Вы находитесь на странице: 1из 7

ESTADO DO TOCANTINS

TRIBUNAL DE JUSTIA
Gabinete do Desembargador MARCO VILLAS BOAS

MANDADO DE SEGURANA No 5000503-89.2012.827.0000


ORIGEM : TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO TOCANTINS IMPETRANTE : THYAGO DALMASIO BORSOI ADVOGADOS : LUIZ CARLOS LACERDA CABRAL E OUTRA IMPETRADO : GOVERNADOR DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA : TRIBUNAL PLENO RELATOR : Des. MARCO VILLAS BOAS RELATOR EM SUBSTITUIO : Juiz GILSON COELHO VALADARES

RELATRIO
Trata-se de Mandado de Segurana com pedido liminar, impetrado por THYAGO DALMASIO BORSOI contra ato imputado ao GOVERNADOR DO ESTADO DO TOCANTINS. O impetrante informa que se inscreveu no Concurso Pblico para provimento de quadro de profissionais da sade do Estado do Tocantins para o cargo de Farmacutico, concorrendo a uma das duas vagas disponibilizadas para o Municpio de Paraso do Tocantins TO. Alega que por meio do Decreto no 3.946, de 22 de janeiro de 2010, publicado no DOE no 3.063, de 26 de janeiro de 2010, o resultado final foi homologado pelo Governador do Estado do Tocantins, figurando na 5 colocao da lista de classificados, fazendo ento parte do cadastro de reserva. Diz que por meio do Ato no 1.981 NM, publicado no DOE no 3.406, de 20 de junho de 2011, o Governador do Estado do Tocantins, considerando a carncia de profissionais da sade, nomeou candidatos aprovados que figuravam no cadastro de reserva, tendo sido nomeados para o Municpio de Paraso do Tocantins -TO os candidatos RAFAEL PEREIRA MIRANDA, classificado na 3 posio e GLENA DIAS DA COSTA, classificada na 4 posio. Afirma existncia de uma vaga para o cargo de farmacutico no Municpio de Paraso do Tocantins TO, vez que a Portaria no 1.112 TSE, de 23 de setembro de 2011 tornou sem efeito a nomeao do candidato RAFAEL PEREIRA MIRANDA. Frisa que sua vaga acha-se ocupada por farmacuticos contratados precariamente, quais sejam: ANA GABRIELA SILVA BASTOS e PAULA DANIELLE R. SIQUEIRA.
Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente

ESTADO DO TOCANTINS

TRIBUNAL DE JUSTIA
Gabinete do Desembargador MARCO VILLAS BOAS

Requer, liminarmente, a imediata nomeao para o cargo de Farmacutico com lotao no municpio de Paraso do Tocantins TO, haja vista estarem presentes os requisitos para a concesso da liminar pleiteada, quais sejam, fumus boni iuris e periculum in mora. No mrito pugna pela confirmao da liminar requerida para conceder a segurana reconhecendo, por conseguinte, a validade e eficcia da classificao inerente ao concurso. Foi proferida deciso indeferindo a liminar pleiteada, na qual tambm foi determinada a emenda da inicial para incluso no plo passivo do candidato que teve sua posse tornada sem efeito. Devidamente intimado, o impetrante promoveu a emenda da inicial com a incluso no plo passivo, como litisconsorte necessrio, do candidato RAFAEL PEREIRA MIRANDA. Promovida a citao do litisconsorte RAFAEL PEREIRA MIRANDA por meio de carta precatria, este no manifestou interesse em ingressar no feito (Evento 47, CERT1). A autoridade impetrada apresentou informaes (Evento 54)

sustentando, em suma, que: a) falta ao impetrante o interesse de agir, pois o direito postulado j foi resguardado pela Ao Civil Pblica no 5005905-49.2011.827.2729; b) a via eleita inadequada por impossibilidade de dilao probatria; c) a Administrao Pblica est acima do limite prudencial de gastos com sua folha de pagamento; d) foram nomeados mais candidatos que as vagas previstas no edital, alm do que a aprovao fora do nmero de vagas gera mera expectativa de direito. O Estado do Tocantins, por meio da Procuradoria Geral do Estado, manifestou interesse em ingressar no feito (Evento 53). Instada a se manifestar, a Procuradoria Geral de Justia opina pela concesso da ordem (Evento 57). o relatrio. Peo dia para julgamento. Palmas TO, 17 de dezembro de 2012.

