Вы находитесь на странице: 1из 7

1

MILLER, J-A. Percurso de Lacan: uma introduo. Traduo de Ari Roitman. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999. 152 p. (Coleo Campo Freudiano no Brasil)

Partindo da definio do fim de anlise dada por Lacan, em termos de travessia da fantasia, me perguntei qual seria o termo correlativo correspondente ao sintoma. que realmente no tem sentido falarmos de travessia do sintoma; e no se deve esquecer que Lacan situou o fim de anlise relacionado com a fantasia, a no com o sintoma. Se o fim de anlise fora situado por Lacan a partir da fantasia, era interessante perguntar se, pelo contrrio, a entrada em anlise no concerne especialmente ao sintoma. Nessa interveno, ento, tentei descrever o que diz respeito ao sintoma, na entrada em anlise, como o que se precipita em sua formalizao. De forma muito simples, tratei de obter, para a frmula da travessia da fantasia no final de anlise, uma frmula correlativa do sintoma em seu incio. A oposio entre sintoma a fantasia tambm uma oposio entre significante e objeto, na medida em que o que prevalece no sintoma sua articulao significante. Certamente h tambm uma implicao do objeto no sintoma, mas, por enquanto, como pontos de referncia geral, podemos ficar com estes dois: para o sintoma, sua articulao significante e seu prevalecimento na entrada em anlise; o prevalecimento do objeto, e o fato de ser o que est em jogo no final de anlise, para a fantasia. Devo dizer que essa oposio entre sintoma a fantasia tambm decorre da minha experincia como analisante. Deu-me oportunidade de refletir sobre a minha experincia a partir desse lado da anlise. Como vem, essa oposio que lhes proponho uma oposio que me parece central. Creio realmente que se ganharia muito caso se fizesse uma releitura de Freud a Lacan e se ordenassem as coisas mediante a mesma.

Da que, para no esquecer que nossa clnica se faz sob transferncia e que no pode carecer de tica, seja necessrio no reduzi-la ao sintoma e sustentar a diferena deste com a fantasia. Pois, por singular que isto parea, a fantasia que nos conduz dimenso tica da psicanlise. Fica fcil de entender se nos perguntarmos o seguinte: a que problemtica o sintoma nos introduz? A uma problemtica teraputica. A questo da sua cura. Por isso se fala de levantamento do sintoma, ou desapario do sintoma, e todo o mundo entende do que se trata. Mas se Lacan fala de travessia da fantasia, justamente para no falar de levantamento ou desapario da fantasia. Com a fantasia se trata, pelo contrrio, e sobretudo, de ir ver o que est por trs. Coisa dificil porque -dizendo rapidamente - por trs no h nada. Entretanto um nada que pode assumir diversos rostos, e na travessia da fantasia se trata de dar uma volta pelos lados desses nadas. Depois dessa introduo, iniciarei agora com a questo do sintoma e a fantasia no nvel da fenomenologia mais concreta da nossa experincia. Creio que a experincia analtica nos ensina que o paciente, a propsito do seu sintoma, fala, e fala muito. Digo que fala do seu sintoma, no singular, por causa de sua formalizao ao comear a anlise. E fala para se lamentar dele. a razo pela qual se analisa. Creio que a experincia analtica nos ensina que o paciente, a propsito do seu sintoma, fala, e fala muito. Digo que fala do seu sintoma, no singular, por causa de sua formalizao ao comear a anlise. E fala para se lamentar dele. a razo pela qual se analisa. Com relao fantasia, pelo contrrio, a situao completamente diferente. Normalmente, o paciente no vem lamentar se de sua fantasia. justamente o oposto: podemos dizer que, atravs dela, obtm prazer. Trata-se de uma observao que, parece-me, todo analista pode fazer, muito simples mas suficiente para colocar o sintoma e a fantasia em duas vertentes diferentes: a do desprazer e a do prazer.

