Вы находитесь на странице: 1из 8

COLGIO TCNICO DA ESCOLA DE EDUCAO BSICA E PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Jssica Amaral, Leonardo Silva, Marina Alves Mata Guerra e Rogerio Emanuel Rodrigues Carvalho

Atividade Prtica: Identificao de Nutrientes

Relatrio referente disciplina Biologia, apresentada pela professora Carmem, do Colgio Tcnico da Universidade Federal de Minas Gerais, por alunos da turma 202. Prtica realizada em 22/03/2013.

Belo Horizonte Maro de 2013

Introduo Uma alimentao equilibrada proporciona os combustveis essenciais para o funcionamento adequado de nosso organismo e a manuteno da sade, como sntese de novos tecidos e o reparo das clulas existentes. Isso ocorre devido aos nutrientes provenientes dos alimentos que consumimos em nosso dia-a-dia, que a partir de processos fisiolgicos e bioqumicos se tornam essenciais para a sobrevivncia dos seres vivos. Os nutrientes presentes em nossa dieta so diversos, cada um com uma funo especfica e essencial. Basicamente, eles podem ser classificados em nutrientes que fornecem energia, os macronutrientes (carboidratos, lipdeos e protenas) e nutrientes que no fornecem energia, os micronutrientes (vitaminas e minerais).

Todas as atividades experimentais desenvolvidas ao longo deste relatrio tm como objetivo principal a identificao de nutrientes em alimentos. Para isso, outros objetivos esto adjacentes, sendo aplicar cada tcnica e respectivos reagentes especficos a cada situao, conforme se pretende identificar certo nutriente ou outro. A partir destes objetivos, conciliando a teoria e a prtica, desenvolve-se o presente estudo, utilizando para isso, alm do material de laboratrio, clara de ovo, gua de amido e soluo de glicose. So tambm utilizados os seguintes reagentes especficos: sulfato de cobre anidro, cido ntrico, amnia, hidrxido de potssio a 5%, soluo de sulfato de cobre a 1%, soluto de lugol diludo (gua iodada), e licor de Fehling (soluo n.1 e n.2). De seguida faz-se o relato de cada experincia: a identificao de protenas na clara de ovo e no extrato de carne, utilizando as duas reaes possveis (xanto-proteica e do biureto), de seguida a identificao dos dois tipos de hidratos de carbono na gua de amido e na soluo de glicose. De salientar que para cada uma das identificaes existem quadros esquemticos, bem como os resultados tambm so quase todos apresentados com quadros. No fim faz-se a discusso dos resultados e a concluso do trabalho.

Procedimentos e Mtodos a) Para a execuo do protocolo nmero 02 (Identificao De Protenas) desta prtica foram utilizados os seguintes materiais: Material: - Fsforos - Etiquetas - 5 pipetas - Peras - Marcador - 4 tubos de ensaio - 2 varetas de vidro - Lamparina de lcool - Mola para tubos de ensaio - Suporte para tubos de ensaio - Clara de ovo - Carne triturada Reagentes: - cido ntrico - Amnia - Hidrxido de potssio a 5% - Soluo de sulfato de cobre a 1%

b) Para a execuo do protocolo nmero 03 (Identificao De Hidratos De Carbono) desta prtica foram utilizados os seguintes materiais: Material: - Fsforos - Etiquetas - 4 pipetas - Parafilme - Marcador - Conta-gotas - 6 tubos de ensaio - Lamparina de lcool - Mola para tubos de ensaio - Suporte para tubos de ensaio - gua de amido (feito com farinha maizena) - Soluo de glicose (feita com ma) Reagentes: - Soluto de lugol diludo (gua iodada) - Licor de Fehling (soluo n. 1 e soluo n. 2).

c) Procedimentos do protocolo nmero 02 (Identificao De Protenas): 1 Parte - Reao Xanto-Proteica 1- Marcou-se os tubos de ensaio de A a D. 2- Colocou-se um pouco de clara de ovo (aproximadamente 2 ml) no tubo A. 3- No tubo B lanou-se um pequeno fragmento de carne triturada. 4- Pipetou-se para ambos os tubos (com recurso da pera) 1 ml de cido ntrico. 5- Registrou-se os resultados. 6- Levou-se os tubos chama da lamparina at ebulio. Anotou-se, de igual modo, os resultados. 7- Deixou-se arrefecer e depois pipetou-se 3 a 4 gotas de amnia. Observou-se e registrou-se as alteraes ocorridas.

2 Parte- Reao do Biureto 8- Colocou-se no tubo C, clara de ovo em igual quantidade utilizada no tubo A. 9- Pipetou-se para ambos os tubos (com recurso pera) hidrxido de potssio a 5%, em igual quantidade clara de ovo, e misturou-se com uma vareta de vidro. 10- Registrou-se os resultados obtidos. 11- Pipetou-se, duas a trs de soluo de sulfato de cobre 1% e misturou-se, utilizando uma nova vareta de vidro. 12- Observou-se e registrou-se as alteraes ocorridas. d) Procedimentos do protocolo nmero 03 (Identificao De Hidratos De Carbono): 1 Parte-

1- Marcou-se 6 tubos de ensaio de A a F. 2- Nos tubos A,B e C pipetou-se 6 ml de gua de amido. 3- Nos tubos D, E e F pipetou-se 6 ml de soluo de glicose. 4- Nos tubos B e E deitou-se uma gota de soluto de lugol diludo. 5- Nos tubos C e F pipetou-se 3 ml de licor de Fehling n.1 e 3 ml de licor de Fehling n.2, utilizando pipetas diferentes. 6- Levou-se os seis tubos chama de uma lamparina de lcool. Anotou-se os resultados. 7- Aps o arrefecimento, registrou-se eventuais alteraes.

