Вы находитесь на странице: 1из 62

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

INSTALAO E MANUTENO DE EQUIPAMENTOS ELTRICOS EM REAS CLASSIFICADAS


Objetivo: O treinamento tem como objetivo fornecer uma viso ampla sobre os riscos envolvidos numa atmosfera explosiva, de gs/vapor, bem como, orientar na melhor escolha dos equipamentos eltricos para instalao em reas classificadas e tambm como fazer uma instalao segura em reas classificadas. O treinamento inclui tambm: inspeo em atmosferas explosivas, atendendo requisitos da nova NR10. Neste tpico, o aluno ser capacitado para averiguar se os equipamentos e a montagem esto de acordo com os requisitos das normas e legislao atualizada. Para finalizar o treinamento, o aluno ter uma viso completa sobre a manuteno em reas classificadas. Pblico alvo: Manuteno, engenharia, projetos, eletricistas, segurana do trabalho etc. CONTEDO DO PROGRAMA 1- O conceito de atmosfera explosiva para gs/ vapor e poeira combustvel. Uma introduo sobre atmosferas explosivas, fornecendo uma viso prtica dos nveis de riscos envolvidos. 2- Classificao de rea NBR IEC 600 79-10 Conceitos bsicos de classificao de rea: Neste tpico o aluno ter uma viso geral sobre classificao de rea envolvendo os principais assuntos. O objetivo deste assunto preparar uma base slida para auxiliar o profissional na escolha dos equipamentos e tambm na instalao em reas classificadas. Sobre classificao de rea trataremos especificamente de: - O conceito de Zonas: Zona 0 , Zona 1 e Zona 2. - Grupo de gases: IIA, IIB e IIC. - Classificao da temperatura de uma rea versus classe de temperatura dos equipamentos 3- A formao de uma atmosfera explosiva de gs/ vapor Neste tpico ser mostrado como acontece formao de uma atmosfera explosiva de gs ou vapor, atravs do entendimento do Limite de Inflamabilidade e do Flash Point de uma substncia inflamvel lquida. 4- NOCES BSICAS DE CLASSIFICAO DE REAS COM POEIRAS COMBUSTVEIS - IEC 61241

Aqui, o aluno vai entender por que um equipamento prova de exploso, qual a diferena de um equipamento prova de exploso e um equipamento de segurana aumentada, sero explicados tambm:

- Quando escolher um equipamento prova de exploso? - Quando escolher um equipamento de segurana aumentada? - Qual a alternativa mais econmica num projeto?
OS TIPOS DE PROTEO: Ex d Ex e prova de exploso Segurana aumentada NBR IEC 60079-1 NBR IEC 60079-7

Ex de prova de exploso e segurana aumentada NBR IEC 60079-1 e 7 Ex nA No acendvel NBR IEC 60079-15

Ex nR No acendvel com respirao restrita NBR IEC 60079-15 Ex ia Ex ib Segurana intrnseca Segurana intrnseca NBR IEC 60079-11 NBR IEC 60079-11

6- MARCAO DE EQUIPAMENTOS ELTRICOS PARA REAS CLASSIFICADAS Neste tpico o aluno ser preparado para avaliar um equipamento para reas classificadas, atravs de sua marcao de acordo com as normas: IEC, CENELEC, NEC. 7- GRAU DE PROTEO Neste pargrafo entenderemos grau de proteo aplicado em equipamentos para reas classificadas. 8- INSTALAES ELTRICAS EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS NBR-IEC 60079-14 Durante o projeto e a montagem importante a escolha dos acessrios para instalao e montagem dos equipamentos em reas classificadas, tais como: eletrodutos, prensa-cabos, unidade seladora, massa seladora, entre outros. Neste pargrafo vamos entender qual a melhor alternativa tcnica e econmica, na escolha dos acessrios para montagem dos equipamentos. Ser explicado tambm as diversas opes de montagem, conforme segue:

O conceito de Zonas: Zona 20, Zona 21 e Zona 22 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas de poeira combustvel 5- MTODOS DE PROTEO NBR IEC 60079- ... Neste pargrafo trataremos da escolha mais adequada de equipamentos eltricos para instalao em reas classificadas Sero mostrados os principais tipos de tecnologia disponvel no mercado brasileiro e no mundo, para reas classificadas.

-Instalao prova de exploso com eletrodutos e unidade seladora - Instalao prova de exploso com prensa-cabos

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas - Instalao prova de exploso com prensa-cabos + eletrodutos - Instalao de equipamentos de segurana aumentada com prensa-cabos Ex e - Instalao de equipamentos de segurana aumentada com eletrodutos - Instalao de luminria no acendvel Ex nA em Zona 2, com eletrodutos - Instalao de luminria no acendvel Ex nA em Zona 2 , com prensa- cabos - Instalao de luminria no acendvel Ex nR em Zona 2, com prensa-cabos - Instalao de luminria no acendvel Ex nR em Zona 2,com prensa-cabos+ eletrodutos - Instalao de luminria no acendvel Ex nR com unidade seladora+ eletrodutos

9- Inspeo e manuteno em reas classificadas NBR IEC 60079-17:


A manuteno em atmosferas explosivas o ltimo tem do nosso curso: SEGURANA EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS= Classificao da rea + Seleo dos equipamentos+ Instalao + Inspeo + Manuteno, porque entendemos que a segurana est diretamente relacionada a um bom programa de manuteno.

10- Portaria 83 do INMETRO e certificao de conformidade


Neste pargrafo, ser explicada a importncia do certificado de conformidade e, os participantes entendero como fazer a leitura do certificado, comparando com a marcao do equipamento.