Juiz GILSON COELHO VALADARES


Relator em substituio
AC MS 5000503-89 Signature Not Verified Assinado por: Gilson Coelho Valadares:13380 Data: 2012.12.17 17:19:10 Selo Emitido por: Tribunal de Justia do Tocantins 2

Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente

ESTADO DO TOCANTINS

TRIBUNAL DE JUSTIA
Gabinete do Desembargador MARCO VILLAS BOAS

MANDADO DE SEGURANA No 5000503-89.2012.827.0000


ORIGEM IMPETRANTE ADVOGADOS IMPETRADO SECRETARIA RELATOR JUIZ CERTO : TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO TOCANTINS : THYAGO DALMASIO BORSOI : LUIZ CARLOS LACERDA CABRAL E OUTRA : GOVERNADOR DO ESTADO DO TOCANTINS : TRIBUNAL PLENO : Des. MARCO VILLAS BOAS : Juiz GILSON COELHO VALADARES

VOTO
Conforme relatado, trata-se de Mandado de Segurana com pedido de liminar, impetrado por THYAGO DALMASIO BORSOI, contra ato imputado ao GOVERNADOR DO ESTADO DO TOCANTINS. Narra o impetrante ter sido aprovado no concurso pblico realizado pelo Governo do Estado do Tocantins, para o preenchimento de vagas de Farmacutico, no Quadro da Secretaria de Sade Municpio de Paraso do Tocantins TO, entretanto, no classificado dentro das vagas previstas no edital. Informa que, embora figure no cadastro de reserva (5 lugar), possui direito subjetivo nomeao ao cargo, pois o Estado j convocou para posse os aprovados at o 4 o lugar, tendo tornado sem efeito a nomeao do candidato RAFAEL PEREIRA MIRANDA, bem como realizado contrataes precrias de pessoas no aprovadas em concurso pblico. Requereu, liminarmente, sua nomeao para o cargo de Farmacutico no Municpio de Paraso do Tocantins TO. No mrito, pede a confirmao da segurana. O pedido urgente foi indeferido (Evento 2). A autoridade impetrada apresentou informaes (Evento 54)

sustentando, em suma, que: a) falta ao impetrante o interesse de agir, pois o direito postulado j foi resguardado pela Ao Civil Pblica no 5005905-49.2011.827.2729; b) a via eleita inadequada por impossibilidade de dilao probatria; c) a Administrao Pblica est acima do limite prudencial de gastos com sua folha de pagamento; d) foram nomeados mais candidatos que as vagas previstas no edital, alm do que a aprovao fora do nmero de vagas gera mera expectativa de direito.

Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente

ESTADO DO TOCANTINS

TRIBUNAL DE JUSTIA
Gabinete do Desembargador MARCO VILLAS BOAS

O Estado do Tocantins, por meio da Procuradoria Geral do Estado, manifestou interesse em ingressar no feito (Evento 53). Instada a se manifestar, a Procuradoria Geral de Justia opina pela concesso da ordem (Evento 57). Sustenta o impetrante que, embora o candidato aprovado em cadastro de reserva tenha apenas expectativa de direito, no presente caso flagrante seu direito nomeao e posse, em razo ter sido tornada sem efeito a nomeao de um candidato, atingindo assim a sua classificao. Com efeito, o raciocnio adotado quando do indeferimento da medida liminar no Evento 9, foi no sentido de que, a despeito da possibilidade de xito da demanda, a concesso de plano da segurana somente se afigura possvel quando h risco de perecimento do direito, ou seja, de ineficcia da medida quando do julgamento final do processo. Tal posicionamento tem sido especialmente adotado em casos que impem despesas irreversveis ao errio, a exemplo dos feitos relacionados ao concurso estadual da sade, em que a celeuma acerca do direito nomeao em vagas criadas posteriormente ao certame tomou grandes propores. Contudo, um exame mais aprofundado do caso em tela revela peculiaridades que permitem a aplicao do entendimento majoritrio adotado pelo Pleno desta Casa, do qual, tambm, passei a perfilhar recentemente. Isso porque possvel verificar, pelos documentos trazidos baila, que o impetrante logrou classificao no 5o lugar para o cargo de Farmacutico no plo classificatrio de Paraso do Tocantins TO, para onde j foram chamados 4 candidatos, sendo que um deles teve sua nomeao tornada sem efeito pelo Dirio Oficial no 3.474 de 28/09/11 (Evento 1, ANEXO2). O interesse do Estado do Tocantins no preenchimento das 4 vagas , portanto, inequvoco, e alcanou a posio obtida pelo impetrante na ordem classificatria. O caso diferenciado e no se confunde com aqueles nos quais se pretende nomeao em vagas criadas aps o certame sem plo definido de atuao.

