Вы находитесь на странице: 1из 5

(Uelondrina) O fenmeno do Imperialismo ou Neocolonialismo no sculo XIX, que determinou a partilha da frica e a dominao na sia, pelas potncias europias,

foi resultado da expanso do prprio capitalismo e da sua necessidade, sempre constante, de ampliao de mercados e reas fornecedoras de matrias-primas e gneros alimentcios. Assim sendo, correto afirmar que a expanso imperialista. a) deu-se por meios pacficos, porque os povos africanos e asiticos no possuam uma tradio belicosa e guerreira e no desenvolveram nenhuma resistncia penetrao europia em seus pases. b) deu-se com a elaborao de fortes justificativas ideolgicas que enfatizavam a necessidade da misso civilizadora e humanitria dos europeus sobre os povos conquistados, considerados cultural e racialmente inferiores. c) ocorreu em virtude da necessidade de se levar, para as novas reas conquistadas, as grandes levas de trabalhadores desempregados pela utilizao de maquinismos, em escala cada vez maior, na indstria europia, que eram vistos como uma ameaa estabilidade social. d) encontrou facilidades para se concretizar, em virtude das sangrentas lutas internas, travadas pelos povos africanos e asiticos e da disposio das elites dirigentes de entregar o poder s potncias europias para se beneficiarem economicamente. e) manteve as estruturas polticas e sociais dos povos africanos e asiticos, conquistados com a estratgia de garantir-lhes a autonomia para a obteno de maiores lucros e benefcios econmicos pelas potncias europias. _______________________________________________________________ (Udesc) A China desponta nos dias de hoje como uma das possveis grandes potncias do prximo sculo. Todavia, at meados do sculo XIX, ela era um pas em grande parte isolado do restante do mundo e que, apesar de apresentar uma economia enfraquecida, resistia voracidade dos interesses ocidentais. Naquela poca os primeiros a quebrarem esse isolamento foram os ingleses. Assinale a NICA alternativa que corresponde aos meios empregados pelos ingleses para impor China o comrcio e outras influncias ocidentais: a) a monopolizao do comrcio da regio, pela Companhia das ndias Ocidentais; b) a Guerra do pio, com ataques s cidades porturias chinesas; c) a assinatura de tratados de livre comercializao do ch chins; d) a Guerra dos Boeres, levando ao extermnio os nativos da regio. _______________________________________________________________ (Ufpr) Ea de Queirs, em CARTAS DA INGLATERRA, afirma que "em toda a parte onde (o ingls) domine e impere, todo o esforo consiste em reduzir as civilizaes estranhas ao tipo da sua civilizao anglo-saxnica".

Baseando-se na afirmao da escritora acima, explique como os europeus de fins do sculo XIX e incio do sculo XX justificavam sua prtica imperialista. _______________________________________________________________ (Ufpr) Leia o trecho abaixo: "No tempo em que vivemos e na crise que atravessam todas as indstrias europias, a fundao de uma colnia a criao de uma vlvula de escape".
(Jules Ferry, colonialista francs).

Esse trecho de um discurso da segunda metade do sculo XIX refere-se ao imperialismo europeu e sobre o qual correto afirmar que: 01) Uma das preocupaes fundamentais dos colonizadores era propiciar o desenvolvimento integrado das suas colnias. 02) A expanso imperialista da Europa traduziu-se no s pela conquista de colnias, mas tambm pelo investimento de capitais em pases independentes. 04) A corrida colonial visava a conquista de matrias-primas e de mercados consumidores para as metrpoles. 08) Entre as justificativas europias para as conquistas coloniais, havia tambm aquelas de ordem religiosa (converter os "pagos") e de ordem cultural (era "dever" da Europa levar sua civilizao para os povos que consideravam "atrasados"). 16) A expanso europia visando a conquista de novas colnias deu-se sobretudo na frica e na sia. soma = ( )

_______________________________________________________________ (CH 2004) Durante o sculo XIX as potncias europias empreenderam um novo movimento de dominao pelo mundo, conhecido como imperialismo. O imperialismo europeu cravou suas garras e marcou com suor e sangue o corpo e a alma das sociedades africana, asitica e latino-americana, deixando suas feridas abertas at hoje. Analisando o domnio imperialista do sculo XIX, podemos afirmar: a) Ocorreu diretamente sobre o continente latino-americano, quando a Inglaterra tornou vrios pases desse continente um membro do Imprio Britnico. b) Ocorreu de forma direta sobre a China, que aps a Guerra do pio, passou a ser uma colnia francesa. c) Ocorreu de forma direta sobre a frica e parte da sia, excluindo os latino-americanos desse tipo de dominao. d) Apesar de todos os problemas causados, o domnio indireto sobre a frica auxiliou seus habitantes a terem um maior acesso aos avanos tecnolgicos de suas metrpoles. _______________________________________________________________

