Вы находитесь на странице: 1из 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CINCIAS CONTBEIS

PRODUO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL A IMPORTANCIA DO ORAMENTO NA GESTO FINANCEIRA

Iju RS 2013

RAQUEL FRANA RODRIGUES

PRODUO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL A IMPORTANCIA DO ORAMENTO NA GESTO FINANCEIRA

Trabalho apresentado a disciplina de Dependncia do quarto semestre apresentado Universidade Norte do Paran - UNOPAR, como requisito parcial para a obteno de mdia bimestral na disciplina de Produo Textual Interdisciplinar Individual do quarto semestre. Orientador: Equipe de professores do quarto semestre.

Iju 2013

SUMRIO 1 INTRODUO ......................................................................................................... 3 2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 4 3 CONCLUSO..........................................................................................................18 4 REFERNCIAS ...................................................................................................... 19

INTRODUO: No cenrio do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negcios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com viso difusa para gerir os processos. O oramento vem agregar informaes rpidas e eficientes. Mesmo que sua implantao seja complexa ele pode trazer benefcios que contribuiro para reduzir a margem de erro, a redundncia de informaes e a maximizao de lucros da empresa. O Oramento surgiu da necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeio e da concorrncia. Devido globalizao, constantes mudanas vm ocorrendo no ambiente dos negcios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliao, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operaes de receitas, despesas e investimentos. [...] medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negcios reclamava mtodos administrativos mais apurados, as tcnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicaes, modificados os seus conceitos bsicos e extremamente sofisticados os seus mtodos de elaborao. (PASSARELLI; BOMFIM, 2004, p. 11). Atualmente, o planejamento nas empresas uma ferramenta de gesto, que alm de necessria para tomada de deciso, evita o mau uso dos recursos, resultando na observao da relevncia do oramento empresarial na otimizao dos resultados. O oramento um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois um plano estratgico que estabelece metas para um determinado perodo, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um oramento, alm do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, necessrio um acompanhamento mensal das variaes dos oramentos.

DESENVOLVIMENTO O oramento, em sua definio mais simples, pode ser entendido como a aprovao prvia das previses das despesas de uma entidade. Entretanto, esta definio simplista no traduz o que realmente caracteriza o oramento de uma entidade. O oramento, nos dias atuais, no pode ser visto apenas como duas colunas contbeis contendo a previso da receita e a fixao da despesa. No oramento est inserido todo um programa de projetos e atividades, evidenciando com clareza o que se pretende executar em um determinado perodo de tempo. de fundamental importncia que a previso oramentria seja elaborada com critrios, baseados em dados concretos, onde as previses se aproximem ao mximo da realidade. Em pases de altos ndices inflacionrios no fcil a elaborao da proposta oramentria, pois no existem dados disponveis para uma previso de trinta a sessenta dias. O que dizer para uma previso de doze meses ou mais, dependendo da poca em que o oramento elaborado? Em pases sem inflao ou com uma taxa de inflao baixa, torna-se mais fcil a elaborao de uma programao para longo prazo, pois os dados so mais reais e confiveis. O oramento de uma empresa deveria ser equilibrado, ou seja, no pode fixar despesas em valores superiores s receitas previstas. Essa limitao obriga o administrador a definir prioridades na aplicao dos recursos estimados. As metas para a elaborao da proposta oramentria devem ser definidas pelo Plano Estratgico da Empresa e priorizadas pelas Polticas Gerenciais. A finalidade do Plano Estratgico, em termos oramentrios, a de estabelecer objetivos e metas que comprometam as reas a dar continuidade aos programas na distribuio dos recursos, por isso a necessidade de que o oramento seja condensado por todas as reas. To importante quanto elaborao, o monitoramento do oramento chega a ser crucial para uma gesto oramentria eficaz. Um bom gestor deve ter controle suficiente sobre as contas para que as despesas no ultrapassem as metas estabelecidas, interferindo nos resultados da empresa. Planejar estabelecer com antecedncia aes a serem executadas, estimar recursos que sero necessrios e alocados, assim como atribuir as

responsabilidades em relao a um perodo futuro pr-determinado. Desta forma, possvel identificar a existncia de oportunidade e restries tanto no mbito interno quanto externo da organizao (SANVICENTE, 2000, p. 16).

