Вы находитесь на странице: 1из 46

MANUAL PARA ELABORAO DE

PROJETOS E OBRAS DO

EDIFCIO TORRE SUL

Maio / 2006 Reviso 0

NOTAS IMPORTANTES : Todos os direitos autorais relativos a este documento foram cedidos com exclusividade a KB Engenharia Ltda., no podendo este ser reproduzido, transmitido ou gravado, sob qualquer forma ou a qualquer ttulo, no todo ou em parte, sem a prvia autorizao por escrito do detentor do copyright respectivo. As idias contidas neste documento so fruto do trabalho intelectual de seus autores, sendo portanto de titularidade exclusiva destes, mediante registro no rgo competente, no podendo ser utilizadas, sob qualquer forma ou a qualquer pretexto, sem a prvia e formal anuncia de seus titulares. Marcas Registradas eventualmente podem aparecer no decorrer deste documento. Mais do que simplesmente listar esses nomes e informar os logotipos das mesmas, os autores declaram estar utilizando tais nomes apenas para fins editoriais, em benefcio exclusivo dos respectivos titulares, sem inteno de infringir o Direito Autoral ou as regras de sua utilizao. A identidade visual e a logomarca do Edifcio Torre Sul foram desenvolvidas especialmente pela Uni Marketing (www.uni.srv.br). Para informaes: KB Engenharia Ltda. Av. Ira, 143 conj. 94 Moema CEP: 04082-000 So Paulo SP Fax: (0xx11) 5533-6832 Telefone: (0xx11) 5090-0555 E-mail: info@kbengenharia.com.br Home Page: www.kbengenharia.com.br

I.

APRESENTAO

Prezados Senhores,

Sejam muito bem-vindos ao Edifcio Torre Sul.

Este Manual para Elaborao de Projetos e Obras tem por objetivo principal orientar usurios e profissionais por estes contratados, na elaborao de projetos, aprovao, e execuo de obras ou reformas nas unidades privativas deste empreendimento, preservando a moderna infra-estrutura predial implementada e os diversos recursos tecnolgicos e de segurana disponveis, atravs da padronizao de normas e procedimentos, minimizando com isso, a possibilidade de futuros problemas. Este Manual contm elementos indispensveis ao desenvolvimento de novos projetos e deve ser usado em conjunto com o Regimento Interno do Condomnio, com o Manual do Usurio do Edifcio Torre Sul, com o Cdigo de Obras e Edificaes do Municpio de So Paulo1, assim como com toda a legislao federal, estadual e municipal pertinente, alm das Normas Tcnicas oficiais em suas ltimas verses publicadas. O desconhecimento ou a no observncia das especificaes contidas no presente documento compromete a longevidade da infra-estrutura predial e de suas instalaes, bem como eleva os riscos de segurana do condomnio e de seus usurios. Quaisquer dvidas decorrentes da interpretao deste Manual podero ser esclarecidas com a Gerncia do Condomnio deste empreendimento, a qual cabe a anlise dos projetos, liberao e vistorias das obras.

Visite tambm nosso website : www.edtorresul.com.br

Lei 11.228 de 25 de Junho de 1992, regulamentada pelo Decreto 32.329 de 23 de Setembro de 1992 (vide http://www2.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/habitacao/legislacao/codigo_de_obras_e_edificacoes/0001).
Pgina 1 de 30

II.

CONTEDO

I. II. III. IV. V. VI.

APRESENTAO .......................................................................................................... 1 CONTEDO.................................................................................................................... 2 RESPONSABILIDADES................................................................................................. 3 ANLISE DE PROJETOS E DOCUMENTOS E LIBERAO DA OBRA ......................... 4 CONDIES PARA INCIO DAS OBRAS ..................................................................... 7 ELABORAO E FORMATAO DOS PROJETOS ................................................... 8 1. GENERALIDADES ......................................................................................................... 8 2. PROJETO DE ARQUITETURA ...................................................................................... 9 3. PROJETO DE INSTALAES ELTRICAS E TELEFONIA....................................... 13 4. PROJETO DE INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS................................. 18 5. PROJETO DE AR CONDICIONADO E VENTILAO MECNICA............................ 18 6. PROJETO DE DETECO E ALARME DE INCNDIOS............................................ 21 7. PROJETO DE COMBATE A INCNDIOS POR CHUVEIROS AUTOMTICOS ......... 22 8. PROJETO DE AUTOMAO E SEGURANA ........................................................... 25

VII. TRANSPORTE DE MATERIAIS ................................................................................... 27 VIII. EXECUO DOS SERVIOS E HORRIOS DE TRABALHO ................................... 29 IX. X. XI. FISCALIZAO DA OBRA.......................................................................................... 32 INFORMAES GERAIS............................................................................................. 33 ANEXOS ....................................................................................................................... 35 Anexo I - Fluxograma...................................................................................................... 36 Anexo II - Procedimento para Impermeabilizao de Novas reas............................ 38 Anexo III - Posicionamento de Unidades Condensadoras .......................................... 42

Pgina 2 de 44

III. RESPONSABILIDADES

1. A anlise e aprovao de projetos, bem como a fiscalizao exercida pela Gerncia do Condomnio, so facultativas, no constituindo portanto, uma obrigao, mas sim em seu direito, razo pela qual no desobrigaro, em hiptese alguma, o usurio pela nica e exclusiva responsabilidade pela execuo das obras propostas e eventuais danos edificao ou ainda a terceiros, que porventura forem causados em decorrncia destas. 2. Ressalta-se tambm, que resta exclusivamente ao usurio a responsabilidade pelos atos de todos os seus funcionrios, prepostos ou terceirizados, e assim, deve arcar com as despesas diretas e indiretas destes, bem como as decorrentes de eventuais danos ou prejuzos que por infortnio estes vierem a causar. 3. As instalaes de cada unidade privativa devero estar em plena conformidade com os projetos analisados e liberados pela Gerncia do Condomnio.

Pgina 3 de 44

IV. ANLISE DE PROJETOS E DOCUMENTOS E LIBERAO DA OBRA


1. Por determinao da Gerncia do Condomnio, todo tipo de interveno, alterao, reforma ou obra a ser realizada nas unidades privativas desta edificao somente poder ser iniciada aps a apresentao, anlise e aprovao de todos os projetos modificativos executivos e demais documentos discriminados ao longo deste Manual. 2. Aludida documentao deve ser encaminhada pelo Usurio, atravs do Gerente da Obra (pessoa responsvel por todas as comunicaes entre o locatrio ou a obra e a Gerncia do Condomnio), em tempo hbil para anlise tcnica e manifestao da Gerncia do Condomnio Torre Sul, acompanhada do Formulrio para Aprovao de Projetos devidamente preenchido, apresentando informaes pormenorizadas do projeto modificativo proposto, dados de contato e informaes gerais da obra. Aps conferncia do material encaminhado, ser fornecido Protocolo de Recebimento. 3. Caso o usurio venha a ocupar mais de 01 (uma) unidade, poder ser utilizado o mesmo Formulrio para Aprovao de Projetos para apresentao dos projetos modificativos de todas as unidades privativas a serem utilizadas por este. 4. A apresentao dos projetos executivos modificativos para anlise deve conter plantas baixas impressas (acompanhadas dos respectivos arquivos eletrnicos), cortes, vistas e todos os detalhes necessrios ao perfeito entendimento das propostas apresentadas, bem como memoriais descritivos contendo especificaes tcnicas e caractersticas de combustibilidade dos materiais a serem empregados. Todos os documentos devem estar devidamente assinados pelo responsvel tcnico e acompanhados das respectivas Anotaes de Responsabilidade Tcnica (ARTs), conforme orientaes apresentadas no Capitulo 6 (seis) deste Manual. 5. Projetos a serem apresentados2: a. b. c. d. e. f. g. Projeto Executivo de Arquitetura de Interiores; Projeto Executivo de Instalaes Eltricas; Projeto Executivo de Instalaes Hidrulicas e Sanitrias; Projeto Executivo de Ar Condicionado e Ventilao Mecnica; Projeto Executivo de Deteco e Alarme de Incndios; Projeto Executivo de Combate a Incndios por Chuveiros Automticos; Projeto Executivo de Automao e Segurana.

6. Na eventualidade de um projeto modificativo no implicar em modificaes em um ou mais projetos de instalaes, deve ser anexado ao Formulrio para Aprovao de Projetos uma Carta de Responsabilidade por Manuteno de Projetos, declarando que os projetos no listados no formulrio sero mantidos sem qualquer tipo de interveno.
Eventuais equipamentos ou sistemas complementares tambm devero ser submetidos anlise e comentrios atravs da apresentao de seus respectivos projetos executivos (ex.: equipamentos eletromdicos, sistemas fixos de gases para supresso de incndio, cozinhas, etc...).
Pgina 4 de 44
2

7. A Gerncia do Condomnio se prope a receber, analisar tecnicamente, liberar os projetos ou formular as exigncias cabveis, no prazo mximo de 7 (sete) dias teis (contados a partir do primeiro dia til subseqente a data da entrega). 8. Aps aludida anlise dos projetos, o Gerente da Obra ser formalmente comunicado e fica encarregado da retirada dos documentos analisados para cincia e providncias eventualmente solicitadas. 9. Caso os diversos projetos solicitados no item 5 sejam entregues separadamente, poder a Gerncia do Condomnio prorrogar a devoluo dos mesmos at o recebimento dos ltimos projetos se verificada necessidade de compatibilizao destes. 10. A fim de agilizar os processos de interveno, pode ser solicitada uma aprovao parcial do projeto de arquitetura de interiores, atravs do formulrio especfico, para fins exclusivamente de demolio e remoo de entulho. 11. Aps a concluso da obra, deve ser solicitada vistoria para Liberao Temporria de Funcionamento da empresa. Referida vistoria ser executada pela Gerncia do Condomnio do Edifcio Torre Sul, devendo ser solicitada formalmente com no mnimo 2 (dois) dias teis de antecedncia. 12. A unidade privativa apenas ser liberada se todas as medidas de segurana contra incndio forem adequadamente implementadas e a equipe tcnica de vistoria concluir que as mesmas estejam em perfeito estado de funcionamento e tenham atendido a todas as exigncias tcnicas e cumprido os projetos apresentados. 13. Caso exista alguma pendncia de obra que no oferea riscos s instalaes e funcionamento, esta dever ser sanada no prazo mximo de 48 (quarenta e oito) horas ou conforme determinao da equipe de vistoria. 14. As vistorias so realizadas de segunda-feira sexta-feira das 9 s 16 horas, no sendo possvel vistorias aos sbados, domingos ou feriados. 15. A Liberao Temporria de Funcionamento expira em 30 (trinta) dias e no renovvel. 16. A Liberao Definitiva para Funcionamento da empresa na unidade ser entregue ao responsvel somente aps apresentao do projeto como construdo (as-built) de todos os projetos executivos solicitados anteriormente conforme parmetros estabelecidos no Capitulo 4 (quatro) deste Manual. 17. Em casos de reformas parciais, deve ser solicitada vistoria prvia ao incio da obra e apresentar projeto de arquitetura e de todas as instalaes que forem sofrer modificaes conforme orientaes descritas neste Captulo. 18. No havendo alterao das instalaes, equipamentos ou sistemas (chuveiros automticos, deteco de fumaa ou ar condicionado, VAVs, dutos e difusores), dever o Gerente de Obra responsabilizar-se pela sua integridade e perfeito estado de funcionamento atravs de carta de responsabilidade conforme o modelo a ser fornecido pela Gerncia do Condomnio. Na data da vistoria final da obra, as instalaes devero estar em perfeito funcionamento e em conformidade com as Normas Tcnicas e as disposies contidas neste documento.
Pgina 5 de 44

19. Destaca-se que pequenas reformas3 devero seguir todas as instrues estabelecidas neste documento. 20. Situaes adversas, no abordadas especificamente neste documento, devero ser informadas e submetidas anlise e parecer da Gerncia do Condomnio.

