Вы находитесь на странице: 1из 23

QUESTES: DIREITOS HUMANOS DIREITOS FUNDAMENTAIS TEORIA GERAL 01 Sobre os direitos e garantias fundamentais, correto afirmar-se que: a) os de primeira

ra gerao so denominados direitos negativos, de absteno, focados no princpio da igualdade e fraternidade universal; b) os de segunda gerao, ao contrrio, enfatizam o princpio da liberdade do cidado em face do Estado, a busca de melhores condies de vida, a criao de polticas sociais de interveno contra o arbtrio da liberdade individual; c) as garantias tm carter instrumental, so meios destinados a assegurar o exerccio dos direitos, preserv-Ios ou repar-Ios, quando violados, como ocorre quando, no artigo 5, X, da Constituio Federal, assegurado o direito indenizao, pelo dano material ou moral decorrente da violao dos direitos intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas; d) tm como caractersticas essenciais a temporariedade, excepcionalidade, irrenunciabilidade e concorrncia.
02 Direitos e Garantias Fundamentais. I. A Constituio Federal deu enorme relevncia a esses direitos assegurando-os de maneira quase absoluta, mas certas conturbaes sociais podem desencadear a necessidade de supresso temporria de certos direitos no atendimento do interesse do Estado e das instituies democrticas. II. A Constituio Federal compreende-os como sendo os direitos individuais e os direitos coletivos previstos no artigo 5o, excluindo dessa categoria os direitos sociais e os direitos polticos. III. Os direitos republicanos tm surgido na doutrina como uma nova categoria onde o cidado passa a pensar no interesse pblico explicitamente para fazer frente ofensa coisa pblica, como o nepotismo, a corrupo, bem como s polticas de Estado que, a pretexto de se caracterizarem como pblicas, na verdade podem atender a interesses particulares indefensveis. (A) Somente a afirmativa I est correta. (B) Somente a afirmativa II est correta. (C) Somente a afirmativa III est correta. (D) Somente as afirmativas I e II esto corretas. (E) Somente as afirmativas I e III esto corretas. 03 A respeito da relao entre o jusnaturalismo e o juspositivismo, o Direito Internacional dos Direitos Humanos consagra a noo, segundo a qual (A) o reconhecimento dos direitos humanos nas Constituies caracteriza a transio da fundamentao daqueles, do direito natural ao direito positivo.

(B) s se pode admitir a formulao de novos direitos humanos por parlamentos legitimamente eleitos, tendo em vista o primado da soberania estatal, atualmente. (C) recomendvel a positivao dos direitos humanos sem, contudo, olvidar sua fundamentao no Direito Natural, permitindo o paulatino reconhecimento de novos direitos. (D) irrelevante seu reconhecimento pela legislao interna dos pases, considerando que os direitos humanos so inerentes ao ser humano. (E) os direitos humanos, historicamente fundados no Direito Natural, necessitam ser reconhecidos pelo Direito Positivo para se tornarem exigveis.

INTERPRETAO (CONSTITUICIONAL) DOS DIREITOS HUMANOS


04 De acordo com o Direito Internacional dos Direitos Humanos, no tocante interpretao, em caso de conflito, das normas definidoras de direitos e garantias, (A) prevalece sempre a norma interna. (B) norma posterior derroga a anterior. (C) norma especial derroga a geral no que apresenta de especfico. (D) prevalece sempre a norma mais benfica pessoa humana. (E) prevalece sempre a norma internacional. 05 A Constituio tem compromisso com a efetivao de seu ncleo bsico (direitos fundamentais), o que somente pode ser pensado a partir do desenvolvimento de programas estatais, de aes, que demandam uma perspectiva no terica, mas sim concreta e pragmtica e que passe pelo compromisso do intrprete com as premissas do constitucionalismo contemporneo. Este enunciado diz respeito (A) implementao de polticas pblicas e ao neoconstitucionalismo. (B) desconstitucionalizao dos direitos sociais e interpretao aberta da sociedade de Hberle. (C) petrificao dos direitos sociais e interpretao literal de Savigny. (D) ilegitimidade do controle jurisdicional e ao ativismo judicial em direitos sociais. (E) constituio reguladora de Juhmann e ao mtodo hermenutico clssico.

