Вы находитесь на странице: 1из 4

USO DE IONFOROS NA ALIMENTAO DE RUMINANTES

Ivan Pedro O. Gomes, Med. Vet., D.Sc. Professor do Dep. de Produo Animal e Alimentos, CAV/UDESC Lages-SC

Durante anos, vem-se tentando melhorar a eficincia da fermentao ruminal, ou seja, aumentar a produo de cido propinico e diminuir as perdas na forma de gs metano, na protelise e na desaminao das protenas ruminais, com o objetivo de melhorar a eficincia produtiva (produtividade) dos ruminantes e ainda diminuir a incidncia de timpanismo.

cido Propinico

Celulose

cido Actico

Glicose

cido Pirvico

CO2 e Metano cido Actico

Amido

cido Butrico

Figura 1: Fermentao ruminal

Nas ltimas dcadas, diversos aditivos alimentares foram descobertos e testados, entre eles os ionforos, que foram originalmente desenvolvidos como coccidiostticos, amplamente utilizados na avicultura. Os ionforos so produtos da fermentao de vrias espcies de Streptomyces (fungo), sendo que os mais empregados na alimentao de ruminantes so: Monensina, Lasalocida, Narasina e Salinomicina. No processo de manipulao da fermentao ruminal, eles interagem no sentido de modificar a populao microbiana do rmen, selecionando as bactrias

Gram negativas (por serem resistentes aos ionforos) , produtoras de cido propinico, e inibindo o crescimento das Gram positivas, maiores produtoras de cidos actico, butrico e lctico. Isto porque o ionforos so substncias capazes de interagir passivamente com ons, cada qual com maior ou menor afinidade por tais. A monensina por exemplo possui uma afinidade 10 vezes maior ao Na+ do que ao K+. O mecanismo o seguinte: o ionforo ao ligar-se ao ction de maior afinidade transporta-o atravs da membrana celular para dentro da bactria, e esta, na tentativa de manter um equilbrio, esgota toda a sua energia por meio de uma bomba inica, tornando-a ineficiente, o que leva a um desequilbrio na concentrao eletroltica da clula. A gua presente na luz ruminal penetra excessivamente na clula, devido a maior concentrao de ctions no seu interior, fazendo com que a bactria "inche" e, conseqentemente se rompa. Resumindo, os ionforos so sais orgnicos que desorganizam o processo de fosforilao oxidativa necessrio para a sobrevivncia destas clulas bacterianas, que acabam morrendo por cansao devido ao esgotamento de suas reservas energticas. O benefcio que surge em decorrncia do aumento da proporo do cido propinico em relao aos demais cidos explicado pela sua melhor utilizao (eficincia) no rmen, que se d atravs da reduo do metano e tambm do CO2, que ocorre somente durante a produo dos outros cidos. O metano, por ser uma gs rico em energia, o maior responsvel pelas perdas durante a digesto dos ruminantes, que se faz atravs da eructao. Ocorre uma reduo tambm na protelise e na desaminao, o que leva a uma maximizao da produo energtica e diminuio nas perdas. Alm da melhoria na converso alimentar, resultante de um melhor aproveitamento da energia metabolizvel durante a fermentao ruminal, os ionforos so empregados no auxlio da preveno de distrbios digestivos, como a Acidose Ruminal e o Timpanismo Espumoso. No primeiro caso, por diminurem a produo do cido lctico (lactato) que ocorre quando duma dieta rica em gros, por este ser capaz de levar o pH ruminal a valores abaixo de 5,0. Portanto, com o

emprego de ionforos na dieta pode-se reduzir a dose deixar de tamponantes ou at mesmo suprimir se uso, dependendo da base alimentar utilizada. Acredita-se que a espuma que origina o timpanismo espumoso proveniente das bactrias Gram+ que se encontram no rmen. O agente espumante um mucopolissacardeo que se origina da cpsula bacteriana intacta. Ele aumenta a viscosidade do lquido ruminal, o que dificulta a separao do gs que deveria ser eructado. A incidncia de Cetose, enfermidade tpica de vacas de alta produo leiteira , tambm diminuda pelo fato de que o cido propinico pode ser convertido em glicose, auxiliando na gliconeognese quando esta se faz necessria nos perodos de balano energtico negativo. Os outros cidos no so precursores da glicose, fazendo com que mais corpos cetnicos sejam produzidos nesta situao, podendo levar a Cetose ou Acetonemia. Atualmente, o ionforo mais utilizado como promotor de crescimento a monensina sdica, na dose de 150-200mg/cabea/dia para animais jovens e de 300 mg para aniamis adultos, tendo-se o cuidado de realizar uma boa homogeneizao por meio do veculo utilizado (concentrado, rao totalmente misturada , ncleo mineral,...), para haver uma uniformidade na ingesto, evitando subdoses e, principalmente intoxicaes que sobrevm do consumo exagerado, que podem levar o animal morte. A dose letal da monensina de 26g/kg, mas com 600mg/cab./dia j se observam efeitos indesejveis, como diminuio no consumo e diarria. Quando associados a volumosos, os ionforos proporcionam um aumento de 10-12% de ganho de peso vivo sem alterao de consumo. E quando em confinamento, observa-se uma pequena reduo no consumo, mas o ganho de peso no alterado, melhorando a converso alimentar em 5-10%. Em vacas leiteiras ocorre um pequeno aumento na produo de leite com reduo do teor de gordura. Durante a primeira semana de uso, recomenda-se fornecer a metade da dose indicada para que ocorra uma adaptao da flora ruminal.

Pode-se concluir que os ionforos so compostos que controlam o metabolismo, por terem a propriedade de manipular os nutrientes a nvel de rmen, que se traduz 3 grandes vantagens: Aumento da eficincia energtica Melhoria no metabolismo protico Preveno de desordens metablicas Fazendo-se uma anlise custo/benefcio, o emprego dos ionforos na alimentao de ruminantes em geral uma medida econmica, desde que respeitadas as doses adequadas.

Вам также может понравиться