appelait infraordinaires : tissus qui ne possdent de valeur ni pour l'art, ni pour l'histoire mais qui, par leur modestie, leur chelle et leurs qualit formelles s'offrent aux populations urbaines non privilgies, se prtent aux relations de convivialit et constituent une barrire contre la dlinquance et les diverses formes de drapage social F. Choay, Sept propositions sur le concept d'authenticit, em: Nara Conference on Authenticity, Japan 1994, UNESCO/ICCROM/ICOMOS, Trondheim, Tapir Publishers, 1994 (editor K. Larsen), p. 116.

56

147

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

salvar da prometida modernizao entendida cada vez mais como uma operao intrusiva e substitutiva, integrada numa lgica especulativa de maximizao dos lucros pela maximizao das possibilidades de ocupao do espao57. esta modernizao que confere ao tecido urbano o rpido processo de transformao arquitetural da cidade antiga para a cidade moderna que assistimos quotidianamente. A insero da nova arquitetura traz a gradativa perda e dilacerao da identidade, que um dos aspectos mais importantes da cidade histrica. Cada dia se torna mais comum a descaracterizao dos ncleos histricos em muitas cidades europeias, ocorridas devido homogeneizao dos lugares e das arquiteturas, produto da globalizao, que se pode chamar tambm de "desenvolvimento" ou consumismo cultural. Necessita-se de cautela e anlise crtica no momento de ceder a estas tendncias da modernizao que podem parecer positivas a primeira vista, mas que realizadas de forma massiva e deliberada podem causar "cicatrizes" profundas como as do ps-guerra, uma vez que descaracterizam ou at demolem edifcios de riqueza e identidade incalculvel para as cidades. Autenticidade Na busca da integrao da cidade antiga com a cidade moderna, na adaptao de novos programas de necessidade ao patrimnio edificado, toma-se cada vez mais comum a realizao do "fachadismo". 58 Visto como uma alternativa menos intrusiva que a demolio total do edifcio e a

AGUIAR, Jos. A cidade do futuro j existe hoje. ATIC Magazine. Lisboa, n 24, nov. 1999. Cuja definio poder corresponder, grosso modo, demolio sistemtica do interior de antigos edifcios e sua substituio por nova construo, com profundas mudanas tipolgicas, volumtricas, estruturais e construtivas, onde a antiga fachada sobre a rua principal preservada de forma acrtica, ou reconstruda numa imitao forada da antiga. Uma primeira proposta de definio terica do termo foi expressa por J. Richards, Facadism, Routledge, Londres, 1994.
58

57

148

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

insero de arquitetura nova, o fachadismo torna cada dia mais forte como a "soluo-tipo" de interveno em zonas consolidadas em muitas cidades no s portuguesas. O processo baseia-se na preservao da fachada original do edifcio, enquanto que todo o seu interior removido e substitudo por uma nova edificao, com dimenses, funcionalidades e formas totalmente diferentes das originais. A fachada preservada no tem outra funo a no ser fazer parte de um cenrio juntamente com os edifcios envolventes, para que aos olhos do pblico transparea a imagem da cidade antiga preservada. Na realidade o fachadismo acaba sendo uma falsa salvaguarda da memria que no contm rigorosamente autenticidade ou identidade urbano-arquitetnica. E ainda um mecanismo que impede a representao arquitetnica dos tempos atuais, pois no permite a produo de arquitetura contempornea a corpo inteiro. a renovao urbana disfarada de reabilitao que busca atenuar a dor da sociedade pela perda da cidade histrica e dos lugares que lhes pertenceram.59 Manuteno e Conservao O conceito de manuteno est diretamente ligado a conservao da integridade fsica do elemento construdo. Faz-se necessrio conscientizar a populao da importncia da realizao de aes contnuas que garantam a salvaguarda dos edifcios de propriedade privada, para que os conjuntos arquitetnicos que formam as zonas antigas e histricas das cidades no atinjam estgios avanados de degradao. Assim como o abandono e a indiferena entre relao ao patrimnio so atitudes que se espalham "contaminando" as reas circundantes, o cuidado e a manuteno tambm so medidas que

AGUIAR, Jos. A cidade do futuro j existe hoje. ATIC Magazine. Lisboa, n 24, nov. 1999.

