Вы находитесь на странице: 1из 10

Desflorestao

Desflorestao o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela actividade humana sobre a natureza, principalmente devido destruio de florestas para a obteno de solo para a agricultura e de madeira para a indstria madeireira. Uma conseqncia da desflorestao o desaparecimento de absorventes de dixido de carbono, reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, e agravando o problema do aquecimento global. Para tentar travar o avano do aquecimento global diversos organismos internacionais propem o reflorestamento, porm esta medida apenas parcialmente aceita pelos ecologistas, pois estes acreditam que a recuperao da rea desmatada no pode apenas levar em conta a eliminao do gs carbnico, mas tambm a biodiversidade de toda a regio. Uma grande parte da vida selvagem encontra-se nas florestas tropicais, quentes e hmidas. As enormes rvores, os arbustos e as ervas fornecem alimentos e habitat a elevado nmero de animais. Os seres vivos respiram dixido de carbono e as rvores transformamno em oxignio, contribuindo para que haja vida. Por isso lhes chamamos os pulmes do Mundo. A cobertura florestal original do planeta foi destruda e apenas um quinto permanece intacta. O Homem comeou a desbravar a floresta h 10 000 anos, quando surgiu a agricultura. As florestas armazenam cerca de 40% do carbono na atmosfera terrestre global e a desflorestao tem contribuindo para uma aumento de cerca de 30% de dixido de carbono na atmosfera nos ltimos 150 anos. A queima da floresta uma das causas de emisso de CO2 para a atmosfera. A aco do Homem sobre a floresta consiste essencialmente

na desflorestao assumindo, nas ltimas dcadas, propores muito preocupantes. Se for mantido o actual ritmo de desflorestao, uma grande parte das 50 a 90% das espcies vivas do planeta que existem nas florestas ser extinta a meio deste sculo.

Nos pases em vias de desenvolvimento a principal causa da desflorestao a sobre explorao das matrias-primas provenientes da floresta particularmente, a prpria madeira. Estes pases no tm muitas alternativas, recorrem aos recursos naturais para sobreviverem. Nos pases desenvolvidos as principais causas so: Desenvolvimento industrial e urbano, Crescimento turstico, Aumento da superfcie cultivada, Construo de infra-estruturas.

Desflorestao em Portugal A cobertura vegetal em Portugal no muito variada e, alm disso, as espcies vegetais no tm grande valor econmico. A nossa floresta no muito densa e constituda por pinheiro bravo, que ocupa a maior rea, carvalho-negral, sobreiro e azinheira. Nos ltimos anos, algumas reas tm sido ocupadas por eucalipto porque a sua madeira serve para fabricar pasta de papel. A principal causa de destruio da nossa floresta so os incndios. Estes podem surgir pela interveno humana: o descuido ou o fogo posto. Podem ainda surgir devido s condies climatricas, como temperaturas elevadas ou trovoadas. Apenas algumas recordaes o que nos resta da nossa floresta natural que no passado revestiu grande parte do pas.

Portugal muito afectado por fogos, principalmente no Vero. Assim, a nossa maior preocupao deve ser dirigida para a preveno dos fogos e para a reflorestao das reas ardidas. Em Portugal, existem meios de combate aos incndios: os Bombeiros Voluntrios e os Sapadores de Bombeiros, integrados no servio Nacional de Bombeiros. Durante o Vero, frequente o recurso a avies e helicpteros particulares para combater os incndios florestais, intervindo tambm, por vezes, a Fora Area Portuguesa.

Formas de proteger as florestas A floresta muito importante para o equilbrio do ambiente terrestre, pelo que tem de ser preservada. A desflorestao tem causado preocupao em todo o Mundo e dia-adia torna-se necessrio que cada cidado tenha um papel activo na conservao das florestas: Prevenir os incndios, promover a reflorestao, reabilitar as reas florestais degradadas a recorrer reciclagem so alguns pequenos passos que cada um de ns pode fazer; importante haver uma gesto eficiente e controlada das florestas, com legislao protectora; Criao de parques e reservas naturais impede o corte e a danificao das rvores; Se os jornais, as revistas e os papis usados forem reciclados menos rvores so derrubadas.
publicado por problemasambientais s 18:12 link do post | comentar | favorito

Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto Extino de animais

Extino em biologia e ecologia o total desaparecimento de espcies, subespcies ou grupos de espcies. O momento da extino geralmente considerado sendo a morte do ltimo indivduo da espcie. Em espcies com reproduo sexuada, extino de uma espcie geralmente inevitvel quando h apenas um indivduo dessa espcie ou apenas indivduos do mesmo sexo. A extino no um evento incomum no tempo geolgico - espcies so criadas pela especiao e desaparecem pela extino. A extino tambm uma questo de escala geogrfica. A extino local a extino de uma populao numa determinada regio e no necessariamente de toda a espcie. Isso, em biogeografia, um factor importante no delineamento da distribuio geogrfica das espcies. Mudanas de local por parte de uma espcie e mudanas climticas, por exemplo, podem levar a extino local de populaes e, assim, configurar os padres de distribuio das espcies. Actualmente muitos ambientalistas e governos esto preocupados com a extino de espcies devido interveno humana. As causas da extino incluem poluio, destruio do habitat, e introduo de novos predadores. Espcies ameaadas so espcies que esto em perigo de extino. Extintas na natureza uma expresso usada para espcies que s existem em cativeiro. publicado por problemasambientais s 18:00
link do post | comentar | favorito Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto Degelo

As temperaturas naquela regio so a prova de que o panorama no est a melhorar. As temperaturas esto a subir no rctico, duas vezes mais que a generalidade do planeta e podem ascender aos 4-7 Celsius (7-13 Fahrenheit) no ano de 2100, comparativamente com as projeces dos relatrios das Naes Unidas. A Sibria e o Alasca j 'aqueceram' 2-3 C desde 1950. O mar gelado no Plo Norte pode simplesmente desaparecer no final do sculo e, a massa de gelo j regrediu entre 15 a 20 por cento nos ltimos 30 anos.

O degelo no rctico provocado pelo aquecimento global est a afectar milhes de pessoas e pode vir a provocar a extino, em 2100, de vrias espcies animais, como os ursos polares. Dado este cenrio, os cientistas da ACIA so peremptrios ao afirmar que algumas espcies animais, como os ursos polares, no devero resistir a alteraes to acentuadas. Da mesma forma, outros animais como os lemmings (espcie de roedores), caribus, alces, mochos da neve, que vivem na terra e no no gelo, esto a ser 'empurrados' para norte em direco a habitats mais restritos. O relatrio revela ainda o aquecimento global nos plos, est a afectar 4 milhes de pessoas. O degelo est j a provocar o colapso em alguns edifcios na Rssia e Canad, devido fuso do gelo nas camadas do subsolo que tambm tem vindo a provocar instabilidade nos oleodutos, estradas e aeroportos.
publicado por problemasambientais s 17:25 link do post | comentar | favorito Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto TERA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2008 Problemas Ambientais

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS: Os problemas ambientais vividos no mundo hoje so consequncia directa da interveno humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilbrios ambientais. Um dos principais problema vividos pela humanidade nos dias de hoje o efeito estufa, trata-se de um fenmeno decorrente do aprisionamento da energia solar que deveria ser dissipada de volta para o espao mas que permanecem na atmosfera em funo do aumento da concentrao dos chamados gases estufa. Entre os que ocorrem naturalmente esto em vapor de gua (H2O), dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido nitroso (N2O) e o oznio (O3).
publicado por problemasambientais s 20:57 link do post | comentar | ver comentrios (6) | favorito Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto Poluio

Poluio global:

Os problemas de poluio global, como o efeito estufa, a diminuio da camada de oznio, as chuvas cidas, a perda da biodiversidade, os dejectos lanados em rios e mares, entre outros, nem sempre so observados, medidos ou mesmo sentidos pela populao. A explicao para toda essa dificuldade reside no fato de se tratar de uma poluio cumulativa, cujos efeitos s so sentidos a longo prazo. Apesar disso, esses problemas tm merecido ateno especial no mundo inteiro. Efeito estufa: A Terra recebe uma quantidade de radiao solar que, em sua maior parte (91%), absorvida pela atmosfera terrestre, sendo o restante (9%) reflectido para o espao. A concentrao de gs carbnico oriunda, principalmente, da queima de combustveis fsseis, dificulta ou diminui o percentual de radiao que a Terra deve reflectir para o espao. O calor no sendo irradiado ao espao provoca o aumento da temperatura mdia da superfcie terrestre.

