Вы находитесь на странице: 1из 9

CIEP BRIZOLO ROQUETE PINTO DISCIPLINA: EDUCAO ARTSTICA BIMESTRE: 1 ENSINO MDIO (2 ANO) PROFESSORA: REGINA LCIA

Contedos A arte contempornea A arte do sculo XX. Msica. Teatro.

Objetivos Desenvolver a capacidade de produzir criativamente a partir das diferentes proposies da arte contempornea.

Atividades

Reconhecer diferentes funes da arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais.

Textos. Pesquisas. Releituras de obras artsticas. Observao de produes. Projetos coletivos (ao longo dos bimestres) . Confeco de murais. Seminrios.

A arte modernista O ps-impressionismo. Principais movimentos artsticos do sculo XX.

Conhecer, analisar, refletir e compreender diversas manifestaes artsticas.

Analisar, interpretar e produzir obras por meio de releituras.

CIEP BRIZOLO ROQUETE PINTO DISCIPLINA: EDUCAO ARTSTICA BIMESTRE: 2 ENSINO MDIO (2 ANO) PROFESSORA: REGINA LCIA

Contedos A arte Ps-modernista Principais movimentos artsticos do sculo XX. Msica. Cinema, televiso.

Objetivos Conhecer, analisar, refletir e compreender diversas manifestaes artsticas culturais.

Atividades

Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos.

Pesquisas. Releituras de obras artsticas. Observao de produes. Projetos coletivos (ao longo dos bimestres). Trabalho em grupos identificando a existncia e a evoluo da arte nos padres artsticos e estticos de diferentes perodos. Confeco de murais. Seminrios.

As vanguardas artsticas do sculo XX. Colagem. Cubismo. Abstracionismo.

Saber produzir e apreciar trabalhos de linguagem artstica. Analisar, interpretar e produzir obras por meio de releituras.

CIEP BRIZOLO ROQUETE PINTO DISCIPLINA: EDUCAO ARTSTICA BIMESTRE: 3 ENSINO MDIO (2 ANO) PROFESSORA: REGINA LCIA

Contedos A arte e a realidade Principais movimentos artsticos do perodo Ps-moderno. Msica. Cinema, televiso. Teatro dana. Arte africana.

Objetivos Conhecer, analisar, refletir e compreender critrios culturalmente construdos e embasados em conhecimentos afins, de carter filosfico, histrico, sociolgico e etc. Analisar, refletir e compreender os diferentes processos da arte, com seus diversos instrumentos de ordem material e ideal como manifestaes scio-culturais e histricas.

Atividades

Identificar caractersticas dos movimentos artsticos.

Pesquisas. Releituras de obras artsticas. Observao de produes. Projetos coletivos (ao longo dos bimestres). Trabalho em grupos identificando a existncia e a evoluo da arte nos padres artsticos e estticos de diferentes perodos. Confeco de murais. Seminrios.

A arte e a cincia As novas tecnologias no contexto do sculo XXI. Principais movimentos artsticos do sculo XXI.

CIEP BRIZOLO ROQUETE PINTO DISCIPLINA: EDUCAO ARTSTICA BIMESTRE: 4 ENSINO MDIO (2 ANO) PROFESSORA: REGINA LCIA

Contedos

Objetivos Conhecer, analisar, refletir e compreender diversas manifestaes artsticas culturais. Saber produzir e apreciar trabalhos nas diversas linguagens artsticas.

Atividades

A arte e a cultura popular no cenrio brasileiro

O grafite. A dana. O teatro. A msica.

Reconhecer o valor da diversidade artstica e das inter-relaes de elementos que se apresentam nas manifestaes de vrios grupos sociais e tnicos. Apreciar produtos de arte, realizar produes artsticas individuais ou coletivas.

Pesquisas. Releituras de obras artsticas. Observao de produes. Projetos coletivos (ao longo dos bimestres). Trabalho em grupos identificando a existncia e a evoluo da arte nos padres artsticos e estticos de diferentes perodos. Confeco de murais. Seminrios.

CIEP BRIZOLO ROQUETE PINTO DISCIPLINA: EDUCAO ARTSTICA BIMESTRE: 1 ENSINO MDIO (8 ANO) PROFESSORA: REGINA LCIA

Contedos

Objetivos Identificar na arte contempornea brasileira dilogos com os principais elementos da arte barroca e acadmica.

Atividades

Os movimentos artsticos e seu tempo. Academia X vanguarda. Academicismo brasileiro. Vanguardas brasileiras. O barroco A escultura barroca. Barroco X Renascimento. Luz e sombra barroca. O barroco brasileiro. Barroco X contemporneo.

Compreender e comparar os diferentes movimentos artsticos produzidos em diferentes culturas.

