Вы находитесь на странице: 1из 5

FUNDAO GETULIO VARGAS

Programa de Certificao de Qualidade


Curso de Graduao em Administrao

PROVA DE COMUNICAO EMPRESARIAL 2 Semestre / 2010 - P2 - TIPO 1


DADOS DO ALUNO:
Nome:

_____________________
Assinatura

INSTRUES:
Voc receber do professor o seguinte material:
1. 2. Um caderno de prova com um conjunto de pginas numeradas sequencialmente, contendo 20 (vinte) questes. Um carto-resposta, com seu nome e nmero de matrcula e demais informaes da disciplina a que se refere esta prova.

Ateno:
Confira o material recebido, verificando se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Confira se o seu nome no carto-resposta est correto. Leia atentamente cada questo e assinale no carto uma nica resposta para cada uma das 20 (vinte) questes. Observe que o carto-resposta deve ser preenchido at o nmero correspondente de questes da prova, ou seja, 20 (vinte) questes. O carto-resposta no pode ser dobrado, amassado, rasurado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. Caso tenha necessidade de substituir o carto-resposta, solicite um novo carto em branco ao professor, e devolva juntos os dois cartes quando finalizar a prova. A no devoluo de ambos os cartes acarretar a anulao de sua prova, gerando grau zero. No carto-resposta, a marcao das letras correspondentes s respostas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o retngulo, com um trao contnuo e denso. Exemplo: A B C D E Deve-se usar caneta azul ou preta. Marcar apenas 1 (uma) alternativa por questo. A leitora no registrar marcao de resposta onde houver falta de nitidez. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite-o ao professor. Voc dispe de duas horas para fazer esta prova. Aps o trmino da prova, entregue ao professor o carto-resposta e esta pgina devidamente preenchida e assinada. No se esquea de assinar o carto-resposta, assim como a lista de frequncia.

Frmula de clculo: Nota=

10 [n de questes certas ] n de questes da prova

ATENO: Confira se o tipo de prova marcado em seu carto-resposta corresponde ao tipo indicado nesta prova.

COMUNICAO EMPRESARIAL - 2 Semestre / 2010 - P2 - TIPO 1 Pgina 1

COMUNICAO EMPRESARIAL

3
Normalmente atribui-se pressa e urgncia o que de fato significa falta de planejamento no mbito empresarial. Erros desnecessrios, portanto, so cometidos, e a clareza da mensagem prejudicada. Com base no exposto acima, pode-se afirmar que NO imprescindvel no planejamento: (A) delimitar o assunto a ser tratado. (B) adequar o texto aos receptores da mensagem. (C) identificar o objetivo da mensagem. (D) buscar a eficincia e a eficcia da comunicao. (E) empenhar-se para o rebuscamento da comunicao, como forma de garantir textos mais elegantes.

4
O termo anexo , geralmente, muito utilizado nas escritas empresariais. Nem sempre, entretanto, da maneira correta. Dentre as alternativas abaixo, qual utiliza a expresso de acordo com a norma culta da Lngua Portuguesa? (A) Os documentos seguem anexo ao e-mail. (B) A nota fiscal, remeto anexo ao relatrio. (C) As fotos seguem anexo ao e-mail. (D) No e-mail, segue anexo nossa proposta. (E) Seguem anexos ao e-mail os documentos solicitados pela empresa.

Quanto funo anafrica dos pronomes, podemos afirmar que no ltimo quadro da charge o pronome esse est: (A) correto, pois aponta para ideia j mencionada. (B) correto, pois indica tempo passado, mas relativamente prximo. (C) incorreto, o correto seria usar este, pois se refere ideia que ainda ser mencionada no discurso. (D) incorreto, o correto seria usar este, pois se refere ao tempo presente. (E) incorreto, o correto seria usar aquele, pois indica o que est distante tanto da pessoa que fala como da pessoa com quem se fala.

