Вы находитесь на странице: 1из 13

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 1. NOES CONCEITUAIS (O QUE CONTRATO) Os contratos constituem negcios jurdicos para a composio de interesses privados. Ajuste de Vontades: negcio jurdico, ajuste de vontades para a composio de interesses privados. A toda evidncia ns j podemos partir de uma base, e esta base que ns temos no negcio jurdico de composio de interesses, assim, ns j podemos dizer sem medo de errar que o contrato o mais importante mecanismo jurdico de circulao de riquezas. J percebeu porque? Porque com os contratos teremos negcios jurdicos de cunho econmico, e se no tem cunho econmico j no se trata de contratos. Os contratos dizem respeito somente a composio de interesses privados econmicos. Alis, esse incio j nos permite observar algo de muita densidade, algo muito importante. Observe que cotidianamente ns celebramos contratos sem nem perceber, e ainda hoje, aqui na sala de aula, durante a aula, muito provvel que algum colega j tenha emprestado para outro uma caneta (comodato), possvel que outro tenha dado um folha (doao), ou seja, comum, muito comum contratar, circular riquezas, obter consequncias econmicas, e o contrato um instrumento moderno, o instrumento contemporneo de circulao de riquezas. Volto a dizer negcio jurdico pelo qual se compe interesses privados econmicos. Pois bem, em se tratando de negcio jurdico, pelo qual se compe interesses privados econmicos.

2. ELEMENTOS DE VALIDADE DO CONTRATO a. AGENTE CAPAZ: A regra que o agente tem que ser capaz, no entanto se o agente for incapaz ele pode ser representado ou assistido. Ocorre, que em determinados contratos no basta a manifestao do representante ou do assistente, exige-se ainda, a autorizao judicial. Tm-se como exemplo os casos de DOAO e VENDA de imvel pertencente a incapaz, onde marido e mulher resolvem por fim a contenda deixando os imveis para os filhos. Agora, pai e me no podero representar ou
Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

assistir o menor, no caso de venda o imvel seja qual for a motivao, devendo solicitar autorizao judicial para tanto, ouvido o MP, assim em determinados contratos no bastante a representao ou assistncia sendo necessrio a autorizao judicial. Ainda sobre a capacidade do agente muito importante lembrar que nada impede que o contrato seja celebrado por entes despersonalizados, isso porque os entes despersonalizados possuem capacidade jurdica, embora no tenham personalidade. E dotados, providos de capacidade podem celebrar contratos. Exemplos: 1) o condomnio edilcio celebra diversos contratos, ele compra, celebra contrato de emprego com seus funcionrios, ento ele no tem personalidade ente despersonalizado mas celebra contratos. 2) Outro exemplo a sociedade de fato e a massa falida, igualmente no tem personalidade, sendo ente despersonalizado, mas podem celebrar contrato, e o fazem pelo simples motivo de que possuem capacidade. Assim, o primeiro elemento norteados, de validade, o primeiro elemento componente de uma relao contratual o agente capaz. Capacidade do Agente o primeiro elemento. b. LICITUDE E POSSIBILIDADE DO OBJETO OBJETO LCITO, POSSVEL, DETERMINADO OU DETERMINVEL: A respeito da licitude do objeto implica em nulidade do contrato, ou seja, se o contrato ilcito ou indeterminado ele nulo nos termos do art 166 do CC. Porm, para quem est fazendo concurso cabe uma advertncia, devido a uma possibilidade de confuso na hora do concurso. QUAL ESSA POSSIBILIDADE DE CONFUSO? Pensem, ela decorre de uma situao especfica. Tomem cuidado para no confundir a ilicitude do objeto com a falsidade da causa. Se o objeto ilcito a consequncia a NULIDADE. Se a causa (motivo ou objeto), a consequncia ANULABILIDADE. I- OBJETO ILCITO II- CAUSA FALSA NULIDADE (art. 166) ANULABILIDADE (art. 140)

Veja, portanto, que a diferena crucial para o entendimento da matria. Ex.: I- Nulidade do Contrato por Ilicitude do Objeto - Contrato que tem por objeto transporte de substncia entorpecente, portanto se o objeto ilcito o contrato nulo.
Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

