Вы находитесь на странице: 1из 10

Sade

Ministrio da Sade

GABARITO 1

CONCURSO PBLICO - 2005


Mdico: Psiquiatria da Infncia e Adolescncia - PSIIN
INSTRUES GERAIS
Voc recebeu do fiscal: - um caderno de questes contendo 60 (sessenta) questes objetivas de mltipla escolha; - um carto de respostas personalizado. responsabilidade do candidato certificar-se de que: - o nome e o cdigo do cargo ou o nome e o cdigo da especialidade ou da rea de atuao informado nesta capa de prova corresponde ao nome e cdigo do cargo ou nome e cdigo da especialidade ou da rea de atuao informado em seu carto de respostas; - o nmero do gabarito informado nesta capa de prova corresponde ao nmero do gabarito informado em seu carto de respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas. Aps o incio da prova, ser efetuada a coleta da impresso digital de cada candidato (Edital 01/2005 Item 9.9 alnea a). No ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas. Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, o candidato poder entregar seu carto de respostas da Prova Objetiva e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2005 Item 9.9 alnea c). Somente ser permitido levar seu caderno de questes faltando 1 (uma) hora para o trmino da prova (Edital 02/2005 Item 9.9 alnea d). Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas devidamente assinado. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local.

INSTRUES - PROVA OBJETIVA


Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Aplicao de Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

A CRONOGRAMA PREVISTO ATIVIDADE

DATA

LOCAL
www.nce.ufrj.br/concursos NCE/UFRJ - Cidade Universitria Ilha do Fundo - Bloco C do CCMN www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos

Divulgao do gabarito - Prova Objetiva (PO) 22/11/2005 Interposio de recursos contra o gabarito (RG) da PO 23 e 24/11/2005 Interposio de recursos contra o gabarito (RG) da PO 23 e 24/11/2005 Divulgao do resultado do julgamento dos recursos contra os RG da PO e o resultado final da PO

08/12/2005 08/12/2005

Demais atividades consultar Manual do Candidato ou www.nce.ufrj.br/concursos

MDICO PSIQUIATRIA DA INFNCIA E ADOLESCNCIA PSIIN


LNGUA PORTUGUESA DIREITO SADE Dalmo de Abreu Dallari Quando se fala em sade, a primeira idia das pessoas que se tem sade quando no se tem doena. E muitos acham que no adianta querer ter sade ou querer que o governo garanta a sade porque muitas doenas acontecem por motivos que no dependem da vontade das pessoas ou das aes dos governos e por isso no podem ser evitadas. Para os que pensam desse modo parece estranho falar em direito sade. Ser possvel que uma pessoa possa ter o direito de no apanhar uma verminose, de no ter bronquite, de no contrair tuberculose ou sarampo? Antes de tudo, para que se diga que uma pessoa tem sade no basta que ela no sofra de alguma doena. Uma das organizaes mais importantes do mundo especializada em assuntos de sade, a Organizao Mundial de Sade (OMS), adverte que no suficiente a ausncia de doenas. Para que se diga que uma pessoa tem sade preciso que ela goze de completo bem-estar fsico, mental e social. Isso quer dizer que, alm de estar fisicamente bem, sem apresentar sinal de doena, a pessoa deve estar com a cabea tranqila, podendo pensar normalmente e relacionar-se com outras pessoas sem qualquer problema. preciso tambm que a pessoa no seja tratada pela sociedade como um estorvo ou fardo repugnante e que possa conviver com as demais em condies de igualdade e de respeito. Tudo isso faz parte da sade. Assim, portanto, o direito sade, que deve ser assegurado a todas as pessoas de maneira igual, significa o direito de estar livre de condies que impeam o completo bem-estar fsico, mental e social. 01 - O tema do direito sade tratado de forma impessoal; esse tratamento construdo, no texto, por meio de muitos elementos. Assinale aquele elemento que NO representativo desse tratamento no primeiro perodo do texto: (A) (B) (C) (D) (E) a presena da terceira pessoa: se tem sade; a utilizao do sujeito indeterminado: se fala; o emprego do pronome se: no se tem doena; o uso de palavras gerais: pessoas; a construo negativa: no se tem doena. 02 - A alternativa que mostra uma maneira de reescrever-se o primeiro perodo do texto com alterao de seu sentido original : (A) (B) (C) (D) (E) Quando se fala em sade, a primeira idia das pessoas que, quando no se tem doena, se tem sade; Tem-se sade quando no se tem doena, essa a primeira idia das pessoas quando se fala em sade; A primeira idia das pessoas, quando se fala em sade, que se tem sade quando no se tem doena; Quando no se tem sade tem-se doena, essa a primeira idia das pessoas quando se fala em sade; Ao se falar em sade, a primeira idia das pessoas que se tem sade sempre que no se tem doena.