Para efeito de regulamentao, so consideradas pequenas reformas: substituio de carpete ou piso, pintura ou substituio de revestimentos, reparos nas instalaes eltricas ou hidrulicas que impliquem em modificaes das caractersticas de projeto.
Pgina 6 de 44

V. CONDIES PARA INCIO DAS OBRAS

1. Estar em dia com os pagamentos a que estiver sujeito, em funo do seu contrato de locao, em especial com o condomnio. 2. Atender quando da elaborao dos projetos, todas as imposies e posturas administrativas e legais das autoridades competentes, dos rgos federais, estaduais e municipais, de sade pblica, das concessionrias de servios e companhia de seguros, independente de quaisquer solicitaes emitidas pela Gerncia do Condomnio. 3. Apresentar Carta de Autorizao do Proprietrio permitindo a execuo de intervenes, obras ou reformas em sua unidade privativa. 4. Ter a aprovao de todos os projetos apresentados Gerncia do Condomnio. 5. Recomenda-se a realizao de vistoria prvia detalhada nas instalaes das unidades privativas antes de qualquer interveno, a fim de serem verificadas as reais condies de acabamento e funcionamento de todos os equipamentos e sistemas em condies originais (eltricas, hidrulicas, ar condicionado etc.). Caso haja interesse, referida vistoria dever ser agendada com antecedncia mnima de 2 (dois) dias teis junto Gerncia do Condomnio, devendo ser acompanhada pelo Gerente da Obra ou seu preposto tecnicamente qualificado. Destaca-se que no sero aceitas reclamaes aps o incio de qualquer interveno na unidade privativa. 6. Todos os prestadores de servios devem ser devidamente cadastrados na Gerncia do Condomnio atravs de formulrio especfico. Aludido formulrio dever ser entregue com no mnimo 2 (dois) dias teis de antecedncia do incio das obras. 7. O Formulrio de Cadastramento de Prestadores de Servios deve ser atualizado sempre que houver acrscimo, modificao ou retirada de pessoas autorizadas para acesso obra.

Pgina 7 de 44

VI. ELABORAO E FORMATAO DOS PROJETOS


1. GENERALIDADES

1.1. Os projetos devero ser executados em escala 1:25 ou 1:50, conforme o tamanho de folhas padro ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), onde as pranchas no devero exceder o formato A0, nem serem menores que o formato A3. 1.2. Todos os desenhos devero seguir a linguagem arquitetnica com simbologia padro para cada projeto em referncia, conforme a Norma Tcnica NBR 10.647 Desenho Tcnico e assim, devem conter o mximo de informaes teis, tais como: cotas, materiais a serem empregados, legendas para identificao da simbologia adotadas dos elementos serem removidos, implementados, relocados ou mantidos. 1.3. No carimbo das pranchas devero constar informaes sobre o desenho, identificao da rea, unidade privativa e pavimento a sofrer interveno, nmero da ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica), escala, data, nomenclatura, nmero da reviso e nome, assinatura, nmero de registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e telefone para contato do responsvel pelo projeto. 1.4. Todas as plantas e memoriais descritivos devero ser entregues para a Gerncia do Condomnio em 2 (duas) vias impressas, sendo uma para arquivo do condomnio e outra encaminhada para anlise tcnica. A verso como construda (as-built) dever ser entregue em 1 (uma) via impressa acompanhada dos respectivos arquivos eletrnicos gravados em CD. Os arquivos contendo documentos devero ser entregues com padres usuais de editores ou visualizadores de texto disponveis no mercado e os desenhos em verso compatvel com AutoCad e verso pronta pra impresso (PLT). 1.5. Os arquivos eletrnicos dos projetos devero seguir as orientaes do livro Diretrizes Gerais para Intercambialidade de Projetos em Cad da Associao Brasileira dos de Escritrios de Arquitetura (ASBEA)4. 1.6. Os Memoriais Descritivos devem listar as Normas Tcnicas e respectivas edies observadas no desenvolvimento de cada projeto em particular. 1.7. A Gerncia do Condomnio se reserva ao direito de solicitar, sempre que necessrio ou conveniente, amostra de materiais e laudos tcnicos para anlise. 1.8. Penetraes em laje ou quaisquer outros elementos estruturais somente sero permitidas aps Parecer Tcnico favorvel do calculista estrutural da edificao, devidamente acompanhado da respectiva ART, custeados pelo interessado.
4

O livro pode ser adquirido em livrarias da rea ou diretamente na sede da ASBEA (ver www.asbea.org.br)
Pgina 8 de 44

1.9. Nenhum dos projetos poder contemplar meios que interfiram ou obstruam as rotas de fuga, assim como na fase de obras no poder haver barreiras para acesso s sadas de emergncia ou bloqueio dos sistemas de proteo e combate a incndios. 1.10.Nenhum dos projetos poder apresentar elementos que de alguma forma interfiram nas fachadas do edifcio. 1.11.Os extintores manuais localizados no interior das unidades privativas (uma unidade de p qumico e uma unidade de dixido de carbono - CO2) devero ser mantidos, preferencialmente, em suas posies originais. 1.12.No permitida a utilizao de qualquer tipo de tubulao em PVC (cloreto de polivinila), sem que esta seja comprovadamente anti-chama. 1.13.Todos os projetos devem atender ao disposto no Decreto Estadual N 46.0765, de 31 de Agosto de 2001 e s Instrues Tcnicas do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo (CBPMESP), em suas ltimas edies publicadas.

2. PROJETO DE ARQUITETURA

2.1. O projeto de arquitetura dever ser elaborado por arquiteto ou engenheiro civil habilitado no CREA. 2.2. O projeto deve estar em conformidade com as Normas Tcnicas: NBR 13.532Elaborao de projetos de Edificaes - Arquitetura, NBR 5.671 Participao dos intervenientes em servios e obras de engenharia e arquitetura, NBR 5.675 Recebimento de servios e obras de engenharia e arquitetura, NBR 6.492 Representao de projetos de arquitetura, , ou qualquer outra norma e portaria a ser adotada por rgos pblicos competentes. 2.3. O projeto dever ainda apresentar total atendimento ao Decreto Federal N 5.296 de 02 de Dezembro de 20046, e NBR 9.050 Acessibilidade a Edificaes, Mobilirio, Espaos e Equipamentos Urbanos7. 2.4. O projeto de arquitetura de interiores deve apresentar: a. Projeto executivo, memorial descritivo e ART.; b. Plantas de arquitetura de interiores com layout de distribuio de mveis e equipamentos e cotas;

http://www.polmil.sp.gov.br/ccb/pagina15.html http://www.trt02.gov.br/geral/tribunal2/Legis/Decreto/5296_04.html 7 Considerando a NBR 9050 de interesse social, o Ministrio Pblico firmou compromisso com a ABNT disponibilizando gratuitamente a Norma na Internet atravs do link: http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde/normas_abnt.asp
6

Pgina 9 de 44

c. Especificao tcnica de materiais de acabamento8; d. Planta de forro, com distribuio de todos os equipamentos, instalaes e indicaes de septos (para compatibilizao e verificao de interferncias); e. Planta de piso com indicao de materiais; f. Cortes transversal e longitudinal com indicao de nveis e alturas; g. Detalhe do encontro entre divisrias internas e perfil da fachada de vidro da torre; h. Caso necessrio, detalhes complementares referentes a elementos atpicos podero ser solicitados pela equipe tcnica da Gerncia do Condomnio. 2.5. Todos os ambientes devem ser identificados de forma clara e distinta, permitindo fcil identificao e referncia de todas as reas na planta baixa. Alternativamente poder ser adotado sistema de eixos verticais e horizontais, espaados de maneira adequada. 2.6. Divisrias internas devem ser de material incombustvel9 (gesso acartonado, madwall ou similar). No sero aceitas divisrias de madeira em razo do aumento considervel da carga incndio. Materiais alternativos podero ser submetidos anlise tcnica e aprovao da Gerncia do Condomnio, desde que devidamente acompanhados de documentao tcnica pertinente. 2.7. Quando houver elementos decorativos (divisrias, carpetes, pisos vinlicos, persianas, forros etc.) em materiais combustveis, os mesmos devero ser isolados por gesso, material incombustvel ou serem adequadamente tratados com retardantes de chamas aprovados para a aplicao, conforme Instruo Tcnica N 10/04 do CBPMESP. E no sentido de demonstrar o correto atendimento ao item 5.1.3 da referida Instruo Tcnica, dever ser fornecida declarao do fornecedor, datada e em papel timbrado, que o material fornecido para esta obra, atende aludida norma e em anexo os laudos tcnicos dos ensaios dos materiais utilizados. Abaixo segue sugesto para declarao:

Declaramos para os devidos fins que a (nome da empresa) forneceu (quantidade) do (tipo e modelo do produto) para os escritrios da (nome do Cliente) na(s) unidade privativa(s) (x) do Edifcio Torre Sul, localizado na Rua James Joule n 65 So Paulo / SP, e que aludido material atende ao disposto na Instruo Tcnica N 10/2004 Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo conforme laudo(s) tcnico(s) em anexo.