DIREITOS HUMANOS EM ESPCIE 06 A Lei Federal no 11.900, de 8 de janeiro de 2009, ao prever a possibilidade de realizao de interrogatrio e outros atos processuais por sistema de videoconferncia, (A) viola a Conveno Americana de Direitos Humanos, que garante o direito de toda pessoa presa de ser conduzida presena de um juiz. (B) no padece da mesma inconstitucionalidade da Lei Estadual no 11.819/05, declarada pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do Habeas Corpus no 90.900-SP, pois exige deciso fundamentada do juiz. (C) padece da mesma inconstitucionalidade da Lei Estadual no 11.819/05, declarada pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do Habeas Corpus no 90.900-SP.

(D) no viola a Conveno Americana de Direitos Humanos, que garante o direito de toda pessoa presa de ser ouvida por um juiz, mesmo que distncia. (E) no viola a Declarao Universal dos Direitos Humanos, que no dispe sobre garantias judiciais. 07 No que se refere aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opo correta. A) A proteo reproduo da imagem no abrange as atividades desportivas. B) Aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao de suas obras, mas no o de reproduo delas. C) O direito de propriedade intelectual abrange tanto a propriedade industrial quanto os direitos do autor. D) s representaes sindicais no assegurado o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico de obras criadas por artistas a elas associados. 08 De acordo com a CF, todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. No que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais previstos na CF, assinale a opo correta. A) Os direitos fundamentais no so assegurados ao estrangeiro em trnsito no territrio nacional. B) Como decorrncia da inviolabilidade do direito liberdade, a CF assegura o direito escusa de conscincia, desde que adstrito ao servio militar obrigatrio. C) admitida a interceptao telefnica por ordem judicial ou administrativa, para fins de investigao criminal ou de instruo processual penal. D) O duplo grau de jurisdio, no mbito da recorribilidade ordinria, no consubstancia garantia constitucional. 09 Assinale a opo correta no que se refere aplicao do princpio da dignidade da pessoa humana. A) A aplicao do princpio da insignificncia, embora seja consequncia do princpio da dignidade da pessoa humana, no aplicvel aos crimes militares, haja vista a dignidade do bem jurdico protegido pelos tipos penais que tm por objeto de proteo os interesses da administrao militar. B) A ausncia de indicao da conduta individualizada dos acusados de crimes societrios, alm de implicar a inobservncia aos princpios do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditrio, fere o princpio da dignidade da pessoa humana. C) O uso de algemas no requer prvio juzo de ponderao da necessidade, como em casos de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, pois, como a fuga ato extremamente provvel no momento da priso, as algemas podem ser utilizadas como regra. D) A referncia, na CF, dignidade da pessoa humana, aos direitos da pessoa humana, ao livre exerccio dos direitos individuais e aos direitos e garantias individuais est relacionada aos direitos e garantias do indivduo dotado de personalidade jurdica ou no. Desse modo, a aplicao do princpio da dignidade humana exige a proteo dos embries humanos

obtidos por fertilizao in vitro e congelados, devendo-se evitar sua utilizao em pesquisas cientficas e terapias. 10 Segundo a Constituio Federal de 1988 (CF), o sigilo das comunicaes telefnicas A) poder ser violado, por ordem judicial ou administrativa, para instruo processual de ao de improbidade administrativa.

B) absolutamente inviolvel. C) poder ser violado, por ordem de ministro de Estado, para instruo de processo administrativo disciplinar. D) poder ser violado, por ordem judicial, para fins de investigao criminal. 11 correto afirmar que a lei penal A) no retroagir, salvo para beneficiar o ru. B) retroagir, salvo disposio expressa em contrrio. C) no retroagir, salvo se o fato criminoso ainda no for conhecido. D) retroagir, se ainda no houver processo penal instaurado. 12 Segundo a CF, pode ser instituda pena A) de carter perptuo. B) de trabalhos forados. C) de perda de bens. D) de banimento. 13 Assinale a alternativa incorreta. O art. 5. da Constituio Federal assegura o seguinte: (A) livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cien tfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena. (B) reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados a plenitude de defesa, o sigilo das votaes, a soberania dos veredictos e a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. (C) as associaes no podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas. (D) so assegurados, nos termos da lei, a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas e o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas. (E) a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do pas. 14 A lei estadual paulista no 12.142/05, com o intuito de se respeitar a guarda sabtica, estabelece perodos para a realizao de concursos ou processos seletivos para provimento de cargos pblicos, de exames vestibulares e de provas a alunos do ensino fundamental, mdio e superior. Essa lei est sendo questionada no STF atravs da ADI 3714, proposta pela Confederao Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN). Da anlise do exposto acima pode-se concluir, conforme a ADI 3714, que essa Lei (A) inconstitucional porque fere o pluralismo poltico previsto no artigo 1o, inciso V, da Constituio Federal. (B) inconstitucional porque, em relao s escolas particulares, invade competncia legislativa da Unio para legislar sobre diretrizes e bases (22, XXIV da CF) e fere a autonomia das universidades por impor regras prprias de gesto administrativa (artigo 207 da CF).

