Вы находитесь на странице: 1из 8

Discurso do Presidente da Repblica na 39.

Sesso Comemorativa do 25 de Abril Assembleia da Repblica, 25 de abril de 2013


Assinalamos hoje o aniversrio daquela madrugada que, ao fim de 48 anos de ditadura, nos trouxe a liberdade e a democracia por que tanto ansivamos. Em 2014, iremos comemorar o quadragsimo aniversrio do 25 de abril. O 25 de abril patrimnio de todos e por todos os Portugueses ser festejado. As efemrides nacionais so um motivo de celebrao, mas devem ser tambm uma ocasio para refletirmos sobre os caminhos que percorremos no passado. S assim conseguiremos extrair lies da Histria e transmitir a nossa experincia s novas geraes. Dentro de dias completam-se dois anos sobre a data em que o Governo portugus, perante a iminncia de colapso do financiamento do Estado e da economia, se viu na contingncia de reconhecer o inadivel. O Governo de ento teve de solicitar o auxlio externo da Comisso Europeia, do Fundo Monetrio Internacional e do Banco Central Europeu, instituies perante as quais se comprometeu atravs de um exigente programa de assistncia financeira que contou com o apoio de um amplo espetro partidrio. Ao fim destes dois anos, e com vista a melhor prepararmos o futuro que se avizinha, tempo de fazer uma reflexo serena e objetiva sobre a execuo do Programa de Assistncia Financeira e sobre as alteraes que entretanto ocorreram na Unio Econmica e Monetria. indiscutvel que a execuo do Programa tem revelado consequncias gravosas, que se fazem sentir duramente no dia-a-dia dos Portugueses, em especial daqueles que no tm emprego. Mas, com idntica imparcialidade, devemos tambm reconhecer os objetivos alcanados. Entre esses objetivos, importa destacar o equilbrio das contas externas, um resultado que no era atingido desde h muito. De uma situao crnica de desequilbrio, Portugal passou, em 2012, para uma situao excedentria na sua capacidade de financiamento ao exterior. Uma parcela relevante deste sucesso deve-se ao aumento das exportaes de bens e servios, sobretudo com destino aos novos mercados situados fora da Unio Europeia, e ao aumento da sua componente tecnolgica. Este um caminho que provou ser acertado e que, como tal, deve ser prosseguido ainda com mais intensidade.

Uma pequena economia aberta ao exterior, como o caso da economia portuguesa, apenas pode ser sustentvel no longo prazo atravs de uma aposta inequvoca no investimento privado que garanta um setor exportador dinmico e de elevado valor acrescentado. Contudo, no podemos esquecer que uma parte do ajustamento das contas externas se est a realizar por via da reduo das importaes, devido quebra acentuada da procura interna, fruto, em boa medida, da reduo do rendimento disponvel das famlias, das dificuldades de crdito das empresas e da incerteza e falta de confiana dos investidores. Por outro lado, atravs da execuo do Programa foi possvel reforar a solidez do sistema bancrio. Os bancos foram recapitalizados e apresentam hoje bons rcios de solvabilidade. Os Portugueses tm razes para manter a confiana no nosso sistema bancrio. No se pode ignorar, no entanto, que a rpida desalavancagem dos bancos produziu dificuldades acrescidas no financiamento de muitas empresas, sobretudo das pequenas e mdias empresas. O facto de as unidades produtivas, que exportam bens e servios e que criam riqueza e emprego, suportarem encargos de juro muito superiores s suas congneres europeias prejudica seriamente a sua competitividade, afeta as decises de investimento e, no limite, pe em causa a sua prpria sobrevivncia. Em face da fragmentao que se verifica no mercado monetrio europeu, urgente criar novas fontes de financiamento no bancrio das empresas. Devemos sublinhar tambm a realizao, em diversos domnios, de reformas estruturais que, no mdio prazo, iro contribuir para a melhoria de competitividade da economia portuguesa. Trata-se de um processo que no est concludo e que exige um esforo renovado e permanente de dilogo e compromisso em sede de concertao social. Mas, sem dvida, o aspeto que mais deve ser realado destes dois anos muito difceis o sentido de responsabilidade revelado pelos Portugueses. O nosso povo foi confrontado com grandes sacrifcios e duras exigncias e deu mostras da sua maturidade cvica, consolidada ao fim de quatro dcadas de democracia. No perdemos a identificao com os valores da democracia nem abandonmos o esprito de coeso nacional que sempre nos caracterizou. Ao dramatismo de vrias situaes de carncia, os Portugueses tm respondido com um exemplar trabalho de entreajuda e com uma extraordinria solidariedade. Os consensos polticos e sociais alcanados contribuem para vencer os desafios que Portugal enfrenta e tambm para o modo positivo como os credores e os mercados avaliam a execuo do Programa de Assistncia Financeira.

