Вы находитесь на странице: 1из 20

A REFORMA DA ORDEM INTERNACIONAL COMO MEIO DE PROMOO DA PAZ Katiscia Augusta Nogueira Dias.

Resumo: A Ordem Internacional ao longo da histria foi determinada atravs de uma poltica de equilbrio de poder que no lugar de se promover paz, promove a manuteno do poder nas mos de algumas potncias mundiais. A reforma das Naes Unidas encontra-se neste contexto, cuja, soluo deve ser advinda, no mais, do Direito dos Estados, mas, do Direito das Gentes. Palavras-chaves: Direito das Gentes, Equilbrio de Poder, ONU, Ordem Internacional, Paz.

Que o maior acordo do mundo entre os homens de boa vontade, seja a Paz. Dorizan Ribeiro.

A paz nunca foi to almejada como nos dias atuais. A presena do terrorismo, das guerras preventivas, dos ataques unilaterais dos Estados Nacionais e, at mesmo, a presena dos efeitos provenientes dos problemas ambientais como Tzunami, leva crer que o mundo est vivendo um verdadeiro caos, do qual, no se sabe a quem recorrer para promover a ordem. Nossos antepassados tambm j passaram por situaes semelhantes e fizeram o mesmo pedido de paz. A resposta veio dos Estados Nacionais, os quais, se organizaram e mobilizaram uma ordem para a situao anrquica das relaes internacionais, promovendo acordos internacionais que finalizaram na Paz de Westphalia (1648), no Tratado de Utrecht (1713), no Congresso de Viena (1815), Liga das Naes (1919) e na Organizao das Naes Unidas (1945). Apesar de todo este legado, a paz prometida ainda no foi atingida, levando ao questionamento do que poderia estar errado para concretizar uma paz definitiva.

Gestora Turstica pelo Centro Federal de Educao Tecnolgica de Gois e Acadmica em Relaes Internacionais na Universidade Catlica de Gois.

A Organizao das Naes Unidas (ONU), como as anteriores organizaes institudas, foi criada como um meio de garantia de uma paz eterna. No entanto, com o desrespeito de seus Estados-Membros, como os Estados Unidos, questiona-se a sua funcionalidade. Pois, visvel a preponderncia de algumas potncias mundiais sobre as demais. Apesar dessa organizao ter sido fundada sobre os princpios de paz, segurana coletiva, democracia e igualdade, possuindo este carter de incluso, ela promove a excluso quando privilegia alguns membros, principalmente aqueles pertencentes ao Conselho de Segurana. Para ter um tratamento igualitrio preciso que o Estado seja uma potncia. Um pr-requisito que o Brasil, segundo a Conselho de Inteligncia Nacional dos Estados Unidos (NIC), rgo coordenado pela CIA, ir adquirir em quinze anos, tornando uma potncia econmica mundial. O relatrio coloca que a economia do pas poder ser igual dos pases ricos da Europa1. Se para tornar uma potncia mundial fosse to rpido e simples assim, a questo da Ordem Internacional, bem como, a reforma da ONU, estaria resolvida com a incluso igualitria de todos os Estados Nacionais. A ORDEM INTERNACIONAL COMO UMA POLTICA DE EQUILBRIO DE PODER Ao longo da histria das relaes internacionais procurou-se aplicar

nomenclaturas para designar as novas configuraes do cenrio mundial. Entretanto, a denominao de uma Ordem Internacional, ou mesmo, da nova ordem internacional no apresentou conceitos distintos, uma vez que, o acrscimo de prefixos e sufixos, no alterou o sentido do seu prprio radical. Aps a Guerra Fria, internacionalistas, analistas e pesquisadores da vida internacional buscam fornecer um conceito atualizado que ultrapassa o sentido da retrica

In: Report of the National Intelligence Council's 2020 Project. Disponvel em : <http:

www.cia.gov/nic/NIC_2020_project.html >.

denominao da Nova Ordem Internacional. Enquanto a realidade contnua sendo substanciada no antigo conceito de imperialismo: uma fase monopolista do capitalismo2. O termo Ordem Internacional est completamente vinculado ao imperialismo. Pois, a ordem possui um significado subjetivo que altera ao longo do tempo de acordo com os interesses ora individuais ora coletivos. J o substantivo internacional foi criado pelo jurista e filsofo Jeremy Bentham, em 1780, a fim de designar os laos legais entre os Estados Nacionais, enquanto este termo inter-nacionais deveria ser voltado para o prprio conceito de naes3. Logo, a Ordem Internacional a ordem determinada por um conjunto de Estados, ou, por um nico. Em consonncia Ordem Internacional como a ordem entre os Estados, referindose a um padro ou disposio das atividades internacionais que sustentam os objetivos elementares, primrios ou universais de uma sociedade de Estados. Estes objetivos englobam, principalmente, a preservao do prprio Sistema e da Sociedade de Estados; a manuteno da independncia ou a soberania externa dos Estados individuais e a manuteno da paz atravs da preservao do sistema de Estados. Para chegar a tal afirmativa, Hedley Bull4 faz uma pequena discusso sobre Estado, Sistema de Estados e Sociedade de Estados. Sendo este ltimo, o fio condutor da presente anlise sobre a Ordem internacional. Esta sociedade, segundo Bull5 se forma quando um grupo de Estados, conscientes de certos valores e interesses comuns, forma uma sociedade, no sentido de se considerarem ligados, no seu relacionamento, por um conjunto comum de regras e participam de instituies comuns. Correlacionando este parmetro com as formas de organizao dos Estados Nacionais ao longo da histria, verifica-se que na realidade sempre existiu um sistema de Estados suseranos conforme classificou Martin Wight6. Dessa forma, na Paz de Westphalia (1648), no Tratado de Utrecht (1713), no Congresso de Viena (1815), Liga das Naes (1919) e na Organizao das Naes Unidas (1945), ocorreram cooperaes ente alguns Estados, os quais, formaram um sistema de Estados que estabeleceu uma Ordem Internacional correspondente aos seus interesses.
2
3

CATANI, Aprnio Mendes. O que imperialismo. So Paulo: brasiliense, 1992; p.32. BULL, Hedley. A sociedade anrquica: um estudo da ordem na poltica mundial. Trad. Sergio Bath. Braslia: Universidade de Braslia, Instituto de Pesquisa de Relaes Internacionais; 2002, et passim.
BULL, op. cit, p.19. apud Bull 1977, p.16.