(C) constitucional porque no prembulo da nossa Constituio consta o nome de Deus e, portanto, incentiva a sociedade brasileira prtica da religio. (D) inconstitucional porque a liberdade religiosa, prevista no artigo 5o, inciso VII da Constituio, espcie pertencente ao gnero liberdade constitucional de pensamento e prev o direito de no professar nenhuma f.

(E) inconstitucional porque fere o princpio federativo que diz caber ao municpio a edio de leis que tratem de assuntos de interesse local, nos termos do que dispe o artigo 30, I, da CF. 15 A Constituio da Repblica Federativa do Brasil estabelece que (A) so destinatrios dos direitos e garantias fundamentais os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, da a proibio de extradio de brasileiros natos e naturalizados em qualquer circunstncia. (B) o direito fundamental tutela jurisdicional se confunde com o direito de petio, eis que em ambos os casos exige-se a comprovao de um gravame pessoal ou uma leso de direitos. (C) a seguridade social deva garantir um salrio mnimo de benefcio previdencirio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover a prpria subsistncia ou t-la provida. (D) dever do Estado o oferecimento de ensino fundamental e mdio obrigatrios e gratuitos a todos e a progressiva universalizao do ensino superior. (E) a previdncia social se organiza sob a forma de regime geral, de carter contributivo e filiao obrigatria, j a assistncia social endereada a todos os que dela necessitarem independentemente de contribuio seguridade social.

TRATADOS INTERNACIONAIS
16 A incorporao, no Brasil, de um tratado internacional de direitos humanos exige a (A) ratificao pelo presidente da Repblica e a edio de um decreto de execuo. (B) assinatura do tratado, sua aprovao pelo Poder Legislativo, sua ratificao pelo presidente da Repblica e a edio de um decreto de execuo. (C) ratificao pelo presidente da Repblica. (D) assinatura do tratado, sua aprovao pelo Poder Legislativo e sua ratificao pelo presidente da Repblica. (E) aprovao pelo Poder Legislativo e a ratificao pelo presidente da Repblica. 17 Os tratados internacionais sobre direitos humanos firmados pela Repblica Federativa do Brasil sero equivalentes s emendas constitucionais, se forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, A) em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. B) em dois turnos, por maioria absoluta dos votos dos respectivos membros. C) em nico turno, por maioria absoluta dos votos dos respectivos membros. D) em nico turno, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. 18 Os tratados e as convenes internacionais sobre direitos humanos celebrados pelo Brasil (A) sero imediatamente incorporados ao direito nacional, com a natureza de emenda constitucional.

(B) equivalero s emendas constitucionais quando forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. (C) vigero, no Brasil, aps o exequatur do Supremo Tribunal Federal. (D) equivalero s emendas constitucionais quando aprovados pelo Senado Federal, em dois turnos, pela maioria.

19 Tratados so, por excelncia, normas de direito internacional pblico. No modelo jurdico brasileiro, como nas demais democracias modernas, tratados passam a integrar o direito interno estatal, aps a verificao de seu iter de incorporao. A respeito dessa temtica, assinale a opo correta, de acordo com o ordenamento jurdico brasileiro. A) Uma vez firmados, os tratados relativos ao MERCOSUL, ainda que criem compromissos gravosos Unio, so automaticamente incorporados visto que so aprovados por parlamento comunitrio. B) Aps firmados, os tratados passam a gerar obrigaes imediatas, no podendo os Estados se eximir de suas responsabilidades por razes de direito interno. C) Uma vez ratificados pelo Congresso Nacional, os tratados passam, de imediato, a compor o direito brasileiro. D) Aprovados por decreto legislativo no Congresso Nacional, os tratados podem ser promulgados pelo presidente da Repblica.