Este fator, aliado a uma maior determinao do Banco Central Europeu na defesa do euro, conduziu a uma descida muito expressiva das taxas de juro da dvida pblica. Abrem-se, assim, boas perspetivas de regresso de Portugal aos mercados de financiamento externo no prazo previsto, um objetivo central do Programa com vista a garantir a liquidez imprescindvel atividade econmica e ao funcionamento do Estado. Dois anos decorridos sobre a concretizao do Programa de Assistncia Financeira, o reconhecimento objetivo de aspetos positivos no nos deve desviar a ateno do problema mais dramtico que Portugal enfrenta: o agravamento do desemprego e o aumento do risco de pobreza, em resultado de uma recesso econmica cuja dimenso ultrapassa, em muito, as previses iniciais. O combate ao desemprego deve ser uma prioridade da ao governativa. Esta destruio de capital humano coloca graves problemas pessoais, familiares e sociais, tendo ainda um impacto muito negativo sobre o crescimento potencial da nossa economia. Alm dos jovens, onde o desemprego atinge os 40%, outro grupo tem sido gravemente afetado e infelizmente esquecido. Refiro-me queles que tm entre 45 e 65 anos de idade e que se encontram expostos, de forma particular, ao risco de excluso permanente do mercado de trabalho. De um modo geral, so detentores de experincia e conhecimentos profissionais muito relevantes e possuem um capital de vida que no podemos desperdiar. O efeito recessivo das medidas de austeridade inicialmente estabelecidas revelou-se superior ao previsto, provavelmente por falhas nas estimativas. A esse efeito somou-se uma conjuntura econmica europeia mais adversa do que era esperado, designadamente em Espanha, o nosso principal parceiro comercial. Assim, alguns dos pressupostos do Programa no se revelaram ajustados evoluo da realidade, o que suscita a interrogao sobre se a troika no os deveria ter tido em conta mais cedo. Na verdade, o impacto recessivo das medidas de austeridade e a reviso, para pior, da conjuntura internacional tm afetado de forma muito significativa o esforo de consolidao oramental, nomeadamente a reduo do dfice e a conteno do crescimento da dvida pblica. Neste contexto, as metas iniciais do dfice pblico revelaram-se uma impossibilidade e acabaram por ser revistas. Agora, prev-se que apenas em 2015 Portugal deixar de se encontrar numa situao de dfice excessivo. Ainda assim, deve salientar-se que o dfice primrio estrutural ter sofrido uma reduo de 6 pontos percentuais do PIB nos ltimos dois anos. , objetivamente, um sinal positivo que deve merecer a ateno dos nossos parceiros europeus, na medida em que representa um esforo superior ao realizado pelos outros pases que igualmente se encontram sob interveno externa.

