Вы находитесь на странице: 1из 2

INTRODUO

O Filme Inferno na Torre uma produo dos Estados Unidos da Amrica e foi lanado ao cinema no ano de 1974. Dirigido por John Guilhermin e Irwin Allen foi indicado ao Oscar de 1975 nas categorias de melhor filme, melhor ator coadjuvante, melhor direo de arte, melhor fotografia, melhor edio e melhor cano original, sendo vencedor nessas trs ltimas categorias. O filme Inferno na Torre relata basicamente um incndio em uma Torre na cidade de San Francisco, a Torre de Vidro, onde em sua estreia acontece um incndio provocado por problemas na parte eltrica.

OBJETIVO DO RELATRIO Fixar os conhecimentos em combate e preveno de Incndios aprendidos em sala de aula; Verificar e identificar os problemas que causaram o grande incndio, tema principal do Filme; Compreender a importncia da segurana em construo de edifcios.

O Filme, para melhor entendimento didtico, ser divido em trs partes neste relatrio: O incio, o clmax e o desfecho.

O INCIO O longa comea com cenas j na recm construda Torre de Vidro, edifcio imponente na poca pelo seu nmero de andares: 138 ao total. Logo no seu incio, o arquiteto que projetou a Torre, Doug Roberts, nota uma discrepncia em seu projeto original, no qual fez um pedido em que os cabos de energia eltrica fossem reforados com isolante duplo. Um super aquecimento em um dos geradores de energia auxiliares constata que o que foi pedido no papel no foi concretizado. Um dos operadores constata e mostra a Doug Roberts um dos cabos de alimentao com a metade do corpo do fio queimado por um curto-circuito. Imediatamente, Doug Roberts se dirige a sala do Presidente do edifcio, exigindo explicaes em relao ao no cumprimento das especificaes, no qual Roberts fez questo de incluir no projeto. O que no se sabia que neste momento, um pequeno incndio provocado por um curto-circuito em uma das salas do edifcio j estava se iniciando, onde no local tambm existia material inflamvel, e uma ventilao constante, combustveis essenciais ao fogo. No decorrer dessa parte da trama possvel perceber que realmente o que Doug Roberts pediu em relao aos padres estabelecidos para o sistema de energia no foram cumpridos.

O Genro do proprietrio da Torre em conluio com o mesmo foram os responsveis, pois buscavam com a troca dos equipamentos adequados um barateamento no custo do projeto e assim, teriam a oportunidade de embolsar uma boa quantia em dinheiro. Mais tarde, os mesmos corruptos iro perceber que a compra de produtos com baixa confiabilidade ir trazer consequncias mais drsticas. O CLMAX Em seu dia de estreia, foi oferecido um jantar de gala para trezentos convidados, entre eles, personalidades importantes do Governo local. A cerimnia de abertura, com direito a corte da faixa inaugural, foi acompanhada de fora da Torre. A recepo aos convidados se deu no ltimo andar da Torre, festa regada a muita bedida, comida e msica. Porm, algo estranho acontecia no momento da Cerimnia. Os geradores e os fios eltricos no paravam de esquentar cada vez mais. Pequenos curtos-circuitos foram notados e, sob o olhar preocupado do arquiteto, o mesmo constata que em algum local do edifcio h um princpio de incndio, no se identificando o foco. No podemos esquecer que, neste intervalo de tempo, a sala em que se tinha iniciado um pequeno foco de incndio j se encontra completamente tomada pelo fogo. Diante da situao, Doug Roberts chama o corpo de bombeiros, liderado pelo chefe Michael O'Hallorhan. Fazendo sua vistoria no edifcio, um funcionrio identifica em uma das salas uma sada de fumao por debaixo da porta. O bombeiro tenta alertar sobre o perigo de abrir a porta, mas o mesmo no ouve. Quando o funcionrio abre a porta o fogo se espalha pelo andar e o atinge, levando srias queimaduras pelo corpo. Entre os acontecimentos, o arquiteto pede ao proprietrio que os convidados sejam deslocados para os andares de baixo, pedido no aceito pelos organizadores e os mesmo continuam no ltimo andar. O pedido s aceito quando o lder do corpo de Bombeiros explica a situao catica que se encontra. Houve a tentativa de alocar os convidados para os andares de baixo, deciso tomada tardiamente, pois neste momento no era mais possvel realizar o deslocamento porque alm de o elevador social comportar somente 12 pessoas por viagem

Вам также может понравиться