Segundo Acciolly (1991, p.15), uma nao o conjunto de pessoas que possuem a mesma origem, as mesmas tradies, os mesmos costumes, e aspiraes comuns.
4

5 6

Por esta razo, e pelo fato que esses interesses no eram comuns ao internacional ao que diz respeito participao de todos os Estados existentes no mundo, a Ordem determinada sempre estava comprometida. Aqueles Estados que estavam excludos da elaborao deste sistema, sempre reagiram ordem estabelecida e, por conseguinte, ocasionavam oscilaes entre a colaborao e a competio. Kant 7 compara o equilbrio de poder com a casa de Swift, a qual, construda de acordo com todas as leis de equilbrio, mas, desmorona assim que um pardal sobre ela pousa. Neste sentido, o equilbrio de poder pode ser interpretado como um meio encontrado pelos Estados Nacionais em manter um determinado sistema at o momento em que um destes Estados atinja sua supremacia. Em outras palavras, a Ordem Internacional uma longa tentativa de oligoplio de alguns Estados em estabelecerem suas vontades, as quais, no correspondem premissa inicial de manter e promover a paz..
A maioria dos arranjos de poder favorece alguns pases, que conseqentemente procura preservar o status quo, e o justificam como se representasse um verdadeiro equilbrio. Esses mesmos arranjos so, paralelamente, prejudiciais a outros pases, cuja poltica revisionista. Assim, a idia de uma distribuio eqitativa retirada expresso equilbrio de poder, que passa simplesmente a significar a distribuio existente de poder8.

A Paz de Westphalia (1648) foi uma das primeiras tentativas em estabelecer um equilbrio em uma sociedade internacional anrquica. Isto , a ordem estabelecida pelas relaes entre os Estados, inexistindo um poder superior s instncias governamentais dos Estados, para impor uma determinada conduta. Nesta ausncia, os prprios Estados se organizam e fazem valer a conduta dos outros Estados a favor de seus interesses atravs do direito positivo. Isto ocorre por que o Direito Internacional no possui judicionrio com jurisdio compulsria. As regras e normas de condutas so estabelecidas pelos prprios Estados, prescrevendo certos atos, proibindo certas formas de comportamentos ou mesmo especificando as condies que levam a operalizao de seus direitos e obrigaes. Apesar da criao da Corte Internacional de Justia da ONU que possui seu antecedente a Conferncia
7

In: NOUR, Soraya. paz perptua de Kant: filosofia do direito internacional e das relaes internacionais. So Paulo: Martins Fontes, 2004, p.36. WIGHT, Martin. A poltica do poder. Trad. Carlos Srgio Duarte. Braslia: Universidade de Braslia, 1985, p.140.

de Haia em 1907, sua jurisdio abrange somente os casos cujas partes (os Estados) concordarem em se referirem a ela. A Paz de Westphalia, como um equilbrio de poder, no conseguiu manter a paz por muito tempo. Apesar de ter posto fim s pretenses dos Habsburgos em formarem um imprio universal, no conseguiram inibir a ganncia de seus membros em obter sua supremacia. A Raison dEtat9 do primeiro ministro da Frana Richillieu (1624-1661), por exemplo, desequilibrou a Paz de Westphalia diante da mobilizao criada em torno da sucesso do trono espanhol entre 1701 a 1713, em nome da hegemonia francesa. Posteriormente, foi determinado um novo acordo para reorganizar a ordem na Europa, a Paz de Utrecht (1713), a qual ps fim guerra da sucesso espanhola, mas no conseguiu diminuir os anseios francesa. No entanto, a Gr-Bretanha tentou conter este crescimento francs, estabelecendo o equilbrio de poder na Europa atravs de suas sucessivas alianas. Assim, acabava a hegemonia de um Estado sobre os demais, porm, emergia a hegemonia de cinco ou seis sobre os outros. Mas, isto no significou o fim da ambio de um nico Estado em atingir seu monoplio. Como se a paz adquirida pelo equilbrio de poder correspondesse a uma recuperao da ltima guerra, j preparando para a prxima. Martin Wight10 aponta que um dos problemas da Poltica Internacional que as potncias esto juntamente em desacordo sobre o fato de a distribuio do poder ser ou no eqitativa, e que qualquer distribuio do poder no permanece constante durante muito tempo. Em 1815, o Congresso de Viena concretizou esta idia de equilbrio de poder na Europa. Gr-Bretanha, ustria, Rssia e Prssia conseguiram reger as relaes internacionais e manter ma relativa paz durante cem anos. Relativa por no ter conseguido minimizar a ganncia de outros Estados. Afinal, este sistema pode ter colocado fim hegemonia francesa comandado por Napoleo Bonaparte, sobre a Europa, mas, colocou a hegemonia dos cinco sobre o mundo. Primeiro Estado a reagir a esta ordem determinada pelo equilbrio europeu, foi a Rssia com seus avanos na regio dos Blcs, desencadeando a Guerra da Crimia (18541856). Nesta guerra ocorreu uma aproximao da Inglaterra com a Frana, superando suas rivalidades, para conter os avanos russos na regio. O segundo estado foi Alemanha que aps a sua unificao em 1871 com a liderana do primeiro ministro Otto Von Bismarck
9

