Вы находитесь на странице: 1из 9

UNIP - DIREITO DO TRABALHO

CONCEITO DE FGTS
Uma poupana aberta em nome do empregado, pela empresa. Mensalmente depositado 8% do salrio recebido no ms (salrio + horas-extras + outros vencimentos faltas/atrasos) nesta conta, que rende Juros e Atualizao Monetria (JAM). Ao final de um ano estes depsitos equivalem a mais de um Salrio Bruto. Em se tratando de contrato temporrio de trabalho com prazo determinado, o percentual de 2% (dois por cento), conforme dispe o inciso II do art. 2 da Lei n 9.601, de 21.01.98. O Fundo constitui-se em um peclio disponibilizado quando da aposentadoria ou morte do trabalhador, e representa um valor de garantia para a indenizao do tempo de servio, nos casos de demisso imotivada.
Aluno: Paulo Floriano Foglia R.A. 169968-7 Turma: DR3T19

A diferena bsica em relao ao modelo anterior que estes depsitos integram um Fundo unificado de reservas, com contas individualizadas em nome dos trabalhadores. Alm de ampliar o direito indenizatrio do trabalhador, que pode, ao final do tempo til de atividade, contar com o valor acumulado dos depsitos feitos em seu nome, o sistema tambm o favorece de forma indireta, ao proporcionar as condies necessrias formao de um Fundo de aplicaes, voltado para o financiamento da construo e comercializao de habitaes, assim como para investimentos em saneamento bsico e infra-estrutura urbana. Como conseqncia, este mecanismo tambm proporciona a gerao de empregos na construo civil, bem como possibilita aos trabalhadores ganhos indiretos decorrentes da ampliao da oferta de moradias. Com o novo sistema, o encargo adicional gerado para as empresas, por ocasio da implantao do sistema, foi de apenas 2,8%, j que a contribuio de 8% para o FGTS foi

UNIP - DIREITO DO TRABALHO

compensada com a extino de outras contribuies at ento existentes. Deve-se ressaltar, ainda, o fato de que a contribuio para o FGTS guarda proporcionalidade com a indenizao prevista na CLT, permitindo, assim, que a empresa efetive a cobertura parcelada da indenizao a que teria direito o empregado. Esse aspecto pode ser considerado como um benefcio para a empresa.

NATUREZA JURDICA

O FGTS foi institudo pela Lei n 5.107, de 13 de setembro de 1966. Atualmente, a Lei que dispe sobre o FGTS a de n 8.036, de 11.05.90. Em se tratando de contrato temporrio de trabalho com prazo determinado, o percentual de 2% (dois por cento), conforme dispe o inciso
Aluno: Paulo Floriano Foglia R.A. 169968-7 Turma: DR3T19

II do art. 2 da Lei n 9.601, de 21.01.98.

CARACTERSTICAS:

O FGTS est dividido em 2 tipos de contas, ATIVAS E INATIVAS: CONTA ATIVA: a conta que mensalmente est recebendo depsitos pela empresa, pois voc est trabalhando. Esta conta rende Juros e Atualizao Monetria CONTA INATIVA: a conta que deixa de receber depsitos, pois o trabalhador saiu da empresa e no sacou a conta. Esta conta continua rendendo Juros e Atualizao Monetria at o trabalhador sac-la. O FGTS rende JUROS e ATUALIZAO MONETRIA.

UNIP - DIREITO DO TRABALHO

JUROS: Variam de 3%, 4%, 5% e 6% ao ano. Anualmente uma conta rende 3%, quando o funcionrio optou pelo FGTS a partir de 23/09/1971. E rende 6% quando a data de opo foi at 22/09/1971, ou optou com data Retroativa a 22/09/1971. ATUALIZAO MONETRIA: Corresponde taxa de inflao do perodo, que tem por objetivo manter o poder aquisitivo do FGTS. Atualmente o FGTS corrigido pela variao da TR (Taxa Referencial). O Governo Federal criou o Fundo de Garantia do Tempo de Servio, com o objetivo de proteger o trabalhador regido pela Consolidao das Leis do Trabalho-CLT, contra despedidas sem justa causa, mediante a formao de um peclio a ser recebido quando da demisso. O Fundo possibilita, ainda, a arrecadao de recursos para aplicao em programas sociais, tais como: habitao popular, saneamento bsico e infra-estrutura urbana (ex. construo de casas populares, calamento de ruas, rede de esgotos sanitrios etc.). Os objetivos pretendidos com a instituio do
Aluno: Paulo Floriano Foglia R.A. 169968-7 Turma: DR3T19

FGTS podem ser assim resumidos: Remover os obstculos ao bom funcionamento do mercado de trabalho; Formar um Fundo de Indenizaes Trabalhistas; Oferecer ao trabalhador, em troca da estabilidade no emprego, a possibilidade de formar um patrimnio; Proporcionar ao trabalhador aumento de sua renda real, pela possibilidade de acesso casa prpria. Formar Fundo de Recursos para o financiamento de programas de habitao popular, saneamento bsico e infra-estrutura urbana.

HIPTESES DE LEVANTAMENTO:

01- Demisso sem justa causa 02- Trmino do contrato por culpa recproca ou fora maior 03- Extino ou falncia da empresa

UNIP - DIREITO DO TRABALHO

04- Trmino do contrato por tempo determinado 05- Aposentadoria por tempo de trabalho ou invalidez 06- Suspenso do trabalho avulso por perodo igual ou superior a 90 dias 07- Cancelamento do registro profissional at 31/04/94 08- Falecimento do trabalhador ou diretor no empregado 09- AIDS 10- CNCER 11- Contas que completaram 3 anos sem depsito, a partir de 14/07/1990 12- Contas que completaram 3 anos sem depsito at 13/07/1990 13- Por determinao judicial 14- Casa Prpria 15- Fundos Mtuos de Privatizao 16- Saques pela empresa

Aluno: Paulo Floriano Foglia

R.A. 169968-7

Turma: DR3T19

COMPARAO SMULA X C.F.

Aps verificao da smula do STJ n. 210 e, comparando-a com o art. 7 XXIX da C.F. surpreendeu-me a disparidade prescricional prevista entre uma e outra. Comparando a smula com a alnea a do referido artigo, considero que o previsto na primeira no tem qualquer valor sobre este tipo de trabalhador, tanto com o contrato em andamento quanto extinto, pois a Constituio impe o prazo prescricional com outro tempo. J, com relao a alnea b do mesmo artigo, pode ser observada lacuna da norma quanto ao trabalhador rural com contrato em vigncia, portanto aplica-se o disposto da Smula n 210 do STJ, mas, caso o contrato deste trabalhador venha a extinguir-se aplica-se o disposto na C.F.

UNIP - DIREITO DO TRABALHO

Analisei Smula e artigo da Constituio Federal como esta ltima sendo soberana primeira, pois para que fosse possvel o contrrio seria necessrio que a primeira fosse Emenda Constitucional, elaborada pelo Poder Legislativo e aprovada pelo Poder Executivo.

Texto gentilmente cedido por Paulo Foglia (arquitadeu@sti.com.br)

www.sti.com.br

Aluno: Paulo Floriano Foglia

R.A. 169968-7

Turma: DR3T19

Вам также может понравиться