149

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade podem se propagar positivamente nas zonas histricas, de forma a melhorar o meio ambiente urbano e tomando-se inclusive um produto com alto potencial lucrativo no setor imobilirio. Partindo do conceito de manuteno descrito por Leonardo Benevolo60 "O cuidado quotidiano do Homem pelo seu ambiente de vida", seguem as subdivises desta forma de interveno: Obras de manuteno normal (para fazer durar e manter em funcionamento as estruturas originrias); Obras de manuteno extraordinria (para transformar ou substituir as estruturas que j no so slidas nem utilizveis); Obras novas (que antes no existiam). As obras de manuteno normal ou extraordinria podem ser feitas para fins de61: 1. A conservao, isto , uma serie de obras cujo fim unicamente consolidar um artefato, garantindo o seu tempo de durao, por de lado as alteraes inadmissveis, enfim, poup-lo s injurias do tempo subordinando a esse objetivo, ou mesmo eliminando, qualquer uso moderno. 2. O restauro, isto , uma serie de obras destinadas a consolidar um artefato e a eliminar as modificaes incompatveis, introduzindo, porm outras modificaes incompatveis com a estrutura originria, para garantir um uso moderno igual ou anlogo ao antigo. 3. A reestruturao, isto , uma serie de obras que conduzem transformao de um artefato, conservando algumas partes, substituindo ou acrescentando outras, para permitir uma maior variedade de usos modernos, que correspondem ou no aos antigos.

0 61

BENEVOLO, Leonardo. A cidade e o Arquitecto. Traduo: Rui Eduardo Santana Brito. Lisboa: Edies 70,1998. p. 145. BENEVOLO, Leonardo. A cidade e o Arquitecto. Traduo: Rui Eduardo Santana Brito. Lisboa: Edies 70,1998. p. 144.

150

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

4. A reconstruo, quando o artefato originrio foi destrudo e se deseja substitu-lo por uma rplica, individual ou referida a um tipo recorrente, para obter, a um nvel superior, a conservao, o restauro ou a reestruturao do conjunto de que o artefato faz parte. Todas estas aes, normais e extraordinrias, encontram a sua unidade numa atividade contnua e integrada qual garante a coerncia entre moldura fsica e corpo social da cidade. As intervenes pontuais nos artefatos isolados no bastam para garantir a salvaguarda o ambiente antigo e os seus valores. "El rigor no nos dar la certeza, pro nos permitir aproximarmos

con relativas garantias a cada caso particular en la conviccin de que alterar los lugares existentes solo se justifica si los hacemos ms adecuados para la vida dei nombre." 62 O conceito de conservao integrada 6 3 : que une o cenrio fsico e seus habitantes ligados inseparavelmente entre si, contempla a transformao contnua das relaes entre o cenrio e a sociedade nas margens amplas e surpreendentes, para que seja possvel a realizao de adequaes fsicas em aspectos que o cenrio antigo quase nunca oferece e que a cada dia tomam-se indispensveis na vida do homem. O importante no interromper a relao vital, que faz com que a sociedades futuras vivam entre um patrimnio de valores criado no passado.

GRACIA, Franscico de. Construir en lo Construdo: a arquitectura com modification. 3' ed. rev. Madrid: Nerea, 2001. p 178. BENEVOLO, Leonardo. A cidade e o Arquitecto. Traduo: Rui Eduardo Santana Brito. Lisboa: Edies 70,1998. p. 144.

151

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

4_ Concluso

152

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Gesto e interveno planejadas Conforme verificado em Portugal e em experincias internacionais, o planejamento das intervenes e da gesto de zonas histricas fundamental para o sucesso das aes urbanas e sociais, assim como as parcerias entre as iniciativas pblicas e privadas na busca de solues adequadas s realidades locais.

