Вы находитесь на странице: 1из 4

Efeitos Teraputicos da Massagem

Embora a massagem dos tecidos moles tenha sido aperfeioada ao longo de muitos milhares de anos, existe um nmero relativamente pequeno de estudos cientficos sobre seus efeitos e eficcias. Para entendermos melhor o feitos da massagem sobre os tecidos moles, vamos dividi-los em 3 tipos bsicos de efeitos, so eles: mecnico, fisiolgicos e psicolgicos.

EFEITOS MECNICOS Os movimentos de compresso, trao, estiramento, presso e frico exercem efeitos mecnicos nos tecidos. As foras mecnicas associadas a cada tcnica afetam os tecidos de diversas formas. O efeito principal da massagem consiste em produzir estimulao mecnica dos tecidos por meio de uma presso e estiramento ritmicamente aplicados. A presso comprime os tecidos moles e distorce as redes de receptores nas terminaes nervosas. O estiramento aplica tenso nos tecidos moles e distorce os plexos dos receptores nas terminaes nervosas. Ao aumentar os lumens dos vasos sangneos e espaos dos vasos linfticos, estas duas foras afetam a circulao capilar, venosa, arterial e linftica.

EFEITOS FISIOLGICOS Os efeitos mecnicos da massagem do origem a uma srie de efeitos fisiolgicos importantes. A manipulao da pele e dos tecidos subjacentes exercem um efeito considervel no fluxo sangneo e linftico nestes tecidos tratados.

EFEITOS MECNICOS

EFEITOS FISIOLGICOS Aumento da circulao sangnea e linftica; Amento do fluxo de nutrientes; Remoo dos produtos catablicos e metablicos; Estimulao do processo de

Movimentos de:

linfa; sangue venoso; secrees pulmonares;

edema; contedo intestinal; contedo de hematomas.

Mobilizao de:

fibras musculares; massas musculares; tendes; tendes em bainha; pele e tecidos subcutneos; tecidos cicatricial; aderncias.

cicatrizao; Resoluo do edema e hematomas crnicos; Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo; Alvio da dor; Aumento dos movimentos das articulaes; Facilitao da atividade muscular; Estimulao das funes autonmicas; Estimulao das funes viscerais; Remoo das secrees pulmonares; Estmulo sexual; Promoo do relaxamento local e geral.

EFEITOS PSICOLGICOS Dentre os efeitos psicolgicos relatados podemos destacar:


Relaxamento fsico (leia a explicao a seguir para entender melhor); Alvio da ansiedade e tenso (estresse); Estimulao da atividade fsica; Alvio da dor; Sensao geral de bem-estar (conforto) Estmulo sexual;

RELAXAMENTO FSICO Quase todas as pessoas acham que os tratamentos por massagem so extremamente relaxantes. O conceito de relaxamento no principalmente fsico e sim tanto psicolgico como fsico. Ento para que os msculos relaxem; sobretudo em um membro interno ou todo corpo, a pessoa deve ser capaz de minimizar o impulso cortical que transita pelos neurnios motores espinhais relevantes. Isto exige um esforo consciente para se soltar. A razo pela qual algumas pessoas acham muito difcil relaxar seus membros pode ser uma incapacidade de se soltar psicologicamente. As tcnica de massagem apropriadas podem contribuir para este processo, porque eles ajudam o paciente a deixar que seus msculos e membros relaxem.

ESTIMULAO DA ATIVIDADE FSICA Certas tcnicas de massagem so bastante estimulantes, produzindo uma forte sensao de revigoramento. Estas tcnicas se mostram muito teis no mundo dos esportes e deram origem ao conceito de massagem esportiva, que simplesmente reflete a noo do uso de certas tcnicas de massagem para a promoo da atividade fsica e melhora do desempenho. Com freqncia ocorre um forte impacto psicolgico em funo da aplicao das tcnicas de massagem apropriadas. EFEITOS TERAPUTICOS DA MASSAGEM NOS TECIDOS MOLES

MOVIMENTOS Effleurage Alisamento Rolamento da pele Amassamento Torcedura Beliscamento Cutiladas Pancadas Socamento Palmadas Palmadas Vibraes Agitaes Frico profunda

EFEITOS Estimulao da circulao linftica e sangnea superficial; mobilizao da pele e dos tecidos subcutneos, promoo do relaxamento local e geral; alvio da dor. Mobilizao do tecido muscular; estimulao da circulao mais profunda; promoo do relaxamento; alvio da dor. Estimulao da atividade muscular e da circulao profunda.

Mobilizao e remoo das secrees pulmonares. Mobilizao e alvio da dor em tendes; msculos, ligamentos e cpsulas articulares.

Como efeitos da massagem sobre o tecido muscular, podemos destacar: A massagem no aumenta diretamente a fora do msculo mas serve como meio para alcanar este objetivo. A massagem mais efetiva que o repouso na promoo da recuperao da fadigar causada pelo exerccio excessivo. Portanto, teoricamente, a massagem torna possvel praticar mais exerccio, o que, por sua vez, aumenta a fora e resistncia musculares. Esse um fator importante no tratamento. Parece ser lgico que a massagem seja administrada entre perodos de exerccio, quando o exerccio, quando o exerccio praticado com o objetivo de desenvolver a fora e a resistncia musculares. Isso

particularmente relevante na medicina esportiva. Em termos gerais, a massagem no aumenta o tono muscular (tono muscular a qualidade de um msculo estar firme e pronto para contrair), mas certas manipulaes poder ser aplicadas com o objetivo de facilitar a atividade muscular.

A massagem pode reduzir a quantidade de fibrose que inevitavelmente ocorre no msculo imobilizado, lesionado ou desnervado. O objetivo da massagem no tratamento do msculo desnervado de ser a manuteno dos msculos no melhor estado possvel de nutrio, flexibilidade e vitalidade, de modo que, aps a recuperao -caso isto seja possvel- de um traumatismo ou enfermidade, o msculo possa funcionar no seu limite mximo.

Вам также может понравиться