Вы находитесь на странице: 1из 78

Ponto Eletrnico

Todos os direitos autorais reservados pela TOTVS S.A. Proibida a reproduo total ou parcial, bem como a armazenagem em sistema de recuperao e a transmisso, de qualquer modo ou por qualquer outro meio, seja este eletrnico, mecnico, de fotocpia, de gravao, ou outros, sem prvia autorizao por escrito da proprietria. O desrespeito a essa proibio configura em apropriao indevida dos direitos autorais e patrimoniais da TOTVS.

Ponto Eletrnico

Protheus 11

Conforme artigos 122 e 130 da LEI no. 5.988 de 14 de Dezembro de 1973.

SUMRIO
VISO GERAL DO CURSO.........................................................................2 CADASTROS GERAIS................................................................................4 CADASTROS DO PONTO.........................................................................11 CADASTROS DE FUNCIONRIOS.............................................................36 VISITANTES..........................................................................................48 LEITURA/APONTAMENTO DAS MARCAES.............................................50 RELATRIOS.........................................................................................53 LANAMENTOS.....................................................................................57 GERAO DAS MARCAES...................................................................61 ELIMINAO DAS MARCAES...............................................................62 ABONO COLETIVO.................................................................................64 CLCULO MENSAL.................................................................................65 RELATRIOS.........................................................................................67 RESULTADOS........................................................................................70 RELATRIOS MENSAIS...........................................................................71 FECHAMENTO DO BANCO DE HORAS......................................................74 INTEGRAO COM A FOLHA DE PAGAMENTO..........................................76 FECHAMENTO MENSAL..........................................................................77 MANUTENO.......................................................................................78

VISO GERAL DO CURSO

Dar manuteno nos cadastros de: Centro de Custo; Turnos de Trabalho; Funes; Arredondamentos; Feriados; Relgios; Eventos; Verbas; Motivos de Abonos e Justificativas; Regras de Apontamentos; Tipos de Refeies; Refeies; Tabelas de Horrio Padro; Tipos de Horas Extras; Perodo de Apontamentos; Funcionrios; Autnomos; Excees por Funcionrios; Excees por Perodos; Troca de Turnos; Crachs Provisrios; Afastamentos; Gerao / Eliminao Coletiva de Autorizao Prvia de Horas; Cadastro de Visitantes.

Leitura de Arquivos e Processamento: Leituras e Apontamentos;

Lanamentos; Gerao das Marcaes; Eliminao das Marcaes; Abonos Coletivos; Clculo Mensal; Manuteno dos Resultados; Fechamento do Banco de Horas; Integrao com a Folha de Pagamento; Fechamentos Mensais; Acumulados.

Relatrios: Presentes e Ausentes; Divergncias; Autorizao de Horas Extras; Refeies; Banco de Horas; Extrato de Banco de Horas Eventos Apontados; Resultados; Espelho do Ponto; Apurao Percentual; Absentesmos; Quadro de Horrios;

CADASTROS GERAIS

Centro de Custo
Este Cadastro permite a manuteno dos Centro de Custos da empresa. Um funcionrio est lotado num Centro de Custo, que faz parte da estrutura de uma filial da empresa. As totalizaes nos relatrios, caso solicitadas, sero realizadas observando este critrio. Este cadastro poder ter sido preenchido pelo ambiente de Contabilidade Gerencial, pois o mesmo que define a construo dos cdigos de Centro de Custo.

Exerccio 01 Como cadastrar Centro de Custos: 1. Acesse o Ambiente Ponto Eletrnico; 2. Atualizaes; Centro de Custo 3. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir para cadastrar um novo Centro de Custo: C Custo: Classe: Desc. Moeda 5. Cancele a prxima tela; 6. Clique na opo Sair. 400 Analtico Central de negcios

4. Confira os dados e confirme o cadastramento do Centro de Custo;

Turnos de Trabalho
Neste cadastro so definidos os horrios de trabalho praticados em uma empresa, desde que o Turno seja Vinculado a Tabela de Horrio Padro que ser abordado durante o andamento do treinamento.Seus dados sero utilizados nos clculos da Folha de Pagamento, Adiantamento, Frias, Resciso, Clculo do Valetransporte, acrscimo noturno, entre outros, utilizados no ambiente Gesto de Pessoal. Nos turnos de trabalho definem, inclusive, os turnos de jornada contnua, que recebem tratamento diferenciado do sistema e, por esse motivo, configuraes de campos e parmetros so necessrios, utilizados no ambiente Ponto Eletrnico.

Exerccio 02 Como cadastrar Centro de Custos: 1. Atualizaes; Turnos de Trabalho. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir para cadastrar um novo Turno: Turno: Descrio: 123 Analista de Negcios

3. Confira os dados e confirme o cadastramento do Turno; 4. Cancele a prxima tela; 5. Clique na opo Sair.

Funo
Funo usualmente conceituada como um conjunto de aes ou tarefas de natureza e nveis semelhantes, executadas por uma ou mais pessoas qualificadas ou com formao especfica para tal. A funo est diretamente ligada natureza do trabalho e ao processo exigido para a produo de um bem ou de um servio. Esta rotina permite efetuar o cadastro/manuteno de todas as funes exercidas pelos funcionrios da empresa. O cdigo da funo pode ser escolhido aleatoriamente, entretanto a Classificao Brasileira de Ocupaes* (CBO), deve ser informada de acordo com a legislao vigente. Atravs desse cadastro, possvel definir, no campo " Salrio", a faixa salarial atribuda funo e, dessa forma, atualizar automaticamente o campo "Salrio" do Cadastro de Funcionrio, assim que seja definida a funo do funcionrio, e desde que o parmetro MV_FUNCARG esteja configurado como "F" (Funo).

Exerccio 03 Como cadastrar Funes: 1. Atualizaes; Cadastros Gerais; Funes. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir para cadastrar uma nova Funo: Descrio: Salrio: Impr. No PPP: Sim Analista de Negcios R$ 1.800,00

3. Confira os dados e confirme o cadastramento da Funo; 4. Cancele a prxima tela; 5. Clique na opo Sair.

CADASTROS DO PONTO Tabela de Horrio Padro


A tabela de horrio padro define uma srie de aspectos que iro reger os horrios de trabalho e descanso comuns a um grupo de funcionrios pertencentes a um determinado turno de trabalho. Alguns campos do turno de trabalho influenciam no clculo das horas trabalhadas e de intervalos, sendo necessrio seu reclculo atravs da opo "Calcular Horas". Para turnos que possuam horrios alternados, de acordo com a seqncia, deve-se criar tantas tabelas quantas forem necessrias, para atender a todas as possibilidades de horrios. Estas informaes podem ser visualizadas atravs do boto "Consultar o Calendrio". Exemplo: O horrio de um determinado turno das 6:00h s 14:00h em uma semana, das 14h s 22h na outra e das 22h s 6h em outra. Deve-se cadastrar respectivamente as semanas 1, 2 e 3 para este turno. Caso hajam excees para as tabelas, podem ser especificadas atravs das rotinas:
Excees por Funcionrio

Excees por Perodo

Para realizao de marcaes dos funcionrios que utilizam turnos opcionais (como "folguistas", por exemplo), a tabela de horrio padro deve estar devidamente preenchida, a fim de que o sistema identifique o turno do funcionrio automaticamente Na tabela deve-se configurar, inclusive, aqueles horrios considerados para jornada contnua, que recebe tratamento diferenciado do sistema e, por esse motivo, necessita de configuraes de campos e parmetros exclusivos.

Exerccio 04 Como cadastrar a Tabela de Horrio Padro: 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Tab. Horrio Padro. 2. Selecione o Turno Analista de Negcios Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Segunda; 1 Entrada: 1 Sada: 2 Entrada: 2 Sada: 08:00 horas 12:00 horas 13:00 horas 18:00 horas

3. Pressione o boto replicar e Ok para que o horrio que foi digitado, seja copiado para os outros dias da semana. 4. Confira os dados e confirme o cadastramento da Funo; 5. Clique na opo Sair.

Arredondamentos
Este cadastro utilizado para padronizar os resultados apurados pela rotina de apontamento das marcaes, para fins de pagamentos ou descontos na Folha de Pagamento. Para ajustes do Desconto do DSR Descanso Semanal Remunerado, a tabela permite a substituio integral de valores segundo as faixas especificadas. Para os demais tipos de arredondamento, pode-se utilizar a substituio integral ou parcial dos valores resultantes do apontamento.

Exerccio 05 Como cadastrar arredondamentos: 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Arredondamentos. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Turno: De: 0,40 1,00 123 Tipo: Sadas Antecipadas At: 0,70 Horas: 4. Confira os dados e confirme o cadastramento de Arredondamentos; 5. Cancele a prxima tela; 6. Clique na opo Sair. Obs.:Como foi selecionado o Turno 123. O critrio que ns definimos para Sadas Antecipadas s ser utilizado no respectivo turno.

Feriados
Este cadastro utilizado para indicar todos os feriados (nacionais, estaduais e municipais) do ano. Estes dias estaro indicados como "Feriado" no Relatrio de Espelho de Ponto e, normalmente, no haver registro do ponto para os funcionrios. Caso haja marcao do ponto, ser utilizada para clculo de horas extras, de acordo com a regra de apontamento do funcionrio.

Exerccio 06 Como cadastrar feriados: 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Feriados. Aparecer uma tela com os dias do ms corrente e a data de hora estar destacada. Selecione o ms desejado. 2. Clique duas vezes na data que feriado. O programa apresentar uma tela com os seguintes campos: Data: Descrio: H.E.Normal: H.E. Noturna: Feriado Fixo: 3. Clique no boto ok. 4. Cancelar. 09/07/2007 Revoluo Constitucionalista; Feriado; Noturna Feriado; Feriado.

