Вы находитесь на странице: 1из 24

UNIVERSIDADE CATLICA DE PELOTAS PR-REITORIA DE PS-GRADUAO PESQUISA E EXTENSO PS-GRADUA M ENGENHARIA DE SEGURANA DO TRABALHO Glnio Jos Barreto de Freitas

Jnior MOTOSSERAS MANUAL DE TREINAMENTO Rio Grande, RS, Brasil 2011

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho MOTOSSERAS MANUAL DE TREINAMENTO

1. OBJETIVO Estabelecer uma metodologia para a utilizao segura de motosserras na e xecuo de servios de poda e corte de rvores. 2. CONTEDO PROGRAMTICO Atendendo o que pre coniza a NR-12, o presente treinamento contempla o seguinte contedo: a) descrio e i dentificao dos riscos; b) dispositivos de segurana; c) funcionamento e importncia da s protees; d) os princpios de segurana na utilizao da motosserra; e) segurana para ris os mecnicos, eltricos e outros relevantes; f) mtodo de trabalho seguro; g) permisso de trabalho; e h) sistema de bloqueio de funcionamento da maquina e equipamento durante operaes de inspeo, limpeza, lubrificao e manuteno.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho 3. DESCRIO E IDENTIFICAO DOS RISCOS No quadro abaixo so apresentados os possveis risco s existentes em atividade com motosserras, os respectivos agentes, suas conseqncia s e as recomendaes de segurana. Funo Operador de Motosserra Operar equipamento motosserra, verificando previamente , as condies da mquina e examinando as condies do local de trabalho, Executar trabalh os de corte e poda de rvores, galhos e troncos. Respeitando as normas e orientaes r ecebidas para operao do equipamento. AGENTE Rudo Queda de material (rvores e galhos) Contato com animais peonhentos POSSVEIS ACIDENTES OU DANOS A SADE Surdez ocupacion al Escoriaes na cabea e corpo inteiro Picada de animais peonhentos RECOMENDAES DE SEGU RANA Uso de protetor auricular; usar kit motosserrista Avaliar e isolar o local d a queda da rvore; usar capacete; culos e botina com biqueira. Uso de perneira com frente rgida Uso de culos de segurana ou uso de kit de motoserrista composto de cap acete com abafador de rudo e proteo Inspeo no equipamento, e seguir as instrues do tre namento especfico. Cala para motoserrista e luva para motoserrista Roupas de proteo contra insetos Atividade RISCO FSICO DE ACIDENTE Projeo de fragmentos Ferimento nos olhos Contato com partes cortantes do equipamento Contato com insetos (abelhas e marim bondos) Corte e amputaes de membros superiores Picada de insetos

4. DISPOSITIVOS DE SEGURANA A motosserra uma ferramenta que se caracteriza por ex por seus usurios a uma gama variada de riscos, como foi visto acima, e a maior pa rte deles difcil de controlar atravs de protees especficas instaladas na prpria ferra enta. Por isso, fundamental o uso dos equipamentos de proteo individual EPIs recome ndados. Ainda assim as motosserras dispem de alguns dispositivos de segurana estab elecidos por norma, so eles:

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho a) freio manual de corrente b) pino pega corrente c) protetor de mo direita d) pr otetor de mo esquerda e e) trava de segurana do acelerador. Alm destes que so obriga trios, alguns modelos possuem tambm dispositivos de segurana especficos para minimiz ar os efeitos do contragolpe, so eles; a) protetor de contragolpes; b) correntes de baixos contragolpes; c) sabre especial 4.1. Equipamentos de Proteo Individual EPI Para o trabalho com motosserra imprescindvel o uso constante dos EPIs recomen dados que se constituem de: a) Capacete com viseira e abafador de ouvido (protet or auricular); b) Luvas de couro fino especifica para operador de motosserra; c) Macaco ou camisa de manga longa; d) Protetores para as pernas (perneiras) ou cala s especficas para operadores de motosserras; e) Botina com biqueira; f) culos de p roteo, caso o capacete no possua viseira; g) Cinturo de segurana; h) Roupas de proteo ontra insetos, para o caso da presena de abelhas e/ou marimbondos; i) Caso apliqu e inseticidas para liberar a rea de trabalho, usar mscara protetora adequada.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho 5. FUNCIONAMENTO E IMPORTNCIA DAS PROTEES: 5.1. Dispositivos de Segurana da mquina: O uso das protees prprias do motosserra ajuda a minimizar os riscos de acidentes, pr incipalmente aqueles decorrentes do contragolpe, ou coice. Contragolpe um rpido m ovimento ascendente do sabre que ocorre quando a ponta do nariz do sabre na moto sserra entra em contato com algum objeto, ou quando a madeira for serrada em vrio s ngulos e beliscar a motosserra durante o corte. O contragolpe pode levar a perigo sas perdas de controle da motosserra. O contato da ponta em alguns casos pode ca usar uma leve e rpida reao de retrocesso, contragolpeando o sabre para cima e para trs em direo ao operador. Outro possvel efeito de retrocesso ocorre ao beliscar a ma deira com a ponta do sabre. Neste caso podem ocorrer empurres da mquina para trs em direo ao operador. As duas reaes explicadas acima podem causar a perda do controle da motosserra o que, por sua vez, pode resultar em srios danos pessoais. Embora i mportantes, o operador no deve confiar exclusivamente nos dispositivos de segurana adaptados na motosserra. 5.2. Equipamentos de Proteo Individual: O usurio da motos serra deve utilizar-se dos EPIs recomendados e, principalmente, tomar vrios cuidad os para manter o trabalho de corte livre de acidentes ou danos. Durante os traba lhos com motosserra comum que haja o tombamento de rvores, troncos e galhos, por isso importante que o operador use proteo adequada nos ps e na cabea. Sapatos de seg urana antiderrapantes ajudam voc a manter o equilbrio e protegem os dedos dos ps con tra ferimentos causados pela queda da rvore. Tambm comum que ocorra a projeo de serr agens e pequenas partculas que podem atingir e causar danos nos olhos por isso im prescindvel o uso de culos de proteo ou capacete com viseira. A exposio prolongada a r udos fatigante e pode levar a problemas auditivos irreparveis. O uso de proteo audit iva pode reduzir esse risco potencial.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho Use luvas prprias para trabalho pesado para evitar lascas e o contato direto com bordas cortantes. Roupas justas so menos provveis de agarrar (prender) em galhos o u na corrente da motosserra. D preferncia para o uso de macaco, mas se for usar cala e camisa, use uma camisa de manga comprida abotoada nos pulsos. Mantenha a cami sa dentro das calas e use calas compridas em vez de bermudas ou cales. Por fim, menc iona-se o cinto de segurana indispensvel para os trabalhos em altura, sem o qual o operador no teria a necessria firmeza para o trabalho e a possibilidade das duas mos livres para o manuseio da motosserra. 5.3. Remoo dos dispositivos de segurana da mquina: Assim como em qualquer mquina ou equipamento, tambm nas motosserras os dis positivos de segurana adaptados so indispensveis de modo que ningum pode iniciar qua lquer atividade utilizando-se de motosserra que esteja desprovida destes disposi tivos. As duas nicas circunstncias em que admite-se que uma proteo possa ser removid a durante as operaes de inspeo e manuteno, ainda assim, somente por pessoal devidamen e autorizado para tal. To logo concluda a inspeo e/ou a manuteno todas as protees dev ser imediatamente recolocadas em seus devidos lugares, a motosserra deve ser tes tada com os devidos cuidados e toda a operao deve ser registrada na ficha de manut eno da respectiva ferramenta. 5.4. Dispositivos de segurana danificados e/ou ausent es: Antes de iniciar cada jornada de trabalho o operador dever efetuar a checagem prvia da motosserra. Esta operao torna-se ainda mais relevante se a mesma possa te r sido utilizada por outro(s) operadores. Se, durante a checagem, for constatada qualquer irregularidade na mquina, principalmente no que diz respeito aos seus d ispositivos de proteo, o operador dever contatar o supervisor, e informar a situao.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho Confirmado o dano ou ausncia da proteo ou ainda que esta perdeu sua funo, deixando de garantir uma segurana adequada, o supervisor determinar o imediato recolhimento d a mesma para os servios de manuteno em oficina autorizada. Da mesma forma se proced er ao trmino da jornada de trabalho, quando o operador e efetuar inspeo visual na mot osserra antes desta vir a ser guardada. Se desta inspeo resultar constatao de qualqu er irregularidade, esta situao dever ser comunicada ao supervisor e devidamente reg istrada na ficha de manuteno do equipamento.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho

6. OS PRINCPIOS DE SEGURANA NA UTILIZAO DA MOTOSSERRA Para a utilizao com eficincia e egurana de motosserras e outros equipamentos para corte e poda na execuo de qualque r tarefa, como corte de rvores, abate, corte de troncos em toras, corte de galhos , deve-se seguir rigorosamente as recomendaes tcnicas e de segurana. 6.1. Instrues Bsi as de Segurana: - Nunca operar o equipamento sem devido conhecimento. - Somente p essoas autorizadas e devidamente treinadas que devem manusear e utilizar motosse rras em servios de cortes e poda. - No opere a motosserra quando estiver cansado, ou sobre efeitos de medicamentos. - Mantenha suas mos limpas e secas todo o tempo em que operar uma motosserra. - Sinalizar convenientemente o local de servio med iante o uso de barreiras, cordes de isolamento e cones de sinalizao. - Segure e man tenha a serra ao lado do seu corpo, de forma que o corpo no fique diretamente atrs dela. Trabalhe lentamente e planeje seus movimentos antecipadamente. - O trabal hador que for manusear e operar a motosserra dever faz-lo utilizando os equipament os de proteo individual adequados, os quais se constituem de: luvas, capacete, culo s de segurana ou capacete com protetor facial acoplado, cinturo de segurana, protet or auricular e roupas adequadas. - Antes do incio dos servios, dever ser verificada a existncia ou no de casas de marimbondos ou abelhas na rvore a ser podada. Caso c onstatada a existncia, alm dos equipamentos de proteo o trabalhador dever utilizar ro upas protetoras contra tais insetos, extinguindo os mesmos atravs de fumaa ou inse ticidas. Caso aplique inseticidas, o trabalhador ainda dever utilizar mscara prote tora adequada. - Cada ferramenta a ser utilizada no servio, dever ser iada por meio de corda em baldes de lona ou bolsa. - A distncia mnima de segurana para as redes de alta tenso de 2,00 metros e 1,00 para a baixa tenso.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho - No inicie o corte at obter uma rea limpa de trabalho, ps protegidos e atalho segur o para tombamento e retirada da rvore. - Antes de dar partida no motor, assegurese de que a motosserra no esteja em contato com nada. - Mantenha a corrente devid amente ajustada e afiada. - No opere a motosserra sem um silenciador. - Mantenha os cabos secos, limpos e livres de leo ou misturas de combustveis. - Para reduzir o contragolpe: a) Com conhecimentos bsicos de contragolpes, pode-se reduzir ou el iminar o elemento surpresa. Surpresas repentinas contribuem para acidentes. b) M antenha a motosserra firmemente agarrada com ambas as mos, sendo a mo direita no c abo traseiro e a esquerda no cabo dianteiro, durante o funcionamento do motor. a ) Use o polegar e os dedos firmes ao redor dos cabos da motosserra. Um agarre fi rme ajudar a reduzir os contragolpes e a manter controle sobre a motosserra. No so lte! b) Use apenas sabre e correntes de reposio especificadas pelo fabricante ou e quivalentes. c) Segure firmemente a motosserra com ambas as mos. d) No exceda a ca pacidade de presso da mquina durante o corte. e) No permita que o nariz do sabre en tre em contato com troncos, galhos, solo ou qualquer obstculo. f) No corte acima d a altura dos ombros. g) Siga as instrues de afiao e manuteno do fabricante da motosser ra. h) Use dispositivos, como correntes de baixos contragolpes, freios de corren te e sabre especial, que reduzem danos associados aos contragolpes. - No permita a aproximao de outras pessoas perto da motosserra ao dar partida ou ao efetuar cor tes. Mantenha os espectadores e animais fora da rea de trabalho. - Mantenha todas as partes do corpo afastadas da motosserra durante funcionamento do motor.