Вы находитесь на странице: 1из 10

FLUXO SALIVAR E CONSUMO DE MEDICAMENTOS EM DIABTICOS IDOSOS

SALIVARY FLOW AND CONSUMER OF DRUGS IN ELDERLY DIABETIC PATIENTS


Maria Sueli Marques Soares 2 Isabela Albuquerque Passos 3 Renata Maria Flix Maia 4 Lino Joo Costa 5 Dejanildo Jorge Veloso
1

O objetivo deste estudo foi avaliar a funo das glndulas salivares e consumo de medicamentos em diabticos idosos. Foram selecionados 50 indivduos diabticos e 50 no diabticos, com 60 anos ou mais de idade. Determinou-se a taxa de fluxo salivar total em repouso e estimulado, presena de xerostomia e tipos de medicamentos consumidos. Utilizou-se teste t de Student e Coeficiente de Pearson, com nvel de significncia para p<0,05. A mdia de idade foi 686,6 anos nos diabticos e 665,6 anos nos controles. 26% dos pacientes eram homens e 74% mulheres, em ambos grupos. Os diabticos apresentaram mdia de fluxo salivar em repouso de 0,270,26 ml/min e os controles de 0,320,27 ml/min. Nos diabticos a mdia do fluxo salivar estimulado foi 1,580,84 ml/min e nos controles foi 1,910,98 ml/min, no houve diferenas estatisticamente significantes. 22% dos diabticos e 14% dos controles apresentaram hipossalivao. 81,8% dos diabticos e 42,8% dos controles apresentaram hipossalivao e xerostomia de forma concomitante. Nos diabticos houve correlao estatisticamente significante do fluxo salivar em repouso com xerostomia e com o consumo de hipotensores/diurticos. Os resultados sugerem que os pacientes diabticos estudados no apresentaram disfuno das glndulas salivares; a hipossalivao estava correlacionada ao consumo de hipotensores/diurticos; e o fluxo salivar em repouso estava relacionado com xerostomia e consumo de hipotensores/diurticos Palavras-chave: Saliva, xerostomia, idoso, diabetes mellitus.

INTRODUO
O diabetes mellitus uma enfermidade que apresenta taxa de prevalncia e co-morbidade associada ao aumento da idade do indivduo e que pode manifestar repercusso na cavidade bucal. Leses e alteraes bucais como glossite migratria benigna, lngua fissurada, lquen plano, glossite romboidal mediana, aumento das glndulas partidas, fibroma, lcera traumtica, xerostomia e hipossalivao so as manifestaes bucais mais freqentemente associadas ao diabetes mellitus1,2,3. A xerostomia e/ou hipossalivao so condies relacionadas ao idoso, no entanto, existem fortes evidncias de que o envelhecimento por si s no resulta em disfuno das glndulas salivares, quando se considera o indivduo idoso que no est tomando medicamentos. Acredita-se que as referidas condies so decorrentes do acmulo de mltiplos problemas mdicos, radioterapia e uso de determinados medicamentos. Vrios estudos avaliam a funo das glndulas salivares em idosos com diabetes mellitus tipo 2, contudo os resultados so

Professora da Disciplina Estomatologia do Curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraba (UFPB), Doutora em Estomatologia. 2 Bolsista PIBIC/CNPq/UFPB 3 Cirurgi-Dentista 4 Professor da Disciplina de Estomatologia do Curso de Odontologia da UFPB, Doutor em Estomatologia. 5 Professor de Clnica Integrada do Curso de Odontologia da UFPB, Mestre em Estomatologia.

