Вы находитесь на странице: 1из 2

CONCURSO DE PESSOAS 1.

Classificao dos crimes a) Monossubjetivos ou de concurso eventual: podem ser cometidos por um ou mais agentes; b) Plurissubjetivos ou de concurso necessrio: s podem ser praticados por uma pluralidade de agentes em concurso; _de condutas paralelas: as condutas auxiliam-se mutuamente, visando produo de um resultado comum. _de condutas convergentes: as condutas tendem a se encontrar, e desse encontro surge o resutado. _de condutas contrapostoas: as condutas so praticadas umas contra as outras. 2. Autoria a) Teoria objetivo-formal: Somente considerado autor aquele pratica o verbo, ou seja, o ncleo do tipo legal. b) Teoria objetivo-material: Autor aquele que realiza a contribuio objetiva mais importante. c) Teoria do domnio do fato: Autor aquele que detm o controle final do fato, dominando toda a realizao delituosa, com plenos poderes para decidir sobre sua prtica, interrupo e circunstncias.

3. Formas de concurso de pessoas a) Co-autoria: Todos os agentes, em colaborao recproca e visando ao mesmo fim, realizam a conduta principal; b) Participao: Partcipe quem concorre para que o autor ou co-autores realizem a conduta principal, ou seja, aquele que, sem praticar o verbo (ncleo) do tipo, concorre de algum modo para a produo do resultado. Elementos: vontade de cooperar e cooperao efetiva. 4. Natureza jurdica do concurso de pessoas a) Teoria unitria ou monista: Todos os que contribuem para a prtica do delito comento o mesmo crime, no havendo distino quanto ao enquadramento tpico entre autor e partcipe. b) Teoria dualista: H dois crimes, quais sejam, um cometido pelos autores e um outro pelo qual respondem os partcipes. c) Teoria pluralista ou pluralstica : cada um dos participantes responde por delito prprio, havendo uma pluralidade de fatos tpicos, de modo que cada partcipe ser punido por um crime diferente.

Cdigo Penal: Regra: (art. 29, caput) teoria unitria ou monista; Exceo: art. 29, 2 - teoria pluralista ou pluralstica. 5. Natureza jurdica da participao Decorre da norma de extenso, pessoal e espacial, da figura tpica, determinante da subsuno tpica mediata ou indireta. Espcies de acessoriedade: _mnima: basta concorrer para um fato tpico; _limitada: deve concorrer para um fato tpico e ilcito; _extremada: deve concorrer para um fato tpico, ilcito e culpvel. _hiperacessoriedade: deve concorrer para um fato tpico, ilcito e culpvel, incidindo, ainda, todas as circunstncias de carter pessoal relativas ao autor principal. Posio do Cdigo Penal: No adotou nenhuma das teorias da acessoriedade, mas parece melhor adequar concepo restritiva de autor a teoria da acessoriedade extremada. 6. Autoria Mediata Ocorre quando o agente se serve de outra pessoa, sem condies de discernimento, para realizar, por ele, um fato tpico.

Hipteses: _coao moral irresistvel; _obedincia hierrquica; _provocao de erro inevitvel; _utilizao de inimputvel. 7. Requisitos _Pluralidade de condutas; _Relevncia causal de todas elas; _Liame subjetivo ou concurso de vontades _homogeneidade de elemento subjetivo; _identidade de infrao para todos. 8. Formas de participao _Moral: instigao e induzimento; _Material: auxlio. 9. Punibilidade _Participao de menor importncia pena reduzida de um sexto a um tero (1, art. 29). 10. Desvios Subjetivos: _Autor principal comete delito mais grave do que o pretendido pelo partcipe partcipe deve responder pela conduta realizada nos limites de seu dolo ( 2, art. 29). 9. Conceitos finais:

_Autoria colateral: mais de um agente realiza a conduta, sem que exista liame subjetivo entre eles. _Autoria incerta: No se sabe quem foi o causador do resultado na autoria colateral. _Autoria ignorada: no se consegue apurar quem foi o realizador da conduta; _Participao de Participao: conduta acessria de outra conduta acessria. _Participao sucessiva: mesmo partcipe concorre para a conduta principal de mais de uma forma. _Conivncia ou participao negativa: o sujeito, sem ter o dever jurdico de agir, omite-se durante a execuo do crime, quando tinha condies de impedi-lo. _Participao por omisso: o sujeito, tendo o dever jurdico de agir para evitar o resultado, omite-se intencionalmente, desejando que ocorra a consumao. _Participao impunvel: o fato principal no chega a ingressar em sua fase executria (art. 31).

Вам также может понравиться