Вы находитесь на странице: 1из 11

Algumas noes de acstica

A fim de se compreenderem melhor alguns aspectos tcnicos do projecto, iremos introduzir de uma forma breve alguns conceitos fundamentais de acstica.

Som: Sensao auditiva resultante de variaes de presso do ar, tendo origem numa fonte de vibrao. Trata-se da vibrao de um meio elstico (no caso do ar traduz-se por uma variao de presso) que, uma vez estimulado (por cordas vocais, diapaso, diafragma de uma altifalante, etc.) transmite esse estmulo s molculas adjacentes e at chegarem ao ouvido. Criam-se assim zonas de compresso e de rarefaco de molculas que se propagam no espao (sob forma de ondas esfricas concntricas).

Figura 1 - Partcula do meio oscila em torno da sua posio de equilbrio.

Figura 2 Zonas de compresso e rarefaco.

Presso sonora: A variao de presso propagada pela coliso das molculas do meio (ar), umas contra as outras, sucessivamente (mas sem deslocamento permanente das molculas). Isto tal como uma bia de fio da pesca no mar qual a passagem de uma onda faz movimentar verticalmente mas sem a deslocar no plano horizontal. Esta variao de presso sobrepe-se presso atmosfrica e so estas variaes (em torno da presso atmosfrica) que os nossos ouvidos detectam

Figura 3 As variaes de presso devido ao movimento das partculas sobrepem-se presso atmosfrica.

Velocidade de propagao do som: A velocidade de propagao das ondas sonoras (i.e., da propagao da variao de presso) no ar varia com a temperatura, t, de acordo com a seguinte expresso (vlida para ar seco e ao nvel do mar):

c 331 + 0.6 t
A 20 C a velocidade do som

c 343 m s .

Frequncia: Uma das caractersticas fundamentais do som a frequncia, f, que definida como o nmero de variaes de presso da fonte emissora, por segundo. A unidade o Hertz (Hz). Quase todos os sons contm diferentes frequncias e uma fonte sonora muitas vezes diferencivel de outra tambm pelas frequncias que emite, e.g., o rudo de um motor de um grande barco tem um soar grave

porque contm uma predominncia de baixas frequncias, enquanto que uma serra elctrica a cortar madeira soa com um rudo agudo porque contm altas frequncias. Os humanos ouvem (quando jovens e de audio normal) aproximadamente entre os 20 Hz e os 20 kHz, contudo no so capazes de distinguir pequenas diferenas em frequncia. Tal capacidade de discriminao depende do valor da frequncia: para f=125 Hz consegue-se distinguir variaes de 0.5 Hz, no entanto para f= 8kHz s consegue discriminar variaes mnimas de 60 Hz.

Comprimento de onda: a distncia percorrida pelo som durante um perodo de uma vibrao, i.e., a distncia entre dois pontos idnticos consecutivos da onda peridica (por exemplo, entre dois mximos), expresso em metros e normalmente designa-se por . A relao entre o comprimento de onda e a frequncia dada por:

c f

Figura 4 Relao entre comprimento de onda e velocidade do som.

Um dos efeitos da influncia do comprimento de onda no caso do comportamento das ondas sonoras face a obstculos. Na figura 5a pode-se verificar que se o obstculo muito pequeno face ao comprimento de onda, por exemplo, b=0.10 m e =0.34 m (f=1000Hz) ele inexistente para essas ondas. Se a dimenso do
3

obstculo for bastante superior ao comprimento de onda do som (figura 5b), por exemplo, b=1.0 m e =0.34 m (f=1000Hz), cria-se ento uma zona de sombra acstica por detrs do obstculo. Este fenmeno do som contornar um obstculo d-se o nome de Difraco (e um fenmeno fsico presente em todas as propagaes ondulatrias)

Figura 5 Efeito do comprimento de onda face a obstculos.

Devido a este fenmeno, para que uma onda sonora seja reflectida num obstculo a dimenso deste dever ser da ordem de

5 . Assim se compreende que os sons de frequncia elevada (pequenos comprimentos

de onda) so mais facilmente reflectidos, absorvidos e dispersados do que os de baixa frequncia (comprimentos de onda elevados).

Acstica de salas: As ondas sonoras que se criam num compartimento onde existe uma fonte sonora em funcionamento podem ser de origem directa ou reflectida. As ondas directas atingem o receptor aps um percurso em linha recta desde a fonte sonora. Os sons reflectidos atingem o ouvinte aps reflexes (nicas ou mltiplas) em superfcies existentes na sala. A onda directa (que chega primeiro e mais intensa) acompanhada de uma sequncia de ondas reflectidas que chegam sucessivamente ao ouvido do receptor, dando origem ao campo reverberado. medida que elas chegam vo-se tornando cada vez mais fracas, no s pelas consecutivas absores que sofrem em cada reflexo nas superfcies existentes mas tambm pelo efeito da absoro do (este efeito s relevante em grandes salas).