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho - No utilize uma motosserra danificada, indevidamente ajustada ou no completa e se guramente montada. No ponha o motor a funcionar sem a tampa da embreagem instalad a. - Assegure-se que a motosserra pare o movimento ao soltar o acelerador. - Des ligue o motor antes de colocar a motosserra no cho. - Use cuidado extremo ao cort ar galhos pequenos ou brotos, porque materiais finos podem ser capturados pela m otosserra, e ela pode chicotear ou desequilibrar o operador. - Ao cortar um galh o secundrio sob tenso, o operador deve estar atento contra coices, de maneira que o mesmo no seja arremessado quando a tenso sobre as fibras da madeira for liberada . - Opere a motosserra somente em reas bem ventiladas. - No opere uma motosserra e m rvores a menos que esteja especificamente treinado. - Abra lentamente a tampa d o combustvel para soltar possvel formao de presso. No abastea a motosserra quando esta estiver quente. Espere seu resfriamento. - O uso de motosserras com montagem def eituosa ou com os coxins antivibrao danificados pode levar a vibraes maiores. - Para vibraes mais baixas, substitua as peas danificadas imediatamente. Os coxins endure cidos devido ao ressecamento ou temperatura devem ser trocados. - Nunca opere um a motosserra com apenas uma mo. Danos srios ao operador, ajudantes, e/ou espectado res podem resultar do manuseio com uma s mo. Motosserras so projetadas para serem u sadas com ambas as mos. 6.2. Segurana no abastecimento: Tenha cuidado ao manusear combustveis. Afaste a motosserra pelo menos 3 metros do ponto de abastecimento an tes de dar partida no motor. No fumar quando estiver operando ou abastecendo a mo tosserra. Armazene o combustvel num recipiente e local apropriados e mantenha-o f ora do alcance de pessoas no autorizadas. Sempre que misturar o combustvel ou reab astecer a motosserra, faa isso em ambientes abertos. Desligue o motor da motosser ra e deixe-o esfriar antes do reabastecimento. Evite o abastecimento excessivo e o derramamento de combustvel.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho Limpe a corrente de corte aps o reabastecimento e afaste-se da rea do abasteciment o antes de dar nova partida ao motor. 6.3. Transporte da motosserra: Certifiquese de desligar o motor antes de carregar ou transportar a serra para um novo loc al. Segure e carregue a motosserra abaixo de sua cintura, com o sabre virado par a trs e o silenciador afastado do corpo quando se deslocar em terreno plano ou ac live. Em declive carregue a motosserra com o sabre virado para a frente. Dessa f orma, caso voc tropece e caia, pode soltar a serra e deixar seu movimento para fr ente afastar voc da serra. O motosserrista pode manter a motosserra ligada apenas enquanto se movimenta em torno da rvore para o corte. 6.4. Manuteno: - Toda e qual quer manuteno, com exceo da limpeza superficial, dever ser realizada por oficina espe cializada (autorizada). Recomenda-se uma completa reviso depois de cortar aproxim adamente 10 a 15 horas com a motosserra. - Ao reparar ou dar manuteno, use apenas peas de reposio recomendadas pelo fabricante. - Toda manuteno da motosserra que no est eja listada no manual de instrues deve ser feita pelo pessoal de assistncia tcnica t reinado pelo fabricante (por exemplo, se ferramentas imprprias forem usadas para remoo do volante ou se uma ferramenta inadequada for usada para segurar o volante afim de remover o engate, podem ocorrer danos estruturais no volante e conseqente mente causar exploso). 6.4.1. Tenso Apropriada da Corrente: Corrente frouxa pode c ausar acidentes e desgastes excessivo do sabre e corrente, por isso verifique se mpre antes do uso.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho Para ajustes da tenso apropriada, primeiro levante o nariz do sabre para remover folgas entre a fenda de montagem e o prisioneiro. Para sabre de nariz endurecido , ajuste com uma leve presso at que o estiramento atinja uma folga de 3 a 3,5mm (+ - 1/8) na corrente no meio do sabre entre o trilho e a placa lateral da corrente (ver ilustrao). 6.4.2. Ajuste da tenso: a) Solte as porcas cerca de uma volta. b) Gire o parafuso esticador com uma chave de fenda. Gire para a direita (sentido horrio) para aper tar, e para esquerda (sentido anti-horrio) para soltar. 6.4.3. Freio da corrente Os modelos mais modernos de motosserras so equipados com um freio de corrente. Ca so ocorrer contragolpes, o freio desativa a rotao da corrente quando a alavanca ba ter na mo do operador. 6.4.3.1. Funcionamento do Freio: a) O freio solta a corren te na posio vertical (Posio1). b) O freio atua e trava a corrente quando a alavanca estiver na posio inclinada para frente (Posio2). c) Quando desejar soltar o freio, p uxe a alavanca para trs na posio vertical (Posio 1).

