Вы находитесь на странице: 1из 18

Newton Bignotto*

Hannah Arendt e a Revoluo Francesa

Resumo

O artigo trata, em primeiro lugar, das observaes feitas por Arendt em Sobre a respeito dos acontecimentos que mudaram a Frana no final do a Revoluo sculo XVIII. Damos destaque ao fato de que ela procura entender a Revoluo Francesa, sobretudo, a partir das posies de Robespierre, e de suas ligaes com o pensamento de Rousseau. Reconhecendo as limitaes historiogrficas do livro, procuramos mostrar que a grande contribuio que ele d ao pensamento poltico contemporneo sua afirmao de que toda fundao de um novo regime de leis depende no apenas de sua traduo na forma de uma Constituio, mas tambm de seu enraizamento simblico e imaginrio. Essa afirmao nos leva concluso de que no h para Arendt uma cincia da fundao como pretendem alguns positivistas jurdicos do sculo XX.
Palavras-chave: Revoluo francesa . Robespierre . Rousseau . fundao .

constituio

Abstract

This article analyses, initially, the observations about French Revolution in Arendts . We pay attention to the fact that she tries to understand the events On Revolution from de point of view of Robespierre and Rousseaus philosophy. Even if we recognize the historiographical problem of her book, we try to show that she gives a great contribution to contemporary political philosophy with her theory about foundation of new political regimes as creation of a new Constitution. We should notice also

Professor do Departamento de Filosofia da UFMG. Bolsista de Produtividade do CNPq.

42

Newton Bignotto

that the recognition of symbolic and imaginary aspects of the process of creating new laws is an important part of her theory. This observation led us to conclude that, for Arendt, there is no science of foundation as we found in some positivist thinkers in the XX century. Frenchrevolution . Robespierre . Rousseau . foundation . constitution
Key-words:

Sobre a Revoluo Quando foi publicado em 1963 no conheceu de imediato o sucesso de outros livros da autora, embora tenha sido resenhado em vrio 1 jornais e revistas. Escrito num contexto no qual as disputas entre marxistas e liberais dominavam o cenrio do pensamento poltico ocidental, Arendt se props a trilhar um caminho diferente daquele das correntes de pensamento dominantes. Como mostra Wellmer, o propsito principal do livro mostrar que tanto democratas liberais quando marxistas no compreenderam o dra ma das revolues modernas porque eles no entenderam que o era realme constitutio te revolucionrio nessas revolues era sua tentativa de criar uma 2 libertatis. Com isso, a pensadora colocava no centro de suas consideraes sobre as revolues a noo de liberdade poltica. Ela indicava um caminho para se pensar os acontecimentos dos ltimos sculos em alguns pases lu de uma ideia, que parecia estar na contramo dos que insistiam na necessidade de interpretar a liberdade na modernidade como algo primariamente ligado sustentao dos direitos individuais. Para entender o sentido dessa dmarche Sobre ao a Revoluo , deveramos recorrer no apenas , mas tambm condio humanae Entre o passado e o a escritos que o precederam, A como futuro, que fornecem as bases para algumas ideias que esto no centro do pensamento arendtiano. Nosso propsito nesse artigo, no entanto, mais modesto e se limita a tentar esclarecer o alcance e os limites das anlises feitas por Arendt sobre a Revoluo francesa e o impacto que esse tema tem em sua teoria poltica em sentido mais amplo. Particularmente, vamos nos preocupar com a questo da fundao do corpo poltico e com os problemas que cercam esse tema na filosofia poltica de nossa autora.

1 Sylvie Courtine-Denamy. Hannah Arendt . Paris: Belfond, 1994, p. 339. The Cambridge 2 Albrecht Wellmer. Arendt on revolution. In: Dana Villa (org). Companion to Hannah Arendt. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 220.

Hannah Arendt e a Revoluo Francesa 43

Sobre a revoluo Tradicionalmente lido com um escrito sobre o fenmeno revolucionrio moderno, ancorado na comparao entre as duas revolues do sculo XVIII: a americana e a francesa. Mesmo sem adotar a posi radical de Habermas, que chega a falar de uma boa revoluo (a america 3 e de uma m revoluo (a francesa), evidente que a obra se apoia numa comparao entre os dois acontecimentos e retira da sua fora. Transcorridas vrias dcadas desde sua publicao, possvel dizer que observaes histricas contidas no livro tanto sobre a revoluo americana quanto sobre a revoluo francesa foram superadas pelos estudos publicados desde o ap 4 5 recimento dos trabalhos pioneiros de Gordon eWood de Bailyn sobre a 6 histria americana do sculo XVIII e desobre Furet a Frana. Abordar, no entanto, o livro de Arendt a partir de um debate sobre a historiografia mais recente sobre o fenmeno revolucionrio pode produzir um resultado pouco elucidativo na medida em que podemos acabar caindo na armadilha de pro duzir a hermenutica de um texto de um ponto de vista que nem mesmo se 7 autor considerava como sendo o mais importante. Nossa estratgia ser a de procurar compreender os argumentos principais de Arendt sobre a Revoluo francesa e as consequncias tericas das posies por ela adotadas a respeito dos acontecimentos que sacudiram o sculo XVIII. Com isso no estamos descartando, ou considerando invlida, a leitura comparativa entre as duas revolues como forma de esclarecimen do sentido da obra. Em grande medida foi esse o caminho escolhido pela pensadora para apresentar seus argumentos e certamente ele ainda pode s mostrar fecundo para uma hermenutica do texto. Acreditamos, no entanto que ao realizar nossas anlises a partir de um recorte diferente, podemos alcanar uma compreenso maior de algumas proposies centrais da obra e tambm de suas limitaes. A Revoluo francesa oferece um objeto in-

