Вы находитесь на странице: 1из 10

ASPECTOS LINGUSTICOS 1a.

PARTE: PRELIMINARES Objetivo: descrever a estrutura do portugus a partir de princpios tericos que conduzam a uma anlise diferente da usual. O autor destaca alguns pontos de defasagem no estudo da gramtica, como a incoerncia terica. Ex: sujeito termo do qual se afirma alguma coisa. Entretanto, os termos analisados como sujeito nem sempre expressam o ser do qual se afirma alguma coisa. Outro exemplo a falta de adequao realidade lingustica, quando a gramtica determina que s se coloca um pronome cltico entre um auxiliar e o verbo principal ligando-o ao auxiliar por nclise. Ou seja, estou-me divorciando e no estou me divorciando, sendo que a segunda forma a usual na lngua atual. A LNGUA PADRO NO BRASIL - VARIEDADES DA LNGUA Perini no entra em detalhes acerca da diferena gramatical entre a lngua escrita e a falada. Deixa claro que nem o padro, nem o coloquial so totalmente homogneos, existindo uma gama de variedades lingusticas, que vo desde as mais informais at as mais rebuscadas. Menciona ainda a variao regional e social, ressaltando que essas variedades so expressas em situaes bem definidas, pois as pessoas modificam o modo de falar conforme estejam discutindo no bar com os amigos ou em uma entrevista de emprego. Conclui que cada variedade tem seu domnio prprio e que no h 'certo' ou 'errado'. Entretanto, ocupa-se basicamente da lngua escrita, no tratando do portugus falado em nenhuma de suas variaes. Ele reconhece a importncia de estudar as variantes da lngua, mas no o faz, alegando faltar-lhe tempo e espao. Ao contrrio das gramticas usuais, que costumam apresentar exemplos extrados de textos literrios, o autor opta por considerar o padro geral, a variedade da lngua que se manifesta de maneira uniforme nos textos tcnicos e jornalsticos do pas. Isto porque, de acordo com Perini, o texto literrio reflete no apenas as decises pessoais do autor, mas tambm pode conter traos de variao regional, enquanto que os textos jornalsticos e tcnicos no apresentariam tais regionalismos.

2a. PARTE: SINTAXE rea da gramtica que estuda as oraes e suas partes, ou seja, a estrutura interna da orao. Frase: Unidade de comunicao lingustica, caracterizada [...] do ponto de vista comunicativo - por ter um propsito definido e ser suficiente para defini-lo-, e do ponto de vista fontico - por uma entonao que lhe assinala nitidamente o comeo e o fim [Camara, 1977, p.122] Ao que Perini acrescenta que a frase delimitada por uma maiscula no incio e por certos sinais de pontuao no final. Exemplos: Meu livro tem mais de mil pginas. Quantas pginas tem seu livro? Quantas pginas? Que calor! Orao: Uma frase que apresenta determinado tipo de estrutura interna, incluindo sempre um predicado e frequentemente um sujeito, assim como vrios outros termos. Perini acredita que as funes definidas na anlise das oraes bastem para fundamentar uma anlise mais adequada e coerente da estrutura da orao do que a anlise oferecida pela gramtica tradicional. Aponta como bsica a seguinte estrutura para a orao em portugus: Sujeito + Predicado + Objeto direto Estrutura que pode ser modificada em vrias outras correspondentes, criando novas possibilidades. Exemplo: Aninha um amigo considera o gato. Um amigo, Aninha considera o gato. Aninha um amigo considera o gato. Aninha considera o gato um amigo. Tradicionalmente, emprega-se tambm a designao perodo para as oraes que constituem uma frase. Assim, em: V padaria e traga oito pezinhos. H duas oraes que formam um perodo. Ele no v inconveniente em usar essa nomenclatura, desde que fique claro que um perodo sempre uma orao, embora nem toda orao seja um perodo V padaria.

A hierarquia dos constituintes A orao se estrutura de maneira hierrquica, atravs de constituintes que, por sua vez, contm outros constituintes. Exemplo: Meus vizinhos arranjaram um cachorro horrivelmente barulhento. Pode-se fazer um primeiro corte, definindo os grandes constituintes (sintagmas) da orao: [Meus vizinhos] [arranjaram] [um cachorro horrivelmente barulhento] Esses so os constituintes imediatos da orao e cada um deles ter uma funo: sujeito, predicado e objeto direto. Mas neles h uma estrutura interna sintaticamente caracterizvel: Meus vizinhos = meus (possessivo) + vizinhos (ncleo do sintagma nominal) arranjaram (no poderia ser mais analisado em termos sintticos) um cachorro horrivelmente barulhento = um (determinante) + cachorro (ncleo do sintagma nominal) + horrivelmente barulhento (modificador) Sendo que: horrivelmente barulhento = horrivelmente (intensificador) + barulhento (ncleo do sintagma adjetivo) Essa estrutura hierrquica muitas vezes apresentada em forma de rvore:

Funes sintticas na orao Perini comea pela funo de ncleo do predicado (NdP), que desempenhado por arranjaram. Essa a nica funo que um verbo pode desempenhar. A aceitao desse postulado leva anlises diferentes da tradicional em alguns casos, mas a presente anlise no tem compromisso de princpio com a da gramtica tradicional. Meu nariz est entupido. Chamar est de ncleo do predicado no quer dizer que seja a palavra mais importante. Perini trata apenas da organizao formal, e no com a interpretao semntica. O NdP faz parte de um outro constituinte, que o predicado (Pred). Sujeito termo da orao que est em relao de concordncia com o NdP. Perini afirma no estar preocupado com o termo que exprime o agente de uma ao, nem com o termo que exprime a entidade sobre a qual se faz uma declarao. Ele trata apenas como sendo um dos constituintes da orao, vinculado a ela atravs de uma relao formal bem definida. Estar em relao de concordncia com o NdP um trao que o constituinte tem na orao: [+CV]. CV significa concordncia verbal. Meus sobrinhos comeram a melancia. meus sobrinhos marcado com o trao [+CV]; os outros sintagmas que no esto em relao de concordncia com o NdP, so marcados [-CV].

Vendi meu jegue. A gramtica tradicional considera que h a um sujeito oculto, no entanto, essa anlise inconsistente com a definio adotada por Perini, de frase sem sujeito, j que no existe nenhum termo explcito que esteja em relao de concordncia com o verbo. Marivnia chegando, a farra vai comear. O gerndio no comporta desinncias de pessoa-nmero, mas ainda assim usualmente analisado como havendo um sujeito. No exemplo dado Marivnia funciona como sujeito, entretanto ele no est em relao de concordncia com o verbo. Acontece que o sujeito apresenta tambm alguns outros traos que contribuem para delinear a funo de sujeito. A posio logo antes do NdP o posicionamento natural do sujeito na maioria das frases, o que justificaria o fato de Marivnia ser o sujeito. Assim, toda a anlise sinttica expressa atravs de traos atribudos a determinados constituintes; e cada trao exprime um aspecto do comportamento sinttico do constituinte em questo.

O Sintagma Conforme foi visto, existe um conjunto de funes que so desempenhadas por constituintes de nvel oracional e que representam a estrutura da construo da orao. Exemplo: Esse professor um neurtico. H trs constituintes: o sujeito (esse professor); o ncleo do predicado (); e o complemento do predicado (um neurtico). Perini vai se dedicar s funes dos elementos que so constituintes do sintagma do sujeito e do sintagma complemento do predicado, como esse; professor; um; e neurtico. Ele vai perguntar: Qual a funo do elemento esse dentro do sintagma esse professor? O sintagma nominal (SN) o sintagma que pode ser sujeito de alguma orao. Assim, esse professor um sintagma nominal, porque o sujeito da orao; e um neurtico tambm um sintagma nominal porque, embora no seja o sujeito dessa orao, poder ser sujeito em outra orao qualquer. Um neurtico rabiscou meus livros. Ao estudar a estrutura da orao, Perini aproveita uma parte da anlise tradicional, mas no as definies propriamente ditas, pois a sua prtica de anlise segue definies implcitas, diferentes das que so apresentadas nas gramticas. No entanto, quando considera a estrutura interna do sintagma nominal (SN), ele abandona praticamente toda a anlise tradicional, por consider-la excessivamente simplista e inadequada. Exemplo: Aqueles seus livros de psicologia. Para a gramtica tradicional h apenas duas funes: livros, que seria o ncleo, e os demais termos (aqueles; seus; de psicologia) seriam adjuntos adnominais. Para Perini essa anlise simples demais diante da complexidade dos fatos lingusticos. Cada um dos trs adjuntos adnominais possui um comportamento sinttico diferente e, portanto, desempenharia uma funo diferente da de seus companheiros. Ele comprova essa afirmao analisando as possibilidades de posicionamento de cada um desses termos. Alguns tm uma posio fixa dentro do sintagma, outros podem migrar. Aqueles seus livros de psicologia desapareceram. Seus aqueles livros de psicologia desapareceram. Aqueles seus livros de psicologia desapareceram.

Aqueles aparece sempre em primeiro lugar; de psicologia tambm fixo, mas aparece em ltimo lugar; e seus tem possibilidade de transposio, ainda que limitada. Apenas com essas rpidas observaes j se pode ver claramente que os trs adjuntos adnominais no se comportam da mesma maneira. Isso j suficiente para que recebam funes diferentes. A anlise de Perini complexa no sentido em que admite um nmero maior de funes, pois ele utiliza traos de natureza diversa.