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

049

contraditrios. Alguns demonstram presena de hipossalivao4, 5, outros no identificam essa associao6. CHAVEZ et al.5, determinam associao de disfuno salivar no idoso com diabetes mellitus, porm sem associao com a presena de xerostomia. Observa-se que no h consenso quanto ao papel do diabetes na produo salivar e na queixa de xerostomia . As funes salivares so essenciais para a manuteno da sade bucal e geral. Incluem o equilbrio da microbiota bucal, lubrificao bucal, mastigao, facilita a fala, processo de digesto, protege as estruturas mineralizadas e a mucosa bucal. A disfuno salivar no idoso pode levar seleo de alimentos alterando o estado nutricional. Tambm pode resultar em maior prevalncia de cries, periodontite, infeces locais e desconfortos bucais. Conseqentemente interferindo na qualidade de vida do indivduo6,7. Considerando o aumento de nossa populao idosa e a alta prevalncia de diabetes mellitus neste contingente, torna-se importante estudar a funo das glndulas salivares e presena de xerostomia no idoso. O objetivo deste estudo foi avaliar a funo das glndulas salivares e consumo de medicamentos em idosos diabticos.

MATERIAL E MTODO
A amostra deste estudo foi constituda por 100 indivduos com 60 anos ou mais de idade, divididos em dois grupos: um experimental, com 50 diabticos noinsulino-dependentes, com diagnstico h mais de 6 meses e atendidos no Servio de Endocrinologia do Hospital Universitrio da Universidade Federal da Paraba. E um grupo controle, composto por 50 indivduos no diabticos, atendidos na Clnica de Estomatologia e pareados quanto idade e sexo. A pesquisa foi aprovada pelo Comit de tica do Centro de Cincias da Sade/UFPB. Foram realizados anamnese e exame clnico bucal em todos os pacientes. Foram determinados o fluxo salivar total em repouso, fluxo salivar total estimulado, pH salivar e os tipos de medicamentos consumidos por cada paciente. A experincia subjetiva de xerostomia foi diagnosticada usando a pergunta dicotmica: Voc sente freqentemente a sua boca seca?6,7,8. As taxas de fluxo salivar em repouso e estimulado foram determinadas pelo mtodo de expectorao salivar 9. Foi considerado hipossalivao valores de fluxo salivar em repouso = 0,1 ml/min8.

050

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

Para a medio do pH utilizou-se tira de tornassol (Merckel), que era colocada sobre a lngua e a alterao de colorao da tira comparada com escala colorimtrica padro. Considerou-se o pH 7 como normal. Os dados clnicos obtidos foram submetidos anlise descritiva. Para anlise comparativa das mdias foram empregados Coeficiente de Pearson e teste t de Student, sendo considerados significantes valores de p< 0,05.

RESULTADOS
A mdia de idade entre os diabticos foi de 686,6 anos e entre os controles de 665,6 anos. 26% dos pacientes eram do gnero masculino e 74% do gnero feminino em ambos os grupos. No grupo de diabticos, a mdia de fluxo salivar total em repouso foi de 0,270,26 ml/min e de 0,320,28 ml/min, no grupo controle. No houve diferena estatisticamente significante. No grupo de diabticos a mdia de fluxo salivar estimulado total foi 1,580,84 ml/ min e no grupo controle de 1,910,98 ml/min. A diferena entre as mdias no foi estatisticamente significante (Tabela 1). Observou-se que 22% dos pacientes diabticos e 14% dos controles apresentaram fluxo salivar em repouso com valores de hipossalivao. Quanto ao fluxo salivar estimulado apenas 8% dos diabticos e 4% dos controles apresentavam hipossalivao. A presena de xerostomia subjetiva foi de 42% entre os pacientes diabticos, frente a 24% dos do grupo controle. A diferena no foi estatisticamente significante (Tabela 2). Nos diabticos houve correlao estatisticamente significativa entre o fluxo salivar em repouso e a presena de xerostomia, com p=0,02. O pH salivar do grupo de diabticos teve mdia de 6,560,79 e do grupo controle a mdia de 6,56 0,81. Quanto ao consumo de medicamentos observouse que 52% dos diabticos tomavam 1 ou mais medicamentos e 48% no tomavam nenhum medicamento. A mdia de consumo de medicamentos neste grupo foi de 1,141,44 medicamentos/paciente. Os tipos de medicamentos consumidos pelos diabticos foram: hipotensores/ diurticos (40%), hipoglicemiantes orais(20%), para o aparelho cardiovascular(4%), oligoelementos(4%), antivertiginosos(2%) e psicotrpicos(2%). Entre os pacientes do grupo controle 52% no tomavam medicamento e 48% tomavam 1 ou mais medicamentos. A mdia de consumo foi 0,841,25 medicamentos/paciente. Os medicamentos mais consumidos foram hipotensores/diurticos(28%), psicotrpicos(6%), para o aparelho cardiovascular(4%), hormnio da tireide(4%), para o aparelho digestivo(2%),