SISTEMA DE PROTEO (REMDIOS CONSTITUCIONAIS)


20 Qualquer cidado, no pleno gozo de seus direitos polticos, pode invalidar atos ou contratos administrativos ilegais ou lesivos ao patrimnio da Unio, Distrito Federal e Municpios. Essa afirmao refere-se a (A) Mandado de segurana. (B) Habeas Data. (C) Ao popular. (D) Ao de improbidade administrativa. (E) Mandado de injuno. 21 O Habeas Data (A) da competncia originria do Supremo Tribunal Federal, quando impetrado contra ato de Ministro de Estado. (B) ser concedido para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, ou de membros do Congresso Nacional, constantes dos registros de entidades governamentais. (C) ser concedido para a retificao de dados, quando no se prefira fazlo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. (D) da competncia originria do Superior Tribunal de Justia, quando impetrado contra ato do Tribunal de Contas da Unio. 22 No que se refere aos remdios constitucionais, assinale a opo correta. A) A doutrina brasileira do habeas corpus, cujo principal expoente foi Rui Barbosa, conferiu grande amplitude a esse writ, que podia ser utilizado, inclusive, para situaes em que no houvesse risco liberdade de locomoo. B) O habeas data pode ser impetrado ao Poder Judicirio, independentemente de prvio requerimento na esfera administrativa. C) A ao popular pode ser ajuizada por qualquer pessoa para a proteo do patrimnio pblico estatal, da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimnio histrico e cultural. D) A ao civil pblica somente pode ser ajuizada pelo MP, segundo determina a CF. 23 Assinale a opo incorreta acerca dos remdios constitucionais.

A) Organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano tm legitimao ativa para impetrar mandado de segurana coletivo em defesa dos interesses de seus membros ou associados. B) A ao popular s pode ser proposta de forma repressiva, sendo incabvel, assim, sua proposio antes da consumao dos efeitos lesivos de ato contra o patrimnio pblico. C) No habeas data, o direito do impetrante de receber informaes constantes de registros de entidades governamentais ou de carter pblico incondicionado, no se admitindo que lhe sejam negadas informaes sobre sua prpria pessoa. D) O mandado de segurana pode ser proposto tanto contra autoridade pblica quanto contra agente de pessoas jurdicas privadas no exerccio de atribuies do poder pblico. 24 No que diz respeito aos direitos fundamentais, assinale a opo correta. A) So gratuitas as aes de habeas corpus, habeas data e o mandado de injuno. B) O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por qualquer partido poltico. C) O Estado deve prestar assistncia jurdica integral e gratuita a todos. D) O direito de qualquer cidado propor ao popular previsto constitucionalmente. 25 Diretor de sociedade de economia mista da qual o Municpio participa pratica ato lesivo ao patrimnio da empresa. A anulao do ato pode ser pleiteada (A) em ao popular proposta por qualquer pessoa residente no Pas. (B) em ao popular proposta por qualquer cidado. (C) apenas pelos que foram prejudicados pelo ato. (D) em mandado de segurana impetrado por qualquer pessoa residente no Municpio.

SISTEMA INTERNACIONAL DE PROTEO


26 As decises proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, quando no implementadas pelo Estado brasileiro, (A) podem ser executadas como ttulo executivo judicial perante a vara federal competente territorialmente. (B) podem ser executadas como ttulo executivo judicial perante o Supremo Tribunal Federal. (C) serviro para que a Assemblia Anual da Organizao das Naes Unidas advirta o Estado brasileiro pelo descumprimento da Conveno Americana de Direitos Humanos. (D) podem ser executadas como ttulo executivo judicial perante a vara federal competente territorialmente, desde que homologadas pelo Supremo Tribunal Federal. (E) serviro para que o Estado brasileiro sofra sanes internacionais, como a vedao obteno de financiamentos externos. 27 No Sistema Interamericano de Direitos Humanos, pessoas e organizaes no-governamentais podem peticionar diretamente

(A) Comisso Interamericana de Direitos Humanos e Corte Interamericana de Direitos Humanos, a esta ltima somente para solicitar medidas provisrias em casos que j estejam sob sua anlise. (B) somente Comisso Interamericana de Direitos Humanos. (C) Comisso Interamericana de Direitos Humanos e Corte Interamericana de Direitos Humanos, a esta ltima somente para solicitar medidas provisrias.