5
O Projeto Genoma, que envolve centenas de cientistas de todos os cantos do globo, s vezes tem de competir com laboratrios privados na corrida pelo desenvolvimento de novos conhecimentos que possam promover avanos em diversas reas. Assinale a alternativa em que o termo privado foi usado no mesmo sentido que apresenta acima. (A) Muitos laboratrios acabam privados de participar da concorrncia pelos obstculos legais que se impem aos participantes. (B) Nem sempre os projetos que envolvem cincia bsica podem contar com a injeo de recursos privados, que privilegiam as pesquisas com perspectivas de retorno econmico no curto prazo. (C) Mesmo alguns dos grandes laboratrios que atuam no mercado veem-se privados de condies materiais para investir em pesquisa de ponta. (D) Os laboratrios privados da licena para desenvolver pesquisas com clonagem de seres humanos prometem recorrer da deciso. (E) Muitos projetos desenvolvidos em centros universitrios, privados de recursos, acabam sendo engavetados.

2
Observe a charge a seguir:

De acordo com o padro culto da lngua, podemos afirmar que o emprego: (A) do por que no 2 quadrinho est incorreto, os demais esto corretos. (B) do porque no 3 quadrinho est incorreto, os demais esto corretos. (C) do porque no 4 quadrinho est incorreto, os demais esto corretos. (D) do por que no 2 quadrinho e do por que no 4 quadrinho esto incorretos, os demais esto corretos. (E) dos porqus em todo o dilogo est de acordo com o padro culto da lngua.
COMUNICAO EMPRESARIAL - 2 Semestre / 2010 - P2 - TIPO 1 Pgina 2

6
O e-mail assumiu um papel importante na comunicao dos indivduos e na comunicao das empresas. Nos dois contextos, o usurio dever ficar atento a alguns aspectos. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) As formas de tratamento acabam engessando o dia a dia da empresa e devem ser substitudas por um tratamento mais humano, o que aproxima os indivduos. (B) O planejamento da comunicao deve ser benfeito, independentemente da urgncia. (C) Os erros cometidos nas comunicaes comprometem a qualidade da comunicao da empresa. (D) Tanto a intimidade quanto o vocabulrio rebuscado prejudicam a boa comunicao. (E) Ser cordial na comunicao empresarial no significa chegar a criar laos de afetividade.

11
As frases a seguir referem-se argumentao. Analise-as e, a seguir, assinale a correta em relao ao processo argumentativo. (A) No campo profissional possvel lanar-se mo das falcias para tornar a argumentao mais objetiva. (B) A argumentao tem como objetivo a descrio de pormenores, por isso baseia-se na lgica verbal. (C) A falcia considerada um argumento que se baseia na manipulao, na desonestidade. (D) Ao apelar-se para as consequncias negativas que podem advir da no aceitao de uma tese, est-se lanando mo do argumento ad populum. (E) Nunca se deve fazer referncia a qualquer pensador ou terico para reforar uma tese.

12
Identifique, nas situaes concretas de comunicao, os elementos da comunicao que sofreram interferncia de rudos, assinalando a alternativa correta. (A) Um colaborador de uma empresa recebe um e-mail em que se l: mister que se tomem as providncias necessrias. Ele fica sem saber o que fazer, pois desconhece a palavra mister. (Contexto.) (B) Durante uma reunio em uma sala que se encontra prxima rua, o gerente interrompe a fala cada vez que o barulho da britadeira comea. (Cdigo.) (C) O aluno disse ao professor que ratificaria sua resposta, pois ela estava incorreta. (Canal.) (D) A me pede ao filho que passe na farmcia e compre um medicamento. Enquanto a me fala, ele brinca com o cachorro. Quando a me termina, ele pergunta o que ele precisa comprar na farmcia. (Receptor.) (E) A secretria est ao telefone com o cliente quando a ligao cai. (Mensagem.)

7
Considere as seguintes sentenas: I. Falava to alto que precisei sair da sala. II. Vim at aqui para que me contassem a verdade. III. Poderei fazer um grande banquete se voc me ajudar. IV. Estava triste porque o cachorro fugiu. As oraes acima indicam respectivamente: (A) consequncia; finalidade; condio; causa. (B) finalidade; condio; causa; consequncia. (C) condio; causa; consequncia; finalidade. (D) causa; consequncia; finalidade; condio. (E) consequncia; condio; causa; finalidade.