Compreendendo o fenmeno das GSM na

"downtown"

Aps a realizao de estudos da evoluo das estruturas comerciais at aos dias atuais, que tem como referncia as Grandes Superfcies Multifuncionais, compreendem-se as razes que iniciaram esta tendncia em meados do sculo XX nos Estados Unidos e os motivos pelos quais conquistou adeptos para se expandir por todo o mundo. Fatores como a revoluo industrial, que trouxe como consequncia o "inchao" dos centros urbanos, a popularizao e dependncia do automvel, a expanso das cidades e a insegurana nos espaos pblicos contriburam para a expanso do modelo "shopping mail" por muitos pases, inclusive em Portugal. Conclui-se que o fenmeno das GSM na "downtown" especialmente, deve-se ao fato da

humanidade estar passando por um perodo de mudana da mentalidade, desde a sociedade aos governantes. Mentalidade que tende a otimizar os recursos instalados como edifcios construdos, infraestruturas, redes de transportes, sistemas de comunicao, equipamentos pblicos e de lazer que se encontram disposio da sociedade na Baixa, porm ainda no satisfatoriamente habitada. A inovao

153

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade do comrcio mais um fator que contribui para o retorno da populao ao centro, j que um equipamento essencial para a vida do Homem. Essa tendncia passa pela salvaguarda do patrimnio edificado e do desejo de ver as ruelas e casas da Baixa tomadas pelas famlias, crianas e cidados que sabem o valor de suas cidades. Arquitetos, arquelogos e historiadores so "peas" que tm conscincia da possibilidade de revitalizao de zonas antigas e trabalham para torn-las atrativas e competitivas com os plos de centralidade. Contudo, no um processo rpido, nem to pouco est presente na conscincia da grande maioria. J os investidores imobilirios so agentes muito importantes neste processo, e muitos deles apostam na construo ou na compra das grandes superfcies, como por exemplo, os investidores da Baixa do Porto que acreditam na revitalizao do centro e no contributo que seus empreendimentos podem trazer para combater a desertificao de zonas histricas e degradadas da cidade. Para isso, superam os obstculos fsicos e legais encontrados para a realizao das intervenes no tecido consolidado da cidade, pois esto cientes de que os retornos financeiros sero a longo prazo, assim como o seu sucesso.

Instrumento de integrao
Sabe-se que os primeiros shoppings e condomnios privados surgiram com o objetivo de proteger os cidados das camadas marginalizadas da sociedade. Apesar de se ter desenvolvido por uma razo "positiva" trouxeram vrias consequncias negativas como se descreve na seo (1.2.) deste trabalho, tais como: aumento do abismo entre as desigualdades sociais, fragmentao da cidade, agravamento da excluso daqueles que j fazia parte dos grupos de marginalizados, abandono dos espaos pblicos, desertificao de zonas antigas e superlotao dos centros comerciais.

154

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Torna-se relevante considerar que as geraes nascidas aps a dcada de 70 (ou 80 em alguns pases) cresceram frequentando os shoppings e aprenderam a conviver com os muros, parques de estacionamento e principalmente habituaram-se comodidade das grandes superfcies, desde a segurana, climatizao e variedade de oferta de produtos concentrados num nico complexo. Certamente, a implantao das GSM na Baixa uma forma de atrair os jovens para o centro antigo, pois se trata de um "elemento" que lhes familiar. Uma vez que os jovens comeam a frequentar a Baixa e passam a ter conscincia do valor da herana cultural e patrimonial impressa na cidade consolidada, cresce a possibilidade de que a memria popular possa contribuir para a salvaguarda e conservao deste patrimnio ativamente. Alm de contriburem para a integrao da sociedade com a cidade histrica, medida que os shoppings e complexos multifuncionais foram se instalando na Baixa, comearam a apresentar caractersticas diferentes das grandes superfcies multifuncionais das periferias. A primeira grande diferena que os shoppings da Baixa esto intimamente integrados aos comrcios "de rua", o que faz com que funcionem em conjunto e desenvolvam uma relao de complementaridade. Isto se deve ao fato da maior parte de seus frequentadores utilizarem os transportes pblicos para chegarem ao centro e, mesmo aqueles que escolhem veculos privados, desenvolvem atravessamentos alternativos entre os shoppings e as ruas pedonais, o que faz com que as ruas pblicas e privadas se tornem uma s. J nos empreendimentos que esto na periferia, rodeados de vias rpidas e zonas industriais, os pedestres deparam-se com longas distncias difceis de percorrer, o que faz com que estes shoppings se tornem "ilhas" cheias de pessoas em busca de diverso, isoladas do contexto urbano. Depois de concluir a integrao entre a Sociedade e a Cidade Histrica e entre as Grandes Superfcies A/lultifunc/oncj/s da Baixa e o Comrcio de Rua torna-se evidente a mescla entre as camadas