O princpio da RAISON DETAT de Rechillieu assemelha-se bastante poltica de Maquiavel quando considerava que o rei tinha que ser racional na busca dos interesses do estado o que justificava a utilizao da violncia. 10 WIGHT, op. cit., p. 140

conseguiu por fim ao Congresso de Viena e desencadeou a Primeira Guerra Mundial (19141918) atravs de sua poltica de alianas. Dessa forma, entre 1871 a 1914, a Alemanha tornou-se a potncia militar hegemnica na Europa, detendo o monoplio do mundo. Por este contexto, que Martin Wight11 afirma que a Poltica do poder um termo coloquial para designar a Poltica Internacional. EQUILBRIO DE PODER: ESTADO DE NATUREZA, DIREITO INTERNACIONAL E DIREITO DAS GENTES. Diante destas tentativas em estabelecer uma ordem em uma Sociedade de Estados regidos pela anarquia, notifica-se o Estado de Natureza hobbesiano dos Estados Nacionais, semelhante natureza de constante ameaa hostilidades dos prprios homens nas sociedades primitivas no que diz respeito ausncia de uma autoridade comum. Mas, diferentemente das sociedades primitivas Hedley Bull12 posiciona contra qualquer forma de contrato social que possa fornecer determinada ordem sociedade anrquica dos estados, possuindo uma viso essencialmente realista. Utilizando-se a concepo de Locke quanto ao Estado de Natureza, na qual, no existe uma autoridade central capaz de interpretar e aplicar a lei, sendo os prprios indivduos que dele participam responsveis por julgar e aplic-la. Na organizao interna de cada Estado Nacional, a ordem determinada pelo governo. Ou seja, o Estado uma instituio criada pela sociedade para cuidar de seus interesses e evitar o estado de guerra entre os membros desta sociedade. Por esta razo que Charles Montesquieu defende a necessidade de leis fortes que fornea ao estado o seu poder coercitivo sobre seus cidados. Esta forma de Contrato social, no entanto, seja qual for o sistema poltico, no garantiu aos indivduos uma segurana coletiva, muito menos, uma justia social, pois, atravs da concentrao de poder, reina a desigualdade social Em analogia organizao interna, na instncia internacional, procurou-se institucionalizar a representao dos Estados na sistemtica do equilbrio de poder com o propsito inicial em garantir a paz mundial. Entretanto, o principal objetivo tornou-se a manuteno do poder de algumas potncias mundiais. Por conseguinte, a referncia de uma Ordem Internacional passou a ser uma Sociedade de Estados, ou o imperialismo de um destes Estados em determinar o Sistema Internacional atravs da manuteno de seu poder mundial.
11 12

WIGHT, op. cit., p.15 BULL, op. cit., p.67

Esta idia correlaciona-se a ponto de vista marxista 13 de que as regras servem no como instrumento dos interesses comuns dos membros de uma sociedade, mas aos interesses especiais dos seus membros dominantes. Por outro lado, longe de se ter uma viso essencialmente pessimista do realismo, em acreditar que as relaes entre os Estados so um eterno jogo de soma zero, torna necessrio obter-se o otimismo da teoria kantiana ou universalista.
O Estado de Natureza deve ser superado em todos os seus nveis: no s entre indivduos, mas tambm, entre Estados, assim como entre Estados e indivduos entre si. O direito pblico compreende ento, alm do direito do Estado, tambm o direito das gentes e o direito cosmopolita14.

A viso kantiana baseada em valores morais a nvel internacional, ultrapassando os limites dos Estados Nacionais. Kant defende uma teoria contratualista que baseado em uma constituio republicana distinguindo a parte interessada, pois os Estados so acima de tudo constitudos por povos ou naes. Dessa forma, Kant valoriza o direito das gentes, o qual, seria o direito das relaes do indivduos independentemente dos Estados pertencentes. E, por fim, Kant acrescenta o Direito Cosmopolita como o direito dos cidados do mundo, isto , o indivduo no seria um membro restrito ao seu Estado, mas, membro de uma sociedade cosmopolita. O Direito Estatal estaria restrito ao direito interno de cada Estado. Neste sentido, seria possvel atingir uma ordem internacional pacifica, uma vez que, o direito seria mais humanitrio, cabendo aos cidados decidir se deve ou no haver uma guerra. Este Direito das Gentes apontado por Kant o direito semelhante quele defendido quando o prprio Direito Internacional foi constitudo. Tanto que Acciolly 15 toma o Direito Internacional como sinnimo do Direito das Gentes, pois este se define como um conjunto de princpios ou regras destinados a reger os direitos e deveres internacionais, tanto dos Estados ou outros organismos anlogos, quanto aos indivduos.

13 14

Ibid. NOUR, op. cit.

15

ACCIOLY, Hidebrando, Manual do Direito Internacional Pblico . 11 ed. So Paulo: Saraiva, 1991, p.01.

