Вы находитесь на странице: 1из 19

NDICE

CAPITULO I ................................................................................................................................................ 6 Epigrafe.................................................................................................................................................... 6 AGRADECIMENTO ............................................................................................................................... 0 RESUMO ................................................................................................................................................. 4 CAPITULO II ............................................................................................................................................... 5 1.1 1.2 DESCRIO DO PROBLEMA ................................................................................................ 5 PERGUNTAS DE INVESTIGAO .................................................................................... 5 PERGUNTAS GENRICAS OU PRINCIPAIS .......................................................... 5

1.2.1

1.2.2 PERGUNTAS SECUNDRIAS .......................................................................................... 5 1.3 OBJECTIVO DA INVESTIGAO................................................................................................ 5 1.3.1 OBJETIVOS GERAIS .............................................................................................................. 5 1.3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS .............................................................................................. 6 1.4 DELIMITAO ................................................................................................................................. 6 1.5. SISTEMATIZAO ........................................................................................................................ 6 CAPITULO III.............................................................................................................................................. 8 1. RESENHA HISTRICA DA GUINE BISSAU ............................................................................ 8 1.2 GOLPE DE ESTADO ................................................................................................................ 10 1.3 GEOGRAFIA .............................................................................................................................. 11 1.4 POLTICA.................................................................................................................................... 11 CAPTULO IV ........................................................................................................................................... 12 2. A COOPERAO NO DOMNIO DA DEFESA E SEGURANA ANGOLA E GUINE BISSAU 12 2.1 MISSANG ....................................................................................................................................... 13 2.3 COOPERAOTCNICO-MILITAR GUIN-BISSAU/ANGOLA .......................................... 14 2.4 O FIM DA COOPERAO TCNICO-MILITAR, ENTRE ANGOLA E A GUIN-BISSAU 15 CAPTULO V ............................................................................................................................................ 18 1. CONCLUSO ............................................................................................................................... 18

1.2 REFERNCIAS BIBLIOGRFICA .............................................................................................. 19

CAPITULO I Epigrafe

O sucesso ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo. Winston Churchill

AGRADECIMENTO

A Deus por nos guiar neste mundo, a nossa famlia pelo apoio e afeto que tenham demostrado ao longo da nossa formao, aos nossos amigos e colegas que participaram direita ou indiretamente na elaborao deste trabalho. Ao corpo docente e discente do ISPOCA.

O nosso muito obrigado

RESUMO
A Guin-Bissau, oficialmente Repblica da Guin-Bissau, um pas da costa ocidental de frica que se estende desde o cabo Roxo at ponta Cagete. Faz fronteira a norte com o Senegal, a este e sudeste com a Guin-Conacri (ex-francesa) e a sul e oeste com o oceano Atlntico. Alm do territrio continental, integra ainda cerca de oitenta ilhas que constituem o Arquiplago dos Bijags, separado do Continente pelos canais do rio Geba, de Pedro lvares, de Bolama e de Canhabaque. Foi uma colnia de Portugal desde o sculo XV at proclamar unilateralmente a sua independncia, em 24 de Setembro de 1973, reconhecida internacionalmente mas no pelo colonizador. Tal reconhecimento por parte de Portugal s veio em 10 de Setembro de 1974. A Guin-Bissau foi a primeira colnia portuguesa no continente africano a ter a independncia reconhecida por Portugal. Actualmente faz parte da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP), das Naes Unidas, dos PALOP (Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa) e da Unio Africana. Enquanto Angola, oficialmente chamada de Repblica de Angola, um pas da costa ocidental de frica, cujo territrio principal limitado a norte e a nordeste pela Repblica Democrtica do Congo, a leste pela Zmbia, a sul pela Nambia e a oeste pelo Oceano Atlntico. Inclui tambm o enclave de Cabinda, atravs do qual faz fronteira com a Repblica do Congo, a norte. Para alm dos vizinhos j mencionados, Angola o pas mais prximo da colnia britnica de Santa Helena (territrio). Angola foi uma antiga colnia de Portugal, com o incio da presena portuguesa no sculo XV, e permaneceu como colnia portuguesa at independncia em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador portugus Diogo Co. A capital e a maior cidade de Angola Luanda. Angola o segundo maior produtor de petrleo e exportador de diamantes da frica Subsariana. A sua economia tem vindo a crescer fortemente, mas o ndice de corrupo um dos mais altos do mundo , e o seu Desenvolvimento Humano muito baixo. No ano de 2000 foi assinado um acordo de paz com a FLEC, uma frente de guerrilha que luta pela secesso de Cabinda e que ainda se encontra activa5 . da regio de Cabinda que sai aproximadamente 65% do petrleo de Angola.

