Вы находитесь на странице: 1из 10

IPv6

Clcio Oliveira Pinto Segurana e Integrao em Redes de Computadores para Ambientes Corporativos Faculdade de Tecnologia SENAC Gois
cleciooliveira at gmail com

Abstract. The Internet Protocol version 6 (IPv6) is the result of over a decade discussion and debate of the Internet Engineering Task Force (IETF). This new version of the Internet Protocol (IP) was developer to solve unexpected problems of the IPv4 version. We will discuss these in article problem, the differences, advantages and disadvantages between the IPv4 and IPv6, its history, compatibility, and the reason for its developer succinctly. Resumo. O Protocolo IP verso 6 (IPv6) resultado de mais de uma dcada de discusso e debate da Internet Engineering Task Force (IETF). Esta nova verso do Internet Protocol (IP) foi desenvolvido para solucionar os inesperados problemas da verso IPv4. Discutiremos neste artigo esses problema, as diferenas, vantagens e desvantagens entre o IPv4 e o IPv6, sua histria, compatibilidade e a razo para o seu desenvolvimento de forma sucinta.

Introduo
O IP verso 4 (IPv4) no foi um fracasso, a mais popular, com alta compatibilidade, perspicaz e robustez. Porm, o projeto inicial no previu alguns possveis problemas que enfrentamos nos dias atuais: O crescimento exorbitante da internet. O esgotamento dos endereos IPv4, obrigando a utilizao de Network Address Translator (NAT). Capacidade dos equipamentos backbone em manter grande quantidade de tabelas de roteamento. Segurana em nvel de IP.

Devido a essas e outras complicaes a IETF desenvolveu o, IPv6 conhecido anteriormente como IP The Next Generation (IPng), com um novo conjunto de protocolos e padres que incorpora conceitos e mtodos para a atualizao do IPv4.

IPv6 Histria
Criado na dcada de 70 para substituir o NPC o IP verso 4 (IPv4) o protocolo mais popular na Internet. Os endereos do IPv4 possuem 32 bits, em torno de 4.3 bilhes de endereos. Ou seja, no existe um para cada habitante do mundo. Devido a esse tipo de problema e outros que no foram includos em seu projeto como: mobilidade, segurana, qualidade de servio, iniciou-se estudos em busca de solues para tais problemas. O IPv6 a um pouco mais de 10 anos era discutido somente em ambiente acadmico, porm devido a necessidade evidente de atualizao do IPv4 concluso elaborada pelo IETF Internet Engeeniring Task Force sobre exausto dos endereos IP, um novo protocolo deveria ser desenvolvido. Vrios grupos de trabalhos iniciaram suas pesquisas a fim de desenvolver uma soluo para o problema levantado. No ano de 1993, o IESG Internet Engineering Steering Group criou uma nova verso do protocolo IP, o (IPng) IP The Next Generation. Com algumas alteraes e protocolos adicionados deu origem ao IPv6. Essa nova verso do Protocolo foi desenvolvido para atualizar o IPv4, mas no tornar um passo revolucionrio como o fato nos dias atuais. Novas funcionalidades foram desenvolvidas, outras foram mantidas e at funcionalidades desnecessrias foram removidas. A caracterstica mais significativa foi a de espao de endereamento que passou de 32 para 128 bits. Enquanto o cabealho foi simplificado, ou seja, o novo cabealho IPv6 apenas duas vezes maior que o cabealho IPv4, embora os endereos IPv6 so quatro vezes maiores que os endereos IPv4. Os objetivos propostos pelo Protocolo IP verso 6 so:

Suporte a bilhes de hosts - atravs da expanso do espao de endereamento e uma hierarquia mais verstil; Reduo da tabela de roteamento; Protocolo passvel de expanso, atravs do uso de cabealhos de extenso; Simplificao do cabealho do protocolo, diminuindo o tempo de processamento na anlise dos cabealhos, por parte de roteadores e hosts; Garantia de mais segurana (autenticao e privacidade) em relao verso atual; Criao de um campo que suporte mecanismos de controle de qualidade de servio, gerando maior sensibilidade ao tipo de servio, como, por exemplo, servios de tempo real; Permisso de multicasting, sesses multicasting; atravs da especificao de escopos de