8
Indique a sentena que trata da ideia de oposio adversativa. (A) Mariana seguiu exatamente o que dizia na receita, e deu errado. (B) Embora tenhamos saudades, ficamos aqui. (C) Gosto de voc, se bem que voc tem estado muito longe de mim. (D) Por mais que eu tente, no consigo te entender. (E) Ainda que queiramos lhe empregar, no h vagas no momento.

13
Marque a alternativa que identifica corretamente a funo da linguagem presente em cada um dos trechos a seguir. Motivo (A) Eu canto porque o instante existe e a minha vida est completa. No sou alegre nem sou triste: sou poeta. Ceclia Meireles (Funo referencial). Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) um (B) conceito desenvolvido inicialmente pelo antroplogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiolgico criado pelo homem. So prticas e aes sociais que seguem um padro determinado no espao. pt.wikipedia.org/wiki/Cultura (Funo ftica) . Seja mais voc. Use Persona, a roupa que marca. (C) (Funo apelativa) . Dar acar para recm-nascidos antes de exames de (D) sangue ou vacinas no ajuda a minimizar a dor das injees como acreditam muitos pais. J o abrao da me, sim, tem efeitos calmantes ao beb, aponta uma pesquisa recente da University College de Londres. http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ (Funo metalingustica) . Entre e sinta o prazer de dirigir um FIAT. (E) (Funo potica) .

9
O correto uso dos pronomes diticos est em: (A) Nesse ano aprendi muito, mas neste quero ser o melhor aluno da classe. (B) Gosto de ces e de gatos, destes porque so fofinhos e daqueles porque so companheiros. (C) O Chef falou para o cozinheiro que este parecia plido. (D) Neste ano aprendi muito, mas nesse agora quero ser o melhor aluno da classe. (E) Este um problema: a educao brasileira.

10
O INCORRETO uso da vrgula est em: (A) Falou, e repetiu. (B) Ela gosta de ler romance; ele, contos. (C) Enquanto ela procurava pistas, o infrator j havia fugido. (D) Os livros, dei-os, biblioteca. (E) Joo, Maria e Paula gostam de cinema.

COMUNICAO EMPRESARIAL - 2 Semestre / 2010 - P2 - TIPO 1 Pgina 3

14
Ao se produzir um texto, necessrio observar alguns aspectos a fim de que a mensagem possa ser compreendida efetivamente. Assinale a alternativa em que h INADEQUAO em relao a esses aspectos. (A) Ao se produzir um discurso, importante ter em vista um receptor definido para que a mensagem seja construda levando-se em conta o contexto desse receptor. (B) As funes sociais, mediadas por um conjunto de procedimentos textuais, desempenham importante papel para alcanar objetivos predefinidos adequando a mensagem ao seu contexto e sua inteno. (C) Um simples texto pode servir de motivao para o trabalho em equipe dentro da empresa. (D) O texto a imagem da prpria empresa quando se trata de comunicao empresarial externa, pois seu principal carto de visita. (E) importante na comunicao empresarial interna que o texto apresente marcas hierrquicas para que cada um saiba o papel que desempenha no contexto da empresa.

