Вы находитесь на странице: 1из 7

INTRODUO . Desenho Industrial Desenho de objectos utilitrios.

. Objectos que sejam produzidos atravs de meios industriais e mecnicos, ou seja, mediante a interveno exclusiva da mquina. Desta condio, derivam tambm a repetitibilidade a iterao do produto, requisito nunca previsto antes do advento da mquina. Como ltima premissa, devemos considerar a maior ou menor embora sempre presente a esteticidade do produto, sobre cujos valores ser difcil entendermonos, mas que deveremos considerar hipoteticamente como essencial em qualquer obra de design. S sero considerados objectos pertencentes ao sector do desenho industrial aqueles que foram idealizados com essa inteno. H casos de objectos e de elemento industrialmente produzidos que sero dotados de qualidades expressivas estticas sem que tais qualidades sejam minimamente previstas no acto de projectar. De acordo com os mais recentes conceitos de arte, no deveremos subvalorizar o lado artstico do desenho industrial, pelo que no deveremos considerar como artstico apenas o produto das belas-artes, pintura, escultura, arquitectura, mas tambm muitos dos objectos , muitos dos instrumentos de que a actual civilizao tecnolgica se serve nas suas diversas manifestaes.

Podemos concluir que embora j no passado se tenham criado produtos manualmente ou s parcialmente com intervenes mecnicas, com fins funcionais, s a partir da aventura da revoluo industrial, se efectuou a produo de objectos, de linhas de modelos, de maneira a serem produzidos em srie e de modo a preencherem, alm de uma funo utilitria, uma funo esttica. Podemos concluir que um objecto pertence ao desenho industrial aquele que: 1) Visa ser fabricado em srie; 2) Implica uma produo mecnica; 3) Tem um quociente esttico, devido ao facto de ter sido inicialmente projectado e no fruto de uma sucessiva interveno manual; No assim lcito falar-se de desenho industrial em relao a objectos anteriores revoluo industrial e ainda menos em relao queles (utenslios, mveis, adereos) provenientes da antiguidade e mesmo da pr-histria.

Breve Premissa Histrica Nos alvores do sculo XIX podemos situar o incio dos primeiros objectos produzidos industrialmente a partir do desenho expressamente estudado para uma produo em srie. Nestes primeiros objectos em ferro, mquinas, entre outros, est quase sempre perpetuado o errado conceito de mascarar as caractersticas funcionais do objecto mediante sobreposies ornamentais que se adaptam ao gosto dominante da poca. O produto sado da mquina no era ainda capaz de possuir uma esteticidade prpria derivada do encontro da funcionalidade com a forma, sem o acrscimo do factor decorativo sobreposto a ela. A primeira afirmao da revoluo industrial processou-se no campo da laborao do ferro e os novos mtodos de trabalho neste sector centraram-se na rea da engenharia. Os engenheiros foram os primeiros a assinalar as possibilidades estticas, alm das tcnicas, dos novos sistemas de produo atravs de elementos industrialmente produzidos para a realizao das obras mais variadas: 1) A primeira ponte de Ferro com uma nica arcada a Severn Bridge (Inglaterra/1775-79); 2) A Royal Opera Arcade (Londres/1790)

O mais amplo florescimento das obras de engenharia realizou-se ao longo de todo o sculo XIX: 1) Pavilho Real de Brighton, de John Nash (1818/1821); 2) As estufas do Jardin des Plantes,de Rouhault, em Paris (1833); 3) A Biblioteca de Saint Genevive (1843/1850); 4) A Biblioteca Nacional, de Henri Lambrouste; 5) Os Halles Centrales (1849/1853) 6) Os Halles des Machines (Contamin) de carcter provisrio -, por ocasio da Exposio Universal de 1889; 7) A Torre Eiffel, Por Gustave Eiffel para sobreviver exposio Universal, que havia construdo anteriormente a ponte sobre o Rio Douro em 1875 e o viaduto Garabit em 1879. Na produo de mobilirio, verificou-se no trabalho em srie dos mveis [Thomas Chippeendale e Thomas Sherraton (1718-1779, 1751-1806) e tambm na cermica, por Joshian Wedgwood (1730-1795) uma espcie de perpetuao dos esquemas estilsticos do passado, mas na tentativa de integrar na produo novos sistemas de laborao com carcter j nitidamente industrializado.