VANTAGENS DO ORAMENTO: A utilizao de um sistema oramentrio pode ser entendida como um plano, que engloba as operaes anuais de uma empresa, onde formalizado o desempenho das aes e funes administrativas, pois oferece vantagens pela efetiva formalizao. Atravs da sistematizao do processo de planejamento e controle, graas ao uso de oramentos, introduz-se o hbito do exame prvio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decises importantes, alm de obrigar a administrao da empresa a dedicar ateno adequada e oportuna aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento de novas condies externas (SANVICENTE, 2000, p. 23). Outro aspecto importante na adoo de um oramento global o fato de que naturalmente aplicado em partes, para a operao de toda a empresa, e isto fora a todos os membros da administrao interagir, fazendo com que reduza o envolvimento dos altos administradores com as operaes dirias atravs da delegao de poderes. Assim, um programa oramentrio sempre ser til para qualquer organizao, independentemente se deu tamanho e de suas incertezas. Eis os principais benefcios: a) O oramento, formalizando suas responsabilidades pelo planejamento, obriga os administradores a pensar frente; b) O oramento estabelece expectativas definidas que a melhor base de avaliao do desempenho posterior; c) O oramento ajuda os administradores a coordenar seus esforos, de forma que os objetivos possam se atingidos.

OS PRINCIPAIS TIPOS DE ORAMENTOS: O preparo de um oramento tanto pode ser entendido como um processo contbil, como um processo de administrao. Do ponto de vista contbil as cifras do oramento so estimativas do que acontecer no futuro, ao contrrio dos dados histricos que representam o que aconteceu no passado. J do ponto de vista administrativo, o processo de oramento est intimamente associado operao da empresa.

A preparao do oramento exige uma srie de subdivises (alm dos suboramentos departamentais), quase considerados oramentos em si mesmo. Assim, podem-se ter vrios oramentos por atividades, por reas e/ou funes: Oramento de vendas. Oramento de produo e servio. Oramento de matria-prima. Oramento de mo-de-obra direta e indireta. Oramento de custos diretos e indiretos. Oramento de despesas comerciais e administrativas. Oramento de investimentos. Oramento de caixa. Oramento do resultado. Oramento/Balano projetado. Quando da preparao do oramento geral a empresa, se elabora um cronograma, onde so especificadas as datas e a ordem em que os oramentos setoriais devem ser concludos e a poca em que cada um dever ser ajustado com novos elementos. Em geral, a cronologia dos passos do processo de oramento fixada por diretrizes que prevem a coordenao dos oramentos departamentais, sua reviso geral e aprovao. A Comisso de Oramento pode, a partir dai, revisar os diversos oramentos (como por exemplo, um plano de investimentos), fazer uma analise estratgica e prever eventuais mudanas. A rea financeira deve acompanhar o andamento das atividades oramentais e controlar o cumprimento dos cronogramas. As decises para a elaborao oramentria devem ser tomadas pelos diretores executivos, estabelecendo parmetros, aprovando novos projetos e investimentos, fazendo o corte de verbas e revisando os planos anuais das diversas reas. Aprovado o projeto, que se transforma em uma meta da empre sa, a Comisso de Oramento iniciar o processo oramentrio do ano corrente. O objetivo do controle oramentrio coordenar, controlar e avaliar as operaes da empresa, para sua realizao elementos bsicos como previso, oramento e controle so fundamentais, sendo que o oramento o pilar dessa estrutura.

Os principais tipos de oramento so: oramentos globais e parciais, oramentos a curto e a longo prazo, oramentos peridicos e contnuos, oramentos flexveis ou variveis. Todos possuem caractersticas diferentes, mas visam o mesmo objetivo que atingir os resultados esperados.

