Вы находитесь на странице: 1из 3

BIOLOGIA

ASSUNTO:

AULA= 003 PRISE & PSS 1

PROF: ANDR LEITE


TEMA:CITOLOGIA
CARBODRATOS
1. a) c) BIOQUMICA CELULAR Carboidratos e Lipdios Maltose: acar tpico dos vegetais usado na fabricao de cerveja, formada pela unio entre duas molculas de glicose.

Caractersticas gerais:

So tambm conhecidos como aucare; hidratos de carbono, glicdios, glucides, etc. b) Representam a principal fonte de energia para a clula. c) So tambm componentes estruturais importantes das paredes celulares e das substncias intracelulares. 2. Classificao: Os carboidratos so classificados em: monossacardeos, dissacardeos e polissacardeos.

MONOSSACARDEOS 2.1 Conceito: So acares simples, que no sofrem hidrlise,

de frmula geral Cn (H20)n, cujo valor de n varia de 3 a 7. PENTOSES X HEXOSES a) Pentoses: So monossacardeos com cinco carbonos. So exemplos de pentoses: Ribose: o acar do cido nuclico RNA e do ATP. (fig.1) Desoxirribose: o acar do cido nuclico DNA. (fig.1) b) Hexoses: So monossacardeos com seis carbonos. So exemplos de hexoses: Glicose: o acar produzido pelo vegetal na fotossntese. o principal combustvel da clula. (fig.1) Frutose: o acar presente nos frutos e no esperma humano. (fig.1) Galactose: um dos componentes do acar do leite.(fig.1)

FIG.2

POLISSACARDEOS 2.3 Polissacardeos: So formados pela unio de muitos


monossacardeos por ligao glicosdica. So classificados de acordo com sua funo. RESERVA X ESTRUTURA a) Polissacardeos de reserva: So substncias que so armazenadas como fonte de energia pelos seres vivos. So exemplos de polissacardeos de reserva Amido: Presente em grande quantidade em sementes, no caule e nas razes: o amido a substncia de reserva dos vegetais. (fig.3). Glicognio: Presente em grande quantidade no fgado e nos msculos; o Glicognio a substncia de reserva dos animais e fungos. (fig. 3). b) Polissacardeos de estrutura: So substncias importantes na construo dos organismos vivos. So exemplos de polissacardeos com funo estrutural. Celulose: o principal componente da parede celular dos vegetais, por isso, o polissacardeo mais abundante na natureza. (fig.3). Quitina: Contm nitrognio na sua composio. encontrado na parede celular dos fungos e na carapaa de artrpodes como: insetos, aranhas e crustceos. Obs: Os dissacardeos e os polissacardeos so quebrados a carboidratos mais simples, no tubo digestivo, com a ajuda de enzimas nas reaes de hidrlise (quebra com gua). A celulose no digerida pelo intestino dos mamferos, sendo necessrios nos ruminantes, a simbiose com alguns protozorios que quebram a celulose.

FIG.1

DISSACARDEOS 2.2 Dissacardeos: So formadas pela unio de dois


monossacardeos. Quando os monossacardeos se fundem, h perda de uma molcula de gua (reao de desidratao) e a ligao que se estabelece entre eles recebe o nome de ligao glicosdica, (fig.2). so exemplos de dissacardeos: a) Sacarose: o acar da cana-de-acar. Formado pela unio entre glicose + frutose, compondo a chamada seiva elaborada dos vegetais. (fig.2) b) Lactose: o acar do leite, formado pela unio entre glicose + galactose. ( fig.2)

FIG3

LIPDIOS: 3.
a)

Caractersticas Gerais:
So substncias orgnicas, que liberam uma grande quantidade de energia, quando oxidadas. So formadas pela unio de dois tipos de substncias orgnicas: cidos graxos e lcool formando um ster. (fig.4)

b) So insolveis em gua e solveis em solventes orgnicos. c)

d) So encontradas em vrias estruturas celulares como as membranas, podendo tambm ser encontrados livres na clula, servindo como material de reserva de energia, como as gorduras.