Relgios
Este cadastro utilizado para indicar os relgios utilizados para captura de marcaes de ponto e para a formatao dos seus registros. As formataes devem ser feitas com base em informaes ou softwares fornecidos previamente pelo fabricante do relgio, sendo que cada formato gerado varia de acordo com o fornecedor e at mesmo de relgio para relgio. As marcaes realizadas pelos relgios de ponto, so registradas no sistema pela rotina de "Leitura/Apontamento de marcaes", e as marcaes realizadas podem ser visualizadas pela rotina de " Consulta Cadastro de Marcaes". Na leitura/apontamento, podem-se realizar vrias leituras em diferentes arquivos, de um nico relgio, desde que esse relgio seja definido nos parmetros da rotina. Exemplo: Se na pasta do relgio, neste cadastro, houver 20 arquivos definidos para cada relgio direcionado a essa pasta, so exibidas 20 opes de escolha. Para melhor ilustrao segue abaixo um exemplo de registro:

Cdigo da funo de relgio (conforme tipo de relgio):


S,CCCCC,AAMMDD,HH,MM,RR,F S CCCCC AAMMDD HH MM RR "Status" da Marcao conforme o tipo de relgio). Cdigo existente no crach utilizado. Ano, ms e dia em que foi realizada a marcao. Horas em que foi realizada a marcao. Minutos em que foi realizada a marcao. Cdigo do relgio que gerou a marcao.

Importante Para arquivos padro ASCII (texto) podem ser utilizados os campos "Posio de Incio" e "Posio de Fim" do Cdigo do Centro de Custo, ou ainda os campos "Frmula", detalhados no tpico "Principais Campos/Controles". Para arquivos padro AdvPl, deve-se utilizar somente para retorno do Centro de Custo, quando o arquivo gerado pelo relgio for do tipo dados (.DBF). O Centro de Custo ser a base para o apontamento.

Exerccio 07 Como cadastrar relgios: 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Relgios. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Relgio: Descrio: Controle: 02 Portaria P

Tipo Arquivo:

Nome Arquivo: C:\relogio.txt 4. Confira os dados e confirme o cadastramento de Relgios; 5. Cancele a prxima tela; 6. Clique na opo Sair. Obs.: Lembrando que o relgio j deve estar instalado e configurado. O analista quem tem esta atribuio. Da mesma forma, que eu estou partindo do principio que existe um arquivo texto gravado na unidade c: que se chama relogio.txt. Este arquivo deve estar com as marcaes dos colaboradores. O papel do usurio buscar as informaes do arquivo texto, via Protheus. Isto ser visto durante o treinamento.

Eventos
Este cadastro utilizado para apurar os eventos ocorridos no Ponto Eletrnico, como hora extra, falta, atraso, atrasos meio perodo, sada antecipada, acrscimo noturno, entre outros. Atravs dos "Identificadores do Ponto" so estabelecidos todos os resultados apurados pela rotina de apontamento das marcaes e pode ser realizada a integrao com o ambiente de Gesto de Pessoal. Sobre os eventos podem ser utilizados os seguintes controles: Identificadores de Ponto - Para apurar os resultados dos apontamentos das marcaes;

Exportao do evento para Folha de Pagamento, atravs do cdigo da verba;

Clculo do Desconto do DSR - Descanso Semanal Remunerado, onde o nmero de horas atribudas ao evento ser utilizado para este clculo;

Clculo do DSR - Desconto Semanal Remunerado, onde o nmero de horas atribudas ao evento ser utilizado para este clculo;

Controle de Acumulado do Banco de Horas, calculando o percentual de horas a ser creditado em folha de pagamento.

Os eventos podem ser classificados como:

Provento

Tudo o que for recebido pelo funcionrio, como por exemplo faltas ou atrasos abonados, salrios, benefcios, etc. Desconto Tudo o que for No cadastro de Verbas so armazenados os pagamentos, descontos e bases de clculo que sero gerados pelo sistema ou lanados manualmente. As verbas so utilizadas para demonstrar os pagamentos e descontos mensalmente nos diversos relatrios do sistema, bem como para atender s obrigaes trabalhistas. Basicamente, as verbas esto divididas em: Proventos So verbas positivas, ou seja, verbas que sero pagas ao funcionrio.

Descontos So verbas negativas, ou seja, verbas que sero descontadas do funcionrio.

Bases So verbas compostas pela diferena entre as verbas de proventos e descontos, e tem como objetivo principal servir de referncia para o clculo de outras verbas, como por exemplo: INSS*, FGTS*, Imposto de Renda, Insalubridade, Periculosidade, etc.

Assim, quando o sistema efetuar o clculo do INSS* (por exemplo), o primeiro passo ser montar a base, somando todas as verbas de proventos que incidem (esta incidncia definida em cada verba atravs do cadastro de verbas) INSS e subtraindo todas as verbas de descontos que incidem INSS. As verbas em sua maioria, sero calculadas automaticamente pelo sistema, que as identificar atravs do campo " Id. p/ Clculo", que cadastra o identificador de clculo correspondente ao cadastro, sendo eles, efetivamente, que definem o que a verba, ou seja, se um pagamento, se um desconto etc. As verbas definidas neste cadastro, com identificadores, sero geradas pelo sistema atravs dos diversos clculos disponveis no ambiente Gesto de Pessoal (Adiantamento, Folha de Pagamento, Frias, Resciso, 13 salrio, etc.) e armazenadas em seus respectivos arquivos. Sendo posteriormente, aps o fechamento mensal, transportadas para o arquivo de movimento anual (SRD). Importante

O cadastro de Verbas um dos cadastros mais importantes para que sejam efetuados os diversos clculos do sistema. Sem ele, ainda que os valores de clculos sejam gerados, no haveria como demonstrlos. Portanto de suma importncia que sejam cadastrados todos os identificadores obrigatrios, com ateno especial s incidncias,

pois definiro a montagem da base para os diversos clculos de pagamentos e descontos. Este arquivo, portanto, conter todo o histrico do funcionrio, referente aos valores recebidos ou descontados, que sero utilizados nas mais diversas rotinas do sistema, como: ficha financeira, relatrios para simples consulta e, at mesmo para atender obrigaes trabalhistas/previdencirias como SEFIP*, RAIS*, DIRF*, Informes de Rendimento, etc.

Importante

Alguns identificadores so obrigatrios uma vez que o ambiente Gesto de Pessoal est preparado para atender a legislao (CLT*). Com isso, ao cadastrar uma verba para cada identificador a rotina de clculo estar pronta para gerar os clculos disponveis no sistema, como: folha de pagamento, adiantamento, frias, resciso e 13 salrio, etc. No entanto, de acordo com a necessidade, podero ser criadas verbas no vinculadas a um identificador, como por exemplo verbas de horas extras. As verbas de horas extras so especficas para cada empresa, pois os percentuais podem variar de acordo com as regras da conveno coletiva do sindicato da categoria a que pertencem os funcionrios.

do funcionrio, como por exemplo faltas e atrasos no autorizados. Base

Tudo o que no for pagamento e no for desconto para o funcionrio. Exemplo: Base FGTS*, Base INSS*, Vale-transporte (Empresa), etc.

Exerccio 08 Como cadastrar eventos 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Eventos. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Cdigo: Descrio: Tipo do Cod.: Acum. B. Horas: Horas de: Percentual: 505 Ponte Feriado Desconto Sim 999,99 Total 100

Clique na Guia Banco de Horas e informe os dados a seguir: 0,01 Horas At:

Agrupam B.H.: No TP. Apurao:

TP. Apurao: Total Perc. B. Horas: 100 4. Confira os dados e confirme o cadastramento do Evento; 5. Cancele a prxima tela; 6. Clique na opo Sair.

Verbas
No cadastro de Verbas so armazenados os pagamentos, descontos e bases de clculo que sero gerados pelo sistema ou lanados manualmente. As verbas so utilizadas para demonstrar os pagamentos e descontos mensalmente nos diversos relatrios do sistema, bem como para atender s obrigaes trabalhistas. Basicamente, as verbas esto divididas em:

Proventos So verbas positivas, ou seja, verbas que sero pagas ao funcionrio. Descontos So verbas negativas, ou seja, verbas que sero descontadas do funcionrio. Bases So verbas compostas pela diferena entre as verbas de proventos e descontos, e tem como objetivo principal servir de referncia para o clculo de outras verbas, como por exemplo: INSS*, FGTS*, Imposto de Renda, Insalubridade, Periculosidade, etc.

Assim, quando o sistema efetuar o clculo do INSS* (por exemplo), o primeiro passo ser montar a base, somando todas as verbas de proventos que incidem (esta incidncia definida em cada verba atravs do cadastro de verbas) INSS e subtraindo todas as verbas de descontos que incidem INSS. As verbas em sua maioria, sero calculadas automaticamente pelo sistema, que as identificar atravs do campo " Id. p/ Clculo", que cadastra o identificador de clculo correspondente ao cadastro, sendo eles, efetivamente, que definem o que a verba, ou seja, se um pagamento, se um desconto etc. As verbas definidas neste cadastro, com identificadores, sero geradas pelo sistema atravs dos diversos clculos disponveis no ambiente Gesto de Pessoal (Adiantamento, Folha de Pagamento, Frias, Resciso, 13 salrio, etc.) e armazenadas em seus respectivos arquivos. Sendo posteriormente, aps o fechamento mensal, transportadas para o arquivo de movimento anual (SRD). Importante

O cadastro de Verbas um dos cadastros mais importantes para que sejam efetuados os diversos clculos do sistema. Sem ele, ainda que os valores de clculos sejam gerados, no haveria como demonstrlos. Portanto de suma importncia que sejam cadastrados todos os identificadores obrigatrios, com ateno especial s incidncias, pois definiro a montagem da base para os diversos clculos de pagamentos e descontos.