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho 6.4.3.2. Manuteno do Freio da Corrente: a) Mantenha sempre limpo o freio, livre de p-de-serra e fragmentos. b) Periodicamente verifique-se o freio est prendendo a c orrente. Se o freio no prende a corrente, leve a motosserra em um assistente auto rizado para reparos. ADVERTENCIAS: -No de partida no motor com o freio acionado. -No carregue a motosserra, segurando pela alavanca do freio. -Reajuste o carburad or quando necessrio, com o freio desativado. 6.4.4. Manuteno peridica: 6.4.4.1. Corr ente: A preciso do corte da corrente essencial na determinao de seu desempenho. Qua ndo o fio de corte estiver desgastado (cego), afie-o imediatamente. Cortes com f io cego aumenta a fadiga e reduz o desempenho do corte. Quando estiver suja devi do a graxa ou resduos, lave com gasolina e mergulhe em leo para prevenir ferrugem. 6.4.4.2. Sabre: Limpe sempre o entalhe do sabre e lubrifique o orifcio. Quando e stiver emperrado com lascas, remova-as. Para no haver desgastes num s ponto (e aum entar a vida til), vire o sabre ocasionalmente.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho 6.4.4.3. Filtro de ar: Para efetuar a limpeza retire o filtro de ar tomando cuid ado de no deixar cair poeira no carburador. Assegure-se que o afogador esteja pux ado ao remover o filtro de ar. (A poeira tende a acumular na superfcie do fundo). Enxge o filtro de ar com gasolina ou solvente. Ao usar ar, sopre de cima para bai xo. 6.4.4.4. Inspeo e Manuteno Peridicas: a) Limpeza das Aletas do Cilindro Aletas su jas ou empoeiradas podem causar super aquecimento no motor. Limpe entre as aleta s do cilindro. Quando severamente obstrudas, a limpeza deve ser efetuada aps a rem oo da Tampa do Cilindro. b) Filtro do Combustvel. Retire o filtro usando um gancho de arame atravs da boca do tanque. Retire ambos os elementos do filtro e enxge bem com gasolina. c) Inspeo na Vela de ignio Remova a vela de ignio, limpe-a e depois ajuste a abertura. A abertura ideal de 0,6mm. Use somente velas de ignio recomendadas pelo fabricant e. Velas que no sejam recomendadas, causam srios danos ao motor.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho d) Inspeo do rolete (situado atrs do tambor da embreagem) Remova a tampa da embreag em Verifique a borda interna onde encaixa a corrente. Se houver desgaste na part e dentada, substitua-a por um novo. 6.4.5. Manuteno Preventiva: TABELA DE VERIFICAO DA MANUTENO PREVENTIVA ITEM Parafusos e porcas Controles Filtro de ar Corrente Barra Amortecedor de vib raes Pinho, tambor, embreagem Filtro de tanque Visor de leo Silencioso Vela de ignio A letas do cilindro Cabo de partida Carburador Orifcio de descarga Combustvel, leo, m angueira MANUTENO Verificar/apertar Verificar Limpar/Substituir Verificar/Afiar Li mpar e Virar Verificar/substituir Verificar/Substituir Substituir Limpar Limpar Limpar/ajustar/substituir Limpar Verificar/Substituir Limpar Limpar Verificar FR EQUNCIA Diariamente Diariamente Diariamente/quando necessrio. Diariamente Semanalm ente se necessrio Semanalmente se necessrio Semanalmente se necessrio Quando necessr io Mensalmente Mensalmente Mensalmente se necessrio Semanalmente Semanalmente se necessrio Mensalmente Mensalmente Mensalmente

