Вы находитесь на странице: 1из 9

FECHAMENTOS: GESSO ACARTONADO

I.

INTRODUO

Gesso acartonado um tipo de vedao seca, conhecida tambm como DRYWALL, foi inventado nos Estados Unidos, no ano de 1898, por Augustine Sackett. Vem apresentando, no decorrer dos anos, maior participao no mercado da construo civil no Brasil. A placa de gesso acartonado produzida industrialmente, e leva no nome de suas matrias primas, o gesso e o papel carto, conferindo respectivamente resistncia compresso e flexo do produto acabado. O sistema de vedaes em drywall se aplica normalmente no interior da obra, como divisrias e forros, mas tambm existe o drywall para utilizao externa, variando somente no tipo de estrutura, chapa e acabamento.

II.

FABRICAO

As chapas so compostas por miolo de gesso endurecido entre duas camadas de papel carto (tipo kraft). Esta combinao `sanduche`de carto gesso carto, impede que ocorram as indesejveis trincas devido a constantes dilataes do material com as amplitudes trmicas e a secagem da massa de gesso, visto que este j sai seco da indstria envolto no papel que lhe d rigidez nas dilataes e impede o amarelamento do gesso. O carto empregado nos painis fabricado exclusivamente para este fim e recebe tratamentos em sua composio e estrutura (que so regidos por normas internacionais).

Figura 1: Esquema do processo de fabricao das placas de gesso acartonado.

Comercializam-se no mercado brasileiro os seguintes tipos de chapas de gesso acartonado: Standard: Placa padro, branca ou marfin, e=12,5 mm Placa resistente umidade (RU), verde; Nesta placa o silicone utilizado como aditivo ao gesso e o papel Kraft contm hidrofugante. Placa resistente ao fogo (RF), rosa. Nesta placa h a presena de fibra de vidro no gesso.

III.

APLICAO As placas de gesso acartonado devem ser fixadas sobre um plano liso e estvel, pois elas no apresentam muita resistncia estrutural. Dessa forma, se as placas forem fixadas sobre um componente frgil, haver o aparecimento de fissura nas placas [FERGUSON, 1996]. No Brasil costuma-se utilizar perfis de ao galvanizado para esse fim. Em alguns pases como Canad e Estados Unidos, emprega-se tambm estruturas de madeira. A estrutura suporte composta pela guia e pelo montante. A guia fixada horizontalmente, na parte superior e inferior da divisria, e o montante fixado verticalmente, para a estruturao da divisria. Para a fixao das placas de gesso estrutura suporte, utiliza-se parafuso ou prego, sendo que esse ltimo empregado somente quando a estrutura for de madeira. Ressalta-se que tanto os pregos como os parafusos a serem empregados so designados especialmente para a fixao das placas de gesso acartonado, no se devendo utilizar pregos e parafusos no adequados a essa finalidade. As placas recebem ainda, um processo de rejuntamento entre elas, para que no se obtenha, aps o acabamento final da divisria (pintura, papel de parede, etc.), aspecto de um elemento modular. Para este procedimento utilizam-se massas para rejunte e fitas de reforo.

As placas de gesso possuem borda rebaixada, para que, aps o rejunte entre as placas a divisria fique nivelada, sem salincias decorrentes do rejuntamento.

Figura 2: Ilustrao da placa de gesso com sua borda rebaixada

Pode-se obter diferentes composies da divisria: desde o esqueleto preenchido com uma placa de cada lado at uma parede composta por dupla estrutura e duas placas de cada lado, com os vazios preenchidos com isolante termo-acstico.

IV.

TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO

Antes da chegada dos materiais, deve haver um espao destinado armazenagem dos mesmos. Este local deve estar abrigado, limpo, seco e o piso deve ser plano e estar consolidado. Preferivelmente, este local deve ser prximo ao local da aplicao, portanto, nos prprios pavimentos em que sero utilizados. As placas de gesso acartonado devem ser transportadas sempre na posio vertical, uma a uma. Quando estiverem cintadas, pode-se carreg-las duas a duas, conforme figura 2. Quando estocadas, devem ser colocadas sobre um apoio, no devendo estar em contato direto com o piso. Este apoio deve ter largura mnima de 10 cm e espaamentos a cada 40 cm. Sugere-se a utilizao de um estrado para este fim. Embora os diversos Fabricantes indiquem que as placas possam ser empilhadas at 5.0m de altura, recomenda-se o empilhamento at aproximadamente 1.60m, para facilitar a retirada das placas no instante da aplicao.

Figura 3: transporte das placas cintadas.

Figura 4: armazenamento das placas de gesso sobre o estrado.

V.

DETALHES EXECUTIVOS Juno de divisrias Fixao de batentes; Juntas de controle/movimentao;

VI.

PROJETO

H fabricantes de placas de gesso, bem como algumas montadoras credenciadas pelos fabricantes de placas de gesso que fornecem construtora o projeto das divisrias de gesso acartonado. Alm disso, algumas empresas de projeto tambm realizam o projeto das vedao vertical interna com placas de gesso acartonado. Com relao ao contedo do projeto, h variaes entre uma empresa de projeto e outra. Porm, de um modo geral so apresentados: a planta baixa com a indicao de cada divisria; a elevao das divisrias com a localizao das instalaes hidrulicas e eltricas; detalhes executivos, como juno de divisrias, detalhes de impermeabilizao em ambientes molhveis, fixao de batentes, entre outros. No caso dos fabricantes e das montadoras, o projeto contm menos detalhes, apresentando somente a planta baixa do pavimento tipo com a indicao da localizao dos montantes e a indicao de cada divisria segundo suas caractersticas, como espessura, tipo de placa de gesso e utilizao de l mineral. Ressalta-se que, se o desenvolvimento do projeto das divisrias de gesso acartonado ocorrer j na etapa de anteprojeto do edifcio, possvel obter um maior potencial de racionalizao, alm da possibilidade em obter o produto final com melhor desempenho, uma vez que todo o processo de produo pensado conjuntamente numa etapa prvia execuo, possibilitando o estabelecimento da soluo mais adequada para o edifcio como um todo. Dessa forma, possvel minimizar ou at mesmo eliminar as interferncias das vedaes verticais internas com os demais subsistemas do edifcio, atravs de uma anlise das interferncias que esto ocorrendo com os demais anteprojetos.

VII.

VANTAGENS em relao alvenaria: retirada da vedao vertical do caminho crtico da obra; produtividade na execuo potencialmente maior; construo a seco, levando a possibilidade de maior limpeza e organizao do canteiro; permite ajustes na obra; maior leveza, cerca de 7% a menos de carga nas fundaes; menor espessura nas divisrias, 9,5 cm, o que confere aumento de cerca de 1% a 3% na rea til; superfcie pr acabada, facilitando o acabamento final; boa performance acstica. reduz em at 15% o custo de fundao e estrutura otimizao da produo: baixo desperdcio; resistncia ao fogo; desmontabilidade.

VIII.

DESVANTAGENS em relao alvenaria: necessidade de mo de obra qualificada e treinada; menor resistncia mecnica (contra choques, para suporte de cargas suspensas e etc.); cargas pontuais elevadas devem ser previstas com antecedncia (> 35 kg); barreira cultural do construtor e do consumidor; restries a elevadas umidades; baixo nmero de fornecedores.

IX.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS RECOMENDAES PARA A PRODUO DE VEDAES VERTICAIS PARA EDIFCIOS COM PLACAS DE GESSO ACARTONADO, PROJETO EPUSP/SENAI,Eliana Kimie Tanigutti, Mercia Maria S. Bottura de Barros.So Paulo,1998. IPT REFERNCIA TCNICA No 018. KNAUF SISTEMAS DE CONSTRUO A SECO. MANUAL DE CONSTRUO EM AO: PAINS DE VEDAO. Maristela Gomes da Silva, Vanessa Gomes da Silva.

Вам также может понравиться