Este arquivo, portanto, conter todo o histrico do funcionrio, referente aos valores recebidos ou descontados, que sero utilizados nas mais diversas rotinas do sistema, como: ficha financeira, relatrios para simples consulta e, at mesmo para atender obrigaes trabalhistas/previdencirias como SEFIP*, RAIS*, DIRF*, Informes de Rendimento, etc. Importante

Alguns identificadores so obrigatrios uma vez que o ambiente Gesto de Pessoal est preparado para atender a legislao (CLT*). Com isso, ao cadastrar uma verba para cada identificador a rotina de clculo estar pronta para gerar os clculos disponveis no sistema, como: folha de pagamento, adiantamento, frias, resciso e 13 salrio, etc. No entanto, de acordo com a necessidade, podero ser criadas verbas no vinculadas a um identificador, como por exemplo verbas de horas extras. As verbas de horas extras so especficas para cada empresa, pois os percentuais podem variar de acordo com as regras da conveno coletiva do sindicato da categoria a que pertencem os funcionrios.

Exerccio 09 Como cadastrar Visualizar Verbas 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Verbas. 2. Selecione a verba desejada e clique na opo Visualizar; 3. Clique no boto cancelar; 4. Clique na opo Sair.

Motivo de Abono e Justificativa


Neste cadastro so definidos os motivos de abono ou justificativa para eventos como faltas, atrasos, sadas antecipadas, entre outros. O sistema permite que os eventos sejam ou no abonados, e define se haver sobre eles o desconto de DSR - Descanso Semanal Remunerado. Exemplo:

Para o evento "Falta", pode ser cadastrado o motivo de abono "Doena". Isso significa que as faltas sero abonadas (ou no), quando o motivo for doena e, caso tenha sido determinado nesse cadastro, iro descontar tambm o DSR. Exerccio 10 Como cadastrar Motivo de Abonos e Justificativas 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Motivo Abono/Just. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Cdigo: Descrio: Abona Horas: Acum. D.S.R.: Cd. Evento: 005 Ponte Feriado Sim Sim 505

4. Confira os dados e confirme o cadastro do Motivo de Abonos e Justificativas; 5. Cancele a prxima tela; 6. Clique na opo Sair.

Regras de Apontamentos
Com o auxlio da Tabela de Horrio Padro, as regras regulamentam o apontamento das marcaes dos funcionrios, definindo a forma pela qual sero registradas as ocorrncias de eventos, como horas trabalhadas, horas extras, descontos, D.S.R., adicional noturno, intervalo, faltas, atrasos, horrio mvel, etc. As regras permitem estabelecer os perodos de apurao dos eventos e as tolerncias permitidas para cada evento.

Exerccio 11 Como Visualizar regras de apontamento. 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Regras Apontamento. 2. Selecione a Regra de Apontamento de sua preferncia e clique na opo Visualizar; 3. Clique no boto cancelar; 4. Clique na opo Sair.

Tipos de Refeies
Esta rotina possibilita a manuteno dos tipos de refeies, informando seus valores integrais, os percentuais a serem descontados na folha de pagamento do funcionrio e o cdigo do evento correspondente empresa. Exemplo: Tipo de Refei o 11 12 13 21 22 23 31 Descrio do Tipo Caf Almoo Jantar Achocolatado Refrigerante Suco Leite

Exerccio 12 Como cadastrar Tipos de Refeies 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Tipos de Refeio. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Cdigo: Descrio: Valor da Ref.: % Desc. Func.: 0 Evento Func.: Evento Emp.: 413 015 02 Ref. Diretoria R$ 15,00

3. Confira os dados e confirme o cadastro do Motivo de Abonos e Justificativas; 4. Cancele a prxima tela; 5. Clique na opo Sair.

Refeies
Este cadastro permite que sejam cadastradas as refeies existentes, sob horrios especificados, determinando se as ocorrncias do tipo de refeio sero apuradas e enviadas para a Folha de Pagamento. O cadastro de refeies possibilita agrupar os tipos de refeies no decorrer do dia. Este recurso utilizado para o apontamento das refeies dirias, como por exemplo caf da manh, almoo e lanche da tarde, para controle das marcaes, sem identificao do que foi consumido. Para empresas que necessitam estabelecer um controle do consumo dos tipos de refeio, o sistema permite discriminar os itens a serem controlados, desde que estejam relacionados a um relgio especfico. Exemplo: Refei o Caf da Manh Tipo de Refeio Caf Chocolate Leite Po Biscoito Frutas Hor a Inici al 05:0 0 05:0 0 05:0 0 05:0 0 05:0 0 05:0 0 11:0 0 11:0 0 11:0 0 11:0 0 15:0 0 15:0 0 Hor a Fina l 08:0 0 08:0 0 08:0 0 08:0 0 08:0 0 08:0 0 13:0 0 13:0 0 13:0 0 13:0 0 16:0 0 16:0 0 Rel gio 01 02 03 04 05 06

Almo o

Refrigera nte Suco Sobremes a Prato do Dia Fruta Caf Ch Biscoito

01 02 03 04

Lanch e da Tarde

01 02 03 04

15:0 0 15:0 0

16:0 0 16:0 0

Exerccio 13 Como cadastrar Refeies 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Refeio. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Descrio: Tipo de Ref.:: Horrio ini.: Horrio Fim .: Gerar p/ Folha.: Sim 3. Confira os dados e confirme o cadastro de Refeies; 4. Cancele a prxima tela; 5. Clique na opo Sair. Diretoria; 02 12:00 horas; 13:00 horas;

Tipos de Horas Extras


Esta rotina define os critrios para apurao de horas extras segundo as Regras de Apontamento e a Tabela de Horrio Padro. O sistema permite que sejam criadas faixas de valores para distribuir as horas conforme valorizao, especificando os eventos autorizados e no autorizados. Existem os seguintes tipos de horas extras:

1 - Normal 2 - DSR (Descanso Semanal Remunerado) 3 - Compensada 4 - Feriado 5 - Noturna Normal 6 - Noturna DSR 7 - Noturna Compensada 8 - Noturna Feriado A - Hora Extra para Intervalo Normal B - Hora Extra para Intervalo Noturno Importante

Somente os 4 (quatro) primeiros tipos so obrigatrios. Os eventos ocorridos no perodo noturno sero registrados nesses tipos quando os demais no forem especificados.

Exerccio 14 Como cadastrar Tipos de Hora Extra 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Tipos Hora Extra. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Turno: De: % Adicional: Cd. No Auto: 0,01 60% 001 Cd. Auto: 106 123 At: 999,99

3. Confira os dados e confirme o cadastro. 4. Cancele a prxima tela; 5. Clique na opo Sair.

Perodo de Apontamentos
Esta rotina permite realizar a manuteno dos perodos de apontamento onde, a cada fechamento mensal, o sistema atualiza o cadastro com o ltimo perodo informado. O sistema permite gerar perodos anteriores e modificar perodos de apontamento j encerrados, atravs das opes de menu:
Gera Perodo Anterior

Modifica Perodo de Apontamento

Ao cadastrar um perodo de apontamento, o sistema o apresenta na janela de manuteno da rotina com a legenda: - Perodos em Aberto - Perodos Fechados Para definir os perodos de apurao so utilizados os parmetros abaixo:

MV_PONMES

Este parmetro define o perodo de apontamento.

MV_PAPONTA

Neste parmetro definido novo perodo de apontamento, caso seja necessrio modific-lo.

Importante

Para os meses em que o perodo de apontamento for diferente do padro, pode ser utilizado o seguinte recurso nos parmetros acima citados: No parmetro MV_PAPONTA, pode ser informado um perodo de apontamento qualquer, em substituio ao perodo gerado automaticamente, a partir do dia inicial/final, conforme o parmetro MV_PONMES. O contedo deve ter o seguinte formato: AAAAMMDD/AAAAMMDD ou AAAAMMDDAAAAMMDD, onde:

AAAA corresponde ao ano, com 4 dgitos; MM corresponde ao ms, com 2 dgitos;

DD corresponde ao dia, com 2 dgitos.

A barra (/) separadora pode ser utilizada para facilitar a leitura do perodo. Esta forma de preenchimento facilita o trabalho de empresas que reduzem ou aumentam o perodo de apontamento em determinado ms.

Exerccio 15 Como cadastrar Perodo de Apontamentos 1. Atualizaes; Cadastros Ponto; Perodo de Apontamentos. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Digite a data inicial e Final do seu perodo de Apontamentos . 4. Cancele a prxima tela; 5. Clique na opo Sair.

CADASTROS DE FUNCIONRIOS
O cadastro de funcionrios a base do sistema Gesto de Pessoal, por isso deve ser cuidadosamente alimentado. Alguns campos so de preenchimento obrigatrio, pois representam o mnimo de informaes necessrias para a utilizao do sistema. Com base nos dados contidos neste cadastro sero realizados os clculos de folha de pagamento, frias, afastamentos, poder ser efetuado um controle de ponto e sero geradas as informaes para a RAIS*, DIRF* e SEFIP*. Os funcionrios relacionados so classificados conforme legenda sua respectiva funo pode relacionar vrios cargos. , e

A situao de um funcionrio definida atravs do preenchimento do campo "Sit. Folha" na pasta "Funcionais". Aps o preenchimento deste campo, o sistema altera o status do funcionrio e muda sua cor de classificao na janela de manuteno da rotina. Quando este campo est em branco significa que a situao do funcionrio normal. Para a mesma funo definida a determinado funcionrio, possvel relacionar vrios cargos. No Brasil, h um tratamento exclusivo para funcionrios, de acordo com a Instruo Normativa INSS/DC n. 87.*

Importante

Para proceder excluso de um funcionrio, necessrio certificar-se de que no existam quaisquer referncias ao funcionrio em outros arquivos, tais como:

Acumulados Anuais (SRD) Movimento Mensal (SRC) Provises (SRF), etc.

