Вы находитесь на странице: 1из 4

A Beleza da Dvida

by Nanda Tavares on Monday, August 30, 2010 at 3:34am Nesses ltimos dias eu tenho pensado muito sobre reposicionamento, dvidas imensas gritando, muitas e muitas conversas sobre o meu papel e como ser resposta diante de tudo o que tenho visto.. Ento eu quero compartilhar algumas idias com vocs.

"Assim o Senhor deu aos israelitas toda a terra que tinha prometido sob juramento aos seus antepassados, e eles tomaram posse dela e se estabeleceram ali ... De todas as boas promessas do Senhor nao de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram".
(Josu 21:43)

"Ora, a f a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que no vemos".
(Hebreus 11:1)

Existe uma beleza em no saber onde se vai chegar. No saber ao certo o destino que se vai alcanar. No ter a certeza do tempo certo em que nossos sonhos vo se realizar. No conseguir antever, at mesmo, se um dia os planos que fizemos iro acontecer.

Sim, existe uma beleza na dvida. Existe uma beleza na incerteza do futuro. Existe uma beleza em no saber exatamente o que est por vir. Pode at no parecer, mas essa hesitao frente aos acontecimentos vindouros que transforma o preto e branco da existncia no colorido da vida. o presente da existncia com o perfume, o sabor e a cor do dom da vida.

Deus no se contentou apenas com nossa existncia. Ele quis que ns no apenas existssemos, mas vivssemos. Por isso, Deus permitiu que existissem dvidas e incertezas em nossa jornada...para que a vida pudesse ser verdadeiramente vivida. Do contrrio, a vida no seria vivida, mas cumprida, pois seguiramos um roteiro hermtico e previsvel, onde no haveria espao para a surpresa. E onde no h surpresa, no h lugar para lgrimas e sorrisos; no h lugar para a dor e alegria. Onde no existe surpresa, no existe espao para a verdadeira vida.

Imagine se Deus nos permitisse conhecer todos os passos que iramos percorrer. Imagine se Ele nos concedesse saber, de antemo, tudo aquilo que nos sucederia. Se fosse assim, passaramos pela vida sem ter vivido; teramos apenas existido. Viver experimentar, vivenciar, conhecer. Viver sentir, sofrer, suportar. rir e

chorar. errar e aprender; crescer e amadurecer. descobrir os outros e descobrir-se. surpreender o prximo e surpreender-se. Viver saber que a qualquer momento tudo pode mudar, ou simplesmente tudo pode ficar como est. lutar para que o pior possa melhorar. conservar o melhor para que no venha a piorar. Viver saber que existe sempre um elemento novo ainda desconhecido prestes a fazer nosso corao bater mais forte, seja de alegria, seja de tristeza. Viver saber que o amor e a dor podem at passar, mas o corao continua. Viver continuar seguindo em frente mesmo sem ter certeza de onde se vai chegar.

Contudo, para continuarmos seguindo em frente, precisamos de uma bssola que nos assegure de que estamos no caminho certo.Precisamos de algo que nos direcione, que nos norteie, que nos mostre a direo. Precisamos de segurana. Foi assim que aconteceu com o povo hebreu em sua jornada no deserto, quando foi liberto por Deus da escravido no Egito.

Nessa poca, todo o povo era cativo de Fara. Tal opresso s terminou com o aparecimento de Moiss, que foi o homem levantado por Deus para libertar o povo e para conduzi-lo terra prometida. Acontece que, entre a promessa e a realizao da promessa, havia um hiato imenso: uma longa viagem de quarenta anos de peregrinao no deserto. A similaridade desse acontecimento com a nossa vida no mera coincidncia. De fato, entre a promessa e a realizao da promessa, Deus sempre nos conduz por uma ponte de aprendizado. E o deserto uma de suas pontes prediletas. E Ele intencional, e isso massa demais!

Deus assim: antes de cumprir uma promessa, Ele geralmente nos coloca no deserto, porque nas dificuldades do deserto que eu e voc aprendemos a exercer a confiana genuna nEle. Algumas vezes, em nossa caminhada no deserto, Deus nos leva mais alta das montanhas para que possamos ver como somos pequenos. Outras vezes, Deus nos leva ao mais profundo dos vales para que possamos enxergar como somos frgeis.

O deserto a ponte que Deus mais gosta de usar para ensinar, provar e sondar o nosso corao, pois ns s conseguiremos crescer verdadeiramente se enfrentarmos nossos medos. no calor do deserto que aprendemos a conviver com a dor. na solido do deserto que somos obrigados a renunciar aos nossos prprios interesses. na insegurana do deserto que percebemos como somos fracos e vulnerveis. no abandono do deserto que Deus nos revela seu amor e nos trata. morrendo de fome no deserto que experimentamos que podemos viver no s de po, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus. atravs da sede que sentimos no deserto que compreendemos como fcil se iludir com as miragens que nossos olhos juram ver. na homogeneidade da paisagem do deserto que entendemos como somos propensos a nos perder quando no temos um ponto de referncia.