CAPITULO II
1.1 DESCRIO DO PROBLEMA

A cooperao de Angola com a Guine Bissau no domnio da defesa e segurana, tema muito importante. Porque muito se ouve falar de cooperao de um pas com outro, mas pouco se sabe o que uma cooperao. A bem pouco isto em 2012 depois do golpe de Estado que aquele pas viveu em Abril, Angola terminou a sua cooperao no domnio da defesa e segurana com a Guine Bissau. E no s este tema ira nos ajudar a perceber com mais clareza o acordo entre estes dois pases de 2007 at o seu trmino em 2012.

1.2

PERGUNTAS DE INVESTIGAO

O que levou angola a assinar acordos no domnio da defesa e segurana com a Guine Bissau desde 2007 a 2012? O que a MISSANG?

1.2.1 PERGUNTAS GENRICAS OU PRINCIPAIS


Que papel tinha a misso de angola na Guine Bissau? E como decorreu os acordos assinados no domnio da defesa e segurana?

1.2.2 PERGUNTAS SECUNDRIAS


O que aconteceu com acordo assinado entre Angola e Guine Bissau no domnio da Defesa e Segurana?

1.3 OBJECTIVO DA INVESTIGAO 1.3.1 OBJETIVOS GERAIS


O principal objetivo desta pesquisa delinear as principais causas que levaram angola e Guine Bissau a Assinarem Acordos nos domnios da defesa e segurana. E a Criao da Missang.

1.3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS


Definir a Misso de Angola no Domnio da Defesa e Segurana na Guine Bissau. E a retirada das tropas angolanas na Guine Bissau.

1.4 DELIMITAO
O presente trabalho ser delimitado desde a formao da cooperao da Angola com Guine Bissau desde 2007 2012. O processo que levaram os dois pases assinarem vrios acordos em especial a da defesa e segurana.

1.5. SISTEMATIZAO
O TRABALHO EST ORGANIZADO DA SEGUINTE FORMA: 1 Capitulo: traz. A epgrafe, acompanhado com um agradecimento e um resumo onde destacamos resumidamente sobre a Guine Bissau. 2 Capitulo: traz descrio do problema, perguntas genricas ou principais, perguntas secundrias, objectivo da investigao, objectivo especficos, delimitao, sistematizao. 3 Capitulo: traz resenha histrica da Guine Bissau, Golpe de Estado, Geografia, Politica. 4 Capitulo: traz a cooperao no Domnio da Defesa e Segurana Angola e Guine Bissau, Missang, Cooperao Tcnica-Militar Guine Bissau/Angola e o fim da cooperao tcnico-militar entre Angola e a guine Bissau. 5 Captulo: traz a concluso do tema abordado e a bibliografia usada neste trabalho.

1.6 INTRODUO
O nosso trabalho de investigao, tem importncia para o aperfeioamento dos nossos conhecimentos. Sendo que qualquer pas no mundo a sua primeira obrigao a segurana dos cocidados. E Angola e Guine Bissau so pases que pertencem ao mesmo continente, por isso desde 2007 que Angola e Guine Bissau esto preocupados com a defesa dos seus estados fez com que fosse Assinado um Acordo de Cooperao no Domnio da Defesa e Segurana, onde envolve a Formao Militar, Apoio Logstico, Engenharia Militar e intercambio entre as Foras Militar dos dois pases. Por meio destes acordos foi criada uma fora denominada MISSANG.