de microorganismos; alm disso, so tambm usadas pelas abelhas na construo dos favos. 4.3 Esterides: So molculas resultantes da esterificao de cidos graxos e um lcool chamado colesterol (fig.5) ou outro lcool chamado ergosterol. O colesterol um lcool que, associada a molcula de cido graxo, origina o ster de colesteril. O colesterol pode ser encontrado livre na membrana plasmtica das clulas animais, no sendo encontrado nas clulas vegetais. So exemplos de lipdeos esterides: a) Os hormnios sexuais (estrgeno, progesterona e testosterona); os cidos biliares que auxiliam a digesto das gorduras, o hormnio aldosterona, assim como a vitamina D produzida pela decomposio do ergosterol, pela ao dos raios ultravioletas do sol, sendo importante contra o raquitismo. IMPORTANTE: O colesterol circula pelo sangue unidos a protenas, formando lipoprotenas (HDL E LDL).

HDL X LDL
HDL: Protena de alta densidade; conhecida como bom colesterol porque retira e elimina a gordura do sangue. LDL: Protena de baixa densidade; conhecida como mau colesterol, por fazer o papel inverso, ou seja, traz de volta a gordura para o sangue.

FIG.4 4.

Classificao: Os lipdios so classificados, de acordo

com o tipo de lcool que possui em sua composio, so eles: glicerdeos, cerdeos, esterides, carotenides e fosfolipdios. 4.1 Glicerdeos (triglicerdeos): So molculas resultantes da
unio de trs molculas de cidos graxos com uma molcula de um lcool chamado glicerol, perdendo gua. Essa ligao recebe o nome de reao de esterificao. (fig.4). so exemplos de glicerdeos. LEOS X GORDURAS a) leos: Que so encontrados principalmente nos vegetais, especialmente em sementes, como o caso dos leos de soja, de algodo, de amendoim, de milho, de girassol e de arroz. b) Gorduras: Que so mais abundantes nos animais acumulando-se principalmente em clulas adiposas. 4.2 Cerdeos: So molculas resultantes da unio de cidos grados com um lcool de cadeia maior que o glicerol. So exemplos de cerdeos: a) Ceras: Que produzidas pelas plantas, impermeabilizam as superfcies de folhas, flores e frutos reduzindo, dessa forma a evaporao; formam tambm o cerume presente no ouvido dos mamferos, com a funo de proteo contra a entrada

FIG.5

4.4 Fosfolipdios: So lipdios que apresentam uma molcula


de glicerol ligada a dois cidos graxos e um cido fosfrico, ligado, por sua vez a outro lcool, que pode ser, por exemplo, a colina e o inusitol. Os fosfolipdios so encontrados nas membranas celulares. Os principais exemplos de fosfolipdios so a lecitina e a cefalina. 4.5 Carotenides: So lipdios encontrados nos plastos vegetais, que possuem na sua composio pigmentos, dando a estes, cores variadas como vermelhos, amarelos pardos, etc.

5. Funes:
a)

Energtica: Ao serem degradados liberam uma grande

quantidade de energia. b) Isolante trmico: A camada de gordura que se acumula sobre a pele (panculo adiposo) ajuda a evitar a perda excessiva de calor. c) Amortecedora: Sob a palma das mos e a plantas dos ps, existe uma camada de gordura chamado de coxins amortecedores, que funcionam como verdadeiros colches, diminuindo o impacto com as superfcies. d) Impermeabilizante: Os vegetais possuem urna camada de cera (cutcula) sobre suas folhas, com a funo de evitar

e) f)

perdas excessivas de gua por transpirao. As aves utilizam um leo, produzido em uma glndula especial, como impermeabilizante das penas. Hormonal: Vrios hormnio, entre eles os sexuais, tem constituio lipdicas. Estrutural: os fosfolipdios esto entre os principais componentes das membranas celulares.

TESTES
1. a) c) e) 2. a) c) e) 3. (Vunesp-SP) So considerados oses ou monossacardeos: maltose e glicose. b) sacarose e maltose.

