Вы находитесь на странице: 1из 7

2010 MPU Lista Extra 3 Questes sobre Princpios Fundamentais da Constituio de 1988 (CESPE PGE PE Procurador Estadual 2009)

) No que se refere interpretao e aplicao das normas constitucionais, assinale a opo correta. 1. Conforme entendimento do STF, o dispositivo constitucional que afirma que o dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas de at cinco anos de idade, um exemplo de norma de eficcia limitada, na medida em que exige do Estado uma prestao discricionria e objetiva no sentido de construo de creches ou aumento das vagas nas creches pblicas j existentes. 2. O prembulo constitucional, segundo entendimento do STF, tem eficcia jurdica plena, consistindo em norma de reproduo obrigatria nas constituies estaduais. (CESPE Defensoria Pblica AL 2009) Acerca da aplicabilidade das normas constitucionais, julgue os itens que se seguem. 3. De acordo com o entendimento do STF, constitui norma de eficcia restringvel o preceito constitucional que veda a priso civil por dvida, salvo a do responsvel por inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel. 4. O dispositivo constitucional que assegura aos idosos a gratuidade dos transportes coletivos urbanos constitui norma de eficcia contida. Questes sobre Direitos Garantias Fundamentais Constituio de 1988 e na s garantias fundamentais, julgue os itens subsequentes. 5. Segundo entendimento do STF, vedada a utilizao de algemas, sob pena de ofensa ao princpio da dignidade da pessoa humana e do direito fundamental do cidado de no ser submetido a tratamento desumano ou degradante. 6. As associaes somente podem ser compulsoriamente dissolvidas por meio de deciso judicial transitada em julgado, considerando a vedao constitucional de interferncia do Estado em seu funcionamento. 7. A condenao criminal transitada em julgado constitui hiptese de suspenso dos direitos polticos enquanto durarem seus efeitos. (CESPE TRE BA 2009) Com relao aos direitos e s garantias fundamentais e aos direitos polticos, julgue os itens seguintes. 8. Os sigilos bancrio e fiscal so consagrados como direitos individuais constitucionalmente protegidos que podem ser excepcionados por ordem judicial fundamentada. Nesse sentido, vlida a quebra de sigilo bancrio de membros do Congresso Nacional quando decretada por um TRE em investigao criminal destinada apurao de crime eleitoral. 9. A suspenso dos direitos polticos, na hiptese de condenao criminal transitada em julgado, cessa com o cumprimento ou a extino da pena, independentemente de reabilitao ou de prova de reparao dos danos. (CESPE TCE ES Procurador Especial de Contas 2009) Acerca da nacionalidade e dos direitos polticos, julgue os itens. 10. A Lei complementar a nica espcie normativa autorizada pela CF para disciplinar a criao de outros casos de inelegibilidade relativa, alm dos j previstos na prpria CF.

(CESPE Defensoria Pblica AL 2009) Com relao aos direitos e

11. A condenao criminal com trnsito em julgado configura hiptese de perda dos direitos polticos. 12. Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada a sua naturalizao, por deciso administrativa, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional, desde que devidamente comprovada no respectivo processo administrativo. 13. A capacidade eleitoral ativa suficiente para a aquisio da capacidade eleitoral passiva. 14. So relativamente inelegveis os inalistveis e os analfabetos. (CESPE MPE SE Promotor de Justia Substituto 2010) Com referncia s aes constitucionais e aos direitos sociais previstos na CF, julgue os itens. 15. Habeas data o remdio constitucional adequado para o caso de recusa de fornecimento de certides para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal, prprio ou de terceiros, assim como para o caso de recusa de obteno de informaes de interesse particular, coletivo ou geral. 16. Diferentemente das organizaes sindicais, das entidades de classe e das associaes, os partidos polticos no tm legitimidade para impetrar mandado de segurana coletivo. 17. Os sindicatos no tm legitimidade processual para atuar na defesa de direitos individuais da categoria que representem, mas so parte legtima para defender direitos e interesses coletivos, tanto na via judicial quanto na administrativa. 18. Os direitos sociais dos trabalhadores urbanos e rurais indicados no texto constitucional so extensveis, em sua totalidade, aos servidores ocupantes de cargo pblico. Questes sobre a Organizao Poltico Administrativa na Constituio de 1988 Nas questes do Cespe a seguir, julgue os itens. (CESPE Agente Penitencirio SEJUS ES 2009)