Hannah Arendt 3 Sylvie Courtine-Denamy. , p. 343. The creation of the American republic. 1776-1787. 4 Gordon Wood. New York, London: W W Norton & Company, 1969. The ideological origins of the American Revolution 5 Bernard Bailyn. . Cambridge: The Belknap Press of Harvard University press, 1967. La Rvolution franaise. 6 Franois Furet, Denis Richet. Paris: Hachette, 1965.

7 Nesse sentido estamos de acordo com as observaes de Simona Forti, sobre o fato de que difi cilmente Arendt no teria conscincia dos limites historiogrficos de seu trabalho, mesmo luz Hanah Arendt tra filosofia e politica do que fora publicado at ento. Simona Forti. . Milano: Mondadori, 1996, p. 236.
O que nos faz pensar n29, maio de 2011

44

Newton Bignotto

teressante por ser ao mesmo tempo o acontecimento que segundo Arendt mais influenciou a modernidade e o retrato de um processo que no atingiu plenamente seus fins por no ter sido capaz de erigir uma forma de governo baseada na liberdade. Nossa hiptese que o tema da fundao constitui o ncleo de sua argumentao e que ele conserva sua pertinncia e coerncia mesmo diante das peculiaridades da anlise histrica das revolues realizadas por nossa autora. Por esse caminho, acreditamos poder elucidar o sentido do confronto de Arendt no apenas com liberais e marxistas, mas tambm com as correntes de pensamento que no curso do sculo XX procuraram estabelecer os parmetros de uma teoria positiva do direito, baseados na ideia de que uma Constituio o produto puramente racional da escolha de princpios e de sua traduo institucional. Acreditamos que o recurso Revoluo francesa favorece a demonstrao dessa hiptese.

Sobre a Revoluo comea com a afirmao de que o objetivo das revolues 8 sempre foi a liberdade. Embora essa afirmao possa soar banal, ela ter uma importncia capital na argumentao da autora. preciso lembrar que Arend dizia que a liberdade confere sentido poltica e alertava para o fato de que considerar a poltica como um meio de assegurar as provises vitais da sociedade e a produtividade do livre desenvolvimento social pode se constitui na porta de entrada para regimes extremos, que ameaam a prpria vida, ao destruir toda possibilidade de convvio baseado na diferena e na pluralida9 de. Ao associar as revolues liberdade poltica, Arendt fornece a chave para a compreenso de aspectos essenciais de seu pensamento. Ela nos ajud a entender o risco inerente a todo processo revolucionrio, que tem sempre em seu horizonte a violncia. Ora, no h nada mais oposto poltica do que 10 a violncia, segundo a pensadora. Com isso, identificamos os marcos usados por ela para pensar a experincia revolucionria: poltica e violncia.

8 Hannah Arendt. On Revolution.New York: Penguin Books, 2006, p. 1. 9 Hannah Arendt. A dignidade da poltica. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1993, p. 118. Traduo: Fernando Rodrigues. On Revolution 10 Hannah Arendt. , p. 9.

Hannah Arendt e a Revoluo Francesa 45

So esses os limites que determinam o carter dos fenmenos revolucionr e nos indicam seu sucesso ou seu fracasso. So eles que na lgica arendtian devem nos orientar no momento em que refletimos sobre os acontecimento que marcaram a histria moderna depois das revolues do sculo XVIII. De maneira mais precisa, pensar a partir da oposio radical entre poltica e vio lncia ajuda a situar a questo da necessidade que est no centro das refle polticas desde ento. Para abordar o tema das necessidades Arendt se refere ao que chama de questo social, definida como a irrupo na cena pblica das massas fam tas, que procuram superar a pobreza que, segundo ela o estado constan necessidade e misria aguda cuja ignomnia particular reside em seu poder 11 desumanizar. O que h de particularmente grave na pobreza o fato de ela submeter os homens ao imprio de seus corpos. Essas observaes tero u Sobre a Revoluo, grande repercusso nas dcadas seguintes publicao de sobretudo pelas implicaes no campo do que desde Foucault se convencio 12 nou chamar de biopoltica. No interior da obra analisada, elas conduzem Arendt a dizer que o foco colocado nas necessidades materiais acabou por 13 afastar a Revoluo francesa da busca pela O liberdade. efeito foi transformar a busca pela liberdade em luta pela liberao das necessidades. Essa oposi entre liberdade e liberao ajuda a explicar porque a Revoluo francesa n conduziu formao de um regime que cumprisse as promessas que ajuda a colocar o processo de destruio do Antigo regime em marcha. Ora, como afirma Seyla Benhabib, nem a ausncia da questo social sozinha nem a ausncia da violncia so esteios sobre os quais se pode erigir 14 contraste entre a histria das duas revolues. Permanecem vlidos os dois marcos extremos para se pensar a poltica saber, a liberdade e a violncia, ,a mas no fica claro que a chamada questo social possa se incorporar nas anlises do fenmeno revolucionrio como um marco divisrio definitivo. Curiosamente Arendt nunca associou a luta pela superao da pobreza com