Em todo o caso, parece hoje mais claro que teria sido prefervel alis, em consonncia com o Tratado Oramental ter fixado, logo no incio do programa de assistncia, que as metas para a correo do dfice seriam definidas em termos de variao do dfice primrio estrutural, utilizando um mesmo universo oramental. E, aps esta interveno externa, poder ser prefervel fixar limites ao crescimento da despesa pblica, os quais, sendo mais fceis de avaliar, tornam o processo de consolidao oramental mais credvel e mais transparente. Senhora Presidente da Senhoras e Senhores Deputados, Assembleia da Repblica,

Uma avaliao objetiva do caminho percorrido nestes dois ltimos anos deve ter em linha de conta as alteraes muito significativas que entretanto ocorreram na governao da Unio Econmica e Monetria, com vista a dar resposta crise verificada na Zona Euro. As regras de disciplina e superviso oramental a que os Estados Membros esto sujeitos foram substancialmente reforadas, especialmente atravs dos pacotes normativos six-pack e two-pack e do Tratado Oramental, que entrou em vigor a 1 de janeiro deste ano. Significa isto que, depois do Programa de Ajustamento, Portugal, semelhana de todos os outros pases da Zona Euro, continuar sujeito a um acompanhamento rigoroso por parte das autoridades europeias, de modo a garantir o cumprimento das regras de equilbrio oramental e de sustentabilidade da dvida pblica. Neste cenrio, uma iluso pensar que as exigncias de rigor oramental iro desaparecer no fim do Programa de Ajustamento, em meados de 2014. Com efeito, nos termos do Tratado Oramental, o Pas ter de assegurar um dfice estrutural no superior a 0,5 por cento do PIB e o rcio da dvida pblica de 124 por cento, previsto para 2014, ter de convergir no futuro para 60 por cento. Para alcanar estes objetivos, Portugal ter de manter superavites primrios muito significativos durante um longo perodo. Tudo isto se ir processar num quadro em que j no beneficiaremos de emprstimos externos nos moldes at agora praticados, ficando inteiramente dependentes dos mercados para satisfazer as necessidades de financiamento da economia e do Estado. fundamental que todos os Portugueses estejam bem conscientes desta realidade. Tendo em conta estas exigncias, que se iro prolongar por muitos anos, o Pas no pode afastar-se de uma linha de rumo de sustentabilidade das finanas pblicas, de estabilidade do sistema financeiro e de controlo das contas externas. A no ser assim, seramos obrigados, se as instituies internacionais estivessem na disposio de o fazer, a um novo recurso ajuda externa, e dessa vez, muito

provavelmente, em condies mais duras e exigentes do que aquelas que atualmente tantos sacrifcios impem aos Portugueses. Que no haja iluses. Portugal tem de preparar-se para o final do Programa de Assistncia, o que ir ocorrer j no prximo ano. Os nossos agentes polticos, econmicos e sociais tm de estar conscientes que devero atuar num horizonte temporal mais amplo do que aquele que resulta dos calendrios eleitorais. Sejam quais forem esses calendrios, sejam quais forem os resultados das eleies, o futuro de Portugal implica uma estratgia de mdio prazo que tenha em ateno os grandes desafios que iremos enfrentar mesmo depois de concludo o Programa de Assistncia Financeira em vigor. Nessa altura, o Pas tem de estar em condies estruturais de credibilidade e governabilidade capazes de garantir a confiana das instituies da Unio Europeia e dos mercados financeiros, pelo que, no plano poltico, imperioso preservar a capacidade de gerar consensos em torno do caminho a seguir para alcanar os grandes objetivos nacionais. Se se persistir numa viso imediatista, se prevalecer uma lgica de crispao poltica em torno de questes que pouco dizem aos Portugueses, de nada valer ganhar ou perder eleies, de nada valer integrar o Governo ou estar na Oposio. essencial que, de uma vez por todas, se compreenda que a conflitualidade permanente e a ausncia de consensos iro penalizar os prprios agentes polticos mas, acima de tudo, iro afetar gravemente o interesse nacional, agravando a situao dos que no tm emprego ou dos que foram lesados nos seus rendimentos, e comprometendo, por muitos e muitos anos, o futuro das novas geraes. indiscutvel que se instalou na sociedade portuguesa uma fadiga de austeridade, associada incerteza sobre se os sacrifcios feitos so suficientes e, mais do que isso, se esto a valer a pena. Estas so interrogaes legtimas, que todos tm o direito de colocar. Mas, do mesmo modo que no se pode negar o facto de os Portugueses estarem cansados de austeridade, no se deve explorar politicamente a ansiedade e a inquietao dos nossos concidados. Reafirmo a minha profunda convico de que Portugal no est em condies de juntar uma grave crise poltica crise econmica e social em que est mergulhado. Regrediramos para uma situao pior do que aquela em que nos encontramos. A Assembleia da Repblica, atravs da respetiva comisso parlamentar, pode contribuir para consciencializar os Portugueses para as exigncias com que