Devem ser especificados inclusive os materiais de acabamento dos mobilirios e demais materiais utilizados para fins de decorao da unidade, por exemplo, cortinas, tecidos de divisrias e tapetes. 9 Material incombustvel. Aquele que, da maneira em que est sendo empregado e sob circunstncias antecipadas, no se inflame, queime, sustente combusto, ou libere vapores inflamveis quando sujeitado ao fogo ou ao calor (testado de acordo com ASTM E 136 - mtodo padro do teste para o comportamento dos materiais em fornalha de tubo vertical a 750 C). Ou aquele que esteja em conformidade com Classe I ou IIA de acordo com Instruo Tcnica No. 10/04 do CBPMESP, ou seja, conforme NBR 9442 ou ASTM E 662.
Pgina 10 de 44

2.8. Conforme Instruo Tcnica N 10/2004 do CBPMESP, rodaps, cordes e arremates so considerados como material de acabamento Piso e assim, admite-se para uso nas unidades privativas do Edifcio Torre Sul, somente materiais classificados como Classe I, II-A, III-A ou IV-A. Ressalta-se porm, que quando aludidos acabamentos serem utilizados em reas consideradas rota de fuga em caso de emergncia, ser permitido somente o uso de materiais das Classes I e II-A. Dever ser apresentada a declarao do fornecedor conforme o item acima. 2.9. Destaca-se ainda que o uso de rodaps de madeira (material combustvel) s ser permitido, se os mesmos forem adequadamente tratados com retardante ao fogo Classe A. Aludido tratamento deve ser realizado conforme periodicidade mnima indicada pelo fabricante (sugere-se anualmente) a fim de que sejam mantidas condies adequadas de proteo. Dever ser apresentado Laudo Tcnico comprovando a eficcia da proteo. 2.10.Em atendimento ao disposto em 5.5.4.1 da Instruo Tcnica N 11/200410 as portas das rotas de sada e aquelas das salas com capacidade acima de 50 pessoas, em comunicao com acessos e descargas, devem abrir no sentido do trnsito de sada. 2.11.Conforme disposto em 5.8.2 da Instruo Tcnica N 22/2004 do CBPMESP, o sistema de combate a incndios por hidrantes deve alcanar atravs de no mnimo um esguicho, toda a rea a ser protegida, considerando o comprimento da mangueira de incndio disposta por seu trajeto real e desconsiderando o alcance do jato de gua. Isto posto, no ser permitido implementao de barreiras fsicas proporcionando desvios considerveis no percurso dos lances de mangueira, inviabilizando a cobertura completa da rea de risco. 2.12.Conforme itens 5.4, 5.5.5.1 alneas b e c, e 5.5.1.2 da mesma Instruo Tcnica N 11/2004 do CBPMESP, as rotas de fuga devem ser mantidas livres de quaisquer obstculos (mesas, cadeiras, mquinas copiadoras, mquinas de caf etc.), e possuir largura mnima de 1,20m (um metro e vinte centmetros). 2.13. Considerando a manuteno das condies de segurana contra incndio da edificao, recomenda-se que no sejam locados armrios e arquivos (materiais combustveis) com altura superior a 1,20 m prximos s janelas das fachadas. Destaca-se que a implementao de material combustvel acima desta altura facilita a propagao de eventual incndio para o pavimento superior. 2.14.O piso da unidade dever ser alinhado com o piso do hall. 2.15.De acordo com o disposto no Manual do Usurio, a estrutura de edificao composta por um sistema reticulado, utilizando concreto armado e protendido. No possvel a retirada total ou parcial de pilares, vigas e lajes. 2.16.De maneira anloga, aludida estrutura no deve ser sobrecarregada com peso superior a 400 kgf/m para rea de carpete, e 300 kgf/m para as demais reas.
10

Mandatria conforme inciso 1 do Artigo 23 do Decreto Estadual No. 46.076 de 31/08/2001.


Pgina 11 de 44

2.17. Quando do uso de arquivos deslizantes, dever ser apresentado atestado do fornecedor indicando que referidos arquivos, tomados em sua carga mxima, no superam os limites estabelecidos em 2.16. 2.18. As paredes internas das unidades privativas, quando no constiturem elementos estruturais, foram executadas em blocos de concreto com argamassa. As perfuraes em paredes prximas s instalaes hidrulicas, ao quadro de luz e em alinhamentos verticais de interruptores e tomadas devem ser evitadas a fim de no provocarem acidentes. Para assegurar uma fixao slida, bem como para verificao das demais recomendaes, consulte o Manual do Usurio do Edifcio Torre Sul. 2.19.Para garantir uniformidade das fachadas externas, conforme a conveno do condomnio, na utilizao de persianas junto s vidraas que do para reas externas do edifcio, tero que atender a um padro nico de tonalidade e tipo. O padro adotado no Edifcio Torre Sul apresenta as seguintes caractersticas: - Modelo Rol - Sistema MechoShade; - Mola LAM (Lift Assist Mechanism) para peas acima de 5,40 m2; - Correia em ao inox; - Closure em alumnio estruturada liga 6063, anodizado ou com pintura eletrosttica; - Base (perfil inferior) estruturada liga 6063, anodizado ou com pintura eletrosttica; - Tecido tipo Sheerweave 4005; - Composio 21% polister e 79% PVC; - Tecido com retardante de chamas em conformidade com NFPA 701; - Bloqueio raios UV 93% - Fator de abertura 6%; - Cor Alabaster; - Peso 630 g/m2. 2.20.No so permitidas modificaes na caixilharia das unidades privativas. Para demais especificaes e recomendaes, consulte o Manual do Usurio. 2.21.Deve ser preservada a integridade das selagens corta-fogo existentes nos diversos shafts (atravs de painis de l de rocha) e na envoltria do edifcio. Se de todo necessrio, as selagens podero ser removidas e posteriormente refeitas por empresas tecnicamente qualificadas para tal. Dever ser fornecido Laudo Tcnico do trabalho, acompanhado da respectiva ART. 2.22.Vidros e caixilhos do edifcio no devero ser modificados. Em caso de sinistro, comunicar Gerncia do Condomnio e seguir as orientaes contidas no Manual do Usurio.

Pgina 12 de 44

2.23.Quando utilizadas cortinas ou persianas nas divisrias da unidade, estas tambm devem ser constitudas de material incombustvel e sujeitas anlise da Gerncia, atravs de sua especificao na planta baixa com layout apresentada no projeto. 2.24.As unidades privativas apresentam forros com modulao em perfis de alumnio pintados de branco com 1250 x 1250 mm e placas de fechamento em fibra mineral de 1250 x 625 mm, com resistncia a chamas Classe I. Novos forros podero ser atirantados na laje superior respeitando-se o limite mximo de 13 kg/m2 (treze quilogramas por metro quadrado). Outros materiais sero permitidos somente aps Parecer Tcnico favorvel do calculista estrutural da edificao, devidamente acompanhado da respectiva ART, custeados pelo interessado. 2.25.No sero admitidos materiais combustveis ou inflamveis acima dos forros. 2.26.Observa-se que o rebaixamento de forro implica na possibilidade da extenso da rede de chuveiros automticos (sprinklers) sob o mesmo. Aludida extenso da rede e respectivos equipamentos devero ser projetados, instalados e custeados diretamente pelo locatrio. 2.27.Forros em madeira somente sero aceitos se adotadas simultaneamente as seguintes medidas complementares de segurana contra incndio: - tratamento do forro com pintura retardante para 60 (sessenta) minutos; - instalao de bicos de chuveiros automticos (sprinklers) acima do forro; - instalao de detectores pticos de fumaa acima do forro. 2.28.Nas unidades privativas foram aplicadas impermeabilizaes somente sob os revestimentos finais dos pisos dos banheiros, copas e da casa de mquinas do ar condicionado, conforme especificado no Manual do Usurio. Modificaes com relao construo de novos banheiros (incluindo a implementao dos banheiros previstos no projeto de instalaes hidrulicas do pavimento tipo), copas ou cozinhas, devero seguir o Procedimento para Impermeabilizao de Novas reas estabelecido no Anexo II deste documento.

3. PROJETO DE INSTALAES ELTRICAS E TELEFONIA

3.1. Projetos executivos de instalaes eltricas, som e telefonia devem ser elaborados por engenheiro eletricista habilitado no CREA e ter como base o projeto de arquitetura atendendo recomendaes expressas nas normas da ABNT, em especial NBR 5.410 Instalaes eltricas de baixa tenso, NBR 7.285, NBR 7.289 e NBR 7.290.

Pgina 13 de 44

3.2. O projeto de instalaes eltricas deve apresentar: a. Projeto executivo, memorial descritivo e ART; b. Plantas do forro e do teto com iluminao e circuitos; c. Plantas de tomadas, pontos de telefone, interfone, som, alarme, tubulaes e instalaes especiais; d. Quadro de cargas; e. Diagramas trifiliares de Quadros de Fora apresentando as potncias instaladas e demandadas. 3.3. Deve ser mantida a independncia as instalaes eltricas de cada unidade privativa quando da ocupao total de um pavimento, a fim de resguardar a segurana dos ocupantes contra contato diretos ou indiretos com circuitos eltricos supostamente desenergizados em conformidade com 5.6.3.2 da NBR 5.410/2004. 3.4. As unidades privativas so alimentadas por circuito trifsico dedicado (3F+N#25 + T#16 mm2), em baixa tenso 380 / 220 V - 60 Hz. 3.5. A alimentao eltrica de cada unidade privativa dos pavimentos tipo faz-se a partir do QFL-TIPO (dois por andar). Embora a carga instalada nas unidades privativas seja de 31,51 kW (acrescenta-se a este montante 3,59 kW de reserva), foi projetada uma demanda eltrica de 28,43 kW 11 por unidade privativa. 3.6. Ratifica-se as cargas eltricas projetadas para demais reas :
rea Carga Instalada Carga Reserva Demanda Projetada

18 pavimento Loja Teatro Som Restaurante

41,12 kW 79,20 kW 46,30 kW 90.95 kW

8,46 kW 15,84 kW -

41,15 kW 76,03 kW 24,57 kW 46,30 kW 65,00 kW

3.7. Caso a demanda requerida exceda o projetado inicialmente, dever ser verificada viabilidade tcnica para aumento de carga junto a Gerncia do Condomnio e concessionria local. 3.8. Custos decorrentes de referida anlise e eventual alteraes necessrias para aumento de carga correro por conta e s expensas do responsvel pela obra. 3.9. Destaca-se que as luminrias e tomadas existentes nas unidades privativas (salo, copas e banheiros) so alimentadas por circuitos monofsicos em 220 V. Para implementao de pontos 127 V (projeto e execuo s expensas do usurio), existe em cada unidade privativa, 1 (um) transformador trifsico isolador a seco de potncia de 25 kVA de potncia, tenso primria 380 V em delta, tenso secundria 220 / 127 V em Y.
11