CONTEDO DO PROGRAMA

Dados da empresa
Jos da Silva Conexes - Bravema Rua do Rosrio, 765 sala 73 Centro 13.201-015 Jundia SP Fone 11 4521 0932 / 9982 9858 e-mail: jose@bravema.com.br 3

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ANOTAES

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

O que uma atmosfera explosiva? NBR NM-IEC 60050-426

Atmosfera explosiva
NBR IEC Mistura com o ar, sob condies atmosfricas, de substncias inflamveis na forma de gs, vapor, nvoa ou poeira, na qual aps a ignio, a combusto se propaga atravs da mistura no consumida. OUTRA VISO Uma atmosfera explosiva, quando substncias inflamveis de gs, vapor, nvoa ou poeiras combustveis so liberadas na atmosfera e misturadas com o oxignio do ar, numa proporo tal que poder entrar em combusto atravs de uma fonte de ignio,

Ponto de fulgor
a menor temperatura que um produto lquido inflamvel libera vapor em quantidade suficiente para formar uma atmosfera explosiva que pode ser uma centelha ou alta temperatura.

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

AS INSTALAES ELTRICAS OFERECEM PERIGO EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS?


Sim, o perigo potencial! Os equipamentos e componentes eltricos e eletrnicos produzem centelhas e muitas vezes alta temperatura colocando em risco a vida das pessoas e do meio ambiente, sem falar das conseqncias materiais. Por isto muito importante: a b c d determinao do nvel de risco na rea, escolha dos equipamentos e componentes, instalao correta de acordo com as normas, manuteno: todo cuidado necessrio para no descaracterizar as instalaes.

O QUE LIMITE DE INFLAMABILIDADE?


a relao volumtrica entre a substncia inflamvel e o oxigenio, capaz de formar uma mistura explosiva.
Limite inferior de inflamabilidade LII: a concentrao mnima, acima da qual a mistura explosiva pode inflamar. Limite superior de inflamabilidade LSI: a concentrao mxima, abaixo da qual a mistura explosiva pode inflamar.

O QUE PODE PROVOCAR UMA EXPLOSO?


A presena simultnea dos trs fatores abaixo oferecem um risco potencial, podendo causar exploses de grandes propores, colocando em risco a vida humana e ainda envolvendo o meio ambiente. 1. oxignio do ar 2. substncia inflamvel, misturada com o ar: a substncia pode ser: gs, vapor ou poeira combustvel 3. fonte de ignio pode ser: centelha, arco eltrico, superfcie quente (ou qualquer fonte com energia suficiente de inflamao).

O QUE PONTO DE FULGOR?


Ponto de fulgor ou flash point a menor temperatura que um produto inflamvel (lquido), libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura explosiva.

O QUE TEMPERATURA DE AUT O INFLAMAO?


Temperatura de auto inflamao ou temperatura de ignio espontnea a menor temperatura, a partir da qual uma atmosfera explosiva se inflama. Portanto, a elevao da temperatura dos equipamentos eltricos, pode causar a ignio da mistura explosiva.
Fonte de Ignio
Sub st nci a nio ig Ox

Infl am ve l

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

O QUE UMA ATMOSFERA EXPLOSIVA?


O termo ATMOSFERA EXPLOSIVA utilizado no Brasil para definir uma rea onde haja risco de exploso, atravs de gases ou vapores inflamveis ou ainda uma rea na qual haja a presena de fibras ou poeiras combustveis, como por exemplo: carvo, soja, etc. A atmosfera considerada explosiva quando a mistura do ar com substncias inflamveis, tal que poder inflamar atravs de uma centelha (fasca, arco eltrico) ou simplesmente uma superfcie quente.

CLASSIFICAO DE REA
Na classificao de rea observa-se principalmente: 1. qual ou quais substncias inflamveis podero estar presentes (gs, vapor ou poeira combustvel, etc). 2. anlise das caractersticas das substncias, como por exemplo: limite de inflamabilidade, ponto de fulgor, temperatura de auto inflamao etc. 3. anlise das instalaes e dos equipamentos de processos da rea, etc. Nota: uma vez que a rea foi classificada, surgem os nveis de risco presente na atmosfera, que so denominadas zonas. As reas com as possibilidades ou presena de gs ou vapor, so classificadas em zona 0, zona 1 ou zona 2. As reas com as possibilidades ou presena de poeira combustvel, so classificadas em zona 20, zona 21 ou zona 22.

REA CLASSIFICADA PARA GS OU VAPOR

O QUE UMA ATMOSFERA POTENCIALMENTE EXPLOSIVA?


uma atmosfera que pode se converter em explosiva devido as circunstncias locais e de funcionamento do sistema.

REA CLASSIFICADA COM POEIRA COMBUSTVEL

REA CLASSIFICADA
Uma rea classificada, a partir do momento que se faz uma percia ou anlise dos nveis de risco de uma determinada rea.

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

O Tringulo do fogo

Oxignio

Fonte de Ignio

Substncia Inflamvel

A formao de uma Atmosfera Explosiva de gs ou vapor

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ANOTAES

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Limite de inflamabilidade
a relao volumtrica entre a substncia inflamvel e o oxignio do ar, capaz de formar uma mistura explosiva.

LII - Limite inferior de inflamabilidade


a concentrao mnima, acima da qual a mistura explosiva pode inflamar.

LSI - Limite superior de inflamabilidade


a concentrao mxima, abaixo da qual a mistura explosiva pode inflamar.

Temperatura de auto-inflamao
Temperatura de auto-inflamao ou temperatura de ignio espontnea a menor temperatura, a partir da qual uma atmosfera explosiva se inflama.