(D) Comisso Interamericana de Direitos Humanos e Corte Interamericana de Direitos Humanos. (E) Comisso Interamericana de Direitos Humanos e Corte Interamericana de Direitos Humanos, a esta ltima somente como instncia recursal das decises proferidas pela Comisso Interamericana de Direitos Humanos. 28 O denominado Sistema ONU de proteo dos direitos humanos inclui (A) o Conselho de Direitos Humanos e o Tribunal Penal Internacional. (B) o Conselho de Direitos Humanos, os altos comissrios, os relatores especiais, os comits criados pelos tratados internacionais e o Tribunal Penal Internacional. (C) a Corte Interamericana de Direitos Humanos, a Corte Europia de Direitos Humanos e a Corte Africana de Direitos Humanos. (D) o Conselho de Direitos Humanos, os altos comissrios, os relatores especiais, os comits criados pelos tratados internacionais e a Corte Internacional de Justia. (E) o Conselho de Direitos Humanos, Corte Internacional de Justia e o Tribunal Penal Internacional. 29 O Tribunal Penal Internacional tem competncia para julgar pessoas (A) acusadas de crimes de guerra, contra a humanidade e genocdio, ocorridos a partir da entrada em vigor do Estatuto de Roma, em 2002. (B) acusadas de crimes de guerra, contra a humanidade e genocdio, ocorridos a partir da entrada em vigor do Estatuto de Roma, em 1998. (C) acusadas de crimes de guerra, contra a humanidade, genocdio e terrorismo. (D) e Estados acusados de crimes de guerra, contra a humanidade, genocdio e terrorismo. (E) e Estados acusados de crimes de guerra, contra a humanidade e genocdio. 30 Considerando que o Brasil signatrio da Conveno Americana de Direitos Humanos, tambm conhecida como Pacto de San Jos da Costa Rica, assinale a alternativa correta. (A) O Brasil est sujeito jurisdio contenciosa da Corte Interamericana de Direitos Humanos, porque se trata de clusula obrigatria da Conveno. (B) A competncia da Corte Interamericana de Direitos Humanos est limitada emisso de sentena declaratria por violaes da Conveno. (C) A clusula da Conveno relativa jurisdio obrigatria da Corte facultativa e o Brasil a ela no aderiu at hoje. (D) O Brasil sujeitou-se voluntariamente jurisdio da Corte e pode ser condenado obrigao de fazer cessar as violaes Conveno e indenizar as vtimas. (E) A Constituio Federal no permite a sujeio do Brasil jurisdio de Tribunais Internacionais. 31 Acerca de tribunais internacionais e de sua repercusso, assinale a opo correta. A) O Tribunal Penal Internacional prev a possibilidade de aplicao da pena de morte, ao passo que a Constituio brasileira probe tal aplicao. B) O 4. do art. 5. da Constituio Federal prev a submisso do Brasil jurisdio de tribunais penais internacionais e tribunais de direitos humanos.

C) O Estatuto de Roma no permite reservas nem a retirada dos Estadosmembros do tratado. D) O Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, estabelece uma diferena entre entrega e extradio, operando a primeira entre um Estado e o mencionado tribunal e a segunda, entre Estados.

32 Defensor Pblico levou caso de violao de direitos humanos, ocorrido em So Paulo, ao conhecimento da Comisso Interamericana de Direitos Humanos, que a entendeu pertinente. Contudo, o Estado brasileiro no cumpriu as recomendaes respectivas. Diante de tal situao, o Defensor Pblico: (A) deve peticionar Comisso Interamericana de Direitos Humanos requerendo a remessa do caso Corte Interamericana de Direitos Humanos, para que o Brasil seja formalmente condenado. (B) deve requerer Corte Interamericana de Direitos Humanos que seja o caso trazido sua apreciao, para que o Brasil seja formalmente condenado. (C) pode quedar inerte, pois a remessa do caso pela Comisso Interamericana de Direitos Humanos Corte Interamericana de Direitos Humanos automtica nestes casos. (D) pode requerer a homologao da deciso da Comisso Interamericana de Direitos Humanos perante o Supremo Tribunal Federal, nos termos do artigo 483 do Cdigo de Processo Civil, para posterior execuo. (E) deve peticionar Comisso Interamericana de Direitos Humanos para que oficie diretamente o Governo do Estado de So Paulo para que cumpra suas recomendaes. 33 A respeito do Tribunal Penal Internacional, INCORRETO afirmar: (A) Sua jurisdio adicional e complementar dos Estados, cabendo a estes a responsabilidade primria quanto ao julgamento das violaes de direitos humanos. (B) Suas penas esto limitadas priso por 30 anos, podendo ser aplicada excepcionalmente a pena de morte, quando justificada pela extrema gravidade do crime e pelas circunstncias pessoais do condenado. (C) Alm de sanes de natureza penal, pode determinar a reparao s vtimas de crimes e respectivos familiares. (D) Tem competncia para apreciar denncias de cometimento de crimes contra os direitos humanos praticados por agentes pblicos, sem distines baseadas em cargo oficial. (E) Tem natureza permanente e pode ser acionado em face do cometimento dos crimes contra a humanidade, de genocdio, e de guerra, os quais obedecem aos princpios da legalidade e anterioridade penal. 34 O Caso Velasquez Rodriguez, julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em 1988, tem relevncia histrica porque o tribunal (A) estabeleceu que os Estados tm o dever de prevenir, investigar e punir violaes de direitos humanos enunciados na Conveno Americana de Direitos Humanos. (B) ordenou, pela primeira vez, medidas provisrias para garantir a vida e a integridade fsica da vtima. (C) consolidou o entendimento de que leis de anistia so incompatveis com a Conveno Americana de Direitos Humanos. (D) fixou os parmetros para o pagamento de indenizao em caso do desaparecimento forado de pessoas. (E) entendeu, pela primeira vez, que os direitos previstos no Protocolo de So Salvador tm exigibilidade imediata.