O Cadastro de Funcionrios pode ser relacionado ao Cadastro de Pessoas, a fim de fornecer dados de pessoas que so funcionrios. Este Cadastro de Pessoas utilizado por vrios ambientes do Protheus, como Ativo Fixo, Acompanhamento de Processos Trabalhistas, Avaliao e Pesquisas de Desempenho dentre outros. Seu principal objetivo cadastrar pessoas que mantm algum tipo de relacionamento com a empresa, que podem ser, por exemplo,

funcionrios ou prestadores de servios. Sendo que, em cada ambiente, o a "pessoa" pode assumir diferentes objetivos.

Por exemplo: No ambiente Ativo Fixo, o objetivo da rotina cadastrar os responsveis pelo uso dos bens do ativo fixo. Para permitir esse relacionamento, est disponvel na barra de ferramentas da incluso de funcionrios, os botes para " Relacionar" e "Visualizar Relacionamento".

Exerccio 16
Como cadastrar Funcionrios 1. Atualizaes; Cadastros funcionrio; 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Matrcula: Nome : Endereo: Sexo: Est. Cvil: Naturalidade: 000077 Ladislau Konder Rua Aurora, 325 Masculino Casado So Paulo

Nacionalidade: Data Nasc.: Centro Custos: 02/02/07 Dt. Op. FGTS: Hrs. Mensais: 44 Cd. Funo: N Cat. Func.: Tipo Admiss.: Cart. Profis.: 22522 Adc.Tmp.Serv.: Cd. Chapa: Turno Trab.: 000075 Regra Apont.: Acum. B. Horas: 7. Clique no boto Ok. 8. Cancele a prxima tela; 9. Clique na opo Sair. N N M

S.P. 20/10/60 400 02/02/07 220 0103 Data Admiss.: Cta. Dep. FGTS: Hrs. Semanais: Con. Sindical: Tipo Pgto.: 9C 111222 Vn Emp. RAIS: Srie Cart.: M 10

3. Na pasta Funcionais, informe os dados a seguir:

4. Na pasta Documentos, informe os dados a seguir:

5. Na pasta Benefcios, informe os dados a seguir: 6. Na pasta Controle do Ponto, informe os dados a seguir: 000075 123 01 Nr. Crach: Seq. Ini. Turno: Bh p/ Folha: 01 N

Autnomo
Esta rotina permite o cadastro dos colaboradores autnomos. Por ser idntico ao Cadastro de Funcionrios, o sistema possibilita que sejam selecionados campos deste cadastro para que seja configurado um Cadastro de Autnomos mais prtico, contendo apenas as informaes pertinentes sua categoria. Na janela de manuteno de Autnomos, os funcionrios cadastrados so classificados conforme legenda.

Excees Por Funcionrio


A rotina de Excees por Funcionrio pode ser utilizada para aplicar modificaes dirias, opcionalmente seqenciais, referentes a um funcionrio que difere do estabelecido na Tabela de Horrio Padro. O sistema permite um cadastro dirio de excees, dentro do ms corrente, ou seja, o ms utilizado como "Data Base" o mesmo a ser mostrado neste cadastro. O tipo de exceo pode ser: trabalhada, no trabalhada, DSR ou compensada. O sistema permite ainda que seja informado o tipo do dia, a tabela de horas extras normais e noturnas, a apurao de nona hora, os horrios de entrada e sada (da 1 4 hora de entrada e sada), o tipo de refeio e a regra que ir regulamentar o apontamento.

Importante

Alguns campos da rotina Turno de Trabalho influenciam no clculo das horas trabalhadas e de intervalos, sendo necessrio o reclculo atravs da Opo Calcular Horas. Exerccio 17 Como cadastrar Excees por funcionrios 1. Atualizaes; Cadastros Funcionrio; Excees Por Funcionrio. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Data: Trabalhado: Motivo: Tipo do Dia: H.E.Normal: 1 Entrada: 1 Sada: 2 Entrada: 2 Sada: 20:00 3. Clique no boto Ok. 4. Cancele a prxima tela; 5. Clique na opo Sair. 14:00 15:00 1 dia til do perodo de apontamento. Sim Solic. Chefia Trabalhado 1 - Normal 10:00

Excees por Perodos


Este cadastro utilizado para determinar excees da Tabela de horrio padro a serem aplicadas a um ou mais funcionrios por um perodo de tempo. O tipo da exceo pode ser cadastrada como trabalhada, no trabalhada, com DSR ou compensada, e podem ser informados o tipo do dia, a tabela de horas extras normais e noturnas, a apurao de nona hora, os horrios de entrada e sada (da 1. 4. hora de entrada e sada), o tipo de refeio e a regra que ir regulamentar o apontamento. Alguns campos do turno de trabalho influenciam no clculo das horas trabalhadas e de intervalos sendo necessrio o seu reclculo atravs da opo "Calcular horas". Para jornada frustrada, o preenchimento dos campos " Horrio tabela padro" e "Regra de apontamento" deve ser observado.

Exerccio 18 Como cadastrar Perodo por Perodos 1. Atualizaes; Cadastros Funcionrio; Excees Por Perodo. 2. Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir: Motivo: Data inicial: Data Final: Matrcula: Trabalhado: H. Extra Normal: 3. Clique no boto Ok. 4. Cancele a prxima tela; 5. Clique na opo Sair. Cobrir Frias. Data de hoje ltimo dia do apontamento 000001 Sim Normal

H. E. Noturna: Normal Noturna

Troca de Turno
Esta rotina possibilita a transferncia de turno de trabalho e troca de regras para os funcionrios, fazendo com que o sistema organize a tabela de horrios para todo o perodo, de acordo com a alternncia de turnos. Para que seja feita a troca de turno deve ser informada a sequncia do turno de destino assim como a regra que ir regulamentar o apontamento das marcaes do funcionrio a partir da data da troca. As regras a serem informadas devero possuir os mesmos perodos de apurao (mensal, dirio) para no criar conflitos de apontamento.

Importante O sistema no permite que os dados referentes a turno de trabalho, seqncia e regra diretamente no cadastro de Funcionrios, a fim de garantir a integridade do sistema.

Exerccio 19 Como realizar a troca de turno 1. Atualizaes; Cadastros Funcionrio; Troca de Turno. 2. Posicione o cursor no funcionrio desejado, e clique no boto Incluir. Transfira o funcionrio para um turno de sua preferncia.

Crach Provisrio
O crach essencial s marcaes de ponto do funcionrio. Em caso de perda, extravio, esquecimento ou qualquer outro motivo que impossibilite o funcionrio de efetuar as marcaes, ser concedido um crach provisrio que deve ser cadastrado no sistema. Dessa forma, o funcionrio poder, mesmo sem seu crach definitivo, efetuar as marcaes de ponto pelo perodo definido no cadastro. O Cadastro do Crach Provisrio deve ser efetuado antes de executar a rotina de Leitura/Apontamento das Marcaes, pois, caso contrrio, os dias em que o funcionrio no efetuar as marcaes de ponto sero vistos como falta.

Para cadastrar um crach provisrio:

Exerccio 20 Como realizar a troca de turno 1. Atualizaes; Cadastros Funcionrio; Crachs Provisrios. 2. Posicione o cursor no funcionrio desejado, e clique no boto Incluir. Cadastre para o funcionrio desejado.

Afastamentos
Este cadastro permite que seja realizada a manuteno dos afastamentos dos funcionrios. Nesta operao, se o ms/ano de afastamento for igual ao ms/ano do processamento, o programa atualizar o Cadastro de Funcionrios. Podem ser controlados nesta rotina os afastamentos inferiores a 15 dias, sejam eles por motivo de doena ou por acidente do trabalho. Dessa forma, o sistema numera a seqncia de afastamentos automaticamente, inclusive os cadastrados anteriormente. Aqueles por motivo de auxlio-doena e acidente do trabalho devem ser cadastrados com os cdigos "P" e "O", respectivamente, qualquer que seja o perodo de afastamento, no campo "Tipo Afastam.". Quando um novo afastamento corresponder continuao de um afastamento anterior, j cadastrado, necessrio informar "Sim" no campo "Cont. Af. Ant." (continuao do afastamento anterior) e, no campo "Cont. Seq."(continua sequncia), a seqncia correspondente ao afastamento ao qual est sendo dada a continuidade. As rotinas de clculo da Folha de Pagamento e gerao da SEFIP, obedecendo estes critrios, apuram a quantidade de dias em que o funcionrio esteve afastado.

Exerccio 21 Como realizar a troca de turno 1. Atualizaes; Cadastros Funcionrio; Afastamentos. 2. Posicione o cursor no funcionrio desejado, e clique no boto Incluir. E afaste o funcionrio com o motivo que voc desejar.

Faixa de Horas Extras Autorizadas


Esta rotina permite especificar faixas de horrios, para um ou mais funcionrios, em que as horas extras realizadas sero consideradas "autorizadas", substituindo as autorizaes especificadas nas Regras de
Apontamento.

Aps a definio das faixas horrias para os dias desejados, o sistema ir realizar o apontamento, observando a validao da regra e as faixas horrias cadastradas. H duas formas de especificar as faixas de horas extras autorizadas:
Individual

A definio ser feita para um nico funcionrio.