Substncias que podem formar uma atmosfera explosiva de gs ou vapor

10

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

rea Classificada
NBR IEC 60079-10 rea na qual uma atmosfera explosiva de gs est presente, ou pode ser provvel de estar presente em quantidades tais, que requeiram precaues especiais para a construo, instalao e utilizao dos equipamentos. Nota: Uma rea classificada a partir do momento que um profissional/especialista faz o estudo/projeto de classificao de rea, de acordo com os requisitos da norma.

Classificao de reas perigosas NBR IEC 60079-10

o up Gr

de Zo na s

s se Ga de

Co nc eit o

rea Classificada

Temperatura de Inflamao

11

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ANOTAES

12

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

O conceito de zona para gases e vapores


O conceito de zona utilizado pela Norma Brasileira NBR IEC e Internacional IEC, para determinar o nvel de risco presente em uma atmosfera explosiva.

ZONA 0
Atmosfera Explosiva est presente por longos perodos
rea na qual a mistura explosiva de gs ou vapor, est continuamente presente, durante longos perodos.

ZONA 1
Atmosfera Explosiva pode ocorrer em operao normal
rea na qual a mistura explosiva de gs ou vapor poder estar presente durante a operao normal.

ZONA 2
Atmosfera Explosiva pode ocorrer em operao anormal
rea na qual a mistura explosiva de gs ou vapor, improvvel que acontea durante a operao normal, e se ocorrer, ser por curtos perodos.

Comparao entre as normas NEC e NBR IEC NBR IEC NEC ZONA 0 ZONA 1 ZONA 2 DIVISO 2

DIVISO 1

13

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ZONA 0
rea na qual substncia inflamvel de gs ou vapor, misturada com o oxignio do ar est continuamente presente durante longos perodos. Exemplo: Espaos confinados/interior de reservatrios

ZONA 1
rea na qual substncia inflamvel de gs ou vapor, misturada com o oxignio do ar pode ocorrer durante a operao normal Exemplo: rea de processos, proximidade de vlvulas, reas prximas Zona 0.

ZONA 2
rea na qual a mistura explosiva de gs ou vapor, improvvel que acontea durante a operao normal, e se ocorrer ser durante curtos perodos Exemplo: Depsitos de produtos inflamveis, reas prximas Zona 1.

14

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ANOTAES

15

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Substncia Inflamvel (Lquido)

Substncia Inflamvel (Lquido)

16

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Exemplo de Classificao de rea

17

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Exemplo de Classificao de rea

18

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Exemplo de Classificao de rea

19

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Exemplo de Classificao de rea

20

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Frequncia da mistura explosiva API - RP505


A frequncia da atmosfera explosiva numa determinada rea a base para a definio das zonas. No grfico abaixo o Instituto Americano do Petrleo (API) mostra a frequncia da presena da atmosfera explosiva durante um ano em cada uma das zonas. Exemplo: Zona 2 - Presena da atmosfera explosiva at 10 horas por ano. Zona 1 - Presena da atmosfera explosiva entre 10 e 1.000 horas por ano. Zona 0 - Presena da atmosfera explosiva acima de 1.000 horas por ano.

Horas por ano

21

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

POEIRA COMBUSTVEL
O processo ou armazenagem de poeira nas indstrias alimentcias, de tecidos, de madeiras, borracha, metais, entre outras, oferece risco potencial de exploso. Portanto, estas reas merecem ateno especial e as instalaes eltricas devem ser adequadas. A poeira oferece risco de exploso, quando misturada com o ar em forma de nuvens ou quando fica depositada sobre os equipamentos eltricos, neste caso o risco de exploso potencial, podendo iniciar um processo de combusto sem chama e provocar incndios de grandes propores.

Relao de alguns produtos que podem gerar poeira combustvel, durante o processo: Algodo Alumnio em p Arroz Borracha Enxofre Cacau Carvo mineral Farinha de trigo Madeira Milho Papel Polietileno Protena de soja Semente de cereais, etc.

DEFINIO DE ZONAS COM A PRESENA DE POEIRA COMBUSTVEL IEC 61241

rea na qual poeira combustvel na forma de nuvem misturada com o ar est continuamente presente durante longos perodos.

rea na qual poeira combustvel na forma de nuvem misturada com o ar poder estar presente durante a operao normal.

rea na qual poeira combustvel na forma de nuvem improvvel que acontea durante a operao normal, e se ocorrer ser por curtos perodos.

22

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Alguns produtos que geram POEIRAS COMBUSTVEIS

Resumo da classificao das zonas

23

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ANOTAES

24

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Grupos de Gases

Os gases, so subdivididos em 3 grupos, devido ao seu grau de periculosidade e, em funo da energia liberada durante a exploso.

25

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

CLASSIFICAO DA TEMPERATURA DE UMA REA


COMO DETERMINAR A CLASSE DE TEMPERATURA DE UMA REA, DE ACORDO COM A PRESENA DE GASES OU VAPORES

Na classificao de rea indispensvel conhecer a temperatura de auto inflamao das substncias inflamveis, que esto ou podero estar presentes, portanto, a tabela abaixo tem como objetivo orientar na determinao da classificao da temperatura de inflamao de uma rea de acordo com o tipo de gs encontrado. Exemplo: numa fbrica de tintas, com a presena de: acetona, acetato de etilo, benzeno, etilmetil acetona, acetato de metilo, acetato de n-butilo, acetato de amilo e butanol: localiza-se na tabela, o gs que tem a menor temperatura de auto-inflamao, neste caso, o butanol (343C), a mais perigosa na rea. Portanto, os equipamentos eltricos instalados nesta rea, devem ter a temperatura menor que 343C, por isto devem ser classificados como T2 (300C)

Grupos de Gases
Temperaturas de autoinflamao da rea (C) Classificao da temperatura da rea

