Вы находитесь на странице: 1из 15

Sistema Circulatrio

Ana Rita Carvalho Arajo

1. Corao

Bombas musculares valvuladas que empurram o sangue para todo o corpo. Permite que o sangue flua apenas numa direco.

As fibras musculares esquelticas e cardacas de vertebrados so semelhantes no entanto o tbulo T menos extenso nas celular musculares cardacas de vertebrados inferiores e as clulas musculares cardacas so acopladas electricamente. Excepto em diferenas na captao e libertao de Ca2+, os mecanismos de contraco dos msculos esquelticos e cardacos de vertebrados so semelhantes. O miocrdio consiste em 3 tipos de fibras musculares que diferem em tamanho e propriedades funcionais: Clulas do miocrdicas do ndulo sinusal ou sinoauricular e do ndulo auriculoventricular so sempre menores que as outras, fracamente contractis, auto-rtmicas e exibem conduo muito lenta entre elas. As maiores clulas miocrdicas so encontradas na superfcie interna do ventrculo. So fracamente contractis, mas so especializadas em conduo rpida e constituem o sistema de propagao de excitao por todo o corao. As clulas miocrdicas intermedirias so fortemente contractis e constituem a maior parte do corao.

2. Actividade elctrica do corao

O batimento cardaco consiste numa contraco rtmica (sstole) e relaxamento (distole) A actividade elctrica iniciada na regio do marcapasso propaga-se por todo o corao, de uma clula para a outra, porque as clulas esto acopladas electricamente atravs de junes de membrana.

2.1. Marcapassos miognicos e neurognicos


Em coraes de vertebrados, o marcapasso localiza-se no seio venoso ou num remanescente dele chamado ndulo sinoauricular. Clulas musculares especializadas (pequenas e fracamente contrcteis) Podem ser neurnios marcapassos neurognicos em muitos coraes de invertebrados ou clulas musculares marcapassos miognicos em vertebrados e alguns invertebrados. Crustceos camares, caranguejos, lagostas tm coraes neurognicos. Nestes animais o gnglio cardaco, situado no corao, actua como um marcapasso.

Inervado por nervos excitatrios e inibitrios do SNC que podem alterar a frequncia cardaca.

9 ou mais neurnios divididos em clulas grandes e pequenas Electricamente acopladas

Corao de vertebrados, moluscos e alguns invertebrados so miognicos. Um corao miognico pode conter muitas clulas com actividade marcapasso, mas como todas as clulas cardacas so electricamente acopladas, a clula ou grupo de clulas com actividade intrnseca mais rpida aquela que estimula o corao e determina a frequncia cardaca. A caracterstica importante das clulas marcapasso a ausncia de um potencial de repouso estvel, logo as membranas das clulas marcapasso sofrem despolarizao constante, denominada potencial de marcapasso. Aproxima a membrana do potencial limiar

Potencial de aco cardaco tudo ou nada

O intervalo entre os PAs determina a frequncia cardaca. Depende de: Frequncia da despolarizao dos potenciais marcapasso Extenso da repolarizao Potencial limiar para o PA cardaco

Despolarizao rpida

Potencial limiar atingido mais cedo

frequncia do disparo

frequncia cardaca

Acetilcolina libertada nas terminaes do passimptico, torna a despolarizao mais lenta, retardando o incio do prximo PA, diminuindo a frequncia cardaca. Norepinefrina libertada pelo simptico, acelera a despolarizao, aumentando a frequncia cardaca.

Ao contrrio do msculo esqueltico, no msculo cardaco no ocorre somatrio de contraces contraco tetnica no possvel s ocorre novo PA quando o corao volta ao estado relaxado. A durao do PA cardaco produz uma contraco prolongada, de modo a que uma cmara inteira se pode contrair completamente antes que alguma parte comece a relaxar processo essencial para o bombeamento eficiente do sangue. As clulas auriculares geralmente tm um PA de durao mais curta que as clulas ventriculares. A durao de um PA est correlacionado com a frequncia mxima cardaca Mamferos menores durao do PA ventricular mais curta frequncias cardacas maiores que os mamferos grandes. A gerao de um PA em coraes de invertebrados tem a participao do Ca2+.

