Вы находитесь на странице: 1из 8

Aula 2 Termodinmica (reviso)

- Estuda como a energia transformada de uma forma em outra e transferida de um lugar para o outro. Em termodinmica, o mundo est dividido em um sistema e suas vizinhanas. Exemplo: produo de energia eltrica, digesto de alimentos. Transformaes da energia: calor e trabalho Divide-se em duas partes: 1 lei da termodinmica: preocupa-se em observar as variaes de energia e permitenos calcular, por exemplo, quanto calor uma reao produz. 2 lei da termodinmica: explica porque algumas reaes ocorrem, mas outras no.

Sistema aberto: pode trocar massa e energia com as vizinhanas; Exemplo: motores, corpo humano. Sistema fechado: pode trocar somente energia; Exemplo: bolsas de gelo Sistema isolado: no troca nada. Exemplo: caf quente dentro de uma garrafa trmica.

Energia e trabalho Principal conceito de termodinmica trabalho ou movimento contra uma fora.

Trabalho = fora x distncia (J = 1 kg.m2.s-2) Exemplo: calcule o trabalho necessrio para uma pessoa de massa 65 kg ir de um andar a outro de uma casa, onde a diferena de altura de 3,5 kg.

Energia interna (U): a capacidade total de um sistema realizar trabalho. No podemos medir a energia total de um sistema e sim as variaes na energia. Se um sistema realiza trabalho de 15 J, ele consumiu uma parte de sua energia armazenada, e dizemos que sua energia interna diminuiu 15 J. Para representar esta mudana, escrevemos = 15 . Usamos o smbolo para representar a energia transferida a um sistema pelo trabalho realizado, de modo que = . + (compresso do gs) (expanso do gs)

Calor A energia interna de um sistema pode tambm ser alterada pela transferncia de energia de ou para as vizinhanas como calor. Em termodinmica, calor a energia transferida como resultado de uma diferena de temperatura. A energia flui como calor de uma regio de maior temperatura para uma de menor temperatura. A quantidade de energia transferida como calor medida em J. 1 cal = 4,184 J O termo tcnico para a parede isolada termicamente parede adiabtica. = A 1 lei diz que a energia interna de um sistema modifica-se como resultado de ambos, trabalho e calor. = + A 1 lei fato experimental (conservao de energia): a energia interna de um sistema isolado constante.

Exemplo 1: Um sistema foi aquecido usando 300 J de calor, enquanto sua energia interna diminuiu 150 J (ou seja = 150 ). Calcular . Foi realizado trabalho sobre o sistema ou o sistema realizou trabalho? Exemplo 2: Um sistema tinha 200 J de trabalho realizado sobre ele, mas sua energia interna diminuiu somente 40 J. Calcular . O sistema ganhou ou perdeu calor no processo?

Funo de estado Uma funo de estado depende somente do estado em que se encontra o sistema. A mudana na funo de estado entre dois estados independente do caminho entre eles. A energia interna uma funo de estado, calor e trabalho no so. A volume constante: =

Entalpia Vimos que se no ocorre variao no volume de um sistema e nenhum trabalho de expanso realizado, ento a variao na energia interna igual a energia fornecida ao sistema como calor ( = , a volume constante). Entretanto, em qumica estamos mais preocupados com transferncia calor a presso constante. Muitas reaes qumicas ocorrem em recipientes abertos atmosfera, logo, ocorrem a presso constante (1 atm).

Transferncia de calor a presso constante A funo de estado que permite obter informaes sobre as variaes de energia a presso constante chamada de entalpia, . = + Onde U, P e V so a energia interna, a presso e o volume do sistema. A primeira lei fala que a variao na entalpia de um sistema igual ao calor liberado ou absorvido a presso constante. = + = + = + +

= = + = = ( presso constante) A entalpia de um sistema, uma propriedade de estado, uma medida da energia do sistema que est disponvel como calor a presso constante. Para um processo endotrmico, > 0; para um processo exotrmico, < 0. Exemplo: Em uma certa reao exotrmica presso constante, 50 kJ de calor deixam o sistema e 20 kJ de energia deixam o sistema como trabalho de expanso para deixar espao para os produtos. Quais os valores de (a) e (b) para este processo? Exemplo: Em uma certa reao endotrmica a presso constante, 30 kJ de calor entram no sistema. Os produtos ocupam menos volume que os reagentes, e 40 kJ de energia entram no sistema como trabalho que a atmosfera exterior faz sobre ele. Quais os valores de (a) e (b) para este processo?

Entalpias de mudanas de fases As substncias sofrem mudanas de estado chamadas de transies de fase, tais como vaporizao, condensao e congelamento. Cada uma destas transies envolve uma mudana de energia da substncia (exemplificar: condensao, vaporizao, congelamento). A diferena de entalpia entre os estados de vapor e lquido de uma substncia chamada de entalpia de vaporizao, . = Para a gua em seu ponto de ebulio, 100 , = 40,7 . , mas a 25 , = 44,0 . . Este ltimo valor significa que, para vaporizar 1,00 mol de H2O (l) (18,02 g de gua a 25 , devemos fornecer 44,0 kJ de energia como calor.

Entalpia de uma mudana qumica As variaes de entalpia acompanham mudanas fsicas, tais como, vaporizao.

As entalpias de reao

As entalpias padro de reao (aula 3) (pg 370 Atkins)

Вам также может понравиться