Вы находитесь на странице: 1из 9

Objetivos:

Este projeto visa a construo de um receptor AM (amplitude modulada). O receptor este de baixa potncia e capaz de receber sinais modulados por rdios AM (de 520 kHz a 1600 kHz). O projeto foi baseado em material previamente publicado por revista de eletrnica, projeto esse repassado pelo professor atravs de publicao na revista Eletrnica Total.

Resumo do Projeto:
O receptor foi projetado para funcionar com alimentao de 9V, e se compe de sintonia, pramplificao e amplificao. Abaixo temos a visualizao do circuito:

Todos os receptores de Rdio obedecem ao mesmo esquema de estgios - do radinho de pilhas a sofisticados "systems". O que os diferencia a maneira de implementar tais estgios (qualidade e complexidade dos componentes do circuito), bem como a existncia de funes especiais (controle de tom, estreo, etc.). Todos os circuitos do receptor so alimentados por tenso dc, principalmente na polarizao de transistores. A fonte de tenso fornece esta alimentao, que chamada B+ se for voltagem positiva ou B- em caso de voltagem negativa. Quando a fonte e composta por pilhas basta ligar seus dois plos ao circuito - a corrente eltrica sai de seu plo positivo, percorre os

vrios estgios do receptor e volta ao plo negativo. Mas se a fonte retirada da tenso ac da tomada de parede da rede pblica de eletricidade preciso um circuito que faa a converso para dc (retificao ); aps este circuito retificador a fonte se comporta como se fosse uma pilha. A chave liga/desliga (ON/OFF) se localiza na fonte de tenso, cortando a ligao do seu plo negativo com o chassis do aparelho, o que corta o caminho de retorno da corrente eltrica, impedindo-a de circular. Em alguns projetos esta chave mecanicamente acoplada com o controle de volume, embora no haja ligao eltrica entre ambos. A antena o primeiro elemento do receptor. No AM um indutor dentro do gabinete (que nada tem a ver com a antena metlica telescpica do FM), geralmente um fio rosado enrolado em um basto de ferrite. As ondas eletromagnticas de todas as estaes emissoras de Rdio (bem como outras ondas que estejam se propagando naquela regio, inclusive de estaes de TV) chegam simultaneamente at a antena e induzem nela seus sinais eltricos com as respectivas freqncias e amplitudes. Ao sintonizador competir selecionar o sinal da estao de Rdio desejada, filtrando-o da antena para os estgios seguintes, enquanto bloqueia os demais sinais e no deixa que eles da antena sigam para os outros circuitos do receptor. O sintonizador tem um capacitor de capacitncia varivel manualmente pelo controle sintonia (seletor de estaes emissoras, manipulado pelo usurio). Juntamente com a antena este capacitor forma um circuito LC cuja freqncia de ressonncia depender do valor da capacitncia. O usurio ajusta o controle SINTONIA at captar a freqncia portadora da estao desejada, cujo sinal sofrer impedncia mnima e atravessar o circuito LC, enquanto sinais de outras estaes (portanto com freqncias diferentes da ressonncia) sofrero alta impedncia e sero atenuados a nveis de voltagem insignificantes (bloqueados). Na sada do detector o sinal j est pronto para ser amplificado e excitar o alto-falante. O potencimetro controle de volume manipulado pelo usurio e ajusta o nvel de voltagem desta sada, assim controlando a intensidade da corrente eltrica que excitar o alto-falante e por conseguinte o volume (altura) do som produzido no receptor. Veja que o AGC independente deste controle, atuando s at o detector de udio, que opera com nvel padronizado de sinal e que nada tem a ver com o volume do som no alto- falante.

O pr-amplificador serve de buffer entre os estgios anteriores e a sada de maior potncia para o alto-falante. Em alguns projetos ele omitido. O amplificador de udio faz a amplificao final do sinal, elevando a corrente eltrica a nvel suficiente para excitar o altofalante. Nestes dois ltimos estgios no h qualquer alterao no formato do sinal, somente uma amplificao de sua potncia. O alto-falante o ltimo estgio do receptor. A corrente eltrica do amplificador atravessa seu indutor, provocando os efeitos eletromagnticos que fazem sua membrana vibrar e criar ondas sonoras no ar em torno do receptor. A intensidade e a freqncia da corrente eltrica so proporcionais fora e freqncia de vibraes da membrana, garantindo que as caractersticas eltricas do sinal (freqncia, voltagem) sero retransformadas em caractersticas do som (freqncia, altura).

Detalhes do circuito de amplificao:

Material utilizado na montagem:


Para o receptor: 1- Transformador 0 9+/300 mA; 4 - Diodos 1N5408; 1 - Capacitor Eletroltico 2200 F/16 V; 1 - Capacitor Varivel 2x140pF + 2x47pF; 2 - Capacitores cermicos 100nF; 2 Transistores Bc548b NPN;

1 - Resistor 100 K x 1/8W; 1 - Resistor 330 x 1/8W; 1 - Resistor 1 K x 1/8W; 1 - Bobina com ncleo de ferrite; 1 - Chave Liga-desliga; Para o amplificador: 1 - CI TDA7052 Circuito integrado (Phillips); 2 - Falantes de 8 Ohms x 1W; 1 - Capacitor eletroltico 10 F/6 V; 1 - Capacitor cermico 220 nF; 1 - Capacitor eletroltico 10 F/6 V; 1 - Capacitor eletroltico 1000 F/25 V 1 - Resistor 47 x 1/8W; 1 - Potencimetro 100k; 4 - Diodos 1N4007; 1 - Chave Liga-desliga;

Apresentao dos Resultados:


No houve necessidade de calcular os valores dos componentes do circuito, pois estes valores j foram pr estabelecidos pelo projeto, apenas se houve a necessidade de comprovar a veracidade destes valores, onde foi feito o uso de um software para aplicao em circuitos, onde foi feita a simulao e comprovada a veracidade dos valores publicado no artigo do projeto.

O funcionamento do receptor pode ser expresso pelo diagrama abaixo:

Montagem do Prottipo:
A partir de dados obtidos atravs do projeto e validao feita no simulador, passamos para a parte da montagem do receptor, nas figuras abaixo podemos observar a parte das trilhas e a parte superior do receptor j montado:

superfcie inferior da placa j corroda.

Superfcie superior do circuito montado. E na parte final da construo do prottipo, temos na figura abaixo o receptor pronto:

Anlise dos Resultados:


Comparando os resultados, obtivemos de forma satisfatria o funcionamento do receptor, mas de contrapartida, comparando a qualidade e a eficincia na varredura de estaes de radio ao comparar com radio em que se encontram comercialmente, obtivemos a m qualidade na varredura destas estaes de rdio, possivelmente devido ao tamanho da antena externa, por ser de tamanho reduzido ao recomendado para este tipo de projeto, pelo indutor, por ser confeccionado manualmente e seguindo orientaes do artigo publicado.

Concluso:
Chegou se a concluso de que o circuito montado nada mais de que um amplificador de pequenos sinais, e tendo a varredura de freqncia devido ao indutor, que transforma sinais eletromagnticos em sinais eltricos, ao capacitor varivel, no acoplamento de entrada, onde aumentando a capacitncia, temos a varredura de uma freqncia menor de onda de RF, e

diminuindo a capacitncia, temos a varredura de uma freqncia maior de ondas de RF, e a necessidade de um amplificador na sada do sinal pr amplificado pelo circuito receptor.

Referencias Bibliogrficas:
Revista Eletrnica Total Editora Saber Edio N 109 http://www.electronics.com.br.

Вам также может понравиться