Oramentos globais e parciais: O oramento parcial aborda pontos especficos como: oramento de vendas, oramentos de despesas administrativas ou o oramento de caixa. O oramento global permite a composio antecipada de um Balano e um Demonstrativo de Lucros e Perdas referente ao prximo exerccio. Isso possvel atravs da relao quantitativa de todos os itens operacionais e financeiros da empresa. Os oramentos globais so formados por dois grandes grupos de oramentos parciais: O primeiro grupo constitui o oramento operacional que pode variar de empresa para empresa, abrangendo alm das previses de despesas e receitas das operaes normais, as no vinculadas diretamente atividade principal da empresa. Em geral, composto dos seguintes oramentos parciais: oramento de vendas; oramento de produo; oramento de despesas de distribuio; oramento de despesas administrativas e oramento de outras receitas e despesas. O demonstrativo de lucros e perdas antecipado composto pelas informaes adquiridas no desenvolvimento dos oramentos parciais. O segundo grupo constitui o oramento financeiro, composto pelo oramento de caixa, oramento de acrscimo de capital e projeo das depreciaes. Esses oramentos dependem de valores definidos no oramento de operaes e, por meio dessas informaes, elabora-se o balano antecipado.

Oramentos a curto e em longo prazo: qualificado de curto prazo perodos de um ano ou menos, e longo prazo quando cobrem perodos maiores de um ano. Dependendo da natureza das operaes da empresa, na qual existe a necessidade da antecipao de vrios anos em termos de estudo de mercado, competio e investimentos, planos de dez anos so bastante comuns.

Oramentos peridicos e contnuos: De acordo com as caractersticas do ramo de atividade da empresa, se existir certa segurana nas previses referentes a perodos prximos h um ano, costuma-se adotar oramentos do tipo peridico que podem ser anuais, semestrais, ou raramente trimestrais e no podem ser alterados at o final de sua vigncia. No caso das empresas, cujo ramo de atividade no prev situaes futuras, adotase o oramento contnuo onde a previso para trs ou seis meses, ocorrendo uma atualizao mensal e permitindo modificaes no oramento no previsveis at o momento. Oramentos flexveis ou variveis Existem grandes variaes entre o oramento e o desempenho real da empresa. Isso ocorre porque o oramento feito com base num determinado volume de operao que muitas vezes difere das operaes reais. Para essas variaes foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orados aos nveis reais de operao. O oramento que contm, alm dos valores totais, informaes unitrias para os itens variveis, qualificado como flexvel ou varivel, onde os limites totais de despesas variam em funo do nvel de operaes adotado. Oramento mestre atende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parmetro para elaborao de todas as previses da organizao. Ele pode ser dividido em duas partes: oramento operacional e oramento financeiro. Como oramento operacional entende-se que aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. O oramento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e sadas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas. A IMPORTANCIA DA TRIBUTAO PARA A ELABORAO DO ORAMENTO OPERACIONAL: Dentre os vrios tipos de oramento, existe um modelo de oramento denominado Oramento de Encargos Tributrios onde se encontram demonstrados os valores que incidem sobre, por exemplo, as sadas de produtos fabricados e compras de matrias-primas adquiridas pela empresa, conforme afirmado por Fernandes (2005, p.46).

Ele est diretamente ligado aos oramentos de vendas e aos oramentos de matrias-primas. As alquotas dos impostos recolhidos pelas empresas so definidas atravs da anlise tributria, visto que as mesmas podem variar de acordo com o enquadramento em que se encontram. As alquotas de tributao variam de acordo com as atividades exercidas pelas empresas, ou seja, de acordo com o tipo de produtos e/ou servios que as mesmas comercializam ou produzem, etc. Observando as peculiaridades de cada empresa, as mesmas devero enquadrar-se entre os seguintes tipos de tributao: Lucro real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Para que uma empresa acerte na escolha do tipo de tributao incidente sobre suas operaes, vrios fatores devero ser observados, dentre eles: sua receita anual, suas atividades operacionais, etc. Para anlise dos tipos de tributao, necessrio os conceitos de algumas denominaes muito importantes em tais situaes: Tributo: toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nele se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. (CDIGO TRIBUTRIO NACIONAL, 2003, p.479). Base de Clculo dos tributos: o valor econmico sobre o qual se aplica a alquota para calcular o valor do tributo devido. A base de clculo, para fins do disposto no art. 64, combinado com o art. 34, do Cdigo Tributrio Nacional, o montante do pagamento, assim entendido o valor total da nota fiscal ou fatura, no havendo previso legal para a excluso de quaisquer valores. Como os tributos so subdivididos em espcies tributrias, cada uma possui sua particularidade e conseqentemente uma base de clculo diferente umas das outras. Outro conceito relevante de extrema importncia o conceito de competncia tributria. Como as empresa esto vulnerveis sobre vrios tipos de tributao incidentes sobre as operaes das mesmas, importante saber de quem a competncia para cobrar cada um deles. A competncia Tributria que a atribuio dada pela Constituio Federal aos entes polticos do Estado (Unio, Estado, municpios) de instituir os tributos. O Cdigo Tributrio Nacional (BRASIL, 2005) define: Art. 6. A atribuio constitucional de competncia tributria compreende a competncia legislativa plena, ressalvadas as limitaes contidas na constituio