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

051

hormnios sexuais(2%), oligoelementos(2%), antiinflamatrios (2%), neuroregeneradores(2%) e antivertiginosos(2%) (Quadro 1). No grupo de diabticos observou-se correlao estatisticamente significante entre consumo hipotensores/ diurticos e o fluxo salivar em repouso = 0,1 ml/min, com p= 0,017. Enquanto que nos controles, no houve nenhuma correlao de fluxo com os medicamentos consumidos.

DISCUSSO
O processo de envelhecimento freqentemente acompanhado do surgimento de doenas sistmicas como o diabetes mellitus, podendo haver potencializao de fatores de riscos para o surgimento de leses. Supe que o paciente idoso diabtico est mais susceptvel a apresentar leses e disfunes locais ou sistmicas. No presente estudo foi observado que as taxas de fluxos salivares em repouso e estimulado dos pacientes diabticos esto dentro dos nveis de normalidade. Os valores mdios foram muito semelhantes aos do estudo realizado por Jord et al. 10, que apresenta mdia de fluxo salivar em repouso de 0,290,26 ml/min. Os resultados sugerem que a funo das glndulas salivares no esta deteriorada e corroboram com os de Lamey et al.11, Meurman et al.12; Narhi et al.13; Moore et al. 6, Jord et al. 10 , Dodds, Dodds4 e Collin et al.14. Acredita-se que a capacidade funcional de reserva das glndulas salivares dos pacientes idosos estudados permitiu a funcionalidade das mesmas em nveis satisfatrios. No entanto, ressalta-se a correlao existente entre consumo de hipotensores/ diurticos e a presena de hipossalivao. Acredita-se que o consumo destes tipos de medicamentos desempenhou importante papel na reduo do fluxo salivar do grupo estudado, provavelmente, de forma mais relevante que o diabetes e a idade do indivduo. Para Lamey et al11 e Chavez et al.5 os pacientes diabticos no controlados e/ou com neuropatia apresentam menor taxa de fluxo salivar do que aqueles sem neuropatia e com controle glicmico. Os autores sugerem que poderia haver alterao no controle parassimptico das glndulas afetadas pela neuropatia em decorrncia do diabetes. No presente estudo no foi avaliada a condio neuroptica nem o controle glicmico dos pacientes estudados. Devese considerar que grande parte dos pacientes estudados no tomava medicamentos, o que pode ter influenciado a mdia do fluxo salivar a nveis mais elevados. A xerostomia foi mais prevalente entre os pacientes diabticos que entre os controles, mas a diferena no foi