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho 7. SEGURANA CONTRA RISCOS ELTRICOS: 7.1. Procedimentos a serem seguidos quando a rv ore a ser podada situa-se prximo de redes de energia eltrica: a. Verificar a distnc ia dos galhos at as redes de baixa e alta tenso. b. Verificar a distncia de trabalh o em relao a rede. c. Verificar se os galhos a serem cortados tem possibilidade de atingir os condutores ou se distncia de trabalho inferior a 60 cm em Redes de 13 .800 volts. Nestes casos a rede de alta dever ser desligada, ou ento a poda dever s er realizada por profissionais especializados em servios com linhas energizadas ( Linhas Vivas). d. Apoiar firmemente a escada sobre a rvore ou galhos que ofeream a necessria resistncia e amarr-la. Solicitar a um auxiliar para segurar firmemente a escada antes da amarrao. e. Subir na escada levando a corda de preferncia com carr etilha, presos ao cinturo de segurana. f. Prender o cinturo em volta de um galho re sistente, que possa suportar o peso do trabalhador que ir executar a poda. g. Ins talar uma linga (estropo) em um galho grosso ou tronco da rvore. h. Fixar a carre tilha na linga. i. Iar as ferramentas necessrias. j. Cortar os galhos menores com a tesoura para poda. k. Amarrar os galhos grandes com as cordas e cort-los. l. Ta nto o podador quanto o ajudante que se encontra no solo, devem estar atentos par a no serem atingidos pelos pedaos de rvore que forem seccionados. m. Finalizada a p oda, retirar a escada e amontoar os galhos junto ao meio fio ou local de trabalh o, para serem posteriormente recolhidos e removidos para local previamente estab elecidos.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho 7.2. Cuidados na poda de rvores com redes secundria e/ou primria energizadas a. Uti lizar equipamentos hidrulicos com lana e cestas isoladas (caso no possuam estes equ ipamentos, solicitar a Concessionria de Energia Eltrica). b. Estacionar o veculo de tal modo que os galhos cortados no caiam sobre a cabine do veculo aps o corte. c. Proteger os condutores eltricos secundrios com coberturas flexveis no sentido de ba ixo para cima, e finalmente o do meio. d. Instalar as coberturas nos condutores fora do alcance dos galhos e depois deslizlas sobre esses condutores, usando-se t antas quantas forem necessrias para isolar o trecho sob alcance dos galhos. e. Realizar a poda com os cuidados e distncias recomendadas, usando basto podador ou alicate hidrulico quando necessrio. f. Finalizada a poda, retirar as coberturas dos condutores no sentido inverso a instalao. g. Amontoar os galhos junto ao meio fio ou local previamente determinado. h. Se necessrio proceda a amarrao dos galhos .