1 0

federal, nas contribuies dos Estados e nas leis orgnicas do Distrito Federal e dos municpios, observando o disposto em lei.

As demonstraes financeiras bsicas so: Balano Patrimonial (apresenta a situao patrimonial da empresa confrontando com os seus Ativos e Passivos ou Patrimnio Lquido); Demonstrao do Resultado do Exerccio (tem por finalidade apresentar um resumo dos resultados financeiros das operaes da empresa em um determinado perodo); Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (relata como o Capital Circulante da empresa foi utilizado ou modificado); Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (retrata as alteraes ocorridas na conta durante o perodo). As empresas desenvolvem suas atividades financeiras que precisam ser registradas. Estes registros demonstram a vida da empresa e possibilitam uma anlise completa de sua situao. A administrao desses dados responsabilidade do administrador financeiro, que coleta-os, estruturando-os e analisando-os, gerando informaes essenciais para o processo de tomada de deciso. A importncia de saber como so estruturadas as demonstraes financeiras e como analis-las, auxilia o

administrador financeiro a tomar decises que possibilitam grandes retornos financeiros e crescimento empresa. Com estes conhecimentos, eles podem ainda identificar e descobrir a poltica financeira dos concorrentes, e adotar critrios que podero super-los. A anlise de balano surgiu no final do sculo XIX quando os banqueiros americanos passaram a solicit-los s empresas tomadoras de emprstimos. Nessa poca, os balanos apresentados forneciam dados que eram examinados apenas superficialmente, sem nenhuma tcnica analtica ou tentativa de medio quantitativa. No comeo do sculo XX, a literatura contbil mencionava a importncia de comparaes de dados das demonstraes financeiras, porm as idias eram muito vagas em relao ao que comparar. Com o passar dos anos, e o sucessivo recebimento de balanos, foi se desenvolvendo a noo de comparao de diversos itens, sendo a mais comum a do Ativo Circulante com o Passivo Circulante. Por volta de 1913, comearam a despertar a ateno sobre Depsitos Bancrios em relao ao Exigvel, percentual de Contas a Receber em relao aos demais itens do ativo, percentual de Estoques em relao a Vendas Anuais.

1 1

Em 1915, determinava o Federal Reserve Board (Banco Central dos Estados Unidos) a liberao de crdito apenas s empresas que apresentassem declaraes escritas e assinadas de seus Ativos e Passivos. Entretanto, as demonstraes financeiras eram preparadas inadequadamente, no havia uniformidade nas disposies e na terminologia, nem na classificao de rubricas. Em 1918, buscando solucionar esta situao, o Federal Reserve Board apresentou um livreto que inclua formulrios padronizados para Balano e Demonstraes de Lucros/Perdas e um esboo de procedimentos de auditoria e princpios de preparao de demonstraes financeiras.