3a. PARTE: SEMNTICA De acordo com Perini, a primeira questo ao estudar o significado das formas lingusticas definir quanto do significado tem origem na interpretao das estruturas e dos componentes lxicos e quanto provm do conhecimento que se tem de fatores extralingusticos, tais como a situao de comunicao e o contexto que envolve o assunto. Exemplo: Que horas so? O mesmo desejo de informao pode ser formulado sem uso de interrogativa: Eu no sei que horas so. Ou sem que haja a estrutura de um pedido de informao: Voc sabe que horas so? A partir da, pode-se deduzir que ele est sem relgio ou que est ficando tarde e ele tem hora para sair. A resposta 'eu sei que horas so' no teria utilidade para ele. Logo, ele no quer saber se eu sei que horas so; ele quer saber que horas so. Concluso: a compreenso dos enunciados no funo apenas de um processo de estrutura lingustica, mas tambm da percepo da situao. Assim, temos uma representao semntica, que seria o significado literal e uma associao de fatores ligados ao contexto da comunicao, que seria o significado final. Entende-se, portanto, o componente semntico da gramtica como um conjunto de regras que atribuem s estruturas certas representaes. (Perini, 1996, p. 246). A partir da, o autor examina algumas noes indispensveis ao estudo da semntica sem a pretenso de ser completo, sugerindo a leitura de Ilari &Geraldi, 1987 aos que desejarem se aprofundar.

Ao estudar sinonmia e antonmia, Perini cita: chamam-se sinnimos palavras de sentido igual ou aproximado. (Cegalla, 1987, p. 261) e questiona o que vem a ser 'sentido igual ou aproximado'. Exemplo: Pedro o marido de Laura. Laura a esposa de Pedro. As duas frases se implicam mutuamente. Como Pedro pode ser o marido de Laura sem que Laura seja a esposa de Pedro? Entretanto, a maioria das gramticas negar que essas frases sejam sinnimas. A implicao mtua pode resultar de fatores no lingusticos como o reconhecimento de que todo marido possui uma esposa e vice-versa. Conclui afirmando que, na verdade, no h uma definio precisa do que vem a ser sinonmia. Sendo assim, a noo de antonmia fica ainda menos ntida. As gramticas tradicionais apresentam os seguintes pares de antnimos: normal- anormal (duas qualidades que se excluem mutuamente, sem meio-termo) velho - novo (h diferentes nveis velhice e pessoas ou coisas que no so claramente novas) bom - mau ( uma avaliao subjetiva) emigrante - imigrante (direo de um movimento em que todo emigrante tambm imigrante) pr-nupcial- ps-nupcial (diferena do momento de realizao da cerimnia) Diante de tal heterogeneidade, Perini opta por abandonar a noo de antonmia afirmando que, enquanto no se obtiver uma conceituao melhor do que a atual, essa ser uma noo sem qualquer utilidade. Segue ento examinando as categorias expressas pelo verbo: o tempo, o aspecto e o modo. Logo de incio afirma que essa nomenclatura tradicional enganadora, pois fala de tempos e modos verbais, incluindo termos como 'perfeito' e 'imperfeito' (que em geral so usados para designar aspectos). Alm disso, no distingue o lado formal do lado semntico; e na rea de tempos, aspectos e modos, a discrepncia entre forma e significado imensa. Exemplo: O tempo chamado 'presente do indicativo' nem sempre se refere a um fato que ocorre no exato momento. Assim, a forma fao continuar a chamar-se 'presente do indicativo', mesmo que nem sempre expresse um fato presente. Amanh eu fao isso para voc. (Quando fao representa um tempo futuro).

Ou em: Eu fao tapearias para vender. (Quando fao representa uma ao contnua, habitual). 4a. PARTE: LEXICOLOGIA As classes das palavras so colocadas pelas gramticas tradicionais no captulo reservado morfologia, mas de acordo com Perini no existem razes fortes que sustentem esse posicionamento. As classes das palavras pertencem a um componente do estudo da lngua que, a rigor, se distingue da gramtica propriamente dita, a saber o lxico. Perini inicia o estudo com uma pergunta: Para que classificar as palavras? Embora haja outras razes, ele enfatiza o aspecto da economia descritiva, ressaltando que algumas classes encontradas nas gramticas tradicionais parecem ser propostas sem a preocupao de explicitar os objetivos a que deveriam servir. Explica: Na gramtica tradicional h muitos tipos de classes que so totalmente gratuitas. Crtica os gramticos, que no se preocupam em justificar as classificaes propostas e simplesmente repetem o que a tradio oferece, afirmando que falta conscincia dos objetivos da classificao, pois a maioria so classes incoerentes (pronomes e advrbios) ou de limites difusos (adjetivos, substantivos). Conclui esclarecendo que, se a sua gramtica menos informativa a respeito das classes do portugus do que as gramticas tradicionais, isso se deve recusa em apresentar classes que no sejam devidamente fundamentadas em princpios tais como: aplicabilidade da definio e sua adequao ao conjunto de palavras includo na classe; coerncia da classe, ou seja, relativa uniformidade dos membros quanto ao comportamento gramatical; importncia da classe na descrio dos grandes traos da lngua. Segundo Perini, a posio correta a esse respeito a de uma separao entre a descrio dos aspectos formais (morfossintticos) e os semnticos. Essa seria a posio de Saussure e Chomsky (Perini, 1996, p. 313). A anlise da relao forma/significado depende de um estudo separado de cada um desses aspectos da linguagem.