II- Anulabilidade decorrente da causa falsa Imagine que voc adquiriu uma empresa, e voc supe que tem uma outra empresa da mesma rea da sua atividade, do mesmo ramo de sua atividade, uma empresa que aos olhos de todos sempre foi uma empresa lucrativa, prspera, mais competitiva, enfim, sempre se apresentou historicamente com melhores condies. Ai voc diz, vou comprar essa empresa, pois juntando ela com a minha vou juntar todo o meu dinamismo com o poderio econmico que ela tem da voc faz um grande negcio compra a empresa e aps a compra voc descobre que esta empresa uma empresa deficitria, mesmo se apresentando aos olhos dos outros como uma empresa lucrativa e de grande poderio econmico. Neste exemplo temos um evidente caso de causa falsa. NO ILICITA, pois aquele que celebrou o contrato sups que a empresa era lucrativa, mas na verdade ela no era. Assim, quando este falso motivo razo determinante da declarao de vontade, lgico que ai teremos a anulabilidade do negcio por erro. Ainda falando sobre este elemento, o objeto, segundo Orlando Gomes, o objeto deve possuir economicidade. Assim, alm de ser lcito, possvel, determinado ou determinvel, deve possuir economicidade. Significava que s se poderia celebrar um contrato cujo objeto fosse um ajuste patrimonial. Mas ser que isso verdade? Existem relaes contratuais contemporneas em que o objeto do contrato no possuem natureza patrimonial, cujo objeto no tem economicidade? DIREITO DE FAMLIA e DIREITOS DA PERSONALIDADE podem ser objeto de contrato? Certamente, pois houve uma evoluo na doutrina aceitando que no apenas objetos patrimoniais sirvam de objeto de contrato, mas porque? Porque hoje absolutamente possvel que o contrato seja celebrado possuindo como objeto direito de famlia e direitos da personalidade. Ex.: Contrato de convivncia o ajuste da unio estvel, assim um exemplo de um contrato celebrado tendo como objeto direito de famlia. Um outro exemplo, cesso de imagem, cesso de direitos autorais, todos eles servem de exemplo de relaes jurdicas cujo objeto no possui economicidade. Portanto o que pretendo deixar claro que a relao jurdica contratual, no necessariamente precisa ter objeto de patrimonial, o objeto pode ser um direito personalidade, um direito de famlia, mostrando que houve uma ampliao do objeto das relaes contratuais. Uma ampliao do objeto das relaes contratuais no necessariamente patrimonial. c. FORMALIDADE FORMA PRESCRITA OU NO DEFESA EM LEI Art. 104 CC:
Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

A regra geral que os contratos so consensuais, portanto a regra geral que o contrato se forma com o consenso, assim, bastando a manifestao da vontade, por isso se diz que os contratos so consensuais, mas no podemos esquecer que em determinados casos previstos em lei ou por vontade das partes os contratos podem se tornar formais. Observem que se a regra geral que os contratos se formem consensualmente, quando houver previso de lei ou expressa manifestao das partes, a formalidade passa a integrar a substncia do ato sob pena de NULIDADE, vejam que importante, a formalidade deve ser cumprida sob pena de NULIDADE (art. 166 CC). Ex.: Negcios imobilirios, contratos imobilirios, pois todo contrato que tem por objeto bem imvel um contrato formal, solene, porque ele precisa ser formado por escritura pblica e registrado em cartrio. um bom exemplo, mas para quem vai fazer concurso, no pode esquecer de uma coisa muito importante, pois os contratos imobilirios so sempre por escrito, mas o art. 108 CC dispensa escritura pblica nos contratos imobilirios cujo valor no exceda 30 vezes o salrio mnimo dispensa-se a escritura pblica, vejam bem, no deixa de ser um contrato solene, pois ele deve ser por escrito, apenas dispensa-se a escritura pblica. Sobre este assunto vale lembrar um detalhe, dispensa-se a escritura pblica, mas no se dispensa o registro, sendo condio necessria para a aquisio do bem. Ento a dispensa apenas da escritura pblica. Isso porque os usos e costumes no Brasil, quando no ultrapassa os 30 SM, normalmente ele feito por escritura particular. No esquecendo que deve ser feito o registro. E por isso que o cdigo, no art. 108 estabelece essa regra. Ainda sobre esse assunto, preciso ter muita sensibilidade para no confundir formalidade do contrato, com prova do contrato. A distino a seguinte: quando a formalidade for exigida por lei ou pela vontade das partes, ela integra a substncia do ato, sob pena de NULIDADE. Mas isso no implica na vinculao da prova, pois quem trata da prova do contrato o art. 401 do CPC. Este artigo estabelece expressamente que no se admite prova exclusivamente testemunhal em contratos cujo valor exceda o dcuplo do SM. Ao afirmar que os contratos cujo valor exceda dez vezes o SM, no admitindo prova exclusivamente testemunhal, estaria o CPC tornando estes contratos formais e solenes? No, no porque este artigo no est tratando da forma, mas sim trata apenas da prova. LER o ART 401 CPC. Pode ser documental, pode ser pericial, somente no exclusivamente testemunhal, mas o processo existente, vlido e eficaz. Ento significa dizer que o contrato estar produzindo efeitos, mas se houver algum conflito a prova deste contrato no pode ser apenas testemunhal.
Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