Coletiva

A definio ser aplicada para um grupo de funcionrios. Opo Individual Esta opo tem como objetivo definir as faixas de horas extras autorizadas a serem aplicadas a um nico funcionrio. Exemplo: Supondo que o Funcionrio 0000001 possui o seguinte horrio na tabela de horrio padro: 08:00 12:00 13:00 17:00, e que a empresa deseja autorizar somente horas extras a partir das 18:00, para um determinado dia. Neste caso, atravs do cadastro de faixas de horas extras, o usurio pode informar o intervalo que as horas sero apontadas como autorizadas. Funcionr Hor. Hor. Data Ref. Data io Inicial Fim 0000001 05/01/04 05/01/04 19:00 20:00 No exemplo acima, o sistema far o apontamento das horas extras do funcionrio, porm apenas a faixa de horrio entre as 19:00 e 20:00 sero autorizadas.

Opo Coletiva Esta opo permite informar as faixas de horrio para autorizao de horas extras, para um grupo de funcionrios, selecionados atravs de parmetros. A opo Coletiva possibilita tambm que os horrios informados sejam eliminados. Para incluir uma faixa de hora extra autorizada atravs da opo coletiva:

1. Na janela de manuteno de Faixa de Horas Extras Autorizadas, selecione a opo "Coletiva". O sistema apresenta a janela para seleo das opes disponveis:

Gerar Horrio Eliminar Horrio Selecione a opo "Gerar Horrio".

2.

O sistema apresenta a tela de parmetros da rotina. 2. Preencha os dados e confirme.

O sistema apresenta a tela para seleo dos funcionrios. 2. . Selecione o(s) funcionrio(s) desejado(s), at aparecer o sinal

2. Na rea direita da tela, no quadro "Horrios para H.E. Autorizadas" devem ser informadas as horas limites para a autorizao de horas extras durante o perodo de apontamento corrente. A primeira data "Data Ref." ser utilizada para a identificao do grupo de faixas do dia a ser apontado. A segunda data identifica o dia do primeiro horrio da faixa.
2.

Preencha os campos "Hor. Inicial" e "Hor. Fim" correspondentes ,

s datas indicadas no quadro, ou utilize o boto "Replicar Horrios" que gera horrios idnticos para um perodo de dias.

2. O boto "Copiar e Colar Datas" duplica a linha da data corrente. Apenas as datas sero copiadas, enquanto as colunas de horas ficaro zeradas.

Observe a coluna "Linha", que contm o identificador da faixa de horrios. 2. Na rea esquerda do quadro de horrios, a opo "Substituir" permite definir se os horrios a serem gerados substituiro horrios anteriormente gerados e/ou informados. No obrigatrio assinalar uma das alternativas e somente sero gerados horrios para os dias nos quais no ocorrem sobreposies de horrios. 2. Confira os dados e confirme.

3. Caso exista algum problema que impossibilite a gerao da faixa de horas extras, o sistema apresentar um "log de ocorrncias", indicando o problema e a soluo. Exerccio 22 Como realizar a troca de turno 1. Atualizaes; Cadastros Funcionrio; Faixa de h. Extra Autoriz. 2. Selecione no menu a opo coletivas; 3. Ao acessar a opo, o usurio ter que informar o processo a ser executado: Gerar Horrios ou Eliminar Horrios. 4. Selecione a opo Gerar Horrios, parametrize conforme a sua necessidade.

VISITANTES
Essa rotina permite o cadastro das informaes de visitantes, para que seja possvel controlar o acesso de pessoas externas na empresa. O sistema disponibiliza os seguintes controles:
Registro fotogrfico

do visitante atravs de um repositrio de

imagens;

Armazenamento de at oito documentos para identificao do visitante, permitindo que seja registrado um documento alternativo, como por exemplo, carteira de registro na OAB, caso seja um advogado; Data e comentrios referentes a ltima visita; Identificao da situao do visitante com relao a restries em visitas anteriores.

Para que seja possvel verificar o trnsito dos visitantes na empresa, necessrio efetuar a leitura das marcaes, atravs da rotina
Leitura/Apontamento.

O sistema tambm emite os relatrios de Controle de Visitantes e Visitas, alm das etiquetas para os crachs. Este cadastro pode ser visualizado na rotina de Manuteno de Visitas, atravs da tecla [F6], alterado, atravs da tecla [F7].

Exerccio 23 Como realizar a troca de turno 1. Atualizaes; Cadastros Visit.; Visitantes. 2. Clique na opo parmetros e informe os dados de sua preferncia; 3. Confira os dados e confirme.

Visitas
Esse cadastro permite controlar o acesso dos visitantes externos em uma empresa, desde a sua identificao at o momento da sada, possibilitando tambm controlar o agendamento das visitas e recepcionar os visitantes. O controle das visitas efetuadas iniciado aps a identificao do visitante, onde o sistema permite que seja informada a rea a ser visitada (Departamento de Vendas, por exemplo) ou a pessoa a ser contatada (algum colaborador do Departamento de Vendas). O preenchimento de alguns campos exige o fornecimento de outros. Por exemplo, se as informaes de entrada forem fornecidas, o crach dever ser informado. No possvel informar a sada sem ter realizado a entrada, e assim sucessivamente. O cadastro de visitas disponibiliza os seguintes recursos:
Opo Filtro

Permite a criao de regras para seleo de visitas conforme critrios definidos pelo usurio. Como exemplo, possvel desconsiderar registros de visitas anteriores ou selecionar visitantes de uma mesma empresa, ou visitas para a data do dia corrente de uma filial, entre outros.
Opo "Entrada"

Alterao/manuteno dos dados de entrada do visitante.


Opo "Sada"

Baixa das visitas efetuadas.


Opo "Emisso"

Configurao e emisso de etiquetas para os crachs de visitantes. As visitas podem ser identificadas na janela de manuteno da rotina, atravs da opo "Legenda", onde: - representa a situao Em Visita; - representa visita Agendada; - representa a situao de visita Encerrada.

Exerccio 24 Como realizar a troca de turno 1. Atualizaes; Cadastros Visit.; Visitas. 2. Clique na opo parmetros e informe os dados de sua preferncia; 3. Confira os dados e confirme.

LEITURA/APONTAMENTO DAS MARCAES


Esta rotina permite efetuar a leitura do arquivo gerado pelo relgio de ponto, gerando arquivo de log e, posteriormente, emitindo em relatrio os dados desse registro. As funcionalidades da rotina permitem os seguintes controles: Realiza a leitura e aponta as marcaes de acordo com a tabela de horrio do funcionrio e com a regra de validao qual est ligado. Alm disso, registra as marcaes realizadas por visitantes, bem como a ocorrncia delas (veja o tpico "Ocorrncias de visitantes" para mais informaes). Permite vrias leituras/classificaes durante o perodo (definido pelo parmetro MV_PERAPONTA), de um mesmo relgio, ou realizadas vrias leituras e apenas uma classificao no final do perodo, otimizando o processo. Registra as horas classificadas como jornada contnua, que so assim definidas conforme configurao do campo "Mc. Imp. JC." (marcaes mpares para jornada contnua), no Cadastro de Turnos de trabalho, pasta "Informaes do Ponto", o qual determina que a ltima marcao seja considerada de fato como a sada da jornada. Quando a marcao referir-se a turnos opcionais, estes devem ter sido previamente configurados no Cadastro de Turnos de Trabalho e nas respectivas Tabelas de Horrio Padro, no aplicvel a horrio mvel. Permite armazenar horas por projeto, ou seja, por centro de custo, com os seguintes tratamentos: Quando, no Cadastro do relgio, forem informados os campos de "Centro de Custo" e a opo de "Leitura" ou "Leitura/Apontamento", o sistema grava os centros de custo do relgio na tabela de Marcaes (SP8).

So apontadas as marcaes considerando o centro de custo gravado na leitura ou, caso esse seja igual ao centro de custo do Cadastro de funcionrios e existir exceo com o informado, ir considerar o centro de custo do Cadastro de excees. O sistema localiza as informaes de marcaes a partir de funcionrios, sendo que os processos ocorrem da seguinte forma: O sistema identifica, instantaneamente, crachs provisrios de funcionrios. Quando solicitada leitura de marcaes, apenas o funcionrio selecionado processado. Marcaes desnecessrias no so lidas: so verificadas apenas as marcaes pertencentes aos funcionrios selecionados, desprezandose as marcaes invlidas e que no pertenam a funcionrio algum (deste modo, as marcaes de visitantes e de funcionrios sem crach no so consistidas, nem apresentadas no histrico (log)). As marcaes consideradas "perdidas", ou seja, sem crach relacionado, so realizadas pela configurao do parmetro "Ler a partir do", conforme orientao abaixo, no passo-a-passo apresentado. Para carregar as marcaes automticas nos processos de Leitura/Apontamento e Manuteno das marcaes, deve ser configurado o parmetro MV_GETMAUT. No processo tradicional, conforme a regra adotada, as marcaes no registradas pelo funcionrio sero geradas automaticamente no processo de Leitura e Manutenes. No entanto, caso sejam verificadas novas marcaes para um dia em leituras posteriores, onde anteriormente foram geradas marcaes para as mesmas entradas e sadas, o sistema apresentar lanamentos em duplicidade. A ativao desse parmetro possibilita que marcaes geradas automaticamente sejam desconsideradas na Leitura e nas Manutenes, caso o funcionrio registre marcaes para as mesmas entradas e sadas. Exerccio 25 Como Ler as Marcaes. 1. Miscelnea; Clculos; Leitura/Apont.Marc. 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados a seguir: Filial de?: Filial at?: Centro de Custo de? 01 01 0

Centro de Custo at? Turno de: Turno At: Matrcula de?: Matrcula At: Nome de?:: Nome At?: Relgio de?: Relgio at?: Perodo Inicial?: Perodo Final: Regra de Apont. De?: Regra de Apont. At?: Processamento?: Tipo de Apontamento: Reapontar?: 99 0 999999 A 0 999

999999

ZZZZZZZZZZZ 00 99 15/Ms atual 14/Ms Subseq. 00 Ambos Ambos Nenhum

3. Confira os dados, confirme os Parmetros.

RELATRIOS Presentes/Ausentes
Este relatrio apresenta os funcionrios que estiveram presentes ou ausentes em um determinado perodo, conforme parametrizao adotada pelo usurio. O sistema apresenta o horrio programado para o funcionrio, o turno atual e o horrio realizado, com as entradas e sadas apontadas.