Entretanto, na prtica o Direito Internacional16 concentrou na regncia dos interesses dos Estados, uma vez que, so os prprios Estados executores e legisladores de seus direitos. Os tratados, por exemplo, so a manifestao expressa de um acordo de vontades dos Estados. E como esta vontade do Estado passou a ser distinta das vontades de seu povo, o Direito Internacional atual no pode ser tomado como um Direito das gentes, pois os indivduos no almejam uma manuteno do poder de alguns pases, pelo contrrio, almejam a paz. Segundo Martin White17 os objetos do Direito Internacional so Estados, e no indivduos. Somente os Estados constituem pessoas internacionais. A sociedade Internacional o total do somatrio de todos aqueles que possuem personalidade. Assim, so os Estados que possuem uma personalidade jurdica internacional, sendo sujeitos do Direito Internacional Pblico. Entretanto, diferentemente do Direito Interno, o Direito Internacional no possuem meios coercitivos que obriguem os Estados cumprirem as suas obrigaes, ficando a cargo da boa f e do Pacto Sunt Servanda. Por esta razo, que a Ordem Internacional tomada como anrquica, ao que diz respeito inexistncia de uma autoridade superior aos Estados. Neste sentido, na ausncia de um poder judicirio e legislativo, as principais fontes do Direito Internacional so o Costume que leva em considerao de como as normas que os Estados passaram a considerar como determinantes para si mesmos, devido ao seu uso geralmente aceito durante longos perodos; o Tratado que se configura todo acordo formal estabelecido pelos Estados; a Doutrina e a Jurisprudncia. Logo, com o Direito Internacional trabalhando em funo das prprias vontades dos Estados fcil os Estados legitimarem seu equilbrio de poder. Para Kant o simples equilbrio de poder no garante um estado de paz, pois nem todos Estados participam deste equilbrio.
(...) Deve, portanto, instaurar-se o estado de paz; pois a omisso de hostilidades no ainda a garantia de paz e se um vizinho no proporciona segurana a outro ( o que s pode acontecer num estado legal), cada um pode considerar como inimigo a quem ele exigiu tal segurana18.

16

O direito Internacional, nos moldes atuais, foi estruturado no incio da Idade Moderna. Seus precursores foram dois religiosos espanhis: Francisco Vitria e Francisco Surez.. 17 WIGHT, op. cit.
18

KANT, Immanuel. A paz perptua e outros opsculos . [...]: Textos Filosficos, edies 70, p.26 et seq.

Entretanto, Kant acredita em uma Liga de Estados desde que estes sejam repblicas, e esta unio baseada em valores universais determinado pelo direito das gentes. Aps o Concerto Europeu, a manuteno da paz no foi defendida pelos mesmos princpios universais, que, diferentemente da viso kantiana, determinou a ordem do sculo XX. A Liga das Naes e a Organizao das Naes Unidas foram instituies criadas com bases nestes valores universais com o propsito de manter a paz mundial, mas, com a viso grociana ou internacionalista, a qual, no considera os indivduos como membros da sociedade internacional, mas, os Estados. Alm disso, a alegao que nesta nova forma de organizao internacional baseada na segurana coletiva no existe um equilbrio de poder no se aplica, pois visvel o oligoplio ou se no o monoplio norte-americano na estrutura organizacional das Naes Unidas. A IDEOLOGIA NORTE-AMERICANA CONTRA O EQUILBRIO DE PODER: A LIGA DAS NAES E A ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS Aps a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a derrota alem, as potncias vencedoras tentaram novamente reestruturar um oligoplio de poder, diferentemente daquela determinado pelo equilbrio de poder europeu. O ex-presidente norte-americano, Woodrow Wilson, atravs de seu idealismo ops ao princpio do equilbrio de poder, propondo uma segurana coletiva baseada na democracia e na autodeterminao dos povos. Na realidade, esta segurana coletiva pouco se diferenciava do equilbrio de poder no que diz respeito pretenso em estabelecer uma ordem na anarquia internacional atravs da manuteno do poder de alguns Estados. Apesar desta semelhana, Lohbouer coloca algumas diferenas:
Segurana Coletiva importava a poltica de agresso independente da capacidade ou fora de determinado Estado. Ao contrrio do equilbrio de poder, as alianas eram formadas depois que um Estado adotasse uma poltica conflituosa e no no momento e que fosse identificado suas condies de eventual preponderncia. (...) a Segurana Coletiva havia sido pensada para ser universal19.

19

In: DOMINGUES, Thiago de Oliveira; HEERDT, Mouri Luiz; NEGHERBON, Marcel Alexandre (org.). Relaes Internacionais: temas contemporneos. FENERI: 2003, p.58.

10

Wilson visava uma ordem mundial onde a resistncia agresso fosse baseada na moral, no em critrios geopolticos20. No entanto, mantinha a idia de colocar o poder a servio da paz, pois tanto na liga das naes quanto na ONU observa a concentrao de poder de alguns pases. Em outras palavras, a Segurana Coletiva, no foi mais do que uma nova tentativa dos Estados Unidos em definir um Sistema Internacional correspondente aos seus interesses, da mesma forma que vrios Estados europeus almejaram. Os Estados Unidos souberam aproveitar dos valores ideolgicos como uma forma de se colocarem como o farol do mundo, ou melhor, salvadores do mundo atravs de seu Destino manifesto. O contexto de duas grandes guerras mundiais, longe de seus territrios nacionais, os favoreceram para adotar este poltica de ajuda humanitria. Por mais que os ideais de democracia, livre comrcio e autodeterminao dos povos jamais fossem aplicados, estes princpios sempre seriam o carro chefe da poltica externa norte-americana, a qual, tambm oscilava entre o intervencionismo e o isolacionismo. Neste sentido, no perodo entre guerras (1918-1932), a maior prova de que os ideais norte-americanos no eram verdicos foi a no-adeso Liga das Naes, retomando a sua antiga posio de no interferirem em assuntos externos. A Liga das Naes foi criada pelo prprio Tratado de Versalhes, possuindo trs pilares principais: a segurana coletiva, resultante do princpio de que a ameaa a um representa uma ameaa a t6odos, a arbitragem como meio normal de resoluo de conflitos; a arbitragem como meio normal de resoluo de conflitos; a limitao de armamentos. Este pacto previa a existncia de dois rgos, o Conselho e a Assemblia. O primeiro seria composto por nove membros, sendo cinco permanentes os Estados Unidos, o Reino Unido, a Itlia, o Japo e a Frana. E o segundo, seria composto por Estados designados livremente. A no participao dos Estados Unidos com certeza comprometeu a preponderncia numrica dos membros permanentes. Diante deste fato de privilegiar alguns Estados, notifica-se que apesar do posicionamento contrrio ao equilbrio de poder, existe a presena preponderante desta forma de organizao para manter a ordem. Dessa forma, a Liga das Naes no conseguiu efetivar seus ideais, justamente, por ter sido idealizada para manter o poder de alguns pases, sobretudo, dos Estados Unidos e,. no a paz..
20