II A
Acetato de n-propilo Acetato de n-butilo xido de carbono Acetato de metilo Metano Industrial Acetato de amilo Etilmetil acetona Acetato de etilo Nitrito de etilo Ciclo-hexano

II B II C
Sulfureto de carbono xido de etileno Butadienio 1,3

Hidrognio

Iso-octano

Amonaco

Decano

Hexano

Butano

Temperatura de auto-inflamao (C)


465 535 425 385 287 450 223 650 605 260 204 530 205 498 460 245 510 454 450 420 360 343 90 450 420 425 500 90 300

Produtos de limpeza Farmacuticas Corantes Borrachas artificiais Perfumarias Bebidas alcolicas Essncias artificiais de frutos Texteis artificiais Tintas Vernizes Solventes de gorduras/lubrificantes Solventes de resina Matrias plsticas Hidrocarbonetos Gs combustvel Adubos

245 90 385 300 375 375 90 90 343 343 465 343 300 90 300 500

T3 T6 T2 T3 T2 T2 T6 T6 T2 T2 T1 T2 T3 T6 T3 T2

Etileno

Xileno

(Tipo de indstria)

Fonte: ATX

26

Acetileno

rea de aplicao

Benzeno

Propano

Heptano

Acetona

Pentano

Metanol

Butanol

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Classificao de temperatura de uma rea


Objeto: Indstria farmacutica

Classe de temperatura
Classe de temperatura a classificao do equipamento eltrico em funo de sua temperatura mxima de superfcie.

27

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ANOTAES

28

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

TIPOS DE PROTEO
rea de aplicao Tipos de proteo

So medidas construtivas especficas aplicadas a um equipamento eltrico, para adequar o seu uso em uma atmosfera explosiva
Normas NBR IEC Cenelec

Proteo

Smbolo

Princpio bsico Invlucro capaz de suportar uma presso de exploso interna e no permite que se propague para o ambiente externo Medidas construtivas adicionais aplicadas ao equipamento que em condies normais de operao no produzem arco, centelha ou alta temperatura Dispositivos ou circuitos que em condies normais de operao no produzem arco, centelha ou alta temperatura Dispositivo ou circuitos que em condies normais ou anormais de operao no possuem energia suficiente para inflamar uma atmosfera explosiva Partes que podem causar centelha ou alta temperatura se situam em um meio isolante com leo Partes que podem causar centelha ou alta temperatura se situam em um meio isolante com areia Partes que podem causar centelha ou alta temperatura se situam em um meio isolante com resina Equipamento que opera com presso positiva interna de forma a evitar a penetrao da mistura explosiva Invlucro com fechamento hermtico, por fuso do material Equipamento especial que no requer nenhum tipo de proteo normalizado

A prova de exploso

Zonas 1 e 2

60079-1 EN50018

Segurana aumentada

Zonas 1 e 2

60079-7 EN50019

No acendvel

Zona 2

60079-15 EN50021

Segurana intrnseca

Zona 0 (ia) Zona 1 (ib)

ia ou ib

60079-11 EN50020

Equipamentos imersos

Zonas 1 e 2

60079-6 EN50015

Equipamentos imersos

Zonas 1 e 2

60079-5 EN50017

Equipamentos imersos

Zonas 1 e 2

60079-18 EN50028

Pressurizado

Zonas 1 e 2

60079-2 EN500016

Equipamento hermtico

Zona 2

Equipamento especial

Zonas 0, 1 e 2

29

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Tipos de Proteo

Ex d
Acessr ios ao inox

Proteo: prova de exploso Norma IEC: 60079-1 CENELEC: EN50018 rea de aplicao: Zona 1 e 2 Tipos de Proteo: d Princpio bsico: Invlucro capaz de suportar uma presso de exploso interna e no permite que se propague para o ambiente externo.

Tampa

Chassi Parafusos zincado

GAP (interstcio)

Smbolo:

Cor po Aterramento

Tipos de Proteo
Proteo: Segurana aumentada Norma IEC: 60079-7 CENELEC: EN50018 rea de aplicao: Zona 1 e 2 Tipos de Proteo: e Princpio bsico: Medidas construtivas adicionais aplicadas ao equipamento que em condies normais de operao, no produzem arco, centelha ou alta temperatura.

Ex e

Smbolo:

30

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Tipos de Proteo
Proteo: No acendvel Norma IEC: 60079-15 CENELEC: EN50021 rea de aplicao: Zona 2 Tipos de Proteo: n Princpio bsico: Dispositivos ou circuitos que em condies normais de operao, no produzem arco, centelha ou alta temperatura

Ex nA

nR

nA

Smbolo:

Tipos de Proteo
Proteo: Segurana intrnseca Norma IEC: 60079-11 CENELEC: EN50020 rea de aplicao: Zona 0 e 1 Tipos de Proteo: ia ou ib Princpio bsico: Dispositivos ou circuitos que em condies normais ou anormais de operao, no possuem energia suficiente para inflamar uma atmosfera explosiva.

Ex i

Smbolo:

31

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ANOTAES

32

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Escolha do equipamento para reas classificadas

Quando escolher prova de exploso ou No acendvel?


Consideraes:

Classificao de Zona Grupo de Gases Classificao da Temperatura da rea Manuteno/Substituio Custo (produto, instalao e manuteno)

Quando escolher prova de exploso ou segurana aumentada?