155

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade sociais que antes estavam segregadas entre pblico e privado, mas que aos poucos voltam a fazer parte da Sociedade.

Baixa, fator de complementaridade Conclui-se que alm dos habitantes da cidade do Porto, as atividades tursticas que deixam milhes de euros em Portugal todos os anos tambm contribuem para a revitalizao da zona antiga, assim como movimentam a economia dos estabelecimentos comerciais e hoteleiros da regio. medida que crescem os consumidores, aumentam tambm os investidores e os estabelecimentos e por sua vez o nmero de pessoas que se interessam em morar numa zona estruturada e bem servida, com estao de comboio, transporte urbano, lojas, cafs, escritrios e servidos pblicos. A Baixa hoje um plo que complementa os demais plos de desenvolvimento da cidade.

Impactos das Grandes Superfcies Multifuncionais na paisagem Aps a realizao de uma profunda pesquisa cerca da evoluo dos lotes que hoje abrigam as grandes superfcies multifuncionais estudadas neste trabalho, conclui-se que ao longo dos ltimos dois sculos (desde 1813 at aos dias de hoje) estes terrenos sofreram grandes transformaes, conforme a tabela seguinte:

156

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Estudos de Caso: 3. Habitao

ViaCatanna a. Habitao

Porto Gran Plaza a. Habitao

Trindade Domus

Complexo das Cardosas a. Habitao b. Comrcio/ Habitao c. Maior parte dos Construes d. Complexo das Cardosas Inativas

funcionalidade das construes b. Comrcio (Jornal 0 primeiro de Janeiro) existentes nos lotes c. Construo /nativa d. ViaCatanna Intervenes

b Comrcio (Fbrica de Sedas) c. Maior parte das Construes d. Porto Gran Plaza Inativas

b. Comrcio (Pedreira) c. Construo Inativa d. Trindade Domus

de (a.) para (b.).

Contruo de anexo para a instalao da sede do jornal

Demolio das habitaes existentes, emparcelamento de vrios lotes e construo da fbrica Demolio total das construes

Abandono quase total das habitaes do quarteiro, predomnio do comrcio a nvel dos rs do cho e piso 1 dos edifcios

Palcio das Cardosas sub ocupado por Desocupao e inativao dos edifcios existentes, com degradao gradual Abandono do conjunto edificado, como consequncia a degradao e depreciao das construes Abandono da atividade comercial na Pedreira, passou a ser utilizado como parque de estacionamento. Inicio de um novo edifcio que encontrava-se abandonado atividade comercial, apenas seis fogos de habitao, alguma atividade comercial nos demais edifcios estando a maior parte do edificado em elevado estado de degradao e abandono

de (b.J para (c):

Emparcelamento de lotes adajacentes para abertura de acessos secundrios ao centro comercial pelas Ruas de Fernandes Toms e de (c.) para (d.); Formosa; demolio total das construes e anexos dos lotes; preservao da fachada do edifcio existente na Rua de Santa Catarina (fachadismo) e construo do centro comercial

Emparcelamento de mais alguns lotes para abertura de acessos secundrios; demolio da fbrica e das habitaes, recuperao das fachadas voltadas para a Rua da Alegria e Fernandes Toms, construo da fachada voltada para a Travessa das Almas no padro das construes laterais (rplica), construo do centro comercial com a fachada principal em arquitetura nova. Reativao das obras no edifcio da pedreira para a abertura do complexo multifuncional