A geometria da sala, a utilizao e o posicionamento correcto dos diferentes tipos de superfcies permite equilibrar o campo sonoro num espao fechado. a relao entre o som directo e o som reverberado, quer em termos de amplitude quer em termos de atraso temporal, que qualifica acusticamente as salas. Existem alguns parmetros para quantificar a acstica da sala, nomeadamente, o tempo de reverberao, definio, clareza, inteligibilidade (STI), tempo de decaimento curto (EDT), resposta impulsiva da sala (modos prprios da sala), etc.

Absoro Sonora: Sempre que uma onda sonora atinge qualquer elemento plano, uma parte da energia que lhe est associada transmitida ao espao adjacente, outra reflectida pelo elemento plano e outra , ainda, dissipada nesse mesmo elemento, de acordo com a figura 6.

onda sonora

elemento definidor do espao fechado E incidente E reflectida E transmitida E dissipada no elemento

Figura 6 Efeito Reflexo, absoro e transmisso do som ao encontrar um meio diferente (a impedncia acstica do ar diferente do elemento plano).

Supondo que no existe transmisso de energia atravs do elemento plano, a energia sonora dissipada corresponde diferena entre as energias sonoras das ondas incidentes e das ondas reflectidas. Esta absoro dependente das caractersticas das superfcies e das propriedades mecnicas dos materiais e depende do ngulo de incidncia do som incidente ( ngulo entre a direco de propagao e a normal (perpendicular) ao elemento plano) e da sua frequncia. A dissipao da energia sonora parametrizada atravs do Coeficiente de Absoro Sonora, , do material onde ocorre a incidncia em causa:
fi

E absorvida

Eincidente

fi definido para cada frequncia (ou para as bandas de frequncia com frequncia central fi). Assim um material que possui um coeficiente de absoro sonora igual a 0.10 absorve 10 % da energia que sobre ele incide. O coeficiente de absoro varia pois entre 0 e 1. Um material muito reflector (por exemplo o
5

mrmore polido) apresenta uma absoro sonora quase nula (cerca de 0.01). Uma abertura (porta ou janela aberta) absorve 100% do som que lhe incide. Os materiais ditos absorventes tm superior a 0.5.

Tempo de reverberao: Chama-se tempo de reverberao ao intervalo de tempo (medido em segundos) que um qualquer som demora a extinguir-se, aps mltiplas reflexes. Por definio o tempo em que o nvel de presso sonora demora decair 60 dB (ao seja, que a presso sonora atinja um milsimo do seu valor inicial). O tempo de reverberao tambm definido para cada frequncia (ou para as bandas de frequncia com frequncia central fi). Como facilmente perceptvel, a energia sonora estabelecida num recinto fechado, onde ocorrem mltiplas reflexes perdura (aps a interrupo da fonte) durante tanto mais tempo quanto menor for a capacidade dissipadora de energia assegurada pelos elementos de contorno. O tempo de reverberao numa sala tem um duplo e antagnico efeito: Aumenta o nvel sonoro (por acrscimo do som reflectido ao som directo) o que um efeito favorvel; Mascara os sons directos (pois o som reflectido vai-se sobrepor ao som directo) o que negativo na maioria das situaes por exemplo reduz a inteligibilidade da palavra.

Figura 7 Tempos de reverberao aconselhados em funo do recinto (para f=500 Hz) 6

Modos prprios de uma sala: Nas baixas frequncias, muitas salas (especialmente as mais pequenas, as que tm dimenses na ordem de grandeza do comprimento de onda) so dominadas por ondas estacionrias em algumas frequncias caractersticas devido criao de modos prprios. De todos os caminhos que as ondas sonoras seguem dentro de um compartimento, haver alguns que se repetiro para formar modos prprios de vibrao. Em certas frequncias, as ondas seguindo tais caminhos chegaro em fase a qualquer ponto. Um modo prprio est pois associado com percursos de propagao coincidentes das ondas sonoras que se repetem no tempo. Essas ondas, usando o mesmo percurso mas em direces opostas, produzem ondas estacionrias com modos e ventres (vibrando de modo anlogo a uma corda de uma guitarra quando percutida). Nesse caso haver ressonncia e existiro zonas da sala com pequenas amplificaes e atenuaes face mdia. Este efeito tanto mais evidente quanto a sala tenha dimenses prximas da cbica e com pouca ou nenhuma absoro.

Materiais e sistemas de absoro: Os materiais e sistemas absorventes sonoros podem agrupar-se em trs categorias em funo das suas caractersticas bsicas: Porosos e fibrosos; Ressoadores (de Helmontz); Membranas

Estes trs tipos de materiais actuam normalmente em gamas distintas de frequncia. Os materiais porosos so mais eficazes nas altas-frequncias, os ressoadores nas mdias e as membranas nas baixas.

Materiais Porosos: O mecanismo de absoro sonora destes materiais baseia-se na existncia de poros e interstcios. Quando as ondas sonoras destes materiais incidem nestes materiais fibrosos transferem parte da sua energia no movimento das fibras que resistem por frico entre elas, e para o ar das cavidades internas por onde se propaga devido ao atrito do ar (viscosidade). por isso a energia sonora transforma-se em calor.