19. A CF adota o presidencialismo como forma de Estado, j que reconhece a juno das funes de chefe de Estado e chefe de governo na figura do presidente da Repblica. (CESPE Advogado da Unio AGU 2008) 20. O Brasil adota o sistema de governo presidencialista, no qual o Poder Executivo exercido de maneira monocrtica, com as funes de chefe de Estado e de chefe de governo estando confiadas a um s agente poltico. (CESPE Agente Administrativo MTE 2008) 21. Assinatura de tratado internacional funo tpica do chefe de Estado e no do chefe de governo. (CESPE Analista Judicirio TJRJ 2008) 22. A Repblica uma forma de Estado. A repblica forma de governo, e no forma de Estado (unitrio ou federado). (CESPE Analista Judicirio TJRJ 2008) 23. A federao uma forma de governo. A federao forma de Estado, e no forma de governo (repblica ou monarquia). (CESPE Analista Judicirio TJRJ 2008) 24. A Repblica Federativa do Brasil admite o direito de secesso, desde que esta se faa por meio de emenda CF, com trs quintos, no mnimo, de aprovao em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos. (CESPE - Juiz Federal Substituto 1 Regio 2009) A respeito da organizao do Estado e da interveno do estado no municpio, segundo a Constituio Federal de 1988 (CF), julgue os itens subsequentes. 25. A instituio de regies metropolitanas pelos estados federados dispensa a edio prvia de lei complementar federal, diante da autonomia que lhes foi conferida pela CF. 26. A interveno do estado no municpio tem carter excepcional e permitida nas hipteses previstas na CF e eventualmente estabelecidas na respectiva constituio estadual.

Jean Claude ODonnell B. Pereira

(CESPE - Juiz Federal Substituto 1 Regio 2009) Julgue os seguintes itens, referentes organizao do Estado brasileiro. 27. Segundo entendimento do STF, cessa a interveno estadual em municpio, decretada em razo da ausncia de prestao de contas por parte do chefe do Poder Executivo municipal, quando este protocoliza, no respectivo tribunal de contas, o que seriam as contas no prestadas no tempo devido. 28. A criao de municpios demanda, alm de outros requisitos constitucionais, a edio de lei estadual que, mesmo aps a respectiva aprovao por parte da assembleia legislativa, pode ser vetada pelo governador do estado. 29. A interveno federal decretada para prover ordem ou deciso judicial tem por pressuposto necessrio o trnsito em julgado da deciso. 30. De acordo com a jurisprudncia, da competncia do STF o julgamento do pedido de interveno federal por falta de cumprimento de deciso judicial proveniente da justia do trabalho, ainda que a matria objeto da deciso no apresente contedo constitucional. 31. No processo de criao de estados-membros, a manifestao das assembleias legislativas constitui condio essencial e vinculativa, j que o parecer desfavorvel das casas representativas do povo impede a continuidade do processo de formao de novos estados. (CESPE - Juiz Federal Substituto 1 Regio 2009) Acerca da repartio de competncias entre os entes da Federao brasileira, julgue os itens a seguir. 32. Segundo a doutrina, ocorrendo conflito entre os entes da Federao no exerccio da competncia comum ou paralela, a soluo se dar por meio do critrio da preponderncia de interesses, o que implica a prevalncia do interesse da Unio, em face de sua superior posio, na relao hierrquica mantida com os estados e os municpios. 33. Lei complementar federal poder autorizar os estados membros a legislarem sobre pontos especficos das matrias inseridas no mbito da

competncia legislativa privativa da Unio, sem prejuzo da retomada pela Unio, a qualquer tempo, da sua competncia para legislar sobre o assunto objeto da delegao. 34. Conforme jurisprudncia do STF, apenas a Unio pode legislar sobre a anistia ou o cancelamento de infraes disciplinares de servidores estaduais e municipais. 35. Segundo entendimento do STF, compete concorrentemente Unio, Estados e DF legislar sobre custas dos servios forenses. 36. De acordo com o posicionamento do STF, a fixao de tempo razovel de espera dos usurios dos servios de cartrios constitui matria relativa disciplina dos registros pblicos, inserida na competncia legislativa privativa da Unio. (CESPE MPE SE Promotor de Justia Substituto 2010) Julgue os itens acerca da Federao (adaptada). 37. As matrias de competncia privativa da Unio podem ser delegadas por meio de lei complementar que autorize os estados a legislar sobre temas especficos nela previstos. 38. So requisitos para que os estados se incorporem, se subdividam ou se desmembrem para se anexarem a outros ou para formarem novos estados a aprovao da populao diretamente interessada, mediante plebiscito, e lei complementar estadual aprovada pela maioria absoluta das casas legislativas dos estados envolvidos. 39. A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de municpios devem preservar a continuidade e a unidade histrico-cultural do ambiente urbano, sero feitos por lei estadual, obedecidos os requisitos de lei complementar estadual, e dependem de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes diretamente interessadas. 40. No existem, na atualidade, territrios federais no Brasil. Nada impede, entretanto, que voltem a ser criados sob a forma de autarquias territoriais, dotados de autonomia administrativa e financeira. 41. Os estados podem, mediante decreto governamental, no perodo 3