CAPITULO III 1. RESENHA HISTRICA DA GUINE BISSAU


O primeiro navegador e explorador europeu a chegar costa da actual GuinBissau foi o portugus Nuno Tristo, em 1446. A colonizao s tem incio em 1558, com a fundao da vila de Cacheu. A princpio somente as margens dos rios e o litoral foram exploradas. A colonizao do interior s se d a partir do sculo XIX. No sculo XVII, foi instituda a Capitania-Geral da Guin Portuguesa. Mais tarde, durante o Estado Novo de Salazar, a colonia passaria a ter o estatuto de provncia ultramarina, com o nome de Guin Portuguesa. A vila de Bissau foi fundada em 1697, como fortificao militar e entreposto de trfico de escravos. Posteriormente elevada a cidade, tornar-se-ia a capital colonial, estatuto que manteve aps a independncia da Guin-Bissau. Em 1956, Amlcar Cabral liderou fundao do PAIGC - Partido Africano para a Independncia da Guin e Cabo Verde -, que, no incio da dcada de 1960, iniciou a luta armada contra o regime colonial. Cabral foi assassinado em 1973, em Conacri, num atentado que o PAIGC atribuiu aos servios secretos portugueses mas que, na verdade, fora perpetrado por um grupo de guineenses do prprio partido, que acusavam Cabral de estar dominado pela elite de origem cabo-verdiana. Apesar da morte do lder, a luta pela independncia prosseguiu, e o PAIGC declarou unilateralmente a independncia da Guin-Bissau em 24 de Setembro de 1973. Nos meses que se seguiram, o ato foi reconhecido por vrios pases, sobretudo comunistas e africanos. Todavia Portugal s reconheceu a independncia da Guin-Bissau em 10 de Setembro de 1974, aps a Revoluo dos Cravos - ela prpria devida, em larga medida, ao impasse em que cara o esforo blico portugus na pequena colnia. Os portugueses comearam ento a abandonar a capital, Bissau, ainda em seu poder. Segundo o projecto poltico concebido pelo PAIGC, a Guin e Cabo Verde, inicialmente constitudos como estados separados, tenderiam a formar uma unidade. Assim, aps a independncia, os dois pases passaram a ser dirigidos por um nico partido - o PAIGC - at 1980. Mas, em 14 de Novembro de 1980, um golpe de estado, empreendido pelo chamado Movimento Reajustador, sob a liderana do PrimeiroMinistro Joo Bernardo Vieira (Nino Vieira), um prestigiado veterano da guerra contra Portugal, derrubou o primeiro Presidente da Repblica da Guin-Bissau, Lus Cabral, irmo do falecido Amlcar, e suspendeu a Constituio da Repblica, instituindo o Conselho da Revoluo, formado por militares e civis. Extinguia-se assim o projecto de unificao dos dois pases.