AS DEMONSTRAES CONTABEIS E SUAS CONTRIBUIES PARA O ORAMENTO: Em 1919, Alexandre Wall, considerado o pai da anlise de balanos, apresentou um modelo de anlise de balanos, por meio de ndices, e demonstrou a necessidade de considerar outras relaes, alm de Ativo Circulante contra Passivo Circulante. Posteriormente desenvolveu, em parceria com outros autores, frmulas matemticas de avaliao de empresas, ponderando diversos ndices no balano.Mesmo com o mtodo de computar vrios coeficientes, os analistas sentiam a necessidade de padres de referncia que os auxiliassem em suas avaliaes. Em 1925, Stephen Gilman, realizou algumas crticas anlise de coeficientes e props a sua substituio pela construo de ndices encadeados que indicasse as variaes ocorridas nos principais itens em relao a um ano-base, ou seja, uma Anlise Horizontal. Surgiu na dcada de 30, dentro da empresa Du Pont, de Nemours nos Estados Unidos, um modelo de Anlise da Rentabilidade da empresa que decompunha a Taxa de Retorno em Taxas de Margem de Lucro e Giro dos Negcios, chamado de Anlise do ROI (Return on Investment). No Brasil, a anlise de balano at 1968, era ainda um instrumento pouco utilizado na prtica. Neste ano foi criada a SERASA, empresa que passou a operar como central de Anlise de Balano de bancos comerciais. Atualmente, a anlise de balano o meio mais utilizado pelas instituies financeiras para consignao de crditos e muito utilizada dentro das organizaes como anlise da situao econmico-financeira e apoio tomada de decises. atravs da anlise das demonstraes financeiras que podemos identificar os pontos crticos dentro da organizao e apresenta

1 2

imediatamente um esboo das prioridades para solucionar problemas.

conhecimento terico, e como us-lo na prtica de extrema importncia em se tratando de estruturao e anlise das demonstraes financeiras. Essas anlises garantem uma viso da estratgia e dos planos da empresa, possibilitando novas decises, permitindo estimar seu futuro, suas limitaes e potencialidades. de primordial importncia estar munidos desses conhecimentos, todos aqueles que pretendem se relacionar com a empresa, como fornecedores, financiadores, acionistas e principalmente profissionais na rea financeira. As empresas buscam profissionais capacitados e com grande conhecimento terico e prtico para analisar, planejar e controlar seu sistema financeiro. Infelizmente a maioria dos administradores financeiros no tem conhecimento de como desenvolver este trabalho, e isto um problema, pois muitos se preocupam apenas em negociar propostas de crdito nas instituies financeiras, e no buscam auxiliar o administrador da empresa a tomar decises corretas utilizando os recursos da empresa da melhor forma possvel. Saber estruturar os dados coletados e conhecer o significado de cada um um conhecimento que todo o administrador financeiro deve ter e para efetuar uma tima anlise financeira preciso conhecer bem os indicadores utilizados e suas finalidades.

O Oramento feito a partir das contas do Plano de Contas. Cada conta de Receita ou Despesa criada no Plano de Contas aparecer automaticamente no Oramento mostrando os valores orados do ms corrente para cada conta, deve se fazer um comparativo com os lanamentos realizados no Controle Financeiro.Alm do nome e dos cdigos de conta, as colunas do Oramento so as seguintes: Valor Orado: o valor que voc determinou como oramento para cada Conta. Realizado: o valor total dos lanamentos da conta, calculado a partir dos lanamentos do Controle Financeiro. Esse valor o mesmo que apresentado na coluna Movimento, no Balancete. Realizado: a comparao percentual entre o valor Realizado e o Valor Orado. Por exemplo, se para uma conta de despesa voc orou R$ 100, e j gastou R$ 40, esta coluna indicar que 40% do valor orado j foram atingidos. Saldo: a diferena entre o Valor Orado e o Valor Realizado. Para as Receitas, o valor que ainda dever ser recebido. Para as Despesas, o limite que ainda pode ser gasto.