3 . Transmisso da excitao por todo o corao

A actividade elctrica iniciada na regio marcapasso conduzida por todo o corao pelas gap junctions. Estas junes localizam-se nos discos intercalados que juntam clulas miocrdicas vizinhas. A adeso das clulas nos discos intercalados reforada pela pressena de desmossomas. As gap junctions so regies de baixa resistncia entre as clulas e permitem o fluxo de corrente de uma clula para a outra atravs dos discos intercalados. No corao de mamferos, a onda de excitao espalha-se a partir do ndulo sinoauricular para ambas as aurculas. Estas esto conectadas electricamente com os ventrculos apenas atravs do ndulo auriculoventricular. Em outras regies as aurculas e os ventrculos unem-se por tecido conjuntivo que no conduz a onde de excitao da aurcula para o ventrculo A excitao

espalha-se para os ventrculos atravs de pequenas fibras juncionais. Estas por sua vez esto ligadas s fibras nodais, que por sua vez esto ligadas por fibras transicionais ao feixe de His.

O feixe de His ramifica-se num feixe esquerdo e num direito, que se subdividem em fibras de Purkinje que penetram no miocrdio dos 2 ventrculos. A conduo lenta atravs das fibras nodais, mas rpida atravs do feixe de His. O feixe de His e as fibras de Purkinje distribuem a onda de excitao por todas as regies do miocrdio ventricular muito rapidamente, fazendo com que todas as fibras ventriculares se contraiam juntas.

Endocrdio camada interna da parede cardaca Epicrdio camada externa da parede cardaca

A conduo lenta atravs do ndulo auriculoventricular permite que as contraces auriculares precedam as contraces ventriculares, proporcionando tambm tempo para que o sangue v das aurculas para os ventrculos.

4. Electrocardiograma
o registo de variaes de potencial resultantes da actividade cardaca. Onda P despolarizao das aurculas Onda QRS despolarizao dos ventrculos Onda T repolarizao dos ventrculos

5. Controlo hormonal

Efeito cronotrpico negativo diminuio da frequncia cardaca pela acetilcolina. As fibras colinrgicas parassimpticas (acetilcolina) do nervo vaho inervam o ndulo sinoauricular e o aurivuloventricular do corao de vertebrados. A acetilcolina diminui a frequncia cardaca e reduz a velocidade de conduo das aurculas para os ventrculos, atravs do ndulo auriculoventricular pelo que a frequncia auricular ventricular com altos nveis de acetilcolina. As catecolaminas, epinefrina e norepinefrina, tm 3 efeitos positivos distintos sobre a funo cardaca: Efeito cronotrpico positivo - frequncia cardaca Efeito inotrpico positivo fora de contraco do miocrdio aumentada Efeito dromotrpico positivo velocidade de conduo da onda de excitao sobre o corao aumentada. A norepinefrina aumenta tambm a velocidade de conduo atravs do ndulo auriculoventricular.

6. Circulao coronria

Supre o corao de oxignio e nutrientes. muito dependente do suprimento de oxignio porque trabalha de modo aerbio. O aumento da actividade cardaca depende de um aumento no metabolismo que por sua vez requer um fluxo coronariano aumentado. A adenosina, formada a partir de ATP, causa a dilatao dos vasos coronarianos, aumentando portanto o fluxo. Formao e libertao de adenosina aumenta com o metabolismo aumentando ou durante hipoxia miocrdica, gerando maior fluxo.

A estimulao simptica o segundo, mas menos importante, mecanismo de aumento do fluxo coronariano.

7. Propriedades mecnicas

Dbito cardaco volume de sangue bombeado pelo ventrculo por unidade de tempo (s pelo ventrculo). Volume sistlico volume de sangue ejectado a cada batimento. Volume sistlico =
d bito card aco frequ ncia card aca

= Volume distolo final (V antes da contraco) Volume sistlico final (V no final da contraco)

Volume distolo final antes da contraco, determinado por 4 parmetros: Presso versa de enchimento; Presses geradas durante a contraco auricular; Distensibilidade da parede ventricular; Tempo de enchimento do ventrculo. Volume sistlico final depois da contraco, determinado por 2 parmetros: As presses geradas durante a sstole ventricular; A presso no canal da sada do fluxo do corao (presso arterial artica ou pulmonar). A maior inervao do corao feita pelo sistema nervoso simptico (nervos adrengicos) do que pelo parassimptico (nervos colinrgicos). Durante a sstole os capilares coronarianos tm um fluxo muito reduzido. As catecolaminas tambm causam vasodilatao e aumentam o fluxo coronariano. As vlvulas semi-lunares so a artica e a pulmonar.

