Вы находитесь на странице: 1из 16

INTRODUO

Os solos so constitudos por uma mistura de partculas slidas de natureza mineral e orgnica, ar e gua, formando um sistema trifsico, slido, gasoso e lquido. A fase slida constituda por partculas minerais e orgnicas de variada composio, tamanho e arranjo, definindo um sistema poroso; a fase lquida constitui-se da soluo do solo, cujo solvente principal a gua, que ocupa parte do volume do espao vazio do arranjo poroso e o restante do espao ocupado pela fase gasosa, o ar do solo, do qual o vapor d'gua, um componente de estrema importncia, geralmente est em equilbrio com a gua lquida. Dentre os fatores de natureza fsica, a textura e a estrutura do solo so os mais relevantes, exercendo grande influncia na reteno e disponibilidade de gua s plantas. A textura refere-se proporo relativa das fraes areia, silte e argila nos solos, de forma que uma amostra de solo possui textura arenosa, mdia e argilosa se contiver, respectivamente, teor de argila entre 0 a 15, 15 a 35, 35 a 60 e mais de 60 %. Termos populares tambm designam a textura do solo como, por exemplo, solos arenosos so considerados "leves" ou de textura "grosseira", enquanto solos argilosos so "pesados" ou de textura "fina", baseando-se na menor (leve) ou maior (pesado) resistncia que os solos oferecem penetrao dos implementos agrcolas. A estrutura consiste no agrupamento e organizao das partculas do solo em agregados e relaciona-se com a distribuio das partculas e agregados num volume de solo. A estrutura do solo, conceitualmente, no um fator de crescimento das plantas ou indicativo direto da qualidade ambiental. Porm, Porm, est relacionada indiretamente com praticamente todos os fatores que agem sobre eles (REINERT; REICHERT, 2006).

OBJETIVO Descrever os procedimentos de todas as anlises fsicas do solo que foram apresentadas em aula, como anlise granulomtrica, densidade do solo, densidade de partculas e porosidade total.

1. ANLISE GRANULOMTRICA

A determinao da textura de uma amostra de solo feita pela anlise granulomtrica, determinando-se o tamanho das partculas e o fracionamento do solo. O mtodo mais utilizado para determinar a textura do solo o Mtodo da Pipeta, que consiste em um mtodo de sedimentao, utilizando pipeta para retirar uma alquota profundidade e em tempo determinados. Para quantificar as fraes texturais, realizam-se trs etapas: (a) pr-tratamento, (b) disperso da amostra e (c) separao e quantificao das fraes texturais. Para esta anlise, considera-se terra fina seca ao ar (TFSA), que envolve somente as partculas menores do que 2 mm (areia, silte e argila).

1. Pr-tratamento

A amostra de terra a ser analisada pode receber um pr-tratamento, que visa a remoo de agentes cimentantes e tambm ons floculantes, como matria orgnica, xidos de ferro e de alumnio, carbonatos, gua, e sais solveis. No entanto, esta etapa no normalmente realizada nas anlises de rotina dos laboratrios, iniciando-se a anlise textural com a disperso da amostra, pois os nossos solos so pobres em matria orgnica; os xidos constituem a frao argila, que a frao quantificada na anlise; os sais e os carbonatos no so problemticos, pois os nossos solos no contm estes agentes e a gua tambm no interfere, pois a anlise feita em TFSA.

2. Disperso da amostra

A disperso da amostra consiste na desagregao da TFSA, transformando-a em partculas individualizadas de areia, silte e argila, por meio de disperso qumica e disperso mecnica (ou fsica). Durante a agitao, ocorre a disperso mecnica e qumica, simultaneamente, pois se for feita apenas a disperso mecnica, as partculas vo se unir novamente. O Na, como agente dispersante, mantm as partculas dispersas.

3. Disperso mecnica

A disperso mecnica consiste na agitao da suspenso de solo, o que contribui para a quebra dos pequenos agregados. Este tipo de disperso pode ser lenta ou rpida. A disperso mecnica rpida feita com rpida rotao e pouco tempo (12.000 rotaes por minuto, durante 15 minutos) em agitador tipo coqueteleira, com lenta rotao e muito tempo (50 rotaes por minuto, durante 16 horas) em agitador tipo Wagner. Atualmente, os laboratrios de rotina realizam a disperso mecnica lenta, pois a disperso mecnica rpida pode resultar na quebra de partculas de areia e, consequentemente, gerar partculas de argila, o que gera erro nas anlises.

