Вы находитесь на странице: 1из 3

PERCENTUAL DA LINHA NEUTRA.

A elaborao deste material tem como principal objetivo, sanar algumas dificuldades e/ou dvidas do setor metalrgico e de caldeiraria, no que diz respeito conformao de materiais por meio de dobramento ou calandragem utilizando-se do PLN (Percentual da Linha Neutra). Existe uma regio da pea a ser dobrada onde no ocorre deformao nem por trao nem por compresso, onde se localiza o que chamamos de linha neutra que utilizada para os clculos nas operaes de dobramento e calandragem. As tenses a que est sujeito um material na regio da dobra so decrescentes a partir das faces externas em direo ao ncleo da pea, crescentes a partir das faces internas em direo face externa, como as mesmas so de sentido inverso h uma linha onde essas tenses se anulam. Sendo assim, a linha neutra da regio de dobra no sofre alteraes de comprimento com o dobramento, o que no acontece nas partes que esto sendo tracionadas ou comprimidas, que podem aumentar ou diminuir seu comprimento.

LN: Linha neutra SI: Superfcie interna SE: Superfcie externa r: raio de concordncia C: fora de compresso T: fora de trao.

No fenmeno da dobra, o PLN depende de vrios fatores. Dentre os quais: as caractersticas do material (dureza), a ferramenta utilizada (levando em considerao o desgaste) e a razo r/e (raio dividido pela espessura) pertinente a geometria da dobra.

Processo de Calandragem:

Durante o processo de calandragem geralmente o PLN de 50%. Isto se justifica atravs da relao r/e que durante este processo sempre muito grande, pois as dobras so mais suaves quando o raio consideravelmente maior que a espessura.

Para fabricao de peas de grande espessura pode haver deformao adicional fazendo com que o PLN

seja um pouco menor que 50% esse valor deve ser obtido atravs de um mtodo experimental ou seguindo experincia da prpria empresa. Isto muito comum em vasos de presso de grande espessura por ex.: 75 mm, 80 mm, 90 mm, 100 mm... Processo de Dobramento:

No dobramento a situao diferente e se torna mais complexa, pois normalmente o PLN calculado menor que 50% e faz-se necessrio levar em conta alm da relao r/e, as caractersticas do material e tambm as condies das ferramentas.

Mas ento, como determinar o PLN no dobramento? Existem mtodos especficos para determinar o Percentual da Linha Neutra no dobramento: Pelos mtodos clssicos da literatura; Atravs do mtodo experimental.

Um dos mtodos clssicos apresentado por Mario Rossi no livro Stampaggio a Fredo Delle Lamiere onde o autor utiliza a razo entre o raio interno da dobra (ri) e a espessura (e) para determinar o PLN: 0,2 0,5 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 10,0 >10,0 34,7% 38,7% 42,1% 45,1% 46,5% 47,0% 47,8% 48,7% aprox. 50,0%

Observe que para as relaes pequenas de ri/e, ou seja, dobras agudas e extremamente foradas o PLN menor (grandes deformaes). Pode tambm ser notado que na proporo em que o raio aumenta em relao espessura, as dobras se tornam mais suaves e o PLN se aproxima de 50%.

Mtodo experimental: Por sua vez, o mtodo experimental no muito prtico no dia-a-dia, porm mais seguro, pois leva em considerao a caracterstica do material (dureza) e a condio das ferramentas (desgaste). O mtodo experimental consiste em dobrar um pequeno pedao de material de comprimento c (na espessura, raio e ferramenta que sero utilizados) e fazer um clculo inverso a fim de determinar a posio da linha neutra (y) em relao espessura. A frmula geral para determinar a distncia y (distncia entre o raio interno e a linha neutra), :

Em um exemplo experimental vamos determinar o PLN: Ex.: Uma chapa de teste cortada com um comprimento c = 76,2 mm, que possui uma espessura e = 3,2 mm, foi dobrada com uma ferramenta de raio r = 15,05 mm. De forma aleatria ao ser dobrada a chapa gerou dois segmentos de reta com medidas a = 19 mm e b = 31,7mm:

Aplicando a frmula e substituindo os valores tm-se:

Atravs da razo entre a distncia y e a espessura e, tem-se:

Multiplicando o resultado obtm-se o valor de 36,2%.

Вам также может понравиться