Portugal ser confrontado no perodo ps-troika. decisivo para o nosso futuro coletivo que essas exigncias sejam devidamente tidas em conta nas estratgias poltico-partidrias. Em nome dos Portugueses, essencial alcanar um consenso poltico alargado que garanta que, quaisquer que sejam as concees poltico-ideolgicas, quaisquer que sejam os partidos que se encontrem no Governo, o Pas, depois de encerrado o atual ciclo do programa de ajustamento, adotar polticas compatveis com as regras fixadas no Tratado Oramental que Portugal subscreveu. Por outro lado, uma anlise sria e cuidada da situao portuguesa leva-nos concluso de que a consolidao sustentvel das contas pblicas e a preservao da coeso social exigem urgentemente medidas de relanamento da economia. usual dividir-se um programa de estabilizao financeira em trs fases: a primeira a de emergncia, quando tem de se atuar rapidamente e com a maior energia para estancar a hemorragia e salvar o doente; a segunda fase a da implementao das reformas que promovam o saneamento das contas pblicas e a competitividade da economia; a terceira fase a da tomada de medidas de relanamento da economia, para que a cura no acabe por matar o doente. Apesar das dificuldades e da necessidade de prosseguir esforos no domnio da consolidao oramental, no possvel adiar a entrada de Portugal na terceira fase. Sem crescimento econmico, no haver consolidao oramental sustentvel e de longo prazo. De entre os fatores relevantes para o crescimento econmico, destaco a competitividade e estabilidade do sistema fiscal, pelo papel que pode desempenhar na captao de investimento. Por outro lado, seria conveniente que o Oramento de Estado deixasse de ser um instrumento para alteraes profundas do sistema fiscal, devendo servir apenas para ajustamentos em funo da conjuntura. A segurana jurdica e a competitividade e previsibilidade fiscal so elementos decisivos para as decises dos agentes econmicos e, logo, para o crescimento do Pas. Senhoras e Senhores Deputados, Aps algumas hesitaes iniciais, a Unio Europeia comea a perceber que os problemas verificados em alguns pases so problemas que a todos afetam e que a crise na Zona Euro no se resolve apenas com a imposio de polticas de austeridade e a aplicao de sanes aos Estados com dfices excessivos. Nos ltimos dois anos, verificou-se um reforo da coordenao das polticas econmicas e estruturais dos Estados Membros, a qual tem no Semestre Europeu o seu principal mecanismo. Neste domnio, e tendo em conta as decises do Conselho Europeu, possvel perspetivar avanos muito significativos no mdio prazo.