Aps a derrubada de Lus Cabral, os dirigentes polticos cabo-verdianos decidiram desvincular-se do PAIGC, formando um novo partido, designado por PAICV (Partido Africano para a Independncia de Cabo Verde), numa total ruptura poltica. At 1984, o pas foi controlado por um conselho revolucionrio sob a chefia de Nino Vieira. Em 1989, o presidente Nino Vieira comea o esboo de um programa de reformas e liberalizao poltica, abrindo caminho para uma democracia multipartidria. Eliminaram-se vrios artigos da Constituio que privilegiavam o papel de liderana do PAIGC, e foram ratificadas leis que permitiam a formao de outros partidos polticos, liberdade de imprensa, sindicatos independentes e direito greve. Em 1994, tiveram lugar as primeiras eleies multipartidrias para a presidncia e o parlamento da Guin-Bissau. Em 1998, o presidente Nino Vieira foi derrubado por um golpe militar liderado pelo brigadeiro Ansumane Man. Vieira parte para o exlio em Portugal, e, entre 1998 e 1999, o pas mergulha praticamente numa guerra civil. Logo aps a guerra civil, novas eleies foram convocadas, com a vitria do lder oposicionista Kumba Yal e do seu partido, PRS (Partido para a Renovao Social). Yal assume o cargo de presidente da Repblica em 2000. Conhecido como o homem do barrete vermelho, o novo presidente no tardou a revelar-se uma nulidade a todos os ttulos e afinal foi deposto por novo golpe militar, em Setembro de 2003, sob a alegao de inpcia para resolver os problemas do pas. Henrique Rosa assumiu o posto interinamente. Afinal, em Abril de 2004, tiveram lugar as eleies legislativas, adiadas inmeras vezes. Em Outubro do mesmo ano, Ansumane Man, comandante-mor das foras armadas, que nunca vira com bons olhos a ascenso de Kumba Yal presidncia, protagonizou nova sublevao, mas acabou por ser morto por adversrios (a pauladas, segundo fontes referidas por Jaime Nogueira Pinto na obra citada), o que causou uma forte comoo em todo o pas. Ainda que envoltas em polmica, as eleies presidenciais de 2005 reconduziram Nino Vieira ao mais alto cargo da nao. A situao geral continuou a degradar-se em todos os domnios: a Guin-Bissau transformou-se num entreposto do narcotrfico internacional, ponto de distribuio para a Amrica Latina e para a Europa. A 1 de Maro de 2009, Tagme Na Waie, Chefe do Estado-Maior das Foras Armadas e antigo rival poltico de Nino Vieira, assassinado num atentado bombista. Alguns militares que lhe eram prximos suspeitaram, embora sem provas, que o

presidente estivesse envolvido neste atentado. Na manh do dia seguinte, 2 de Maro de 2009, atacaram o palcio presidencial e mataram Nino Vieira. A verdade que Tagme Na Waie exigira repetidamente o desarmamento da milcia fiel a Nino Vieira, e que tinha havido uma rpida escalada nas disputas pelo governo da Guin-Bissau. A cpula militar, que muitos analistas consideram o verdadeiro poder neste pequeno e pauprrimo pas, afirmou que os direitos democrticos seriam mantidos e que no se tratava de um golpe de Estado. Mas muitos governos de todo o mundo condenaram o assassinato de Nino Vieira (sem prejuzo de crticas e reservas sua actuao) e exprimiram sria apreenso com referncia estabilidade poltica da Guin-Bissau. O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Raimundo Pereira, assumiu a presidncia interinamente, e os partidos polticos guineenses marcaram eleies presidenciais antecipadas para 28 de Junho de 2009, as quais foram vencidas por Malam Bacai Sanh. A transio da Guin-Bissau para a democracia continua, no entanto, dificultada pela debilidade da sua economia, devastada pela guerra civil e pela instabilidade poltica. A 1 de Abril de 2010 assistiu-se a uma nova tentativa de golpe de estado, desta vez contra o primeiro-ministro Carlos Gomes Jnior e o chefe das Foras Armadas, tenente-general Zamora Induta. A partir de 2009, quando do assassinato do presidente da Guin-Bissau, Joo Bernardo Vieira, o Brasil tem-se comprometido com a pacificao do pas. O Brasil preside a Configurao Especfica da Guin Bissau da Comisso de Consolidao da Paz (CCP) das Naes Unidas, criada por iniciativa brasileira. H ainda o Centro de formao para as foras de segurana da Guin-Bissau, patrocinado pelo Brasil, para limitar o papel das foras armadas s questes militares. A cooperao tcnica brasileira em ciclos eleitorais, uma das mais avanadas do mundo, tem sido prestada por meio de cooperao triangular, a exemplo do Memorando de Entendimento BrasilEstados Unidos-Guin Bissau para apoio a atividades parlamentares.