11 Idem, p. 50

12 A ideia de que a poltica contempornea se converteu em biopoltica foi primeiramente importante na obra de Foucault, mas recebeu com Agamben um tratamento mais detalhado e sistem Homo Sacer tico. Ver Giorgio Agamben. . O poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. 13 Idem, p. 43. The reluctant modernism of Hannah Arendt. Lanham: Rowman & Littlefield Publi14 Seyla Benhabib. shers, 2000, p. 160.
O que nos faz pensar n29, maio de 2011

46

Newton Bignotto

a luta pela igualdade. Presa oposio entre as duas revolues, baseada na ideia de que uma foi conduzida pela poltica e a outra pela questo social, ela deixou de lado no apenas o papel da chamada questo social na Revoluo americana, mas tambm o fato conhecido por Tocqueville, que ela cita vria vezes em seu livro, de que uma das coisas mais notveis na Amrica era a igualdade de condies, que d ao esprito pblico uma certa direo, um certo aspecto s leis; aos governos novas mximas e hbitos particulares ao 15 governados. H, portanto, na busca pela igualdade de condies materiais um aspecto que no conduz necessariamente derrocada da poltica e sua converso em biopoltica. Essa uma das possibilidades inscrita nos processos revolucionrios, mas no a nica. Se no caso da Frana a presena das massas empobrecidas forou a um abandono da causa da liberdade, como afirma Arendt, isso no significa que a igualdade de condies seja sempre o oposto da igualdade poltica entre cidados. Pode ser que na Amrica essa igualdade social estivesse na base do processo revolucionrio o que j foi contestado 16 por vrios estudiosos da Revoluo americana. O que importa sublinhar, no entanto, que a presena das massas empobrecidas na cena poltica pod significar algo alm da vitria da liberao sobre a liberdade. Isso se evidenc O que no clebre escrito de Sieys o Terceiro estado? , quando ele afirma Estados que o que esse segmento social queria, em primeiro lugar era ter nos 17 Gerais uma influncia igual quela dos privilegiados. Pode-se arguir que 18 os miserveis aos quais se refere Arendt no correspondem exatamente ao Terceiro Estado de Sieys, e que a deriva para o Terror ocorreu justamente quando se perdeu o carter poltico das reivindicaes do comeo da Revolu o. Mas o prprio autor francs que nos alerta que a Terceiro categoria de Estado abarca tudo o que pertence 19 nao e no apenas uma categoria social especfica. Em outras palavras, no se trata de desconhecer o carter econmico das demandas das camadas empobrecidas da populao frances no sculo XVIII, mas tambm no devemos negar-lhes o desejo de igualdade

De la dmocratie en Amerique. Paris: Flammarion, 1981, Tomo I, p. 57 15 Tocqueville. The reluctant modernism of Hannah Arendt , p. 155. 16 Seyla Benhabib. crits politiques. In: Paris: ditions des 17 Emmanuel-Joseph Sieys. Quest-ce que le Tiers tat?. archives contemporaines, 1994, p. 127. On Revolution,p. 98. 18 Hannah Arendt. 19 Idem, p. 121.

Hannah Arendt e a Revoluo Francesa 47

que, da maneira como era formulada por seus arautos, tinha uma explcita conotao poltica e tocava de perto a questo da participao, que est no 20 centro do republicanismo arendtiano. A reivindicao por bens materiais para a massa pobre pode ter se intensificado no curso da Revoluo, mas e estava presente desde 1789. Do ponto de vista histrico chama a ateno o fato de que Arendt se refi a poucos personagens da Revoluo francesa. Em dado momento ela faz o elogio de Sieys, sobretudo por sua separao entre o poder constituinte poder constitudo, que poderia ter ajudado aos revolucionrios a fugir dos 21 ex-nihilo de uma nova forma de governo. paradoxos postos pela criao Mas 22 o elogio do pensador no significa o elogio da Assembleia Constituinte e nem mesmo uma apreciao mais cuidadosa da atuao dele na cena polti francesa. Ao contrrio, Arendt concentra quase toda sua ateno na figura d Robespierre, que aparece como uma figura emblemtica de toda a Revolu e de seu fracasso. Robespierre encarna com perfeio, aos olhos de Arendt, o momento de converso da revoluo em um processo permanente de busca pela satisfa o das demandas materiais. Ao trocar a procura da liberdade pela busca d sans-culottes que ele chamou de direito dos , o jacobino abriu a brecha pela qual passariam vrias das revolues modernas e determinou o sacrifcio do 23 ideais do sculo XVIII no altar da necessidade. Esse processo foi realizado na linguagem de seu tempo e s por isso pde ser compreendido e tornar-s efetivo. Robespierre mobilizava o tempo todo o recurso vontade do povo vontade geral que coincidia para ele com a . Arendt afirma que esse movimento produziu um giro da ideia de repblica para aquele de povo, o que desobrigava os revolucionrios a procurar um assento institucional para sua 24 aes. Mantida a referncia ao povo, a revoluo poderia ser permanente a virtude poltica o apangio daqueles que sabiam escutar as demandas de incorruptvel ente abstrato: o Povo. O buscou encarnar uma virtude perfeita,