Demolio das construes anexas existentes no interior do quarteiro, emparcelamento dos edifcios para remodelao de habitaes e unidades de servio nos pisos superiores, recuperao das construes que encontram-se degradadas para instalao de comrcio, construo de parque de estacionamento, uma grande unidade comercial e uma rea de convivncia no miolo do quarteiro

Caracterizao das ltimas Intervenes Realizadas:

Conservao da fachada (Fachadismo) e Construo Nova

Conservao da Fachada Rplica e Construo Nova

(Fachadismo), Construo Nova Restauro, Reabilitao e Construo Nova

157

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Estudos de Caso:

ViaCatanna Negativo | Neutro | Pos'tivo

Classificao dos Impactos da Interveno Arou tcton.ca quanto a: Porto Gran Piara Trindade Dotmus Negativo | Neutro | Positivo porm conservao de algumas fachados, porm Negativo | Neutro : Positivo Reabilitao do edificao pr-existente

Complexo das Cardosas Negativo | Neutro | Positivo Reabilitao da edificao pr-existente

Edificao Existente

Demolio da edificao pr-existente com a Demolio do edificao pr-existente com a conservao de algumas fachadas, m autenticidade Negativo | Neutro | Postevo

Negativo 1 Neutro | Positivo predos Introduz arquitetura cenrio dos tempos atuais no urbano

Negativo 1 Neutro 1 Positivo Introduz arquitetura dos tempos atuais na urbana

Negativo 1 Neutro 1 Positivo Reabilitao da edificao sem alterao no cenrio pr-existente urbano

Produo de Arquitetura Nova (anlise externa)

Mantm a fachada do arquitetura existente e no introduz arquitetura

tempos atuais no cenrio urbano Negativo ! Noutro | Positivo Integrao na envolvente urbanstica Integra-se s ruas pedonais e complementa os espaos de uso pblico na Baixa Negativo | Neutro | Positivo Escala e Dimensionamento em relao ao edificado conflitante Apesar de no interferir na paisagem a nvel da viso do homem (pedestres) a obra apresenta padres fsicos muito diferenciados do restante do quarteiro

paisagem

Neg3tvo | Neutro | Positivo Integra-se s ruas pedonais e complementa

Negativo | Neutro | Positivo

Negativo | Neutro | Positivo Integra-se s ruas pedonais e os espaos de uso pblico no

os espaos de uso pblico na Baixa Negativo | Neutro | Posit.vo A obra apresenta padres fsicos muito diferenciados do restante do quarteiro,

Predomnio de oferta de servios aos cidados complementa Negativo | Neutro | Positivo A obra apresenta padres fsicos coerentes com o restante do quarteiro, condizente com a paisagem Negativo | Neut r o 1 Positivo Recuos e afastamentos bem resolvidos de forma a integra-se na paisagem

Baixa Negativo | Neutro | Positivo A obra apresenta padres fsicos coerentes com o restante do quarteiro, com o paisagem Negativo | Neutro | Positivo Sem qualquer alterao condizente

claramente notveis a nvel da viso do homem (pedestres!, d"e interfere na oaisaaem Negativo 1 Neutro | Positivo Muito diferenciado do entorno