KISSINGER, Henry, Diplomacia das grandes potncias. 3 ed. [...]: Univer Cidade, 1994, p.243.

11

Os demais objetivos do Tratado de Versalhes tambm no conseguiram efetivar a paz, justamente pelo fato de que, mais uma vez, um pas foi, no s excludo, mas tambm, humilhado. Por conseguinte, a Alemanha ressurgiu com toda a fora sob a liderana de Adolf Hitler, colocando em cheque os belos princpios Wilsonianos e Ordem Internacional. Retomando uma supremacia de uma Ordem dita coletiva que na verdade provinha do equilbrio de poder. Retomando novamente ao estado de guerra.
De certo modo pode-se dizer que a paz de Versalhes foi o oposto da paz de Viena. Enquanto no Congresso de Viena se procurara criar trs pilares para uma paz duradoura a conciliao com a Frana, o equilbrio de poderes e um sentido compartilhado de legitimidade , os termos de Versalhes eram excessivamente onerosos para promoverem a reconciliao e insuficientemente severos para garantirem a subjugao21.

Aps o fim da Segunda Guerra Mundial estabeleceu, em 1947, a chamada Nova Ordem Internacional, a ordem dos Estados Unidos e da Unio Sovitica. Esta ordem, diferentemente das demais no foi mantida pela fora em sua forma mais bruta, mas, atravs das ideologias norte-americanas e soviticas. Os Estados Unidos atravs de sua poltica de valores morais substanciada no princpio capitalista, conduziu as relaes internacionais a seu favor, derrotando seu inimigo, o comunismo em longo prazo. Tornando, por conseguinte, a grande potncia mundial eis o monoplio de poder novamente! Talvez seja por esta razo que os Estados Unidos no defendiam o sistema de equilbrio de poder com os outros Estados. Poderiam, dividi-lo atravs da Segurana Coletiva at o momento que atingissem o monoplio internacional . Nem mesmo a criao da Organizao das Naes Unidas (ONU), em 1948, foi capaz de garantir a paz ou mesmo uma ordem determinada pelo oligoplio de alguns pases, membros do Conselho de Segurana, ficando os quatro membros com o poder de veto a merc das medidas unilaterais dos Estados Unidos. Ao tempo em que a ONU foi criada, o tratamento preferencial dispensado a tcnicas e mtodos americanos fora apenas uma maneia de reconhecer a bvia supremacia dos Estados Unidos22.

21

MOREIRA, Adriano. Teoria das relaes internacionais. 2 ed. Coimbra: Almedina, 1997, p.216.

12

A criao da Organizao das Naes Unidas, assim como, a Paz de Westphalia, a Paz de Utrecht, o Congresso de Viena e a Liga das naes, foi apenas mais uma tentativa de reordenar a sociedade anrquica. Todas elas tiveram como bandeira unindo-se para a paz, enquanto, intrinsecamente visavam manter ora o oligoplio ora o monoplio do poder das potncias mundiais. A prpria estrutura organizacional da ONU comprova o privilgio concedido s grandes potncias. Apesar do maior nmero de rgos principais, a Assemblia Geral, o Conselho de Segurana, o Secretariado e de rgos de apoio, o Conselho Econmico e Social, o Conselho de Tutela (praticamente extinto, rgos jurisdicionais e o Tribunal Internacional de Justia, a ONU no trata de uma forma igualitria todos os seus Estados Membros. Segundo Adriano Moreira23, a superioridade poltica, econmica e militar de alguns pases, lhes permitiram impor na redao da Carta das Naes Unidas uma soluo que efetivamente sobreps o princpio da responsabilidade pela paz e segurana internacional. O artigo 12 da Carta das naes Unidas retrata a grande desigualdade de poderes entre os seus rgos constituintes, sendo o Conselho de Segurana, o nico rgo intergovernamental permanente previsto na mesma Carta.
A Carta das naes Unidas que foi esboada pelos Estados Unidos, a Gr Bretanha e a Rssia em Dembarton Oaks, em 1944, e completada por uma Conferncia Internacional de todas as potncias aliadas em So Francisco em abril de 1945 estabeleceu uma organizao mais autoritria do que havia sido a Liga ao que diz respeito segurana internacional24.

Dessa forma, o Conselho de Segurana assegura s grandes potncias o direito de controle sobre a evoluo da organizao. A sua composio de quinze membros, sendo somente cinco (China, Frana, Rssia, Reino Unido e Estados Unidos) detentores do poder de veto, retrata como o perfil do equilbrio de poder ainda se encontra presente. Este direito de veto possibilita cada um desses estados impedir, pelo seu juzo discricionrio, a utilizao dos meios coercitivos de que o Conselho de Segurana dispe para garantir a paz e a segurana internacional25. Enquanto os demais rgos possuem somente o direito de recomendaes, isto , suas resolues no possuem um carter obrigatrio. O Conselho de Segurana, por
22

SA, Hernane Tavares de. Nos bastidores da ONU. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1967, p.76.