052

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

significante estatisticamente. Resultados similares foram obtidos por Narhi et al. 13, Collin et al. 14 e Sandberg, Wikblad15, ao observarem que mais de 50% dos indivduos com diabetes se queixavam de xerostomia subjetiva. No presente estudo, assim como relatada na literatura, a xerostomia foi relacionado ao fluxo salivar em repouso. Esta relao pode ser explicada em parte pelo mecanismo que envolve o desencadeamento da sensao de boca seca, no qual a qualidade mucosa da saliva desempenha importante papel para uma humidificao uniforme da superfcie bucal pela pelcula residual de saliva aps deglutio. Acredita-se que havendo alterao quantitativa e/ou qualitativa na saliva em repouso h maior probabilidade de ocorrer xerostomia. Lin et al.16 que sugerem que pacientes com diabetes mellitus tipo II, com xerostomia apresentam mais probabilidade de terem disfuno das glndulas salivares. O presente estudo reafirma os resultados destes autores e mostra que houve maior coincidncia de simultaneidade entre xerostomia e hipossalivao nos pacientes diabticos, com 81,8% e 42,8% de concomitncia para diabticos e controles, respectivamente. Pode-se sugerir que a xerostomia no paciente diabtico preditivo de hipossalivao ou disfuno salivar. Autores como Dawes17 e Sreebny8, acreditam que a presena de xerostomia e hipossalivao de forma concomitante ocorre mais freqentemente quando h reduo na taxa de fluxo salivar em repouso em cerca de 45 % a 50%, ou seja, quando o fluxo salivar atinge nveis iguais ou menores que 0,1 ml/min. Chavez et al. 5 acreditam que a no concomitncia de xerostomia e hipossalivao nos pacientes diabticos pode estar relacionada ao baixo controle glicmico. No entanto, outros fatores como ansiedade, depresso e estresse tambm devem ser considerados. No presente estudo a disfuno salivar dos diabticos estavam relacionada ao consumo de antihipertensivos. A hipossalivao correlacionada a medicamentos somente foi observada entre os diabticos, acredita-se que tenha sido devido ao maior consumo de antihipertensivos por parte destes pacientes em comparao ao grupo controle. Sabe-se que os hipotensores e diurticos so potentes redutores da secreo salivar. Verificou-se que os pacientes diabticos consumiam maior quantidade de medicamentos que o grupo controle. No entanto, a mdia de consumo foi bem mais baixa que a relatada por Collin et al.14. Provavelmente, este dado est relacionado maior prevalncia de doenas sistmicas neste grupo de indivduos e s condies scioeconmicas dos mesmos.

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

053

No presente estudo foi observado que apenas 20% dos pacientes diabticos usavam hipoglicemiantes orais, divergindo dos estudos de Carvalho18 e Carvalho et al.19 que encontraram percentuais de 78% e 89% de consumo desse tipo de medicamento, respectivamente. No presente estudo foi observado que as mdias do pH bucal foram idnticas para ambos os grupos e estavam acima do pH crtico (< 5,5) para desenvolvimento de leso cariosa na coroa dentria. No entanto, ambos grupos apresentaram pH crtico para desenvolvimento de crie radicular (pH 6,7)20. Este dado bastante importante porque sabido que os pacientes idosos so mais susceptveis ao desenvolvimento de crie radicular.

CONCLUSES
De acordo com os dados deste estudo conclui-se que: 1) Os pacientes diabticos estudados no apresentaram disfuno das glndulas salivares; 2) A hipossalivao dos diabticos estava correlacionada ao consumo de hipotensores/diurticos; 3) O fluxo salivar em repouso nos diabticos estava relacionado com xerostomia e consumo de hipotensores/diurticos.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) pelo apoio financeiro em forma de bolsa de iniciao cientfica.

SUMMARY
The aim of this study was to evaluate salivary gland function and the effect of medication in elderly diabetic patients. 50 diabetic individuals and 50 non-diabetics aged 60 years or more were selected. The unstimulated and stimulated salivary flow rates, presence of xerostomia and types of drugs consumed were determined. Student T test and Pearson coefficient test were used at a level of significance set at p<0.05. The diabetic mean age was 686.6 years and control 665.6 years. Gender distribution in both groups was 26% male and 74% female. The diabetic mean unstimulated salivary flow rate was 0.27 0.26 ml/min and control 0.32 0.27 ml/min. The diabetic mean salivary stimulated flow rate was 1.580.84 ml/min and the control 1.91 0.98 ml/min, with no statistically significant difference. Diabetic hyposalivation was 22% and control was 14%. 81.8% of the diabetics and 42.8% of the controls presented normal stimulated salivary flow. There was a statistically significant correlation between xerostomia, measured by diabetic salivary flow at rest, and the use of antihypertensive/diuretic drugs. The results suggest that the diabetic patients studied did not show deterioration in the function of the salivary glands. Hyposalivation was correlated with antihypertensive/diuretics therapy. Unistimulated salivary flow was related to xerostomia and antihypertensive/diuretics drug therapy. Key words: Saliva, xerostomia, aged, diabetes mellitus