Um primeirssimo reconhecimento baseado em postulados absolutamente inaceitveis, sobre a importncia esttica nos produtos da indstria, efectuou-se no discurso pronunciado por Sir Robert Peele (grande homem de Estado e grande industrial da poca) aos Comuns, em Abril de 1832, para apoiar a proposta da construo de uma galeria nacional de arte (ou seja a National Gallery, de Londres). Entre outras coisas, afirmou que era de primordial interesse para os manufactores ingleses encorajar no pas o estudo e a familiariedade com as belas-artes, dado que a produo inglesa, to superior estrangeira, do ponto de vista tcnico, se encontrava em condies de ntida inferioridade relativamente qualidade do pictorial design. Na sequncia deste discurso no qual, entre outra coisas, se recomendava que se tomsse como exemplo tudo o que se fazia em Frana, na Escola de Belas-Artes de Lyon foram abertas escolas e exposies e instituiu-se um comit para promover a aliana entre a arte e a indstria. No entanto, o factor artstico era tomado em considerao como algo distinto do processo de produo mecnica e como algo que devia ser aplicado de fora ao objecto produzido industrialmente. Conceito este, completamente contraproducente e errado.

DE WILLIAM MORRIS AO ARTS AND CRAFTS William Morris (1834/1895)foi um dos primeiros a querer introduzir o elemento esttico no campo da produo em srie e um dos animadores do movimento Arts and Crafts, mas tinha uma posio negativa em relao interveno da mquina na operao artstica e artesanal. Para Morris, uma das mais altas qualidades do homem consistia na capacidade de fabricar manualmente e sem recorrer interveno mecnica. Tudo o que produziu pessoalmente e tudo o que fez para promover a compreenso de todas as formas de arte e para recuperar velhos processos de trabalho artesanal, ou elaborar outros novos, foi o fruto dessa convico profunda. Mandou construir a Red House, projectada por Philip Webb, em 1859, e ocupou-se de todo o seu mobilirio, tapearias, estofos, tapetes ao pormenor. Reivindicou princpios idnticos no laboratrio de arte aplicada (Morris, Marshall, Faulkner and Co.) e at na pequena editora (Kelmscott Press) que estendia os seus interesses at ao campo da galeria de arte. Deste modo, era reconhecida toda a importncia educativa da actividade artesanal, enquanto se negava a mesma importncia actividade mecanizada.

No entanto, os seus esforos contnuos para uma clarificao da relao entre material, mtodo produtivo e forma, e para uma emancipao do artesanato, da escravido dos mdulos derivados dos estilos pr-existentes, iriam definitivamente, ser tambm positivos para a subsequente carga esttica do produto industrial, desviculando-o completamente das recordaes estilsticas do passado. A eficcia de tais princpios, foi evidente no relanamento do artesanato ingls, cuja prova tangvel depressa surgiu, com a exposio Arts and Crafts (nome com o qual se designou a produo artesanal inglesa a partir de 1860)., realizada na New Gallery, de Londres em 1880. A parte mais vital do seu ensino foi seguida por discpulos como (Walter Crane, W.R. Lethaby, John Sedding, Lewis Day, Charles Robert Ashbee), os quais iriam em seguida de preconceitos antimecanicistas que tinham dificultado a sua aplicao num sentido justo e adequado aos tempos. Basta citar o que Lewis day escreveu por volta de 1882 (em everyday Art): quer nos agrade ou no, a mquina, a fora motriz e a electricidade tero uma palavra a dizer na arte ornamental do futuro. Alguns dos princpios de Morris em que mais eficazmente transparecem as teorias estticas derivadas de John Ruskin (1819-1900) e de outros autores e artistas pr-rafaelitas inspiraram movimentos e personalidades, mesmo fora de Inglaterra. Entre estas, uma das mais significativas, pelas suas influncias no desenho industrial da poca, sem dvida, a de Henry Van de Velde (1863/1956), expoente mximo da Arte Nova In Introduo ao Desenho Industrial. Lisboa, Edies 70, 1972. pp.9 a 20.

Вам также может понравиться