Consideraes:

Grupo de Gases Custo de manuteno/ substituio Corroso Custo (produto x instalao e manuteno) Reposio/disponibilidade

33

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

34

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

GRAU DE PROTEO NBR IEC 60529


De acordo com as normas NBR/IEC, o grau de proteo indicado pelas letras caractersticas IP (ndice de Proteo), seguidas de dois nmeros e, conforme o caso, por mais duas letras: Primeiro numeral caracterstico e segundo numeral caracterstico, sendo que o primeiro refere-se a proteo dada pelo invlucro contra a penetrao de corpos slidos e o segundo numeral contra a penetrao de lquidos. Letra adicional refere-se a indicao relativa a proteo de pessoas e a letra suplementar a informaes suplementares.

35

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ANOTAES

36

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

INSTALAES ELTRICAS EM REAS CLASSIFICADAS

37

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

TIPO DE INSTALAO
Sistema com eletroduto

Unidade seladora Eletroduto NBR 5597/98

Mximo 450 mm

Instalao de equipamentos Ex d com Unidade seladora

Unidade seladora

38

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

A passagem da rea classificada

Selagem da Unidade seladora

39

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Instalao de equipamentos Ex d com prensa-cabos A2F

Instalao de equipamentos Ex d com prensa-cabos A2FRC

40

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Sistema com prensa-cabos + eletroduto

Instalao com prensa-cabos Ex d


As instalaes de equipamentos prova de exploso, utilizando prensa-cabos Ex d, est restrito invlucros com volume mximo de 2 dm3. Para volumes maiores, devem ser utilizados prensa-cabos Ex d, com selo.

41

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Prensa-cabos com armadura de fios

Prensa-cabos com armadura de trana

Prensa-cabos com armadura de fita

42

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

INSTALAO PROVA DE EXPLOSO


De acordo com a Norma Brasileira NBR/IEC, so conhecidos trs mtodos para instalao prova de exploso:

INSTALAO PROVA DE EXPLOSO OU SEGURANA AUMENTADA, COM PRENSA-CABOS


Quando se utiliza cabo sem armadura, muitas vezes h necessidade de proteo mecnica dos cabos, para evitar o risco de acidente na rea. Para atender esta necessidade a Nutsteel oferece/sugere a utilizao do prensa-cabos tipo unio, que pode ser escolhido na pgina 403.

1 Sistema com eletroduto rgido, sistema tradicional, muito utilizado no Brasil. Vantagem: proteo absoluta dos condutores. Utilizao de cabo comum. Desvantagem: sistema rgido e selado, no caso de modificao h perda de material.

Eletroduto NBR 5597/98 Tampa de inspeo Massa seladora

Fibra para reteno da massa

Eletroduto para proteo dos cabos

Condutor eltrico

2 Sistema com prensa-cabos (cabo armado) Vantagem: rapidez na instalao e possibilita fazer modificaes com facilidade. Desvantagem: mo-de-obra especializada, pois necessita de cuidados especiais. Alto custo do cabo armado.

Isolao externa do cabo Corpo

Condutor eltrico

Contra corpo Junta de vedao Armadura do cabo

Prensa-cabos tipo unio Ex de

3 Sistema com prensa-cabos (cabo no-armado) Vantagem: rapidez na instalao e baixo custo. Desvantagem: cabo sem proteo mecnica, risco de centelhamento em caso de acidente.

Isolao externa do cabo

Botoeira Ex d

Corpo Junta de vedao Contra corpo

43

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Instalao de equipamentos Ex e, com prensa-cabos Ex e

Sistema com cabo

Instalao de equipamentos Ex e com eletroduto

Eletroduto para proteo mecnica

Prensa-cabos tipo unio

44

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ANOTAES

45

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

INSPEO E MANUTENO DE EQUIPAMENTOS ELTRICOS EM REAS CLASSIFICADAS NBR IEC 60079-17

46

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

REQUISITOS DO PROFISSIONAL

Conhecer classificao de rea Conhecer tipos de proteo Conhecer instalaes em reas classificadas Conhecer a norma de inspeo-manuteno

47

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

DEFINIES

MANUTENO
Aes executadas para manter ou reparar um determinado equipamento, a fim de conserv-lo a desempenhar as funes requeridas a ele aplicveis,

Realizada no incio
Nos equipamentos eltricos

Realizada rotineiramente Nos equipamentos eltricos

Nas instalaes
INSPEO INICIAL

Nas instalaes
INSPEO PERIDICA

INSPEO VISUAL
Inspeo visual identifica, sem o uso de ferramentas, irregularidades tais como:

INSPEO APURADA
Identifica os aspectos no detectados na INSPEO VISUAL, por exemplo: 1. Ausncia de massa seladora, nas unidades seladoras. 2. Parafusos frouxos. Ou seja, somente so detectados com auxilio de uma ferramenta.

Ausncia de parafusos Ausncia de unidade seladora Ausncia da marcao de conformidade, etc.

INSPEO DETALHADA
Identifica os aspectos no detectados na INSPEO APURADA, alm disso, identifica defeitos como: 1. Terminais frouxos que somente so detectados com a abertura do invlucro. 2. Componente internos em desacordo com o certificado de conformidade ( Ex.: Reatores )

48

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

DEFINIES

INSPEO E MANUTENO SUPERVISO CONTNUA


Presena freqente de pessoal qualificado, que tenha experincia na instalao especfica e no ambiente local, de forma a manter as caractersticas das instalaes das reas classificadas em condies satisfatrias.

INSPEES PERIDICAS E REGULARES


Aps qualquer substituio de peas. Troca de lmpadas. Aps reparos, ajustes, abertura de equipamentos. Mudana na classificao da rea.

INSPEES PERIDICAS
Para determinao da periodicidade das inspees, devem ser considerados principalmente os fatores: Possibilidade de ingresso de gua. Exposio a produtos qumicos,

Exposio ao sol e chuva. Exposio a temperaturas excessivas. Risco de danos mecnicos. Exposio vibraes excessivas. Corroso.