4. Disperso qumica

A disperso qumica consiste em acrescentar um dispersante qumico em soluo, a fim de elevar o pH do meio e, consequentemente, aumentar a repulso entre as partculas, uma vez que o pH de grande importncia na disperso de argilas que apresentam cargas dependentes de pH. Com o aumento do pH, eleva-se a proporo de cargas negativas dependentes de pH e, consequentemente, incrementa-se a repulso entre as partculas. A sequencia Li > Na > K > Rb > Cs indica a eficincia da disperso, mas para se obter disperso mxima das amostras de solo, h necessidade de se combinar a disperso mecnica e qumica (BAVER et al., 1972). A escolha do dispersante vai depender dos ctions presentes no complexo de troca e da relao entre cargas permanentes e cargas dependentes de pH nos minerais da frao argila: se o solo possui pH acima de 7,0, com teores elevados de Ca e Mg, o hexametafosfato de clcio o dispersante indicado, pois o hidrxido de sdio, se utilizado, pode provocar um efeito de concentrao (ao invs de dispersar, ocorre floculao). Por outro lado, se o solo possui pH menor do que 7,0, apresentando argilas com carga varivel e, portanto, cargas dependentes de pH, alm da elevada proporo de Al trocvel, o hidrxido de sdio o dispersante mais utilizado (MAURI et al., 2011).

5. Separao e quantificao das fraes texturais

A separao pode ser feita por peneiramento, para as partculas de areia grossa e de areia fina (> 0,05mm ou 50 m de dimetro) e por sedimentao, para as partculas de silte e de argila (< 0,05mm ou 50 m de dimetro). A separao de silte e argila feita por sedimentao, pois comercialmente no existe peneira de 0,002 mm para separar estas duas fraes Nesta etapa, as partculas do solo, j previamente individualizadas, so separadas em grupos. As fraes mais grosseiras (areia fina e areia grossa) so separadas por peneiramento, enquanto as fraes mais finas (silte e argila) so separadas por meio da sedimentao das partculas. A separao de silte e argila realizada por sedimentao por no existir, comercialmente, peneira de 0,002 mm para separar estas duas fraes.

1.1 Protocolo de disperso da amostra

-Colocar 10g de TFSA diretamente em garrafa plstica (de coca-cola), com auxlio de um funil e adicionar 50 mL de soluo NaOH 0,1 mol/L e 150 mL de gua deionizada; -Agitar por 16 h a 50 rpm em agitador rotatrio tipo Wagner

1.2 Protocolo de separao das fraes texturais

-Transferir a suspenso para proveta de 500 mL, com auxlio de um funil, passando por peneira com abertura de 0,053 mm, de modo que as partculas de areia grossa e de areia fina fiquem retidas na peneira. O que passar pela peneira, silte + argila, transferido para a proveta. Utilizar pisseta com gua para facilitar o peneiramento Obs.: as provetas so postas em fileiras, com dois bqueres na frente, para que um deles receba a frao silte + argila e o outro, a frao argila -Completar o volume para 500 mL, agitar a suspenso com um basto de vidro e, em seguida, no tempo zero (t0), tomar uma alquota de 25 mL (silte + argila), utilizando pipeta, a qualquer profundidade e transferir para bquer de 50 mL, previamente pesado -Levar estufa a 105 C, por 24 h, em seguida, levar ao dessecador at atingir temperatura ambiente e pesar em balana analtica com preciso de quatro casas decimais

- Determinar a temperatura da suspenso para estabelecer o tempo de sedimentao e, aps esse perodo, realizar a coleta da suspenso da frao argila -Aps a agitao ser concluda, medir a temperatura da suspenso para estabelecer o tempo de sedimentao da frao silte. O tempo deve ser marcado aps a agitao (t0), devendo ter sido calculado, anteriormente, utilizando-se a Lei de Stokes1 -Transcorrido o tempo calculado de sedimentao, tomar uma alquota de 25 mL (argila em suspenso), utilizando pipeta at a profundidade de 5 cm e transferir para bquer de 50 mL, previamente pesado -Levar estufa a 105 C, por 24 h, em seguida, levar ao dessecador at atingir temperatura ambiente e pesar em balana analtica com preciso de quatro casas decimais -Separar a frao areia, inicialmente retida na peneira com abertura de 0,053 mm, em areia grossa (2,00-0,210 mm) e areia fina (0,210-0,053 mm), utilizando peneira de malha de 0,210 mm e transferir cada uma das fraes para bquer de 50 mL, previamente pesado. Na torneira, gua tem alta presso, lavar a peneira com areia fina -Levar estufa a 105 C, por 24 h, em seguida, levar ao dessecador at atingir temperatura ambiente e pesar em balana analtica com preciso de quatro casas decimais