1.2 GOLPE DE ESTADO


A 12 de Abril de 2012, uma aco militar levada a cabo por militares guineenses atacam a residncia do ex-primeiro-ministro e candidato presidencial, Carlos Gomes Jnior presidente do PAIGC, e ocuparam vrios pontos estratgicos da capital da Guin-Bissau, alegando defender as Foras Armadas de uma alegada agresso de militares angolanos, que segundo o autodenominado Comando Militar, teria sido autorizada pelos chefes do Estado interino e do Governo. No entanto, no imediato o panorama dos mais confusos quanto a actores e motivaes. Enquanto a ONU, a

10

Unio Africana e a Unio Europeia exigiram a restaurao imediata da ordem constitucional, a CEDEAO imps em 11 de Maio Manuel Serifo Nhamadjo, presidente da Assembleia Nacional, como Presidente Interino do pas, com mandato para um ano.

1.3 GEOGRAFIA
Com uma rea de 36 126 km, o pas maior que a Blgica, Taiwan, Haiti ou mesmo os estados brasileiros de Alagoas e Sergipe. O pas estende-se por uma rea de baixa altitude. O seu ponto mais elevado est 300 metros acima do nvel do mar. O interior formado por savanas e o litoral por uma plancie pantanosa. O perodo chuvoso alterna com um perodo de seca, com ventos quentes vindos do deserto do Sahara. O arquiplago dos Bijags situa-se a pouca distncia da costa.

1.4 POLTICA
A Guin-Bissau representativa. uma repblica semi-presidencialista e democracia

O PRS ocupa actualmente 28 dos 102 assentos na Assembleia Nacional e 18 dos 25 gabinetes do governo. Constituio: 16 de Maio de 1984, revista em: 4 de Maio de 1991, 4 de Dezembro de 1991, 26 de Fevereiro de 1993, 9 de Junho de 1993 e 1996.

11

CAPTULO IV
2. A COOPERAO NO DOMNIO DA DEFESA E SEGURANA ANGOLA E GUINE BISSAU
A instabilidade poltica deste pas, levou a assinarem um acordo com Angola, nos Domnios da Defesa e Segurana, em Luanda, envolvendo a formao militar, apoio logstico, engenharia militar e intercmbio entre as foras armadas dos dois pases. A experincia angolana, importante para as Foras Armadas da Guin-Bissau estarem ao servio do povo e do desenvolvimento socio-econmico do pas. A Guin-Bissau tem a plena conscincia da dimenso do trabalho a ser realizado neste processo e que no se esgotaria apenas com a cooperao bilateral, da a importncia de termos que associar outros parceiros bilaterais, regionais e internacionais, nomeadamente a CEDEAO, a Unio africana, a Unio Europeia e as Naes Unidas, considerou o Chefe de Estado, Malam Bacai Sanh durante a cerimnia oficial do lanamento da misso angolana de ajuda tcnica e militar reforma do sector da defesa e segurana no pas. A cerimnia realizada nas instalaes do Palace hotel, actualmente propriedade do Governo angolano, contou com a presena do ministro da Defesa de Angola, Cndido Van Dunem que chefiou a delegao ministerial integrada pelos ministros da comunicao social e da sade. O Presidente da Repblica, Malam Bacai Sanh na sua interveno comeou por agradecer o povo angolano e o seu Governo, sobretudo na pessoa do Presidente de Angola, Jos Eduardo dos Santos, pela disponibilidade e apoio constantes para estabilizao da Ptria de Amlcar Cabral e da Guin-Bissau, mas particularmente para o processo da reforma do sector da defesa e segurana. Ainda conforme o Chefe de Estado, este acto marca o aprofundar da cooperao que dista dos primrdios da epopeica e emancipadora luta dos povos de Angola e da Guin-Bissau do jugo colonial, realando no entanto que o acto ilustra igualmente de forma eloquente a determinao dos dois Estados a trabalharem para o processo d a

