Вы находитесь на странице: 1из 3

FACULDADE LUSO BRASILEIRA FALUB CURSO: ADMINISTRAO 5 PERODO ALUNO: GALDYANNO CAVALCANTI GUERRA PROFESSORA: JULIANA BRITO

CARPINA PE 21 DE DEZEMBRO DE 2012

ANLISE SWOT Uma vez tive a grande oportunidade de participar de um Planejamento Estratgico em uma empresa e achei muito importante a utilizao de ferramentas como Brainstorming, Plano de Ao 5W2H, as cinco foras de Michael Porter, Balanced Scorecard e Matriz FOFA. O mais interessante ao participar de um processo de Planejamento Estratgico perceber que a Misso, Viso e os objetivos estratgicos so conduzidos ao longo do ano por todos os colaboradores, a essncia do planejamento tem um poder de penetrar no pensamento e nas aes das pessoas de forma que a organizao como um todo caminhe da direo definida. Esse um processo fundamental para empresas que pretendem comunicar as partes interessadas do seu negcio o seu pensamento estratgico e colocar todos andando na mesma direo.

Vamos falar hoje sobre uma dessas ferramentas, a Matriz FOFA ou anlise SWOT como preferir. J falamos sobre o Balanced Scorecard aqui no Blog, aproveite para saber mais.

A matriz FOFA (Foras, Fraquezas, Oportunidades e Ameaas) ou SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) uma ferramenta usada para analisar o ambiente externo e interno de uma organizao. O seu principal objetivo mapear quais so as oportunidades do mercado e tentar tirar o mximo proveito delas com as foras internas da organizao. Permitir o combate as fraquezas internas, permitindo que a companhia entre num processo de melhoria contnua. As ameaas devem ser tambm mapeadas evitando que a empresa "seja pega de surpresa" e que possam ter solues e alternativas previstas em caso de concretizao dos fatos negativos.

Vamos ver um passo a passo simples para fazer uma anlise FOFA

Passo 1 - Faa um brainstorming olhando para dentro da sua organizao e mapeie as foras e fraquezas, fundamental ter integrantes de diferentes reas e que conheam bem seus processos.

Passo 2 - Agora, olhando para fora, repita o brainstorming buscando oportunidades e ameaas no mercado. Quanto as pessoas esto informadas acerca do ambiente externo, mais informao ser produzida nessa etapa.

Passo 3 - Defina estratgias que:


Aproveitem Aproveitem Corrijam

as oportunidades do mercado; as foras internas;

as fraquezas internas; ou reduzam o efeito das ameaas externas ou, ainda,

Neutralizem

possibilitem caminhos alternativos (ter um plano B);

A FOFA tem uma caracterstica fundamental de organizar os brainstormings relacionados a anlise do ambiente interno e externo da organizao, uma forma de direcionar as estratgias de acordo com esses ambientes, uma forma importante de reflexo, atitude e melhoria contnua nas empresas e uma grande geradora de insumos para o processo de elaborao das estratgias.

Вам также может понравиться