Jean Claude ODonnell B. Pereira

determinado por lei complementar federal, instituir regies metropolitanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum. (CESPE SECONT ES Auditor do Estado 2009) Quanto organizao do Estado brasileiro, julgue os itens seguintes. 42. Por serem dotados de autonomia prpria, os municpios apresentam capacidade de auto-organizao, autogoverno, autoadministrao e competncias legislativas especficas, como a de legislar acerca da vocao sucessria dos cargos de prefeito e vice-prefeito, em caso de dupla vacncia. 43. Ao dispor a respeito do princpio da indissolubilidade do vnculo federativo, a CF afastou o direito de secesso das unidades da Federao, podendo a Unio, quando demonstrada a inteno de rompimento do pacto federativo, intervir nos municpios para manter a integridade nacional. (CESPE SECONT ES Auditor do Estado 2009) No que concerne interveno federal e repartio de competncias, julgue os itens que se seguem. 44. A Unio deve intervir no estado da Federao que estiver descumprindo o princpio constitucional da autonomia municipal. Nessa hiptese, dispensada a apreciao dessa medida pelo Congresso Nacional, e o decreto limita-se a suspender a execuo do ato impugnado, se a mesma medida bastar ao restabelecimento da normalidade.C 45. Lei estadual que assegure ao consumidor o direito de obter informaes acerca de determinado produto no invade a esfera de competncia da Unio, para editar normas gerais acerca de produo e consumo e responsabilidade por dano ao consumidor. 46. As sociedades de economia mista so constitudas to somente por capital pblico.

(CESPE Defensoria Pblica AL 2009) Julgue os itens a seguir, a respeito da organizao do Estado. 47. Segundo entendimento do STF, constitucional lei estadual que estabelece o dever dos municpios de transportar, da zona rural para a sede do municpio, alunos carentes matriculados no ensino fundamental, tendo em vista a competncia municipal para atuar prioritariamente no ensino fundamental. 48. Os territrios, quando criados, podem ser divididos em municpios, aos quais no sero aplicadas as regras de regncia dos demais municpios, j que estaro inseridos em territrio federal, considerado como descentralizao administrativa da Unio. 49. cabvel a interposio de recurso extraordinrio em face de acrdo do tribunal de justia do estado que defira o pedido de interveno estadual em municpio. Questes sobre Administrao Pblica e Poder Executivo na Constituio de 1988 (CESPE TCE ES Procurador Especial de Contas 2009) Acerca da administrao pblica direta e indireta, julgue os itens. 50. A administrao pblica, em sentido objetivo, abrange as atividades exercidas por pessoas jurdicas, rgos e agentes incumbidos de atender concretamente s necessidades coletivas. 51. Os rgos pblicos, por no possurem personalidade jurdica, no tm legitimidade para impetrar mandado de segurana, nem mesmo quando o objeto dessa impetrao visa defesa de suas prerrogativas, atribuies ou competncias. 52. Ocorre a chamada descentralizao territorial ou geogrfica quando se cria uma pessoa jurdica de direito pblico que integra a Federao brasileira como entidade autnoma, com capacidade administrativa genrica, para exercer a totalidade ou a maior parte dos encargos pblicos de interesse da coletividade. 53. Empresas pblicas e sociedades de economia mista, quando 4

