Вы находитесь на странице: 1из 4

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

Marketing eletrnico

COMRCIO E MARKETING ELETRNICO RESUMO O comrcio eletrnico a utilizao de recursos tecnolgicos para realizar operaes tradicionais de compra e venda de uma forma mais dinmica e rpida do que os meios mais usuais. Quando compramos algo com o carto de crdito, quando retiramos dinheiro de um caixa eletrnico, quando recebemos um fax com a encomenda de uma mercadoria, estamos fazendo comrcio eletrnico. Mas sem dvidas a internet veio para revolucionar essas operaes. Neste estudo iremos avaliar vantagens e desvantagens, bem como o marketing pode influenciar para tomada de decises dos usurios. Podemos citar duas formas principais pela qual ocorre o marketing eletrnico: a) Web sites prprios: So sites estabelecidos pelas prprias empresas, na esperana de atrair clientes atravs de uma presena na web. Nestes sites os clientes podero encontrar informaes sobre os produtos, suas caractersticas, conhecer a histria da empresa, sua localizao, rede de assistncia tcnica, podendo ou no oferecer a possibilidade de compra on-line (comrcio eletrnico). b) Portais Eletrnicos:

Portais eletrnicos so sites que atraem grande quantidade de "internautas" por oferecerem muitos servios e informaes. o caso do UOL , que oferece servios de e-mail, informaes em tempo real, entre outros, e que tem toda sua receita proveniente dos anunciantes. O anncio se d, principalmente, por meio de Banners (que em ingls quer dizer faixa). Ao estar usufruindo algum servio do site, o internauta surpreendido por uma faixa ou um quadro que traz o anncio de um produto ou alguma promoo e, oferece um link (vnculo) direto pgina da empresa fabricante do produto. Assim, basta um clique e o internauta poder entrar no site da empresa e encontrar mais informaes sobre o produto ou at adquiri-lo sem ter que sair de casa.

1.

Perfil dos Consumidores

O comrcio eletrnico a utilizao de recursos tecnolgicos para realizar operaes tradicionais de compra e venda de uma forma mais dinmica e rpida do que os meios mais usuais. Com o avano da internet e o surgimento do e-commerce, que qualquer operao feita entre computadores e redes de telecomunicaes, houve uma necessidade maior de conhecer esses clientes e satisfazer suas necessidades, assim podemos verificar que comeou a ser mais fcil traar o perfil desses clientes atravs da investigao de seus acessos na rede. Comprar produtos e servios pela Internet um hbito cada vez mais comum, fato confirmado por uma pesquisa realizada durante o segundo semestre de 2010 com o objetivo de traar um perfil de nosso comercio eletrnico. Conforme resultados da pesquisa, as classes A e B detm o maior nmero de consumidores de produtos da internet. So em geral pessoas com alto grau de escolaridade e que compram principalmente produtos pessoais gastando em mdia 118 reais nas lojas virtuais todos os meses. Aproximadamente 80% dos internautas afirmam que usam a internet para comparar preos, 25% procuram um novo carro e 18% fazem compras de cunho pessoal. Dos pesquisados, 66% realizaram de uma a cinco compras nos ltimos 6 meses, e destes, 30% gastou ao menos 224 reais.

2.

O que compram

Os produtos mais vendidos pela internet ou celular 2011


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Smartphones Acessrios para carros Acessrios para celulares Informtica Roupas masculinas Consoles e jogos de videogame Peas e acessrios para notebook Redes e Wi-fi Acessrios e peas para motos Roupas femininas

2010
Smartphones Acessrios para carros Acessrios para celulares Consoles e jogos de videogame Roupas masculinas Peas e acessrios para notebook Redes e Wi-fi Acessrios e peas para motos Cmeras digitais Roupas femininas

2009
Smartphones Acessrios para celulares Cmeras digitais Acessrios para carros

MP3 e MP4 players


Pen drives Roupas masculinas Consoles de games Peas e acessrios para notebook Perfumes e fragrncias

Fonte: Mercado Livre

3.

Valores percebidos pelos consumidores

O marketing eletrnico um dos maiores benefcios dos negcios on-line. Pode-se personalizar a abordagem aos consumidores on-line observando seu comportamento na Internet. Analisando as pginas que os consumidores navegam e as informaes que ele deixa no site possvel prever e sugerir novas compras. O banco de dados das empresas on-line o seu principal capital. A propaganda on-line outro benefcio da Internet. Nela pode-se definir exatamente o perfil dos consumidores potenciais do seu produto, evitando grandes gastos em campanhas promocionais. Os banners em sites de grande audincia e os sites de pesquisas so os meios mais comuns para a propaganda on-line.

4.

Empresas em destaque

5.

Fatores que influenciam as compras

Poder visitar uma empresa 24h por dia e em qualquer dia da semana, na comodidade de sua casa, sem enfrentar fila, constrangimento, engarrafamento e o mais importante independente de onde voc esteja, um fator que contribui para a compra on-line. Muitas vezes os sites oferecem preos mais baixos que os das lojas e descontos, dependendo da forma de pagamento. Poder comparar vantagens e benefcios do produto simultaneamente enquanto pesquisa sobre a empresa outro benefcio que pode ser decisivo na compra. A vantagem mais interessante no estar exposto a vendedores e a fatores emocionais, podendo pesquisar livremente aquilo que realmente precisa ou lhe satisfaz, sem nenhum tipo de

chantagem emocional, permitindo que o cliente exera seu direito de escolha entre duas ou mais marcas e escolher a que melhor lhe convm.

6.

Vantagens para as empresas Estar disponvel para o cliente 24 horas, 7 dias por semana; Possibilidade de desconto maior no produto tendo em vista o custo de contratao de vendedores e sem repasse de comisses aos mesmos; Sem necessidade de loja fsica e investir em decorao, vitrines, segurana e saneamento; Reduzida probabilidade de erros de interpretao no circuito com o cliente, e mesmo com o fornecedor; Poupana nos custos associados com o cliente e com o fornecedor; Baixo tempo de entregas das encomendas; Facilidade no acesso a novos mercados e clientes, com reduzido esforo financeiro; A vantagem competitiva das grandes empresas para as pequenas menor. Um eficiente e atrativo portal de compras na Internet no necessita de um elevado investimento financeiro. O cliente escolhe quem lhe d mais confiana e oferece melhor servio; Procedimentos associados s compras mais rpidos, permitindo as empresas diminuir o tempo mdio de recebimento, melhorando o seu cashflow (fluxo de caixa); Facilidade processamento de dados transmitido pelo CRM, como por exemplos preferncias e forma de pagamento dos clientes, assim como permite a antecipao da evoluo das tendncias do mercado; Contato permanente com todas as entidades intervenientes no processo, as interaes so mais rpidas, diminuindo os custos relacionados com a comunicao. Conhecimento constante do perfil de clientes, seus hbitos e regularidade de consumos; Antecipao das tendncias de mercado, disponibilidade permanente de relatrios sobre os produtos mais visualizados, reas mais navegadas; Rapidez na divulgao de novos produtos ou promoes.

Вам также может понравиться