Assim, seria necessrio classificar as palavras quanto a seus traos formais, isto , quanto ao seu comportamento sinttico e morfolgico; bem como quanto a seus traos de significado. No final, o resultado seria no uma classificao nica das palavras, mas pelo menos duas distintas: formal e semntica. Exemplo: sim e no seriam advrbios e, do ponto de vista semntico, talvez haja uma certa razo; as duas palavras exprimem noes relacionadas. O taxi est livre? Sim. O taxi est livre? No. Sim e no servem para atribuir um valor de verdade frase interrogativa. H uma base semntica que permite juntar as duas palavras em uma classificao. Mas as diferenas sintticas entre sim e no vo alm e so muito mais profundas, a ponto de no fazer sentido classific-las juntas, do ponto de vista formal. O taxi no est livre. O taxi sim est livre. O no pertence a uma pequena classe, que desempenha, entre outras, a funo de negao verbal. J o sim teria comportamento semelhante aos das chamadas interjeies. Logo, fica claro que elas possuem um comportamento sinttico diferente e que, portanto, no devem ser colocadas na mesma classe, no que pese sua semelhana de contedo semntico. A noo fundamental utilizada por Perini a de potencial funcional; o conjunto de funes sintticas que uma palavra pode desempenhar, pertencendo a uma mesma classe palavras que tenham potencial funcional idntico. Funo: princpio da organizao da orao; determinar a funo de um constituinte formular sua relao com os demais constituintes da orao. Pedro almoou comigo. Pedro o sujeito, porque est em relao de concordncia com almoou. Eu convidei Pedro para o almoo. Pedro no o sujeito porque no apresenta a relao de concordncia. Classe: propriedade que se atribui a um elemento fora de contexto. Assim, Pedro pode ser sujeito ou objeto direto; essa potencialidade que o classifica. Simplificando, dizemos que Pedro um substantivo, porque pode ser sujeito ou objeto direto; esse o seu potencial funcional. Perini faz uma distino metodolgica e terica entre classes abertas e classes fechadas. Classe fechada: Considerando as funes denominadas determinante, possessivo, reforo, quantificador, pr-ncleo interno e numerador; cada

uma dessas funes desempenhada por um grupo pequeno e limitado de itens lxicos: o, um, este, esse, aquele, cada, todo, que, meu, seu, nosso, poucos, muitos, nico, vrios, diversos e os numerais ordinais (todos com seus respectivos femininos e plurais). So termos comuns a todos os falantes da lngua; no h falante do portugus que no conhea todos esses itens aprendidos nos estgios de aquisio da linguagem. Classe aberta: Desempenham as funes de pr-ncleo externo, ncleo do SN, modificador interno e modificador externo. Nesse caso, os falantes nunca tm um conhecimento completo dessas listas, e esto sempre aprendendo novos elementos, e esquecendo outros. A lista imensa e h muitos possveis ncleos do SN que poucos falantes conhecem. Meu incunbulo. Meu clavicrdio. Assim, afirma no ser possvel oferecer uma lista completa das classes de palavras em portugus, pois as mesmas no foram ainda devidamente pesquisadas. Para compreender o papel do lxico dentro da gramtica, Perini considera o que significa saber uma lngua; ter o domnio de uma srie de regras e instrues gerais para a construo dos enunciados, porm nenhuma regra nos ajudar a saber o significado de uma determinada palavra se no a conhecermos. Contudo, o estudo do lxico prejudicado por no haver segurana de saber onde termina um item lxico e onde comea outro. Ele afirma a necessidade de uma pesquisa que esclarea, por exemplo, a diferena entre homonmia e polissemia. Finaliza declarando que a classificao tradicional no estabelecida segundo critrios de coerncia e relevncia gramatical. Na realidade, a classificao tradicional tem pouca utilidade para a descrio da lngua.

Вам также может понравиться