Вы находитесь на странице: 1из 4

QUADRO 1

IDEIAS SIMPLES porque, pois, por, porquanto, dado, visto, como to, tal, tamanho, tanto ..., que SIMPLES logo, portanto, pois, assim para, porque se, caso, mediante, sem, salvo mas, porm, contudo, todavia, entretanto embora, conquanto, muito embora como, qual quando, enquanto, apenas, ao, mal COMPOSTOS por causa de, devido a, em vista de, em virtude de, em face de, em razo de, j que, visto que, uma vez que, dado que de modo que, de forma que, de maneira que, de sorte que, tanto que COMPOSTOS assim sendo, por conseguinte para que, a fim de que, a fim de, com o propsito de, com a inteno de, com o fito de, com o intuito de contanto que, a no ser que, a menos que, exceto se

causa

consequncia imprevista IDEIAS consequncia lgica

finalidade

condio

oposio branda

no entanto apesar de, a despeito de, no obstante, malgrado a, sem embargo de, se bem que, mesmo que, ainda que, em que pese, posto que, por mais que, por muito que do mesmo modo que, como se, assim como, tal como logo que, antes que, depois que, desde que, cada vez que, todas as vezes que, sempre que, assim que proporo que, medida que

oposio

comparao

tempo proporo conformidade

conforme, segundo, consoante, como ou e, nem que

de acordo com, em conformidade com nem ...nem, ou ... ou, ora ... ora, quer ... quer, seja ... seja no s ... mas tambm, tanto ... como, no apenas ... como

alternncia adio restrio

QUADRO 2

Como indicar as circunstncias e outras relaes


Observe a correlao entre conectivos e as idias expressas por eles, na tabela a seguir: Conectivo Assim, desse modo Valor semntico Tm valor exemplificativo, servem, normalmente, para explicitar, confirmar ou ilustrar o que se disse antes. Exemplo O Governador resolveu no se comprometer com nenhum dos candidatos a prefeito. Assim, ele ficar vontade para negociar com quem quer que seja eleito.

Serve para anunciar Correto: Este trator serve para arar a terra e uma progresso e para fazer a colheita. no para repetir o que foi dito antes. Alm disso, as Errado: Tinha preguia de estudar e dormiu. idias expressas devem poder figurar como complementos. Serve para a incluso de elementos Introduzem um argumento decisivo, apresentado como acrscimo, como se fosse desnecessrio, justamente para dar o golpe final no argumento contrrio. Introduzem esclarecimentos ou retificaes do que foi dito Marcam oposio clara entre dois argumentos. Tudo o que vem depois deles a idia mais relevante na frase Estabelecem ao mesmo tempo relaes de As eleies devem servir para melhorar consolidar o processo democrtico. Servem, ainda, para definir os rumos que os moradores querem para a cidade. Os salrios esto cada vez mais baixos porque os aumentos concedidos no acompanham a inflao. Alm disso, os impostos acabam por deteriorar ainda mais os j achatados salrios.

Ainda

Alis, alm do mais, alm de tudo, alm disso

Isto , quer dizer, ou seja, ou melhor, em outras palavras Mas, porm, contudo, todavia, no entanto, entretanto

Muitos jornais, principalmente em poca de eleio, alardeiam sua neutralidade. Isto , seu pretenso descompromisso com partidos e candidatos. EUA bom, mas uma porcaria. O Brasil uma porcaria, mas bom. Queria muito ser admitido pela empresa, entretanto no possua as qualificaes necessrias. Ainda que a cincia e a tcnica tenham presenteado o homem com muitos avanos e comodidades, no resolveram o problema

Embora, ainda que, mesmo que

oposio e concesso. Servem para admitir um dado contrrio para depois negar seu valor. Pois Quando tem valor explicativo, denota que a idia posterior a ele a causa bvia para o caso. Quando vem entre vrgulas, tem valor conclusivo.

das injustias.

Ele brigou feio com a namorada, pois ela o ofendeu gratuitamente.(explicativo)

No conseguiu a nota esperada. Ficou, pois, decepcionado com eu desempenho. (conclusivo) Negou-se a prestar esclarecimentos polcia, devido a isso foi preso.

Porque, por isso Estabelecem que, visto que, relaes de causa e uma vez que, haja conseqncia vista que, em virtude de, devido a, A fim de, para que, com o intuito de, com a inteno de, com o fito de Estabelecem relaes de finalidade, as quais revelam a inteno clara de quem praticou a idia expressa.

Acelerou o carro a fim de atingir o homem que atravessava a rua.

Tanto que, to que

Estabelecem Acelerou tanto o carro que atingiu o relaes de homem que atravessava a rua. conseqncia, as quais ao acidentais. Introduzem as condies para que um fato se d. A menos que tenha de trabalhar, irei festa. Caso no tenha de trabalhar irei festa.

A menos que, se, caso

O uso dos verbos: relaes de tempo e aspecto

Tempo verbal Presente do indicativo

Aspecto Hbito atual Presentificao de fatos para aumentar-lhes a veracidade

Exemplo Eu estudo lngua italiana. Estou para numa de esquina de Copacabana. So duas horas da madrugada.(Fernando Sabino)

Pretrito imperfeito do

Simultaneidade ou durao Quando cheguei, ele ainda dormia. no passado

indicativo

Hbito passado Vontade ou desejo

Eu andava de bicicleta na infncia. Queria que voc fosse comigo ao show. Quantos no estaro morrendo com este frio. No matars. Quem dera eu tivesse sua idade! Se eu pudesse, iria com voc. Quando eu puder, irei com voc.

Futuro do presente Hiptese Observncia a normas ou preceitos Pretrito mais que perfeito Modo subjuntivo desejo Expressa possibilidades

Вам также может понравиться