Hannah Arendt.A reinterpretation of her political thougth. 20 Ver a esse respeito: Margaret Canovan. Cambridge: Cambridge University Press, 1995, p. 232-243. On Revolution 21 Hannah Arendt. , p. 153. 22 Para um estudo sobre a importncia da Assembleia Constituinte, verTimothy Par laTackett. volont du peuple . Paris: Albin Michel, 1997. 23 Idem, p. 50. 24 Idem, p. 67.
O que nos faz pensar n29, maio de 2011

48

Newton Bignotto

visando guardar na memria o bem do Povo, a identificao da vontade 25 individual com aquela do povo. Nesse movimento destruiu qualquer possibilidade de que o processo revolucionrio pudesse se estabilizar por meio de 26 uma Constituio escrita. O carter ilimitado da virtude que Robespierre pretendia encarnar acabou levando-o a uma verdadeira caa aos hipcritas Como mostrou Arendt: Foi a guerra contra a hipocrisia que transformou a 27 ditadura de Robespierre num Reino do Terror. No queremos negar o papel de Robespierre no desencadeamento do Terror e nas consequncias funestas que os meses dominados pelos jacobi28 nos tiveram no destino da Revoluo francesa. As anlises de Arendt se mostraram no apenas justas, mas premonitrias do que aconteceria depois no sculo XX. O que se deve criticar a identidade subentendida entre Revoluo e Terror, ou a ideia de que a Revoluo francesa estivesse comprometida desde o incio com esse destino. O que contestvel no apenas a identificao mencionada acima, mas, sobretudo, a ideia de que essa seria d alguma maneira a principal herana deixada pelo processo iniciado em 1789 Antigo de desmantelamento do Regime . No se trata de reescrever a histria da Revoluo francesa, mas de afirmar que ela legou para a posteridade algo mais do que o desenlace sangrento dos anos do Terror. Em particular, ela permitiu compreender que a liberdade, esteio dos governos republicanos, na linguagem de Arendt, precisa ser vinculada questo da igualdade, e talvez tambm da fraternidade, se quiser ser mais do que uma quimera para a mai ria dos povos modernos. As referncias a Robespierre nos ajudam a entender as relaes de Arend com o pensamento de Rousseau. Um dos pontos importantes de sua arguvontade mentao a afirmao de que a geralde Rousseau devia tomar o vontade de todos lugar da antiga noo de consentimento ou de na linguagem 29 do mesmo autor. Essa percepo da oposio entre a noo de consentimento, cara a Arendt, e sua interpretao do contrato de Rousseau como sacrifcio dos interesses privados que significaria a submerso dos indivduos num corpo nico, ajuda a compreender sua ideia do mundo pblico como

25 Idem, p. 65. 26 Idem, p. 80. 27 Idem, p. 89. La Politique de la Terreur 28 Sobre esse tema, ver Patrice Gueniffey. . Paris: Gallimard, 2000. 29 Idem, p. 66.

Hannah Arendt e a Revoluo Francesa 49

lugar da pluralidade e da preservao da liberdade, mas sugere uma compr 30 social enso ambguaContrato do de Rousseau. Em primeiro lugar, devemos Contrato recordar que o pensador de Genebra diz nosocial que: Os engajamentos que nos ligam ao corpo social s so obrigatrios porque so mtuos, e sua natureza faz com que ao cumpri-los no podemos trabalhar para os outros sem trabalharmos tambm para 31 ns mesmos.

Devemos observar que o contrato coloca o interesse comum no centro e o f prevalecer em seu conflito com as vontades particulares. Mas essas no so extintas ou consideradas negativas em todas as ocasies. Somente no que ao que comum, e que deve ser reconhecido como tal no momento mesmo do pacto, o soberano prevalece. No restante, os indivduos continuam a expressar seus desejos e a defender seus interesses. O soberano coloca um fr a essas manifestaes apenas quando elas ameaam o interesse comum, p como conclui Rousseau:

(...) o poder soberano, por mais absoluto, por mais sagrado, por mais inviolvel que ele no ultrapassa e no pode ultrapassar os limites das convenes gerais. Todo homem pode dispor plenamente daquilo que lhe foi deixado pelas convenes de seus bens e de sua 32 liberdade.

33 Alm disso, como mostrou Baczko, a obra do filsofo de Genebra foi marcada pela tenso entre o indivduo e sua comunidade e pelo tom afetivo qu ele sempre pretendeu conferir s comunidades humanas, desde a famlia at o Estado. No h lugar, portanto, para supor uma concordncia da parte de Rousseau com a constituio de um aparato institucional que significasse o fim das liberdades individuais em toda sua extenso.