1.3 Protocolo de quantificao das fraes texturais

-Com a massa (g) das fraes texturais (areia grossa, areia fina e argila) da TFSA e do dispersante (D), o volume total da disperso (VT) e o volume de suspenso coletado (VC), determinar os teores (x) de cada frao -A proporo da frao silte calculada por diferena entre a frao areia (fina e grossa) e a frao argila - Os resultados obtidos para areia fina (AF), areia grossa (AG) e argila (Arg) so multiplicados por um fator de correo (f), diminuindo-se o erro no clculo da frao silte, por meio das equaes (1 a 4).

Areia fina (AF): xAF = MAF 1/MTFSA . f Areia grossa (AG): xAG = [M(AF+AG) - MAF] . 1/MTFSA .f

Eq. (1)

Eq. (2)

Argila (Arg): xArg = [M(Arg + D) - MD] . VT/VC . 1/MTFSA .f Silta (S): xS = 1 - (xAG + xAF + xArg)

Eq. (3)

Eq. (4)

-O fator f um fator de correo dos resultados de anlises de solo feitas em TFSA para express-los em terra fina seca em estuda (TFSE). Para calcul-lo, utiliza-se a massa de TFSE, determinada a partir da TFSA, por meio da seguinte equao 5.

f = MTFSA MTFSE -A TFSE determinada, conhecendo-se o teor de umidade da amostra de TFSA

Eq. (5)

1.4 Interpretao dos resultados

Para a classificao das classes texturais do solo, utiliza-se um tringulo de classificao textural, onde as diferenas entre as classes sero delimitadas, segundo as propores de areia total, silte e argila.

2. DENSIDADE DO SOLO (Ds)

A densidade do solo, anteriormente designada densidade real, aparente ou global, consiste na razo entre a massa de solo seco e seu volume total, utilizando-se amostra indeformada, de modo a considerar o volume do solo ao natural, incluindo os espaos porosos. Na massa, considera-se a massa de slidos, utilizando-se amostra de solo seca e no volume total, considera-se o quanto a massa de slidos ocupa do volume total. Essa caracterstica est associada estrutura, densidade de partcula e porosidade do solo (VIANA, 2008), podendo ser usada para indicar condies de degradao do solo em razo do mal uso e manejo. A densidade pode ser usada como indicativo para a compactao, sendo possvel determinar a compactao de um solo atravs de sua densidade. Dessa forma, um elevado valor de densidade caracterstico de solo compactado, ao passo que baixo valor de densidade caracteriza um solo sem compactao. No entanto, esta relao

relativa, sendo complicado avaliar a compactao do solo atravs da densidade, pois se considerarmos um solo arenoso, este tem maior densidade do que um solo argiloso, desde que o teor de matria orgnica seja desprezado. Entretanto, se um solo arenoso possuir alto teor de matria orgnica, sua densidade ser maior do que a densidade de um solo argiloso, ficando ntida a influncia da textura sobre a densidade do solo. A densidade do solo tambm uma medida da deteriorao da estrutura solo, como porosidade: o aumento da densidade do solo, provocado pela compactao, reduz a quantidade de poros (macroporos), podendo haver aumento de microporos a partir da transformao de macroporos em microporos.

2.1 Determinao da massa de slidos: Mtodo termogravimtrico ou da estufa

-Determina a massa de slidos por peso: coletar a amostra de solo, pesar, secar em estufa 105 C por 24 h e pesar novamente

2.2 Determinao do volume total de solo: mtodos diversos

a) Mtodo do anel volumtrico

Este o mtodo padro (mais preciso e mais exato) de amostragem para avaliao da densidade do solo e tambm da porosidade total, devendo ser preferencialmente utilizado. No entanto, este mtodo provoca uma possvel compactao do solo pelo atrito entre o cilindro e o solo durante a penetrao do mesmo (BLAKE; HARTGE, 1986). O mtodo do anel volumtrico consiste na amostragem de solo, coletando-se amostra indeformada por meio de um anel de ao-inox, de formato cilndrico, bordas cortantes e volume conhecido. O anel pode ser introduzido no solo por meio de um castelo ou com auxlio de um trado tipo Uhland. O sentido de coleta do anel (vertical ou horizontal) no interfere se a intenso do pesquisador for realizar a anlise de densidade do solo, mas para determinao da curva de reteno de gua, condutividade hidrulica, macro e microporosidade, a amostra tem que ser coleta no sentido vertical. Como a amostra submetida diversas anlises, normalmente coleta-se o anel verticalmente no solo.