EUROPA:

O sector dos transportes responsvel, na Europa, por cerca de 60% das emisses de monxido de carbono e cerca de 25% das emisses de dixido de carbono relacionadas com a energia, e os transportes rodovirios em concreto so responsveis por mais de metade das emisses totais de xido de azoto. De uma forma geral, os transportes so ainda uma das mais importantes fontes de rudo para as populaes europeias, sendo responsveis pela mais alta percentagem de nveis de rudo superiores a 55 dB(A), tendo a populao exposta a nveis de rudo superiores a 65 dB subido de 15% nos anos 80 para 26% no incio da dcada de 90, maioritariamente devido ao aumernto de trfego nas estradas europeias. Na Europa, so geradas, por ano, cerca de 2 milhes de toneladas de pneus usados, sendo quase metade depositada em aterros, um tero

submetido a processos de recuperao (reciclagem e produo de energia) e o restante reutilizado (recauchutagem). PORTUGAL: Em Portugal, o parque automvel cresceu 112% entre 1986 e 1995, tendo atingido cerca de 3.5 milhes de veculos, o que d uma mdia de 3 passageiros por veculo. No mesmo perodo, a vida mdia dos veculos desceu bastante, situando-se nos 6.1 anos para os veculos ligeiros, 5.6 anos para os ligeiros de mercadorias, 9.6 para os pesados de mercadorias, 11.6 para os pesados de passageiros e 4 para os motociclos. Quanto ao consumo de combustvel, este tem subido cerca de 5 a 6% por ano, tendo-se mantido as vendas de gasolina super e aumentado em cerca de 20% as de gasolina sem chumbo, devido obrigatoriedade dos veculos a gasolina utilizarem este tipo. Quanto emisses geradas pelos veculos, os transportes rodovirios geraram no nosso pas cerca de 37% das emisses de CO2, 63% de NOx, 72% de Compostos Orgnicos Volteis no Metnicos (COVNM) 73% de CO. As medidas tomadas na resoluo dos problemas ambientais inerentes aos automveis tm sido vrias, desde a proibio de certos tipos de combustvel educao ambiental. Quanto poluio atmosfrica, e uma vez que grande parte das emisses depende do tipo de combustvel utilizado, a maior parte das medidas prende-se com a alterao dos combustveis, bem como no melhoramento da tecnologia e performance dos veculos (proibio do chumbo na gasolina, limitao da volatilidade da gasolina, utilizao de gasolina reformulada, limitaes de enxofre no gasleo, controlo de emisses, etc.) Muitas destas medidas tm sido tomadas a uma escala global, uma vez que alguns problemas causados pelos automveis so problemas que afectam vrios pases, e no apenas o local onde a poluio gerada. Quanto ao problema dos resduos, tm-se apostado bastante na reciclagem, quer de baterias, pneus, leos e mesmo dos prprios veculos, embora alguns dos processos estejam ainda pouco desenvolvidos. O pneus, por exemplo, podem ser re-utilizados com sucesso para diversos fins, desde processos de engenharia (proteco costeira, barreiras de eroso), barreiras protectoras de rudo ou

isoladoras. No entanto, a forma mais eficiente e indicada de reduzir os problemas associados aos automveis a diminuio da sua utilizao, pois devem sempre tomar-se medidas preventivas em vez de curativas; para isso, necessria a criao de bons transportes pblicos e fornecer populao uma educao ambiental adequada, de forma a que a populao saiba os prejuzos induzidos pelo uso excessivo deste meio de transporte. Aquecimento global: Devido poluio atmosfrica e seus efeitos, muitos cientistas apontam que o aquecimento global do planeta a mdio e longo prazo pode ter carcter irreversvel e, por isso, desde j devem ser adoptadas medidas para diminuir as emisses dos gases que provocam esse aquecimento. Outros cientistas, no entanto, admitem o aumento do teor do gs carbnico na atmosfera, mas lembram que grande parte desse gs tem origem na concentrao de vapor de gua, o que depende das actividades humanas. Essa controvrsia acaba adiando a tomada de deciso para a adopo de uma poltica que diminua os efeitos do aumento da temperatura mdia da Terra. O carbono presente na atmosfera garante uma das condies bsicas para a existncia de vida no planeta: a temperatura. A Terra aquecida pelas radiaes infravermelhas emitidas pelo Sol at uma temperatura de -27oC. Essas radiaes chegam superfcie e so reflectidas para o espao. O carbono forma uma redoma protectora que aprisiona parte dessas radiaes infravermelhas e as reflecte novamente para a superfcie. Isso produz um aumento de 43oC na temperatura mdia do planeta, mantendo-a em torno dos 16oC. Sem o carbono na atmosfera a superfcie seria coberta de gelo. O excesso de carbono, no entanto, tenderia a aprisionar mais radiaes infravermelhas, produzindo o chamado efeito estufa: a elevao da temperatura mdia a ponto de reduzir ou at acabar com as calotas de gelo que cobrem os plos. Os cientistas ainda no esto de acordo se o efeito estufa j est ocorrendo, mas preocupam-se com o aumento do dixido de carbono na atmosfera a um ritmo mdio de 1% ao ano. A queima da cobertura vegetal nos pases subdesenvolvidos responsvel por 25% desse aumento. A maior fonte, no entanto, a queima de combustveis fsseis, como o petrleo, principalmente nos pases desenvolvidos. A poluio e as chuvas cidas