Negativo | Neutro | Positivo Recuo e Afastamento Pouco diferenciado do entorno

158

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

O Complexo das Cardosas diferencia-se dos demais estudos de caso por ser uma obra ainda no concluda. Deste modo, as anlises realizadas sobre seus impactos foram feitas a partir dos projetos e do Documento Estratgico produzido pela Porto Vivo. Do ponto de vista da reabilitao urbana e da utilizao dos equipamentos comerciais contra a desertificao de zonas antigas, degradadas e desertificadas, o ViaCatarina enquadra-se como a Grande Superfcie Multifuncional que trouxe mais reflexos positivos a Baixa do Porto, ajudando a manter a Rua de Santa Catarina como uma das ruas mais movimentadas do centro. Relativamente produo de arquitetura que possui identidade e autenticidade dos tempos atuais, o edifcio do Trindade Domus o que mais contribui para a paisagem urbana, enquadrando-se de forma harmoniosa e coerente com a localizao na qual o projeto foi implantado. No que se refere aos impactos no edificado existente e interveno no patrimnio arquitetnico, o projeto do Complexo das Cardosas o que engloba propostas mais favorveis em relao salvaguarda dos valores arquitetnicos, histricos e culturais do Porto. O projeto tem o objetivo de requalificar o conjunto arquitetnico tomando-o adequado s necessidades da sociedade atual atravs de aes de conservao e remodelao que visam a preservao dos valores existentes. Conclui-se definitivamente, que as grandes superfcies multifuncionais so extremamente importantes para a reabilitao das Baixas das cidades, porm as intervenes para a incluso destas estruturas devem ser feitas de forma planejada, calculando os riscos e as perdas geradas no contexto fsico da cidade consolidada, designadamente em relao ao patrimnio arquitetnico.

159

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

Referncias Bibliogrficas

160

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

A
ALVO, Domingos. A cidade do Porto na obra do fotgrafo Alvo: 1872 - 1946. Porto: Fotografia Alvo, 1984.155 p. AUGE, Marc. No-lugares: introduo a uma antropologia da sobremodernidade. Traduo: Miguel Serras Pereira. Lisboa: Editora 90 o , 2005.100p. ARN H El M, Rudolf. O poder do centro: um estudo da composio nas artes visuais. Traduo: Maria Elisa Costa. Lisboa: Edies 70.1988. 301 p.

B
BROCHADO, Alexandrino. Santa Catarina: histria de uma rua. Porto: Edio do Alexandrino Brochado, 1996. 76 p. BENEVOLO, Leonardo. A cidade e o Arquitecto. Traduo: Rui Eduardo Santana Brito. Lisboa: Edies 70,1998.146 p. BALSAS, Carlos Jos Lopes. Urbanismo Comercial em Portugal e a Revitalizao do Centro das Cidades. Lisboa: Gabinete de Estudos e Prospectiva Econmica do Ministrio da Economia, 1999. 171p. Department of Landscape Architecture and Regional Planning University of Massachusetts (Estados Unidos da Amrica). O Urbanismo Comercial e as Parcerias Pblico Privado para a Gesto do Centro das Cidades, Ensinamentos da Experincia Estrangeira. Amherst, 2000.119 p. BORJA, Jordi e MUXI, Zaida. El espacio pblico: ciudad y ciudadana. Barcelona: Electa, 2003. 415p.

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

C
CASA DE SERRALVES (Porto). Foto Porto: ms de fotografia. Porto: Casa de Serralves, 1988.154 PCOSTA, Alexandre Alves e TAVARES, Andr. Mapa de Arquitectura do Porto: plano de arquitectura. Coimbra: Argumentum, 2003. CAMPOS, Joo. Porto reflectir (sobre) a cidade histrica. Porto: Cmara Municipal do Porto, 1999.105 p. CUNHA, Maria Lusa S. Oliveira e. A interveno na Cidade Existente. 1999.

D
Julio Dinis. Uma famlia inglesa. Porto, Figueirinhas, 1978, p.42.

F
FERNANDES, Jos Gomes. Centro Histrico do Porto: dar futuro ao nosso passado. Porto: Associao de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, 1983.130 p. FERNANDES, Jos Alberto V. Rio. Porto: Cidade e Comrcio. Porto: Cmara Municipal do Porto. 1997.295p.

G
GRUPO IF (Porto). Porto esquinas do tempo. Porto: Cmara Municipal do Porto, 1982. GRACIA, Franscico de. Construir en lo Construdo: a arquitectura com modificacin. 3a ed. rev. Madrid: Nerea, 2001.323p.

162

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

GEHL, Jan e GEMZOE, Larz. Novos Espaos Urbanos. Traduo: Carla Zollinger. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. 263 p.

J
JORGE, Felipe, et. ai. O Porto visto do cu. 1a ed. Lisboa: Argumentum, 2000.128 p.