1 3

Ao abrir o Oramento de cada ms, inicialmente a coluna Valor Orado estar zerada para todas as contas. Voc pode orar individualmente um valor para cada Conta. Nas contas de Entradas/Receitas, se o valor Realizado menor que o Valor Orado, o valor do Saldo ser apresentado em vermelho, indicando que o Valor Orado ainda no foi atingido, e esse fato ruim (gerando "dficit") para o resultado do oramento. Se o valor Realizado for maior que o Valor Orado, o valor do Saldo ser apresentado em azul, que indica que isso bom (gerando "supervit") para o resultado do oramento do ms. Nas contas de Sadas/Despesas, o raciocnio inverso. Se o valor Realizado maior que o Valor Orado, o Saldo ser apresentado em vermelho, indicando que j foi gasto mais que o Valor Orado, e isso estaro gerando um "buraco" no oramento. Se o valor Realizado menor que o Valor Orado, isso muito bom, pois foi gasto menos do que o Valor Orado, e o valor do Saldo ser apresentado em azul. O objetivo do acompanhamento do oramento monitorar o saldo de cada conta, para que, no final do ms, o saldo tanto para as contas de receita quanto para as de despesa seja apresentado em azul, ou zero. Como comum sermos surpreendidos por despesas imprevistas, aconselhvel que o total das despesas oradas no ultrapasse 90% das receitas oradas. Ou seja, ao fazer o oramento, certifique-se de que o Resultado do Ms para o Valor Orado seja equivalente a pelo menos 10% do total orado para as Receitas.

1 4

4 CONCLUSO

Vale ressaltar que as mudanas ocorridas nas organizaes aumentam a complexidade das atividades, passando a exigir das empresas maior quantidade de informaes para o controle do seu processo produtivo e das tomadas de decises nos nveis estratgico e operacional. A tomada de deciso se transformou na grande questo a ser enfrentada pelos empreendedores, obrigando-os a pensar em mecanismos mais eficientes, capazes de oferecer informaes e sistemas de controle de gesto para que as decises sejam tomadas com base em previses que espelhem resultados futuros satisfatrios. Os administradores necessitam, cada vez mais, de informaes rpidas e confiveis. Surge, ento, a necessidade de um programa oramentrio, montado a partir dos objetivos e das metas da organizao, que seja capaz de criar padres econmicos que projetem, para o futuro, o resultado operacional da empresa. O processo oramentrio fora as empresas a identificar seus objetivos em longo prazo e ser especficas no estabelecimento das metas, alm de for-las a envolver todos os seus scios e colaboradores no processo oramentrio, e principalmente, antecipa problemas para melhor trat-los, permitindo assim o controle. Com tudo, percebe-se que o oramento um grande instrumento de planejamento e controle, auxiliando as tomadas de decises cerca da gesto empresarial, possibilitando o estabelecimento de metas e objetivos que a empresa necessita para desenvolver suas atividades com sucesso, de forma a alcanar os resultados almejados.

1 5

REFERNCIAS SANVICENTE, A. Z.; SANTOS, C. C. Oramento na administrao de empresas. 2.ed.SoPaulo:Atlas,2000. http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/importancia-evantagens-da-elaboracao-do-controle-orcamentario/33713/ FREZATTI, FABIO. Oramento Empresarial: Planejamento e Controle Gerencial. 4 edio, So Paulo: Atlas, 2007.

IUDCIBUS, SRGIO DE; MARTINS, ELISEU; GELBCKE, ERNESTO RUBENS. FIPECAFI Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes Aplicveis s demais Sociedades 6 edio, Altas, 2003.

MOREIRA, JOS CARLOS. Oramento Empresarial: Manual de Elaborao. 5 edio, So Paulo: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, DJAUMA DE P. REBOUAS. Planejamento Estratgico: Conceitos, Metodologia e Prticas. 22 edio, So Paulo: Atlas, 2005.

PARSLOE, ERIC; WRIGHT, RAYMOND. O Oramento. So Paulo: Nobel, 2001.

PASSARELLI, JOO; BOMFIM, EUNIR DE AMORIM. Oramento Empresarial: Como elaborar e Analisar. So Paulo: IOB Thomson, 2004.

GITMAN, Lawrence J.Principios de administrao financeira. Traduo de Jorge Ritter.Porto Alegre:Bookman,2001.

Santos, Edno O.Administrao financeira da pequena e mdia empresa.So Paulo:Atlas,2001.

http://www.ganancia.com.br/index.php?id=182

1 6

Вам также может понравиться