Вы находитесь на странице: 1из 22

Cultura Afro-brasileira

O que faz parte da cultura Afro Brasileira em geral?

Msicas
1. As msicas mais populares dessa cultura so:
*Hip Hop um movimento construdo atravs dos anseios vivenciados por grupos socialmente e racialmente excludos de seus direitos tendo em sua estrutura uma cultura, que causa o entretenimento dessa classe ao mesmo tempo em que garante a oportunidade de expor seus pensamentos expressados na mais pura arte afros perifrica.

*Samba caracterizado por uma seo de ritmo contendo a marcao

Danas
2. As danas tpicas populares dessa cultura so: Samba - caracterizado por uma seo de ritmo contendo a marcao * Capoeira - uma expresso cultural que mistura esporte, luta, dana, cultura popular, msica e brincadeira.

Literatura
3. A literatura mais popular dessa cultura destaca-se: * Carnavalesca - na literatura carnavalesca so citados dois livros mais populares: O Carnaval das Letras e o ltimo Entrudo.

Religio
4. As religies mais seguidas nessa cultura so: Candombl - uma das Religies AfroBrasileiras praticadas principalmente no Brasil mas tambm em pases adjacentes como Uruguai, Argentina, e Venezuela. Umbanda - uma religio, ou seja, composta de elementos Divinos (Orixs e Guias);

Desenvolvimento
1. Qual o tipo de arte dessa cultura? E quando veio para o Brasil? 2. Quais so os ritmos musicais mais populares da Cultura Afro ? 3. Qual o tipo de culinria da Cultura Afro?

4. Qual a origem da Cultura Afro?


5. Existe artistas ou pessoas famosas que so descentes da Cultura Afro no Brasil?Quais so elas ?

6. Quais so os instrumentos musicais Afro Brasileiros?

1. Qual o tipo de arte dessa cultura? E quando veio para o Brasil?


A arte africana repleta de histrias, mitos, crenas e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido como matria-prima e inspirao para vrios movimentos artsticos contemporneos da Amrica e da Europa. Artistas do sculo XX admiraram a importncia da abstrao e do naturalismo na arte africana. Nesse tipo de arte, est envolvida pinturas que relatam a cor negra, como pinturas de escravos, ou que relatam a histria da Abolio da Escravido, Artesos, Grcia Antiga, enfim, pinturas relacionadas a isso.

2. Quais so os ritmos musicais mais populares da Cultura Afro?


Samba - a principal forma de msica de razes africanas surgida no Brasil. O nome "samba" , provavelmente, originrio do nome angolano semba, um ritmo religioso. Ax music - um movimento musical popular surgido no estado da Bahia na dcada de 80, durante as manifestaes populares do carnaval de Salvador. Pagode - no sentido de folia, divertimento, festa, pagodeira. Xote - danado devagar, encostar a cabea no ombro do parceiro, fecha os olhos, e dois pra l e dois pra c, uma dana bem cho, ou seja ps no cho. Lambada - a mistura do carimb com a msica metlica e eletrnica do Caribe caiu no gosto popular, conquistou o pblico e se estendeu, numa primeira fase, at o Nordeste.

Baile funk - so produzidos eletronicamente por um aparelho denominado sampler e locutados por pessoas que criam de improviso frases com dizeres de linguagem vulgar, muitas vezes utilizando expresses consideradas como obscenas pela populao, alm de cdigos erticos.

3. Qual o tipo de culinria da Cultura Afro?


A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indgena e portuguesa. Na Bahia, principalmente, pratos como vatap e moqueca so tpicos da culinria afro-brasileira.
A Feijoada o prato nacional do Brasil. basicamente a mistura de feijes pretos, carne suna e farofa. Comeou como um prato portugus que os escravos negros modificaram.

4. Qual a origem da cultura Afro?


Os africanos mandados para o Brasil pertenciam principalmente a dois grandes grupos: os Sudaneses e os Bantu. Os bantu, nativos de Angola, Congo e Moambique foram mandados em larga escala para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e para a zona da mata do Nordeste. Os Sudaneses, nativos da Costa do Marfim e de influncia muulmana foram mandados em grande nmero para a Bahia. Outro grupos tnicos menores vindos da frica so os, Yoruba, Fon, Achate, Ewe, e outros grupos nativos de Gana, Benim e Nigria. Em dcadas recentes muitos negros africanos esto vindo para o Brasil, especialmente de paises que falam portugus como Cabo verde e So Tom e Prncipe, contratados como trabalhadores.

5. Existe artistas ou pessoas famosas que so descentes da


Cultura Afro no Brasil?Quais so elas ?
Futebol:
Pel Ronaldinho Robinho Dida Cafu Denlson Rivaldo Daiane dos Santos Anderson Silva.

No Atletismo :

Jardel Gregrio; Nelson Prudncio. Zuluzinho Lutador de Wrestling.

Na Luta de Wrestling: Nas Literaturas:


Na ginstica artstica: Nas artes maciais: No basquete:


Grande Otelo; Abdias do Nascimento; Tas Arajo; Seu Jorge; Milton Gonalves. Gilberto Gil; Milton Nascimento; Tim Maia; Djavan;

Nas msicas populares destacam-se :

Leandro Barbosa; Janeth Arcain.

6. Quais so os instrumentos musicais Afro Brasileiros?


O agog um instrumento musical de metal usado no candombl e na capoeira e no samba. O nome vem de akok, palavra nag que significa "relgio" ou "tempo", assim como um som extrado de um instrumento metlico. O atabaque de origem africana, usado em quase todos rituais afro-brasileiro, tpico do Candombl e da Umbanda e de outros estilos relacionados e influenciados pela tradio africana. O Berimbau um instrumento de percusso usado tradicionalmente em cerimnias do Candombl no Brasil e tambm na Capoeira, para marcar o ritmo da luta. O tambor um instrumento musical do tipo membranofone, consistindo de uma membrana esticada sobre um tubo ou caixa de ressonncia que pode ser de vrios formatos (cilndrico, cnico, esfrico entre outros). O xequer instrumento musical feito de uma cabaa cortada ao meio em uma das extremidades e envolta por uma rede de contas. O Afox um instrumento musical composto de uma cabaa pequena redonda, recoberta com uma rede de bolinhas de plstico parecido com o Xequer sendo que o afox menor.

Concluso
Bom, nesse projeto ns tnhamos como objetivo esclarecer toda as nossas dvidas e confirmar as nossas certezas que tnhamos em desenvolvimento, com ajuda de todas os integrantes dos grupos conseguimos alcanar todos os nossos objetivos. Desenvolvemos esse projeto, expondo tudo o que j sabamos e pesquisamos o que ainda no tnhamos certeza. Com isso, conseguimos atingir todos os nossos objetivos e com certeza aprendemos muito com este projeto.

Fotos das Atividades

Organizadores:
Suzane Ferreira; Nivaldo Reis.

Вам также может понравиться