MS 5000503-89

Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente

ESTADO DO TOCANTINS

TRIBUNAL DE JUSTIA
Gabinete do Desembargador MARCO VILLAS BOAS

O Concurso Pblico para Provimento de Cargos do Quadro dos Profissionais da Sade, realizado pelo Governo do Estado do Tocantins, previa inicialmente 2 vagas para o cargo almejado, alm de cadastro de reserva. Os aprovados dentro do nmero de vagas foram devidamente nomeados. Com o aumento da necessidade estatal, novas nomeaes dentro do cadastro de reserva foram realizadas, contudo, um candidato no tomou posse. Sendo assim, referida situao privilegiou o impetrante, classificado na 5 posio, pois a vaga no preenchida em razo de nomeao tornada sem efeito, gera direito subjetivo ao candidato seguinte na ordem de classificao. Nesse sentido a atual jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia: Esta Corte j concluiu que a desistncia dos candidatos convocados, ou mesmo a sua desclassificao em razo do no-preenchimento de determinados requisitos, gera para os seguintes na ordem de classificao direito subjetivo nomeao, observada a quantidade das novas vagas disponibilizadas. Precedentes. 3. Recurso ordinrio em mandado de segurana provido. (RMS 34.990/BA, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, Segunda Turma, julgado em 07/02/2012, DJe 14/02/2012). No presente caso, a Administrao Pblica Estadual claramente evidenciou a necessidade de preenchimento da vaga. Destarte, o ato de convocao de 4 aprovados, diante do desinteresse de um deles, deixou de ser discricionrio para se tornar vinculado, pois passou o impetrante, a se enquadrar dentro do nmero de vagas convocadas. Posto isso, concedo a segurana almejada para determinar a nomeao e posse do impetrante no cargo de Farmacutico no Municpio de Paraso do Tocantins TO. como voto. Palmas TO, 07 de fevereiro de 2013.

Juiz GILSON COELHO VALADARES


Juiz certo
AC

Signature Not Verified Assinado por: Gilson Coelho Valadares:13380 Data: 2013.02.08 16:08:23 Selo Emitido por: Tribunal de Justia do Tocantins

MS 5000503-89

Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente

ESTADO DO TOCANTINS

TRIBUNAL DE JUSTIA
Gabinete do Desembargador MARCO VILLAS BOAS

MANDADO DE SEGURANA No 5000503-89.2012.827.0000


ORIGEM IMPETRANTE ADVOGADOS IMPETRADO SECRETARIA RELATOR JUIZ CERTO : TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO TOCANTINS : THYAGO DALMASIO BORSOI : LUIZ CARLOS LACERDA CABRAL E OUTRA : GOVERNADOR DO ESTADO DO TOCANTINS : TRIBUNAL PLENO : Des. MARCO VILLAS BOAS : Juiz GILSON COELHO VALADARES

EMENTA

MANDADO DE SEGURANA. CONCURSO PBLICO. QUADRO DA SADE DO ESTADO DO TOCANTINS. APROVAO EM CADASTRO DE RESERVA. POSSE TORNADA SEM EFEITO. SURGIMENTO DE NOVA VAGA. DEMONSTRAO. DIREITO LQUIDO E CERTO NOMEAO E POSSE. Possui direito liquido e certo nomeao e posse, candidato aprovado no 5o lugar (cadastro de reserva) para o cargo de Farmacutico no Municpio de Paraso do Tocantins -TO em certame pblico para preenchimento do Quadro de Servidores da Sade do Estado do Tocantins com previso inicial de 2 vagas para referido plo de classificao que demonstra a existncia de nova vaga, devido convocao pela Administrao Pblica Estadual de 4 candidatos aprovados e a desistncia de 1 deles.

Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente

ESTADO DO TOCANTINS

TRIBUNAL DE JUSTIA
Gabinete do Desembargador MARCO VILLAS BOAS

ACRDO

Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de Mandado de Segurana no 5000503-89.2012.827.0000 , no qual figuram como Impetrante Thyago Dalmasio Borsoi e Impetrado o Governador do Estado do Tocantins. Sob a Presidncia da Exma. Sra. Desembargadora NGELA PRUDENTE, os componentes do Tribunal Pleno, por unanimidade de votos, concederam a ordem mandamental para determinar a nomeao e posse do impetrante no cargo de Farmacutico no Municpio de Paraso do Tocantins TO, nos termos do voto do Relator, lido na assentada de julgamento e que deste passa a fazer parte. Votaram, com o Relator, os Exmos. Srs. Desembargadores DANIEL NEGRY, LUIZ GADOTTI, JACQUELINE ADORNO e EURPEDES LAMOUNIER e os Exmos. Srs. Juzes ADELINA GURAK, CLIA REGINA RGIS e AGENOR ALEXANDRE. O Exmo. Sr. Juiz HELVCIO DE BRITO MAIA NETO declarou-se suspeito por motivo de foro ntimo. Ausncias justificadas dos Exmos. Srs. Desembargadores MOURA FILHO e RONALDO EURPEDES. Representou a Procuradoria Geral de Justia o Exmo. Sr. MARCO ANTNIO ALVES BEZERRA. Palmas TO, 07 de fevereiro de 2013.

Juiz GILSON COELHO VALADARES


Juiz certo
AC

MS 5000503-89

Antes de imprimir, pense no seu compromisso com o meio ambiente

Signature Not Verified Assinado por: Gilson Coelho Valadares:13380 Data: 2013.02.18 17:48:48 Selo Emitido por: Tribunal de Justia do Tocantins

Вам также может понравиться