Pericrdio membrana de tecido conjuntivo que envolve o corao. Constitudo por 2 camadas: Camada fibrosa externa Camada serosa interna: o Em mamferos esta camada liberta um lquido lubrificante que facilita o movimento do corao o dupla forma um revestimento interno do espao pericrdico e uma camada externa (epicrdio) do prprio corao

8. Sistema venoso

O sistema venoso actua como um condutor para o retorno do sangue dos capilares para o corao. um sistema de baixa presso e grande volume que consiste em vasos com dimetros internos maiores que os das artrias correspondentes. As paredes das veias so mais delgadas, contm menos msculo liso e so menos elsticas que as paredes das artrias. No evento da perda de sangue, o volume sanguneo venoso, e no o volume arterial, diminui no sentido de manter a presso arterial e o fluxo sanguneo capilar. Fluxo sanguneo nas veias no afectado pela contraco do corao. afectado pelas contraces dos msculos dos membros e a presso exercida pelo diafragma no intestino resultam na compresso das veias nessa zona.

As veias contm vlvulas, permitindo assim um fluxo unicamente na direco do corao.

Os capilares contnuos so menos permeveis que os fenestrados e estes menos permeveis que os sinusoidais.

A perda final de lquido na extremidade arterial maior que a captao final na extremidade venosa do capilar. O lquido entretanto no se acumula nos tecidos, mas drenado pelo sistema linftico e retorna circulao.

9. Sistema linftico

Linfa lquido transparente, levemente amarelado ou algumas vezes leitoso colhida do lquido intersticial em todas as partes do corpo e retorna ao sangue por meio do sistema linftico. Contm glbulos brancos, mas no glbulos vermelhos. Em mamferos e muitos outros vertebrados, os vasos linfticos drenam por meio do ducto torcico. O sistema linftico serve para que o excessos de lquido e protenas que so filtrados antravs das paredes dos capilares at aos espaos intersticiais retorne ao corao. Grandes molculas, particularmente gorduras absorvidas no intestino e provavelmente hormonas de alto peso molecular, atingem o sangue por meio do sistema linftico. A parede dos capilares linfticos consiste numa camada nica de clulas endoteliais. Os vasos possuem vlvulas que permitem fluxo somente no sentido dos capilares linfticos. Os vasos linfticos maiores so circundados por msculo liso e em alguns casos contraem-se ritmicamente, orientando o lquido para longe dos tecidos. As gorduras do retiradas do intestino pelo sistema linftico e no directamente pelo sangue. Se a produo de linfa excede o fluxo linftico pode ocorrer um edema intenso.

Rpteis e muitos anfbios possuem coraes linfticos que ajudam no movimento do lquido dentro do sistema linftico. Os gnglios localizam-se ao longo dos vasos linfticos e em zonas importantes do organismo. Os linfcitos encontram-se localizados nestes gnglios.

10. Regulao da circulao


O organismo possui uma variedade de receptores para monitorizar as condies do sistema cardiovascular. Em resposta aos impulsos sensoriais provenientes desses receptores, tanto os sistemas neuronais quanto os qumicos induzem ajustes apropriados para manter a presso arterial adequada.

10.1. Controlo do sistema cardiovascular central

Os barorreceptores monitorizam a presso arterial em vrios locais do sistema cardiovascular. Os barorreceptores juntamente com os quimiorreceptores monotorizam os nveis de O2, CO2 e o pH do sangue, transmitindo a informao ao crebro. Os termorreceptores e mecanorreceptores esto envolvidos no controlo do sistema cardiovascular: em mamferos, a integrao de todos os impulsos sensoriais ocorre num grupo de neurnios cerebrais referidos como centro cardiovascular medular, localizado entre a medula oblonga e a ponte. A resposta do centro cardiovascular medular transmitida pelos neurnios autnomos simpticos e parassimpticos que inervam o corao e o msculo liso de arterolas e veias.

Estimulao dos nervos simpticos: frequncia do corao fora de contraco provoca vasoconstrio Estimulao dos nervos parasimpticos

presso arterial e dbito cardaco

presso arterial e do dbito cardaco

Centro cardiovascular medular: Centro pressor activao simptica Centro depressor activao do parassimptico

10.2. Barorrecptores arteriais

Barorreceptores largamente distribudos no sistema arterial dos vertebrados. Disparam com frequncia aumentada em resposta a elevao na presso arterial.

Barorreceptores no mielinizados encontram-se em anfbios, rpteis e mamferos. S respondem a presses acima do normal. iniciam reflexos para reduzir a presso arterial. Barorreceptores mielinizados s encontrados em mamferos. Respondem a presses mais baixas que o normal.

10

H barorreceptores no seio cartido, arco artico, artrias subclvicas e cartida comum e pulmonar. O seio cartido em mamferos uma dilatao da cartida. Nas paredes do seio cartido esto enterrados ramos de terminaes nervosas que funcionam como barorreceptores. Aumento na presso arterial causa aumento na frequncia de descarga desses baroreceptores. Os sinais dos barorrecptores em resposta presso arterial aumentada so transmitidos pelo centro cardiovascular medular para neurnios motores sutnomos, resultanto em diminuio reflexa do dbito cardaco. Resulta quer da queda da frequncia cardaca, quer da queda da fora de contraco do corao.