Hannah Arendt.A reinterpretation of her political thougth, p. 217. 30 Canovan. Oeuvres In:Compltes . Paris: Galliamard, 1964, Vol 31 Jean-Jacques Rousseau. Du Contract Social. III, p. 373. 32 Idem, p. 375. 33 B. Baczko. Rousseau. Solitude et communaut . Paris, La Haye: cole Pratique des Hautes tudes et Mouton &co, 1974.
O que nos faz pensar n29, maio de 2011

50

Newton Bignotto

Um dos pontos mais complexos e controversos dessa retomada do pensamento de Rousseau a aproximao que ela faz entre as ideias do filsofo e aquelas do mestre dos jacobinos. Em dado momento Arendt chega a dizer: A vontade geralde Rousseau e de Robespierre sempre essa vontade divina 34 que tem necessidade apenas de querer para produzir Deixando uma lei. vontade geralem Rousseau, de lado a questo da interpretao da noo de que no nos parece ser uma fora destinada a fazer desaparecer as vontade 35 individuais em proveito de um entre abstrato, resta saber se de fato podemos realizar a aproximao estrita que Arendt parece sugerir entre Rousseau vontade e Robespierre. No h dvida de que o jacobino reivindica para si a geral de Rousseau. Esse gesto, no entanto, longe de singulariz-lo no seio do movimento revolucionrio o faz participar de uma corrente de pensamento que por vezes inclua at os partidrios da monarquia, que fez do Genebrino o guia para se pensar o problema da criao de uma forma de governo nas circunstncias surgidas com a ruptura de 1789. Sieys que nos debates da Assembleia Constituinte afirma: Uma associao poltica obra da vontade unnime dos associados. Logo a seguir, ele conclui:

Todos os poderes pblicos so sem distino, uma emanao da vontade geral: todos vm do povo, quer dizer da nao. Esses dois termos 36 devem ser sinnimos.

vontade Rousseau de fato criou a linguagem dagerale de sua influncia nasceu o recurso ao povo como fundamento de todo o poder. Mas esse recurs esteve longe de ser o apangio dos jacobinos. Ao contrrio, ele foi moeda o isso incorruptvel corrente durante a Revoluo e talvez seja por que pde lanar mo dele no momento de consolidar seu poder e conduzir a luta contra o que considerava os inimigos do processo revolucionrio. Ligar Rousseau vontade a Robespierre por meio do recurso geralpode levar a crer que havia uma perfeita identidade entre os dois personagens, que acabou por selar o destino da Revoluo, o que est longe de ser verdadeiro. Robespierre pro-

On Revolution 34 Hannah Arendt. , p. 175. aventuras da virtude 35 Desenvolvemos esse ponto em NewtonAs Bignotto. . As ideias republicanas na Frana do sculo XVIII. So Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 163-175. 36 Sieys. Preliminaires de la Conastitution. Reconaissance et exposition raisonne des droits de lhomme et du citoyen. In: F. Furet e R.Orateurs Halvi. de la Rvolution franaise. Paris: Gallimard, 1989, p. 1014-1015.

Hannah Arendt e a Revoluo Francesa 51

duziu por meio de suas aes, mas tambm em seus discursos, uma interpr tao das ideias do Genebrino, que no foi certamente a nica nem mesmo Termidor a nica e mesmo a mais influente. Mesmo depois de , os franceses continuaram a reverenciar a memria do filsofo de Genebra e a lig-la lu pela liberdade e no ao Terror e suas terrveis consequncias. Isso no quer dizer que a apropriao de suas ideias pelos jacobinos derivasse de um err de leitura. Os escritos de Rousseau foram lidos de vrias maneiras e foram apropriados pelos mais diversos grupos polticos, o que no quer dizer que eles no contivessem vrias possibilidade de leitura, inclusive aquela dos ja cobinos. O que no nos parece razovel sugerir um caminho direto entre a ideias do filsofo de Genebra e o Terror comandado por Robespierre como a melhor maneira para se compreender a Revoluo francesa e seus limites O breve percurso que fizemos at aqui indica que dificilmente podemos tomar as anlises de Arendt a respeito da Revoluo francesa como uma hi ria de seus principais momentos capaz de nos ajudar na compreenso de se desenvolvimento complexo e multifacetado. Ao escolher os jacobinos, Robe pierre em particular, como modelos dos revolucionrios e seus ideais como representaes fieis e necessrias do caminho at ento seguido pelos prin pais atores envolvidos no processo de ruptura com a monarquia, ela fornec uma interpretao do sentido da Revoluo, mas deixa no ar a pergunta so o alcance das anlises oferecidas. Como procuramos mostrar, Arendt oferec uma viso muito especial dos eventos revolucionrios franceses, o que pod impedir a compreenso das nuanas e da complexidade de acontecimentos que, como ela mesma afirma, mudaram a cara da reflexo poltica moderna. Essas observaes fazem eco s crticas que acompanharam o livro des sua publicao e foram formuladas tanto por historiadores como Hobsbawm 37 quanto por estudiosos como Robert Nisbet ou Enegrn. Nossa questo saber se a crtica sua aproximao excessiva entre jacobinismo e revoluo na Frana e o fato de que ela procura compreender o f nmeno revolucionrio francs a partir da distino entre o social e o poltic suficiente para esclarecer os propsitos principais de seu livro. Sem abandonar a constatao da limitao de alguns de seus pontos de vista, vamos mostrar que, para alm das questes historiogrficas, subjaz uma reflexo sobre a questo da fundao do corpo poltico nas sociedades modernas, qu permanece vlida dentro do quadro conceitual que ela apresenta ao longo de sua reflexo sobre os fenmenos revolucionrios na modernidade. Nesse

Hanah Arendt tra filosofia e politica 37 Simona Forti. , p. 235-236.


