Вы находитесь на странице: 1из 2

1 segredo - Paulo sabia fazer uma leitura positiva da tribulao. Pr.

Josu Gonalves

"E quero, irmos, que saibais que as coisas que me aconteceram contriburam para maior proveito do evangelho" (Fl. 1:12). " E, na verdade, toda a correo, ao presente, no parece ser de gozo, seno de tristeza, mas depois produz um fruto pacfico de justia nos exercitados por ela". (Hb 12.10,11).

O que voc v depende do lugar onde voc est. Geralmente, somos resultado do que pensamos, ouvimos e vemos. Paulo era algum capaz de enxergar aquilo que era necessrio ser visto na tribulao. Quando foi preso, ele acalmou os filipenses, que se encontravam muito preocupados, dizendo: "Eu quero lembrar a vocs que as coisas que me aconteceram no foram para pior, mas para o progresso do evangelho". De fato, todo o sofrimento passado pelo apstolo Paulo, principalmente nas prises, contriburam muito para o avano do Evangelho. Foi durante os anos que Paulo esteve aprisionado que escreveu as cartas aos Filipenses, a Filemom, aos Colossenses e aos Efsios, cartas essas que ainda abenoam a muitos. Foi tambm na priso que Paulo teve oportunidade de ganhar muitas vidas para Jesus. Uma delas citada em sua carta a Filemom. Nela, Paulo solicita ao amigo que receba um homem chamado Onsimo, que havia sido "gerado em suas algemas", ou seja, havia se convertido durante o perodo em que ele esteve preso em Roma (Fl 1.10). E no apenas isso, durante o crcere, foi colocada uma guarda especial junto a Paulo: a guarda pretoriana. -(homens que faziam parte do alto escalo do imprio Romano e que serviam tambm no Palcio). Aqueles homens estavam sendo treinados para se tornarem oficiais do imperador. Durante o tempo que Paulo ficou preso, essa guarda tinha a misso de vigia-lo. O que o apstolo mais queria, era ter pessoas junto a ele, para que pudesse falar do Evangelho, foi o que aconteceu. Depois de algum tempo ouvindo sobre o Jesus, esses homens se converteram, e o extraordinrio aconteceu. O evangelho acabou "viajando" no corao deles para dentro do palcio. Nesse episdio, o diabo havia tramado contra Paulo, mas Deus reverteu essa trama, colocando o apstolo no lugar onde ele mais queria estar, a fim de pregar as boas-novas do Senhor Jesus. Ao terminar a carta, Paulo diz: "Os santos da casa do imperador vos sadam" (Fl. 4:22). Ele havia ganhado pessoas para Jesus ali mesmo, dentro da priso. A partir daquele momento, haveriam pessoas convertidas dentro do palcio do imperador. Paulo sabia enxergar o propsito de Deus por trs de cada situao.

Por que devemos nos gloriar como Paulo nas tribulaes? 1. Porque elas promovem a glria de Deus, "E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade no para morte, mas para glria de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela".( Jo 11.3,4; 21.18,19).
2. Porque nos ensinam a vontade de Deus , Foi-me bom Ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos". (Salmo 119.71).

3. Nos fazem voltar para Deus, "O Quando estiverdes em angstia, e todas estas coisas te alcanarem, ento nos ltimos dias voltars para o Senhor teu Deus, e ouvirs a sua voz. Porquanto o Senhor teu Deus Deus misericordioso, e no te desamparar, nem te destruir, nem se esquecer da aliana que jurou a teus pais.Nos ensinam sobre a vontade de Deus," (Dt 4.30,31). 4. Nos purificam, "Na verdade, quem a Deus disse: Suportei castigo, no ofenderei mais. O que no vejo, ensina-me tu; se fiz alguma maldade, nunca mais a hei de fazer?" (J 34.31,32; Is 10.20) 5. Nos fazem buscar mais ao Senhor, (Lm 2.17-19). 6. Nos convencem do pecado , " Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra". (Salmo 119.67). 7. Nos conduzem a confisso de pecado , "Porque de dia e de noite a tua mo pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequido de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade no encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgresses; e tu perdoaste a maldade do meu pecado". (Salmo 32.4,5) 8. Nos lapidam, "Eis que j te purifiquei, mas no como a prata; escolhi-te na fornalha da aflio".(Isaias 48.10; Zc 13.9). 9. Afinam as cordas da nossa alma. "Somos instrumentos na grande orquestra de Deus. H um pensamento annimo que diz: "O fogo a prova do ouro, e adversidade, dos homens fortes". O cristo precisa compreender que assim como a pedra preciosa no pode ser polida sem frico, o homem no pode ser aperfeioado sem provao. Gosto do que disse Thomas Brooks: "As aflies fazem amadurecer as virtudes dos santos". Voc sabia que: "Muitas vezes, Deus apaga nossa vela mais brilhante a fim de que possamos levantar os olhos para suas estrelas eternas?" - Vance Havner. Lembre-se que jamais existiu um santo sem cicatrizes.

Quem deseja viver com Sade Interior, precisa entender por que Deus nos coloca em determinadas circunstncias. Ele sempre tem um propsito, mesmo em meio ao sofrimento. Nada acontece por acaso na vida daqueles que so guiados pelo Esprito Santo de Deus.

Вам также может понравиться