Вы находитесь на странице: 1из 3

http:// www.igorkranert.hpg.ig.com.

br

igorkranert.@ieg.com.br

LENTES ESFRICAS
INTRODUO Lente o nome dado a qualquer corpo transparente limitado por duas superfcies, das quais pelo menos uma curva, permitindo a refrao com desvio da luz que a atravessa. H seis tipos de lentes que preenchem essas condies, divididas em dois grupos: as lentes de bordas delgadas (convergentes) e as lentes de bordas espessas (divergentes). ( I ) Lentes de bordas delgadas: possuem a espessura da borda menor do que a espessura da parte central, possuem propriedades convergentes.

CONSTRUO DE IMAGENS possvel determinar graficamente a posio e a altura da imagem conjugada por uma lente esfrica. Para isso vamos estabelecer um referencial adotado no eixo imaginrio principal que passa pelo centro geomtrico da lente: objetos e imagens reais tm abscissas positivas; objetos e imagens virtuais tm abscissas negativas. Os raios luminosos que atravessam uma lente sofrem refrao e apresentam propriedades geomtricas. Vamos adotar apenas dois raios notveis para a construo da imagem, que se formar na interseco deles. (1) Todo raio luminoso que incide paralelamente ao eixo principal da lente, sofre refrao passando pelo foco imagem Fda lente. (2) Todo raio luminoso que incide sobre o centro ptico da lente, no sofre desvio angular na sua trajetria.

B ic o n v e x a

P la n o - c o n v e x a

C n c a v o -c o n v e x a

( II ) Lentes de bordas espessas: possuem a espessura da borda maior do que a espessura da parte central, possuem propriedades divergentes.

B ic n c a v a

P la n o -c n c a v a

C o n v e x o -c n c a v a

LENTES CO NVERG ENTES

LENTES CONVERGENTES Os raios de luz paralelos que atravessam uma lente convergente, desviam-se para um eixo imaginrio que passa pelo centro geomtrico da lente e concorrem em um ponto F, chamado de foco imagem.

(2 ) (1 )

F
O b je t o

Im a g e m

L E N T E S D IV E R G E N T E S
(2 ) (1 )

LENTES DIVERGENTES Os raios de luz paralelos que atravessam uma lente convergente, afastam-se do eixo imaginrio e seus prolongamentos tambm concorrem para um ponto chamado F, chamado de foco imagem.
O b je t o

F
Im a g e m

13

http:// www.igorkranert.hpg.ig.com.br

igorkranert.@ieg.com.br

EQUAO DE GAUSS Seja di a distncia da imagem ao centro ptico da lente, do a distncia do objeto ao centro ptico e f a distncia focal da lente, que em mdulo igual para o foco objeto F e para o foco imagem F. A equao de Gauss dada por:
1 f = 1 do + 1 di

de lentes justapostas, ou seja, duas ou mais lentes reunidas de tal maneira que possam ser consideradas uma s.

OBS.: Se a lente for convergente: f >0. Se a lente for divergente: f <0. Se a imagem for real: di > 0. Se a imagem for virtual: di < 0. EQUAO DO FABRICANTE DE LENTES A equao dos fabricantes permite determinar a distncia focal de lentes esfricas em funo do ndice de refrao n do material que feita a lente e os raios de curvatura das faces da lente R1 e R2. Para ume lente imersa no ar, a equao dada por:
1 f = 1 f1 + 1 f2

VESTIBULAR 01.Um objeto luminoso situado num dos focos principais de uma lente convergente, comea a se afastar da lente, movimentando-se sobre o eixo principal. Podemos afirmar que a imagem do objeto, medida que ele se movimenta: a) cresce continuamente. b) passa de virtual para real. c) Afasta-se cada vez mais da lente. d) aproxima-se do outro foco principal da lente. e) passa de real para virtual. 02.Uma lente utilizada para projetar em uma parede a imagem de um slide, ampliada 4 vezes em relao ao tamanho original do slide. A distncia entre a lente e a parede de 2 m. O tipo de lente utilizado e sua distncia focal valem, respectivamente: a) Divergente, 2m b) Convergente, 40 cm c) Divergente, 40 cm d) Convergente, 25 cm e) Convergente, 20 cm 03.Um sistema ptico produz a imagem real de 2 cm de altura de um objeto de 8 cm de altura, conforme a figura a seguir. Calcule a que distncia do objeto foi colocada a lente.

