Вы находитесь на странице: 1из 3

espaos

maison & objet


arece que aquela imagem de um sculo 21 assptico imaginado pelos cengrafos dos filmes de sci-fi dos anos 60 e 70 vai ficar mesmo restrita fico. Porque na realidade gelada da ltima edio de inverno do salo de decorao e design parisiense Maison & Objet, realizada no final de janeiro, a nica presena futurstica foram os aparelhos telefnicos nas mos dos 76 mil visitantes, metade deles estrangeiros, que registravam espantados os mveis e objetos orgnicos que habitaram as pranchetas dos designers e as linhas de produo das pequenas e mdias casas de edio europeias nos ltimos meses. Aqui, quando o adjetivo orgnico empregado, ele literal: cabideiros com forma de galhos de rvore, mesas de centro cobertas por musgo e utenslios diversos feitos em bambu, indicam que o caminho est mais para o da reproduo de uma selva do que queles interiores robotizados e sem cor que Hollywood tanto nos

natural
Design orgnico, afetivo e minimalista, materiais ecolgicos e um toque retr marcaram esta ltima edio da Maison & Objet, em Paris, considerada a principal fonte de novas tendncias em decorao
por Fernanda Peruzzo, de Paris
FOTO divulgao

A base branca proposta nesta edio da feira ganha cores com objetos simples e cheios de humor, como os da californiana Gama-Go.

de casa sem exigir o investimento em artigos novos. A nova identidade visual reservada para nossas casas do futuro parece fazer todo o sentido. Desde as tendncias calcadas em valores seguros, como Brocart bem definiu, at a proliferao de superfcies retas de madeira clara, poucas cores, muito branco e uma efuso de mveis multifuncionais.

Softseating
A canadense Molo focada no desenvolvimento de novos conceitos em decorao, como esta estrutura em papelo, que pode ser estendida e usada como banco ou fechada sobre ela mesma, criando mesas e assentos redondos. Ims instalados nas pontas permitem ainda conectar vrias unidades, criando assim painis e divisrias.

128

, maro 2013

, maro 2013

129

FOTO fernanda peruzzo

retorno ao

mostrou. No entanto, a viso romntica dessa natureza exuberante transplantada para dentro de casa como uma reao coletiva ao aquecimento global e ao esprito ecolgico que paira sobre o mundo desde o documentrio de Al Gore, Uma Verdade Inconveniente, no passa, na verdade, de um reflexo da crise econmica. De acordo com Philippe Brocart, atual presidente da Safi, empresa organizadora do evento, as turbulncias financeiras que no cessam de chacoalhar o way of life dos pases (ento) ricos fizeram os criadores recuarem em suas excentricidades e se voltarem a formas, propores e materiais essenciais. Ou seja, minimalistas. Se possvel, curingas. Ao norte da capital, nos oito pavilhes do centro de exposies de Villepint, as peas que foram apresentadas revelaram a capacidade de durar duas, trs, quatro temporadas ou mais sem parecerem datadas, apresentando-se versteis o suficiente para permitirem modificaes considerveis dentro

espaos maison

& objet

trendy
Objetos que traduzem os quatro principais mandamentos ditados pela feira

top

design afetivo
A linha de luminrias criada pelo designer tcheco Boris Klimek para a Brokis brinca com o conceito de durabilidade sob um vis afetivo. Os pendentes e as arandelas em forma de bales coloridos so fabricados em vidro em trs diferentes tamanhos.

concreto
A designer Matali Crasset aceitou o desafio da empresa francesa LCDA de criar uma coleo de objetos para casa tendo como nica matria-prima o concreto. Este cubo a pea mais verstil da linha Concrete by LCDA e pode ser usado como mesa lateral ou banco.

ecodesign
A empresa italiana Verde Profilo desenvolveu uma linha completa de mveis e luminrias que incorpora elementos verdes decorao. No caso, superfcies cobertas por uma camada de musgo totalmente adaptado vida entre quatro paredes e que dispensa irrigao e insolao. Alm de jardim, essa mesa de centro, criada pelo De-signum Studio Lab, acumula a funo de revisteiro.
FOTOs divulgao

minimalismo
Os galhos viraram ganchos de parede, na viso divertida da designer Nathalie Lt. Produzidos pela Domestic, uma editora francesa cujo catlogo exibe dezenas de peas inspiradas na natureza, eles so feitos em cermica.

130

, maro 2013

espaos maison

& objet Cooper Shade


FOTO morten holtum

Woody W01
As beiradas do produto destacadas em outra cor, que em ingls a gente chama highlighted edges uma tendncia que evoluiu, comenta a trendhunter. Nos estofados, essa tendncia aparece na forma de grandes e chamativos pespontos. Nos artigos menores, ela resulta em toalhas, vasos ou luminrias como uma espcie de barra colorida, como esse abajur da editora Goodbye Edison.

H uns trs anos, o cobre apareceu vindo do mundo da moda, ganhou espao e sumiu. Agora, ele retornou, junto com outros acabamentos metalizados, como o espelhado e o dourado, garante. Este pendente da foto do britnico Tom Dixon. Acho superchique.

BirdCage
Os acessrios da marca SoonSalon so resultado do moderno processo de impresso 3D, que transforma projetos bidimensionais em objetos de verdade; e resina.No imaginei que essa tecnologia fosse chegar to rpido ao mercado, comenta a empresria. estimulante imaginar a gama de possibilidades que ela abre aos designers.

kaleido
A Hay aliou a aparncia retr e a cartela de cores pastel esttica escandinava para criar essa srie de acessrios para escritrio que funciona tambm como organizadores de banheiro e at portajoias.

So-Hooked
Os acessrios inteligentes que organizam a casa, economizam espao e ainda trazem uma pitada de humor ao lar so os meus preferidos, comenta. Qualidades tambm partilhadas pela Nomess, responsvel por este cabideiro de parede que tambm estante e porta-objetos.

FOTOs divulgao

Netbasket
FOTO rasmus norlan

FOTO arquivo pessoal

Helosa Righetto

Veja os favoritos da editora associada WGSN-Homebuildlife, empresa caadora de tendncias e que escreve os relatrios mais respeitados (e precisos) sobre o tema

Confira a seleo da proprietria da loja curitibana Tienda Design, que foi feira com um olhar mais focado no consumidor
FOTO divulgao

Marta Xavier

Mangas Space
Esta linha criada pela designer espanhola Patricia Urquiola para a Gan um verdadeiro quebra-cabeas! Com a diferena que as peas no tm lugar certo e os mdulos revestidos em l, com o mesmo tramado exagerado dos tapetes, podem ser usados como a imaginao e o espao permitirem.
FOTO josele castellon pascual

orla kiely
A designer grfica britnica transformou seu nome em marca e suas estampas em uma coleo inteira de mveis, estofados, acessrios para cozinha, papis de parede, roupas, tecidos e utilitrios com forte esttica retr. Vejo esse trabalho como mais uma forma de democratizar a arte, comenta Marta Xavier. Hoje as pessoas buscam ambientes que alm de esteticamente bacanas sejam mais autorais e, com isso, mais afetivos.

132

, maro 2013

, maro 2013

FOTO Guilherme Pupo

A extino das sacolas de plstico fez surgir novas opes de bolsas e cestos. Este, da alem Reisenthel, confeccionado em plstico flexvel e resistente, totalmente reciclvel, foi projetado para quem gosta de sair do mercado para o parque ou praa e encontrar os amigos em torno de um piquenique.

FOTO mini-maxi

FOTO divulgao

133

Вам также может понравиться