que vlido dizer que o paciente encontra em sua fantasia um recurso contra seu sintoma, um consolo. A fantasia tem uma funo de consolao j observada por Freud, pois este introduziu a fantasia na psicanlise como uma produo imaginria que o sujeito tem sua disposio para certas ocasies mais ou menos freqentes. Freud a chamou sonho diurno, a sob essa forma a fantasia irrompeu no discurso analtico. Quando lemos o texto que o paradigma analtico da fantasia, Batem em uma criana observamos que Freud o inicia mostrando a relao entre fantasia a satisfao masturbatria. Essa satisfao um gozo flico, expresso que alude a um gozo diferente do gozo do Outro. Se h um lugar em que se pode ver a separao entre ambos, nessa prtica da masturbao. Que supe esta seno um gozo sem Outro? Sem Outro corpo? Esclareamos, sobre isso, que tal satisfao existe tanto para os homens quanto para as mulheres, a que as mulheres no esto vinculadas somente ao gozo do Outro. Tambm tm relao com o gozo flico. Resumindo: desde a primeira considerao freudiana, a fantasia j se apresenta como algo que pode produzir prazer para o sujeito, enquanto o sintoma, pelo contrrio, lhe produz desprazer. Acho que um fato constante da experincia o de que o sujeito fala abundantemente de seus sintomas, embora tenha muitas reticncias quanto s suas fantasias. Pode ser prdigo na narrao de sonhos, gostar de seus prprios lapsos, pensar que diverte o analista a desfrutar com seus chistes. Mas, sobre a fantasia, nada. Boca de siri. Sem palavras. Em primeiro lugar, podemos considerar a existncia de uma vergonha da fantasia. Em geral, o neurtico se envergonha de sua fantasia, pois esta lhe surge em contradio com seus valores morais. Encontramos assim uma explicao para a dimenso de vergonha que rodeia a fantasia. Mas, j que fizemos referncia aos valores morais do sujeito, devemos agora ser ainda mais precisos em relao a essa questo. E dizer diretamente que o elemento fantasmtico no est em harmonia com o resto da neurose. Isso, que Lacan apenas formalizou, Freud o diz claramente ao finalizar a segunda parte de seu texto Batem em uma criana. Diz nos que necessrio fazer uma observao dessas que o analista prefere no lembrar, a saber, que a fantasia permanece apartada do resto do contedo de uma neurose.

Eis o que eu retomo. Que a fantasia est em outro lugar, diferente do resto dos sintomas, e que na direo da cura devemos contar com esta idia segundo a qual o campo onde se produz a experincia analtica no um campo unificado. Que o sintoma e a fantasia se situam em lugares diferentes. Sendo assim, parece-me ento que uma hiptese estritamente lacaniana a de que a fantasia como uma mquina para transformar o gozo em prazer. Como uma mquina, digamos, para domar o gozo, pois o gozo, por seu prprio movimento, se dirige ao desprazer e no ao prazer. Com isso, estamos tambm ante uma pesquisa freudiana que se encontra em Alm do princpio do prazer. Alm desse princpio, o que h uma dimenso de gozo, e a fantasia aparece como um meio para articula-Ia com a que corresponde ao princpio do prazer. o que se observa, em minha opinio, na funo do famoso jogo do fort-da que Freud apresenta nesse texto, onde o sujeito domina uma situao e aprende a obter prazer da mesma atravs da pequena mquina de seu jogo. O fort-da parece-me ter um valor exemplar para a nossa questo. um emblema de como a fantasia funciona como maquinao para obter prazer. Freud diz que, se os adultos no brincam como quando eram crianas, porque a fantasia substitui para eles a atividade ldica infantil. Nesse sentido, a fantasia tem uma funo semelhante do brincar, que - a partir de uma situao tanto de gozo quanto de angstia - produzir prazer. No devemos esquecer que a condio necessria do fort-da a ausncia da me. porque esse Outro foi embora que a criana fica em situao angustiante, da qual obtm prazer graas sua maquinao ldica. importante recordar essa ausncia porque a ausncia do Outro que presentifica e pe em evidncia seu desejo. A partir disso que Lacan constri sua frmula da metfora paterna, pois o que l aparece como Desejo da Me algo que vem ocupar o lugar deixado anteriormente pela ausncia da me. Quando no est, pode-se perguntar qual seu desejo, que o que deseja. Por isso, a criana do fort-da produz essa maquinao ao se evidenciar o desejo do Outro. Mas o que ilustra generalizvel: a fantasia uma mquina que se pe em ao quando se manifesta o desejo do Outro.

Avancemos agora na descrio das diferenas entre sintoma a fantasia, encarando a questo do ponto de vista da interpretao. Digamo-lo rapidamente: a fantasia fundamental nunca interpretada e, na experincia analtica a na funo do analista, nem tudo interpretao. Com fantasia fundamental, refiro-me ao que Freud acentua como o segundo tempo da anlise de Batem em uma criana, tempo a cujo propsito diz que nunca aparece na prpria experincia como tal. E no s porque haja uma certa reticncia do paciente em comunic-la, mas sim porque est situada em um lugar que nunca aparece na experincia. Nunca interpretada realmente. A interpretao , fundamentalmente, interpretao de sintomas. Pode-se dizer que minha tese a seguinte: a interpretao nunca da fantasia fundamental. A fantasia fundamental no objeto de interpretao por parte do analista, um objeto de construo. difcil afirmar coisas assim, e no comeo do meu curso do ano passado me parecia ainda mais, pois ningum as tinha dito exatamente dessa maneira. De resto, tambm interessante comprovar que Freud o dizia, ainda que de modo menos evidente, em Batem em uma criana. Por ltimo, a para terminar, por enquanto, com o estabelecimento da diferena entre sintoma a fantasia; direi que a literatura analtica respectiva a ilustra do modo mais evidente. Observemos que, quando se trata dos sintomas, sonhos, lapsos, atos falhos, a em geral todo esse campo que Lacan chama as formaes do inconsciente, encontramos livros, livros e mais livros. S em Freud temos: A interpretao dos sonhos, Psicopatologia da vida cotidiana, O chiste a sua relao com o inconsciente, etc. Mas no h livros compostos base de uma grande diversidade de fantasias, fato sobre o qual vale a pena refletir. imaginvel uma recopilao de fantasias se o paradigma destes uma frase, como batem em uma criana? Uma lista de frases desse tipo no compe um livro. Acontece que - contrariamente s formaes do inconsciente, primeiro descobrimento de Freud a dimenso to divertida da psicanlise que apaixona todo o mundo h anos - h uma monotonia da fantasia.