O que nos faz pensar n29, maio de 2011

52

Newton Bignotto

Sobre a Revosentido, acompanhamos Simona Forti que prope que leiamos luosobretudo, como um texto de teoria 38 poltica. Em nosso caso, vamos nos concentrar no problema especfico da fundao, que oferece um campo fecundo para analisar a contribuio arendtiana para a filosofia poltica de nosso tempo.

II

Sobre ade Revoluo Se voltarmos nosso olhar para o primeiro captulo , vamos ver que Arendt no se props a escrever uma histria das revolues. No resta dvida de que as apreciaes a respeito da histria da Revoluo francesa interferem e, podemos dizer, prejudicam seus juzos a respeito dos acontecimentos do sculo XVIII, mas o fato principal que desde o incio de suas reflexes seu foco estava na ideia do fenmeno revolucionrio como um novo comeo. De maneira sinttica ela diz: A coincidncia da ideia de liberdade e aquela de um novo comeo , pois, capital para toda compreenso da 39 revoluo moderna. Assim, possvel realizar outro percurso analtico por seu escrito que, sem apagar as dificuldades geradas por sua visada singular Revoluo francesa, apontam para uma notvel contribuio no terreno das discusses sobre a fundao das novas formas polticas. Como observa Gottsegen, preciso estar atento para a mudana do problema do consentiment 40 para aquele da fundao, para compreender o pensamento de Arendt. Nesse terreno podemos dizer que Arendt estruturou seu pensamento em torno de dois eixos: a questo da Constituio e aquela da dimenso simbli ca e imaginria da fundao. Nos dois casos a anlise do carter inovador fenmeno revolucionrio que lhe permite explorar com fecundidade alguns temas, que fizeram parte das obras de muitos pensadores ligados tradio republicana. Em particular, sua ideia de que as revolues no podem ser lidas como eventos necessrios da histria, que leva aproximao dos temas aludidos com aquele da possibilidade do ressurgimento da liberdade po 41 meio da ao dos homens na arena pblica. Como sintetiza Forti: A noo
38 Idem, p. 238. On Revolution 39 Hannah Arendt. , p. 19. The political Thought of Hannah Arendt . New York: State University of New 40 Michael G. Gottsegen. York Press, 1994, p. 123. Hanah Arendt tra filosofia e politica 41 Simona Forti. , p. 242-243.

Hannah Arendt e a Revoluo Francesa 53

de revoluo adquire assim seu contedo moderno de instaurao de uma 42 nova ordem poltica. No tocante ao primeiro tema, Arendt faz o elogio da Revoluo american por ter sido capaz de transformar em leis o sonho que alimentara os revolucionrios de viverem em uma terra livre:

A Constituio americana consolidou definitivamente o poder da revoluo e, como o objetivo da revoluo era a liberdade, ela foi o que Libertatis, .43 Bracton chamouConstitutio de a fundao da liberdade

A capacidade de terminar as lutas pela liberdade por meio da redao de um Constituio parece ser o divisor de guas entre um movimento revolucionrio bem-sucedido e um movimento revolucionrio que se perde no terror. De fato, esse o critrio que parece presidir a comparao entre as duas 44 revolues do sculo XVIII. Analisando os passos de Robespierre, Arendt vai concluir que sua incapacidade para terminar a Revoluo, ou seu temor de ver ratificada a Constituio que fora elaborada pelos prprios jacobinos Constituio girondina depois do fracasso da chamada , conduziu-o ideia de revoluo permanente e da luta para derrotar todos os que acreditavam q j era chegado o momento de tentar estabilizar a vida institucional da repb ca nascente. Os americanos, ao contrrio, souberam fugir dos perigos de um transformao sem fim, ao fazer da Constituio o marco de sua travessia e direo ao novo comeo. Em certos aspectos, as anlises de Arendt no fazem jus ao fato de que Assembleia Constituinte desde Mirabeau, ainda na , passando por Condorcet e outros membros do grupo dos girondinos, o desejo de terminar a revoluo de fixar nas leis os marcos da liberdade fez parte do discurso revolucionrio francs tanto quanto a ideia de revoluo permanente do discurso dos jaco binos depois de 1792. Suas consideraes, no entanto, e o fato de que ela escolha a questo da Constituio para levar a cabo a comparao entre as volues mostram que ela soube perceber que a grande virada da modernid de ocorreu a partir do momento em que os homens perceberam que s um obra humana, produto de aes livres e por vezes contingentes, seria capaz

42 Idem, p. 244. On Revolution 43 Hannah Arendt. , p. 145. The reluctant modernism of Hannah Arendt, 44 Seyla Benhabib. p. 157.
O que nos faz pensar n29, maio de 2011