Conforme constante da reviso 5 (as-built) da folha PZ2-EL-038 do Projeto de Instalaes Eltricas desenvolvido por MHA Engenharia Ltda. e executado por Sanhidrel Hidrulica e Eltrica.
Pgina 14 de 44

3.10.Para implementao de novas tomadas alimentadas em 220 V mandatrio a utilizao de plugs modelo 3P 6150 22 da linha Pialplus de Pial Legrand12, juntamente com etiqueta auto-adesiva indicativa da tenso disponvel. 3.11.Ressalta-se que a alimentao eltrica do fan coil existente de cada unidade privativa independente do QFL-TIPO e encontra-se pronta para utilizao. A alimentao de novos condicionadores de ar dever ser provida a partir do referido QFL-TIPO e a carga considerada quando da customizao do projeto de instalaes eltricas. 3.12.A edificao dotada de Sistema de Proteo Eltrica interligado em equipotencial. disponibilizado ponto para proteo eltrica (aterramento) no QFL da unidade. 3.13. A eficcia do sistema de proteo eltrica (aterramento) assegura sem perigo, o total escoamento de correntes de falta, fuga terra e sobretenses, satisfazendo as necessidades de segurana pessoal, e das necessidades funcionais das instalaes como um todo. Portanto, todas as partes metlicas no destinadas conduo de corrente devem ser ligadas atravs de condutores de proteo eltrica (PE), aos terminais de aterramento mais prximos. Isto posto, ressalta-se que todos os aparelhos ou equipamentos eltricos, tais como microcomputadores, copiadoras, luminrias e outros, devero ser devidamente aterrados atravs de fiao apropriada juntamente com os cabos dos respectivos alimentadores. 3.14.Os condutores de proteo eltrica bem como os condutores neutro no devem conter dispositivos que possam causar sua interrupo. 3.15.Os fios e cabos eltricos utilizados para proteo eltrica (aterramento), assim como para conduo de neutro, devero, obrigatoriamente ser de cobre e encapados na colorao verde/amarelo e azul claro respectivamente. 3.16. obrigatria a utilizao de dispositivo de proteo a corrente diferencial residual (DR) com capacidade adequada para proteo contra contatos diretos e indiretos. 3.17.Eventuais quadros eltricos complementares devero possuir barramento isolado, sendo localizados em local de fcil acesso, permitindo a abertura total da porta. 3.18.Segundo a seo 4.2.5 do Captulo 4 (quatro) da NBR 5410 toda instalao deve ser dividida em vrios circuitos de acordo com as necessidades, devendo cada circuito ser concebido de forma a poder ser seccionado sem risco de realimentao inadvertida, atravs de outro circuito. 3.19. Os circuitos terminais devem ser individualizados pela funo dos equipamentos de utilizao que alimentam. Em particular, devem ser previstos circuitos independentes para equipamentos de corrente nominal superior a 10A e sua proteo e alimentao devidamente dimensionados para atender a necessidade do mesmo.
12

www.legrand.com.br
Pgina 15 de 44

3.20.Todo circuito eltrico deve ser protegido por dispositivos que interrompam a corrente neste circuito, quando esta, em pelo menos um de seus condutores, ultrapassar o valor da capacidade de conduo de corrente, ou quando percorrido por uma corrente de curto circuito, evitando a deteriorao da isolao dos condutores. 3.21.As conexes de condutores entre si e com equipamentos devem ser adequadas aos materiais dos condutores ou dos terminais dos equipamentos e instaladas e utilizadas de modo adequado, a fim de suportar os esforos solicitados e garantir a condutividade e a segurana. Devem ainda obedecer aos demais itens dispostos em 6.2.8 da NBR 5410. 3.22.Sobre a instalao dos condutores propriamente dita, devem formar trechos contnuos entre as caixas de derivao - as emendas e derivaes devem ficar dentro destas caixas. Condutores emendados ou cuja isolao tenha sido danificada e recomposta com fita isolante ou outro material no devem ser enfiados em eletrodutos ou colocados por sobre perfilados ou eletrocalhas. 3.23.A classe de isolao eltrica para os diversos quadros e seus respectivos componentes dever ser de no mnimo 450V. 3.24.A distribuio de luminrias na unidade privativa foi projetada para garantir luminosidade mdia de 500 Lux, considerando determinadas premissas de utilizao, limpeza e manuteno peridicas destas. 3.25.Em caso de luminrias que necessitem de reatores, estes devero ser obrigatoriamente do tipo alto fator de potncia (fp > 0,92) e assentados sobre material isolante trmico e incombustvel. 3.26.Os eletrodutos de distribuio de energia quando embutidos em alvenaria devero ser em PVC anti-chama, rgido, roscvel, conforme NBR 6150. Eletrodutos aparentes sero do tipo galvanizado eletroltico. 3.27.A distncia mxima entre suportes para suspenso de eletrodutos em trechos retos no deve superar 2 (dois) metros. 3.28.Todos os cabos devem ser individualmente identificados, atravs de etiquetas auto-adesivas indelveis adequadas, na sua origem, no destino e em todas as caixas de passagem. 3.29.Durante a obra devero ser tomados os cuidados para no obstruir ou bloquear pontos com revestimento da parede. 3.30.Recomenda-se a utilizao de no-breaks para equipamentos de uso ininterrupto do tipo servidores, microcomputadores, equipamentos de telecomunicaes e outros considerados essenciais. 3.31.O sistema de gerao de energia eltrica de emergncia desta instalao, composto por 4 (quatro) moto-geradores de 450 kVA cada, foi projetado para suprir as necessidades de energia eltrica de todo o edifcio por 48 (quarenta e oito) horas, atendendo tanto as reas comuns como as privativas, mantendo assim sua operacionalidade e garantindo a segurana de seus ocupantes.
Pgina 16 de 44

3.32.Preferencialmente, o projeto de telefonia deve estar representado em conjunto com o projeto de instalaes eltricas. Projetos de cabeamento estruturado ou telemtica tambm sero aceitos para anlise. 3.33.Os eletrodutos de telefonia e dados devero ser do tipo galvanizado eletroltico quando instalados em reas com ou sem forro. Quando embutidos em alvenaria, os eletrodutos sero de PVC rgido roscvel, no sendo vlida esta condio para eletrodutos em paredes tipo dry wall, onde devem ser do tipo flexvel metlico, sem capa de PVC. 3.34.Inicialmente, foi prevista a implementao de at 30 (trinta) pares telefnicos por unidade privativa. Referidos pares podem atender linhas telefnicas convencionais ou ainda permitir a ligao de diversos troncos padro Atrium Telecom. 3.35. Cabe ao Usurio, conforme sua convenincia, optar por implementar seu prprio servio de telecomunicaes ou utilizar os servios providos pela operadora instalada no Edifcio Torre Sul - Atrium Telecom13. 3.36. Ressalta-se que mandatria a integrao com o sistema de comunicao interna do condomnio, ou seja, independente de sua opo, cada unidade privativa deve poder ser acessada pela Recepo, Gerncia Predial ou ainda pela Central de Segurana do condomnio atravs de ramal interno do sistema de telefonia existente, gerenciado pela mesma Atrium Telecom. 3.37.O Usurio que optar pelos servios Atrium Telecom estar automaticamente integrado aos ramais internos do condomnio, atendendo s necessidades especificadas no item anterior. J os que optarem por implementar um sistema de telecomunicaes proprietrio, devero disponibilizar troncos em seu equipamento para ligao ao(s) ramal(is) que dever(o) ser contratado(s) junto Atrium Telecom, de modo a implementar no mnimo 1 (um) ramal por cada posto de recepo e 1 (um) ramal por posto de telefonista. 3.38.Objetivando resguardar a segurana dos usurios do Edifcio Torre Sul, destaca-se que todos os aparelhos telefnicos implementados no edifcio (quer seja em rea comum ou em rea privativa) devem poder acessar o nmero de emergncia da Central de Segurana, atravs de ramal 2266. Recomenda-se que seja implementada junto a cada aparelho telefnico, comunicao visual adequada na cor vermelho segurana, com os seguintes dizeres: EMERGNCIA : DISQUE 2266 3.39.Esta edificao foi dotada de infra-estrutura construtiva vertical e horizontal necessrias implementao de modernos recursos de telecomunicaes, podendo atender s variadas e crescentes necessidades de seus usurios. Para maiores informaes, favor consultar a Gerncia do Condomnio. 3.40.Devem ser rigorosamente observadas e seguidas as recomendaes descritas no Manual do Usurio.
13

Mediante contrato especfico, s expensas do Usurio. Destaca-se que esta empresa j realiza a comunicao interna no condomnio.
Pgina 17 de 44

4. PROJETO DE INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS

4.1. Deve-se atender s recomendaes expressas na NBR 5626 Instalao predial de gua fria, NBR 7198 Projeto e execuo de instalaes prediais de gua quente (quando necessrio) e NBR 8160 Smbolos grficos de aplicao geral, e complementares. 4.2. O projeto executivo das instalaes hidrulicas e sanitrias dever ser elaborado por profissional habilitado pelo CREA. 4.3. O projeto de instalaes hidrulicas e sanitrias deve apresentar: a. Projeto executivo, memorial descritivo e ART; b. Plantas em escala 1:25 das reas envolvidas com indicao, especificao e cotas; c. Esquema isomtrico; d. Memria de clculo; e. Laudos dos testes de estanqueidade. 4.4. Os projetos e memoriais descritivos, tendo como base o projeto de arquitetura, devero ser desenvolvidos a partir dos pontos de gua potvel e de esgoto fornecidos pela Gerncia do Condomnio. 4.5. expressamente vedada a utilizao de tubulao destinada drenagem dos fan coils para uso de descarga de esgoto ou mesmo de gua de lavagens. 4.6. Novamente, destaca-se a necessidade da execuo de tratamento de impermeabilizao adequado conforme Anexo II nas reas em que novos pontos hidrulicos forem implementados.