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho

8. MTODO DE TRABALHO SEGURO: 8.1. Checagem inicial: Toda a oportunidade em que a motosserra ser usada deve-se examinar a mquina previamente para ter certeza de que ela est operando eficientemente. Quando o uso for intenso, a checagem dever ser d iria. Deve-se checar a tenso da correia, a lubrificao, ventoinha, etc., segundo as r ecomendaes do Catlogo do Fabricante e os Manuais de Operao e Manuteno que acompanham o equipamento. 8.2. Ligando a motosserra: Uma maneira correta colocar a motosserra no solo tendo o p direito do operador fixo ao protetor e a mo esquerda segurando firme a ala. O arranque acionado com a mo direita (Figura 1a). A outra forma apoia r a motosserra entre as pernas. O operador segura a ala com a mo esquerda e, em se guida, aciona o arranque com a mo direita (Figura 1b). Nos dois casos, o sabre de ve ficar livre de qualquer obstculo e com a ponta voltada para a direo oposta ao co rpo do operador. 8.3. Tcnicas Operacionais: Os procedimentos para a derrubada (ou o corte) de uma r vore variam muito, conforme ela esteja localizada na cidade ou no campo. Na cida de, aps a anlise de vrios aspectos (cujos principais so: a proximidade de fios energ izados; de bens pblicos ou particulares; e a segurana do operador e dos transeunte s). Deve ser determinada uma rea de isolamento e nunca permitir a presena de curio sos na rea de trabalho.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho Deve-se muitas vezes amarrar ou ancorar todos os galhos principais a serem corta dos; fazer-se um n adequado na corda para, aps o corte, desc-lo como no caso de uma roldana at o cho, para s depois cortar-se o tronco da rvore. Os pedaos ou toras, de 20 a 30 cm cada, tambm devero ser amarrados e descidos at o solo, at que o tronco fi que com uma altura de 1 a 1,5 m para ento, cortar o que sobrou. Na zona rural a f orma de operar poder ser modificada se, no entorno da rvore a ser derrubada no houv er edificaes e/ou outras benfeitorias ou bens de valor que precisem ser preservado s, inclusive linhas de energia ou rvores que no possam ser abatidas. Praticamente todas as tcnicas de corte da rvore em p, consistem em proferirem-se 2 cortes ou tal hos no tronco, com a motosserra. O primeiro consiste na retirada de uma cunha (n um ngulo de 90 graus e a cerca de 1/4 a 1/3 do dimetro), no lado onde se deseja qu e a rvore caia. O segundo corte feito no lado oposto do tronco (cerca de 5 cm aci ma do corte em V inicial), este provoca a queda da rvore. Antes disso, porm, convm conhecer algumas Regras Operacionais para garantir que a tarefa seja executada e m completa segurana: Aprenda a avaliar a rvore que vai ser abatida: observe o seu tamanho, dimetro, estado, posio em relao s vizinhas, etc. Assim, por exemplo, se o seu dimetro for cerca de duas vezes maior do que o tamanho da lmina da motosserra, is to ir requerer uma tcnica especial de corte. Para garantir uma operao segura, antes do corte, h 12 itens a considerar: a) inclinao do tronco b) distribuio da copa c) lim peza em redor da rvore (rea de trabalho) d) escolha da direo de tombamento e) escolh a da rota para uma possvel fuga f) localizao do companheiro de trabalho g) posio do v eculo ou de benfeitorias h) presena de linhas de energia prximas i) uso da tcnica de corte apropriada