Resultados, Anlises e Discusso Reao Xanto-Proteica

Tubos Procedimento A Clara de Ovo cido Ntrico Passa de transparente para uma cor amarelada Aquecimento A substncia coagula Amnia Fica com uma cor alaranjada B

Resultados Intermdios Procedimento


Resultados Intermdios Procedimento

Resultados Finais

Reao do Biureto

Identificao De Hidratos De Carbono

Anlises

Na identificao de protenas so realizadas duas experincias possveis: reao Xantoproteica e reao do Biureto. Na reao Xanto-proteica (tubos A e B) lana-se cido ntrico para protenas enzimticas ficarem num ambiente de pH cido, provocando a sua desnaturao, ficando a clara de ovo com uma cor amarela no tubo A. Este fenmeno agravado com o aquecimento dessas mesmas protenas, provocando a coagulao da clara de ovo. Quando se lana a amnia, que uma base, a cor slida do cogulo passa de amarelo para laranja. Esta mudana de cor devido formao de nitro protenas amarelas que se tornam posteriormente laranjas devido alcalinizao. Na reao do Biureto (tubos C e D) lana-se hidrxido de potssio que uma base e que serve para neutralizar, formando-se um cogulo no composto do tubo C (clara de ovo). Com a adio de sulfato de cobre formam-se flocos azuis de hidrxido de cobre. Deixando pousar os flocos, o lquido adquire uma cor violeta. A fixao do cobre sobre as ligaes peptdicas

origina a formao desse complexo de cor violeta. Assim a reao positivo em ambas as reaes, o que demonstra que os dois alimentos possuem protenas na sua constituio. Na identificao dos dois tipos de hidratos de carbono utilizam-se dois mtodos diferentes. Para a identificao do amido (tubos B e E) na gua de amido e na soluo de glicose, lana-se soluto de lugol (gua iodada) para que, na presena de amido, se forme um complexo de cor azul intenso devido s molculas de iodo que se incorporam no interior das hlices de amido. Portanto, a gua de amido no tem carcter redutora, porque a reao d positiva. A soluo de glicose no possui amido porque a reao d negativa. Para a identificao de monossacardeos, mais propriamente a glicose (tubos C e F), lana-se primeiro licor de Fehling (soluo n. 1 e soluo n. 2), para que, em contato com a glicose,
2+

ceda eltrons, formando o on de cobre tijolo, depois do aquecimento.

a partir do cobre II, o que d a caracterstica cor de

Ento a soluo de glicose tem carcter redutor porque a reao deu positiva, sendo o caso oposto para a gua de amido. de salientar que os tubos A e D tm um papel de tubos de controle. Ou seja, insere-se gua de amido e soluo de glicose nos tubos A e D, respectivamente, e realizam-se todas as operaes realizadas com os tubos de ensaio que possuem a mesma substncia, excluindo a introduo de reagentes. Isto para que possa observar o efeito que um reagente faz numa certa substncia e como esta ficaria se no se adicionasse esse reagente. Servem ento para a comparao entre tubos que possuem a mesma substncia a ser analisada. de registar que as substncias inseridas nos tubos de controle no sofreram qualquer alterao.

Concluso

Com este trabalho possvel observar que os compostos orgnicos denominados de biomolculas, So molculas estruturadas com base num esqueleto de tomos de carbono marcadas pela existncia de ligaes carbono-hidrognio. So geralmente constitudas por um nmero relativamente elevado de tomos, embora em variedade muito restrita. Cerca de 99% dos constituintes atmicos das molculas orgnicas so tomos de carbono, oxignio, azoto e hidrognio. Para identificar estes dois tipos de compostos em alimentos existem vrias reaes que se realizam com reagentes e fontes de calor, para que se saiba de forma prtica e comparativa o teor alimentar, de acordo com cada nutriente dos alimentos. Pelos dois mtodos utilizados para identificar protenas (Xanto-proteica e do Biureto), as reaes so positivas, o que significa que a clara de ovo possui protenas na sua constituio em suficiente quantidade para serem identificveis. Na identificao de hidratos de carbono, a gua de amido (tubo B) possui amido e a soluo de glicose (tubo E) no, devido s reaes apresentarem resultados positivo e negativo, respectivamente. Por outro lado, a soluo de glicose possui glicose e a gua de amido no, devido s reaes apresentarem resultados positivo e negativo, respectivamente.

Bibliografia OLIVEIRA, Manuel Alves; Moderna Enciclopdia Universal. Crculo de Leitores, 1988. MARTINS, Lusa Oliveira; gua. Crculo de Leitores, 1981. RAMOS, Rui Pedro; gua. 1995. SILVA, Amparo Dias da e outros; Terra, Universo de Vida. Porto Editora, 1996. SILVA, Manuel Correia da e Lus Xavier ; Guia de Trabalhos Prticos de Tcnicas Laboratoriais de Biologia (Bloco I / Ensino Secundrio). Lisboa Editora, 1997. SILVA, Manuel Correia da e Lus Xavier ; Planos experimentais de Tcnicas Laboratoriais de Biologia (Bloco I / Ensino Secundrio). Lisboa Editora, 1997.

Вам также может понравиться