12

reforma dos sectores da defesa e segurana do pas, como condio sine qua non para a construo do progresso e bem-estar da Guin-Bissau. Bacai Sanha disse estar convicto que a paz e a estabilidade constituem as premissas indispensveis para o desenvolvimento scio-econmico dos dois pases, pelo que, segundo ele, quis com a minha presena neste evento demonstrar a determinao do Estado da Guin-Bissau e das suas instituies democrticas perante o programa de reforma. O Governo angolano Bissau cerca de 120 efectivos militares e policiais, no quadro da MISSANG (Misso de Segurana Angolana na Guin-Bissau), com o intuito de apoiar o processo da reforma do sector da defesa e segurana na Guin-Bissau. Conforme as informaes apuradas, o Governo angolano disponibilizou o montante de 30 milhes de dlares norte-americanos para a implementao deste processo e dos quais, 23 milhes para o sector da defesa e 7 milhes destinados ao sector de segurana.

2.1 MISSANG
A MISSANG uma misso que decorre da vontade poltica dos dois Estados a fim de responder as aspiraes do povo, em particular, no que concerne a edificao das bases estruturantes do desenvolvimento socio-econmico. Essas vontades so determinantes e se traduzem na assinatura do acordo no domnio da defesa entre os nossos dois pases seguido de um protocolo para a implementao de um programa da assistncia tcnica militar e de segurana. Esses instrumentos foram devidamente aprovados, ratificados e promulgados pelas instituies competentes e democrticas dos nossos dois pases. E a sua implementao teve inicio efectivamente em Janeiro, explicou o ministro da defesa para de seguida enfatizar que este programa para ele, uma expresso concreta do Bacai Sanh e do chefe do Governo, Carlos Gomes Jnior. Aristides Ocante assegurou que o executivo vai prosseguir com determinao a sua aco no sentido de dinamizar as energias existentes e combater os estrangulamentos internos ao processo como, por exemplo, o sistema de

aprovisionamento em gneros alimentares e combustveis s foras da defesa e

13

segurana nacional na base de orientaes claras que j foram dadas pelo chefe do Governo e que sero objecto de um cumprimento rigoroso. O titular do pelouro da defesa angolana, General Cndido Pereira Van-Dunem, disse por sua vez, que a Repblica de Angola, no mbito da sua poltica externa e de cooperao bilateral com variados pases do mundo, tem dado prioridade normalizao da situao poltica e militar na Guin-Bissau, com base na solidariedade institucional e tcnica, que visa efectivamente a reposio da segurana e da estabilidade no pas.

2.3 COOPERAOTCNICO-MILITAR GUIN-BISSAU/ANGOLA


Cndido Pereira Van-Dunem enfatizou que por esse motivo esto no pas no quadro da implementao do programa da cooperao tcnico-militar e segurana assinado entre a Repblica de Angola e a Guin-Bissau, bem como fazer a apresentao formal da misso militar angolana neste pas que vai entrar imediatamente em funes. Porm, frisou que trata -se de uma misso das foras armadas angolanas que ser desempenhada com muito rigor e competncia, esprito de entreajuda, cooperao mtua e pragmatismo para que possam ajudar a Guin Bissau a fim de ultrapassar as sucessivas crises que a tinham abalado. Este general na reserva vincou que com a apresentao formal da misso angolana neste pas abre-se uma nova era no reforo da cooperao com a GuinBissau, onde a reforma nas foras armadas e segurana o alvo das suas maiores ateno de formas que, conforme disse necessrio que elas se constituem de facto num dos principais garantis da estabilidade, da segurana e da integridade do pas. Afirmou ainda que a entrada em funo da MISSANG permite dar um passo importantssimo no apoio que Angola aceitou prestar sem reservas ao processo das reformas, reestruturaes, desenvolvimento e funcionamento dos rgos da defesa e segurana na Guin-Bissau, augurando que esta se estabelece numa estreita ligao entre os militares angolanos e os militares guineenses num relacionamento de entendimento perfeito e profcuo quer do ponto de vista institucional, quer profissional e pessoal.