OUTRAS QUESTES COMPLEMENTARES PARA APROFUNDAMENTO (ALGUNS ASSUNTOS EVENTUALMENTE NO FORAM TRATADOS EM SALA DE AULA)

35 No Protocolo de San Salvador est reconhecido o direito de petio ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos nos casos de violao (A) do direito ao trabalho. (B) dos direitos econmicos, sociais e culturais. (C) dos direitos sade e educao. (D) dos direitos sade e moradia digna. (E) dos direitos livre associao sindical e educao. 36 No sistema global, a Conveno sobre Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra a Mulher, ratificada pelo Brasil em 1984, um marco no tocante ao combate da discriminao contra a mulher e na afirmao de sua cidadania. Sobre essa Conveno correto afirmar que (A) consagrou a possibilidade de adoo de aes afirmativas, ou seja, de medidas especiais de carter definitivo destinadas a acelerar a igualdade de fato entre mulheres e homens. (B) trouxe, quando de sua adoo pela ONU, um completo sistema de monitoramento, permitindo, inclusive, denncias individuais por mulheres em casos de violao. (C) a adoo pelo Brasil do Protocolo Facultativo Conveno, em 2002, aperfeioou a sistemtica de monitoramento da Conveno, com a possibilidade de apresentao de denncias por mulheres, individualmente ou em grupos, em casos de violao. (D) respeitou as diferenas culturais e a diversidade tnica ao permitir diferentes direitos e responsabilidades durante o casamento e por ocasio da sua dissoluo, permitindo que cada Estado faa sua regulamentao interna. (E) ao evitar impor muitas obrigaes aos Estados-partes que significassem ruptura imediata com padres estereotipados de educao de meninas e meninos, logrou obter o maior nmero de ratificaes de uma Conveno da ONU. 37 No tocante aos mecanismos de monitoramento e implementao dos direitos que contemplam, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos e o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais tm em comum: (A) o envio de relatrios, a comunicao interestatal e a sistemtica de peties. (B) o envio de relatrios. (C) o envio de relatrios, a comunicao interestatal e a sistemtica de peties, mediante adeso protocolo facultativo. (D) o envio de relatrios e a comunicao interestatal. (E) a sistemtica de peties. 38 Sobre os direitos e garantias fundamentais, correto afirmar-se que: a) os de primeira gerao so denominados direitos negativos, de absteno, focados no princpio da igualdade e fraternidade universal; b) os de segunda gerao, ao contrrio, enfatizam o princpio da liberdade do cidado em face do Estado, a busca de melhores condies de vida, a criao de polticas sociais de interveno contra o arbtrio da liberdade individual; c) as garantias tm carter instrumental, so meios destinados a assegurar o exerccio dos direitos, preserv-Ios ou repar-Ios, quando violados, como ocorre quando, no artigo 5, X, da Constituio Federal, assegurado o

direito indenizao, pelo dano material ou moral decorrente da violao dos direitos intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas; d) tm como caractersticas essenciais a temporariedade, excepcionalidade, irrenunciabilidade e concorrncia.