Exerccio 26 Como emitir o relatrio de Presentes e Ausentes. 1. Relatrios; Diversos; Presentes/Ausentes. 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados a seguir: Filial de?: Filial at?: Centro de Custo de? Centro de Custo at? Turno de: Turno At: Matrcula de?: Matrcula At: Nome de?:: Nome At?: Situaes a Imprimir?: Categoria a Impr.?: Data de?: Data At?: Imprimir?: Verificar Jornadas?: Quais jornadas?: Saltar Pg. C.C. /Tno?: 0 999999 A ZZZZZZZZZZZ A*FT M 15/Ms atual 14/Ms Subseq. Ausentes No No 1E,1S,2E,2S 0 999 01 01 0 999999

Pres./Aus. Jornada?: Verif.Incio Jornada?: Jornadas Incio At?:

Todas Jornadas Sim No 23,59

Lista Crachs Provisrios?:

3. Confira os dados, confirme os Parmetros.

Divergncias
Este relatrio apresenta, por funcionrio, as divergncias encontradas nas marcaes do ponto, com a relao das horas trabalhadas a mais ou a menos, tomando como base a Tabela de Horrio Padro estabelecida. A fim de configurar os minutos de tolerncia utilizados para a verificao da durao do intervalo, configure o parmetro MV_DIVTINT. Desta forma, o relatrio apresenta o controle de uma situao semelhante a este exemplo:

Observe as seguintes marcaes de intervalo realizadas, sendo: Horrio de intervalo previsto 12:00 s 13:00. MV_DIVTINT igual a "05", que

Contedo do parmetro corresponde a cinco minutos. Sad a 12:0 0 12:0 0 12:0 0 12:0 0 12:0 5 11:5 5 Entrada Durao 13:01 13:06 12:54 12:55 13:05 12:55 Acima do previsto Acima do previsto Abaixo do previsto Abaixo do previsto Prevista Prevista

Resultado Listado No lista "Intervalo maior que o programado" "Intervalo menor que o programado" No lista No lista No lista

O procedimento padro do sistema listar todas as ocorrncias de intervalo com durao diferente da prevista.

Exerccio 27 Como emitir o relatrio de Divergncias. 1. Relatrios; Diversos; Divergncias. 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados a seguir: Filial de?: Filial at?: Centro de Custo de? Centro de Custo at? Turno de: Turno At: Matrcula de?: Matrcula At: Nome de?:: Nome At?: Situaes a Imprimir?: Categoria a Impr.?: C.C em Outra Pg.:? Msg. N Marcars?: Msg. Hora Extra?: Msg. Intervalo?: Msg. Situao Func.?: Data de?: Data At?: 0 999999 A ZZZZZZZZZZZ A*FT M Sim Sim Sim Sim Sim 14/Ms Subseq. 15/Ms atual 0 999 01 01 0 999999

3. Confira os dados, confirme os Parmetros.

Autorizao do Pagamento de Horas Extras


Este relatrio apresenta a relao das horas extras efetuadas pelos funcionrios, para que possam ser autorizadas. O sistema relaciona as datas do evento, o cdigo, descrio e a quantidade de horas extras de cada funcionrio.

Exerccio 28 Como emitir o relatrio de Autorizao de Horas Extras. 1. Relatrios; Diversos; Autorizao Extras. 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados a seguir: Filial de?: Filial at?: Centro de Custo de? Centro de Custo at? Turno de: Turno At: Matrcula de?: Matrcula At: Nome de?:: Nome At?: Situaes a Imprimir?: Categoria a Impr.?: Data Inicial?: Data Final?: Imprime Hora Extra?: Relatrio?: Func. Outra Pg.:? Imprime Marcaes?: Regra de Apont. De?: Regra de Apont. At?: 99 0 999999 A ZZZZZZZZZZZ A*FT M 15/Ms atual 14/Ms Subseq. Ambas Analtico No Sim 0 0 999 01 01 0 999999

3. Confira os dados, confirme os Parmetros.

LANAMENTOS Marcaes
Esta rotina permite que sejam feitas alteraes de ajustes das marcaes geradas pelo relgio de ponto na opo "Leitura/Apontamento". Atravs de alguns utilitrios da rotina possvel visualizar a tabela de horrio do funcionrio j considerando as excees, visualizar os eventos apontados dia a dia e totalizados, gerar/excluir as marcaes das colunas de acordo com os horrios da tabela, entre outras opes. O sistema permite ainda que a gerao das marcaes seja feita com os minutos "aleatrios". Para que o boto "Gera Marc. Aleatria" esteja disponvel, necessrio que o parmetro MV_MCALEAT esteja com o contedo preenchido com valor superior a zero. Este parmetro ir definir a quantidade mxima de minutos que podero ser geradas de forma "aleatria". Para carregar as marcaes automticas nos processos de leitura/apontamento e manuteno das marcaes, deve ser configurado o parmetro MV_GETMAUT. No processo tradicional, conforme a regra adotada, as marcaes no registradas pelo funcionrio sero geradas automaticamente no processo de leitura e manutenes. No entanto, caso sejam verificadas novas marcaes para um dia em leituras posteriores, onde anteriormente foram geradas marcaes para as mesmas entradas e sadas, o sistema apresentar lanamentos em duplicidade. A ativao desse parmetro possibilita que marcaes geradas automaticamente sejam desconsideradas na leitura e nas manutenes, caso o funcionrio registre marcaes para as mesmas entradas e sadas. As marcaes so permitidas, inclusive, a turnos opcionais, ou seja, trabalhadores classificados como "folguistas", por exemplo, podem praticar horrios diferentes daqueles estabelecidos nas trocas de turno. Conforme a marcao realizada, o turno identificado automaticamente pelo sistema, desde que o parmetro MV_TNOOPC seja configurado. Esta opo no se aplica a horrio mvel. Para isso, dois cadastros devem ser observados: Exerccio 29 Como realizar manutenes das marcaes.

1. Atualizaes; Lanamentos; Marcaes. 2. Posicione com o cursor sobre a matrcula do funcionrio de sua preferncia.. 3.Clique na opo Atualizar 4. Posicione com o cursor sobre o dia 14 e clique na opo deleta coluna. 5. Clique na opo totaliza, verifique que o sistema gerar o evento falta integral. 6. Confira os dados e confirme a manuteno das marcaes.

Marcaes por Centro de Custo


Esta rotina permite que sejam realizadas alteraes de ajustes das marcaes geradas pelo relgio de ponto na opo Leitura/Apontamento, por Centro de Custo. Para carregar as marcaes automticas nos processos de leitura/apontamento e manuteno das marcaes, deve ser configurado o parmetro MV_GETMAUT. No processo tradicional, conforme a regra adotada, as marcaes no registradas pelo funcionrio sero geradas automaticamente no processo de leitura e manutenes. No entanto, caso sejam verificadas novas marcaes para um dia em leituras posteriores, onde anteriormente foram geradas marcaes para as mesmas entradas e sadas, o sistema apresentar lanamentos em duplicidade. A ativao desse parmetro possibilita que marcaes geradas automaticamente sejam desconsideradas na leitura e nas manutenes, caso o funcionrio registre marcaes para as mesmas entradas e sadas.

Apontamentos
Esta rotina permite efetuar manuteno nos apontamentos dos funcionrios. As marcaes so apontadas toda vez que se realiza a opo de "Classificao das Marcaes". atravs desta opo que so concedidos abonos ou so includos/excludos eventos para os funcionrios, de acordo com a tabela de abono/justificativa. Somente os lanamentos informados podero ser excludos. Apontamentos automticos

Os apontamentos, igualmente a leitura de marcaes, podem ser realizados de forma automtica, atravs da rotina Schedule no ambiente Configurador, que permite agendar processamentos. Exerccio 30 Como realizar manutenes dos apontamentos. 1. Atualizaes; Lanamentos; Apontamentos. 2. Posicione com o cursor sobre a matrcula do funcionrio de sua preferncia.. 3.Clique na opo Alterar 4. Posicione com o cursor sobre o dia 14 evento Falta integral e informe os dados a seguir.: 5. Cdigo Inf 01 / Motivo do Abono 01. 6. Confira os dados e confirme a manuteno dos apontamentos.

Refeies
A manuteno de refeies possui os lanamentos estabelecidos pelo(s) relgio(s), atravs da opo " Leitura/Apontamento de Marcaes". Os lanamentos podem ser redefinidos atravs desta rotina. Cada marcao ser considerada uma unidade para desconto em Folha de Pagamento. Esses descontos sero gerados pelo clculo mensal e lanados na manuteno de resultados. Exerccio 31 Como realizar manutenes das refeies. 1. Atualizaes; Lanamentos; Refeies. 2. Faa alguns lanamentos de sua preferncia; 3. Confira os dados e confirme a manuteno das refeies.

Banco de Horas
A empresa que optou pelo Banco de Horas dever fazer as devidas manutenes nesta opo. Os lanamentos sero selecionados no clculo mensal de acordo com os parmetros estabelecidos no
Cadastro de Eventos.

Exerccio 32 Como realizar manutenes do Banco de Horas.

1. Atualizaes; Lanamentos; Banco de Horas. 2. Faa alguns lanamentos de sua preferncia; 3. Confira os dados e confirme a manuteno do Basnco de Horas.