54

Newton Bignotto

dar forma ao sonho de viver em liberdade no interior de formas polticas que eram o produto de um artifcio. Criticar a deriva da Revoluo francesa pode no ser a melhor maneira de compreender a dinmica dos acontecimentos que marcaram a cena poltica francesa depois da condenao e da execuo 45 de Lus XVI. Mas esse caminho permite formular a questo da fundao a partir da aproximao entre o desejo de liberdade e a necessidade de dar for ma institucional a esse desejo. Nesse sentido, o fracasso dos revolucionrio franceses mais importante do que o sucesso dos americanos, uma vez qu desvela o papel do texto constitucional na luta pela criao de uma forma de governo, que no podia recorrer a nenhuma forma estabilizadora provenient de uma longa tradio. Trata-se no apenas de afirmar a importncia das lei o que seria uma banalidade, mas de colocar o problema de suas origens de um ponto de vista totalmente diferente do que guiara a experincia poltica at ento. O pensamento de Arendt estaria, no entanto, muito prximo daquele de alguns constitucionalistas contemporneos liberais e mesmo de alguns posit vistas jurdicos se se limitasse a afirmar o papel determinante da Constitui na construo das sociedades democrticas, que procuram traduzir institucionalmente a defesa da liberdade. A feitura de um texto constitucional est determinada no somente pelas ideias de seu tempo, mas tambm pelas con dies objetivas que limitam as chances de sucesso e de fracasso de toda a poltica. nesse sentido que ela procura pensar o papel da questo social na Frana. Arendt certamente levava em conta esses fatores, que podemos de chamar de objetivos, mas ela sabia que o caminho que une a revoluo liberdade muito mais tortuoso do que o que pode ser sugerido pelo simples elogio da Revoluo americana. Aqui mais uma vez, o percurso sinuoso da Revoluo francesa pode ser muito mais elucidativo do que a suposta placidez da histria revolucionria americana. No podendo contar com os vastos territrios do novo mundo, e nem com a homogeneidade existente entre os habitantes das colnias, os franceses foram confrontados com dificuldades tais que no puderam ser superadas no curso dos anos revolucionrios. No bastava um saber jurdico acumulado e nem mesmo a herana notvel do Ilu minismo e de seus crticos. Era preciso um esforo extraordinrio para vence as foras do passado e os medos gerados pelas transformaes que se sucederam depois de 1789. Os franceses, na lgica arendtiana, fracassaram ness

45 Michel Walzer. Rgicide et Rvolution . Le Procs de Louis XVI. Discours et controverses. Paris: Payot, 1989.

Hannah Arendt e a Revoluo Francesa 55

tarefa, mas expuseram aos olhos da modernidade a imensido do desafio q espera os povos que decidem tentar um novo comeo. Ora, para Arendt os desafios enfrentados pelos revolucionrios no tm nada a ver com a maior ou menor capacidade para escrever um texto constitucional. A questo no de tcnica jurdica ou mesmo de cincia, mas de ao. Se no fosse dessa maneira, Arendt seria mais uma pensadora conser vadora repetindo velhas frmulas. Ocorre que ao iniciar uma revoluo, os homens abrem as portas para dimenses do poltico que no se resumem regulao legal dos conflitos. Os revolucionrios se defrontam com a necessidade de um absoluto, que, ao mesmo tempo em que procura repor fora do alcance dos homens em suas aes ordinrias os fundamentos da liberdade coloca-os diante da necessidade de evitar a vertigem que essa busca impe Como resume a pensadora: A funo desse absoluto na esfera poltica era sempre a mesma: ele devia quebrar dois crculos viciosos, um aparentemente inerente petitio principii, obra legislativa dos homens e o outro que acompanha todo novo comeo, o que no plano poltico corresponde tarefa 46 da fundao.

A fundao no se resume, portanto, redao de um novo cdigo, como j afirmamos. Ao contrrio, ela exige o enraizamento fora do tempo de uma obra que os homens sabem que tem a marca de sua finitude. A dificuldade de Robespierre no estava em perceber essa dimenso da fundao, mas s em como realiz-la. Ele procurou sanar essa dificuldade instituindo um novo culto do Ser supremo e mantendo viva a chama da revoluo, por meio d um recurso frequente ao povo, que em sua abstrao lembrava a todos a ve dadeira fonte da lei. Mas essa vertigem, nascida da percepo de que um n comeo uma tarefa gigantesca por ser tarefa de homens que devem pare deuses, acabou escapando ao controle dos atores e conduzindo ao Terror. O fracasso da Revoluo francesa pode ser analisado a partir da incapacida de seus atores em fugir do crculo vicioso postos pela ideia de criao de um conjunto de leis que, ao mesmo tempo que reconhece sua origem humana, deve afirmar no plano do simblico e do imaginrio sua independncia do tempo presente.

On Revolution 46 Hannah Arendt. , p. 152.