De qualquer maneira, o STJ vem dizendo que a depender o tipo de contrato pode se admitir a prova exclusivamente testemunhal. O exemplo fala por si, quando voc contrata um pedreiro, um marceneiro comum fazer um documento escrito? No, costumeiramente, contratase pedreiro, marceneiro, etc. sem instrumento escrito, por isso que o STJ vai flexibilizando, vai mitigando a dureza do artigo 401 e vai permitindo que mesmo que o valor exceda 10 vezes o SM, a prova possa ser exclusivamente testemunhal. Para quem vai fazer concursos, a mensagem que fica: a forma dos contratos no se confunde com a prova dos contratos. Assim a forma integra o plano da VALIDADE, quando exigida. J a prova nada tem haver com nenhum dos planos do contrato. Ento um contrato que desobedece sua forma NULO, e sendo NULO, no se permite a convalidao1. Alis, essa na verdade a exata diferena entre os contratos nulos e anulveis, essa possibilidade de convalidao, que exclusivo dos anulveis, os NULOS no se convalidam, mas permitem converso substancial. Os contratos nulos por vcio de forma, apesar de no serem ratificveis, admitem converso substancial, disposto no art. 170 do CC, essa converso substancial a recategorizao, assim o juiz pode recategorizar, transmudando um contrato em outro aproveitando a vontade. Ex.: Imaginem que uma senhora, sem herdeiros necessrios e no gozo de suas faculdades mentais, faz uma doao enfermeira que cuidava dela, sendo objeto da doao seu nico imvel (ela pode fazer a doao desse imvel? Pode, pois no havendo herdeiros necessrios ela no sofre a limitao da legtima), deixando gravado clusula de usufruto em seu favor, sendo assim no comprometendo sua subsistncia. Sobrevindo a morte da doadora, a enfermeira requer o arrolamento e a adjudicao daquele bem em seu favor, que era o nico bem que ela deixou. Ai, a sobrinha da doadora que era sua nica herdeira, mas no era herdeira necessria, se habilita no processo requerendo a NULIDADE da doao, que apesar de se tratar de bem imvel teria sido feito por instrumento particular. Pensem: doao de bem imvel, tem formalidade a cumprir? Sim, deve ter escritura pblica, se no teve escritura pblica o contrato ... NULO, e se ele nulo ele pode ser ratificado? No. Mas existe alguma dvida quanto vontade da doadora de doar para a enfermeira, no! pois ela estava em pleno gozo de suas faculdades mentais, que no tinha herdeiros e gravou com clusula de usufruto. Assim pergunta-se o que a enfermeira pode alegar em seu favor? Converso substancial o que ela pode alegar em seu favor, fazendo com que o juiz mude a forma do contrato de doao nula para testamento particular, podendo assim ser beneficiada, pois o testamento particular seria valido permitindo assim ao juiz aproveitar a vontade em outro instrumento, em outra relao jurdica.