Caso 1
O enunciado abaixo ser utilizado pelas questes 17,18,19 e 20. Ciro Marcondes Ferraz A televiso comeou a se expandir rapidamente aps o final da Segunda Guerra Mundial. Na poca, o cinema monopolizava o pblico noturno e o rdio era um meio de comunicao de ampla penetrao no cotidiano dos lares. A televiso poderia ser vista, em termos de comunicao, mais prxima do rdio do que do cinema. Para assistir-se a um filme era preciso organizar-se. Como no teatro, no bal, era preciso acompanhar o programa daquela semana, escolher uma noite para sair e vestir-se adequadamente. Cinema era um acontecimento social como o baile, pois mantinha o carter de excepcionalidade: tratava-se de um programa diferente daquele que normalmente se fazia noite. Com o rdio e mais tarde a televiso, a relao com o meio de comunicao mudou. Primeiro, porque, alm de distrair, so veculos de (...) que informam as pessoas e funcionam como meio de atualizao; segundo, porque vo at a casa das pessoas, em vez de as pessoas irem at eles; terceiro, porque se tornam da famlia, so cotidianos e tm recepo regular e contnua. O rdio e a televiso funcionam de forma parecida daqueles jornais que so entregues gratuitamente e regularmente nas casas. O que significam essas diferenas? So as relaes distintas que as pessoas mantm com os meios de comunicao. O fato de as pessoas se programarem para sair noite e assistir a um concerto bem diferente do fato de as pessoas estarem assistindo televiso e depararem com um concerto, transmitido por uma emissora. o oposto, pois, no primeiro caso, o homem vai em busca de seu entretenimento, paga por ele, exige qualidade, julga, emite juzos e crticas. Em outras palavras, ele tem conscincia de ser fundamental para a existncia do espetculo como produo cultural: do seu dinheiro que o concerto sobrevive. Ficando em casa, nada disso acontece. Ele possui um aparelho de televiso e recebe gratuitamente, como brinde, como ddiva, tudo que emitem, e isso j lhe tira o direito de criticar, pois nada paga no ato; pagar aps, consumindo os produtos anunciados pela publicidade. Aqui, o homem j no mais agente de sobrevivncia do programa; este funciona perfeitamente sem ele. Atualmente, as emissoras tm um interesse real em saber se o telespectador permanece ou no em determinado canal, se mantm ou no o aparelho ligado, mas no a mesma preocupao dos diretores de teatro ou cinema do passado com a bilheteria. Se naquela poca o vazio das salas de espetculo era motivo para o realizador melhorar a qualidade de seu produto, hoje a queda do nvel de audincia um meio que leva a TV a alterar sua programao, visando somente ao aumento do nmero de telespectadores. Antigamente, a crtica e a reao do pblico levavam a um investimento qualitativo maior, pois havia uma preocupao esttica, uma busca de aprimoramento do gosto. Hoje, o fato de o telespectador receber gratuitamente o programa e no poder exigir seu dinheiro de volta leva a emissora a buscar somente o aumento numrico de pblico, rebaixando a qualidade dos programas aos nveis da massa, vulgarizandoos, padronizando-os, impondo o que se chama de valor

15
A ambiguidade compromete a preciso da comunicao. Identifique em qual alternativa NO aparece uma frase com esse problema. (A) O homem perguntou ao seu amigo se ele recebera a carta que sua me lhe enviara. (B) Os meninos saram da festa quando ns chegamos com muito barulho. (C) O treinador da equipe de voleibol que viajou para Gramado desentendeu-se com os diretores do clube que organizaram o evento. (D) O diretor da empresa disse ao secretrio que no se esquecesse da pasta de documentos daquele. (E) A menina pediu me que levasse sua carteira de identidade para fazer o passaporte.

16
O pargrafo a unidade do texto que carrega uma ideia importante. Levando em considerao essa afirmativa, assinale a alternativa que contm a caracterstica correta para a estruturao do pargrafo e do texto. (A) Atentar para a coeso, uma vez que a coerncia no importante na estruturao do pargrafo. (B) Estruturar cada pargrafo com frases isoladas e longas a fim de que as ideias sejam bem claras. (C) Evitar que ideias importantes disputem espao no mesmo pargrafo. (D) Evitar a articulao entre as frases, pois prejudica a clareza do texto. (E) Seguir sempre o mtodo dedutivo, ou seja, do geral para o particular, na exposio das ideias.

COMUNICAO EMPRESARIAL - 2 Semestre / 2010 - P2 - TIPO 1 Pgina 4

mercadolgico. Interessa apenas vender o programa, no importando a qualidade. (Televiso a vida pelo vdeo, 6 ed. So Paulo, Moderna).