Melhorias no roteamento, inclusive no que tange a hosts mveis; Permisso de mquinas wireless mudarem fisicamente de lugar sem mudana em seus endereos IP; Habilitao de mquinas se autoconfigurarem (nmero IP, servidor de nome...) ao serem ligadas na rede, operao plug and play; Um novo tipo de endereo chamado anycast, conceitualmente uma "cruz" entre unicast e multicast: esse tipo de endereo identifica um conjunto de nodos, onde um pacote enviado para um endereo anycast ser entregue a um destes nodos; Coexistncia das duas verses do protocolo por um bom tempo, pois no se pode determinar uma data especfica para que todas as mquinas no mundo troquem seus softwares.

Cabealho IPv6
Para manter o mnimo de sobrecarga no cabealho IPv6 foi desenvolvido um novo formato. Foram removidos campos raramente utilizados, movidos campos opcionais para o campo extenso de cabealho que localiza aps o cabealho IPv6 e acrescentados campos que oferece melhor suporte para o trfego. Os campos do cabealho IPv6 so:

Version Esse campo serve para os roteadores identificar qual o protocolo do pacote, contm 4 bits e sempre ser seis para o IPv6. Traffic Class Serve para identificar se o dado no pacote uma mdia (vdeo, som) ou de outro tipo, ou seja, indica o tipo de servio. Esse campo contm 8 bits. Flow Label Contm 20 bits. Esse campo verifica se o pacote pertence a uma seqncia especial, requerimentos e propriedades particulares entre a origem e o remetente. Payload Header Com 16 bits, este campo indica o tamanho de dados do IPv6. Next Header Caso haja alguma extenso de cabealho, este campo que permite dizer qual um dos seis cabealhos. Este campo possui 8 bits.

Hop Limit Indica a quantidade de saltos , o nmero mximo de links antes do pacote IPv6 ser descartado.

Estrutura de um pacote IPv6

Figure 1. Estrutura de um pacote IPv6

Extenses do Cabealho As extenses do cabealho so de tamanhos variveis ao contrrio do cabealho que tem tamanho fixo de 40 bytes. Pode conter 0 ou mais extenses de cabealho em um pacote IPv6. O cabealho IPv6 e as extenses de cabealho substitui as opes do IPv4. O campo Next Header do IPv6 indica a prximo extenso de cabealho. Ao contrrio do cabealho IPv4 que inclui todas as opes o cabealho IPv6 as opes e entregas so movidas para as extenses de cabealho, que deve ser processado em cada roteador (Hop-by-Hop), com isso aumenta a velocidade de processamento e melhora o desempenho de encaminhamento. Valor (em decimal) 0 6 17 41 43 44 46 50 51 58 59 60 Cabealho Hop-by-Hop Options Header TCP UDP Encapsulated IPv6 Header Routing Header Fragment Header Resource ReSerVation Protocol Encapsulating Security Payload Authentication Header ICMPv6 No next header Destination Options Header

Tabela 1. Valores do campo Next Head

A RFC 2460 define os seguintes extenses de cabealhos IPv6 suportados por todos os ns IPv6:

Hop-by-Hop Options header Especifica o parmetro de entrega em cada n no caminho para entrega. Destination Options header Especifica parmetros que sero examinados pelo destino final. Routing header Especifica uma lista de destino pelo qual o pacote dever passar at o seu destino. Fragment header Quando a origem necessitar enviar pacotes maiores que o tamanho mximo pertimido, este cabealho para gerenciar os fragmentos do datagrama, fragmentar e remontar. Authentication header Garantir a identidade e integridade dos dados do pacote e garantia que o pacote capturado no possa ser retransmitido para o pacote IPv6 (anti-replay Protection). Encapsulating Security Payload header fornece a confidencialidade e integridade dos dados.