1 1 1 = ( n 1) + f R1 R 2

OBS.:Por conveno, os raios de curvatura R de faces convexas sero positivos e os raios de faces cncavas sero negativos. VERGNCIA DE UMA LENTE Quanto menor a distncia focal de uma lente, maior ser o desvio provocado pelos raios luminosos que a atravessam. Definimos convergncia ou vergncia, ao inverso da distncia focal de uma lente. A unidade de vergncia no S.I. a dioptria ( di), que representa m1.

1 C= f
ASSOCIAO DE LENTES Alguns instrumentos pticos tais como microscpios, telescpios, binculos e etc., utilizam associao de duas lentes ou mais para aprimoramento da qualidade das imagens. H vrias maneiras de se associar duas lentes, entretanto vamos estudar apenas a associao

o b je to

1 m

im a g e m

a) 80 cm

14

http:// www.igorkranert.hpg.ig.com.br

igorkranert.@ieg.com.br

b) 85 cm c) 90 cm d) 95 cm e) 100 cm 04.De acordo com a experincia representada na figura abaixo, os raios luminosos que incidem sobre a lente divergente so paralelos. Calcule a distncia focal da lente.

focal igual a 10 cm. Determine o aumento linear transversal da imagem. 08.Uma lente cncavo-convexa tem raios iguais, respectivamente, a 20 cm e 10 cm. O ndice de refrao da lente 3 e est imersa no ar. Um objeto colocado a 30 cm dessa lente. Determine a distncia da imagem lente, em cm. 09.Duas lentes delgadas e convergentes so dispostas paralelamente. Suas distncias focais so iguais e valem 3,0 m. O foco imagem da primeira coincide com o foco objeto da Segunda. Um objeto colocado normalmente ao eixo do sistema distncia de 9,0 m da primeira. O objeto tem comprimento igual a 20 cm. Determine a razo entre a altura da imagem final e a altura do objeto. 10.A figura mostra um sistema ptico constitudo de uma lente divergente, com distncia focal f1 = 20 cm, distante 14 cm de uma lente convergente com distncia focal f2 = 20 cm. Um objeto linear posicionado a 80 cm esquerda da lente divergente, calcule o aumento linear transversal da imagem definitiva formada pelo sistema em unidades de 101.
O b je to

6 cm

9 cm

a) 24 cm b) 18 cm c) 12 cm d) 9 cm e) 6 cm

12 cm

05.Para reduzir o dimetro de um feixe de laser, podem ser utilizadas duas lentes convergentes como representado na figura. Qual deve ser a distncia focal da lente L1 se a lente L2 possuir uma distncia focal igual a 6 cm?
L
1

9 m m

3 m m

80 cm

14 cm

a) 3 cm b) 6 cm c) 9 cm d) 12 cm e) 18 cm 06.Uma pessoa usa uma lupa (lente biconvexa) para observar um pequeno objeto, com ampliao. Qual deve ser a distncia entre o objeto e a lente para que a imagem seja maior que o objeto ? a) Menor que a distncia focal da lente. b) Maior que a distncia focal, porm menor que o dobro da mesma. c) O dobro da distncia focal. d) Igual a distncia focal. e) O triplo da distncia focal. 07.Um objeto de 8 cm de altura est colocado a 15 cm de uma lente convergente de distncia

11.Determine a distncia focal, em cm, da lente biconvexa representada na figura, sabendo que seu ndice de refrao n = 1,5 e os raios de curvatura so R1 = 20 cm e R2 = 25 cm.

R R C
2 2

15

Вам также может понравиться