23 24

MOREIRA, op. cit. WIGHT, op. cit.,p.176 25 MOREIRA, op. cit., p.241

13

exemplo, intervm em todas as competncias da Assemblia susceptveis de influncias os equilbrios polticos da organizao26. Os integrantes do Conselho de Segurana votam sim ou no, s porque se sintam bem dispostos ou mal-humorados, por ocasio da votao. Cada voto dado em obedincia s instrues vindas dos respectivos governos27. Devido a este estreito vnculo ente os interesses dos Estados-Membros com as decises tomadas pela organizao internacional, pode ser identificado preponderncia de alguns estados Nacionais. Apesar da presena dos demais Estados-Membros com poder de veto, clara a valorizao norte-americana na ONU. Na opinio pblica americana, assim como, ente grande nmero de pessoas em muitos outros pases, existe a convico de que as Naes Unidas so sustentadas financeiramente pelos Estados Unidos28. A ONU como qualquer outra organizao internacional sustentada por contribuies dos Estados-Membros. Sendo, esta contribuio dada de acordo com a capacidade de pagamento de cada membro. E desde a sua criao, visvel a alta contribuio financeira dos Estados Unidos nesta instituio. A prpria escolha pela sede da ONU na cidade de nova York evidncia tal prioridade. E os benefcios so recprocos pelos efeitos multiplicadores da economia.
Em primeiro lugar, durante 1962, as Naes Unidas pagaram US$ 40 milhes em salrios e ordenados a seu pessoal. Dos 4.500 funcionrios assim pagos, 3.000 estavam lotados na sede. Seu quinho foi de 64%, ou US$ 26 milhes (...). Em segundo lugar, a UNICEF pagou US$ 1.4 milho em salrios e ordenados. Admitindo-se uma deduo semelhante, a cidade ganhou US$ 1.3 milho. Em terceiro lugar, foram pagos subsdios ao pessoal da ordem de US$ 2.3 milhes29.

A sede da ONU poderia estar presente em algum dos Estados menos favorecidos, membros da Assemblia Geral, uma vez que, estes pases so os que mais sofrem com o desemprego. E, a ONU como uma instituio humanitria poderia ater para estas suas responsabilidades sociais, mas infelizmente, ela submetida s grandes potncias. A preponderncia norte-americana na ONU intensificado, aps o fim da Guerra Fria. Durante o perodo desta guerra ideolgica, os Estados Unidos praticamente indicou os
26

MOREIRA, op. cit., p.258

27

GALT, Tom. Naes Unidas: histria, organizao, funcionamento. Trad. Caio de Freitas. Rio de Janeiro: Bloch, 1966, p.35.
SA, op. cit., p.72 SA, op. cit, p.73

28 29

14

pases que iria compor o quadro da ONU. A rejeio de participao da China neste organismo internacional no momento de plena ascenso comunista um grande exemplo desta interferncia norte-americana.
Manter a China fora da ONU constitui ou uma grande vitria ou um grande erro do americanos, dependendo de quem externe a opinio. Mas quase todos parecem estar de acordo em que, se foi sensato conservar Pequim no ostracismo durante 16 anos, o crdito por este feito poltico e diplomtico deve caber aos Estados Unidos30

Este privilgio norte-americano tambm pode ser explicado pela sua vida participao no processo da elaborao do projeto de constituio da ONU. As primeiras negociaes aps a Segunda Guerra Mundial, em 1944, na Conferncia de Dumbarton Oaks em Washigton, quando os Estados Unidos props a estrutura orgnica das Naes Unidas dividida em um Conselho de Segurana, Assemblia Geral, Secretariado e o Conselho Econmico e Social, j evidencia as distribuies de poderes. Mas, foi em Yalta no ano de 1945 que ficou decidido o poder de voto para os membros permanentes da ONU. A Conferencia de So Francisco oficializou a Organizao Internacional com a elaborao da Carta das Naes Unidas. Atualmente, as medidas unilaterais tomadas pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush em invadir o Iraque, demostrou o poder norte-americano no s dentro da ONU, mas tambm, fora dela. Pois, mesmo com a posio contrria desta guerra, os Estados Unidos violou o posicionamento da ONU. Esta deciso o manifesto do desprezo de todos os outros Estados, pois nem mesmo o Conselho de Segurana, o nico rgo com poder coercitivo da ONU, poderia fornecer uma punio aos Estados Unidos, pois, como membro permanente e com o poder de veto, os norte-americanos iriam estar auto condenando. Apesar de terem invadido o Iraque sob um dos princpios da Carta do Atlntico, o princpio do desarmamento, essa justificativa foi apenas um pretexto como prprio colocou Grotious31: para alguns estados que pretendem Ter uma causa justa para entrar em guerra, essa causa justa muitas vezes um mero pretexto, e os seus motivos so bem diferentes. Se os Estados Unidos visava cumprir os princpios da ONU, eles no teriam a violado novamente, aps o domnio concretizado do Iraque. Pois, a prpria promoo das eleies no Iraque violou o principio da ONU, quanto ao direito dos povos escolherem a forma de governo sob a
30 31

SA, op. cit. p. 52 apud Bull, p.55.

15

qual desejam viver. Esta deciso, apesar de Ter sido realizada por votao direta pelo povo iraquiano, ela no ocorreu de uma forma livre, mas, imposta pelos Estados Unidos. Assim, acreditar na premissa de que uma instituio internacional seria capaz de promover a paz se as princpios potncias participassem como Estados Membros uma grande falcia. Isto, porque, a paz no garantida pelos Estados, uma vez que, cada um deles visam o seu poder para atingir a supremacia mundial. Neste contexto, o sentido de paz para a sociedade de Estados tomado como sinnimo de manter a ordem ou o poder nas mos de cinco ou seis Estados. A guerra no Iraque reporta a histria dos equilbrios de poderes, aps cada formao de uma sociedade de Estados, emergia um Estado que violava todos os princpios de paz, ou melhor, a manuteno da ordem, voltando ao estado de guerra em busca da hegemonia mundial.