Endereamento IPv6
A diferena mais evidente entre o IPv6 e o IPv4 o sistema de endereamento que passa de 32 bits para 128 bits. Enquanto, teoricamente o nmero de endereos do IPv4 pode chegar a 4,294,967,296 ou 232 endereos possveis, o IPv6 pode chegar a 2128 ou 340,282,366,920,938,463,463,374,607,431,768,211,456 (3.41038) de endereos possveis.

Tipos de Endereos IPv6 Geralmente o IPv6 define TRE tipos de endereos: Globais, Locais e Locais nicos. Endereos Globais: so equivalentes aos endereos pblicos em IPv4. Geralmente comea com 2000::.

Figura 2. Endereo Global ilustrado

Endereos Locais: so equivalentes aos endereos APIPA (Automatic Private IP Addressing) (169.254.0.0/16) no IPv4. Geralmente comea com fe80::.

Figura 3. Endereo Local ilustrado

Endereos Locais nicos: so equivalentes aos endereos privados em IPv4. Geralmente comea com fd65::.

Figura 4. Endereos Locais nicos

Comparao IPv4 e IPv6


Atraves da tabela 2 podemos mensurar as diferenas e fazer uma comparao entre o IPv4 e IPv6.

IPv4 Endereos de 32 bits Suporte ao IPsec opcional A fragmentao e feito por ambos os roteadores e o encaminhamento tambm. Cabealho inclui um checksum. Opes de cabealho

IPv6

Endereos de 128 bits Suporte ao IPsec obrigatrio A fragmentao no feita pelos roteadores, somente o encaminhamento Cabealho no inclui um checksum. Todos dados opcionais so movidos para a extenso de cabealho Address Resolution Protocol ARP Request frames are replaced (ARP) uses broadcast ARP with multicast Neighbor Request frames to resolve an IPv4 Solicitation messages. For more address to a link layer address. information, see Neighbor Discovery. Internet Group Management IGMP is replaced with Multicast Protocol (IGMP) is used to manage Listener Discovery (MLD) local subnet group membership. messages. For more information, see Multicast Listener Discovery. Utilizar endereo de broadcast para No h endereo de broacast. enviar o trafego para todos os ns Utiliza um escopo de link-local, em uma sub-rede endereo de multicast todos os ns so usados. Deve ser configurado manualmente No requer configurao manual ou por DHCP ou por DHCP Endereo de host (A) Endereo de host (AAAA) Deve suportar um tamanho de 576 Deve suportar um 1280 bytes (sem bytes (fragmentado) fragmentao)
Tabela 2. Diferena entre IPv4 e IPv6

Compatibilidade entre IPv4 e IPv6


Desde o incio de 1997 os fabricantes de softwares dos equipamentos de redes comearam a incluir o novo protocolo em seus equipamentos. Devido aos mecanismos e recursos para pacotes IPv4 e IPv6 redes IPv4 pode trafegar pacotes IPv6, e pacotes IPv6 pode trafegar em redes IPv6. Os protocolos IPv4 e IPv6 podem trabalhar em conjunto e so compatveis em relao a endereamento, roteamento e DNS. Para maiores detalhes sobre uma implementao IPv4 e IPv6, visite http://www.ipv6.br/IPV6/ArtigoNovaGeracaoComunicacaoParte08.

Protocolo ICMPv6
O IPv6 utiliza o ICMP Internet Control Message Protocol para relatar erros de pacotes que no podem ser processados, enviar informaes sobre o status da rede e realizar diagnosticos. Todas as mensagens ICMPv6 possuem o mesmo formato geral, composto por tipo, cdigo, checksum e a varivel do corpo.