Quando no se tem um ponto de referncia, tanto faz virar direita ou esquerda. Tanto faz seguir em frente ou voltar atrs. Pois, sem um ponto de referncia, tudo igual; no existe direo: o caminho vira descaminho, e a verdade, mentira. Sem um guia, estamos perdidos; no chegamos a lugar algum.

por isso que Deus no nos abandona no deserto: porque Ele sabe que, sem Ele, estamos perdidos. Se no fosse por Ele, jamais chegaramos a ver a realizao da promessa; caminharamos eternamente em crculos. Tropearamos em nossos prprios passos, sem nunca conseguir atravessar a ponte. Deus sabe que, sem Ele, nada somos. Deus sempre nos ajuda a atravessar a ponte do aprendizado providenciando um jeito nico de nos guiar, porque Ele conhece a nossa fragilidade e a nossa incrvel tendncia em se perder.

Para o povo hebreu em sua jornada no deserto, Deus foi adiante deles numa coluna de nuvem para gui-los durante o dia e, de noite, numa coluna de fogo para ilumin-los. O fogo iluminava a escurido e mostrava o caminho a ser seguido durante a noite; a nuvem aliviava o calor do sol durante o dia. E o interessante que a Bblia diz que Deus, durante a caminhada no deserto, nunca retirou de diante do povo a coluna de nuvem e a coluna de fogo; nunca deixou de gui-lo e proteg-lo. E assim tambm conosco.

Contudo, quando no vemos as coisas acontecendo no sentido daquilo que Deus nos prometeu, menosprezamos as colunas de nuvem e de fogo. Achamos que Ele nos abandonou e chegamos a duvidar at mesmo da promessa que um dia Ele nos fez. Quando as promessas de Deus parecem demorar demais, no conseguimos mais enxergar qualquer beleza na dvida. Pelo contrrio, transformamos sua beleza em ingratido, em murmrio, em falta de f. Deixamos nos levar pelo que os nossos olhos esto vendo, e no pela promessa que ouvimos da boca de Deus. Enfim, deixamos que a beleza da dvida chame mais ateno que a beleza e a certeza da fidelidade de Deus.

Se esse o seu caso, se voc est deixando que a beleza da dvida te faa duvidar da certeza da fidelidade de Deus, lembre-se: Deus livre e fiel. Ele no precisa de qualquer circunstncia favorvel para nos mostrar que est ao nosso lado, cuidando de ns. Para Deus, o empenho de sua palavra deve nos bastar. A promessa de Deus deve nos ser suficiente, pois Ele no homem para mentir. O que Deus promete, Deus cumpre, ainda que as circunstncias o acusem de omisso, de esquecimento e de abandono.

Por isso, se voc est passando por um deserto, no desanime. Pois assim como Deus protegeu, acompanhou e dirigiu os israelitas em sua viagem Terra Prometida, Deus h de proteger, acompanhar e dirigir voc! No estamos no deserto toa. Foi Deus quem nos colocou l, para que, antes de vermos a realizao da promessa, possamos aprender a viver em sua dependncia.

Quando no estiver conseguindo enxergar, olhe para a coluna de fogo iluminando o seu caminho. Quando estiver se sentindo perdido e sem direo, olhe para a coluna de nuvem a te guiar. Quando a noite estiver fria, deixe o calor de Deus te alentar. Quando estiver se sentindo sufocado em meio ao calor intenso do deserto, acalme-se e respire o ar puro de Deus. Quando estiver quase desistindo, lembre-se que Deus no desistiu de voc. Traga sua memria apenas aquilo que pode te trazer esperana. Agarre-se promessa. No deixe que os seus olhos e as circunstncias sua volta te faam desanimar de caminhar. Antes, permita que a f em Deus e a esperana em sua promessa te faam avanar.

S nesse momento entenderemos que no importa tanto saber para onde se vai, mas sim com quem se vai. No importa saber onde est a terra prometida, mas quem a prometeu. No importa saber o destino, mas sim quem est te dirigindo. No importa aonde os seus passos vo te levar, mas sim se Deus que est te levando. Em nossa jornada com Deus no deserto, caminhando que se faz o caminho. No existem mapas. A direo diria. um dia de cada vez. uma noite de cada vez. Como disse C. S. Lewis, "pensava que seguamos

caminhos j feitos, mas no os h...o nosso ir faz o caminho". Portanto, olhe para a coluna de nuvem e de fogo que
Deus tem colocado diariamente ao alcance da sua viso.

Deus quer que vejamos e vivamos a promessa, mas Ele tambm quer que atravessemos a ponte do aprendizado. Nunca se esquea de que a beleza da dvida est em aprender a confiar em Deus quando nossos olhos ainda no conseguem ver a realizao do que Ele prometeu. A beleza da hesitao est em ter certeza da fidelidade de Deus quando tudo nossa volta permanece incerto. A beleza de no saber onde se vai chegar poder chegar a qualquer momento, quando menos se espera. Por isso, alegre-se: o deserto a ponte que Deus usa para te levar ao que Ele prometeu. E voc pode estar a apenas um passo de entrar na terra prometida. No desista agora. Voc pode estar mais perto do que imagina.

Pensando nisso mais fcil entender que no h formas nem estruturas. A nova reforma protestante deve partir de ns, ns devemos ser a resposta, a reforma e a reposio. Ento pensemos: O que precisa ser reposicionado todas os dias na minha vida e conduta? ... Caminhemos para o alvo.

Fernanda

Вам также может понравиться