39 Com relao aos tratados internacionais, assinale a opo correta luz da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados, de 1969. A) Reserva constitui uma declarao bilateral feita pelos Estados ao assinarem um tratado. B) Apenas o chefe de Estado pode celebrar tratado internacional. C) Ainda que a existncia de relaes diplomticas ou consulares seja indispensvel aplicao de um tratado, o rompimento dessas relaes, em um mesmo tratado, no afetar as relaes jurdicas estabelecidas entre as partes. D) Uma parte no pode invocar as disposies de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado. 40 No se inclui entre as quatro Convenes de Genebra de 1949 sobre Direito Internacional Humanitrio a conveno relativa A) proteo das pessoas civis em tempo de guerra. B) melhoria da sorte dos feridos e enfermos dos exrcitos em campanha. C) ao tratamento dos prisioneiros de guerra. D) proteo de bens culturais em caso de conflito armado. 41 No que diz respeito ao MERCOSUL, assinale a opo correta. A) O MERCOSUL possui personalidade jurdica de direito internacional. B) vedado ao MERCOSUL celebrar acordos de sede. C) Os idiomas oficiais do MERCOSUL so o espanhol e o portugus, com prevalncia do espanhol em caso de dvida sobre a aplicao ou interpretao dos tratados constitutivos. D) O MERCOSUL ainda no possui um tratado sobre defesa da concorrncia, no obstante os esforos brasileiros para a criao de um instrumento sobre tal matria. 42 Considere as seguintes afirmaes sobre os direitos sociais. I. A exegese literal das clusulas ptreas indica que esses direitos fazem parte do ncleo constitucional intangvel conforme texto da nossa Constituio. II. So direitos que exigem do Poder Pblico uma atuao positiva como uma forma de implementao da igualdade social dos hipossuficientes. III. A teoria da reserva do possvel defende a possibilidade de um ativismo judicial no que tange a esses direitos para que haja uma irrestrita implementao pela via judicial. IV. Afirma-se que para sua maior efetividade a Emenda Constitucional no 31/2000, atentando para um dos objetivos fundamentais da nossa Repblica, criou o Fundo de Combate e Erradicao da Pobreza. Esto corretas SOMENTE as afirmaes (A) I e III. (B) I e IV. (C) I, II e III. (D) II e IV. (E) II, III e IV. 43 Considere as afirmaes seguintes: I. Compete ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana promover inquritos, investigaes e estudos acerca da eficcia das normas asseguradoras dos direitos da pessoa humana, inscritos na Constituio Federal, na Declarao Americana dos Direitos e Deveres Fundamentais do Homem (1948) e na Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948).

II. O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana composto majoritariamente por conselheiros oriundos da sociedade civil, incumbindo ao Poder Executivo fornecer-lhe suporte administrativo e financeiro.

III. Compete Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica suscitar, perante o Superior Tribunal de Justia incidente de deslocamento de competncia para a Justia Federal, nas hipteses de grave violao de direitos humanos. IV. Ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana incumbe a indicao dos candidatos a ouvidor da Defensoria Pblica, da Polcia e da Secretaria de Administrao Penitenciria. SOMENTE esto corretas as afirmaes: (A) I e II. (B) I e IV. (C) I, II e IV. (D) II e III. (E) III e IV. 44 Leia os excertos abaixo, extrados de obras clssicas da filosofia poltica. I. Portanto, para que um governo arbitrrio fosse legtimo, seria preciso que o povo, em cada gerao, fosse senhor de o admitir ou rejeitar; mas ento tal governo j no seria arbitrrio. Renunciar prpria liberdade o mesmo que renunciar qualidade de homem, aos direitos da Humanidade, inclusive aos seus deveres. No h nenhuma compensao possvel para quem quer que renuncie a tudo. Tal renncia incompatvel com a natureza humana, e arrebatar toda moralidade a suas aes, bem como subtrair toda liberdade sua vontade. Enfim, no passa de v e contraditria conveno estipular, de um lado, uma autoridade absoluta, e, de outro, uma obedincia sem limites. II. Nenhum dos chamados direitos humanos ultrapassa, portanto, o egosmo do homem, do homem como membro da sociedade burguesa, isto , do indivduo voltado para si mesmo, para seu interesse particular, em sua arbitrariedade privada e dissociado da comunidade. Longe de conceber o homem como um ser genrico, esses direitos, pelo contrrio, fazem da prpria vida genrica, da sociedade, um marco exterior aos indivduos, uma limitao de sua independncia primitiva. O nico nexo que os mantm em coeso a necessidade natural, a necessidade e o interesse particular, a conservao de suas propriedades e de suas individualidades egostas. III. Os entes, cujo ser na verdade no depende de nossa vontade, mas da natureza, quando irracionais, tm unicamente um valor relativo, como meios, e chamam-se por isso coisas; os entes racionais, ao contrrio, denominam-se pessoas, pois so marcados, pela sua prpria natureza, como fins em si mesmos; ou seja, como algo que no pode servir simplesmente de meio, o que limita, em conseqncia, nosso livre arbtrio. O excerto apresentado em (A) III de Karl Marx e representa a fundamentao racional da dignidade do ser humano. (B) II de John Locke e representa a crtica socialista aos direitos humanos de origem liberal. (C) II de Immanuel Kant e representa a crtica socialista aos direitos humanos de origem liberal. (D) I de Thomas Hobbes e representa sua concepo a respeito dos limites do poder poltico em face dos direitos humanos. (E) I de Jean-Jaques Rousseau e representa sua concepo a respeito dos limites do poder poltico em face dos direitos humanos. 45 As Constituies Mexicana (1917) e Alem (1919) so historicamente relevantes para os direitos humanos porque:

(A) incorporaram ao direito interno as normas da Declarao Universal dos Direitos Humanos. (B) restabeleceram o paradigma da dignidade humana, abalado pelos eventos da Segunda Guerra Mundial. (C) enfatizaram a prevalncia dos direitos individuais sobre os coletivos. (D) elevaram os direitos trabalhistas e previdencirios ao nvel de direitos fundamentais.

(E) inspiraram a elaborao da Declarao dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado. 46 Dos tratados internacionais de direitos humanos, abaixo relacionados, o que possui o maior nmero de reservas formuladas pelos respectivos Estados-partes a Conveno (A) sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial. (B) relativa ao Estatuto dos Refugiados. (C) sobre os Direitos da Criana. (D) sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra a Mulher. (E) contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes. 47 Ao comentar o problema da criminalidade no Brasil, Walter Ceneviva afirmou: Os caminhos para a soluo tm sido marcados por fatos estranhos ao direito e pela complexidade das condies da vida urbana, da escolaridade generalizada, da proteo sade, do atendimento previdencirio estendido a todos, menos pobreza e assim por diante. Em face dessas circunstncias, mais se acentua o grave mal de leis nascidas de escndalos ocasionais e das paixes momentneas, prejudicando e retardando as solues. (Crime pede solues a longo prazo. Folha de S. Paulo, 17 de maro de 2007. Caderno Cotidiano Especial, p. C2.) Comparando tal pensamento com as caractersticas do Direito Internacional dos Direitos Humanos, correto afirmar que o texto: (A) colide com a noo de que os direitos humanos devem ser protegidos pelo imprio da lei, prevista no terceiro Considerando da Declarao Universal dos Direitos Humanos. (B) coincide com a noo de indivisibilidade entre direitos civis e polticos e direitos econmicos, sociais e culturais, significando que os direitos somente adquirem plena eficcia se realizados conjuntamente. (C) coincide com a noo de que a realizao do direito segurana pblica prescinde da promoo simultnea de outras polticas pblicas, resultado de direitos previstos em tratados internacionais. (D) coincide com a noo de que leis, fruto do livre exerccio dos direitos polticos e do contrato social, podem estabelecer punies sem considerar o estgio de desenvolvimento econmico e social. (E) coincide com a noo de que a evoluo dos direitos humanos em geraes pressupe a prvia realizao dos direitos civis e polticos, como condio para a promoo dos direitos econmicos, sociais e culturais. 48 Muito se discute no Brasil a respeito da reduo da maioridade penal, supostamente capaz de inibir o cometimento de prticas criminosas por jovens. A respeito do tema, a Conveno sobre os Direitos da Criana (ONU), estabelece o conceito de criana, o qual aplica-se (A) apenas s pessoas com idade inferior a quatorze anos, a no ser quando por lei do Estado-parte a maioridade seja determinada com idade mais baixa. (B) a todas as pessoas com idade inferior a dezoito anos, sendo vedado ao Estado-parte da Conveno fix-la abaixo deste limite. (C) apenas s pessoas com idade inferior a quatorze anos, sendo vedado ao Estado-parte da Conveno fix-la abaixo deste limite.

(D) a todas as pessoas com idade inferior a dezoito anos, a no ser quando por lei do Estado-parte a maioridade seja determinada com idade mais baixa.

(E) s pessoas jovens conforme definido pela legislao do Estadoparte.

Вам также может понравиться