5. PROJETO DE AR CONDICIONADO E VENTILAO MECNICA

5.1. Deve-se atender s recomendaes expressas na NBR 6.401 Instalaes Centrais de Ar Condicionado para Conforto Parmetros Bsicos de Projeto e NBR 8.160 Smbolos grficos de aplicao geral, e complementares. 5.2. Alteraes e/ou complementaes no Sistema de Condicionado de Ar devero ser realizadas mediante projeto executivo a ser elaborado por profissional habilitado no CREA. 5.3. O projeto de ar condicionado deve apresentar: a. Projeto executivo, memorial descritivo e ART.; b. Plantas com locao dos dutos e demais elementos do sistema e especificao dos mesmos; c. Simbologia destacando partes do sistema a manter, a acrescentar, a retirar ou a reposicionar, bem como adequado posicionamento dos termostatos;
Pgina 18 de 44

d. Memrias de Clculos de dimensionamento da rede de duto; e. Memria de Clculo de Carga Trmica; f. Clculo de nmero de trocas de ar por ambiente. 5.4. Quando da existncia de septos acima do forro, devero ser asseguradas condies adequadas para manuteno das vazes de projeto do Sistema de Condicionamento de Ar, bem como eventual funcionamento do Sistema de Controle de Fumaa implementados nas unidades privativas. Ou seja, devero ser implementadas medidas adequadas de maneira a garantir vazo igual ou superior do insuflamento do ar condicionado do ambiente possibilitando seu retorno ao fan coil (quando o ambiente no for condicionado por outro sistema dedicado) e a extrao da fumaa quando do eventual acionamento do Sistema de Controle de Fumaa. 5.5. O projeto do Sistema de Condicionamento de Ar, realizado por empresa especializada e de notrio reconhecimento no mercado nacional, seguiu rigorosamente s especificaes da NBR 6.401, que especifica a temperatura do ar para conforto (no termmetro de bulbo seco) no vero como sendo de 24 C (2). Assim foram projetados e instalados 1 (um) fan coil vertical de 15 TRs em cada unidade privativa dos pavimentos tipo e 1 (um) fan coil vertical de 17,5 TRs em cada unidade privativa do 18 pavimento. 5.6. Os clculos tcnicos para o correto dimensionamento das unidades de tratamento de ar das diversas unidades privativas admitiu uma srie de variveis de projeto (normalizadas) como: insolao, calor liberado por pessoas, energia dissipada em iluminao, energia dissipada em equipamentos diversos etc. Ressalta-se aqui, que no foram considerados, a ttulo do projeto principal, quaisquer equipamentos ou cargas especiais (equipamentos eletromdicos, servidores, etc ...). 5.7. Uma instalao de condicionamento de ar para conforto no normalmente projetada para operao ininterrupta. Sendo assim necessrio, deve-se prever um sistema auxiliar, bem como quando houver a necessidade de temperaturas garantidamente inferiores a 24 C da climatizao, por exemplo para CPD ou aparelhos eletromdicos. 5.8. Quando unidas as unidades privativas de um mesmo andar, recomenda-se fortemente que seja mantida a independncia do sistema de ar condicionado em cada unidade. 5.9. Os fan coils de cada unidade privativa possuem um sistema de alimentao eltrica em 380V independente do Quadro de Fora e Luz (QFL) existente no shaft da unidade. Para tanto existem quadros dedicados possibilitando a medio do consumo de energia e assim so proporcionalmente tarifados. O Sistema de Controle de Consumo Individual realizado atravs do Sistema de Automao Predial implementado no empreendimento. 5.10.No permitida a implementao de novos fan coils nas unidades privativas. A utilizao de sistemas auxiliares de condicionamento de ar dever ser realizada atravs de equipamentos do tipo Split System.
Pgina 19 de 44

5.11.Objetivando minimizar a interferncia da(s) unidade(s) condensadora(s) do Sistema Split na performance dos fan-coils existentes, referida(s) unidade(s) condensadora(s) devero ser locadas na Casa de Mquinas de Ar Condicionado, em conformidade com o Anexo III, com a exausto de ar quente voltada para a veneziana. Caso existam 2 (duas) unidades condensadoras, estas devero ser empilhadas sobre uma base nica. Outras situaes devero ser previamente encaminhadas para anlise da Gerncia do Condomnio. 5.12.Destaca-se novamente, que a alimentao de novos condicionadores de ar dever ser provida a partir do QFL da unidade e a carga considerada quando da customizao do projeto de instalaes eltricas. 5.13.Cada unidade privativa tipo possui 6 (seis) caixas de volume de ar varivel, enquanto as unidades do 18 pavimento, possuem 8 (oito) caixas cada. 5.14.O Sistema de Automao e Superviso Predial (SASP) do Edifcio Torre Sul atua somente na superviso e controle dos fan-coils, no sendo possvel controlar remotamente o funcionamento das diversas caixas VAV das unidades privativas. Havendo interesse do Usurio, ressalta-se que aludidas caixas VAV so passveis de integrao com o SASP, as expensas do mesmo. 5.15.Objetivando a correta performance do sistema de condicionamento de ar, informa-se que mandatria a implementao dos termostatos de cada uma das caixas VAV (existentes ou a serem instalados), a cerca de 1,10 m de altura do piso acabado, no respectivo micro ambiente a ser atendido por estas. 5.16.Destaca-se que dever ser contratado o fornecimento de servios tcnicos especializados para efetivao de novo balanceamento das caixas VAV em funo das alteraes impostas quando de remanejamentos do Sistema. 5.17.Qualquer alterao no Sistema de Condicionamento de Ar pode influir no Sistema de Exausto de Fumaa da Edificao, que trata-se de um sistema de segurana vida. Portanto, qualquer modificao s poder ser realizada aps apreciao e aprovao formal da Gerncia do Condomnio. 5.18.Objetivando a maximizao da performance do Sistema de Ar Condicionado, recomenda-se fortemente que as janelas existentes no salo sejam mantidas fechadas quando da ocupao da unidade. 5.19.Todos os equipamentos do Sistema de Condicionamento de Ar sofrem desgaste e portanto esto sujeitos a processos de manuteno, quer sejam preditivas, preventivas ou corretivas. Para tanto deve-se prever acesso todos os componentes desta instalao. 5.20.Novamente destaca-se que demais informaes tcnicas sobre este sistema podem ser obtidas no Manual do Usurio ou solicitadas formalmente Gerncia do Condomnio.

Pgina 20 de 44

6. PROJETO DE DETECO E ALARME DE INCNDIOS 6.1. O projeto executivo customizado de Deteco e Alarme de Incndios dever ser realizado somente aps as definies de layout de divisrias e finalizao do Projeto do Sistema de Ar Condicionado. 6.2. O Sistema de Deteco, Alarme e Apoio ao Combate de Incndios implementado no Edifcio Torre Sul encontra-se em conformidade com a NBR 9.441 - Execuo de sistemas de deteco e alarme de incndio da ABNT, alm de atender tambm os parmetros estabelecidos no Decreto Estadual N 46.076 e respectivas Instrues Tcnicas do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo (CBPMESP), em suas ltimas revises. 6.3. As alteraes deste projeto devem conter todos os elementos necessrios ao seu completo entendimento, utilizando-se as convenes grficas contidas na Instruo Tcnica N 04/2004 do CBPMESP - Smbolos Grficos para Projeto de Segurana contra Incndio. 6.4. O projeto de deteco e alarme de incndios deve apresentar: a. b. c. d. Projeto executivo, memorial descritivo e ART; rea coberta pelo detector (no memorial descritivo); Clculos de troca de ar por hora de cada rea coberta; Plantas com locao dos detectores de fumaa sobre base contendo layout de arquitetura (com indicao das alturas das divisrias), pontos de iluminao, difusores de ar condicionado, sprinklers, e modulao de forro; e. Simbologia destacando partes do sistema a manter, a acrescentar, a retirar ou a reposicionar; f. Infra-estrutura contemplando trajeto dos condutores eltricos nas diferentes reas, inclusive dimenses dos condutos e caixas de passagens; g. Detalhes da fixao mecnica dos detectores e outros dispositivos utilizados. 6.5. O projeto dever estar baseado na implementao de detectores pticos endereveis de fumaa para as reas de escritrio das unidades privativas, tomando como base o projeto de arquitetura de interiores. 6.6. A rea de cobertura (ou rea de atuao) de cada tipo de detector funo de diversos fatores caractersticos do ambiente a ser supervisionado, como: forma do piso ou teto, temperatura, umidade, velocidade do ar, volume de ar trocado neste ambiente e mais. Assim sendo, destaca-se que a rea de cobertura de cada detector deve ser adequadamente dimensionada respeitando as imposies normativas, as caractersticas tcnicas e de funcionamento determinadas pelos respectivos fabricantes, tomando por base as caractersticas microclimticas da rea a ser monitorada com especial ateno a velocidade, movimentao de ar e trocas de ar / hora determinadas pelo sistema de condicionamento de ar que atua na respectiva rea.

Pgina 21 de 44

6.7. Os detectores de fumaa e de temperatura devero ser de cor branca com base rosquevel, devendo ser fixados em bases apropriadas, a serem implementadas aparentes abaixo do forro. Estes devem dispor de identificao de endereamento externa, permanente e facilmente visvel. 6.8. Objetivando minimizar o tempo de resposta no caso de sinistro a fim de resguardar a eficincia em situaes de severa movimentao de ar, os detectores de fumaa devem ser instalados a no mnimo 1 (um) metro de distncia de difusores de ar, conforme prescrito em C-2.9 da NBR 9.441, de acordo com o disposto em A-2-3.5.1 da NFPA 72. 6.9. Em reas fechadas com espao maior que a metade da rea supervisionvel por um detector, devem ser instalados no mnimo 2 (dois) detectores. 6.10.Observar que conforme constante em C-2.3 da NBR 9441 e A-2-2.2.1 da NFPA 72, o centro dos detectores de fumaa deve manter afastamento mnimo de 15 (quinze) cm das paredes ou estruturas laterais, tanto sob o piso quanto no ambiente e sobre o forro. Quando instalados na parede lateral, devem ser locados entre 15 (quinze) e 30 (trinta) cm do teto. Devem tambm manter afastamento mnimo de 40 (quarenta) cm das luminrias fluorescentes ou descarga, em funo da possibilidade de interferncias eletromagnticas provocadas pelos respectivos reatores.