O Banco Central Europeu, por sua vez, anunciou a disponibilidade para intervir ilimitadamente no mercado secundrio de dvida soberana de pases sujeitos a programas de assistncia. Tratou-se de um marco decisivo para combater os ataques especulativos que vinham minando a Zona Euro. Tenho insistido num ponto de importncia crucial: o Banco Central Europeu deve assumir-se, cada vez mais, como um verdadeiro Banco Central, configurando-se, inclusivamente, como um emprestador de ltimo recurso. Aguarda-se a entrada em vigor do Mecanismo nico de Superviso, primeiro passo para a construo de uma Unio Bancria Europeia, enquanto a criao de instrumentos de dvida comum tarda em ser colocada na agenda europeia, apesar de ser reconhecida como uma resposta determinante para debelar a crise da Zona Euro. Apesar dos desenvolvimentos recentes, temos de reconhecer que esta crise veio expor srias fragilidades da Unio. Para alm da lentido e tibieza na resposta crise do euro, o maior fracasso da Unio Europeia residiu e reside na promoo do crescimento econmico e do emprego. Em 2012, a Zona Euro registou uma contrao do produto de 0,6 por cento e as previses apontam para que a situao continue a evoluir negativamente neste ano de 2013. A taxa de desemprego na Unio subiu consecutivamente nos ltimos cinco anos. 26 milhes de pessoas esto desempregadas, das quais 5,7 milhes so jovens. A Zona Euro encontra-se no quinto trimestre consecutivo de queda do produto, no 6 trimestre consecutivo de queda da procura interna, no 7 trimestre consecutivo de queda do investimento. Podemos dizer que a Unio Europeia falhou na coordenao das polticas econmicas. Quando, aos pases que executam programas de consolidao dos dfices pblicos, se juntam polticas contracionistas nos outros Estados membros, bvio que a consequncia ser uma recesso no conjunto da Unio, como agora se est a verificar. Por sua vez, o Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020, aprovado pelo Conselho Europeu no passado ms de fevereiro, embora tenha deixado Portugal numa posio mais favorvel do que aquela que resultava das propostas iniciais, no corresponde, de modo algum, resposta europeia exigida pela situao econmica e social da Unio. O Parlamento Europeu tem denunciado essa insuficincia de uma forma clara e inequvoca. Note-se ainda que a Unio Europeia e o Fundo Monetrio Internacional, na conceo dos ajustamentos negociados com os pases em dificuldades de financiamento, no tiveram em devida conta o impacto recessivo das medidas propostas e as suas consequncias.

As instituies financeiras internacionais, fazendo uso da sua fora persuasiva enquanto credores, tero induzido os governos dos pases em dificuldades a aplicarem medidas que violam regras bsicas de equidade, regras que constituem alicerces das sociedades democrticas contemporneas. Ameaando a coeso e a paz social, perturbaram a estabilidade das democracias constitucionais e geraram novos sentimentos antieuropeus. Em matria fiscal, princpios essenciais de justia foram esquecidos, exigindo-se sacrifcios muito diferentes a cidados que se encontram na mesma posio quanto aos fatores relevantes de bem-estar. A deciso do Eurogrupo sobre Chipre foi o caso mais recente, com consequncias nocivas para a adeso dos cidados ao projeto europeu. Em 2013, a Unio assinala o Ano Europeu dos Cidados. tempo de as instituies e os lderes europeus ouvirem a voz da cidadania. Temos, de uma vez por todas, de reconquistar a confiana dos europeus num projeto que assegurou a paz durante dcadas e que deve garantir o desenvolvimento harmonioso entre os vrios Estados membros, com respeito pelos princpios da justia e da dignidade humana. Atualmente, com 26 milhes de desempregados, a Europa pe em causa a dignidade de um nmero vastssimo de seres humanos. urgente inverter esta situao, urgente repensar o rumo que tem vindo a ser seguido para vencer a crise do euro. H quase 40 anos, Portugal mostrou ao mundo como possvel mudar de regime sem violncia. Agora, pelo nosso sentido de responsabilidade, devemos contribuir para a construo de uma Europa mais solidria, mais justa e mais unida. Foi esse o sonho nascido em abril de 1974. Pelo futuro das novas geraes altura de o cumprirmos. Muito obrigado.

Вам также может понравиться