Este mtodo exige muito cuidado durante a obteno da amostra, devendo-se evitar a compactao ou a ruptura do solo do solo, buscando-se preencher todo o espao do anel com solo e manter o espao poroso quase totalmente intacto, pois a porosidade influencia o volume total do solo. Um fator limitante deste mtodo consiste na presena de razes grossas ou partculas grosseiras, o que pode impedir a insero do anel, danificar a borda cortante ou, ainda, causar a deformao da amostra. Solos de mata ou floresta podem apresentar estas limitaes, por conterem muitas razes e, por esta razo, so de difcil amostragem.

a.1) Procedimento

-Preparar os anis em laboratrio, determinado o dimetro e a altura por meio de um paqumetro digital. Pesar os anis e identific-los -Em campo, cravar o anel no solo, com auxlio de um castelo e martelo, na profundidade desejada, sendo removido a seguir, cuidadosamente, para que o solo contido no anel no sofra deformaes -Com um faca, eliminar o excesso de solo ao redor do cilindro, em ambas as faces -Colocar um pano na parte inferior do anel, preso por uma borracha e pesar, em laboratrio, descontando-se o peso do pano + borracha - Os anis devem ser saturados com gua, colocando-se as amostras em uma bandeja e acrescentando gua aos poucos, at prximo borda superior do anel -Levar estufa 105 C por 24 h, pesar o anel novamente, descontando-se o peso do pano + borracha -Conhecendo-se o peso do anel sem o solo, descontar o peso do anel preenchido com solo e assim, obter a massa do solo seco -O volume total do solo determinado, considerando o volume do anel (cilindro), de acordo com a equao 6. VT = r2h 4 Em que: VT = volume total do solo (cm3) r = raio do anel (cm) h = altura do anel (cm) = 3,14159 Eq. (6)

-Conhecendo-se os valores de massa do solo seco e volume total do solo, calcular a densidade por meio da equao 7.

DS = MS VT Em que: Ds = densidade do solo (g/cm3) Ms = massa do solo seco (g) Vt = volume total do solo (cm3)

Eq. (7)

b) Mtodo do torro parafinado

Este mtodo consiste na coleta de um torro de solo, impermeabilizado com parafina, obtendo-se o volume do torro por deslocamento de lquido. A impermeabilizao superficial do torro feita com parafina derretida para que o espao poroso fique preservado, evitando-se a entrada de gua. Um limitao desse mtodo a necessidade de obter um torro estvel, que resista ao transporte e manipulao sem esboroar, sendo, por esta razo, um mtodo no indicado para solos arenosos.

b.1) Procedimento

-Coletar o torro com auxlio de uma enxada, faca ou faco -Levar estufa a 105 C por 24 h, levar ao dessecador at esfriar e pesar o torro, obtendo-se a massa do torro -Imergir o torro em parafina derretida, por meio de um fio de peso desprezvel (fio dental, por exemplo), vrias vezes at obter uma perfeita impermeabilizao Obs.: A temperatura da parafina deve estar entre 60-65 C (medir com termmetro), pois se a temperatura estiver abaixo de 60 C, a parafina fica muito viscosa e no faz uma perfeita impermeabilizao e se a temperatura estiver acima de 65 C, ela fica muito fluida e penetra no espao poroso do solo

-Para saber se o torro est totalmente impermeabilizado: imergir o torro parafinado em um bquer com gua. Se formarem bolhas, o torro no est totalmente impermeabilizado e deve-se parafinar um novo torro -Aps a imerso do torro em parafina, deixar esfriar e pesar novamente o torro, agora parafinado (massa do torro + massa da parafina) -Determinar a massa da parafina a partir da diferena de peso entre o torro parafinado e o torro sem parafinar (MPar) -Conhecendo-se a densidade da parafina (DPar) e a massa de parafina gasta na impermeabilizao do torro (MPar) calcular o volume de parafina existente no torro atravs do Princpio de Arquimedes, que considera que o volume do torro parafinado (VPar) igual ao peso da gua deslocada (equao 8) -Para isto, utilizar um bquer contendo volume de gua conhecido e sobre uma balana, imergir o torro parafinado, com massa conhecida, sem encostar o torro nas faces laterais e inferior do bquer - Verificar o volume de gua deslocado pelo torro parafinado e o peso que esse volume deslocado registrar na balana -Conhecendo-se a densidade e a temperatura da gua, calcular a massa da gua deslocada (Mgua) e determinar o volume do torro, que ser igual ao volume de gua deslocado (Vgua) -Conhecendo-se o volume de gua deslocado, obtm-se a densidade do dolo (Ds) (equao 9)