Significa tornar vlido. Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

S para lembrar, que os contratos nulos por vcio de forma no admitem a sua ratificao, mas admitem a converso substancial do negcio jurdico. Outro detalhe tambm importante, que, incide tambm nos contratos nulos a reduo parcial (art. 184 do CC) da invalidade. Reduo parcial o isolamento da invalidade. Pode que em um contrato se tenha uma ou algumas clausulas nulas e outras vlidas. Nesse caso, aproveita-se a manifestao de vontade, afastando-se somente aquelas clausulas e as demais sero aproveitadas. SUMULA 302 do STJ que diz que: A clusula limitadora no tempo de internao hospitalar nula. Ento se eu contratei com o plano de sade que o tempo de internamento ser de 10 dias, significa portanto que no 11 dia ou morre ou fica bom, o plano no cobre mais, ento o contrato inteiro nulo ou somente a clausula? Somente a clausula, portanto o restante do contrato ser aproveitado, aplicando-se a reduo parcial da invalidade. ATENO!!! Os contratos so de regra consensuais, podendo ser formais. Mas quem faz concurso no pode esquecer de uma cetegoria especial de contrato, essa categoria a dos contratos reais (fique atento porque contrato real nada tem haver com direito real, o direito real submete-se ao principio da tipicidade do art. 1225) contrato real aquele que independentemente de ser consensual ou formal exige a tradio para seu aperfeioamento. Como exemplo tem-se comodato, mutuo e depsito, que exigem a tradio para seu aperfeioamento. d. VONTADE LIVRE E DESEMBARAADA Consentimento: Significa declarao de vontade sem vcios. A declarao de vontade no pode ser viciada, sob pena de ANULABILIDADE. Falando de vontade livre e desembaraada temos que falar do silncio. O silncio manifestao de vontade? Tem coisas que se faz pelo silncio, no tem? Eu posso fazer uma doao pelo silencia? Mas posso receber uma doao pura e simples pelo silncio? Art. 111 CC, o silncio pode ser interpretado como manifestao de vontade, mas observe-se 1- quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e 2- no seja necessria a declarao da vontade expressa (no seja necessrio formalidade). O silncio portanto, pode servir como manifestao de vontade a depender dos usos e circunstncias e no exija formalidades prescritas em lei.

Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

3. DIREITO INTERTEMPORAL DOS CONTRATOS Art. 2035 do CC Todo contrato relao jurdica continuativa e como toda relao jurdica de trato sucessivo, com o passar do tempo, pode ficar submetido a diferentes normas. Basta lembrar que do exemplo do contrato que teria sido celebrado antes do CC de 2002 e que depois dele continua produzindo efeitos, uma relao contratual que se manteve depois do cdigo, observe que este contrato foi celebrado sob a gide do CC de 1916, pode passar a estar submetido a outra. Supondo que um contrato atravessa diferentes normas jurdicas surge o interesse no estudo do direito intertemporal. No h que se falar em direito intertemporal se um contrato foi celebrado sob a gide de uma determinada lei e se encerrou sob a prpria lei. Direito intertemporal somente quando o contrato atravessa diferentes leis. DICA: Pensou em relao continuativa e contrato, aplica-se a dica. ESCADA PONTIANA EXISTNCIA, VALIDADE e EFICCIA. Existncia e validade de um contrato ficam submetidas a norma do tempo da celebrao, eficcia fica submetida a norma atual. Ex.: Multa condominial O novo CC reduziu a multa condominial de 20% para 2%, se aplica aos condomnios que j haviam sido celebrados antes do CC de 2002? Aplica-se sim, pois trata-se do plano da eficcia o STJ se manifestou no Resp. 722.904/RS. A nova multa condominial aplica-se inclusive aos contratos celebrados antes da vigncia do CC 2002. Ex.: Modificao do regime de bens CC 1916 no permitia, o novo permite. As pessoas casadas na vigncia do cdigo antigo pode mudar o regime de bens? Vejamos, dentro do contrato de casamento a mudana de regime de bens diz respeito a existncia, a validade ou a eficcia? Se eu quiser saber se ele nulo ou anulvel aplico o CC de 1916, no entanto estou falando do regime de bens que est no plano da eficcia, portanto possvel. STJ j decidiu Resp. 730.546/MG, um segundo exemplo de direito intertemporal aplicvel aos contratos. Ex.: Proibio de sociedades entre pessoas casadas Art. 977 CC probe sociedade entre pessoas casadas e esta proibio aplica-se as sociedades que j existiam? Enunciado 204 da jornada de direito civil resolve que s se aplicam as pessoas casadas na vigncia do CC de 2002, portanto como a exigncia est situada no plano de validade no pode se aplicar as sociedades que j existiam.
Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