OUTRA ORDEM INTERNACIONAL POSSVEL? Entretanto, esta viso hobbesiana das relaes internacionais deve dar lugar ao idealismo Kantiano ao que diz respeito ao conceito de paz para os povos e no mais para os Estados. Aps o sculo XVI, com a criao dos Estados, pouco valor se deu para os indivduos, povos e culturas, concentrando todas as atenes para a instituio do Estado. Esta separao de Estado e Povo no deveria ocorrer, uma vez que um deveria fazer parte do outro. No entanto, a representatividade estatal ao longo do tempo foi distanciada de sua sociedade, tornando uma instituio incapaz de superar o Estado de Natureza anarquia internacional e garantir a paz dos indivduos. O princpio vinte e dois da Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 dispe sobre uma das responsabilidades dos Estados Nacionais que foram perdidas e transferidas para as organizaes no-governamentais. Os povos indgenas e suas comunidades, bem como outras comunidades locais, tm papel fundamental no gerenciamento ambiental e no desenvolvimento, em virtude de seus conhecimentos e prticas tradicionais. Os Estados devem reconhecer e apoiar adequadamente sua identidade, cultura e

16

interesses e oferecer condies para sua efetiva participao no atingimento do desenvolvimento sustentvel32. Logo, quando Kant prope a derrubada do sistema de Estados em substituio por uma sociedade cosmopolita, ele est tentando retomar o direito das gentes, dos povos, dos indivduos. Sendo estes, os verdadeiros sujeitos interessados da paz. Ao se referir reforma da ONU, necessita-se pensar a aldeia global como um todo. A crise atual no restrita ONU, mas tambm, aos Estados e principalmente Ordem Internacional de equilbrio entre as potncias. J no possvel pensar as relaes internacionais como relaes meramente inter-estatais, o sculo XXI marcado por novos atores internacionais que ultrapassam a leitura do realismo. Pois, alm dos Estados Nacionais, existem diversas outras organizaes governamentais e no-governamentais, como as prprias igrejas e sindicatos internacionais, as quais, no possuem uma competitividade Apesar da Ordem Internacional bipolar ter acabado com o fim da Unio Sovitica, alguns autores como Samuel P. Huntington33 tenta retom-la com um novo sentido de um conflito entre ocidente e oriente, enquanto a grande problemtica a bipolaridade entre NorteSul , pobres e ricos. A questo ambiental outra problemtica que a instncia dos estados nacionais no esto conseguindo resolver. O tratado de Kyoto, por exemplo, no conseguiu a adeso do maior emissor de gs carbono no mundo, os Estados Unidos. Os problemas ambientais, tais como, o efeito estufa, o buraco na camada de oznio, o aquecimento da terra, Tzunami so de responsabilidade global e humanitria, pois, acima de tudo se lida com a vida de indivduos e no de potncias mundiais. Tanto a Liga das Naes como a ONU foram criadas sobre princpios fundamentais para os indivduos, no entanto, no foram realmente aplicados pelos Estados.
(...) proclamando princpios que, apesar de refletirem os trusmos do pensamento americano, constituam um desvio revolucionrio para os diplomatas do Velho mundo. Estes princpios sustentavam que a paz advm da disseminao da democracia, que os estados devem julgar-se pelos mesmos critrios ticos

32

33

In: ALVES, Jos Augusto Lindgren. Relaes internacionais e temas sociais: a dcada das conferncias. [...], p.358. HUNTINTON, Samuel P. O choque de civilizaes: e a recomposio da ordem mundial. Trad. M. H. C. Crtes. [...]: objetiva, [...].

17

vlidos para as pessoas e que o interesse nacional consiste em aderir a um sistema humanitrio34.

Portanto, a simples reforma no resolveria o problema conjuntural das relaes internacionais. No atual momento, de supremacia norte-americana deve ser pensado uma nova forma de reordenamento da sociedade internacional, ou at mesmo, uma alternativa ao Direito Internacional, que leva em considerao o verdadeiro sentido de uma Paz humana, a paz dos povos distinta da manuteno de poder de alguns Estados. O prprio relatrio do Conselho de Inteligncia Nacional dos Estados Unidos (NIC)35 prev uma reordenao na geopoltica mundial at 2020, admitindo um certo desgaste da hegemonia dos EUA. "As potncias arrivistas - China, ndia, e talvez outras como Brasil e Indonsia - podero promover um novo conjunto de alinhamentos internacionais, marcando potencialmente uma ruptura definitiva de algumas instituies e prticas ps-Segunda Guerra", diz um trecho do estudo. O documento prev que o Produto Interno Bruto da China ser maior do que o de todas as potncias ocidentais, ficando abaixo apenas dos EUA. Apesar de ser quase uma utopia em acreditar que o Brasil est incluso nesta lista, o que est em questo volta do equilbrio de poder. Sai o monoplio dos Estados Unidos, mas, entra o oligoplio. Antes mesmo, de o Brasil requerer um assento no Conselho de Segurana, preciso pensar outra forma da organizao internacional, pois a reforma da ONU no levar uma reforma na cerne do problema da Ordem Internacional do equilbrio de poder.

CONSIDERAES FINAIS O primeiro artigo preliminar para a paz perptua de Kant 36 dispe: no deve considerar-se como vlido nenhum tratado de paz que tenha feito com a reserva secreta de elementos para uma guerra futura.