14

Estamos certos que com este esprito de grande abertura e cooperao recproca que caracterizam as nossas relaes vamos efectivamente contribuir para garantir a segurana e estabilidade neste pas irmo, reforando assim os laos de irmandade e da solidariedade, precisou o governante angolano que entretanto, lembrou as palavras do Presidente da Repblica de Angola, aquando da visita do chefe do governo guineense, disse que Angola tem um especial dever de solidarizar com a Guin Bissau em nome do passado de lutas histricas e hericas contra o inimigo comum. Sublinhou por outro lado que hoje provaram, mais uma vez, que com o dilogo a concertao e a cooperao, possvel encontrar as vias acertadas e os mecanismos necessrios para solucionar os problemas ou situaes que criam instabilidade, bem como ameaam a paz e a segurana de qualquer pas. Nesta perspectiva, assegurou que a Repblica de Angola pretende continuar a conjugar esforos e no s, como tambm, estabelecer uma forte parceria com a Guin-Bissau nos domnios da defesa e respectivas foras armadas a fim de contribuir para o progresso, o bem-estar dos dois povos, e, o estreitamento dos laos histricos que os unem.

2.4 O FIM DA COOPERAO TCNICO-MILITAR, ENTRE ANGOLA E A GUIN-BISSAU O fim da Misso Militar Angolana em Guin-Bissau se concretizou com a retirada integral das foras de Angola do territrio guineense no ltimo ms de junho de 2012, esse fato se deve fundamentalmente ao golpe de Estado de 12 de Abril ltimo que deps o governo do Partido Africano para a Independncia da Guin e Cabo Verde (PAIGC). Contudo, antes do referido golpe j era perceptvel, se no visvel um cenrio de profundo mal-estar entre as foras armadas locais e a misso militar angolana (MISSANG). propsito disso o porta-voz dos militares guineenses fez seguinte declarao Rdio Notcias TSF: Tudo comeou atravs de um clima de mal-estar que comeou desde a chegada dos primeiros armamentos da MISSANG [fora militar angolana] a Bissau, passando por vrias etapas at chegar ao momento em que embaixador de Angola teve a veleidade de ir ao Estado Maior General e acusar o Chefe do Estado Maior diretamente de estar a preparar um golpe de Estado, explicou o porta-voz (RDIO NOTCIAS TSF, 2012).

15

Esse clima de dficit de confiana entre as foras armadas da Guin-Bissau de um lado e a MISSANG e o ento governo do PAIGC do outro se agravava at que no dia 12 de Abril viesse a registrar o golpe de Estado levado a cabo por autodenominado comando militar tendo sua liderana integrada por oficiais militares, forjando efetivamente dias depois a oficializao do fim da Cooperao Tcnico-militar entre a Guin-Bissau e a Angola, tal cooperao que havia sido instituda se seguiu instalao de militares angolanos no territrio guineense em Maro de 2011 cujo objetivo formal assentava-se resumidamente em seguinte: A Misso Militar Angolana em Guin-Bissau (MISSANG), segundo as autoridades dos dois pases objetiva fundamentalmente apoiar a Guin-Bissau na realizao da reforma nos setores da defesa e segurana, portanto a presena dos homens armados angolanos no territrio guineense no sentido de viabilizar esse processo (MBUNDE, 2012). A Cooperao Tcnico-Militar entre esses dois pases africanos, no obstante a sua essncia ser de carter militar, ganhou efeito afetando setores econmicos, comerciais entre outros. E seu fracasso, no afeta apenas setor militar, mas outras dimenses tambm. Portanto, o fim dessa cooperao Bissau-Luanda gerou desdobramentos em dimenses econmica e diplomticas relacionadas Repblica de Angola enquanto uma das partes. O que se pode dizer que a nvel econmico, pelo menos em curto prazo, a Angola perde com o fim da MISSANG, isso em funo dos acordos e articulaes econmico-comerciais que vinha fazendo com o deposto governo guineense, arranjos acompanhados por investimentos financeiros significantes de Angola a favor da GuinBissau com expectativas de retornos em mdio prazo (Mbunde, 2012). As projees de mbito econmico e comercial anteriormente articuladas entre os dois pases ficam comprometidas, pelo menos, em curto prazo, principalmente uma vez que a Repblica de Angola se radicaliza em no reconhecer o atual governo de transio ps-golpe de ltimo 12 de Abril. A medida angolana de no reconhecimento do executivo guineense ps-golpe e a busca efetiva em influenciar seu no reconhecimento no cenrio internacional, se deve provavelmente, entre outros fatores, desconfiana de Angola em no conseguir com nova configurao do poder em Guin-Bissau perseguir e alcanar seus interesses econmicos preconizados com o antigo regime liderado por Carlos Gomes Jnior. O Estado angolano, como qualquer outro Estado, volta sua poltica externa em busca de seus interesses, (MORGENTHAU, 2003, p. 225).