O que nos faz pensar n29, maio de 2011

56

Newton Bignotto

III

Sobre a Revoluo um dos livros mais instigantes e polmicos de Arendt. Embora seja excessivo classific-lo como uma sntese de sua obra como fez 47 dmarche Gottsegen, inegvel que ele toca em um ponto crucial de sua e nos ajuda a esclarecer um aspecto original de sua filosofia. Muitos intrprete afirmaram, no sem razo, que o captulo final da obra, que trata da tradio revolucionria surgida depois do sculo XVIII, permite fazer a ponte entre as reflexes sobre as revolues histricas e o pensamento da autora a respeito de nosso tempo. Nessas consideraes, a importncia acordada por ela ao conselhostem um papel fundamental por permitir visualizar no cetema dos nrio contemporneo a realizao de um de seus ideais mais caros: o aumen da participao dos cidados comuns na arena pblica de sociedades com48 plexas. Sem negar a pertinncia dessas abordagens, parece-nos que o problema da Constituio e de seus desdobramentos na vida pblica possuem uma atualidade que vai alm das crticas observadas por alguns intrpretes ao liberalismo e ao marxismo, que alguns estudiosos colocam no centro da 49 dmarche investigativa de nossa autora. Em primeiro lugar, preciso notar a importncia da crtica feita ao pensamento liberal, que desde o sculo XIX levou pensadores a colocar a noo de utilidade no centro da reflexo poltica. Arendt no nega a importncia dos interesses particulares e nem o fato existencial de que cada um de ns deseja o melhor para si. Ao insistir na diferena entre vida pblica e vida privada, ela mostra que a defesa irrestrita dos direitos individuais ligados ao mundo da necessidade no garantia suficiente para a manuteno da liber dade poltica. Assim, embora Arendt tenha se equivocado na interpretao d alguns momentos da Revoluo francesa e tenha exagerado na atribuio de miserveis, uma dimenso social s lutas dos para obter da repblica nascente satisfao para suas necessidades, ela ofereceu um instrumental precioso pa pensarmos o aparecimento de novas formas polticas no mundo moderno. Ao frisar a importncia da Constituio para a criao de um regime republicano ela ecoa o pensamento de Rousseau, que via na repblica antes de tudo um

The political Thought of Hannah Arendt 47 Michael G. Gottsegen. , p. 118. 48 Sobre a questo, ver:Andr Duarte. O pensamento sombra da ruptura . Rio de Janeiro: Paz e Terra, The political Thought of Hannah Arendt 2000, p. 299-317. Michael G. Gottsegen. , p. 120. 49 Albrecht Wellmer. Arendt on revolution, p. 220-223.

Hannah Arendt e a Revoluo Francesa 57

50 regime de leis. Com isso, ela d o devido relevo aos espaos institucionais dentro dos quais vive a forma de governo democrtico-republicana. Mas ela vai ainda mais longe ao negar que o problema da Constituio de naturez apenas tcnica e jurdica - um negcio de especialistas como desejam muit Ao mostrar a dimenso simblica e imaginria da criao de uma nova form poltica, ela demonstra que o ato de fundao, que se consolida por meio de um texto constitucional, s ser capaz de assegurar a liberdade poltica se for capaz de gozar da adeso e do apreo de todo o corpo poltico. Para que isso se efetive, preciso se expor aos riscos da ao, que o nico meio pa tornar efetiva a conquista da liberdade e do interesse pblico como centros de nossas vidas em comum, pois, como ela afirma: da natureza mesma d 51 todo comeo comportar uma medida de arbitrrio absoluto. Situando-se em terreno muito prximo ao da tradio republicana, Arendt acabou carregando para o centro de sua obra a conscincia da importnc dos momentos iniciais de fundao de novos regimes. Ela abriu assim a via para pensarmos os regimes livres e seus valores, distncia dos que negam a importncia da poltica diante da anlise econmica dos fenmenos socia e dos que veem nela apenas o fruto de decises e escolhas comandadas pe razo. Com isso, Arendt renovou o pensamento republicano. Fez dele herde ro das aspiraes libertrias das revolues do sculo XVIII, mas, ao mesmo tempo, soube ver na deriva do Terror uma das possibilidades inscritas em movimentos que perdem a capacidade de se guiar pela liberdade ao condu as transformaes sociais que muitas vezes so parte essencial dos process revolucionrios. Nesse sentido, suas referncias Revoluo francesa so preciosas por incorporar aos cenrios da poltica contempornea a possibilidade da destruio da poltica no curso de processos que se iniciaram sob a bandeira da liberdade e da igualdade. Com ela o republicanismo ganha um lugar de destaque entre as matrizes tericas mais fecundas para se pensar o mundo contemporneo. Nesse movimento, ela ofereceu uma alternativa s cincia sociais e ao positivismo jurdico, para dar conta bases das das sociedades democrticas numa era de dominao tecnolgica e de presena das massa

Du contract social 50 Jean-Jacques Rousseau. , p. 379. Jappelle dond rpublique tout Etat rgi par des loix, sous quelque forme dadministration que ce puisse tre: car alors seulement lintrt publi gouverne, et la chose publique est quelque chose. On Revolution 51 Hannah Arendt. , p. 198.
O que nos faz pensar n29, maio de 2011

58

Newton Bignotto

na arena poltica. Apontou tambm para uma via crtica da vida poltica contempornea que, ao mesmo tempo em que permite a compreenso dos risco de sua transformao pelo imprio da biopoltica, mostra os caminhos que podem servir para nos ajudar a escapar da armadilha na qual se transformou o poder em nossa poca. No se trata, claro, de uma receita pronta para a ao, mas da crena de que a liberdade permanece como possibilidade no horizonte da condio humana.

Вам также может понравиться