No entanto, os efeitos anteriores que levam a uma reduo da presso arterial, tambm levam a uma diminuio da descarga dos barorrecptores, causando um aumento reflexo do dbito cardaco, levando a um presso arterial.

O barorreceptor tende portanto a estabilizar a presso no seu ponto de equilbrio particular.

10.3. Quimioreceptores arteriais


Importantes na regulao da ventilao. Localizam-se nos corpos carotdeos e articos.

CO2 O2 e pH na frequncia de descarga dos quimioreceptores: Leva a: o Vasoconstrio perifrica o frequncia cardaca se o animal no est a respirar (mergulho).

11

Quando os mamferos mergulham o dbito cardaco reduzido ( frequncia cardaca). Vasoconstrio perifrica assegura a manuteno da presso arterial e portanto o fluxo sanguneo cerebral frente a uma reduo no dbito cardaco. A vasoconstrio perifrica pode causar aumento da presso arterial diminuio reflexa na frequncia cardaca por estimulao dos barorreceptores sistmicos. A estimulao dos quimiorreceptores tem efeito directo na frequncia cardaca bem como indirecto por meio de alteraes da presso arterial resultantes da vasoconstrio perifrica.

10.4. Receptores cardacos


Informaes de quimio e mecanorreceptores localizados em vrias regies do corao so transmitidas pela espinal medula para o centro cardiovascular medular.

10.5. Receptores auriculares

As paredes auriculares contm muitas fibras aferentes mecanorreceptoras. Fibras mielinizadas do tipo A e B esto incrustadas na aurcula: Fibras do tipo A respondem a variaes da frequncia cardaca. Fibras do tipo B respondem a aumentos nas taxas de enchimento e de volume auriculares.

Volume venoso

presso venosa

enchimento auricular e frequncia de descarga de fibras B

Efeito no corao frequncia cardaca por actividade simptica no ndulo sinoauricular

Centros vasculares centrais Efeito no rim excreo urinria por diminuio da secreco de ADH do nvel sanguneo

12

Parede auricular possui clulas secretoras sensveis ao estiramento que produzem o pptido natriurtico auricular PNA. Hormona

Estiramento das aurculas

PNA para o sangue

da excreco de Na+

Inibe a libertao de renina pelos rins produo de aldosterona pelo crtex renal Inibe a ADH

volume sanguneo e da presso arterial

10.6. Receptores ventriculares

Possuem fibras aferentes sensoriais mielinizadas e amielinizadas incrustadas no ventrculo. Mecanorreceptoras e quimiorreceptoras As fibras mecanorreceptoras so estimuladas por interrupes no fluxo coraniano. As fibras quimiorreceptoras so estimuladas por substncias como a bradicinina.

10.7. Estimulao Simptica

A estimulao dos nervos simpticos geralmente causa vasoconstrio perifrica e na presso arterial. O aumento nas catecolaminas circulantes (libertadas pela adrenal) causam na presso arterial por estimulao do corao e aumento do dbito cardaco

10.8. Estimulao Parassimptica

As arterolas da circulao cerebral e pulmonares so inervadas por nervos parassimpticos que contn fibras colinrgicas que libertam acetilcolina causando vasodilatao nas arterolas

10.9. Compostos produzidos pelo endotlio

xido ntrico produzido e libertado continuamente pelo endotlio vascular promovendo o relaxamento do msculo liso vascular vasodilatao.

13

10.10. Inflamatrios e outros mediadores

Angiotensina II e norepinefrina causam vasoconstrio.

11. Exerccio

Hiperemia fluxo sanguneo aumentado num tecido Isquemia cessao do fluxo.

As contraces isomtricas do msculo tendem a a presso arterial com pouco efeito no dbito cardaco. As contraces isotnicas do msculo aumentam o dbito cardaco, mas causam pequena alterao na presso arterial. Durante o exerccio, o fluxo sanguneo para o msculo aumentado na proporo do nvel de actividade do msculo. A hiperemia activa primariamente responsvel pelo aumento do fluxo sanguneo para o msculo. A actividade simptica aumentada e parassimptica diminuda dos nervos que inervam o corao provoca: o frequncia cardaca o fora de contraco o Manuteno do volume sistlico em nveis constantes

12. Anexo controlo extrnseco da resistncia vascular e da presso arterial

14

15

Вам также может понравиться