03 - Ser possvel que uma pessoa possa ter o direito de no apanhar uma verminose, de no ter bronquite, de no contrair tuberculose ou sarampo?; o verbo TER usado freqentemente em lugar de outros de significado mais especfico. No caso desse fragmento do texto, por exemplo, o verbo TER empregado em lugar, respectivamente, de: (A) (B) (C) (D) (E) dispor de / contaminar-se; usufruir / sofrer de; utilizar / contrair; ganhar / adquirir; gozar / possuir.

04 - muitos acham que no adianta querer ter sade ou querer que o governo garanta a sade; para que os segmentos querer ter sade e querer que o governo garanta a sade tenham construo semelhante, a opo correta : (A) (B) (C) (D) (E) querer ter sade / querer garantir a sade; querer ter sade / querer o governo garantir a sade; querer ter sade / querer a sade garantida pelo governo; querer que se tenha sade / querer que o governo garanta a sade; querer que a sade seja tida / querer que o governo garanta a sade.

05 - Os pensamentos citados no primeiro pargrafo do texto: (A) (B) (C) (D) (E) so comprovados com exemplos no restante do texto; so apoiados pelo autor do texto; so combatidos pelos pargrafos seguintes; so considerados como um correto saber popular; so vistos como conseqncia de interesses polticos.

MDICO PSIQUIATRIA DA INFNCIA E ADOLESCNCIA PSIIN


06 - A presena da OMS, no segundo pargrafo do texto, serve para: (A) (B) (C) (D) (E) apoiar o pensamento do autor do texto; mostrar que as doenas so parte da natureza humana; demonstrar que, para se ter sade, basta no estar doente; indicar aos governos as aes necessrias ao combate doena; confirmar o interesse mundial pelo assunto abordado no texto. SUS - SISTEMA NICO DE SADE 11 - Atualmente a organizao das portas de entrada das instituies pblicas de sade no Rio de Janeiro se faz orientada pelo critrio de: (A) (B) (C) (D) (E) oferta de servios; necessidade do usurio; demanda do usurio; atendimento referenciado; adscrio de clientela.

07 - O conceito de sade defendido pela OMS: (A) (B) (C) (D) (E) oposto ao conceito generalizado; mais amplo que o conceito comum; ope um saber profissional ao saber popular; contraria o conceito defendido pelos governos; v a sade como fato exclusivamente social. 12 - Das estratgias propostas pelo governo federal, aquela que busca reorientar a organizao da porta de entrada das instituies pblicas : (A) (B) (C) (D) (E) Farmcia Popular; QualiSUS; Bolsa Famlia; Brasil Sorridente; Educao Permanente. do Sistema de Sade significa

08 - O elemento do texto que tem seu valor indicado INCORRETAMENTE : (A) (B) (C) (D) (E) Assim, PORTANTO, o direito sade...(3) = concluso; no seja tratada COMO um estorvo(2) = comparao; QUANDO se fala em sade(1) = tempo; PORQUE muitas doenas acontecem(1) = causa; muitas doenas acontecem POR motivos(1) = meio.

13 - Hierarquizao organizao por: (A) (B) (C) (D) (E)

nveis diferentes de gesto; reas geogrficas distintas; programas especficos por patologias; nveis de complexidade tecnolgica; critrios de vigilncia epidemiolgica.

09 - Para que se DIGA..., que o governo GARANTA... . Se, em lugar dos verbos destacados, tivssemos, respectivamente, os verbos PROVER e INTERVIR, as formas correspondentes seriam: (A) (B) (C) (D) (E) proveja / intervinha; prove / interveja; provenha / intervisse; proveja / intervenha; provenha / interveja.

14 - O Programa de Sade da Famlia ( PSF ) foi ampliado pelo Ministrio da Sade nos dois ltimos anos em 31%. Esta uma estratgia de reorientao da ateno: (A) (B) (C) (D) (E) primria; secundria; terciria; quaternria; suplementar.