4. REGRAS DE INTERPRETAO O contrato baseado na vontade, contrato vontade, e a vontade humana nem sempre clara, nem sempre fcil interpretar a vontade humana. O CC por isso estabelece regras de interpretao dos contratos, para que a vontade declarada fosse esclarecida. Para que a vontade pudesse ser respeitada o CC estabeleceu regras de interpretao. No novo CC estas regras se submetem a dois critrios: a regra de ouro da interpretao e as regras acessrias combinantes. A Regra principal estar sempre presente, j as regras assessrias combinantes se conectam a principal para facilitar a interpretao de determinados contratos. a. Regra Principal: a boa f objetiva (art. 113 CC). b. Regras acessrias combinantes: I. Interpretao dos contratos com reserva mental: o propsito secreto, obscuro de no cumprir aquilo que se est declarando, de no cumprir a vontade. Se uma das partes expressa reserva mental ela est dizendo que no ir cumprir. O artigo 110 se a reserva mental desconhecida da parte contrria, o contrato, vale, subsiste regularmente. Assim, o eventual prejuzo sofrido pela parte resolvido por perdas e danos. Contudo se a reserva mental conhecida da contraparte, ou seja se a parte contrria sabe da reserva mental, caracteriza simulao e torna o contrato NULO. Ex.: Imaginem portanto um contrato de locao de imveis urbanos (nestes contratos com tempo determinado com prazo no superior a 30 meses, o que se chama de denncia motivada ou denncia cheia, somente se permite a denncia nos casos previstos em lei, j a denncia vazia s permitido nos casos de contrato com tempo indeterminado, aqui, por qualquer motivo). Tenho ento um contrato de locao com durao de 20 meses, portanto inferior a 30 e no curso deste contrato recebo uma proposta de locar para outra pessoa, mas no posso despej-lo, pois no h caso prescrito em lei. Assim, eu chamo um amigo e ele: vamos celebrar um contrato? E ele responde: que contrato? Ai digo para ele que um contrato de compra e venda, ou seja, digo ao meu amigo que vou vender a ele meu imvel, mas na verdade no vou te vender, eu s vou declarar que vou te vender e voc vai declarar que vai comprar, para viabilizar com isso, o despejo do meu locador. Com isso eu tenho reserva mental. Meu amigo sabe que eu tenho reserva mental? Sabe!!! Portanto, se meu amigo sabe que na verdade eu no vou
Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

vender e tambm declara a vontade porque ele tambm no vai cumprir o contrato, nem eu vou vender e nem ele vai comprar, causando nulidade do contrato por simulao. Este um exemplo da reserva legal conhecida da contraparte e a soluo legal para o caso. II. Interpretao da declarao de vontade nos contratos art. 112, CC: mais importante a inteno do que o sentido literal da linguagem. Ex.: Quero fazer uma doao para o bombeiro Jos que salvou a vida do meu filho, mas descobre-se que quem salvou foi o bombeiro Joo. Quem recebe? Recebe o bombeiro Joo, pois mais vale a inteno do que o sentido literal das palavras. III. Interpretao restritiva de contratos art. 114, CC: Alguns contratos obrigatoriamente sujeitam-se a interpretao restritiva, so eles: fiana, aval, renncia, disposies benficas e sanes. Nestes casos a interpretao necessariamente restritiva. Ex.: SUMULA 214 do STJ O fiador na locao (de imveis urbanos) no responde por obrigaes resultantes de aditamento ao qual no anuiu. O entendimento consubstanciado nesta smula no afasta, no colide com a incidncia do artigo 39 da nova lei de locaes (Lei 8245/91). Essa nova redao estabelece que o fiador locatcio fica atrelado ao contrato at a efetiva devoluo das chaves. Assim, aparentemente estas duas normas esto em rota de coliso, mas a Smula diz, o fiador no se obriga, no se responsabiliza ao aditamento que no anuiu e o artigo 39 diz que ele responsabilizado at a efetiva devoluo das chaves. Isso porque, o contrato de locao prev renovao automtica, ento percebam o que pode acontecer, contratei uma locao por 12 meses, um Amigo me afianou. Neste contrato de locao eu assumi a obrigao de pagar o a taxa de condomnio, mas sem as taxas extras. Sobrevindo o prazo de 12 meses, o contrato se renovou automaticamente. Pergunta-se: Meu amigo continua me afianando? Sim, pois ele est obrigado at a efetiva devoluo das chaves (SUMULA 204). Agora vejam bem, eu fao um aditamento no contrato sem o conhecimento deste meu amigo, passando a pagar no s o aluguel e o condomnio, mas tambm todas as taxas extras. Neste caso as taxas extras no podem ser debitadas ao Meu amigo, mas, aquilo que ele possua conhecimento, que havia anudo no contrato continua respondendo integralmente (art. 39). Mas o meu amigo queria me afianar apenas pelo prazo de 12 meses, deixando o nus do contrato. Ento, assim que ele tomar conhecimento da
Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