Jean Claude ODonnell B. Pereira

exploradoras de atividade econmica, esto sujeitas ao controle do TCU. (CESPE TRE BA Analista Judicirio rea Administrativa 2009) A respeito dos agentes pblicos, julgue os itens seguintes. 54. Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas. (CESPE TCE ES Procurador Especial de Contas 2009) No que concerne ao regime constitucional dos servidores pblicos, assinale a opo correta. 55. Servidor pblico federal nomeado para ocupar cargo em comisso dever contribuir para o regime prprio de previdncia social, em relao ao cargo em comisso. 56. Conforme entendimento do STJ, vedada a acumulao do cargo de professor com o de agente de polcia civil, o qual no se caracteriza como cargo tcnico. 57. O prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo, no sendo admitida realizao de novo concurso, se ainda no tiverem sido chamados os candidatos aprovados no concurso anterior. 58. A CF no distingue os conceitos de funo de confiana e de cargo em comisso, de forma que todo cargo em comisso , de fato, uma funo de confiana. 59. Conforme recente entendimento do STJ, o prazo do estgio probatrio foi alterado, com o advento da Emenda Constitucional n. 19/1998, que fixou o prazo para aquisio da estabilidade em trs anos. (CESPE TCE ES Procurador Especial de Contas 2009) No que se refere s disposies contidas na CF acerca do Poder Executivo julgue o item. 60. Nos crimes comuns, o presidente da Repblica no est sujeito priso

enquanto no for proferida sentena condenatria. (CESPE TCE ES Procurador Especial de Contas 2009) No que se refere organizao dos poderes no Estado, julgue os seguintes itens. 61. de competncia exclusiva do presidente da Repblica resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos ao patrimnio nacional. (CESPE MPE SE Promotor de Justia Substituto 2010) Em relao ao Poder Executivo, luz do que dispem a CF julgue o item. 62. O presidente da Repblica pode, mediante decreto, delegar todas as atribuies privativas que a CF lhe reserva, observados os limites traados nas delegaes. (CESPE SECONT ES Auditor do Estado 2009) Com relao aos princpios constitucionais da administrao pblica e aos servidores pblicos, julgue os itens a seguir. 63. Somente se legitima a fixao de limite de idade para inscrio em concurso pblico quando prevista em lei e possa ser justificada pela natureza das atribuies do cargo a ser preenchido. 64. O perodo em que determinado servidor pblico estadual estiver afastado de suas atividades pblicas, para o exerccio de mandato eletivo, deve ser contado como tempo de servio para todos os efeitos legais, salvo para promoo por merecimento. (CESPE SECONT ES Auditor do Estado rea Jurdica 2009) 65. Conforme a Constituio da Repblica de 1988 (CF), o direito de greve do servidor pblico deve ser exercido nos termos e limites definidos em lei especfica. Porm, a jurisprudncia majoritria do STF entende que, enquanto no for editada a lei especfica, no que tange ao exerccio do direito de greve no setor pblico, deve ser observada, no

Jean Claude ODonnell B. Pereira

que couber, a lei de greve vigente para o setor privado. (CESGRANRIO PETROBRS Profissional Jnior 2008) Considere as afirmativas a seguir, a respeito do regime constitucional das medidas provisrias e julgue os itens. 66. A Constituio veda expressamente a edio de medida provisria sobre direito penal e direito tributrio, em razo do princpio da legalidade em sentido estrito que se deve observar em relao a estas matrias. 67. A edio de uma medida provisria tem como conseqncia a revogao das normas jurdicas vigentes com ela incompatveis. 68. vedada a edio de medida provisria em matria reservada a lei complementar. 69. Se a regulao das relaes advindas de medida provisria no convertida em lei no se consumar em at 60 dias a contar da rejeio (expressa) ou da caducidade (rejeio tcita), estas relaes ho de se conservar regidas pela medida provisria, ainda que esta no se encontre mais em vigor.

vice-presidente tiver tomado posse na data definida pelo texto constitucional, e o presidente eleito, salvo motivo de fora maior, no tiver ainda assumido o cargo decorridos dez dias da data fixada para a posse, o referido cargo ser declarado vago, devendo o presidente ser sucedido pelo vice-presidente.

(CESPE Analista Administrativo STF 2008.) A respeito das prerrogativas do presidente da Repblica, dos governadores e dos parlamentares, conforme previsto na CF, julgue os itens seguintes. 70. Para que o presidente da Repblica e os governadores sejam processados criminalmente, necessria licena prvia da respectiva casa legislativa. C CESPE Tcnico Telecom. ANATEL 2006. Julgue os itens a seguir, com relao s eleies para presidente da Repblica e para o Congresso Nacional que sero realizadas em outubro de 2006. 71. Embora a eleio do presidente da Repblica implique a eleio do vicepresidente, a Constituio Federal trata a posse de ambos de forma independente; em conseqncia, se o

Jean Claude ODonnell B. Pereira

GABARITO 1. E 2. E 3. C 4. E 5. E 6. C 7. C 8. E 9. C 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70. 71.

C E E E E E E E E E C C E E E C E E C E C E E C E C E C E E C E C E C C E E E E C E E C C E C E E C C E E C C C E E C C C C

Jean Claude ODonnell B. Pereira

Вам также может понравиться