10 - o completo bem-estar; a forma plural desse segmento : 15 - Entre as caractersticas da organizao do PSF encontra-se: (A) (B) (C) (D) (E) os completos bem-estares; os completos bem-estar; os completos bens-estares; os completos bens-estar; o completo bem-estar. (A) (B) (C) (D) (E) ampliao da necessidade de leitos hospitalares; centralizao do atendimento nos agentes comunitrios de sade; ateno de populaes em situao de risco; ausncia de encaminhamento para consultas especializadas; cadastramento de famlias com adscrio de clientela.

MDICO PSIQUIATRIA DA INFNCIA E ADOLESCNCIA PSIIN


16 - Em junho de 2005 foi inaugurado, no Rio de Janeiro, o Servio de Atendimento Mvel de Urgncia ( SAMU ), parte integrante da poltica nacional de atendimento s urgncias. Considerando a necessidade de classificao de risco para organizao deste atendimento, estamos respeitando o princpio do SUS de: (A) (B) (C) (D) (E) universalidade; descentralizao; equidade; integralidade; hierarquizao. 20 - Considerando os nmeros relativos obesidade que revelam 16 % da populao mundial acima do peso e 300 milhes de pessoas clinicamente obesas, das estratgias abaixo destinadas populao geral aquela que se correlaciona adequadamente com seu objetivo de preveno : (A) (B) (C) (D) (E) taxao de fast foods reduo do consumo terciria; estmulo ao aleitamento materno melhor controle do beb sobre a quantidade ingerida primria; estmulo caminhadas para o deslocamento aumento do gasto calrico especfica; proibio de mquinas de refrigerantes em escolas estmulo aos sucos naturais secundria; oferta de cirurgias baritricas pelo SUS reduo da capacidade alimentar primordial. CONHECIMENTOS GERAIS DA REA MDICA 21 - Bloqueio trio ventricular ocorre, mais comumente, durante o uso de: (A) doperidol; (B) ltio; (C) cocana; (D) teofilina; (E) anfetamina. 22 - O antdoto acetaminofen : (A) (B) (C) (D) (E) nitritio de sdio; naloxone; piridoxina; acetil cistena; atropina. especfico para a intoxicao pelo

17 - O Sistema nico de Sade, cujo arcabouo jurdicoinstitucional definido pela Constituio Federal de 1988 tem fundamentao legal nos dispositivos abaixo, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) NOAS 1/2; Lei n 8080 / 1990; Lei n 8142 / 1990; NOBs 91,92,93 e 96; RDC n 50 / 2002.

18 - O controle social previsto na regulao do Sistema de Sade, com representao de usurios est presente na seguinte instncia: (A) (B) (C) (D) (E) Conselhos de Sade; Comisso tripartite; Comisso bipartite; CONASS; CONASEMS.

19 - O impacto da violncia urbana na sade da populao temtica obrigatria entre gestores de sade, que devem buscar iniciativas para minimizar estes ndices. Em So Paulo, o Programa Escola da Famlia, que abre as escolas nos finais de semana para atividades da comunidade, resultou em queda no ndice de homicdios em 57%, no porte de drogas em 81% e no de furtos em 45,5%. Esta iniciativa agrega dois princpios das aes do SUS, a saber: (A) (B) (C) (D) (E) equidade e regionalizao; integralidade e intersetorialidade; universalidade e hierarquizao; controle social e equidade; hierarquizao e gratuidade.

23 - O fluconazol pode provocar mais freqentemente: (A) (B) (C) (D) (E) hepatite; neurite; clculo renal; pancreatite; miopatia.

24 - O anti-hipertensivo, usado no tratamento de urgncia da hipertenso arterial, que atua como vaso dilatador : (A) (B) (C) (D) (E) furosemida; enalapril; nifedipina; captopril; hidralazina.

MDICO PSIQUIATRIA DA INFNCIA E ADOLESCNCIA PSIIN


25 - A alterao laboratorial mais freqentemente associada ao lupus eritematoso sistmico : (A) (B) (C) (D) (E) anemia; leucopenia; trombocitopenia; proteinria; hematria. PSIQUIATRIA DA INFNCIA E ADOLESCNCIA 31 - A respeito do Transtorno do Dficit de Ateno/ Hiperatividade (TDAH) correto dizer que: I- a proporo do tipo desatento maior em adultos do que em crianas. II- na adolescncia, ele representa claramente um fator de risco para o uso abusivo ou dependncia de substncias. III- entre 30 e 50% das crianas com TDAH apresentam comorbidade com transtornos disruptivos. IV- apresenta prevalncia em torno de 3-6 % em crianas de idade escolar. V- na populao geral, a proporo de cinco a seis meninos para uma menina. Assinale a alternativa correta: (A) (B) (C) (D) (E) apenas as afirmativas II, III, IV e V esto corretas; apenas as afirmativas I, II, IV e V esto corretas; apenas as afirmativas I, III e IV esto corretas; apenas as afirmativas III, IV e V esto corretas; todas as afirmativas esto corretas.