Pesquisas.

Modelagem e produo (argila, papel mach, sabo).

Apresentao de textos e reprodues artsticas. Projetos coletivos (ao longo dos bimestres). Seminrios.

Conhecer, analisar, refletir as diversas manifestaes artsticas utilizadas em diferentes perodos da histria e suas influncias no brasil.

CIEP BRIZOLO ROQUETE PINTO DISCIPLINA: EDUCAO ARTSTICA BIMESTRE: 2 ENSINO MDIO (8 ANO) PROFESSORA: REGINA LCIA

Contedos Cubismo Definio de cubismo. Influncias de outras artes. Surrealismo O surrealismo e suas histrias. Semana de Arte Moderna

Objetivos

Atividades

Observao Identificar na arte contempornea brasileira dilogos com os principais elementos do cubismo . Analisar, interpretar e reproduzir obras por meio de releitura. Reflexo sobre as cidades, desenvolvimento e o cubismo. seu

Pesquisas visuais. Produo de simetria e repetio de padronagens.

Apresentao de textos e reprodues artsticas. Identificao de legendas de obras modernistas. Projetos coletivos (ao longo dos bimestres). Exposio mural.

Acontecimentos e Programao. O movimento antropofgico .

CIEP BRIZOLO ROQUETE PINTO DISCIPLINA: EDUCAO ARTSTICA BIMESTRE: 3 ENSINO MDIO (8 ANO) PROFESSORA: REGINA LCIA

Contedos

Objetivos Identificar as ideologias presentes nos diferentes meios expressivos. Compreender a linguagem cnica contempornea em suas diferentes formas esttica.

Atividades

Fotografia Inveno da fotografia. Cmara escura. Releitura de fotografias. Fotografia X pintura. Cinema Efeitos especiais. Leis de incentivo cultura.

Experimentar a variedade de propostas artsticas contemporneas, considerando a necessidade de conceituao.

Pesquisas. Releituras de fotografias. Observao de produes. Projetos coletivos (ao longo dos bimestres). Trabalho em grupos identificando a existncia e a evoluo da arte nos padres artsticos e estticos de diferentes perodos. Confeco de murais. Seminrios.

CIEP BRIZOLO ROQUETE PINTO DISCIPLINA: EDUCAO ARTSTICA BIMESTRE: 4 ENSINO MDIO (8 ANO) PROFESSORA: REGINA LCIA

Contedos Op art Presena da Op art no cotidiano. Arte cintica. Contextualizao. Trs Rs A arte em defesa do meio ambiente. Releitura de sucatas.

Objetivos

Atividades

Saber produzir e apreciar trabalhos nas diversas linguagens artsticas. Conhecer, reutilizar, reaproveitar, criar e reciclar. Promover criao de composies de materiais e suportes diversos. Estimular o desenvolvimento da linguagem esttica, atravs da experimentao de sucatas.

Apresentao de ilustraes e vdeos. Promover a livre expresso grfica.

Exposio mural.

Projetos coletivos (ao longo dos bimestres).

Trabalhar a livre expresso utilizando materiais diversos,

CURRICULO MNIMO 8 ANO 1 BIMESTRE Compreender a presena da arte no Brasil Colnia. Perceber a singularidade da esttica barroca, a partir de contato com imagens, fotografias e vdeos. Criar artisticamente tendo a arquitetura e a pintura barroca como tema. Msica ( bossa nova). Teatro(valor do artista) Dana(sculo XX). 2 BIMESTRE Analisar a influncia da Misso Artstica Francesa sobre a arte brasileira em seu contexto histrico e cultural. Perceber o desenvolvimento da esttica acadmica a partir do contato com imagens, fotografias e vdeos. Refletir sobre as diferentes formas de pensar o desenho em trabalhos individuais e coletivos. Msica (jovem guarda/tropiclia). Teatro (gneros drama, cmico, naturalista e performtico). Dana (poltica e econmica) 3 BIMESTRE Caracterizar os principais elementos visuais. Identificar pontos, linhas, proporo, superfcies, textura, cores, luz, sombra, volume, espao e perspectiva. Criar composies bidimensionais e tridimensionais. Msica (Rock). Teatro ( drama). Dana (corpo, gnero, sexualidade) 4 BIMESTRE Contextualizar a arte do final do sculo XIX no Brasil considerando a influncia impressionista e o advento da fotografia e do cinema nas artes visuais. Analisar as relaes e influncias entre as artes visuais, a fotografia e cinema. Desenvolver diferentes experimentaes de cinema e fotografia. Msica (MPB/erudito) Teatro (indgena e afro, valores sociais, costumes, religiosos). Dana (dialogo corpo, dana e mdia.

Вам также может понравиться