DPar = MPar VPar Em que: DPar = densidade da parafina (considerar 0,90 kg/dm3) MPar = massa da parafina gasta na impermeabilizao (g) VPar = volume da parafina (cm3) DS = Mgua Vgua Em que: DS = densidade do solo (g/cm3) Mgua = massa de gua deslocada pelo torro (g)

Eq. (8)

Eq. (9)

Vgua = volume de gua deslocado ou volume do torro (cm3)

c) Mtodo da proveta

Este mtodo consiste em adicionar, aos poucos, a amostra do solo deformado (TFSA) em proveta de 100 mL, previamente marcada em trs volumes (30, 60 e 90 mL), batendo a proveta sobre uma superfcie rgida coberta com borracha por dez vezes a 5 cm de altura, a fim de simular a acomodao das partculas de areia dentro da mesma, tal como ocorre no solo. Estas medidas foram determinadas em ensaios de campo. O mtodo da proveta recomendado para solos arenosos, pois em solo arenoso, difcil coletar amostra indeformada de solo para determinao da densidade pelos mtodos citados anteriormente.

c.1) Procedimento

-Pesar uma proveta de 100 mL, previamente marcada em trs volumes (30, 60 e 90 mL) -Acrescentar a amostra de TFSA at 30 mL e bater a proveta sobre uma borracha por dez vezes, com distncia de queda de aproximadamente 5 cm -Repetir esta operao por mais duas vezes, acrescentando a TFSA at 60 mL e, posteriormente, at 90 mL. Completar at 100 mL e nivelar o solo com o nvel de aferimento da proveta -Pesar a proveta com a amostra de solo e, por diferena, descontar o peso da proveta vazia, obtendo-se a massa de solo seco (massa de slidos) em um volume de 100 cm3 -Calcular a densidade do solo, de acordo com a equao 10

DS = MS VT Em que: Ds = densidade do solo (g/cm3) Ms = massa do solo seco (g) Vt = volume total de solo (cm3)

Eq. (10)

d) Densidade relativa (Dr)

A densidade relativa a razo entre a densidade do solo (DS) avaliada e a densidade mxima do solo (DMS), Trata-se de uma alternativa para eliminar os efeitos de textura, mineralogia e teor de matria orgnica, quando so analisados solos distintos. Esta densidade determinada pelo teste de Proctor normal e considerada um indicador da qualidade do solo

d.1) Procedimento

-Determina-se a densidade do solo pelos mtodos comuns (Ex.: mtodo do anel volumtrico) -Determina-se a DMS, pelo teste de Proctor, compactando o solo ao mximo -Para determinar a Dr, utilizar a equao 11

Dr = Ds DMS Em que: Dr = Densidade relativa (%) DS = densidade do solo (g/cm3) DMS = densidade mxima do solo (g/cm3)

Eq. (11)

3. DENSIDADE DE PARTCULAS (Dp)

A densidade de partcula expressa a relao entre a massa (massa de slidos) e o volume (volume de slidos) que ocupam as partculas do solo, sem considerar o volume de poros (porosidade). Esta caracterstica, assim como a densidade do solo, pode ser afetada pela textura e teor de matria orgnica do solo. Se um solo apresentar quantidades elevadas de minerais mais pesados, sua densidade de partculas aumentar. De outra forma, se um solo apresentar elevado teor de matria orgnica, ter uma densidade de partcula mais baixa. O mtodo mais simples para medir a densidade de partcula o do balo volumtrico, mas, alm deste, a densidade de partculas tambm pode ser determinada por outros mtodos, como o mtodo do picnmetro.

a) Mtodo do balo volumtrico

Neste mtodo, levado em considerao apenas o espao ocupado pelas partculas slidas do solo, independente do espao poroso do solo. Portanto, todo o espao poroso do solo deve ser ocupado, sendo utilizada amostra deformada de TFSA, pois o volume de poros do solo no de interesse. Para ocupar todo o espao poroso do solo, utiliza-se lcool ao invs de gua, pois a gua tem alta tenso superficial e no ir ocupar os microporos do solo, formando uma bolha. O lcool possui uma tenso superficial muito menor do que a da gua e, por isso, penetra facilmente em todo o espao poroso do solo.