7. PROJETO DE COMBATE A INCNDIOS POR CHUVEIROS AUTOMTICOS

7.1. O projeto existente no Edifcio Torre Sul est em conformidade com a NBR 10.897/90 - Proteo Contra Incndio por Chuveiro Automtico da ABNT, alm de atender tambm a parmetros estabelecidos na Instruo Tcnica No 23/04 do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo, regulamentada pelo Decreto Estadual N 46.076. 7.2. O projeto executivo de instalao de chuveiros automticos (sprinklers) dever ser elaborado por profissional legalmente habilitado, devidamente inscrito no CREA-SP. 7.3. O projeto executivo de combate a incndios por chuveiros automticos (sprinklers) deve apresentar: a. b. c. d. Projeto executivo, memorial descritivo e ART; Layout das divisrias existentes no projeto de arquitetura de interiores; Infra-estrutura contemplando trajeto da rede, dimenses e detalhes; Simbologia destacando partes do sistema a manter, a acrescentar, a retirar ou a reposicionar; e. Memria de Clculo de dimensionamento da rede. 7.4. As alteraes no sistema existente devem ser projetadas e executadas em tubos e conexes de ao carbono.
Pgina 22 de 44

7.5. Referida IT No 23/04 adota como base a NBR 10.897 e adequaes constantes do item 5 da mesma, conforme transcritos a seguir:
" 5.4 Nas edificaes, onde houver exigncia da instalao do sistema de chuveiros automticos, deve-se atender a TODA a rea da edificao, podendo, a critrio do projetista, deixar de abranger a casa do zelador, quando localizada na cobertura (grifo nosso). 5.4.1 ... 5.5 A critrio do projetista, a instalao de chuveiros automticos em casa de mquinas, subestaes, casa de bombas de incndio e sala de gerador, pode ser substituda pela instalao de detectores, ligados ao sistema de alarme do prdio ou ao alarme do sistema de chuveiros. 5.6 A substituio do item acima fica limitada a compartimentos com rea 2 mxima de 200 m . "

Pelo exposto, conclui-se que a simples omisso de bicos do sistema de proteo contra incndio por chuveiros automticos (sprinklers), eleva o grau de risco incndio da edificao, bem como contraria a legislao e as normas tcnicas vigentes, no devendo ser executada. Alerta-se ainda, que referida omisso sujeita a edificao eventual autuao quando vistoriada pelo Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo com a possibilidade de cassao do AVCB. Isto posto, sugere-se a substituio do sistema de proteo por chuveiros automticos de reas de CPD e com aparatos eletroeletrnicos, por um sistema de supresso de incndios atravs de agentes extintores limpos. Destaca-se que em funo da intensa movimentao de ar verificada no local, torna-se necessria a instalao de um sistema de deteco de fumaa por aspirao para monitorao da rea e eventual comando de disparo do agente extintor. Referido sistema dever ser interligado ao Sistema de Deteco e Alarme de Incndio da edificao, atravs de mdulo(s) adequado(s) de superviso a ser(em) adquirido(s) por V.Sas. junto a empresa prestadora de servio para este fim, credenciada pela Gerncia do Condomnio. 7.6. No permitido a retirada, isolamento, movimentao ou qualquer alterao em bicos de sprinklers de partes ou reas internas da unidade sem o projeto para a substituio por outro sistema automtico de supresso de incndios aprovado pela Gerncia do Condomnio. 7.7. O sistema de combate a incndios por chuveiros automticos (sprinklers) de cano molhado das unidades privativas do Edifcio Torre Sul foi projetado para classificao de risco leve, com chuveiros do tipo pendente para temperatura de acionamento de 68 3 C, 1/2. No existem pontos sobre o forro. Para implementao de novos chuveiros devero ser utilizados da marca Resmat, com aprovao UL (Underwritter Laboratories) ou FM (Factory Mutual). 7.8. O tipo de ocupao e classificao de risco no podem ser alteradas. 7.9. A alimentao e drenagem dos ramais horizontais do sistema de chuveiros automticos de cada pavimento so realizadas atravs de chave setorial especfica, localizada no shaft de utilidades do pavimento.
Pgina 23 de 44

7.10. Caso o pavimento seja ocupado por mais de uma empresa, o sistema de alimentao e drenagem dever continuar inalterado. Havendo a necessidade de modificao ou manuteno no sistema do pavimento, deve-se solicitar com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas, autorizao da Gerncia do Condomnio que comunicar a unidade privativa vizinha. 7.11.Projeto e memorial descritivo, devero ser desenvolvidos a partir do ponto fornecido pela Gerncia do Condomnio e em conformidade com as normas e instrues utilizadas para o projeto original, mencionadas no item 7.1. As seguintes orientaes esto em conformidade com a NBR 10.897 - Proteo Contra Incndio por Chuveiro Automtico, devendo ser respeitadas : 7.12. O tempo mnimo de durao de funcionamento do sistema de chuveiros para o risco leve, de 30 (trinta) minutos. A presso e a vazo na chave de fluxo do pavimento de 110 (cento e dez) kPa de 1.000 (mil) L/min respectivamente. 7.13.A relao entre o dimetro nominal da tubulao e quantidade mxima de chuveiros deve atender as seguintes disposies: a. b. c. d. e. 25 mm 2 chuveiros; 32 mm 3 chuveiros; 40 mm 5 chuveiros; 50 mm 12 chuveiros; 65 mm 40 chuveiros.

7.14. A distncia mnima entre chuveiros e colunas estruturais ou paredes deve ser de 0,30 m. 7.15. A distncia mnima entre dois chuveiros deve ser de 1,80 m, para evitar que a atuao de um chuveiro no venha a retardar a atuao do adjacente. 7.16. A distncia das paredes aos chuveiros no deve exceder da metade da distncia entre os chuveiros nos ramais ou entre ramais. 7.17.A distncia mxima entre a face das colunas e chuveiros pode chegar a 2,30m, desde que seja respeitada a rea mxima de cobertura permitida por chuveiro. 7.18. A posio dos chuveiros e respectivos defletores em relao s divisria fixas ou mveis deve seguir as seguintes definies (em mm) : Distncia mnima horizontal a. b. c. d. 0,15 0,23 0,30 0,38 Distncia mnima vertical abaixo do defletor 0,08 0,10 0,15 0,20
Pgina 24 de 44

Distncia mnima horizontal e. f. g. h. 0,45 0,60 0,75 Acima da 0,90

Distncia mnima vertical abaixo do defletor 0,24 0,31 0,39 0,46

7.19.Deve-se respeitar as distncias estabelecidas entre os chuveiros e luminrias ou dutos de acordo com a item 5.5.5.6.3 da NBR 10.897.

8. PROJETO DE AUTOMAO E SEGURANA

8.1. O Projeto de Automao e Segurana deve apresentar: a. Projeto executivo, memorial descritivo e ART; b. Plantas layout de distribuio de equipamentos, especificao, redes, cotas etc. 8.2. Todas as funcionalidades do Sistema de Automao Superviso e Segurana Predial implementados nesta edificao encontram-se descritos no Manual do Usurio. Qualquer interferncia do projeto ou obra neste Sistema deve ser comunicada previamente, e apenas executada com a autorizao especifica. A autorizao orientar sobre as condies de interferncia e servios a serem realizados. Especial ateno deve ser dada automao do sistema de condicionamento de ar. 8.3. Recomenda-se que para qualquer sistema de automao a ser projetado, sejam previamente encaminhadas para a Gerncia do Condomnio as premissas do projeto, a fim de que seja analisada a viabilidade tcnica e a compatibilidade com os sistemas prediais adotados no Edifcio Torre Sul. 8.4. Especial ateno deve ser dada implementao de sistemas de controle de acesso nas portas das unidades privativas, a fim de permitir a utilizao da mesma tecnologia empregada nos cartes de acesso s catracas do Edifcio Torre Sul. 8.5. Observa-se que conforme preconizado em 5-1-8.2 da NFPA 101 - Life Safety Code, qualquer dispositivo ou alarme instalado para restringir o uso indevido de meios de egresso (fuga), deve ser projetado e instalado de forma a no impedir a utilizao destes meios em caso de emergncia Exceo faz-se, conforme disposto no item 2 de 5-2.1.6, ou seja, onde permitido nos Captulos 8 a 32 do aludido Life Safety Code, portas em rotas de fuga podem ser equipadas com sistema de controle de acesso de entrada e sada aprovado para este uso, desde que:

Pgina 25 de 44

a. um sensor (ou boto de requisio de sada - REX) seja instalado no lado de egresso destas para detectar a aproximao de um ocupante autorizado, devendo as portas serem implementadas para destravarem na deteco do ocupante autorizado ou na falta de alimentao eltrica do sensor; e b. a queda de alimentao eltrica de parte do sistema de controle de acessos que efetivamente trava as portas, automaticamente as libera; e c. as portas devem ser destravadas por dispositivo manual a ser localizado entre 1,02 e 1,05m acima do piso acabado e no mximo a 1,50m das portas controladas. Este dispositivo deve ser facilmente acessvel e claramente identificado. Quando operado, aludido dispositivo deve interromper diretamente a alimentao eltrica na trava, independente da eletrnica do sistema de controle de acesso; e d. o acionamento do sistema de deteco e alarme de incndio da edificao, automaticamente destrava as portas e estas permanecem assim, at que o referido sistema seja reinicializado; e e. o acionamento do sistema de chuveiros automticos (sprinklers) da edificao, automaticamente destrava as portas e estas permanecem assim, at que o referido sistema seja reinicializado. Isto posto, ressalta-se que o Sistema de Controle de Acessos a ser implementado deve ser adequadamente interligado mdulo especfico do Sistema de Deteco e Alarme de Incndios (SDAI), para que em caso de sinistro, haja a liberao automtica das portas de acesso. 8.6. De maneira anloga, as fechaduras eletromagnticas devem ser implementadas no modo de falha segura (fail-safe), permitindo a evaso em caso de queda de energia ou alternativamente, se ligadas ao sistema de nobreaks, deve ser implementado caixa tipo Quebre o Vidro com micro-switch interrompendo a alimentao eltrica da aludida fechadura eletromagntica, de modo a desenergiz-la automaticamente quando o vidro quebrado. Referida caixa no deve ser implementada na cor vermelha (utilizada pelo SDAI). Recomenda-se que a mesma seja implementada preferencialmente na cor verde ou, alternativamente na cor amarela. 8.7. As portas corta-fogo das escadas enclausuradas so dotadas de barras antipnico permitindo a livre evaso. A ttulo de segurana, referidas portas foram equipadas com sensores de abertura supervisionados pelo Sistema de Automao e Superviso Predial do empreendimento. Assim, o uso deve ser restrito em casos de emergncia.