26 - A queimadura de um membro superior inteiro, em adulto, corresponde a uma rea corporal de cerca de: (A) (B) (C) (D) (E) 2%; 4%; 9%; 15%; 17%.

27 - cefalosporina de 3 gerao: (A) (B) (C) (D) (E) cefalexina; cefalotina; cefotaxina; cefaxitin; cefadroxil.

32 - Em relao aos tiques complexos, INCORRETO afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) s vezes so difceis de diferenciar das compulses; em geral so precedidos de fenmenos sensoriais e seguidos de alvio; so abruptos, rpidos, repetidos, sem propsito e geralmente percebidos como involuntrios; so exemplos a ecopraxia e a copropaxia; envolvem grupos musculares no relacionados funcionalmente.

28 - A maior concentrao de sdio ocorre em secreo de: (A) (B) (C) (D) (E) glndula sudorpara; bile; estmago; leo; duodeno.

29 - Alm da glicemia de jejum, o exame mais indicado para acompanhar um doente com Diabetes mellitus : (A) (B) (C) (D) (E) insulinemia; curva glicmica; HOMA; GAD65; hemoglobina glicosilada.

33 - O espectro Obsessivo Compulsivo inclui as seguintes categorias diagnsticas, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) transtornos somatoformes; transtornos alimentares; tricotilomania; transtorno do controle dos impulsos; transtorno de pnico.

30 - causa de hipopotassemia: (A) (B) (C) (D) (E) insuficincia renal aguda; uso de espironolactona; amiloidose; alcalose; lupus eritematoso sistmico.

34 - A Teoria da Metarepresentao ou Teoria da Mente est associada a: (A) (B) (C) (D) (E) transtorno Obsessivo Compulsivo; transtorno do Estresse Ps-Traumtico; autismo Infantil; transtorno de Pnico; transtorno fbico-ansioso.

MDICO PSIQUIATRIA DA INFNCIA E ADOLESCNCIA PSIIN


35 - O Sinal de Russel est associado a: (A) (B) (C) (D) (E) induo de vmitos nos transtornos alimentares; reao aguda a neurolpticos atpicos; trade de deficincia mental + autismo infantil + convulso; intoxicao crnica por lcool; transtornos de conduta com episdios de violncia. 39 - A Apnia Obstrutiva Crnica do Sono NO est associada com: (A) (B) (C) (D) (E) enurese noturna; sonolncia diurna; sintomas de hiperatividade ou dficit de ateno; dificuldade escolar; transtorno de pnico.

36 - Podemos dizer que o RETARDO MENTAL: I- na maioria dos casos determinado muito mais por um contexto ambiental do que gentico. II- diagnosticado segundo o funcionamento intelectual e adaptativo do indivduo. III- do tipo leve corresponde a 70-75% da populao. IV- apresenta prevalncia em torno de 3-5 % da populao. Vdo tipo moderado corresponde a indivduos pedagogicamente treinveis. Assinale a alternativa correta: (A) (B) (C) (D) (E) apenas as afirmativas II, III e IV esto corretas; apenas as afirmativas II, IV e V esto corretas; apenas as afirmativas I, II e III e V esto corretas; apenas as afirmativas II, III, IV e V esto corretas; todas as afirmativas esto corretas.

40 - O comportamento anti-social na infncia est associado a, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) ser do sexo masculino; receber cuidados maternos e paternos inadequados; incio precoce indicar menor gravidade; ter me com problemas de sade mental; pertencer a nvel socioeconmico baixo.

41 - A escolha de um psicotrpico influenciada por, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) objetivos gerais, no ligados a sintomas alvo; diagnstico principal; comorbidades; sintomas, isolados ou no; condies clnicas do paciente.

37 - Em relao aos Transtornos Afetivos em crianas e adolescentes correto dizer que, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) os casos de incio precoce sugerem maior carga familiar ou ambiental; sintomas psicticos so mais freqentes em adolescentes do que em crianas; crianas apresentam com mais freqncia episdios mistos do que adultos; quadros comrbidos so freqentes; o diagnstico diferencial entre mania e TDAH raramente gera controvrsia.