Acmulo de poeiras. Presena de roedores na rea.


Devem ser considerados outros fatores de risco aos equipamentos e instalaes, conforme as condies especficas das reas.

Para determinar o intervalo das inspees peridicas deve-se considerar: 1. 2. 3. 4. O tipo do equipamento. As recomendaes do fabricante. A rea em que est instalado Os fatores que determinam sua deteriorizao

Nota: O intervalo no deve exceder trs anos sem o parecer de um especialista.

49

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

DOCUMENTAO
Documentos necessrios para inspeo e manuteno:

NBR IEC 60079-10 - Projeto de classificao da rea. NBR IEC 60079-0 - Requisitos gerais. NBR IEC 60079-17 - Inspeo e manuteno.

CUIDADOS AO ENTRAR NAS REAS CLASSIFICADAS



Energia esttica. No entrar com equipamentos centelhantes: Empilhadeira, Furadeira, Telefone celular, Telefone fixo, computador, Rdio, etc.

Outros equipamentos que possam causar atrito e conseqentemente fascas na


rea. NOTA: Todos os equipamentos eltricos em reas classificadas, devem ser apropriados.

50

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ANOTAES

51

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

INSPEO DE EQUIPAMENTOS Ex

52

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

INSPEO DE INSTALAES Ex

53

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

NORMAS APLICADAS
NBR
NBR ISO 9001:2000 Sistemas de gesto da qualidade - Requisitos NBR 5597 Eletroduto de ao-carbono e acessrios, com revestimento protetor e rosca NPT - Requisitos NBR 5598 Eletroduto de ao-carbono e acessrios, com revestimento protetor e rosca BSP Requisitos NBR 5410 Instalaes eltricas de baixa tenso NBR 6251 Cabos de potncia com isolao extrudada para tenses de 1 kV a 35 kV - Requisitos construtivos NBR 5456 Eletricidade geral NBR 5413 Iluminncia de interiores

NORMAS PARA EQUIPAMENTOS E INSTALAES EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS


NBR IEC NBR IEC 60079-10 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas - Parte 10: Classificao de reas NBR IEC 60079-14 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas - Parte 14: Instalao eltrica em reas classificadas (exceto minas) NBR IEC 60079-17 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas - Parte 17: Inspeo e manuteno de instalaes eltricas em reas classificadas (exceto minas) NBR IEC 60079-1 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas - Tipo de proteo d Especificao NBR IEC 60079-7 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas - Segurana aumentada - Tipo de proteo e NBR IEC 60079-15 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas: Tipo de proteo n NBR IEC 60079-11 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas de segurana intrnseca - Tipo de proteo I NBR IEC 60079-18 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas: Tipo de proteo m IEC IEC 60079-10 Electrical apparatus for gas explosive atmospheres- Part 10: Classification of hazardous areas IEC 60079-14 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Part 14: Electrical installations in hazardous areas (other than mines) IEC 60079-17 Electrical apparatus for gas explosive atmospheres - Part 17: Inspection and maintenance of electrical installation in hazardous areas (other than mines) IEC 60079-1 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Part 1: Flameproof enclosures d IEC 60079-7 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Part 7: Increased safety e IEC 60079-15 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Part 15: Type of protection n IEC 60079-11 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Part 1: intrinsic safety i IEC 60079-18 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Part 18: Construction, test and marking of type of protection encapsulation m electrical apparatus IEC 60079-2 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Part 2: Pressurized enclosures p CENELEC EN 60079-10

EN 60079-14

EN 60079-17

EN 60079-1 (EN 50018)

EN 60079-7 (EN 50019)

EN 60079-15 (EN 50021) EN 60079-11 (EN 50020)

EN 60079-18 (EN 50028)

NBR IEC 60079-2 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas - Invlucros com pressurizao ou diluio contnua - Tipo de proteo p

EN 60079-2 (EN 50016)

54

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

NORMAS PARA EQUIPAMENTOS E INSTALAES EM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS


NBR IEC NBR IEC 60079-5 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas - Parte 5: Imerso em areia q NBR IEC 60079-6 Equipamentos eltricos imersos em leo para atmosferas explosivas Tipo de proteo o NBR IEC 60079-25 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas - Sistemas Intrinsecamente Seguro NBR IEC 60079-27 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas - Parte 27: Conceito de Fieldbus intrinsecamente seguro (FISCO) e conceito de Fieldbus no-acendvel (FNICO) NBR IEC 60529 Graus de proteo p/ invlucros de equipamentos eltricos (cdigo IP) NBR IEC 61241-0 Equipamentos eltricos para utilizao em presena de poeira combustvel - Parte 0: Requisitos gerais NBR IEC 61241-1 Equipamentos eltricos para utilizao em presena de poeira combustvel - Parte 1: Proteo por invlucros tD NBR IEC 60079-0 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas - Parte 0: Requisitos gerais NBR NM-IEC 60050-426 Equipamento eltrico para atmosfera explosiva Terminologia
Nota:

IEC IEC 60079-5 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Part 5: Powder filling q IEC 60079-6 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Part 6.: Oil-immersion o IEC 60079-25 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Intrinsically safe systems IEC 60079-27 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Part 27: Fieldbus intrinsically safe concept (FISCO) and Fieldbus nonincendive concept (FNICO) IEC 60529 Degrees of protection provided by enclosures (IP Code) IEC 61241-0 Electrical apparatus for use in the presence of combustible dust - Part 0: General requirements IEC 61241-1 Electrical apparatus for use in the presence of combustible dust - Part 1: Protection by enclosures tD IEC 60079-0 Electrical apparatus for explosive gas atmospheres - Part 0: General requirements IEC 60050-426 IEV - Electrical apparatus for explosive gas atmospheres Vocabulary (TC 1)

CENELEC EN 60079-5 (EN 50017) EN 60079-6 (EN 50015)

EN 60079-25

EN 60079-27

EN 60529

EN 61241-0

EN 50281-1-1

EN 60079-0 (EN 50014)

As normas relacionadas podem ser adquiridas na ABNT, atravs do site www.abnt.digital.com.br Na ausncia da norma NBR IEC, prevalece a IEC.