Integrados A manuteno de Marcaes e Apontamentos por Centro de Custo possibilita o fornecimento simultneo de informaes sobre marcaes, apontamentos e abonos. Dessa forma, pode-se incluir ou alterar marcaes, apont-las, abonar apontamentos gerados sem a necessidade de acessar as manutenes individuais correspondentes, sendo que nenhuma modificao das marcaes e apontamentos de fato registrada enquanto no confirmada a rotina. Para carregar as marcaes automticas nos processos de Leitura/Apontamento e Manuteno das Marcaes, deve ser configurado o parmetro MV_GETMAUT. No processo tradicional, conforme a regra adotada, as marcaes no registradas pelo funcionrio sero geradas automaticamente no processo de Leitura e Manutenes. No entanto, caso sejam verificadas novas marcaes para um dia em leituras posteriores, onde anteriormente foram geradas marcaes para as mesmas entradas e sadas, o sistema apresentar lanamentos em duplicidade. A ativao desse parmetro possibilita que marcaes geradas automaticamente sejam desconsideradas na Leitura e nas Manutenes, caso o funcionrio registre marcaes para as mesmas entradas e sadas.

Exerccio 33 Como realizar manutenes das Marcaes 1. Atualizaes; Lanamentos; Integrados. 2. Faa alguns lanamentos nas marcaes, de: falta, atraso e etc.; 3. Atravs desta rotina, abone as faltas, atrasos e etc;

4. Verifique que voc ter acesso na mesma tela as marcaes e os apontamentos; 5. Confira os dados e confirme a manuteno do Basnco de Horas.

GERAO DAS MARCAES


Esta rotina gera automaticamente marcaes dentro de intervalos estabelecidos, de acordo com a definio da tabela de horrios, das excees e dos feriados cadastrados. Algumas informaes definidas na pasta "Marcaes Automticas" da rotina "Regras de Apontamento", podem ser utilizadas na gerao das marcaes. Este recurso possvel atravs da configurao do parmetro "Conforme Regra". Veja mais informaes no roteiro a seguir. Para que as horas geradas sejam apontadas, necessrio efetuar a rotina de classificao das marcaes. Exerccio 34 Como gerar as marcaes. 1. Miscelnea; Clculos; Marcaes. 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados a seguir: Ordem de Matrcula?: Filial de?: Filial at?: Centro de Custo de? Centro de Custo at? Matrcula de?: 0 01 01 0 999999 Matrcula

Matrcula At: Data Inicial?: Data Final?: Marcaes a Gerar?:

999999 15/Ms atual 14/Ms Subseq. 1E,1S,2E,2S Sim 0 99 Sim 02 0 999

Sobrepor Marcaes?: Regra de Apont. de? Regra de Apont at?: Gerar Aleatoriamente?: Minutos Aleatrios?: Turno de?: Turno At?:

3. Confira os dados, confirme os Parmetros.

ELIMINAO DAS MARCAES


A rotina Eliminao das Marcaes tem como objetivo depurar os arquivos relacionados abaixo, conforme critrios definidos pelo usurio: Resultados (SPB) Abonos (SPK) Apontamentos (SPC) Acumulados Apontamentos (SPH) Refeies (SP5) Acumulado de Refeies (SPN) Marcaes (SP8) Acumulado de Marcaes (SPG) Banco de Horas (SPI) importante realizar um backup completo do sistema antes de utilizar esta opo. Exerccio 35 Como eliminar as marcaes. 1. Miscelnea; Clculos; Elim. Marcaes.

2. Clique na opo Parmetros e informe os dados a seguir: Filial de?: Filial at?: Centro de Custo de? Centro de Custo at? Matrcula de?: Matrcula At: Nome de?: Nome At?: Data Inicial?: Data Final?: Excluir Marcaes?: Excluir Refeies?: Excluir Apontamentos?: Excluir Resultados?: Excluir Abonos?: 0 999999 A ZZZZZZZZZZZZZZZZ 15/Ms atual 14/Ms Subseq. Sim Sim Sim Sim Sim 01 01 0 999999

3. Escolhas as outras opes dos parmetros conforme voc desejar. 4. Confira os dados, confirme os Parmetros.

ABONO COLETIVO
Esta rotina permite a concesso de abono coletivo de eventos para uma faixa de funcionrios parametrizada. possivel escolher a verba a ser abonada, o motivo de abono a ser processado e a quantidade de horas que se deseja abonar. Obs.: antes de executar esta rotina, em lanamentos, marcaes de: algumas faltas, atrasos e etc. Exerccio 36 Como gerar as abonos coletivos. 1. Miscelnea; Clculos; Abonos coletivos. 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados a seguir: Deseja Fazer? Excluir Tp. De Abono?: Filial de?: Filial at?: Centro de Custo de? Centro de Custo at? Matrcula de?: Matrcula At: 0 999999 0 99 A*FT M 15/Ms atual 14/Ms Subseq. 1E,1S,2E,2S 01 <f3 disponvel> Sim Integral Sim 0,00 01 01 0 999999 Gerao Ambos

Regra de Apont. De?: Regra de Apont. At?: Situaes a Impr.?: Categoria a Imprimir?: Data de?: Data at?: Marcaes a Gerar?: Motivo Abono?: Evento Abonado?: Sobrepor abonos? Tipo de Abono?: Gerar Aleatoriamente?: Horas abono parcial?:

Turno de?: Turno At?:

0 999

3. Confira os dados, confirme os Parmetros.

CLCULO MENSAL
O objetivo desta rotina calcular os valores apontados, submetendoos a totalizaes por perodos definidos nas Regras de apontamento (hora extra mensal ou atrasos semanais). Atravs do clculo mensal o sistema efetua a totalizao dos eventos apontados, transportando-os para os Resultados e/ou Banco de Horas, de acordo com os parmetros estabelecidos no cadastro de Eventos. Esta opo tambm faz os clculos dos eventos com tipo de apurao mensal e lanamentos de Refeies. Esta rotina deve ser executada aps ter sido realizada a manuteno dos apontamentos, antes do fechamento mensal. Forma de apurao do Banco de horas e Horas extras A apurao de banco de horas e horas extras para os perodos semanal, quinzenal e mensal feita da seguinte forma: Em primeiro lugar, escalonam-se as horas extras e, em seguida, so avaliados os eventos que devem ser considerados para a folha ou para o banco de horas. Exemplo: Tipo Do Dia Dias Normais DSR Incio da Faixa Fim Cdigo da % Autorizado Faixa 0,01 10,00 50,00 605 10,01 20,00 60,00 606 20,01 999,99 100,00 610 0,01 10,00 50,00 705 10,01 20,00 60,00 706

Compensa do Feriado

20,01 999,99 100,00 0,01 10,00 50,00 10,01 20,00 60,00 20,01 999,99 100,00 0,01 10,00 50,00 10,01 20,00 60,00 20,01 999,99 100,00

710 805 806 810 905 906 910

Supondo que, para um determinado funcionrio, foram apontadas 12 horas extras na semana (apurao semanal), em dias normais e sob o cdigo "605". Com o escalonamento, obtm-se, primeiro, a distribuio das horas extras, ficando 10 horas para o evento "605" e 2 horas para o evento "606". Para avaliar o que deve ser apontado no banco de horas ou na folha, so verificadas as definies dos eventos "605" e "606". Supondo as seguintes definies para os eventos:

605 - somente as 2 primeiras horas extras so apontadas no banco de horas; 606 - somente acima de 4 horas so apontadas no banco de horas.

O clculo ser processado da seguinte forma: Evento 605 - 10 horas, sendo: 2h para o banco de horas e 8h para a folha; Evento 606 - 2 horas, sendo: 0h para o banco de horas e 2h para a folha. Para cada evento apontado verificado se foi abonado e, havendo abono, o sistema procede verificao do motivo do abono. Veja o tpico Abono de horas para mais informaes. Exerccio 37 Como realizar o Clculo Mensal. 1. Miscelnea; Clculos; Clculo Mensal. 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados a seguir: Filial de?: Filial at?: 01 01

Centro de Custo de? Centro de Custo at? Turno de?: Turno at?: Matrcula de?: Matrcula At: 0

0 999999 0 999 999999 0 99 A ZZZZZZZZZZZZZZz A*FT M Horas Apont. 15/Ms atual 14/Ms Subseq. 0 ZZ

Regra de Apont. De?: Regra de Apont. At?: Nome de?: Nome at?: Situaes a Gerar.?: Categoria a Imprimir?: Gerar horas DSR?: Data inicial?: Data final?: Tipo de refeio de?: Tipo de refeio at?:

3. Confira os dados, confirme os Parmetros.

RELATRIOS Refeies
Este relatrio emite uma relao que aponta as refeies consumidas por cada funcionrio, com a descrio e valor, e os respectivos descontos da parte do funcionrio e da empresa. No final do relatrio, o sistema apresenta o total por filial e por empresa. Exerccio 38 Como realizar o relatrio de refeies. 1. Relatrios; Diversos; Refeies. 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados a seguir: Filial de?: Filial at?: Centro de Custo de? Centro de Custo at? 01 01 0 999999

Turno de?: Turno at?: Matrcula de?: Matrcula At: Nome de?: Nome at?: Situaes a Gerar.?: Categoria a Imprimir?: Gerar horas DSR?: Data inicial?: Data final?: Sinttico/Analtico?: Dia a Dia? Sim Horas Refeitrio de?: Horas Refeitrio At?: Tipo de refeio de?: Tipo de refeio at?: 0

0 999 999999 A ZZZZZZZZZZZZZZz A*FT M Horas Apont. 15/Ms atual 14/Ms Subseq. Analtico 0,00 23,59 0 ZZ

3. Confira os dados, confirme os Parmetros.

Relatrio de Horas
Este relatrio emite uma relao dos lanamentos de Banco de Horas dos funcionrios, especificando a situao de baixados ou pendentes, de acordo com o perodo selecionado. A partir da seleo dos parmetros, so apresentados os Centros de Custo e os Eventos por data, com as respectivas quantidades de dbito e crdito de horas, alm de totais obtidos.