Pgina 26 de 44

VII. TRANSPORTE DE MATERIAIS

1. A descarga de materiais dever ocorrer em local e horrio determinado pela Gerncia do Condomnio e s ser permitida com a presena de uma pessoa da obra, que se responsabilizar pelo seu recebimento. 2. O transporte de materiais e equipamentos somente poder ocorrer no elevador indicado, protegido por um acolchoado especfico nas paredes e tapete de borracha no piso (fornecidos pelo condomnio). 3. O piso do hall dos elevadores deve ser protegido com lona ou tapete de borracha a fim de que no seja danificado. 4. No permitido estocar ou guardar material e equipamentos nas reas comuns do edifcio, inclusive nas garagens. Destaca-se ainda que as reas comuns de circulao nunca devem ser obstrudas. 5. Os materiais, mquinas e equipamentos devero ser transportados s unidades privativas, de segunda sexta-feira das 20 s 22 horas, aos sbados das 12 s 18 horas, domingos e feriados das 8 s 18 horas, por meio de carrinho fornecido pelo condomnio, com rodas de borracha. 6. Os condutores de carrinhos devero ser alertados para os riscos de prejuzos que podero causar ao condomnio ou a terceiros quando na conduo destes, lembrando que a responsabilidade por qualquer prejuzo do ocupante, dono da carga. 7. No de responsabilidade de qualquer funcionrio do condomnio receber ou guardar qualquer material destinado ao ocupante ou sua unidade privativa. 8. No ser permitido o transporte de cargas acima de 300kg sem prvia consulta e autorizao emitida pela Gerncia do Condomnio. Caso o volume seja estritamente necessrio, todos os estudos junto ao projetista estrutural sero custeados pelo Usurio. 9. Materiais abrasivos como areia, cimento, tijolo etc., devero estar adequadamente ensacados para transporte por meio do referido carrinho com rodas de borracha. 10. O Usurio, ser responsvel pela perfeita limpeza dos elevadores, corredores e outras reas por onde transitarem materiais de construo ou entulhos. 11. Fica inteiramente ao encargo do responsvel pela obra, a retirada de lixo e entulho da mesma e a contratao de transporte e destinao, adequado a sua remoo. Todo o entulho e lixo proveniente da reforma da unidade devero ser retirados e depositados diretamente no caminho ou caambas apropriadas e atendendo s legislaes14 sobre triagem de resduos da construo civil, no podendo ficar estocados nas dependncias comuns do edifcio.

14

Resoluo CONAMA N 307de 05/07/2002, http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res02/res30702.html


Pgina 27 de 44

12. Todo entulho e qualquer material ou ferramenta que entrar ou sair da obra, dever ser acondicionado em embalagens apropriadas, e transportados em carrinhos com rodzio de borracha a fim de preservar o piso das reas comuns do edifcio. proibida a permanncia de lixo de obra, ou caambas, na rea de carga e descarga durante o perodo diurno. 13. Durante o processo de ensacamento do entulho deve-se borrif-lo com gua sem excesso, para evitar o levantamento de nuvens de particulados.

Pgina 28 de 44

VIII. EXECUO DOS SERVIOS E HORRIOS DE TRABALHO

1. O canteiro de obras de cada unidade privativa compreende o seu prprio espao fsico, sendo absolutamente vedada a utilizao de qualquer rea comum para este fim. 2. Todas as atividades de obra e todas as despesas advindas destas estaro sob a responsabilidade do ocupante e seus contratados. 3. Dever estar disponvel no local da obra cpia da reviso mais recente do projeto analisado e aprovado pela Gerncia do Condomnio. Os projetos aprovados devero ser seguidos fielmente. 4. Acima de tudo, devem ser preservadas a segurana e tranqilidade necessrias ao desenvolvimento das atividades normais desta edificao comercial. Assim, a execuo de quaisquer servios deve respeitar os horrios estabelecidos neste manual ou pela Gerncia do Condomnio. 5. Quaisquer obras nas unidades privativas sero permitidas, somente, de segundas s sextas-feiras das 18 s 24 horas; aos sbados das 12 s 18 horas; domingos e feriados das 8 s 18 horas. 6. Fora destes horrios, somente sero permitidas intervenes de emergncia ou execuo de servios que no produzam barulho, cheiro, poeira ou qualquer incomodo ou transtorno aos demais Usurios e/ou aos demais vizinhos ou ainda ao regular funcionamento do edifcio, mediante aprovao previa da Gerncia do Condomnio. 7. Durante a fase de obras somente ser permitido o acesso de profissionais autnomos ou de empregados que trabalharem sob regimento das Consolidaes das Leis Trabalhistas e Normas Regulamentadoras do Ministrio do Trabalho e Emprego, devidamente cadastrados junto Gerncia do Condomnio. 8. terminantemente proibida a instalao de alojamento no interior da unidade ou em qualquer outra dependncia do edifcio. 9. No permitido fazer refeies nas reas comuns do edifcio sem prvia autorizao da Gerncia do Condomnio. 10. proibido uso de rdio, estreos ou qualquer outro equipamento produzindo barulho ou vibrao, que interfira no conforto e bem estar dos demais usurios do Edifcio com emisso de rudos acima dos nveis especificados pela legislao especfica. 11. S permitido o preparo das argamassas dentro do espao de cada unidade. 12. Durante todo o perodo de execuo das obras obrigatria a permanncia das duas unidades extintoras existentes na unidade privativa. 13. Por razes de segurana, no permitido acender fogueiras ou qualquer tipo de fogareiro no interior das unidades privativas.
Pgina 29 de 44

14. terminantemente proibido portar arma de fogo, ou arma branca, mesmo quando devidamente registrada em repartio policial. 15. Objetivando minimizar o risco de princpio de incndio, cuidados especiais devero ser tomados para os servios com solda eltrica ou a oxignio: devero, obrigatoriamente, ser acompanhados pelo Bombeiro da edificao mediante programao prvia e caso estejam envolvidos custos com horas extras, estes devero ser a cargo do Usurio ou seus subcontratados. 16. Os sinistros por incndio surgem, na maioria das vezes, a partir de curto-circuito nas instalaes eltricas, utilizao incorreta de benjamins, lmpadas super aquecidas, cigarros acesos, vapores volteis de tintas, vernizes e colas. Dever ser observado rigoroso controle das normas de segurana, sendo o ocupante responsvel pelos danos que vier a causar por sua negligncia ou impercia. 17. O ocupante o nico responsvel pela guarda dos materiais, ferramentas e objetos mantidos no interior da unidade privativa durante todo o perodo de obras. 18. Deve-se manter o asseio no canteiro de obras fazendo constantes limpezas. 19. Deve-se manter constantemente na porta de acesso aa unidade, um ou mais panos midos para limpeza das solas dos sapatos, evitando o transporte de sujeira ao hall e elevadores. 20. Os funcionrios das obras devero ser orientados a realizar sua higiene pessoal no interior da unidade e nunca nos sanitrios ou reas comuns do edifcio. 21. Somente ser permitida a entrada no condomnio de prestadores de servio e/ou sub-contratados devidamente registrados, cabendo ao respectivo Usurio, total responsabilidade pela comprovao desta condio, bem como o fornecimento, orientao, controle e verificao do adequado e constante uso dos devidos Equipamentos de Proteo Individual (E.P.I.), sem os quais no podero permanecer na obra15. 22. Quando ocorrer acidente, este deve ser acompanhado pelo responsvel pela obra que dever tomar as providncias cabveis em acordo com as Normas de Segurana e Medicina do Ministrio do Trabalho, com a devida comunicao (CAT). 23. Todos os acidentes devero ser formalmente informados a Gerncia do Condomnio para acompanhamento, sem que isto implique em sua coresponsabilidade, que novamente ressalta-se, cabe nica e exclusivamente ao Usurio. 24. Os ocupantes ou seus contratados no devero retirar de seus lugares prprios, quaisquer objetos ou materiais do Condomnio (tais como: extintores, aparelhos telefnicos etc.) sem autorizao prvia da Gerncia do Condomnio.
15

O proprietrio, o incorporador, o dono da obra ou o condmino de unidade imobiliria cuja contratao da construo, reforma ou acrscimo no envolva cesso de mo-de-obra, so solidrios com o construtor, e este e aqueles com a subempreiteira, pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social fonte: http://www.mpas.gov.br/pg_secundarias/paginas_perfis/perfil_Empregador_02_06.asp .

Pgina 30 de 44

25. expressamente proibida, aos construtores, a manipulao de quaisquer instalaes pertencentes s reas comuns do edifcio, tais como registros de gua gelada, registros de sprinklers, tubulaes, instalaes eltricas, etc... sem prvia autorizao. 26. A autorizao para manuseio das instalaes do edifcio, dever ser solicitada, por escrito Gerncia do Condomnio atravs do Formulrio para Autorizao Especial, com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas. 27. Quando necessrio o fechamento de vlvula de governo da rede sprinklers, dever ser solicitado tambm acompanhamento do corpo tcnico do Edifcio, e caso estejam envolvidos custos com horas extras, estes devero ser a cargo do Usurio ou seus subcontratados. Juntamente com o referido procedimento, dever ser apresentado um Termo de Assuno de Responsabilidade a fim de que o Usurio assuma a responsabilidade por qualquer sinistro que eventualmente possa ocorrer em funo do aludido fechamento. 28. Caso seja necessrio procedimento de inibio de algum detector de incndio, dever estar aprovado o Formulrio para Autorizao Especial pela Gerncia do Condomnio, bem como apresentado um Termo de Assuno conforme descrio acima. 29. A utilizao de chumbadores de expanso com instalao atravs de equipamentos a base de plvora, s ser permitida com apresentao de documentos que comprove a habilitao do instalador. 30. de inteira responsabilidade do responsvel tcnico pela obra quaisquer danos causados por seus contratados s unidades privativas vizinhas durante o perodo de obras, tendo o mesmo que ressarcir ou consertar eventuais estragos. 31. Caber ao ocupante ou responsvel pela obra, providenciar toda e qualquer proteo especial que for necessria aos servios no interior de sua unidade. 32. Caso sejam instalados cadeados ou travas nas portas dos andares (banheiros, reas tcnicas etc.), a Gerncia do Condomnio deve ser comunicada. 33. Poder a Gerncia do Condomnio suspender qualquer trabalho no interior da unidade que a seu critrio fique evidenciado o risco de acidentes ou esteja em desacordo com o regimento interno do edifcio. 34. Esta suspenso dos trabalhos no exime o ocupante ou o responsvel pela obra, das obrigaes e penalidades previstas no contrato e referentes prazos de trmino da obra.

Pgina 31 de 44

IX. FISCALIZAO DA OBRA


1. Durante a obra, a Gerncia do Condomnio, representada pelos seus funcionrios e prepostos, dever ter livre acesso as dependncias da unidade, a qualquer tempo, para verificao, fiscalizao e orientao para o cumprimento do projeto aprovado e atendimento das normas tcnicas e de segurana na execuo dos trabalhos. 2. Aos agentes de segurana patrimonial mantidos no edifcio tambm caber fiscalizar o cumprimento do disposto nestas normas. 3. Qualquer irregularidade (execuo em desacordo com o projeto, inobservncia das normas tcnicas e de segurana, ou execuo desrespeitando horrios, etc) dever ser sanada no prazo estabelecido pela Gerncia do Condomnio. 4. Em caso do no atendimento das solicitaes da vistoria, a Gerncia do Condomnio poder determinar a paralisao das atividades. 5. O no cumprimento da determinao pela equipe executando a obra poder ocasionar a retirada da mesma e embargo total da obra. 6. A obra s poder ser liberada aps cumprimento da determinao solicitada.