16

A explorao de bauxite em Guin-Bissau em grande escala, a construo de Porto de Buba, (Sul da Guin) entre outros, so objetivos do governo de Angola projetados com seu antigo homlogo guineense (MACAUHUB apud MBUNDE, 2012). Com a queda do governo de PAIGC, o cenrio que se desenha que haja afastamento em termos cooperativos (pelo menos ao nvel e intensidade que vinha sendo registrado) entre o governo do MPLA e o executivo de transio guineense, e tal cenrio poder perdurar com relao ao prximo governo democrtico que se resultar das eleies do ano que vem em Guin-Bissau, dependendo de quem ganh-las, obviamente. J no mbito diplomtico, apesar de contrair um mal-estar diplomtico com a Comunidade Econmica dos Estados da frica Ocidental (CEDEAO), a Nigria e Senegal principalmente, em decorrncia do Golpe de Estado em Guin-Bissau e sua consequente e imediata retirada da Guin-Bissau, associado a tudo isso, a sua posio extremamente contraria a da CEDEAO (que reconhece o governo de transio resultante do golpe de 12 de Abril e o apoia) enquanto a CPLP, presidida at (julho de 2012) pela prpria Angola, no reconhece o executivo ps-golpe, a Repblica de Angola em termos globais, apesar das acusaes das foras armadas guineenses MISSANG e o fracasso da mesma, acumulou ganhos diplomticos significantes comparativamente a imagem da sua diplomacia no perodo precedente a MISSANG.

17

CAPTULO V
1. CONCLUSO
Em suma, a Cooperao tcnico-militar entre Angola e Guin-Bissau, (MISSANG) no gerou ganhos econmico-financeiros reais a favor de Angola, pelo contrrio esse pas perdeu nesse quesito (pelo menos em curto prazo). Por outro lado, no obstante a um mal-estar que se instalou entre esse pas e alguns principais atores estatais de frica Ocidental nesse processo, Nigria e Senegal principalmente, tal Cooperao Tcnico-militar, independentemente de seu resultado, nesse caso seu fracasso, gerou resgate, elogios e novo flego diplomacia angolana que at ento vinham em baixa e sob desconfiana e crtica no mbito internacional, uma Cooperao cuja natureza foi concebida praticamente por toda a comunidade internacional enquanto um mecanismo de solidariedade de Angola para com a Guin-Bissau, marginalizando outros possveis fatores determinantes. Sendo assim, a Angola perde no plano econmico, mas ganha diplomaticamente no plano global na j extinta Cooperao tcnico-militar com seu homlogo, Guin-Bissau.

18

1.2 REFERNCIAS BIBLIOGRFICA


MORGENTHAU, H. J. A Poltica entre as Naes: a luta pelo poder e pela paz, Braslia: Und, 2003. ESTEVES, P. L. (org). Instituies Internacionais: Segurana, Comrcio e Integrao, MINAS Gerais, Belo horizonte: PUC - Minas, 2003. NOGUEIRA, J. P e MESSARI, N. Teoria das Relaes Internacionais: Correntes e Debates, Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2005.

19

Вам также может понравиться