a.1) Procedimento

-Aferir um balo volumtrico de 50 mL -Pesar 10 g de amostra de TFSA e transferir para o balo -Acrescentar uma pequena quantidade de lcool, com auxlio de uma bureta, em volume suficiente apenas para cobrir o solo dentro do balo e, com isso, favorecer a sada de ar do solo -Vedar o balo com uma rolha, agitar manualmente e deixar em repouso por 30 minutos para que ocorra uma troca entre ar e lcool (ar sai e lcool penetra no espao poroso) -Completar o volume do balo e registrar o volume total de lcool gasto -Calcular a densidade de partculas, de acordo com a equao 12

DP = MS = VS Em que: DP = densidade de partculas (g/cm3) MS = massa de solo dentro do balo (10 g)

MS VB - VA

Eq. (12)

VB = volume do balo volumtrico (50 mL) VA = volume de lcool gasto para completar o volume do balo (mL)

b) Mtodo do picnmetro

Este mtodo muito preciso e consiste em medir a densidade real das partculas, utilizando-se um picnmetro de preciso.

b.1) Procedimento

-Pesar 10 g de amostra de TFSA e transferir para o picnmetro de 50 mL -Adicionar gua ou lcool at completar o volume total do frasco e, ao tampar, retira-se o excesso de gua/lcool e obtm-se o volume precisamente aferido para 50 mL -Se adicionar lcool: agitar manualmente e deixar em repouso por 30 minutos; completar o volume do picnmetro, registrar o volume total de lcool gasto e calcular a densidade de partculas, de acordo com a equao 12 -Se adicionar gua: levar picnmetro para dessecador, conectar a uma bomba de vcuo por 30 minutos (o vcuo retira todo o ar do espao poroso do solo), fazendo com que a gua penetre em todo esse espao poroso. Aps 30 minutos, retirar o picnmetro do dessecador, completar o volume com gua, tampando-se para eliminar o excesso, pesar e, conhecendo-se a densidade da gua, determina-se o volume de gua gasto para completar o volume o picnmetro. Utilizar equao 12 para calcular a densidade de partculas.

4. POROSIDADE TOTAL (PT) A porosidade do solo consiste na proporo do volume do solo no ocupado por partculas slidas, incluindo todo o espao poroso ocupado por ar e gua. A porosidade indica o total de volume de vazios de um solo, independente do seu tamanho e geometria, influenciando a reteno de gua no solo, aerao e enraizamento das plantas. Existe uma grande variao nos valores encontrados na porosidade de diferentes solos, uma vez que este parmetro depende da textura e da estrutura do solo. Se um solo tem elevado teor de matria orgnica, sua porosidade ser maior. Solos arenosos apresentam porosidade menor, uma vez que este solo apresenta menor espao entre as partculas grosseiras., enquanto solos argilosos apresentam, em geral, maiores porosidades porque suas partculas, finas, so mais espaadas e, alm disso, formam agregados que aumentam a porosidade.

Existem duas formas para determinar a porosidade total: pelas densidades do solo ou pela curva de reteno de gua no solo. A curva de reteno de gua A porosidade total no determinada e, sim, calculada a partir da densidade do solo (DS) e da densidade de partculas (DP), atravs da equao 13. PT = VPoros =1- DS x 100 VT Em que: PT = porosidade total (%) VPoros = volume de poros (cm3) VT = volume total do solo (cm3) DS = densidade do solo (g/cm3) DP = densidade de partculas (g/cm3) DP Eq. (13)

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BAVER, L.D.; GARDNER, W.H.; GARDNER, W.R. Soil structure: evaluation and agricultural significance. In: BAVER, L.D.; GARDNER, W.H.; GARDNER, W.R. Soil physics. 4.ed. New York : J. Wiley, 1972. p.178-223.

BLAKE, G.R., HARTGE, K.H. Bulk density. In: KLUTE, A, (ed). Methods of soil analysis. Physical and mineralogical methods. Madison : ASA, 1986. p.363-375.

MAURI et al., 2011. Dispersantes qumicos na anlise Granulomtrica de latossolos. R. Bras. Ci. Solo, 35:1277-1284, 2011.

REINERT, D.J. e REICHERT, J. M. Propriedades fsicas do solo. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

VIANA, J. H. M. Determinao da densidade de solos e de horizontes cascalhentos. Comunicado Tcnico, Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, Sete Lagoas, MG, 2008.

Вам также может понравиться