42 - O tratamento medicamentoso mais recomendado para o Transtorno de Tourette : (A) (B) (C) (D) (E) ISRS; antidepressivo tricclico; neurolptico; clonidina; benzodiazepnico.

43 - Em relao psicofarmacoterapia de crianas e adolescentes, assinale a assertiva INCORRETA: (A) as crianas so metabolizadores mais rpidas do que os adultos; o sistema noradrenrgico amadurece mais cedo do que o serotonrgico; os ISRS possuem baixa afinidade aos receptores colinrgicos, noradrenrgicos e histamnicos; o potencial cardiotxico dos antidepressivos tricclicos seu fator adverso mais importante; a dose de imipramina em criana deve ficar abaixo de 5 mg/kg.

38 - Os seguintes fatores so considerados de risco para o uso abusivo de drogas, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) disponibilidade das substncias; leis e normas sociais; o uso ou atitude positiva frente s drogas pelos familiares; conflitos familiares graves; incio tardio.

(B) (C) (D) (E)

MDICO PSIQUIATRIA DA INFNCIA E ADOLESCNCIA PSIIN


44 - O tratamento farmacolgico do Transtorno do Dficit de Ateno/ Hiperatividade (TDAH) pode ser feito com: I- metilfenidato II- atomoxetina III- clonidina IV- antidepressivos tricclicos V- bupropiona Assinale a alternativa correta: 49 - O efeito rebound de metilfenidato: (A) (B) (C) (D) (E) apenas as afirmativas I, III e IV esto corretas; apenas as afirmativas II, IV e V esto corretas; apenas as afirmativas I, IV e V esto corretas; apenas as afirmativas I, IV esto corretas; todas as afirmativas esto corretas. I- potencializado pela ingesta concomitante de alimentos lcteos II- tem incio aps cerca de cinco horas aps a ltima dose III- inclui sintomas de intensa sonolncia IV- no inclui sintomas comportamentais As afirmativas corretas so: (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas; II, apenas; II e III, apenas; I e IV, apenas; III e IV, apenas. 48 - Tiques motores podem ser exacerbados, principalmente, com o uso de: (A) (B) (C) (D) (E) antidepressivos tricclicos; metilfenidato; benzodiazepnicos; neurolpticos; inibidores seletivos da recaptao de serotonina.

45 - So considerados estabilizadores do humor: (A) (B) (C) (D) (E) bupropiona, carbamazepina, ltio; carbamazepina, valproato de sdio, ltio; ltio, neurolpticos, benzodiazepnicos; ltio e bupropiona; valproato de sdio, ltio, benzodiazepnicos.

46 - Na Tricotilomania est indicado o uso de: I- Neurolpticos II- Antidepressivos serotonrgicos III- Terapia Cognitivo Comportamental Est(ao) correta(s); (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas; I e II, apenas; I e III, apenas; II e III, apenas; I, II e III.

50 - O uso de inibidores seletivos da recaptao da serotonina pode estar associado, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) ao desencadeamento de episdio manaco; a quadros de ativao comportamental; a aumento de comportamentos ligados a suicdio; sndrome de descontinuao da droga; ao risco de cardiotoxicidade.

51 - Mais recentemente, o transtorno dismrfico comporal tem sido associado ao transtorno: (A) (B) (C) (D) (E) do espectro obsessivo-compulsivo; factcio; do pnico; dissociativo; conversivo.

47 - No tratamento medicamentoso do Transtorno Obsessivo Compulsivo deve-se manter a medicao: (A) (B) (C) (D) (E) por, pelo menos, trs meses em dose mxima para avaliar sua eficcia, e comear a reduzir para dose de manuteno aps seis meses; por, pelo menos, um ms em dose mxima para avaliar sua eficcia, e comear a reduzir para dose de manuteno aps trs meses; por, pelo menos, seis meses em dose mxima para avaliar sua eficcia, e comear a reduzir para dose de manuteno logo aps; em dose mxima por um ano para evitar recada; em dose mxima por dois anos para evitar recada.