renovao automtica, tem ele 30 dias para notificar o locador informando que ele vai se exonerar. Notificado o locador, no prazo de 30 dias, o locador pode exigir do locatrio que apresente novo fiador, que dever ser apresentado no prazo de 180 dias. Ento o fiador nestes 180 dias fica preso no contrato realmente. E se nestes 180 dias o locatrio no apresentar nova garantia, o locatrio sofrer despejo em 15 dias. Observem que so trs prazos diferentes. ATENO!!! 1 PRAZO 30 dias para que o fiador notifique o locador de sua exonerao. 2 PRAZO 120 dias prazo este para que o locatrio providencie outra garantia, mas fique atento, pois o fiador nestes 120 dias fica atrelado ao contrato. 3 PRAZO 15 dias findo o prazo de 120 dias e no apresentado novo fiador, inicia-se o despejo em 15 dias.

VI. Autocontrato ou contrato consigo mesmo: isso soa estranho, pois falar de contrato consigo mesmo em mbito contratual. Mas, possvel falar em autocontrato quando observarmos a representao privada, que concesso de poderes para que uma pessoa atue em nome de outra. Agora observem, nem toda representao por meio de contrato de mandato, e nem todo contrato de mandato traz consigo uma representao. Ex.: Contrato de sociedade que possui um representante (eleio pelos scios de apenas um representante), mas no contrato de mandato contrato de sociedade. Da mesma maneira se voc pensa no mandato em causa prpria voc enxergar mandato, mas no representao. CONCEITO: Autocontrato se caracteriza quando a mesma pessoa figura, simultaneamente em ambos os polos da relao contratual, em um deles, em nome prprio e no outro, em nome alheio, por fora de representao. Art. 117 estabelece que a interpretao do autocontrato submete-se a seguinte regra: o autocontrato ser anulvel se celebrado no interesse do representante e em prejuzo do representado, o autocontrato se tornar anulvel. Ex.: Meu representante vende o meu terreno para ele mesmo, mas abaixo do valor de mercado esse contrato anulvel. No entanto se o contrato de consumo ou de adeso o autocontrato ser NULO e no anulvel, pois no h nestes contratos manifestao de vontade.
Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

Ex.: SMULA 60 trata de clausula de autocontrato no mtuo. Voc contrata com a Caixa Econmica, ento a ela coloca uma clusula no meio das outras dizendo o seguinte: que voc confere poderes a ela para gerir o contrato em seu nome, se valendo desta clusula a caixa emite uma cambial para assegurar o cumprimento do contrato. Ento ela emite uma cambial em favor dela e contra voc muturio, em virtude dos poderes dados, autocontrato, assim a Smula 60 diz que essa clusula nula por decorrer de autocontrato em um contrato de consumo e de adeso, esta clausula nula por ausncia de declarao de vontade.

5. PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DO CONTRATO O cdigo Civil estabelece trs princpios fundamentais do processo, so eles: 5.1 Boa-f objetiva, Artigos 113 e 422 do CC: O CC trabalha no s com a boa-f objetiva, mas tambm com a boa f subjetiva. A boa f objetiva a de comportamento enquanto que a boa-f subjetiva de conhecimento (psicolgica).

BOA-F

OBJETIVA Comportamental (confiana) SUBJETIVA Conhecimento (psicolgica)

O problema s um, pois o cdigo no adjetiva, no qualifica, ele trata apenas da boa-f, no classificando quando se trata da boa-f objetiva ou quando se trata da boa-f subjetiva, cabendo essa tarefa a voc, descobrindo de qual boa-f ele est tratando. Art. 1.562 do CC (casamento putativo) o casamento nulo ou anulvel celebrado de boa-f. Ex.: casei com minha irm sem saber que era minha irm. Aqui trata-se de boa-f objetiva ou subjetiva? Este exemplo trata da boa-f subjetiva, pois remete ao conhecimento da causa. Eu no sabia que ela era minha irm. J no art. 113, o CC fala que toda e qualquer clausula contratual deve ter o seu sentido definido pela boa-f, aqui ele est falando da boa-f objetiva, pois trata do comportamento das partes.
Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

BOA-F

OBJETIVA Comportamental (confiana) Norma-Princpio Contedo aberto SUBJETIVA Conhecimento (psicolgica) Norma-Regra Contedo fechado previamente definido