As chuvas cidas so precipitaes na forma de gua e neblina que contm cido ntrico e sulfrico. Elas decorrem da queima de enormes quantidades de combustveis fsseis, como petrleo e carvo, utilizados para a produo de energia nas refinarias e usinas termoelctricas, e tambm pelos veculos. Durante o processo de queima, milhares de toneladas de compostos de enxofre e xido de nitrognio so lanados na atmosfera, onde sofrem reaces qumicas e se transformam em cido ntrico e sulfrico. O dixido de carbono reage reversivelmente com a gua para formar um cido fraco o cido carbnico No equilbrio o pH desta soluo 5,6, assim a gua naturalmente cida pelo dixido de carbono. Qualquer chuva com pH abaixo de 5,6 considerada excessivamente cida. Dixido de nitrognio NO2 e dixido de enxofre SO2 podem reagir com substncias da atmosfera produzindo cidos, estes gases podem se dissolver em gotas de chuva e em partculas de aerossis e em condies favorveis precipitarem-se em chuva ou neve. Dixido de nitrognio pode se transformar em cido ntrico e em cido nitroso e dixido de enxofre pode se transformar em cido sulfrico e cido sulfuroso. Amostras de gelo da Gronelndia datadas de 1900 mostram a presena de sulfatos e nitratos, o que indica que j em 1900 tnhamos a chuva cida. O pior de tudo que a chuva cida pode se formar em locais distantes da produo de xidos de enxofre e nitrognio A chuva cida um grande problema da actualidade porque anualmente grandes quantidades de xidos cidos so formados pela actividade humana e colocados na atmosfera. Quando uma precipitao (chuva) cida cai em um local que no pode tolerar a acidez anormal, srios problemas ambientais podem ocorrer. Em algumas reas dos estados unidos o pH da chuva j chegou a 1,5 (West Virginia), como j percebemos chuva e neve cidas no conhecem fronteiras, poluio de um pas pode causar chuva cida em outro, como o Canad que sofre com a poluio dos EUA. A extenso dos problemas da chuva cida pode ser visto pelos lagos sem peixes, rvores mortas, construes e obras de arte feitas a partir de rochas destrudas irreversivelmente A chuva cida pode causar perturbaes nos estmagos das folhas das rvores causando um aumento de transpirao e deixando a rvore deficiente me gua , a chuva cida pode acidificar o solo, danificar razes areas e assim diminuir a quantidade de nutrientes transportada, a chuva cida pode carregar minerais importantes do solo, como fazer o solo guardar minerais de efeito txico, como ons de metais. Estes ons txicos no causavam problemas, pois so naturalmente insolveis em gua no pH normal da chuva, com o aumento de pH pode-se aumentar a solubilidade

de muitos minerais. Por exemplo, os prtons da chuva cida podem reagir com o insolvel hidrxido de alumnio encontrado no solo, gerando ons alumnio que podem ser capturados pelas razes das plantas. A chuva cida composta por diversos cidos como, por exemplo, o xido de nitrognio e os dixidos de enxofre, que so resultantes da queima de combustveis fsseis (carvo, leo diesel, gasolina entre outros). Quando caem em forma de chuva ou neve, estes cidos provocam danos no solo, plantas, construes histricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode at mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Poluindo rios e fontes de gua, a chuva pode tambm prejudicar directamente a sade do ser humano, causando doenas pulmonares, por exemplo. Este problema tem se acentuado nos pases industrializados, principalmente nos que esto em desenvolvimento como, por exemplo, Brasil, Rssia, China, Mxico e ndia. A sector industrial destes pases tem crescido muito, porm de forma desregulada, agredindo o meio ambiente. Nas dcadas de 1970 e 1980, na cidade de Cubato, litoral de So Paulo, a chuva cida provocou muitos danos ao meio ambiente e ao ser humano. Os cidos poluentes jogados no ar pelas indstrias, estavam gerando muitos problemas de sade na populao da cidade. Foram relatados casos de crianas que nasciam sem crebro ou com outros defeitos fsicos. A chuva cida tambm provocou desmatamentos significativos na Mata Atlntica da Serra do Mar.

Вам также может понравиться