M
MEIRELES, Joo. Encontro com o Porto. 1a ed. Porto: Ed. de Autor, 2001. MEDEIROS, Carlos Laranjo, et. ai. Lojas de Tradio no Porto: o esprito das terras atravs das antigas casas de comrcio. 1a ed. Lisboa, 1993. 356 p. MANDROUX, Marie-Thrse. Quatro Fases da Urbanizao do Porto no Sculo XVIII. 2a ed. Porto: Separata do Boletim Cultutal da Cmara Municipal do Porto, 1984. V0I.2, 23p.

O
ORTIGO, Ramalho. As Farpas "vida provincial", tomo I. Lisboa, 1887, pp. 159,160.

P
PORTO. Cmara Municipal do Porto. Gabinete do Planeamento Urbanstico. Porto Projecto Cidade Nova. Porto, 1985.101 p. PORTO. Cmara Municipal do Porto. Comissariado para a renovao urbana da rea da Ribeira Barreto - CRUARB. Porto a Patrimnio Mundial: Processo de candidatura da cidade do Porto classificao pela UNESCO como patrimnio cultural da humanidade. 2a ed. Porto: Cmara Municipal do Porto, 1996.183 p.

163

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

PORTO. Cmara Municipal do Porto. O Porto antigo projectos para a cidade (sculos XVIII-XIX): roteiros da exposio. Porto: Cmara Municipal do Porto, 1984. 55 p. PORTO. Cmara Municipal do Porto. Plano Director da Cidade do Porto. Porto. CM.P., 3 vol., 1962. PORTO. CB Richard Ellis. Reabilitao da Zona da Avenida dos Aliados e Envolvente. Porto, 2007. 91 p. PORTAS, Nuno (coord.). L'explosio de la ciutat: the explosion of the city : morfologies, mirades i mocions sobre les transformacions territorials rcents en les regions urbanes de I'Europa meriodional. 1a ed. Barcelona: Collegui d'arquitectes de Catalunya - COAC, 2004. 424 p.

R
REAL, Manuel Luis (coord.) e BRAGA, Maria Helena Gil. A Ponte e a Avenida: contradies urbansticas no centro histrico do Porto. Porto: Cmara Municipal do Porto, 2001.130 p. ROSSI, Aldo. A arquitectura da cidade. Traduo: Jos Charters Monteiro. Lisboa: Cosmos, 2001. 258 p. RAMOS, Lus A. de Oliveira (dir). Histria do Porto. Porto: Porto Editora Lda. 680 p.

S
SILVA, Augusto Alves da, et. ai. Registros de uma Transformao - Levantamento Fotogrfico. Traduo: Ana Carneiro. Porto: Porto 2001 S.A., 2002. - 4 vol. SALGUEIRO, Teresa Barata. A cidade em Portugal: uma geografia urbana. 3a ed. Porto: Afrontamento, 2001.433 p.

164

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

V
VENUTI, Giuseppe Campos. Urbanismo y austeridad. Madrid: Siglo XXI, 1981.

Provas Finais e Teses


SILVA, Domingos Antonio Almeida da. Os Shoppings Center's no Grande Porto: Novas Dinmicas Urbanas. 2006. 256 f. Prova Final de Licenciatura em Arquitectura, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Porto, 2005/2006. VIEIRA ALMEIDA, Alberta Flvia Ferreira. Lugar Comum: Uma Viso sobre o 'shopping da perifeira'. 2004. 90 f. Prova Final de Licenciatura em Arquitectura, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Porto, 2003/2004. CASTRO, Cleusa de. Permanncias, Transformaes e Simultaneidades em Arquitetura. 2002. 260 f. Dissertao de Mestrado em Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PROPAR, Santa
Maria, 2002.

Dicionrios
COSTA, J. Almeida, e Sampaio e Melo, A.. Dicionrio da Lngua Portuguesa. 6a ed. Porto: Dicionrios Porto Editora, 1 v.

Revistas
CALAU, Luis. Mercado de Santa Catarina Barcelona Espanha. Arquitectura e Vida. Portugal, n 67, P- 46-57, jan. 2006.