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho j) a presena de reas podres ou ocas no tronco k) velocidade e direo do vento, e l) o bservar quaisquer objetos (frutos, galhos, etc.) que possam vir de cima. Observe a posio correta da mo esquerda durante o corte, tanto para fixar bem a motosserra, como para acionar com o dedo indicador, quando preciso, o mecanismo de segurana. O equilbrio do operador muito importante, para controlar a mquina e mant-la segura com firmeza. H o perigo de ricochete e mesmo de tombamento do homem, devido ao p eso da motosserra. Evite cortes acima do ombro. Deve-se sempre acelerar a mquina antes do corte. Se o operador iniciante e no tem experincia, deve inicialmente tre inar a derrubada de rvores pequenas, para aprender e praticar, antes de se aventu rar a cortar as rvores de maior porte. - Remoo do Tronco e Pilhas. Os riscos de aci dente no uso da motosserra no param depois que a rvore foi tombada e j se encontra no cho. Uma vez no cho, o tronco deve ser removido, ocasio em que a rvore ser desgalh ada. O tronco , em geral, dividido em toras, que sero devidamente empilhadas ou tr ansportadas. As rvores cadas esto, em geral, sob tenso, dependendo do modo como este jam apoiadas no cho. Via de regra o tronco fica submetido a duas foras de sentidos opostos: a tenso numa extremidade e a compresso na extremidade oposta. H, portanto , de avaliar previamente essas foras, antes de iniciar a diviso do tronco em toras , pois pode haver o perigo de quebra da lmina.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho

A foto ao lado mostra a tcnica correta para fracionar o tronco cado. Observase que o tronco est apoiado sobre roletes formados com galhos de dimetro pequeno e, assi m, a extremidade do tronco est em balano e, portanto, sob tenso, no havendo (no caso ), perigo de quebra da lmina da motosserra. 8.4. Corte de cips: Em reas rurais, com um as rvores estarem entrelaadas por cips. Desta maneira, basta que uma rvore seja d errubada para que outras rvores tambm caiam. O corte de cips reduz expressivamente o nmero de riscos de acidentes para as equipes de trabalho. 8.5. Construir caminh o de fuga: A equipe de corte limpa a rea em torno da rvore a ser extrada, removendo os eventuais obstculos como arvoretas e galhos quebrados. Em seguida, define e a bre o caminho de fuga, fora do raio provvel de queda da rvore 8.6. Distncia mnima en tre as equipes: Quando duas ou mais equipes esto trabalhando em uma mesma rea de e xplorao, necessrio que mantenham uma distncia mnima entre si de 100 metros. Alm disso o gerente da explorao pode usar as informaes do mapa do planejamento para indicar o nde as equipes devem estar posicionadas na floresta. 8.7. Corte de troncos em to ras: Quando cortar o tronco em encostas, ficar sempre na parte mais alta. Se o t ronco derrubado estiver totalmente no solo, comear a cortar na parte superior ten do cuidado para no atingir o solo. - Se o tronco estiver apoiado por uma extremid ade:

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho Cortar primeiro a parte inferior at atingir 1/3 do dimetro do tronco para evitar l ascas. Depois comear a cortar pela parte superior para evitar travamento da barra . - Se o tronco estiver apoiado pelas duas extremidades: Cortar inicialmente pel a parte superior at atingir 1/3 do dimetro para evitar lascas. Depois de comear a c ortar pela parte inferior para evitar travamento da barra.

EngeSeg - Solues em Segurana do Trabalho 9. PERMISSO DE TRABALHO: Todo e qualquer trabalho efetuado com motosserra deve se r objeto de uma avaliao prvia seguida da emisso de uma permisso de trabalho, conforme definido no Anexo intitulado Permisso de Trabalho Seguro.

10. SISTEMA DE BLOQUEIO DE FUNCIONAMENTO DA MOTOSSERRA DURANTE OPERAES DE INSPEO, LI MPEZA, LUBRIFICAO E MANUTENO. Dada caracterstica diferenciada de acionamento do seu m otor as motosserras esto livres do problema de acionamento acidental durante as o peraes de inspeo, limpeza, lubrificao e manuteno. Por isso, pouco provvel que um a nto involuntrio ocorra durante uma destas operaes. Ainda assim, durante a inspeo e me smo nos testes aps uma ao de manuteno pode vir a ser necessrio verificar o funcionamen to da mesma, e quando isso ocorrer necessrio que sejam tomadas as mesmas cautelas recomendadas ao operador da motosserra, inclusive quanto ao uso de EPIs.

Вам также может понравиться