Exerccio 39 Como realizar o relatrio de banco de horas. 1. Relatrios; Banco de Horas; Relatrio Horas. 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados a seguir: Filial de?: Filial at?: 01 01

Centro de Custo de? Centro de Custo at? Matrcula de?: Matrcula At: Nome de?: Nome at?: Turno de?: Turno at?: Regra de Apont. de?: Regra de Apont. at?: Situaes a Gerar.?: Categoria a Imprimir?: C.C. em outra Pg.: Fun. Outra Pg.?: Impresso?: Impr. Total Filial?: Impr. Total Empresa?: Impr. Eventos?: Perodo inicial de?: Perodo final at?: Horas?: Eventos?: Imprime com Saldo?: 0

0 999999

999999 A ZZZZZZZZZZZZZZz 0 999 0 99 A*FT M No No Analtico No No 15/Ms atual 14/Ms subseq. Normais Credor Autorizados Ambos

3. Confira os dados, confirme os Parmetros.

Extrato
Este relatrio emite uma relao semelhante a um extrato bancrio, onde so especificados os lanamentos de dbito (Desconto) e Crdito (Proventos) de horas, junto aos eventos e suas respectivas situaes de Baixado e/ou Pendente. O relatrio dever ser impresso mensalmente e arquivado com a assinatura do funcionrio. Escolhas os parmetros de sua preferncia.

RESULTADOS
A manuteno de resultados contm os lanamentos finais dos apontamentos que sero transportados para a Folha de Pagamento. O sistema permite que estes apontamentos sejam alterados antes do fechamento mensal.

Exerccio 39 Como realizar a manuteno dos resultados. 1. Atualiazaes; Lanamentos Resultados, 2. Verifique os dados. Estes dados (Lanamentos) que iro para a folha de pagamento.

RELATRIOS MENSAIS
Eventos Apontados Este relatrio emite a relao dos totais dos cdigos gerados para a Folha de Pagamento, apresentando os eventos e verbas autorizadas e no autorizadas que foram apontadas em um determinado perodo, com os dados dos funcionrios e a descrio de todos os eventos cadastrados, conforme parametrizao adotada. Exerccio 40 Como emitir o relatrio dos eventos apontados. 1. Relatrios; Mensais; Eventos Apontados; 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados de sua preferncia.

Resultados Este relatrio emite a relao de todos os resultados do Ponto Eletrnico obtidos com o "Clculo Mensal", onde so demonstrados os cdigos das verbas a serem transferidas para a Folha de Pagamento quando for executado o Fechamento Mensal. Os dados so apresentados por funcionrio e a totalizao do relatrio apresentada por Filial e por Empresa.

Exerccio 41 Como emitir o relatrio dos resultados. 1. Relatrios; Mensais; Resultados; 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados de sua preferncia.

Espelho de Ponto
Este relatrio emite uma relao com todas as informaes constantes em um carto de ponto tradicional, ou seja, dentro de um perodo selecionado, so relacionadas todas as marcaes de ponto do funcionrio. impresso em uma folha para cada funcionrio e

deve ficar arquivado na empresa ou filial para efeito de fiscalizao do Ministrio do Trabalho e para constar no pronturio do funcionrio. Para a validao do relatrio, sugerimos que contenha a assinatura do funcionrio. O perodo de apontamento compreende o centro de custo no qual o funcionrio estava alocado naquele momento, e dessa forma considerado na emisso do espelho, bem como data, funo e categoria a qual pertence o funcionrio. Exemplo: Perodo de Centro apontamen de Funo Categoria to custo 01/04 a 001 - Analista 11000 M 30/04 de Compras I 01/05 a 001 - Analista 11000 M 31/05 de Compras II 01/06 a 100 - Gerente 12000 M 30/06 de Compras Na emisso do relatrio, quando no houver marcaes, ser apresentada a mensagem "Ausente" e, os motivos de abono ou justificativas so apresentados na coluna "Observaes".

Exerccio 42 Como emitir o relatrio do espelho do ponto. 1. Relatrios; Mensais; Espelho do Ponto; 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados de sua preferncia.

Apurao de Percentual
Este relatrio relaciona a apurao das marcaes efetuadas em determinado perodo, apresentando o total de horas para cada funcionrio, as horas de intervalo, horas trabalhadas e horas abonadas, com apurao dos respectivos percentuais.

Exerccio 43 Como emitir o relatrio de apurao de percentual. 1. Relatrios; Diversos; Apurao de Percentual; 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados de sua preferncia.

Absentesmo
Este relatrio apresenta a relao de absentesmo para qualquer perodo, bastando para isso informar o perodo desejado. As datas no necessariamente devem coincidir com o perodo definido no parmetro MV_PAPONTA, pois o sistema automaticamente faz uma separao caso as datas de/at compreendam mais de um perodo. Os dados sero impressos em uma linha por perodo, sendo o quadro discriminatrio de eventos totalizado em relao aos perodos impressos. No cabealho do relatrio impressa a data inicial/final escolhida pelo usurio. Esta data visa orientar o usurio a respeito do perodo de impresso, de forma que possa considerar ou no as informaes relativas ao absentesmo para o perodo inteiro ou apenas para parte dele.

Exerccio 44 Como emitir o relatrio de absentesmo. 1. Relatrios; Diversos; Absentesmo; 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados de sua preferncia.

Quadro de Horrio
Este relatrio apresenta o quadro de horrio de trabalho por Turno ou por Funcionrio. De acordo com a definio dos parmetros, caso selecione o quadro por Turno, o sistema relaciona, no final do relatrio, todos os funcionrios cadastrados, com a data de admisso, Centro de Custo, Categoria, Situao , Turno Atual e Seqncia do Turno.

Quando a seleo do quadro for por Funcionrio, o sistema apresenta, no final do relatrio, apenas os dados do funcionrio escolhido.

Exerccio 45 Como emitir o relatrio de quadro de horrios. 1. Relatrios; Diversos; Quadro de Horrios; 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados de sua preferncia.

FECHAMENTO DO BANCO DE HORAS Banco de Horas


A rotina Banco de Horas tem como objetivo apurar os resultados ou eventos finais do perodo para a compensao ou pagamento de horas. O fechamento do banco de horas tambm trata as informaes por centro de custo e, quando o funcionrio possuir proventos e descontos no banco de horas, estes dois eventos sero gerados para o "Arquivo de Resultados". O fechamento executado para todos os funcionrios, salvo excees definidas no campo "B.H.p/Fol", do Cadastro de Funcionrios. Se o contedo do referido campo estiver preenchido com "No", o funcionrio no ter as horas de banco lanadas em folha de pagamento. Caso o campo "Cdigo para Folha" "P9_CODFOL" do Cadastro de Eventos no estiver preenchido com uma verba vlida para a Folha de Pagamento, os valores do banco de horas no sero enviados para o Cadastro de Resultados. No necessrio executar este fechamento mensalmente, como o fechamento do Ponto. Deve ser executado apenas quando for necessrio encerrar o Banco de Horas de um determinado perodo, enviando as horas para pagamento em folha. Exerccio 46 Como realizar o fechamento do banco de horas.

1. Miscelnea, Fechamentos, banco de horas; 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados de sua preferncia.

INTEGRAO COM A FOLHA DE PAGAMENTO


A rotina de Integrao permite o envio das informaes geradas pelo ambiente Ponto Eletrnico para a Folha de Pagamento. Basicamente, as informaes constantes em Resultados sero transferidas para o arquivo de movimentao mensal da Folha de Pagamento (SRC). Quando no houver integrao entre os ambientes citados, possvel gerar um arquivo com as informaes do Ponto para serem tratadas posteriormente. A integrao poder ser feita quantas vezes forem necessrias, uma vez que os dados dos arquivos no sero apagados. Quando, no arquivo de valores variveis da Folha de Pagamento (SRC), j contiver a verba que o ponto est lanando, e os valores forem diferentes dos apurados pelo Ponto Eletrnico, a integrao dessa verba no ser efetuada e o sistema ir gerar um arquivo de "log" apontando as divergncias.

Exerccio 47 Como realizar a integrao com o ambiente Gesto de Pessoal. 1. Miscelnea, Fechamentos, Integrao Folha; 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados de sua preferncia.

FECHAMENTO MENSAL
O Fechamento Mensal transporta os lanamentos dos arquivos do perodo corrente para seus respectivos acumulados. Dessa maneira, preservam-se os histricos das marcaes, dos apontamentos, dos resultados e das refeies. Ao final do processo, ser gerado um novo perodo de apontamento e sero atualizadas as seqncias de trocas de turnos para o perodo. Exerccio 48 Como realizar o Fechamento Mensal. 1. Miscelnea, Fechamentos, Mensal; 2. Clique na opo Parmetros e informe os dados de sua preferncia.

MANUTENO Manuteno das Marcaes (Acumulados)


Esta rotina tem como objetivo guardar as marcaes dos meses anteriores para histrico.

Manuteno dos Apontamentos (Acumulados)


Esta rotina tem como objetivo apontamentos dos meses anteriores. guardar os histricos dos

Manuteno das Refeies - Acumulados


Esta rotina ir efetuar a manuteno dos acumulados de refeies, com o objetivo de guardar o histrico dos meses anteriores.

Manuteno dos Resultados - Acumulados


A Manuteno de Resultados ter como base o perodo de apontamento. Para alterar dados de um perodo de apontamento j acumulado, ser necessrio alterar a data base do sistema para uma data dentro do perodo de apontamento a ser alterado. Atravs da opo de menu "Perodo", podem ser verificados todos os perodos de apontamento cadastrados.

Вам также может понравиться