165

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade CONSIGLIERI, Victor. Welcome Center Lisboa: Nova Identidade para os Espaos. Arquitectura e Vida. Portugal, n 17, p. 50-55, jun. 2001. HERRERA, Adela Garcia, et. al. Un Bosque entre Torres: Galeria Comercial BCE Place Toronto. Arquitectura Viva. Madri, n 35, p. 58-63, mar./abr. 1994. ESTRIGA, Jorge. Os Centros Comerciais, o Regresso Rua e as Estratgias de "Combate" das Velhas reas Comerciais. J-A. Portugal, n 195, p. 57-60, mar./abr. 2000. FERNANDES, Jos e MEALHA, Rui. Procura do Centro Perdido. Arquitectura e Vida. Portugal, ni5, p. 16-21, abr. 2001. ARCHITCTI. Lisboa: Editora Triforio, n 40, fev./mar. 1998. AGUIAR, Jos. A cidade do futuro j existe hoje. ATIC Magazine. Lisboa, n 24, nov. 1999. HERZOG e MEURON. El Croqui the monumento e intimidad. Madrid,n. 129, 2006.

Homepages
DIAS, Fabiano Vieira. Shopping do Centro: um problema de conceito. Vitria - Esprito Santo - Brasil. Disponvel em: < http://www.vitruvius.com.br/minhacidade/mco36/mco36.asp>. Acesso em: 14 maro 2008. MIRALLES, Enric e TAGLIABLUE, Benedetta. Trinity Quarter Shopping Center. Leeds - Reino Unido. Disponvel em: <http://www.fatma.sc.gov.br/download/biblioteca_ambiental/publicacao/Normas_Ref_%2obibliografica.h tm>. Acesso em: 14 maro 2008. MIRALLES, Enric e TAGLIABLUE, Benedetta. Santa Catarina Market Renovation. Barcelona - Espanha. Disponvel em: < http://www.mirallestagliabue.com/project.asp?id=59>. Acesso em: 14 maro 2008.

166

O Comrcio e a Cidade: As "grandes superfcies multifuncionais" na reabilitao e na paisagem da cidade

ALLIES, Bob e MORRISON, Graham. TheCentrerMK. Milton Keynes - Reino Unido. Disponvel em: < http://www.alliesandmorrison.co.uk/>. Acesso em: 14 maro 2008. O RIBATEJO. Cmara de Tomar quer shopping no Centro Histrico. O Ribatejo, 05 janeiro 2007. Disponvel em: <http://www.oribatejo.pt/index.php?lop=conteudo&op=e4da3b7fbbce2345d7772bo674a3i8d5&id=70bde edib6i97d33e75b5doie6fdd47f&drops%5Bdrop_edicao%5D=o#>. Acesso em: 14 maro 2008. FLIX, Ubiratan. Habitao de interesse social: uma nova centralidade para o centro antigo de Salvador. Disponvel em: < http://fisenge.org.br/2008/03/11/habitacao-de-interesse-social-uma-nova-centralidadepara-o-centro-antigo-de-salvador/>. Acesso em: 14 maro 2008. JENKINS e MARR. Buchanan Galleries. Glasgow - Reino Unido. Disponvel em: http://www.jenkinsmarr.co.uk/portfolio/retail/buchanan/pagei.html>. Acesso em: 14 maro 2008. <http://www.warsawvoice.pl/view/14637/>. Acesso em: 14 maro 2008. <http://www.centercityphila.org/pressroom/default.aspx>. Acesso em: 14 maro 2008. <http://www.citycenteratoysterpoint.com/shops/index.php>. Acesso em: 14 maro 2008. <http://www.planeteye.com/Place/Welcome_Center_de_Lisboa+6322io.aspx>. 2008. Acesso em: 14 maro <

<http://www.buchanangalleries.co.uk/aboutbuchanan.html>. Acesso em: 14 maro 2008. < http://www.portogranplaza.com/>. Acesso em: 19 maro 2008.

167

Вам также может понравиться