Cabealho ICMPv6

Figura 4. Estrutura de mensagem do ICMPv6

Os campos do cabealho do ICMPv6, so:

Type Indica do tipo de mensagem ICMPv6. Campos com 8 bits. Code Tambm com 8 bits, este campo diferencia entre vrias mensagens em um tipo de mensagem. Checksum Armazena um checksum da mensagem ICMPv6. Este campo possui 16 bits. Message body Contm os dados da mensagem ICMPv6 especfica.

Tipos de mensagens ICMPv6 O ICMPv6 semelhante ao ICMPv4, porm o ICMPv6 apresenta mais recursos devido a ter absorvido alguns protocolos como o ARP/RAP. Responsvel por mais servios como descoberta de vizinha e mobilidade IPv6 por exemplo, possui mais mensagens.

As mensagens IPv6 podem ser agrupadas em classes:

Mensagens de Erro tem um bit 0 na parte superior do campo tipo de mensagem. o Destination Ureachable Indica falhas na entrega do pacote (endereo ou porta desconhecida) ou problemas na comunicao. o Packet too big Indica que o tamanho do pacote maior que a Unidade Mxima de Transmisso (MTU). o Time Exceeded Indica que o limite o tempo de remontagem do pacote foi excedido. o Parameter problem Indica erro em algum campo de cabealho IPv6.

Mensagens de Informao tem um bit 1 na parte superior do campo tipo de mensagem. o Echo request utilizado pelo comando ping. Enviado ao destino para solicitar de imediato uma mensagem Echo reply. o Echo reply utilizados pelo comando ping. Enviado em resposta ao recebimento de uma mensagem Echo request.

Protocolo ND Neighbor Discover Protocol O protocolo ND que tambm utilizado no IPv4 foi aprimorado e expandido no IPv6. Este protocolo tem a seguinte funo:

Encontrar host e roteadores vizinhos. Divulgar os endereos MAC dos ns da rede. Detectar endereos duplicados. Auto-configurao de pacotes. Determinar prefixo da rede.

Podemos observar que acima esto listadas funes dos protocolos ARP (que foi incorporado pelo ICMPv6) e DHCP. O ND utiliza o ICMP para desempenhar as funes de descoberta da rede. Segue abaixo, a lista das mensagens utilizadas pelo ND:

Router Advertisement Roteadores IPv6 enviam periodicamente ou em resposta a uma Router Solicitation.

Router Solicitation - Enviada pelos hosts IPV6 para descobrir roteadores presente no link; Neighbor Solicitation - Mensagem multicast por host IPv6 para determinar o endereo MAC e a acessibilidade de um vizinho, alm de detectar a existncia de endereos duplicados. Neighbor Advertisement - Enviada por host IPv6 como resposta a uma Neighbor Solicitation, utilizada tambm para anunciar a mudana de algum endereo MAC; Redirect - Utilizada por roteadores IPv6 para informar ao host de origm um roteador mais indicado para se alcanar um destino.

Concluso
Vimos que o protocolo IPv6 possui algumas vantagens significativas sobre o seu antecessor mais famoso, o IPv4. O novo protocolo desenvolvido possui algumas opes nativas que o fizeram mais robusto. Referente ao problema de esgotamento de endereos que enfrentamos nos dias atuais foi possvel resolver aumentando a quantidade e organizando hierarquicamente os endereos maximizando a eficincia nas tabelas de roteamento.

References
Kurose, James F. e Ross, Keith W. (2006), Redes de computadores e a Internet: Uma abordagem top-down, 3a. edio. Comer, Douglas S. (2001), Redes de computadores e Internet, 2a edio. Microsoft, (2011) IPv6, http://technet.microsoft.com/en-us/network/bb530961, Maio. IPv6.br, (2011) IPv6, http://www.ipv6.br, Maio. RFC 2460: Internet Protocol Version 6. RFC 2463: ICMP for the Internet Protocol Version 6 (Ipv6).

Вам также может понравиться