Pgina 32 de 44

X. INFORMAES GERAIS

1. Por fora de lei, os condomnios so obrigados a efetuar seguro contra incndio e responsabilidade civil. Atualmente esta modalidade conhecida como multi-risco mais abrangente, no havendo necessidade de fazer-se uma aplice contra incndio de forma individual. Porm seria conveniente que os ocupantes de cada unidade efetuassem seguro DE CONTEDO, abrangendo incndio e roubo das divisrias internas, instalaes, mquinas e equipamentos, alm do derrame de chuveiros automticos. 2. No permitido o armazenamento de gases combustveis sobre qualquer forma no interior das edificaes16, assim resta claro que no possvel a utilizao de GLP em edifcios comerciais. Outrossim, as companhias seguradoras no cobrem este risco. 3. Objetivando a segurana a vida dos usurios da edificao, bem como para demonstrar atendimento ao Decreto N 46.076/01 do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo, e os parmetros estabelecidos na sua Instruo Tcnica 17/04, este condomnio, assim como cada unidade privativa, no carter de empresas (atendimento tambm aos itens 23.1.1-d e 23.8 da NR-2317), deve contar com uma Brigada de Incndio. A Gerncia do Condomnio oferece anualmente curso especfico de formao, treinamento e reciclagem aos Usurios, bem como no mnimo 2 (dois) treinamentos de abandono da edificao em situao de emergncia. 4. O condomnio contar com a manuteno do sistema de segurana contra incndio, manuteno eltrica das reas comuns, manuteno das bombas de recalque e gua servida, paisagismo, limpeza dos vidros da fachada, desinsetizao, limpeza de poos de gua servida, limpeza dos reservatrios de gua potvel e brigada de incndio. Estes itens tero incio de forma escalonada e de acordo com as necessidades, preferencialmente sempre na forma preventiva. 5. O condomnio est preparado para que as empresas exeram seus expedientes internos de forma ininterrupta (24 horas), ressalvadas as limitaes ps-horrio comercial e finais de semana, como por exemplo, manobristas, menor nmero de elevadores etc. 6. Ser retirada da obra toda pessoa, estando ou no, a servio da obra, que estiver alcoolizada, que promover arruaa, furtar ou ocasionar algum dano s instalaes do edifcio ou a terceiros ou que juzo da Gerncia do Condomnio tenha presena julgada inconveniente. 7. No permitido nenhum tipo de propaganda, cartaz ou sinalizao interna ou externa sem a prvia aprovao da Gerncia do Condomnio. 8. A data da ocupao da unidade privativa para uso final (instalao da empresa), bem como a data de execuo das mudanas relativas a esta, devero ser informados a Gerncia do Condomnio com 15 dias teis de antecedncia.

Art 2 do Decreto Municipal N 24.714 de Outubro de 1987. http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/secretarias/habitacao/legislacao/0004/Dec_24714.doc 17 Norma Regulamentadora do Ministrio do Trabalho e Emprego. http://www.mte.gov.br/
Pgina 33 de 44

16

9. Os nomes e documentao de todos os funcionrios da empresa a ser intalada devero ser informados Gerncia do Condomnio com 15 dias teis de antecedncia para confeco, cadastramento e liberao dos cartes de acesso 10. Comunicaes Gerncia devem ser realizadas por escrito, via formulrios padro. 11. Quaisquer dvidas, decorrentes deste Manual, podero ser esclarecidas com a Gerncia do Condomnio deste Edifcio, ao qual cabe a anlise dos projetos, liberao e vistorias das obras. Por fim, os Proprietrios e a Gerncia do Condomnio Torre Sul desejam a todos os futuros ocupantes uma longa e prspera permanncia em nosso edifcio.

Pgina 34 de 44

XI. ANEXOS

Pgina 35 de 44

Anexo I - Fluxograma

Pgina 36 de 44

Pgina 37 de 44

Anexo II - Procedimento para Impermeabilizao de Novas reas

Pgina 38 de 44

Execuo de impermeabilizao atravs do sistema poliuretano bicomponente estruturado com tela de polister
II.1. Preparao da superfcie

A preparao do substrato para estruturas de concreto que requeira execuo de regularizao, respeitando-se o caimento mnimo de 1%, (NBR-9574), dever ser executada conforme descrito seguir: Limpeza da rea a ser regularizada com total retirada de elementos estranhos da rea, tais como pedaos de madeira, pontas de ferro, agregados soltos, leos, graxas, etc. A superfcie dever estar isenta de todo e qualquer elemento estranho prpria estrutura que venha a interferir na execuo do caimento pr-estabelecido, bem como as tubulaes de captao da rea devero ser chumbadas e conferidas previamente. O trao da argamassa a ser utilizada dever ser de 1:3, cimento e areia, utilizando-se cimento Portland de fabricao recente e areia mdia lavada e peneirada para evitarse corpos estranhos argamassa. Recomenda-se incorporar aditivos acrlico, na gua de amassamento desta argamassa, de modo a melhorar sua aderncia ao substrato. A mistura dever ser efetuada atravs de equipamento mecnico (ex.: betoneira ou similar) visando uma perfeita homogeneidade da mesma garantindo suas caractersticas. A mistura desta argamassa deve ser efetuada proporcionalmente a sua utilizao em tempo nunca superior a uma hora, bem como a mesma no deve ser transportada em distncia superior a 50 m. O substrato dever ser umedecido previamente procurando-se trabalhar com o mesmo sem a existncia de poeira ou qualquer corpo estranho que venha a prejudicar a aderncia da argamassa. A rea a ser regularizada dever ser taliscada e executada no mesmo dia, evitandose a execuo parcial do servio, para garantir a homogeneidade e o nivelamento ideal de todo o sistema. A textura da argamassa dever ser a mais lisa possvel recomendando-se a utilizao de desempenadeira de ao para o processo de desempeno da argamassa, visando atingir um substrato o mais liso possvel (pode-se tambm trabalhar com desempenadeira com feltro, muito embora a porosidade do substrato seja muito maior). Tomar o cuidado porm de no queimar a superfcie. Aps a cura da argamassa por um perodo mnimo de 48 horas proceder-se- uma varredura minuciosa da rea seguida, se possvel, de aspirao do substrato (aspirador de p). Este perodo poder aumentar em funo da necessidade de iseno total da umidade retida. O encontro entre superfcies verticais e horizontais devero ser arredondados com mnimo de 5cm, ou chanfrados de modo a possibilitar a eliminao dos cantos vivos. As superfcies verticais devero receber regularizao.

Pgina 39 de 44

II.2. Execuo da impermeabilizao II.2.1. Ferramentas necessrias Rolo de l de carneiro Vassoura de piaava Escova de ao

II.2.2. Aplicao do sistema Aps a preparao da superfcie, conforme descrito nos tens anteriores, prodeder-se- ao tratamento impermeabilizante atravs da utilizao de sistema base de poliuretano bi-componente conforme descrito a seguir: A superfcie a receber o sistema impermeabilizante, dever estar seca e isenta de poeira, leos, graxas, desmoldantes, agregados no aderidos, ou mesmo aderidos e pontiagudas. Recomenda-se a utilizao de escovas de ao e/ou, lixas, para a remoo elementos estranhos citados anteriormente. de

Sobre a superfcie limpa e seca, estando a mesma dentro dos parmetros de umidade permitida pelo fabricante, iniciar a aplicao de primer em toda a rea de modo a melhorar a aderncia do sistema. Aps a cura do primer, iniciar a aplicao com rolo em toda a rea. A mistura do material dever ser efetuada por equipamento apropriado, no sendo indicado nem permitida a mistura manual. As demos devero ser aplicadas sucessivamente, umas as outras, respeitando-se o tempo mnimo e mximo indicado pelo fabricante entre demos, bem como o pot life e a diluio necessria em cada demo a ser aplicada at se obter a espessura de pelcula seca especificada em projeto. Em caso de entre as demos ser necessria a paralisao por mais tempo do que o indicado pelo fabricante, dever proceder-se ao lixamento superficial do material j curado e a aplicao do promotor de aderncia fornecido pelo fabricante. As reas sujeitas a esforos especficos, devero ser tratadas conforme descrito acima, e onde indicado em projeto, utilizando-se reforo. O tipo de reforo e consumo dever ser confirmado pelo fabricante e testado previamente para avaliao por parte da fiscalizao. As tubulaes devero ser arrematadas previamente, estabelecendo-se o critrio de uma demo do produto, a ser aplicada antes da execuo de toda a rea.

II.2.3. Recomendaes importantes Dever ser evitada a contaminao do material com gua ou umidade. Verificar sempre a umidade relativa do ar quando de sua aplicao.
Pgina 40 de 44

Todo o equipamento a ser utilizado dever estar limpo e seco. O material no deve ser aplicado quando se estiver com alta concentrao de umidade no ambiente ou sob iminncia de chuva. II.2.4. Consumo Poliuretano bi componente: 3,00 kg/m2 Tela de Polister: 1,10 m2 Nota: O consumo dever ser confirmado junto ao fornecedor escolhido. II.3. Teste de lmina dgua De acordo com a NBR-9574/1986, item 5.14, devero ser colocados barreiras na rea impermeabilizada e ser executado o teste com lmina dgua (5 cm) com durao mnima de 72 horas, para verificao da eficincia na aplicao do sistema empregado na rea. II.4. Proteo mecnica Sobre a impermeabilizao aplicar argamassa de cimento e areia, trao 1:4, com 1 cm de espessura. Nas verticais, aplicar chapisco prvio com cimento e areia, trao volumtrico 1:3. Quando da execuo da primeira etapa da argamassa, proceder a colocao da tela galvanizada hexagonal, fio 24 (BWG), 1/2", comprimindo a mesma sobre a argamassa. Fixar a mesma com pino de ao ou pedaos de manta na faixa de aderncia prevista em projeto e sobre esta executar a argamassa final.

Nota: Texto elaborado pelo Eng Rafael J. Castelli / Engeform Construes e Comrcio Ltda.

Pgina 41 de 44

Anexo III - Posicionamento de Unidades Condensadoras

Pgina 42 de 44

Posicionamento de Unidades Condensadoras Casa de Mquinas das Unidades Privativas Final 1

Pgina 43 de 44

Posicionamento de Unidades Condensadoras Casa de Mquinas das Unidades Privativas Final 2

Pgina 44 de 44

Вам также может понравиться