H uma obra literria excepcional que ajuda a ver isso, inteiramente construda em tomo da fantasia, a portanto de grande monotonia: a do marqus de Sade. Por isso foi abordada por Lacan em seu escrito fundamental sobre a fantasia, Kant com Sade. Deve-se dizer que a obra de Sade no muito divertida, e que talvez tenha conservado seu interesse por dois sculos porque era difcil consegui-Ia. Como diz Lacan, era um Livro de segunda fila nas bibliotecas, figurando na primeira So Toms de Aquino, etc. A obra de Sade carece de chistes a no est baseada na estrutura do sintoma, a sim no que poderamos chamar de monotonia do instante fantasmtico. Os Cento a vinte dias de Sodoma so cento a vinte dias dedicados mesma fantasia. No coisa muito divertida, pela mesma razo que no muito divertido contar a mesma piada durante cento e vinte dias. Temos aqui, ento, um bom exemplo da diferena existente entre a fantasia a as formaes do inconsciente. Inicialmente, a gente pode falar de fantasias ou de fantasmatizao com uma variada riqueza de personagens. Mas, precisamente, a decantao dessas fantasias um efeito de construo prprio da anlise, e nesse caso vamos nos aproximando de frmulas cuja simplicidade similar que Freud nos oferece em Batem em uma criana. A princpio, ento, a como nos Cento a vinte dias, encontramos todo um mundo de personagens e situaes que justificam a expresso usada por Lacan para se referir a essa dimenso: a selva da fantasia. Mas com a anlise tudo isso vai se limpando pouco a pouco em direo a uma formalizao, uma simplificao, uma espcie de singularizao se que se pode dizer - da fantasia. A fantasia fundamental um ponto limite da anlise, e pode-se haver feito uma anlise sem chegar a se colocar frente mesma. O termo fantasia, alis, tem uma amplido varivel, e de certo modo tudo pode parecer fantasia. Podemos dizer que o prprio comportamento de um sujeito uma demonstrao de suas fantasias, e ao mesmo tempo usar o termo para nos referirmos a esse ponto limite que eu evocava ainda h pouco. Poderamos usar palavras diferentes, alegando que semelhante variedade de sentido resulta enganosa. No entanto, justamente esse equvoco e essa plasticidade do termo

que permitem atravessar com ele todo o campo analtico. Podemos observar isso em livros de uso comum, como dicionrio de Laplanche a Pontalis. L esto essas coisas que eles aprendiam de Lacan, como por exemplo que h um emprego do termo fantasia correspondente a sonho diurno, ou seja, sua presena consciente, mas Freud o mantm igual quando trata de sua dimenso inconsciente. que tal plasticidade necessria na prtica, pois, se quisssemos localizar diretamente a fantasia fundamental, careceramos de qualquer referncia. Freud tambm constri esse ponto a partir do que o sujeito lhe comunica. Ainda que v retom-la depois de modo mais preciso, direi agora rapidamente que a fantasia fundamental corresponde, parece-me, Urverdrngung. correlativo ao que nunca poderia vir luz no recalcado. Freud assinala isso em Inibio, sintoma a angstia, ao afirmar que h um recalque originrio que no um contedo ou coisa que no se possa dizer, mas sim que haver sempre mais um recalque. Sempre haver mais um significante que possa advir. Minha tese este ano, em meu curso, foi justamente de que a fantasia fundamental corresponde ao recalque originrio. Com o fim da anlise, o que se pode esperar que mude a relao do sujeito com essa fantasia fundamental. Ponto limite da anlise. Mas devemos antes articular mais o que nos surge em um primeiro nvel fenomenolgico Dada a diviso que voc props entre sintoma a fantasias, minha pergunta se refere a como situar a a angstia. Pois muito freqente na clnica que, quando um paciente vence a sua reticncia e faz surgir algumas de suas fantasias retidas, se produzam prolongados momentos de angstia. Ento se torna dificil para mim manter, nesse ponto, a ciso entre sintoma e fantasia. No. Pelo contrrio, acho que a angstia tem uma localizao precisa na questo. Que que angustia? Uma frmula de Lacan, muito cmoda, nos responde que o que angustia o desejo do Outro. Ento, a fantasia pode ser situada como o que recobre a angstia suscitada por esse desejo do Outro. verdade, claro, que a prpria angstia aparece quando h um desfalecimento da cobertura fantasmtica.

Вам также может понравиться