Perceba ento a diferena entre a boa-f objetiva e a subjetiva. Boa f objetiva norma princpio e, portanto possui contedo aberto. Boa-f Subjetiva norma-regra e, portanto possui contedo fechado, previamente definido. Partindo da, voc j sabe que o cdigo trabalha com as duas categorias, mas voc percebe que ns iremos trabalhar a boa-f objetiva, porque a boa f objetiva que serve como princpio dos contratos. Preste ateno!!! Em algum momento eu estou dizendo que os contratos no obedecem a boa-f subjetiva? No, s estou afirmando que a boa f subjetiva no princpio, princpio a boa-f objetiva. A boa f objetiva decorre da diretriz da eticiadade. Lembram que o cdigo de 2002 segue trs diretrizes? Eticidade, socialidade e operabilidade. A diretriz da Eticidade inspira a boa-f objetiva, isso porque, ela a tica que se espera dos contratos. o sentimento tico que se espera das pessoas. Ocorre que alguns sentimentos so implcitos atividade humana, mas as pessoas esperam um mnimo dessas aes, por isso a boa f objetiva aquilo que se espera de algum por fora de um sentimento tico. O Fundamento Jurdico da boa-f objetiva vem da constitucionalizao do Direito Civil, artigos 1 e 3 do CC, Dignidade da pessoa humana e Solidariedade Social. J a finalidade da boa-f objetiva flexibilizar o sistema contratual permitindo solues adequadas nos casos concretos. Ento, se a boa-f objetiva a tica que se espera dos contratantes, ela deve ser aplicada a ambas as partes. A boa-f objetiva no aplicada somente ao mais fraco, porque a boa-f objetiva no instrumento de correo de hipossuficincia das partes. Atravs da boa-f objetiva no se est esperando corrigir posies de hipossuficincia. Ambas as partes precisam cumprir a boa-f objetiva, ambas as
Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 5 FASE


UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS VIDIRA-SC

partes tem que ter um sentimento tico. Ento ambas as partes estaro submetidas a boa-f objetiva. TRPLICE FUNO DA BOA-F OBJETIVA: Significa que ela multifuncional, pois desempenha diferentes funes. 1- Funo Interpretativa: Toda clusula contratual deve ter o seu sentido e alcance conforme a tica que se espera das partes. 2- Funo integrativa: esta segunda funo faz com que a boa-f objetiva estabelea deveres anexos, implcitos, independentemente da vontade das partes. fonte autnoma de obrigaes, queiram as partes ou no. Ex.: Dever de informao, de lealdade (Zca pagodinho e nova Schin), de segurana, so alguns exemplos dos deveres anexos, no sendo possvel arrolar todos eles. Consequncias da funo integrativa: A funo integrativa nos brinda com os conceitos de responsabilidade civil pr e ps contratual. Isto porque os deveres anexos esto presentes desde antes at depois, portanto, fala-se em responsabilidade civil pr e ps contratual. Agora, voc acabou de descobrir que o contrato agora trs uma pr eficcia e uma ps eficcia da relao contratual. Ex.: LADA a lada parou de vender o carro e tambm peas de reposio. Ento voc tinha um carro novinho, batia e no tinha peas de reposio para ele. O que a Lada alegava que o contrato estava cumprido, pois ele havia entregado um carro novo para a pessoa, ento, o STJ condenou a Lada a manter peas de reposio por 5 anos no mercado. Este exemplo retrata a boa-f ps contratual objetiva. Ex.: CICA Agricultores do interior do RS, para incentivar os produtores ao cultivo de tomates, vejam bem, ela queria incentivar e no comprar. Desta forma a CICA patrocinava cursos, aperfeioamentos e sementes para os produtores, tudo isso de forma gratuita e lembrando que em nenhum momento ela prometeu comprar a produo deste cultivo. Assim ela procedeu por vrios anos, mas em determinado momento ela fez os cursos, patrocinou as sementes mas no comprou a produo. A CICA foi condenada pois criou expectativas desleais. Trata o exemplo de boa-f objetiva, funo integrativa e aqui voc est visualizando a responsabilidade civil prcontratual, pois ela criou expectativa desleal.

Professor Leandro Gaspar Sabatini Fernandes e-mail le_sabatini@yahoo.com.br fone (49) 9919-9962

Вам также может понравиться