054

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Bagn SJV, Miln MMA, Pearrocha DMJY. A clinical study of 205 patients with oral lichen planus. J Oral Maxillofac Surg 1992;50:116-8. Russotto S. A symptomatic parotid gland enlargement in diabetes mellitus. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 1981;52:594-8. Guggenheimer J, Moore P, Rossie K, Myers D, Mongelluzzo P, Block HM, et al. Insulin-dependent diabetes mellitus and oral soft tissue pathologies.1. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2000;89:563-9. Dodds MWJ, Dodds AP. Effects of glycemic control on saliva flow rates and protein composition in noninsulindependent diabetes mellitus. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 1997;83:465-70. Chavez EM, Taylor GW, Borrel LN, Ship JA. Salivary function and glycemic control in older persons with diabetes. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2000;89:305-11. Moore PA, Guggenheimer J, Etzel KR, Weyant RJ, Orchard T. Type I diabetes mellitus, xerostomia and salivary flow rates. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2001;92:281-91. Fox PC, Busch KA, Baum BJ. Subjective reports of xerostomia and objective measures of salivary gland performance. J Am Dent Assoc 1987;115:581-4 Sreebny LM, Valdini A, Yu A. Xerostomia. Part II: Relationship to nonoral symptoms, drugs and diseases. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 1989;68:419-27. Navazesh M. Methods for collecting saliva. Ann NY Acad Sci 1993;694:72-7. Jord LM, Donat FJS, Moreno DMGG, Mijares AH. Estudio clnico sobre la patologa bucodentaria en el paciente diabtico tipo 1. Medicina Oral 2002;7:298-302. Lamey PJ, Fisher BM, Frier BM. The effects of diabetes and autonomic neuropathy on salivary flow in man. Diabet Med 1986;3:537-40. Meurman JH, Collin HL, Niskanen L, Tyry J, Alakuijala P, Keinnen S, et al. Saliva in non-insulin-dependent diabetic patients and control subjects: The role of the autonomic nervous system. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 1998;86:69-76. Narhi TO, Meurman JH, Ainamo A, Tilvis R. Oral health in the elderly with noninsulin-dependent diabetes mellitus. Spec Care Dent 1996;16:116-22. Collin HL, Niskanen L, Uusitupa M, Tyry J, Collin P, Koivisto AM, et al. Oral sympotms and signs in elderly patients with type 2 diabetes mellitus. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2000;90:299-305. Sandberg GE, Wikbland KF. Oral dryness and peripheral neuropathy in subjects with type 2 diabetes. J Diabetes Complications 2003;17:192-198. Lin CC, Sun SS, Kao A, Lee CC. Impaired salivary function in patients with noinsulin-dependente diabetes mellitus with xerostomia. J Diabetes Complications 2002;16:176-179. Dawes C. Physicological factores affecting salivary flow rates, oral surge clearance, and sensation of dry mouth. J Dental Res 1987;66:648-53. Carvalho LAC. Subsdios para o planejamento de cuidados especiais para o atendimento odontolgico de pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2. (Dissertao). Bauru, So Paulo: Faculdade de Odontologia da USP, 2003. 59p. Carvalho LAC, Carboni AMG, Melo WR, Magalhes MHCG, Antunes JLF. Pacientes portadores de diabetes tipo 2: manifestaes sistmicas e orais de interesse para o atendimento odontolgico. RPG Rev Ps Grad 2003;10:53-58. Laersen MJ, Bruun C. A qumica da crie dentria e o flor-Mecanismo de ao Crie Dentria. In: Thylstrup A; Fejeskov K. Cariologia Clnica. So Paulo: Ed Santos, 2001;111-157.

13. 14. 15. 16. 17. 18.

19.

20.

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

055

Tabela 1. Resultados de fluxo salivar em repouso e estimulado em pacientes diabticos e controles

Tabela 2. Distribuio dos pacientes, segundo a presena de xerostomia e hipossalivao

056

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

Quadro 1- Distribuio dos pacientes segundo os tipos de medicamentos consumidos:

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

057

058

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

Вам также может понравиться