(CH 2003) O domnio imperialista europeu sobre vastas reas do planeta iniciou aproximadamente no incio do sculo XIX e s teve fim a partir da segunda metade do sculo XX. Apesar de ter durado menos tempo que o colonialismo do sculo XVI, realizado principalmente por Portugal e Espanha, o Imperialismo ou neocolonialismo deixou profundas conseqncias nas reas exploradas, como por exemplo: a) A total integrao dos povos colonizados aps a independncia nas sociedades de suas antigas metrpoles. b) Uma atual pobreza, mas com grandes perspectivas de progresso para o sculo XXI, devido o seu prolongado contato com a superior cultura europia. c) Uma situao de igualdade econmica e diplomtica com os pases europeus e EUA. d) Uma situao de total pobreza, causada pelo longo processo de explorao a que estavam submetidos. _______________________________________________________________ (CH 2004) Durante a expanso colonialista europia do sculo XVI, os europeus, dentre outras formas, justificavam essa dominao sobre a Amrica como sendo motivada pela necessidade de difundir a f crist entre os nativos americanos. J o neocolonialismo do sculo XIX tinha outras justificativas. Comente a principal justificativa ideolgica dada pelas potncias europias para dominarem suas colnias africanas e asiticas. _______________________________________________________________ (CH 2004) Podemos afirmar que existe alguma relao entre a segunda fase da Revoluo Industrial e o incio do imperialismo no sculo XIX? Justifique. _______________________________________________________________ (CH 2004) Durante o governo do imperador Mutsuhito, o Japo ingressou na chamada Era Meiji. Sobre esse perodo citado, responda o que se pede: a) Explique o que foi A Era Meiji. b) Explique o reflexo da Era Meiji nas relaes entre o Japo, as potncias europias e as demais regies da sia. _______________________________________________________________ (CH 2003) J no incio do sculo XIX o mundo assistiu os primeiros esforos da Inglaterra para consolidar o seu domnio imperialista. Porm, a real expanso neocolonial se deu realmente aps a Conferncia de Berlim em 1885. Sobre essa conferncia responda:

a) Tinha como objetivo unir os pases europeu em prol da luta contra a China, aps a chamada Guerra do Cipaios. b) Tinha como objetivo definir a diviso do continente africano entre as potncias europias. c) No obteve xito pois, ainda no incio do sculo XX, a frica e sia mantinham-se independentes. d) Ocorreu como forma para resolver a questo sobre a posse da ndia, pretendida pela Inglaterra e pela Frana. _______________________________________________________________ (CH 2004) O grande Imprio Chins passou a sofrer mais intensamente com o imperialismo europeu aps a Guerra do pio. Explique a afirmao anterior. _______________________________________________________________ (CH-2005) Desde 1603, o Japo era governado pelo sistema de Xogunato. O Xogum era uma espcie de Primeiro Ministro hereditrio que concentrava todos os poderes, tornando o Imperador uma figura decorativa. Tal modelo foi abalado no incio da dcada de 1850, quando as potncias ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos, pressionaram e exigiram a abertura dos portos japoneses, reforada pela assinatura de tratados comerciais conhecidos como Tratados Desiguais. Essa investida do imperialismo ocidental sobre o Japo s no se concretizou devido o sucesso da Revoluo Meiji. Justifique essa afirmao. _______________________________________________________________ (CH-2005) Leia o texto abaixo: A essncia do neocolonialismo, escrevia Nkrumah j em 1965, que um estado que teoricamente independente e dotado de todos os atributos de soberania tem, na realidade, sua poltica dirigida do exterior. Essa a primeira definio do neocolonialismo formulada por um chefe de Estado soberano, que soube perceber que, a partir de certo estgio, as potncias ex-imperialistas no tinham mais interesses em controlar de dentro as ex-colnias, mas preferiam ajud-las a se desenvolver e substituir uma presena visvel por um governo invisvel, este dos grandes bancos Fundo Monetrio Internacional, Banco Mundial, etc. [...]
(FERRO, Marc. Histria das descolonizaes. So Paulo: Cia das Letras, 1996. p.395-396.)

Sobre o texto acima e relacionando-o com o processo de descolonizao do continente africano podemos afirmar

a) Aps a independncia, os pases africanos passaram a receber ajuda econmica de suas ex-metrpoles, que queriam implantar no territrio africano as filiais de seus bancos. b) A dominao direta foi substituda, aps o processo de independncia, por uma dominao menos explcita, marcada pela dominao dos grandes grupos financeiros. c) O continente africano hoje uma das regies mais pobres do mundo, graas ao longo e ruinoso processo de colonizao a que esteve submetido. Porm, nas ltimas dcadas, vem passando por um rpido processo de reconstruo liderado por grandes grupos financeiros internacionais. d) As grandes potncias ocidentais, aps a Segunda Guerra mundial, praticamente perderam os seus interesses sobre seus territrios africanos, permitindo assim, a independncia dos mesmos. ___________________________________________________________ (CH-2006) A industrializao acelerada de diversos pases, ao longo do sculo XIX, alterou o equilbrio e a dinmica das relaes internacionais. Com a Segunda Revoluo Industrial surgiu o imperialismo, cuja caracterstica marcante foi o(a): a) substituio das intervenes militares pelo uso da diplomacia internacional; b) busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos pases industrializados; c) manuteno da autonomia administrativa e dos governos nativos naquelas reas conquistadas; d) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa;

Вам также может понравиться