34

KISSINGER, op. cit., p.28

35

www.cia.gov/nic/NIC_2020_project.html >.
36

In: Report of the National Intelligence Council's 2020 Project. Disponvel em : <http:

KANT, op. cit., p.120

18

Talvez esta premissa seja a resposta porque at hoje no atingimos o estgio de sublima paz entre os povos. Os acordos de Westphalia, Tratado de Utrecht, Congresso de Viena, Liga das Naes e Organizao das Naes Unidas, foram realizados nesta perspectiva, tendo como propsito a paz mundial, mas, no como seu fim. Hoje est sendo bastante solicitado uma reforma da ONU, sobretudo, do Conselho de Segurana. como se fosse uma verdadeira alternativa para uma Nova Ordem Internacional. Esta seria uma boa soluo, se fosse garantido, que, so os prprios Estados responsveis pela promoo e manuteno da paz. Entretanto, a falcia do conjunto de tratados pacficos, anteriormente analisado, nega tal competncia aos Estados. Marina Guedes Duque37 props uma reforma do Conselho de Segurana, baseado na expanso do Conselho de Segurana atravs do aumento de membros permanentes e nopermanentes; distribuio igualitria destas cadeiras permanentes e no-permanentes; direito de veto a estes novos membros permanentes; e a criao de outras categorias de membros. Esta proposta pertinente, ao que diz respeito, ao desequilbrio de poder de algumas potncias do Conselho de Segurana. Este rgo como representante destas potncias mundiais devem compartilhar os mesmos direitos e privilgios com os demais Estados Nacionais. Com a aplicao destas solues apontadas por Duque, seria uma forma no s de desequilibrar o poder, mas tambm, promover uma certa igualdade entre todos os Estados. Entretanto, a grande questo saber se dessa forma, a paz seria realmente assegurada. Esta possibilidade torna-se crtica na perspectiva, em que, a atual forma de Estado est em crise, tanto no campo de atuao internacional, decorrente do advento de novos atores internacionais, quanto ao campo da representatividade interna, uma vez que, as responsabilidades sociais na rea de educao, sade, segurana, esporte e lazer tm sido ineficientes. Isto porque, os Estados passaram a celebrar Tratados que no correspondem aos anseios de paz dos indivduos, preocupando-se somente com a suas prprias vontades. Neste sentido, seria necessrio que os Estados superassem sua crise e o Direito Internacional voltasse a ser sinnimo de um Direito das Gentes. Enquanto, isto no acontece, os indivduos como a parte mais interessada da paz, devem se unir e defender os seus prprios direitos das gentes. Os atuais movimentos
37

In: Building Bridges Across Nations: American Model United Nations (AMUN). Braslia: Fundao Alexandre Gusmo (Funag), 2004, p.316 et. Seq.

19

alternativos como a mobilizao da opinio pblica, o Greenpeace e as demais Organizaes No-Governamentais de forma geral fornecem a esperana de que uma paz kantiana no s vivel, como tambm, possvel.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ACCIOLY, Hidebrando, Manual do Direito Internacional Pblico . 11 ed. So Paulo: Saraiva, 1991. ALVES, Jos Augusto Lindgren. Relaes internacionais e temas sociais: a dcada das conferncias. [...]. Building Bridges Across Nations: Amrica Model United Nations (AMUN). Braslia: Fundao Alexandre Gusmo (Funag), 2004. BULL, Hedley. A sociedade anrquica: um estudo da ordem na poltica mundial. Trad. Sergio Bath. Braslia: Universidade de Braslia, Instituto de Pesquisa de Relaes Internacionais; 2002. CATANI, Aprnio Mendes. O que imperialismo. So Paulo: brasiliense, 1992. DOMINGUES, Thiago de Oliveira; HEERDT, Mouri Luiz; NEGHERBON, Marcel Alexandre (org.). Relaes Internacionais: temas contemporneos. FENERI: 2003. DUROSELLE, Jean Baptiste. Todo Imprio Perecer: teoria das relaes internacionais . Braslia: UNB, 1992. GALT, Tom. Naes Unidas: histria, organizao, funcionamento. Trad. Caio de Freitas. Rio de Janeiro: Bloch, 1966. HUNTINTON, Samuel P. O choque de civilizaes: e a recomposio da ordem mundial . Trad. M. H. C. Crtes. [...]: objetiva, [...]. KANT, Immanuel. A paz perptua e outros opsculos. [...]: Textos Filosficos, edies 70. KISSINGER, Henry, Diplomacia das grandes potncias. 3 ed. [...]: Univer Cidade, 1994. LAMBERT, Jean Marie. O mundo global: curso de direito internacional pblico . 3 ed. Goinia: Kelps 2001. MOREIRA, Adriano. Teoria das relaes internacionais. 2 ed. Coimbra: Almedina, 1997. NOUR, Soraya. paz perptua de Kant: filosofia do direito internacional e das relaes internacionais. So Paulo: Martins Fontes, 2004.

20

RESEK, Jos Francisco. Direito internacional pblico: curso elementar. 8 ed. So Paulo: Saraiva, 2000. ROQUE, Sebastio Jos. Direito internacional pblico. So Paulo: Eletrnica, 1997. SA, Hernane Tavares de. Nos bastidores da ONU. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1967. WENDGEL, Robert. Relaes Internacionais. Trad. Joo de oliveira Dantas, Julia Galvez e Pantaleo Soares de Barros. Braslia: Universidade de Braslia, 1985. WIGHT, Martin. A poltica do poder. Trad. Carlos Srgio Duarte. Braslia: Universidade de Braslia, 1985. STIOS NA Internet www.mre.gov.br/portugues/politica_externa/grupos/onu/carta.asp
www.cia.gov/nic/NIC_2020_project.html

Вам также может понравиться