55

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

Glossrio
CONMETRO Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial SINMETRO Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial CNI Confederao Nacional da Indstria ABINEE Associao Brasileira da Indstria Eltrica e Eletrnica ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas ELETROBRS Centrais Eltricas Brasileiras S/A CNN Comit Nacional de Normalizao SBAC Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade SBC Sistema Brasileiro de Certificao CBC Comit Brasileiro de Certificao OCS Organismo de Certificao de Sistema de Qualidade OCP Organismo de Certificao de Produtos UC Unio Certificadora RAC Regulamento de avaliao da conformidade CEPEL Centro de Pesquisas de Energia Eltrica CERTUSP Certificadora da USP IEE Instituto de Eletrotcnica e Energia UL Underwriters Laboratories Inc. IEC International Electrotechnical Comission CENELEC European Committee for Electrotechnical Standards CENELEC Comit europeu para padronizao de normas no setor eltrico. Um grupo de 19 pases europeus e 11 pases aliados que seguem as normas CENELEC, baseado num trabalho paralelo IEC/CENELEC NEC National Electrical Code CEC Canadian Electrical Code EX Simbologia utilizada pela norma NBR/IEC, para identificar produtos para instalao em rea classificada (atmosferas explosivas) EEX Simbologia utilizada pelo CENELEC, para identificar produtos para instalao em rea classificada (atmosferas explosivas) NBR Norma Brasileira NBR IEC Norma Brasileira

56

DOCUMENTAO

SISTEMA BRASILEIRO DE CERTIFICAO -Entendendo a certificao de produtos. CERTIFICADO DE CONFORMIDADE - Luminrias NN 800 e NN 850. CERTIFICADO DE CONFORMIDADE - Luminria Fle. CERTIFICADO DE CONFORMIDADE - Redutor NERD.

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ENTENDENDO A CERTIFICAO DE PRODUTOS


Apresentamos abaixo um resumo das partes envolvidas atualmente na Certificao de produtos para atmosferas explosivas. Informaes mais detalhadas podem ser obtidas atravs do site do Inmetro e/ou das entidades envolvidas.

CONMETRO Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INMETRO SBAC CBC OCC OCP OCS
Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade Comit Brasileiro de Certificao Organismo de Certificao Credenciado Organismo de Certificao de Produtos Credenciado Organismo de Certificao de Sistema da Qualidade

INMETRO Organismos de Certificao de Produtos Credenciado - OCPs

CEPEL OCP

UC OCP/OCS

CERTUSP OCP

UL OCP/OCS

NCC OCP/OCS

BUREAU VERITAS OCP/OCS

INMETRO: OCPs:

o organismo de credenciamento do sistema So organismos que conduzem e concedem a certificao de conformidade de produtos nas reas voluntrias e compulsria, com base em normas nacionais, regionais e internacionais ou regulamentos tcnicos.

CERTIFICADO DE CONFORMIDADE
Documento emitido de acordo com as regras de um sistema de certificao indicando existir um nvel adequado de confiana de que um produto, processo ou servio, devidamente identificado, est em conformidade com uma norma especfica ou outro documento normativo.

58

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

COMENTRIOS SOBRE A PORTARIA 83


As instalaes eltricas em atmosferas explosivas oferecem risco?

MARCAO EX CONFORME RAC


Sigla Simbologia Tipo de proteo Grupo Classe de temperatura

Sim h um risco potencial, pois os equipamentos e componentes eltricos comuns podem causar a ignio de uma atmosfera explosiva, atravs de uma centelha ou superfcie quente, da podemos entender no incio da portaria 83, que se preocupa com:
o nvel de segurana adequado a preservao da vida, de bens e do meio ambiente
Art. 2

BR

Ex

Fica mantida a obrigatoriedade da identificao da certificao no mbito do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade - SBAC, iniciada em janeiro de 1995, para todos os equipamentos eltricos, eletrnicos, associados, acessrios e componentes, a serem utilizados em atmosferas potencialmente explosivas, nas condies de gases e vapores inflamveis, comercializados e utilizados no Brasil, salvo as excees previstas no Regulamento de Avaliao da Conformidade de Equipamentos Eltricos para Atmosferas Potencialmente Explosivas, nas condies de gases e vapores inflamveis, incluindo o filtro prensa para leo diesel e os instrumentos destinados a medir continuamente os volumes de combustveis lquidos.

d e n i o p q m h s

minerao

T1 T2 T3 T4 T5 T6 Nmero do certificado + nome do OCP

II IIA gs ou IIB vapor IIC III poeira

Exemplos de marcao: 1. Equipamento a prova de exploso, para o grupo IIB, classe de temperatura T4: BR - Ex d IIB T4 2. Equipamento com segurana aumentada para o grupo IIC e classe de temperatura T3 : BR - Ex e IIC T3

Nota: importante observar que os componentes e acessrios tambm esto sujeitos certificao. So exemplos de acessrios: unidades seladoras, unies, niples, luvas de reduo, prensa-cabos, etc. Qual a garantia de que um produto est em conformidade com a portaria 83 do INMETRO? O certificado de conformidade. Este um documento muito importante para a segurana do consumidor, pois atesta que o produto est de acordo com as normas tcnicas. Outro aspecto que o produto deve estar identificado de acordo com o regulamento de avaliao da conformidade - RAC. Identificando um produto certificado Resumo: O regulamento de avaliao da conformidade - RAC estabelece as regras para marcao de equipamentos eltricos para atmosferas explosivas, resumo a seguir:

Identificando uma luminria Ex d

59

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

A CERTIFICAO NO BRASIL
A certificao de produtos para instalao em atmosferas explosivas obrigatria e est regulamentada atravs de portaria do INMETRO.