MDICO PSIQUIATRIA DA INFNCIA E ADOLESCNCIA PSIIN


52 - Em relao ao tratamento de dependentes de lcool, observe as afirmativas: I- qualquer tratamento melhor que nenhum tratamento. II- intervenes breves esto indicadas para bebedores leves. III- a empatia do terapeuta influencia mais o resultado do que a escola qual o terapeuta se vincula. Esto corretas as afirmativas: (A) (B) (C) (D) (E) I, II e III. I e II, apenas; I e III, apenas; II e III, apenas; III, apenas. 57 - A preocupao materna primria um conceito desenvolvido por: (A) (B) (C) (D) (E) Spitz; Malher; Winnicott; Anna Freud; Bowlby. 56 - As reaes da criana pequena ao afastamento materno, compreendendo a fase de protesto, desespero e afastamento foram descritas por: (A) (B) (C) (D) (E) Spitz; Malher; Winnicott; Anna Freud; Bowlby.

53 - A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) est indicada no tratamento de: I- Anorexia Nervosa II- Bulimia Nervosa III- Transtorno Obsessivo-Compulsivo Esto corretas: (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas; II e III, apenas; I, II e III; I e III, apenas; II, apenas.

58 - O conceito de desarmonia entre as linhas de desenvolvimento foi desenvolvido por: (A) (B) (C) (D) (E) Spitz; Malher; Winnicott; Anna Freud; Bowlby.

59 - Em geral, o sonambulismo de natureza benigna e comumente: (A) (B) (C) (D) (E) necessita tratamento medicamentoso para sua resoluo; aparece entre os quatro e sete anos de idade; aparece entre os sete e doze anos de idade; acomete mais o sexo feminino; acomete apenas o sexo masculino.

54 - Segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, a criana do perodo operatrio entende sua doena ou procedimentos: (A) (B) (C) (D) (E) a partir de descries concretas que lhe so passadas ou explicadas; no tem condies de entend-los como um evento de vida; a partir no s de explicaes descritivas como tambm abstratas; como punio em face de sua etapa cognitiva; dentro de um conceito mgico e de justia imanente.

60 - Uma criana apresentando repentinamente episdios de sonolncia diurna, hiperfagia e alteraes de comportamento corresponde sndrome de: (A) (B) (C) (D) (E) Lennox Gastaux; Prader-Willi; Landau Kleffner; Kleine-Levin; Rett.

55 - A prematuridade fisiolgica do beb humano em relao aos de outras espcies animais chamada de: (A) (B) (C) (D) (E) epignese; neotnia; ontognese; filognese; tautotnia.

Sade
Ministrio da Sade

GABARITO 1

CONCURSO PBLICO - 2005

INSTRUES GERAIS
Voc recebeu do fiscal: - um caderno de questes contendo 60 (sessenta) questes objetivas de mltipla escolha; - um carto de respostas personalizado. responsabilidade do candidato certificar-se de que: - o nome e o cdigo do cargo ou o nome e o cdigo da especialidade ou da rea de atuao informado nesta capa de prova corresponde ao nome e cdigo do cargo ou nome e cdigo da especialidade ou da rea de atuao informado em seu carto de respostas; - o nmero do gabarito informado nesta capa de prova corresponde ao nmero do gabarito informado em seu carto de respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas. Aps o incio da prova, ser efetuada a coleta da impresso digital de cada candidato (Edital 01/2005 Item 9.9 alnea a). No ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas. Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, o candidato poder entregar seu carto de respostas da Prova Objetiva e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2005 Item 9.9 alnea c). Somente ser permitido levar seu caderno de questes faltando 1 (uma) hora para o trmino da prova (Edital 02/2005 Item 9.9 alnea d). Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas devidamente assinado. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local.

INSTRUES - PROVA OBJETIVA


Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Aplicao de Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

A CRONOGRAMA PREVISTO ATIVIDADE

DATA

LOCAL

Divulgao do gabarito - Prova ObjetivaPrdio (PO) do CCMN 22/11/2005 - Bloco C www.nce.ufrj.br/concursos Cidade Universitria - 23 Ilha do Fundo - RJ Interposio de recursos contra o gabarito (RG) da PO e 24/11/2005 NCE/UFRJ - Cidade Universitria Interposio de recursos contra Central o gabarito (RG) da PO 23 e de Antendimento - 24/11/2005 (21) 2598-3333 Ilha do Fundo - Bloco C do CCMN Divulgao do resultado do julgamento dos recursos contra os RG da PO e o resultado final da PO

Internet: http://www.nce.ufrj.br

08/12/2005 08/12/2005

www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos

Demais atividades consultar Manual do Candidato ou www.nce.ufrj.br/concursos

Вам также может понравиться