19
Tendo em vista a funo anafrica, catafrica e ditica dos pronomes a seguir, assinale a alternativa que apresenta INADEQUAO. Como no teatro, no bal, era preciso acompanhar o (A) programa daquela semana, escolher uma noite para sair e vestir-se adequadamente. O pronome utilizado encontra-se na sua funo catafrica. O rdio e a televiso funcionam de forma parecida (B) daqueles jornais que so entregues gratuitamente e regularmente nas casas. A forma empregada refere-se a uma situao de distanciamento do enunciador. O que significam essas diferenas? So as relaes (C) distintas que as pessoas mantm com os meios de comunicao. O pronome destacado encontra-se na funo anafrica. Se naquela poca o vazio das salas de espetculo era (D) motivo para o realizador melhorar a qualidade de seu produto... O pronome utilizado indica um afastamento temporal. Ele possui um aparelho de televiso e recebe (E) gratuitamente, como brinde, como ddiva, tudo que emitem, e isso j lhe tira o direito de criticar... O pronome foi empregado corretamente, pois indica algo que j foi citado.

17
Leia o texto de Ciro Marcondes Ferraz e, a seguir, assinale a alternativa INADEQUADA em relao estrutura do texto. (A) O texto em questo argumentativo e apresenta como tema o advento da televiso. (B) A questo que introduz o 3 pargrafo articula-se com o pargrafo anterior buscando, assim, a unidade do texto. (C) O texto em questo argumentativo e apresenta uma crtica ao fato de as emissoras de televiso se preocuparem apenas com o aumento do nmero de telespectadores. (D) O autor, no ltimo pargrafo, aponta o motivo da falta de qualidade dos programas: o fato de o telespectador no pagar pelo seu entretenimento. (E) Nesse texto argumentativo, utilizou-se o mtodo dedutivo, ou seja, do geral para o particular.

18
...se o telespectador permanece ou no em determinado canal, se mantm ou no o aparelho ligado, mas no a mesma preocupao dos diretores de teatro ou cinema do passado com a bilheteria. Aps leitura do texto, identifique a alternativa na qual o elemento de coeso da frase destacada foi substitudo por outro sem alterao de sentido. (A) ...se o telespectador permanece ou no em determinado canal, se mantm ou no o aparelho ligado, portanto no a mesma preocupao dos diretores de teatro ou cinema do passado com a bilheteria. (B) ...se o telespectador permanece ou no em determinado canal, se mantm ou no o aparelho ligado, porque no a mesma preocupao dos diretores de teatro ou cinema do passado com a bilheteria. (C) ...se o telespectador permanece ou no em determinado canal, se mantm ou no o aparelho ligado, todavia no a mesma preocupao dos diretores de teatro ou cinema do passado com a bilheteria. (D) ...se o telespectador permanece ou no em determinado canal, se mantm ou no o aparelho ligado, logo no a mesma preocupao dos diretores de teatro ou cinema do passado com a bilheteria. (E) ...se o telespectador permanece ou no em determinado canal, se mantm ou no o aparelho ligado, por isso no a mesma preocupao dos diretores de teatro ou cinema do passado com a bilheteria.

20
A pontuao fundamental para garantir a coeso textual. Analise os sinais de pontuao empregados no texto e a justificativa correspondente, e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA. (A) Na poca, o cinema monopolizava o pblico noturno e o rdio era um meio de comunicao de ampla penetrao no cotidiano dos lares. A vrgula separa o sujeito deslocado. (B) A televiso poderia ser vista, em termos de comunicao, mais prxima do rdio do que do cinema... As vrgulas separam termos intercalados. (C) no primeiro caso, o homem vai em busca de seu entretenimento, paga por ele, exige qualidade, julga, emite juzos e crticas. As vrgulas separam oraes subordinadas. (D) Cinema era um acontecimento social como o baile, pois mantinha o carter de excepcionalidade: ... As vrgulas separam oraes adverbiais. (E) Antigamente, a crtica e a reao do pblico levavam a um investimento qualitativo maior, pois havia uma preocupao esttica, uma busca de aprimoramento do gosto. A vrgula separa apostos explicativos.

COMUNICAO EMPRESARIAL - 2 Semestre / 2010 - P2 - TIPO 1 Pgina 5

Вам также может понравиться