Art. 5 Ser concedido prazo, at 31 de dezembro de 2007, para que os produtos em processo de fabricao, j certificados no mbito do SBAC, se adeqem ao Regulamento de Avaliao da Conformidade ora aprovado. Art. 6 As situaes especiais, previstas no Regulamento de Avaliao da Conformidade de Equipamentos Eltricos para Atmosferas Potencialmente Explosivas, nas condies de gases e vapores inflamveis, devero ser dispensadas da obrigatoriedade de certificao de conformidade, no mbito do SBAC. Art. 7 A fiscalizao da comercializao dos produtos em conformidade com as disposies contidas nesta Portaria, em todo o territrio nacional, ficar cargo do Inmetro e das entidades de direito publico a ele conveniadas. Art. 8 A inobservncia das disposies contidas nesta Portaria acarretar, a seus infratores, as penalidades previstas no art. 8 da Lei n. 9.933, de 20 de dezembro de 1999 Art. 9 Esta Portaria entrar em vigor na data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio, ficando revogadas as Portarias Inmetro n. 176, de 17 de julho de 2000, e n 84, de 30 de julho de 1997.
JOO ALZIRO HERZ DA JORNADA

PORTARIA 83 DE 03 DE ABRIL DE 2006


MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO Portaria n. 83, de 03 de abril de 2006. O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL INMETRO, no uso de suas atribuies, conferidas no 3 do artigo 4, da Lei n. 5.966, de 11 de dezembro de 1973, no artigo 3, inciso I da Lei n. 9933, de 20 de dezembro de 1999, no artigo 16 da Estrutura Regimental da Autarquia, aprovada pelo Decreto n 4.630, de 21 de maro de 2003 e na Resoluo Conmetro n. 04, de 02 de dezembro de 2002; Considerando a necessidade de que o projeto, a aquisio de materiais, a construo, a montagem e o condicionamento das instalaes e equipamentos eltricos a serem utilizados em atmosferas potencialmente explosivas, nas condies de gases e vapores inflamveis, sejam realizados de modo a atingir o nvel de segurana adequado preservao da vida, de bens e do meio ambiente; Considerando a necessidade de no inviabilizar os mercados produtor e consumidor de equipamentos eltricos para uso em atmosferas potencialmente explosivas, resolve baixar as seguintes disposies:

Art. 1 Aprovar o Regulamento de Avaliao da Conformidade de Equipamentos Eltricos para Atmosferas Potencialmente Explosivas, nas condies de gases e vapores inflamveis Art. 2 Fica mantida a obrigatoriedade da identificao da certificao no mbito do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade - SBAC, iniciada em janeiro de 1995, para todos os equipamentos eltricos, eletrnicos, associados, acessrios e componentes, a serem utilizados em atmosferas potencialmente explosivas, nas condies de gases e vapores inflamveis, comercializados e utilizados no Brasil, salvo as excees previstas no Regulamento de Avaliao da Conformidade de Equipamentos Eltricos para Atmosferas Potencialmente Explosivas, nas condies de gases e vapores inflamveis, incluindo o filtro prensa para leo diesel e os instrumentos destinados a medir continuamente os volumes de combustveis lquidos. Art. 3 A certificao ser concedida por Organismo de Avaliao da Conformidade acreditado pelo Inmetro. Pargrafo nico. A certificao, de que trata o caput deste artigo, ser feita de acordo com o Regulamento de Avaliao da Conformidade de Equipamentos Eltricos para Atmosferas Potencialmente Explosivas, nas condies de gases e vapores inflamveis, incluindo o filtro prensa para leo diesel e os instrumentos destinados a medir continuamente os volumes de combustveis lquidos, disponibilizado no sitio www.inmetro.gov.br ou no endereo descrito abaixo:
Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - Inmetro Diretoria da Qualidade Dqual Diviso de Programas de Avaliao da Conformidade - Dipac Rua Santa Alexandrina n 416 - 8 andar - Rio Comprido Cep: 20261-232 Rio de Janeiro/RJ

A Nutsteel certificada, segundo a NBR ISO 9001:2000, envolvendo o projeto e a fabricao de luminrias e acessrios, caixas de ligao, painis e acessrios para instalao em atmosferas explosivas e uso industrial em geral.

Art. 4 As unidades martimas fabricadas no exterior e importadas, destinadas a lavra de petrleo ou ao transporte de produtos inflamveis, para trabalho off shore, sero dispensadas da obrigatoriedade da certificao no mbito do SBAC, uma vez que para elas so vlidos os critrios para aceitao dos fornecedores e as certificaes adotadas pelas sociedades classificadoras.

60

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ENTENDENDO O CERTIFICADO DE CONFORMIDADE


A certificao de produtos para instalao em atmosferas explosivas compulsria, est regulamentada pela portaria 83 do INMETRO de 03 de abril de 2006.

OCP - Organismo de Certificao de Produtos Nmero do Certificado de conformidade

Data de validade do certificado

Data de emisso do certificado

IMPORTANTE Ao analisar um certificado de conformidade, deve-se observar: a data de validade conferir se o produto est identificado conferir o nmero do certificado, identificado no produto

61

TREINAMENTO Atmosferas Explosivas

ANOTAES

62

Вам также может понравиться