Se as fibras esto muito soltas e afastadas haver pouca energia perdida em calor. Ao contrrio, se as fibras estiverem muito concentradas, no haver muita penetrao no material e o movimento do ar no gear frico suficiente para ser eficaz. Entre estes dois extremos esto os bons materiais absorventes sonoros. A eficincia destes materiais situa-se nas altas frequncia (e portanto, curtos comprimentos de onda). Se aumentarmos a espessura melhoramos o comportamento nas frequncias mais baixas. A mxima eficcia no funcionamento destes sistemas obtida com a colocao do material na posio em que a velocidade de vibrao das partculas de ar mxima, permitindo assim reduzir a energia cintica da vibrao correspondente. Corresponde, de acordo com a figura 8, colocao do absorsor distncia de 1/4 .

Figura 8 a) presso b) velocidade de vibrao. Figura 9 Variao da absoro sonora de materiais porosos com a distncia parede.

Exemplos de materiais porosos: Reposteiros; Alcatifas; Massas porosas c/ fibras minerais; Placas de fibra de madeira; Aglomerado negro de cortia; Mantas de fibras minerais (l de rocha; l de vidro).

Ressoadores de Helmholtz: Um ressoador de Helmholtz um sistema formado por uma cavidade (de paredes rgidas) tendo uma nica abertura estreita (figura 10). O ar do gargalo colocado em vibrao, entrando e saindo do gargalo, de modo idntico ao que acontece num sistema mecnico massa/mola. A massa em movimento a do ar contido no gargalo e a mola o ar existente no volume interior.

Figura 10 Ressoador de Helmholtz.

Figura 11 - Ressoador modelado por um sistema massa/mola.

A forma mais vulgar de um ressoador de Helmholtz uma garrafa vazia. A frequncia de ressonncia

f ress =

c 2

S I V

deste sistema depende do volume da cavidade e das outras dimenses geomtrica.:

um sistema muito selectivo e a zona de eficcia pode ser alargada (em frequncia) pela incluso de material absorvente sonoro poroso na caixa-de-ar, embora se perca em amplitude de absoro. Dentro da categoria dos ressoadores de Helmholtz esto os ressoadores agrupados, vulgarmente designados por painis perfurados. Nestes os furos funcionam como gargalos e os volumes ressonantes esto inter conectados, funcionando o painel como se tratasse de uma srie de ressoadores individuais. Para estes painis funcionarem devem estar afastados de uma superfcie slida e imvel. A frequncia de ressonncia deste tipo de painis pode ser dada por:

f = 5.4

p Dt

onde p a percentagem de perfurao, D a espessura da caixa de ar e t o comprimento efectivo do furo. Ainda dentro desta categoria e com um funcionamento idntico aos painis perfurados esto os painis com ranhuras cuja frequncia de ressonncia pode ser dada por:

f = 54.8

2r dD( w + 2r )

Figura 12 painel com ranhuras.

So estes dois dos tipos de painis que pretendemos desenvolver, conjugando os diferentes elementos geomtricos (percentagem de perfurao, dimetro dos furos, espessura dos painis, dimenso da caixa de ar) e a sua utilizao conjunta com absorsores porosos no interior da caixa-de-ar entre os painis e a superfcie slida de suporte.

Painis ressonantes ou de membrana: Estes painis so extremamente eficazes e aconselhveis para atenuao nas baixas frequncias, quando a distncia ao elemento rgido a que deveriam ser colocados os sistemas porosos comea a ser demasiado elevada. Estes sistemas absorvem as ondas sonoras pela vibrao de toda a sua estrutura constituda por grandes reas de painis de pequena espessura e atravs de perdas calor por frico nas suas fibras quando o material entra em flexo. O sistema absorve (e dissipa) energia para aquela frequncia do som incidente que corresponda frequncia natural de vibrao (m a massa superficial do painel e D a distncia parede slida).

f =

60 mD

Figura 13 Painel ressonante.

Disperso e difuso:

10

Uma superfcie difusora aquela que reflecte em todas as direces. Para uma superfcie ser acusticamente difusora precisa de ter irregularidades com algum relevo. O tamanho dessas irregularidades ou relevos condiciona que frequncias de onda so reflectidas (em funo dos seus respectivos comprimentos de onda). Uma superfcie com pequenos relevos s ser difusa para altas-frequncias.

Figura 14 Reflexo especular e disperso sonora das reflexes em difuso.

Existem no entanto outras maneiras de criar difuso, so os chamados difusores de Schroeder. Estes difusores so constitudos por fendas de largura constante e de diversas profundidades, cujo valor determinado por sries matemticas.

Figura 15 Difusor de Schroeder.

nosso objectivo desenvolver uma famlia de painis deste tipo cuja aplicao preciosa em pequenas salas, onde devido aos modos prprios de baixa frequncia a difuso difcil de atingir.

11

Вам также может понравиться