O colesterol
O colesterol existente no corpo humano pode ter duas origens: exgena, quando ingerido com alimentos como ovos, leite e derivados, carnes em geral, caranguejos e camares, entre outros; e endgena, quando fabricado pelo prprio organismo. O fgado no s produz colesterol como tambm pode degrad-lo, atuando, assim, como um rgo regulador da taxa dessa substancia no sangue. Como vimos, o colesterol importante para o nosso organismo, urna vez que participa da formao da membrana plasmtica das clulas e atua como substancia precursora de hormnios diversos, como os hormnios sexuais testosterona e progesterona. O colesterol, ainda, permite a formao da vitamina D, (7-deidrocolesterol ativado) e dos sais biliares, que participam, respectivamente, da absoro de clcio e de cidos graxos no intestino. No entanto, o colesterol precisa ser mantido em nvel normal, para que o organismo no seja prejudicado. Principalmente quando atinge altos nveis no sangue, o colesterol contribu para a formao de placas de ateroma , acmulos lipdicos que vo se depositando nas paredes das artrias, provocando-lhes um estreitamento. Alm disso, a calcificao do ateroma contribui para a perda da elasticidade da artria. Todo esse processo, que configura a doena chamada aterosclerose, reduz o fluxo de sangue nas artrias e pode comprometer a atividade de rgos por elas irrigados. No corao, por exemplo. a insuficincia do fluxo sangneo pode provocar a morte de parte do msculo cardaco (miocrdio), o que caracteriza o infarto. Indivduos com nveis de colesterol abaixo de 200 mg/100 mi de sangue so menos propensos a ter doenas cardiovasculares do que aqueles com leituras acima de 240 mg/100 mi de sangue. Acima dessa faixa, o mdico receitar urna dieta adequada e, se for o caso, medicamentos prprios para colocar o nvel de colesterol, dentro da faixa considerada normal. Suspeita-se que a aterosclerose ocorra em conseqncia de urna certa predisposio hereditria, alm de outros fatores como o hbito de fumar, o estresse, a vida sedentria e o consumo freqente de alimentos que contenham altos ndices de colesterol.

amido e glicognio. d) glicose e frutose. amido e sacarose. (UFBA) A sacarose um dissacardeo formado por molculas de: glicose + lactose. b) glicose + glicose. lactose + frutose. d) frutose + glicose. frutose + frutose.

(FGV-SP) Glicognio e celulose tm em comum, na sua composio, molculas de: a) aminocidos. b) protenas. c) cidos graxos. d) glicerol. e) carboidratos. 4. a) c) e) 5. (PUC-MG) So considerados polissacardeos: lactose e maltose. b) amido e lactose. glicognio e glicose. d) amido e glicognio. glicose e frutose.

(PUC-RS) O polissacardeo formado por unidades de glicose e que representa a principal forma de armazenamento intracelular de glicdios nos animais denominado: a) amido, b) celulose. c) colesterol, d) glicognio. e) ergosterol. 6. (Fac. Lusada/Santos-SP) Polissacardeo que participa da parede celular dos vegetais: a) celulose, b) glicognio. c) quitina. d) cerdeo. e) amido. 7. (UFMG) Os lipdios de procedncia animal so mais perniciosos sade humana do que os de origem vegetal porque contm com larga margem de frequncia um componente que se agrega s paredes das artrias diminuindo-lhes o dimetro e justificando o aparecimento de uma doena chamada ateroscle-rose. Esse componente : a) a mielina. b) o cido rico. c) a lecitina, d) o colesterol. e) o glicerol. 8. (UFF-RJ) O colesterol um componente constante em lipdios do grupo: a) dos triglicerdeos. b) da lecitina e da mielina. c) das ceras. d) dos lipdios complexos nitrogenados. e) dos esterides. 9. (FMU-Fiam-Faam-SP) Nos regimes de emagrecimento, a restrio ao consumo de nutrientes com alto poder calrico indica que deve ser reduzido o consumo de: carboidratos e protdeos. aminocidos e protdeos. lipdios e carboidratos. b) carboidratos e aminocidos. d) lipdios e protdeos.

a) c) e)

Вам также может понравиться