Вы находитесь на странице: 1из 2

COLGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR SO CRISTVO III LISTA DE EXERCCIOS MOVIMENTO CIRCULAR.

SRIE: 1 TURMA: ALUNO:_______________________________ N0____

1) Uma partcula percorre, em 10 s, o arco de circunferncia AB representado na figura, de A para B. Sabendo-se que AB mede 60 cm e R = 30 cm, determinar, no percurso de A at B: a) a velocidade escalar mdia linear; b) a velocidade escalar mdia angular.

2) Duas pequenas esferas A e B, apoiadas numa mesa, so interligadas por um fio de 50 cm de comprimento. Atravs de outro fio tambm de 50 cm, liga-se a esfera A a um prego P, fincado na mesa. A figura ilustra essa montagem. As esferas so postas a girar em torno do prego, de modo que A, B e P permanecem sempre alinhados. Num certo instante, B move-se a 10 m/s. Determine nesse instante: a) a velocidade escalar angular de A e de B; b) a velocidade escalar linear de A. 3) Um corpo em movimento circular e uniforme completa 20 voltas em 10 segundos. Determine a freqncia e o perodo desse movimento. 4) Um disco fonogrfico convencional rota numa freqncia de aproximadamente 33 rpm. Determine: a) a freqncia, em hertz; b) o tempo de durao de cada volta. 5) O ponteiro dos minutos de um relgio mede 50 cm. a) Qual a velocidade angular do ponteiro? b) Calcule a velocidade linear da extremidade do ponteiro. 6) Um farol martimo projeta um facho de luz contnuo, enquanto gira em torno do seu eixo razo de 10 rotaes por minuto. Um navio, com o costado perpendicular ao facho, est parado a 6,0 km do farol. Com que velocidade um raio luminoso varre o costado do navio? 7) Uma formiga encontra-se no centro de um disco de raio igual a 20 cm, que executa rotao uniforme com freqncia de 30 rpm. A formiga passa, ento, a caminhar ao longo de um raio do disco, dirigindo-se para a sua periferia com velocidade escalar constante e igual a 5 cm/s em relao ao disco. Ao chegar a um ponto perifrico, quantas voltas a formiga ter dado? 8) O raio do cilindro de um carretel mede 2 cm. Uma pessoa, em 10 s desenrola uniformemente 50 cm da linha que est em contato com o cilindro. a) Qual o valor da velocidade linear de um ponto do cilindro em contato com o fio? b) Qual a velocidade angular de um ponto P distante 4 cm do eixo de rotao?

9) Temos, na figura a seguir, duas polias A e B de raio RA e RB sendo RA = 20 cm e RB = 60 cm. A polia A gira com freqncia igual a 1 200 Hz, acionada por um motor. A polia B tambm gira, acionada pela polia A atravs do contato entre elas. No h escorregamento entre as polias na regio de contato. Determinar com que freqncia a polia B gira. 10) Uma cinta funciona solidria com dois cilindros de raios r1 = 10 cm e r2 = 50 cm. Supondo que o cilindro maior tenha uma freqncia de rotao f2 igual a 60 rpm: a) qual a freqncia de rotao f1 do cilindro menor? b) qual a velocidade linear da cinta? 11) Na figura, as rodas dentadas R.1 e R3 so iguais e seus raios medem 50 cm, enquanto a roda dentada R2 tem raio igual a 25 cm. As rodas R2 e R3 giram fixas a um mesmo eixo. A roda R1, acoplada R2, gira com freqncia igual a 5 000 rpm. Determine: a) a freqncia de rotao das rodas R2 e R3. b) o quociente V1/V3 das velocidades escalares lineares de pontos na periferia das rodas R1 e R3, respectivamente. 12) A figura mostra dois discos de papelo fixados a um mesmo eixo que rota com freqncia igual a 50 Hz. Os discos foram fixados em locais do eixo distantes 2 m um do outro. Um projtil disparado paralelamente ao eixo, movendo-se em movimento suposto retilneo e uniforme, perfurando os dois discos. O ngulo entre o plano que contm o eixo e o furo no primeiro disco e o plano que contm o eixo e o furo no segundo disco igual a 45. Determine a velocidade do projtil. 13) Duas partculas movem-se numa mesma trajetria circular, com movimentos uniformes de mesmo sentido. Sendo as freqncias dos movimentos dessas partculas iguais a 4 rpm e 6 rpm e sabendo que em t = 0 elas esto na mesma posio, determine quantas vezes elas se encontram no intervalo de t = 0 a t = 1 h. 14) Trs rodas de raios Ra, Rb e Rc possuem velocidades angulares wa, wb e wc, respectivamente, e esto ligadas entre si por meio de uma correia, como ilustra a figura adiante. Ao mesmo tempo que a roda de raio Rb realiza duas voltas, a roda de raio Rc realiza uma volta. No h deslizamento entre as rodas e a correia. Sendo Rc = 3 Ra, correto afirmar que: a) b) c) d) Rb = 4/3Ra e wa = 4/3wc Rb = 4/3Ra e wa = 3wc Rb = 3/2Ra e wa = 4/3wc Rb = 3/2Ra e wa = 3wc

15) Um cidado brasileiro resolve construir uma bicicleta com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ar e de sua prpria sade. A bicicleta possui uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira (D) movimentada pelos pedais, a uma coroa localizada no eixo da roda traseira (T). O rendimento da roda traseira depende do tamanho relativo das coroas. Dos esquemas das coroas representadas a seguir, a roda traseira que d o maior nmero de voltas por pedaladas :

Вам также может понравиться